Redação Pragmatismo
Compartilhar
Desigualdade Social 12/Dec/2012 às 15:00
387
Comentários

Sonho americano? Conheça 10 fatos chocantes sobre os EUA

Maior população prisional do mundo, pobreza infantil acima dos 22%, nenhum subsídio de maternidade, graves carências no acesso à saúde... bem-vindos ao "paraíso americano"

Os EUA costumam se revelar ao mundo como os grandes defensores das liberdades, como a nação com a melhor qualidade de vida do planeta e que nada é melhor do que o “american way of life” (o modo de vida americano). A realidade, no entanto, é outra. Os EUA também têm telhado de vidro como a maioria dos países, a diferença é que as informações são constantemente camufladas. Confira abaixo 10 fatos pouco abordados pela mídia ocidental.

1. Maior população prisional do mundo

Elevando-se desde os anos 80, a surreal taxa de encarceramento dos EUA é um negócio e um instrumento de controle social: à medida que o negócio das prisões privadas alastra-se como uma gangrena, uma nova categoria de milionários consolida seu poder político. Os donos destas carcerárias são também, na prática, donos de escravos, que trabalham nas fábricas do interior das prisões por salários inferiores a 50 cents por hora. Este trabalho escravo é tão competitivo, que muitos municípios hoje sobrevivem financeiramente graças às suas próprias prisões, aprovando simultaneamente leis que vulgarizam sentenças de até 15 anos de prisão por crimes menores como roubar chicletes. O alvo destas leis draconianas são os mais pobres, mas, sobretudo, os negros, que representando apenas 13% da população norte-americana, compõem 40% da população prisional do país.

2. 22% das crianças americanas vive abaixo do limiar da pobreza.

pobreza eua contraste social

Contraste social nos EUA está longe de ser minimamente aceitável.

Calcula-se que cerca de 16 milhões de crianças norte-americanas vivam sem “segurança alimentar”, ou seja, em famílias sem capacidade econômica para satisfazer os requisitos nutricionais mínimos de uma dieta saudável. As estatísticas provam que estas crianças têm piores resultados escolares, aceitam piores empregos, não vão à universidade e têm uma maior probabilidade de, quando adultos, serem presos.

3. Entre 1890 e 2012, os EUA invadiram ou bombardearam 149 países.

O número de países nos quais os EUA intervieram militarmente é maior do que aqueles em que ainda não o fizeram. Números conservadores apontam para mais de oito milhões de mortes causadas pelo país só no século XX. Por trás desta lista, escondem-se centenas de outras operações secretas, golpes de Estado e patrocínio de ditadores e grupos terroristas. Segundo Obama, recipiente do Nobel da Paz, os EUA conduzem neste momente mais de 70 operações militares secretas em vários países do mundo.

Leia também

O mesmo presidente criou o maior orçamento militar norte-americano desde a Segunda Guerra Mundial, superando de longe George W. Bush.

4. Os EUA são o único país da OCDE que não oferece qualquer tipo de subsídio de maternidade.

Embora estes números variem de acordo com o Estado e dependam dos contratos redigidos por cada empresa, é prática corrente que as mulheres norte-americanas não tenham direito a nenhum dia pago antes ou depois de dar à luz. Em muitos casos, não existe sequer a possibilidade de tirar baixa sem vencimento. Quase todos os países do mundo oferecem entre 12 e 50 semanas pagas em licença maternidade. Neste aspecto, os Estados Unidos fazem companhia à Papua Nova Guiné e à Suazilândia.

5. 125 norte-americanos morrem todos os dias por não poderem pagar qualquer tipo de plano de saúde.

Se não tiver seguro de saúde (como 50 milhões de norte-americanos não têm), então há boas razões para temes ainda mais a ambulância e os cuidados de saúde que o governo presta. Viagens de ambulância custam em média o equivalente a 1300 reais e a estadia num hospital público mais de 500 reais por noite. Para a maioria das operações cirúrgicas (que chegam à casa das dezenas de milhar), é bom que possa pagar um seguro de saúde privado. Caso contrário, a América é a terra das oportunidades e, como o nome indica, terá a oportunidade de se endividar e também a oportunidade de ficar em casa, torcendo para não morrer.

6. Os EUA foram fundados sobre o genocídio de 10 milhões de nativos. Só entre 1940 e 1980, 40% de todas as mulheres em reservas índias foram esterilizadas contra sua vontade pelo governo norte-americano.

Esqueçam a história do Dia de Ação de Graças com índios e colonos partilhando placidamente o mesmo peru em torno da mesma mesa. A História dos Estados Unidos começa no programa de erradicação dos índios. Tendo em conta as restrições atuais à imigração ilegal, ninguém diria que os fundadores deste país foram eles mesmos imigrantes ilegais, que vieram sem o consentimento dos que já viviam na América. Durante dois séculos, os índios foram perseguidos e assassinados, despojados de tudo e empurrados para minúsculas reservas de terras inférteis, em lixeiras nucleares e sobre solos contaminados. Em pleno século XX, os EUA iniciaram um plano de esterilização forçada de mulheres índias, pedindo-lhes para colocar uma cruz num formulário escrito em idioma que não compreendiam, ameaçando-as com o corte de subsídios caso não consentissem ou, simplesmente, recusando-lhes acesso a maternidades e hospitais. Mas que ninguém se espante, os EUA foram o primeiro país do mundo oficializar esterilizações forçadas como parte de um programa de eugenia, inicialmente contra pessoas portadoras de deficiência e, mais tarde, contra negros e índios.

7. Todos os imigrantes são obrigados a jurarem não ser comunistas para poder viver nos EUA.

Além de ter que jurar não ser um agente secreto nem um criminoso de guerra nazi, vão lhe perguntar se é, ou alguma vez foi membro do Partido Comunista, se tem simpatias anarquista ou se defende intelectualmente alguma organização considerada terrorista. Se responder que sim a qualquer destas perguntas, será automaticamente negado o direito de viver e trabalhar nos EUA por “prova de fraco carácter moral”.

8. O preço médio de uma licenciatura numa universidade pública é 80 mil dólares.

O ensino superior é uma autêntica mina de ouro para os banqueiros. Virtualmente, todos os estudantes têm dívidas astronômicas, que, acrescidas de juros, levarão, em média, 15 anos para pagar. Durante esse período, os alunos tornam-se servos dos bancos e das suas dívidas, sendo muitas vezes forçados a contrair novos empréstimos para pagar os antigos e assim sobreviver. O sistema de servidão completa-se com a liberdade dos bancos de vender e comprar as dívidas dos alunos a seu bel prazer, sem o consentimento ou sequer o conhecimento do devedor. Num dia, deve-se dinheiro a um banco com uma taxa de juros e, no dia seguinte, pode-se dever dinheiro a um banco diferente com nova e mais elevada taxa de juro. Entre 1999 e 2012, a dívida total dos estudantes norte-americanos cresceu à marca dos 1,5 trilhões de dólares, elevando-se assustadores 500%.

9. Os EUA são o país do mundo com mais armas: para cada dez norte-americanos, há nove armas de fogo.

Não é de se espantar que os EUA levem o primeiro lugar na lista dos países com a maior coleção de armas. O que surpreende é a comparação com outras partes do mundo: no restante do planeta, há uma arma para cada dez pessoas. Nos Estados Unidos, nove para cada dez. Nos EUA podemos encontrar 5% de todas as pessoas do mundo e 30% de todas as armas, algo em torno de 275 milhões. Esta estatística tende a se elevar, já que os norte-americanos compram mais de metade de todas as armas fabricadas no mundo.

10. Há mais norte-americanos que acreditam no Diabo do que os que acreditam em Darwin.

A maioria dos norte-americanos são céticos. Pelo menos no que toca à teoria da evolução, já que apenas 40% dos norte-americanos acreditam nela. Já a existência de Satanás e do inferno soa perfeitamente plausível a mais de 60% dos norte-americanos. Esta radicalidade religiosa explica as “conversas diárias” do ex-presidente Bush com Deus e mesmo os comentários do ex-pré-candidato republicano Rick Santorum, que acusou acadêmicos norte-americanos de serem controlados por Satã.

Por Antônio Santos. Artigo originalmente publicado em Diário Liberdade / Edição: Pragmatismo Político com Blog do Mouzar

Recomendados para você

Comentários

  1. Wesley Postado em 13/Dec/2012 às 00:16

    Mesmo assim são a maior economia do planeta e tem o quarto IDH do mundo. E qual o problema de ter mais armas de fogo? Quem tem arma é bandido? O Brasil é recordista mundial em homicídios, tem 50 mil homicídios com toda a restrição de armas que tem aqui e os EUA tem metade do país armado e 15 mil homicídios por ano. Não tem como comparar o Brasil com o EUA, eles estão pelo menos 100 anos na nossa frente.

    • Nanda Postado em 13/Dec/2012 às 00:29

      Wesley, pelo que me consta ninguém comparou o Brasil com os EUA, pois isso seria estupidez. O Brasil é um país que esteve na condição de oprimido até um passado muito recente, ao contrário dos EUA, que há muito tempo é opressor. Só esse detalhe histórico é o bastante para constatar que o teu comentário é ingênuo e desprovido de conhecimento. Quem oprime extrai do oprimido. Os EUA lucraram bilhões com as guerras que promoveram ao longo de décadas, se auto-declararam o país da liberdade e da esperança mas não conseguiram resolver os seus problemas mais básicos. Não foi o Brasil, e nem poderia ser, que se disse protagonista global, mas os EUA. O grande desafio é crescer, se desenvolver e promover justiça social sem precisar oprimir. Os EUA sequer conseguiram fazer isso oprimindo.

      • Leonardo Postado em 06/Sep/2013 às 23:34

        Que lindo, Nanda. Simplesmente destruiu o comentário anterior. Gostaria de acrescentar que "a maior economia do planeta e o quarto maior IDH do mundo" são expressões vazias se isso se faz sobre a miséria e opressão de uma parcela muito significativa e muito específica da população. Sem justiça social, como bem colocou a Nada, não rola. Você só pode concordar com esse quadro aterrador se se identifica com os brancos anglo-saxões protestantes - WASP - e, sobretudo, concorda com a miséria da humanidade para o privilégio de poucos.

      • Anônimo Postado em 03/Oct/2013 às 22:02

        Os EUA são na verdade uma grande farsa.Falsa liberdade, falsa democracia, falsa igualdade, falsa vida.É com esses ideias que a "potência mundial" é exaltada como FALSO exemplo de nação plena.

      • Jorge Postado em 08/Oct/2013 às 22:49

        Lá vem esse papinho ridículo de opressor e oprimido... Eles lutaram, milhares deles até a morte para conseguirem se tornar independentes da Inglaterra, foi o país que mais deu apoio logístico aquele lixo no leste europeu conhecido como União Soviética, pra que pudessem destruir outro lixo conhecido como Alemanha nazista. Quem produziu riquezas e armamentos tanto na segunda guerra quanto na guerra fria foi o povo, que se dispôs a trabalhar o bastante pra transformar seu país em uma superpotência bélica, industrial e comercial. O PIB de 15,68 trilhões não caiu do céu, existe muita gente por lá que gosta de trabalhar e que ao longo de séculos se preocuparam em satisfazer seus próprios interesses, ao contrário de países coitadistas e com esses pensamentos socialistas de quinta como Brasil. Não venha com esse papinho de "oprimido" pra tentar mascarar o fato de que os EUA apenas fazem parte daquele grupinho de países historicamente neoliberais tão odiados pelos socialistas, por sua vez, historicamente fracassados.

      • André Postado em 03/Nov/2013 às 14:31

        Sensacional Nanda!

      • Laiane Postado em 04/Nov/2013 às 09:47

        Se tivesse a opção curtir seu comentário Nanda eu faria! Muito bem exposto!

      • PAULO Postado em 04/Nov/2013 às 10:43

        Além de que os EUA foram o grande apoiador do golpe militar no Brasil. E se repararmos, as grandes falácias sociais que há no Brasil se agravaram durante a ditadura. É inimaginável o quanto seria diferente o país senão houvesse a ditadura, o quanto o país se desenvolveria economicamente e socialmente, nas mãos de Jango, Brizola e demais homens expressivos da nossa política.

      • ronaldo Postado em 04/Nov/2013 às 19:11

        falou tudo!

      • Cristiano Postado em 04/Nov/2013 às 23:29

        Quem é desenvolvido, não é opressor e sem problemas é Cuba, URSS, Coréia do Norte e Alemanha Oriental, Wesley seu burro, coxinha, reacionário, fascista, ...

      • Paulo Postado em 06/Nov/2013 às 00:11

        Faz tempo que comentou aqui. Só estou vendo esse artigo, hoje. Mesmo assim, parabéns pela educação e clareza como argumentou!!

      • Bárbara Postado em 06/Nov/2013 às 00:18

        ES-CU-LA-CHOU!!!

      • Denilson Postado em 02/Dec/2013 às 12:56

        Excelente resposta!

      • André nunes Postado em 02/Dec/2013 às 13:57

        Boaaaa!!

      • Leandro Postado em 13/Dec/2013 às 02:48

        Os EUA perderam todo o respeito moral que tinham. Antes um espelho, hoje uma dúvida. EUA = adolescente rebelde do mundo.

      • Cris Postado em 14/Dec/2013 às 09:42

        Bem inteligente sua resposta! Dos ingênuos e desprovidos de informação é melhor ignorar.Valeu!

      • Victor Bexiga Postado em 15/Dec/2013 às 18:44

        E com quem compararíamos o Brasil? Com a Austrália e seus 200 anos de história? Com a liberdade tardia da Finlândia e sua revolução educacional? Somente decisões radicais e muito trabalho podem mudar nossa situação medíocre...

      • George Postado em 16/Dec/2013 às 15:18

        Perfeito, Nanda.

      • Marcos C. Campos Postado em 08/Jan/2014 às 13:36

        O caso tipico do que você está falando é a Guatemala. Estude a histórica da Guatemala e verá como os EUA e os outros países ocidentais de "primeiro mundo" fizeram sua riqueza. Colonialismo e neo-colonialismo. Inventaram um guerra contra o comunismo para manter governos subservientes em todo o planeta.

      • marcelo Postado em 09/Jan/2014 às 19:40

        Belo resposta, Nanda.

      • AURORA Postado em 09/Feb/2014 às 20:59

        Ok , gostei ,Nanda. É por aí.

      • Juan Postado em 25/Feb/2014 às 16:58

        "O Brasil é um país que esteve na condição de oprimido até um passado muito recente, ao contrário dos EUA, que há muito tempo é opressor". Essa doeu, mas vamos lá: é certo que o Brasil foi muito usurpado por interesses estrangeiros, mas paramos aí. Não podemos cair na sina do coitadinho. O Brasil não é um oprimido. O que aconteceu aqui foi mera consequência de sua própria sociedade, principalmente a sua própria elite. Onde já se viu, tornar-se independente e manter o filhinho do rei anterior, agora como imperador? Outro fato é que o Brasil se vê como oprimido mundialmente falando, mas que o oprime, ou oprime a sua população, é como podemos dizer, sangue de seu próprio sangue. Que os digam os grandes magnatas e os clãs (lê-se aqui famílias) que dominam os meios de produção ou a terra cultivável (diga-se, dotada de infra-estrutura de escoamento de cargas, etc). No último caso, mas não menos importante, temos os interesses nacionais sendo literalmente vendidos por sua própria população ao capital estrangeiro. Pergunto-lhes, o Brasil é tão oprimido, que já sofreu invasões de quais países? Do grandioso Paraguai? E não me venham com essa de que o Brasil foi prejudicado pela política externa americana, desde a doutrina Monroe à culminar com o golpe de 1964, ou podemos falar até os dias de hoje. O que ocorreu na verdade foi uma VENDA de interesses. As elites, ou algumas parcelas políticas brasileiras aliaram-se aos interesses americanos, permitindo assim, suas fortes influências em 'terras brasilis'.

      • flavio pereira Postado em 26/Feb/2014 às 01:04

        deu uma aula no ingênuo Wesley

      • Liney Dias Postado em 27/Feb/2014 às 10:29

        Muito boa a resposta, falou o que eu gostaria de falar!

      • Felipe Postado em 13/Mar/2014 às 10:38

        Nanda, parabens pela resposta.....

      • RAFAEL Postado em 19/Mar/2014 às 12:57

        Que resposta Nanda!

      • Will Postado em 20/Mar/2014 às 11:01

        Muito boa resposta, Nanda. Eu acho importante este senso crítico porque o brasileiro tem o hábito de achar que os Estados Unidos é um modelo a ser seguido em todos os quesitos. Já vi muita gente dizendo que eles são "uma democracia sólida" enquanto nós estaríamos engatinhando. Realmente temos muito a aprender, mas a notícia - Yahoo tá de parabéns - revela que eles não só não são uma democracia sólida, como sequer podem se chamar de democracia. Há uma nuvem de manipulação muito densa nesse sistema. Talvez pior ainda do que no nosso.

      • Mirian Postado em 21/Mar/2014 às 12:35

        Parabéns Nanda pelo seu conhecimento! :)

      • Jacques Chaban Postado em 21/Mar/2014 às 21:36

        Parabéns Nanda!

      • Dangled Postado em 31/Mar/2014 às 16:24

        Então compara com Japão! cidades destruídas por ataques nucleares! é ai? oprimir? os juros no brasil oprimem o povo... e então ? fala serio!

      • anjo Postado em 09/Apr/2014 às 20:01

        ótima resposta nandinha. parabens

      • Cesar Postado em 22/Apr/2014 às 13:38

        As armas que matam no Brasil são fabricadas no império e trazidas pra cá por contrabando.

      • Eduardo Postado em 22/Apr/2014 às 18:30

        "Oprimido" e "opressor"? Discurso de comunista de faculdade, de MST, de viúva do Hugo Chaves. Essa mentalidade falida do inimigo externo é a lição #1 da cartilha do Fidel e tem gente ingênua que ainda acredita. Estamos em 2014, vão trabalhar!

      • Washington Postado em 06/May/2014 às 07:51

        Excelente resposta Nanda. Só acrescento mais um detalhe -os EUA são vitrines de sonhos dos que defendem o capitalismo frroz. O Brasil, está longe disso e, mesmo com varias limitaçoes, tem sistemas de saude e de assustencia social universais - o que é democratico, republicano e justo.

      • marcilio Postado em 06/May/2014 às 12:31

        Acho que o fato dos eua oprimir, ou o que quer que seja não importa muito para o americano, e sim como eles vivem. O fato de oprimirem não importa, e sim como se vive no pais, independente da relação deles com os outros paises. Os eua são protagonistas globais sim, podem listar esses problemas que foram listados, com ou sem opressão, que vão continuar sendo os protagonistas globais, e acredito que os americanos preferem ter sua vida igual eles tem la, do que o tipo de vida que os brasileiros tem por exemplo.

      • Arlindo Postado em 12/May/2014 às 19:08

        Viva e deixe viver. Atrazando a economia e do desenvolvimento dos outros países fica fácil virar a primeira economia do mundo.

      • jana Postado em 14/May/2014 às 14:10

        Nanda: Excelente resposta. Grata!

      • Sérgio Braga Postado em 20/May/2014 às 22:20

        Nanda, entenda que a justiça social depende da geração de riqueza, acho muito fácil criticar, porem sempre procuro ver na pratica. A vida das pessoas no mundo melhorou muito nos últimos tempos e nao por causa da esquerda que "luta" por justiça social. A vida melhora porque empresas como o google e Apple existem. Pare de falar do lucro de bilhões com se fosse algo repugnante e procure trabalhar, produzir, gerar riqueza. O EUA nao sao o paraiso, mas sao eles que inventam e descobrem curas para doenças e ajudam o mundo a ser melhor.

      • Ilson Roberto Postado em 22/May/2014 às 20:25

        Parabens Nanda, ótima resposta.

      • renata Postado em 26/May/2014 às 21:44

        AaAAAÊEEEE, Nanda!!! Mandou bem.

      • José Postado em 29/May/2014 às 09:22

        Ótimo Nanda!!! Infelizmente uma grande parte de brasileiros são fascinados pelos EUA, sem saber a origem de tudo.

      • Neto Postado em 31/May/2014 às 15:03

        Oprimido vs. Opressor... Chegou a explicação marxista para responder estupidamente sobre qualquer assunto. Por certo o livre mercado, a livre iniciativa e a ética de trabalho protestante passam longe das suas interpretações doentias de militante doutrinado.

      • Sidiney Postado em 01/Jun/2014 às 12:26

        Que resposta iluminada. Parabéns!

      • Graciana Postado em 27/Jun/2014 às 16:46

        Mandou muito bem, Nanda!

      • Gláucia Camperlingo Postado em 29/Jun/2014 às 01:17

        Concordo, Nanda.

      • Antônio Postado em 10/Jul/2014 às 09:12

        Além da resposta perfeita tem o lado ambiental, que nem foi abordado. Dois EUAs no mundo e o mundo teria acabado faz tempo...

      • Claudio Ribeiro Postado em 12/Jul/2014 às 20:44

        País oprimido? Depois de 500 anos e uma história de independência de mais de 150 anos? Eles foram tão colonizados e explorados por europeus quanto nós. Esta grande besteira que existe nos livros de história (os maus livros) de colônia de exploração e colônia de povoamento não cola. Vejam o exemplo de Austrália e Nova Zelândia que hoje são nações prósperas e foram colônias de exploração. O povo judeu com milênios de perseguição, um território menor que o estado de São Paulo quase todo desértico e cercado de inimigos em 70 anos se transformou em potência tecnológica porque souberam aproveitar o apoio americano e hoje são livres e não devem nada para ninguém. O Brasil sofre de um coitadismo crônico e síndrome da auto justificativa. O Brasil é oprimido porque quer e porque não temos bolas para tirar aquela corja de políticos de Brasília na marra e na base do tapa, rasgar a Constituição toda e reescrever de forma moderna e justa pra começar a fazer sabão com corrupto, ladrão, pedófilo, estuprador, preguiçosos e principalmente com maconheiros e drogados que são a maior desgraça que um país pode produzir por excesso de liberdade. Enquanto reclamamos e choramos eles caem, se levantam melhores, caem de novo, se reconstroem e nós? Fazemos o que? Dizemos que somos oprimidos que não resolvemos nossos problemas por causa dos americanos. Vamos para a luta meu povo, vamos parar de chorar. Leitura recomendada: Manual do perfeito idiota latino americano (Apuleyo, Llosa e Montaner).

      • #MUDA BRASIL Postado em 15/Jul/2014 às 02:46

        Sinceramente, tudo bem não estou aqui para defender os EUA pois não sou americano. Porém olhe ao seu redor e olhe para o seu próprio país até onde sei você e o resto do povo paga impostos altíssimos, e vive abaixo da considerada "pobreza dos EUA". Mas com certeza deve achar que vive num exemplo de país, óbvio nunca deve ter vivido uma realidade diferente desse lixo que os políticos transformaram nosso país. Agora o que o rapaz que fez o comentário ridicularizado por você e apoiado por alguns quis fazer, foi simplesmente criticar o nosso país, porque com criticas e que chegaremos la não apoiando o errado, mas você continue a apoiar e fazer-se de cega para o roubo que é esse "Amado Brasil".

      • Ricardo Postado em 18/Jul/2014 às 23:31

        Fora que com todo o que foi investido apenas na guerra do Iraque daria para acabar com a fome no mundo por 30 anos...

      • maira Postado em 22/Jul/2014 às 00:19

        Muito bem Nanda ...e isso mesmo precisamos parar de ver o Brasil com inferioridade...Os EUA jogaram milhões de bombas em inocentes durante a história,moro no Camboja e ainda hoje tem bombas que mutilam inocentes....que orgulho podem ele ter em oprimir ?

      • Carlos HenriqueFábi Postado em 22/Jul/2014 às 23:08

        Você foi perfeita Nanda!

      • IVONETE AMELIA ONOFRE Postado em 24/Jul/2014 às 13:27

        Nanda verdades incontestaveis em tuas palavras. O brasileiro deve parar de ver os Yankes e seu sitema opressoe como Sonho Almejado! Ver nosso pais com problemas e belezas.

      • Daniel Postado em 28/Jul/2014 às 21:17

        Claudio Ribeiro, parabéns! (já que tem um bando de "usefools" puxando o saco de um comentário, este sim, ingênuo e fantasioso, próprio de recém doutrinados de faculdades federais de humanas). Já estou praticamente decidido a desistir do debate político neste país, dominado por doutrinas marxistas e infestado de "adultecentes" que saem por aí gritando "revolução" apenas porque querem comer menininhas revolucionárias e ter o direito de não arrumar o quarto. Também é ridículo notar o ostensivo posicionamento ou partidarismo dos blogs/sites que se dizem "independentes" ou "imparciais". Na direita, na esquerda e em qualquer porcaria de pretensa linha ideológica/política.

      • Hudson Postado em 31/Jul/2014 às 11:54

        Agora Jorge, me responda pra que ser potência bélica? Pra ficar atirando no quintal de casa? Vc não sabe ou finge que não vê os golpes financiados pelo mundo afora e inclusive no Brasil pelo governo dos eua? Pra que? Ter comércio e dividendos a custa da desgraça dos outros países? Qual a diferença entre a arrogância americana e os nazistas? Qual foi o único país a usar armas atômicas contra outro? Ah, tem também os iraquianos que usaram fósforo contra uma minoria, mas eram patrocinados pelos americanos. Olha quão belos estão os países que os americanos ajudaram. Palhaço!!!!

      • Tiago Postado em 02/Aug/2014 às 15:19

        Os EUA tem um PIB de quase 16 trilhões de dólares (como alguém ai disse) e uma divida externa do mesmo valor, os EUA não se sustentam mais sozinhos, não tem recursos pra isso e por isso precisam de empréstimos, a realidade americana está muito aquém do que eles tentam passar ao mundo.

      • Medeiros Postado em 03/Aug/2014 às 12:18

        Os EUA é um dos maiores opressores do planeta, se não for o maior, acontece que só vendem a imagem que lhes sejam favoráveis

      • Medeiros Postado em 03/Aug/2014 às 12:20

        Vejam o caso recente da Argentina, dispensa comentários, O EUA é um País que vive as custa da miséria de muitas nações...

      • Henrique Postado em 22/Sep/2014 às 21:13

        Concordo...

      • Marcelo Postado em 10/Nov/2014 às 21:49

        Faltou um 11º fato: é o país com a maior dívida pública da Via Láctea.

      • Gilmar Postado em 19/Jan/2015 às 16:32

        Nanda falou tudo..

      • mani Postado em 19/Jan/2015 às 18:22

        Parabéns pelo seu comentário muito esclarecedor. Dá prazer ler textos bem escritos e com clareza de conhecimentos.

      • Paulo Carvalho Postado em 29/Mar/2015 às 21:03

        Muito bem. Seu comentário é lucido e verdadeiro.

      • simon teles Postado em 21/Mar/2016 às 20:23

        O Wesley não entende, ele globista analfabeto, filho de colono há 500 anos .

    • Georickgrafia Postado em 10/Oct/2013 às 19:05

      Vai morar lá

    • Marcus Postado em 11/Oct/2013 às 08:42

      Obrigado pela resposta Nanda, poupou minhas palavras.

    • Robis Postado em 17/Oct/2013 às 00:58

      Wesley tem razão. Os EUA pelo menos 100 anos na nossa frente. Jamais conseguiremos alcançá-los no índice de invasão dos países. Pobre Brasil. Enquanto nos EUA, o número de alunos mortos em escolas por um louco por armas, ou nas praças, por um franco-atirador se repete constantemente, no Brasil, só se conhece um caso. Quarto IDH do mundo, mas calcula-se 50 milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza. Enquanto, no Brasil, ainda existam pessoas que, por má gestão, não possuem um tratamento de saúde adequado, mas a vontade e possibilidade de mudanças para melhor está para nós, lá, deliberadamente e sem nenhuma vontade governamental de mudanças, porque são as corporações que mandam, morrem pessoas sem direito de, pelo menos, um plano de saúde. É Wesley tem razão, pobre Brasil, né?

    • lico Postado em 17/Oct/2013 às 11:13

      wesley, vai estudar, para entender isso vc tem que expor os fatos históricos, seu paga pau de estadunidense!

    • joao junior Postado em 04/Nov/2013 às 19:24

      USA.. único país CRIMINOSO a usar bombas nucleares!!!

    • Wilson Postado em 09/Nov/2013 às 18:24

      Muda pra lá...

    • israel Postado em 05/Dec/2013 às 02:59

      é verdade que eles nao fazem tantos homicidios em seu pais, mas trazem a desgraça aos paises alheios, explorando-os e matando-os!

    • Luíza Postado em 14/Dec/2013 às 14:18

      Quem está fazendo comparações é você, Wesley. E outra, não cometa a estupidez de fazê-las com a intenção de enaltecer os EUA, pois as condições históricas de cada um, desde os primórdios, são completamente diferentes.

    • Renato Ribeiro Postado em 07/Feb/2014 às 18:00

      100 anos? Sério que você acha isso mesmo?

      • Fuad Postado em 15/Feb/2014 às 03:48

        infelizmente sou obrigado a concordar com os amigos , somos oprimidos , sao opressores , e estamos 100 anos atrasados , em uma cidade como NY , onde se tem mais linhas de mtro que todo o Brasil, e usando-as , so entendi uma coisa , respeito ao cidadao , e para nossa tristeza o fizeram a mais de 100 anos, so um pequeno exemplo , temos que buscar igualdade , fraternidade , e tudo o mais , mas se começarmos de forma seria no Brasil hoje , levaremos pelo menos 50 anos , e digo de coração espero iniciarmos o quanto antes

      • Débora Lucas Postado em 22/Jul/2014 às 15:00

        Parabéns Nanda.

    • Lucas Postado em 23/Feb/2014 às 22:38

      Não é comparar Brasil com os EUA e sim comparar os EUA com as outras potencias do mundo, o foco dessa matéria é mostrar que os EUA não são o melhor país do mundo como muitos acreditam e ser um exemplo a ser seguido. Muitos brasileiros acham que devemos ser iguais aos EUA, eles são melhores que a gente, mas estão longe de serem exemplos, noruega, dinamarca, alemanha, isso sim são países que com políticas sociais boas garantem o bem-estar de sua população.

      • Fernando Postado em 14/Oct/2014 às 09:08

        Bela resposta! E é mesmo, comparando os EUA com outros países de 1º mundo (muitos deles têm PIB per capita menor que o dos EUA), eles estão na lanterna em vários quesitos, como saúde, educação, igualdade social e democracia.

    • Leandro Barbosa Postado em 25/Feb/2014 às 22:00

      fica fácinho achar o mundo e o "estilo de vida" uma maravilha. O lado ruim fica para os pobres e miseráveis, como no caso de Detroit, que é uma cidade marginal devido as politicas de endividamento do governo de Ronald Reagan, estas que permanecem até hoje. Creio que se avaliar de forma aberta já poderás perceber uma série de elementos que apontam que este pacote que é vendido para os "latino americanos burros", é falso e tão frágil que poderia só existir em um filme da Disney. Mas bem, como disse que não havia base para as afirmações, fiz uma seleção de artigos e estatísticas que comprovam a veracidade do artigo, para que possas constatar se tiver paciência... segue adiante: 1 - Maior população prisional do mundo http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/12/populacao-prisional-chega-102-milhoes-no-mundo-diz-instituto.html 2- 22% das crianças americanas vive abaixo do limiar da pobreza. http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=664068&page=-1 3- Entre 1890 e 2012, os EUA invadiram ou bombardearam 149 países. http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=1829 4- Os EUA são o único país da OCDE que não oferece qualquer tipo de subsídio de maternidade. http://colunas.revistaepoca.globo.com/ofiltro/2013/05/12/eua-nao-tem-licenca-maternidade-remunerada-conheca-os-direitos-das-novas-maes-em-20-paises/ artigo 2 - http://luciana.misura.org/2007/04/24/licenca-maternidade-nos-eua/ 5- 125 norte-americanos morrem todos os dias por não poderem pagar qualquer tipo de plano de saúde. http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,sem-seguro-medico-quase-50-mil-americanos-morrem-ao-ano,437147,0.htm 6- 6. Os EUA foram fundados sobre o genocídio de 10 milhões de nativos. Só entre 1940 e 1980, 40% de todas as mulheres em reservas índias foram esterilizadas contra sua vontade pelo governo norte-americano. artigo 1 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Genoc%C3%ADdio_ind%C3%ADgena_nos_Estados_Unidos artigo - http://www.iscap.ipp.pt/cei/E-REI%20Site/1Artigos/Trabalhos%20estudos/Maria%20Jose%20Gomes%20-%20Genocidio%20indios%20nativos%20da%20america%20do%20norte.pdf 7. Todos os imigrantes são obrigados a jurarem não ser comunistas para poder viver nos EUA. http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/09/1334880-imigrantes-com-green-card-rejeitam-cidadania-americana.shtml artigo 2 - http://photos.state.gov/libraries/amgov/30145/publications-portuguese/0111p.pdf 8. O preço médio de uma licenciatura numa universidade pública é 80 mil dólares. http://noticias.r7.com/educacao/fotos/universidades-norte-americanas-chegam-a-custar-mais-de-r-12-mil-ao-mes-veja-ranking-26122013?foto=2#!/foto/1 9. Os EUA são o país do mundo com mais armas: para cada dez norte-americanos, há nove armas de fogo. http://www.megacurioso.com.br/armas/39862-mapa-mostra-quais-sao-os-paises-que-mais-possuem-armas-no-mundo.htm artigo 2 - http://oglobo.globo.com/infograficos/armas-eua/ 10. Há mais norte-americanos que acreditam no Diabo do que os que acreditam em Darwin. http://scienceblogs.com.br/rnam/2013/03/como-um-doutor-em-biologia-pode-ser-anti-darwin/ Artigo 2 - http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2013/12/um-terco-de-norte-americanos-nao-acredita-na-teoria-da-evolucao.shtml

    • cristiane Postado em 26/Feb/2014 às 14:27

      Acho graça qd dizem que ele tá a frente do Brasil,mas não poderia ser ao contrário,pois foram colonia de povoamento,enquanto o Brasil de exploração,o sistema de governo é neo liberal cada um por si,sendo assim o governo não é responsável pela saúde e educação dos seus cidadãos,entrou nas guerras mundiais falidos e saiu como potencia,então ele só pode tá a frente do Brasil.

    • Jose Vilar Da Silva Postado em 26/Feb/2014 às 19:44

      Sem dúvida, esta comparação não o menor sentido. Ao querer desqualificar o sistema de saúde, de segurança e social americano é para satisfazer o ego de quem? Os Estados Unidos estão muito longe de ser o que alguns brasileiros pensam, aqui reina paz, ordem e respeito social, claro que é impossível chegar a plenitude dos indices de segurança e zerar a taxa de violência e de criminalidade numa sociedade heterogênea e em constante mobilidade social como é a americana.

      • mirkos Postado em 11/Jul/2014 às 01:45

        Pobrezinho.....ler mais é sempre bom! Só não vale revista Veja, Estação Folha, Globonews...essas coisas que não se mostra p criancinhas e Vovozinhas inocentes.

      • Fernando Postado em 14/Oct/2014 às 09:12

        Os EUA ainda têm muito a evoluir. Precisam, inicialmente acabar com o neoliberalismo e diminuir a desigualdade social. E criar um sistema público de saúde. Como é que um pobre vai pagar 500 dólares só a estadia de uma noite em um hospital? Se eles parassem de atacar outros países, economizariam dinheiro para melhorar seus problemas.

    • Fernando Postado em 17/Mar/2014 às 11:58

      Querido, não sei se você notou, mas as armas são apenas um dos itens da listinha... ;)

    • zana Postado em 17/Mar/2014 às 16:15

      Muito bem dito Wesley? E o que foi feito com os nossos indios? E o que continuam fazendo ate os dias de hoje com eles?

    • Jacques Chaban Postado em 21/Mar/2014 às 21:34

      Vai ser burro assim lá na casa do caralho! Veja o a Nanda escreveu, e vê se aprende. Ninguém sequer entendeu essa defesa idiota dos USA. Perece que é em troca de um visto? Kkkkkkkkk

      • Ilson Roberto Postado em 22/May/2014 às 20:29

        Miopia mesmo caro Jacques. Parece mais analfabetismo funcional. Lêem mas não conseguem entender.

    • josé Postado em 22/Mar/2014 às 23:53

      eu pegaria uma dessas armas para dar um tiro em sua cara wesley, vai morar lá seu prego

    • gustavo Postado em 22/Apr/2014 às 12:09

      Espero que estejam 100 anos na nossa frente com um desvio no tempo igual de "volta para o futuro II" naquela realidade paralela onde o Biff manda na cidade. Torço que daqui a 100 anos estejamos anos luz na frente deles na maioria dos quesitos.

    • Paulo F Postado em 15/May/2014 às 11:40

      Belo comentário Wesley!

    • Ricardo da Mata Postado em 29/May/2014 às 22:45

      Então fique doente e vá morar lá. Após ler o que leu ainda vem com este papinho? Por favor... Todo reacionário é realmente pouco inteligente...

    • PPoeira Postado em 30/May/2014 às 17:41

      Não há-de ser a maior economia quando se vive da exploração até dos presos. Brada aos céus!

    • Jair Postado em 29/Jun/2014 às 12:08

      Wesley é como um pensamento que acabei de ver o "idiota é aquele que lê e não consegue entender" por mais que o brasil mude por mais que tudo esteja as mil maravilha na concepção de um idiota o EUA sempre sera o melhor.

    • Claudio Ribeiro Postado em 12/Jul/2014 às 20:28

      Corretíssimo. De que vale uma universidade pública se elas são para uma minoria privilegiada que pode pagar muito para se chegar lá. Esqueceram de colocar que as universidades de lá são, na maioria, pagas, mas, que existe a política de privilégio e bolsa ao mérito, além das bolsas de pesquisa e bolsas aos atletas. Além disse, normalmente, as empresas de tecnologia, andam lado com a universidade, o que garante ensino prático, direcionado e subsidiado por estas empresas. Acreditar no Diabo é uma contingência de se acreditar em Deus. Quem acredita em Deus acredita no Diabo. Eles são uma das maiores nações cristãs do mundo, o que não me espanta crerem tanto assim no Diabo. Quanto a morrer por falta de plano de saúde, aqui no Brasil é um pouco diferente, porque nossas leis permitem que alguns que podem pagar plano de saúde morram do mesmo jeito com as estratégias mirabolantes que os planos e as agências reguladores fazem para ganhar o dinheiro do pagante. Isso sem contar, é lógico, os que não podem pagar plano e morrem do mesmo jeito na fila do SUS. Falar dos caras é mole, quero ver olharmos para o nosso próprio umbigo e vermos o quanto somos atrasados em tudo.

    • ana maria Postado em 02/Aug/2014 às 22:16

      Vai morar lá....

    • Medeiros Postado em 03/Aug/2014 às 12:15

      Para ser idiota, nem precisava se manifestar quanto à reportagem, será mesmo que são a nação com a maior economia do planeta, vc é bem desinformado, pois bem, dos dez maiores bancos privados dos EUA, nove são japoneses

    • Fernando Postado em 14/Oct/2014 às 09:04

      IDH não mede duas coisas importantíssimas: acesso à saúde e desigualdade social. Apenas mede o PIB per capita (que vai ser alto, pois os EUA são a 1ª economia do mundo), a educação média e longevidade média. Você citou apenas o porte de armas. E as outras questões? O porte de armas é o mais irrelevante.

    • Targino Silva Postado em 16/Nov/2014 às 15:21

      Vai pra laaaaaa.

    • Thomas Anderson Postado em 12/Dec/2014 às 16:01

      Sim, maior economia do mundo, e como conseguiram isso? A maioria dos norte americanos (acho que até brasileiros também) acham que é por seu trabalho e competência própria, poucos sabem do esquemao petro-dolar por ex, que consegue explorar de uma vez todos que dependem de petróleo, sem necessariamente produzir petróleo, veja que a economia lá diferente da china (segunda maior economia do mundo) se baseia principalmente no consumo e não na produção. Aliás produzem, o dólar, coisa facilima... E por que não muda? Tenta! Sadam tentou, antes dos atentados, deixar de vender petróleo em dólares, foi acusado de ter armas de destruição em massa, coisa que nunca se provou e o fim já sabemos, saddam enforcado, os EUA forçam a vender em dólares novamente e mais de 1 milhão de iraquianos mortos, pouco se fala desse número na mídia, muito se fala sobre o avião abatido que matou centenas, e culpam a Rússia (duvido que tenha participação, mas a investigação holandesa só termina no fim de 2015, enfim) demonizam Putim que termina apenas o que saddam começou, o processo de desdolarizaçao, na tentativa de criar um mundo multipolar economicamente, em que cada país tem sua importância sem se basear primeiro pelas forças armadas.

    • Gabriel Postado em 26/Jan/2015 às 13:11

      E não podemos esquecer que somos o País paradigma para o mundo. Nunca matamos nossos índios, em 500 anos de colonização, nunca roubamos suas terras. Nossa população vive em um Eden terrestre, não existem assassinatos. Nossos hospitais bem aparelhados atendem 100% da população. A renda per capta é das maiores do mundo. Todos os brasileiros acima de 24 anos de idade possuem nível superior e estão empregados, percebendo os maiores salários do globo em suas respectivas atividades. nossas prisões são como as da Nooruega, serão necessários os fechamentos de algumas, por falta de presos. Nossos dirigentes são os mais honestos do mundo, no Brasil não existe corrupção. É o País das Maravilhas.

    • alderijo bonache Postado em 13/Feb/2015 às 15:18

      Wesley, de cara notei que vc é um americanófilo patológico, tipo que eu renego!

    • Tatiana Postado em 13/Sep/2015 às 00:37

      eita bastante gente por aqui assitiu "O Patriota"

  2. JCPP Postado em 13/Dec/2012 às 00:39

    Eu não considero o #9 um fato chocante, muito pelo contrario é um pontos que eu mais lhes admiro. E sinceramente, conhecendo a situação atual e a história do nosso pais e do resto das Américas, nós não podemos ficar apontando o dedo com o #2 e #6 sem que sejamos hipócritas. No fim os EUA não são perfeitos, nem o grande satã; apenas um pais com qualidades e defeitos (entre eles o corporativismo sem controle, a religiosidade excessivo e a falta de amparo funcional do governo para os cidadãos) como qualquer outro pais.

    • Isabel Qairoz Postado em 04/Nov/2013 às 22:19

      A matéria em momento algum compara o Brasil com os Estados Unidos. Aliás, isso nem seria possível, já que os dois países tem histórias muito diferentes um do outro. E o objetivo da matéria é acabar com a idéia de que os Estados Unidos é um país perfeito, como grande parte das pessoas tendem a pensar, de que é o país da liberdade e oportunidade, quando realmente é um país opressor e abusivo.

    • Renato Postado em 07/Feb/2014 às 18:06

      Quanto aos itens 2 e 6 tenho de concordar... isso aconteceu ao redor do mundo inteiro, mas o item 9 é uma barbaridade!

      • Marcos Postado em 16/Apr/2014 às 12:10

        É um direito de qualquer cidadao de ter uma arma... Ao contrario de muitos lugares, o cidadão tem o direito de se defender e nao depende de terceiros para fazer sua proteçao.

    • Tatiana Postado em 20/Apr/2014 às 05:16

      Admirar depois leva um tiro e reclama amigo vc me faz rir kkkkkkkkkkkk nao me ache ignorante oque seria muito facil do seu ponto de vista mas armas e guerra e essas coisas só trazem coisas ruins além de ser uma ideia anti-etica, Ninguem especial ou importante para vc deve ter morrido ou sofrido com algum tipo de arma de fogo para você pensar desta forma que do contrario vc estaria reclamando deste fato. Bjs desculpe me mas é oque eu penso

    • Ilson Roberto Postado em 22/May/2014 às 20:30

      Não são exemplo para nada.

    • Fernando Postado em 14/Oct/2014 às 09:30

      Mas os EUA, como o país mais rico do mundo, tem dinheiro para dar amparo aos cidadãos. Não o faz pois o que conta é a política econômica liberal do "cada um por si" e "o estado não tem função de ser babá". Não estamos apontando o dedo para o #2 e o #6. O #2 nos reflete que os EUA, como o país mais rico do mundo, não deveria ter 22% das crianças abaixo da linha da pobreza. A desigualdade social é enorme. O #6 fala do genocídio (e esterilização) de índios, o que é incompatível com o discurso de um país que se autoproclama "paraíso da liberdade e democracia". O Brasil massacrou muito dos índios, em períodos de guerras, acredito que a idéia nunca foi uma "limpeza étnica". Também acredito que nos EUA o número de índios mortos deve ser bem superior. 10 milhões é um número enorme. O texto não critica nem culpa os estadunidenses, que são explorados também, mas sim o funcionamento do país e seu governo, que não é aquela maravilha anunciada por aí.

  3. Ismael Postado em 13/Dec/2012 às 00:47

    Por que será que não há um único comentário aqui criticando ou elogiando os EUA? Certamente, não se trata de um país digno de respeito, admiração ou exemplo para se seguir. Setratam assim as suas minorias e os seus pobres, imagina como não fariam se "controlassem" o mundo? Não tenho nenhum interesse em visitar um país de cultura tão indivudalista e antisocial com os EUA.

    • José Souza Postado em 26/Oct/2013 às 09:03

      Você esta assim, dizendo estas palavras, pois eles ainda não decidiram invadir, de modo explícito, o Brasil, pois, veja mais sobre a Amazônia e as minas ilegais que há por lá. No entanto, se eles já tivessem entrado aqui, matado alguém de sua família, por interesses financeiros no pais, tenho absoluta certeza que sua opinião seria outra.

    • Cristiano Postado em 04/Nov/2013 às 23:32

      Mas usa PC, Iphone e come no McDonalds?

    • Alberto Goubbi Postado em 17/Dec/2013 às 10:59

      Não sabe o que está perdendo...aliás esse seu comentário é típico de quem não conhece os EEUU. Claro que não é o páis perfeito, pois isso NÃO existe. Não é ditadura, não é terceiro mundo, é organizado, é rico e é também cheio de problemas COMO TODOS OS PAÍSES DO PLANETA. O que me enoja é gente invejosa. Quiséramos ser como eles. Nosso país está PODRE pela pobreza, ignorância e corrupção. Orgulha-se do Brasil?????

      • Fernando Postado em 14/Oct/2014 às 09:34

        Com o dinheiro que os EUA têm, poderiam estar muito melhor. Isso se o dinheiro fosse bem distribuído e o estado reconhecesse que tem que aumentar suas obrigações, sobretudo para os mais pobres, que ficam desamparados quando ficam doentes.

    • Aurora Postado em 09/Feb/2014 às 21:01

      Também estou pensando em não ir.

    • Larissa Postado em 26/Feb/2014 às 22:13

      Você só pode estar brincando, cara. Quer saber de um país onde a população seja violentada e esquecida diretamente? Olhe ao seu redor. Você vive nele.

      • Uma poka vergonha na cara Postado em 20/Apr/2014 às 05:37

        Mas é um povim mal agradecido mesmo só sabe reclamar reclamar e querer mais e mais te catar eu sei que vc só gosta de lá por causa do cantores, filmes e besterinhas

  4. Ismael Postado em 13/Dec/2012 às 00:49

    Ismael Jesus A elite braisleira, seguida pela classe média invejosa, vê os EUA como exemplo de país a ser seguido. Os partidos como o DEM e PSDB, que representa seus interesses políticos, são recorrentes em pedir redução de impostos, redução de gastos sociais, enxugamento da máquina pública, redução do estado, mercado desregulado (para as empresas nos roubarem com segurança), acham que que vem dos EUA, Japão ou da Europa é melhor, que agronegócio monocultor de exportaão é melhor que agricultura familiar produzindo alimentos essenciais e saudáveis (prefeririam comprar mandioca americana se existisse!) e copiam até as estátua da liberdade em miniatura num shopping carioca; acho inclusive que se os EUA nos invadir algum dia, certamente teremos nosso maior número de traidores entre essa parcela pequena da população brasileira. Mas será que os EUA são exemplo de país? Vejamos: não existe saúde pública ou maternidades gratuitas por lá (aqui, são ruins mas existem e é claro, o DEM/PSDB, assim como os presidios, querem afundar para privatizar como na doce América); não existem universidades públicas nos EUA porque lá (aqui, embora sejam medianas, existem); lá está a maior população carcerária do mundo (40% são negros e o sentido é de controle social e lucros da indústria carcerária); lá não existem multipartidarismo e "comunista" é tratado como "doente moral";é o país das Américas que mais exterminou ou esterilizou seus próprios nativos (10 milhões); é o país sede do mais fundamentalista ramos do cristianismo ou corrente evangélica da WASP ( são racistas, ultra-conservadores e elitistas, patriarcalistas, criacionistas de ação e convicção); 22% das crianças norte-americanas vivem abaixo da linha de pobreza; desde o fim do século XIX os EUA, em nome da democracia, invadiram ou bombardearam cerca de 149 países e matarm direta ou indiretamente 8 milhões de pessoas! É esse país dque revistas como Veja, grupos como o Globo, Folha, Estado, CBN e ooutros sonham como caminho único para o Brasil. É por essa razão que estrategicamente o PT é a única opção: depois de consolidarmos a democracia e fizermos a justiça social, ele já não será necesário.

    • Leandro Postado em 05/Sep/2013 às 01:22

      Besteirol puro.... kakakkakakaka....

    • Claudio Postado em 15/Nov/2013 às 19:42

      A reportagem não explica que o maior motivo das intervençõe militares americanas foram no sentido de estancar o avanço comunista. Se nos Estados Unidos as pessoas não tem direitos vá olhar então em Cuba, China, Rússia como é que funciona. E se hoje o Brasil está com condições melhores agradeça-se à odiosa classe média, ela é quem mais paga impostos que sustentam a justiça social brasileira. Acabe com ela e ficará todo mundo com padrão Cuba.

      • Gustavo Postado em 13/Dec/2013 às 22:26

        Não existia "perigo comunista" no Brasil, antes de ser instalada a ditadura militar... e como disse, acho que o Juremir Machado: "e instalaram uma ditadura cruel e sangrenta no Brasil para salvá-lo de uma ditadura cruel e sangrenta [que seria a suposta comunista]". Cuba tem alguns "padrões" bem invejáveis, hoje, em alguns aspectos, além do mais. Único país a ser classificado pela WWF como tendo um desenvolvimento sustentável, também tem uma taxa de alfabetização de 99,8%, uma taxa de mortalidade infantil inferior até mesmo à de alguns países desenvolvidos, um IDH de mais de 0,8... Mas, claro, democracia é essencial.

      • Isabella Postado em 14/Dec/2013 às 00:09

        Cláudio está enganado! Proporcionalmente a carga de impostos é mais pesada sobre a classe baixa. E na China, Cuba e Rússia existe muito mais assistência social do que nos EUA. Cuba por exemplo tem uma das menores taxas de analfabetismo, além de ser um dos poucos países que cumpriram a meta para erradicação da fome propostas pela FAO (e antecipadamente). E o que você chama de padrão Cuba só é assim, pois todo país que é comunista é embargado, dificultando extremamente seu desenvolvimento econômico.

      • Clara Postado em 15/Dec/2013 às 09:58

        Cara, engraçado que todo mundo diz que o mundo inteiro ficaria com o padrão Cuba, uma ilha que nao tem praticamente nada. Tem tanto país que já foi comunista ou "é" e cada um diferente do outro e muitos deles tão melhor que o o Brasil

      • George Postado em 16/Dec/2013 às 15:20

        Cláudio, vc ainda vive na pré-história.

      • FilipE Postado em 19/Dec/2013 às 10:51

        E o que os EUA tem a ver com o que acontece em tais países? Que direito eu teria se fosse presidente do Brasil de simplesmente invadir outro país por não gostar de seu regime político? É exatamente o que acontece! Julgam-se defensores do mundo como se tivéssemos pedido isso! E colocar Cuba no meio desta lista é um tanto ridículo a vulgar pelo que os EUA fizeram com o país. E ainda fazem!

      • Raquel Postado em 02/Jan/2014 às 14:08

        Se todos tivessemos uns 2% do padrão Cuba muita coisa seria diferente. O que faz é um país, uma nação são as pessoas! Se todos os profissionais, trabalhadores, honestos, fossem voltados para o bem comum e social não precisaríamos de tantas armas e nem de propagar "Liberdade" para outros povos!

      • Othon Postado em 07/Jan/2014 às 18:49

        Ledo engano achar que a ckasse media e quem mais paga impostos. Estatiscas demonstram que familias com renda minimas pagam em porcentagem impostos maioresvque as demais classes sociais.

      • Marcos C. Campos Postado em 08/Jan/2014 às 13:41

        Como disse no meu comentário. O combate ao comunismo foi fachada para atacar os grupos que promoviam independência nos países colonizados (em maior ou menor grau). Caso tipico o Brasil : Jango nem era comunista, queria fazer reformas básicas e os EUA apoiaram Golpe Militar aqui como em muitos países. http://cinema3historia.blogspot.com.br/2013/02/documentario-historia-nao-contada-dos.html

      • Fernando Postado em 14/Oct/2014 às 10:05

        Ninguém quer acabar com a classe média, pelo contrário, os governos sociais sempre tentam aumentá-la, a partir da ascenção dos pobres e fazendo justiça social. E na verdade, os pobres pagam proporcionalmente mais impostos que os ricos, pois os impostos mais pesados tendem a cair em produtos básicos, como alimentos. E os pobres gastam a maior parte de seu dinheiro em alimentos, diferentes dos mais ricos. O avanço comunista era impraticável. Mas os EUA, para não ter sua influência política enfraquecida e para continuar tendo suas colônias do imperialismo do século XX, instauraram ditaduras em muitos países. Eles se acharam no direito eles de dar golpes em vários países. O paraíso da democracia instaurando ditaduras. Os EUA se acham a polícia do mundo, e que o mundo deve curvar-se a eles. Quem não curvar será hostilizado, e, possivelmente, atacado. É por isso que eu digo que os EUA, como Estado, é uma organização terrorista. A população do Brasil tem mais democracia que a população dos EUA. Espero que fique claro que eu odeio apenas o governo e o Estado dos EUA, não sua população. A população não tem culpa nenhuma e nem poder, o sistema dos EUA é viciado e provavelmente vai ser sempre assim. Não tenho nada contra os estadunidenses, eles são uma população como qualquer outra, que tenta ter uma vida digna.

    • Rodrigo Postado em 08/Jan/2014 às 15:56

      "Classe média invejosa"... E mais um classe média continua ecoando o discurso oficial. O inferno são os outros! Todos são culpados de tudo, menos nós. Xinguem a classe média. Aqueles que pagam imposto retido na fonte, que são assalariados (empregados de bancos, no comércio, concursados em prefeituras, hospitais, tribunais e câmaras ou assembléias). Muitos dos responsáveis pela eleição do PT (trabalhadores da classe média são representados por... Sindicatos... Ou seja, buscaram votar em quem lhes representasse, quem dizia que lutaria por seus direitos, após vendo que em troca recebem ódio). São desgraçados, que teimam em trabalhar quase um terço do ano, apenas para pagar tributos. E ainda assim têm de ver a parca renda familiar diminuir ainda mais, pois o Estado não provê serviços públicos de qualidade - têm de pagar escola para os filhos e torcer para que passem em faculdades públicas, ou ter de arcar com altas mensalidades nas privadas; têm de pagar plano de saúde e, mesmo assim, ter serviço parecido com o SUS; têm de gastar com cercas elétricas, pois o Estado não tem políticas públicas eficientes para segurança. São realmente uns bastardos, que atravancam o Brasil ao receber salário já com desconto de tributos que haveriam de ser destinados a serviços públicos pelos quais, ao fim, se paga de novo, junto à iniciativa privada. Quem eles pensam que são? Cidadãos brasileiros, assim como os ricos empresários fenômenos, que ainda ontem eram empregados em zoológicos? É muita audácia mesmo, desses da "classe média". São uns bandidos! Merecem pedras, paus, foices e martelos, na carne! Bom mesmo é Cuba! Afinal, a filha que não conseguir emprego, terá de recorrer à prostituição, à venda do corpo, como se mercadoria fosse, a fim de se sustentar. O filho, poderá ser um pescador sem barco. E assim será mais saudável, por ter de fazer mais força com a rede e, mais, pescará pouco, deixando mais peixes para os outros. Todos permanecerão condenados à miséria, à exploração pelo Estado, jamais tendo esclarecimento para ousarem a exigir do Estado que ele provenha aquilo a que se propõe.

      • Trabalhador Classe média Postado em 28/Feb/2014 às 21:29

        Parabéns pela lucidez. Ë pena que a minoria a tenha. A classe média é quem move este país e mantém a corja no poder distribuindo benéfices a seu bel prazer e claro... aos amigos do rei. Cada vez mais explorada, a classe média acreditou neste engodo histórico chamado P.T. Que não tem coragem de retirar dinheiro dos poderosos deste país, pelo contrário, os financia e protege.

      • Cristina maria silva Postado em 19/Jul/2014 às 11:15

        Esquece que é impossível trazer o geral para o particular? Este espaço de mudanças ocorrem de dentro para fora nunca de fora para dentro a realidade é um meio e depende muito da interpretação, o novo renova mas a realidade não é comum nem eterna para todos, particularmente acho impossíbvel um mundo coeso unido sem este negar-se ao afirma-se e a violência se faz presente e necessária enquanto a ordem no caos não nos trás unidade possível.

    • Tai Mord Postado em 15/May/2014 às 09:55

      Muito boa resposta. É exatamente o que penso. Esta classe de partidarios do DEM/PSDB tem um espírito muito provinciano que realmente acredita que tudo que vem dos EUA é melhor. E eu também não tenho a menor vontade de visitar este país.

    • OBama Postado em 20/May/2014 às 22:31

      Ismael, como voce pode falar do ensino superior americano? As melhores universidades do mundo sao de la. O google saiu de uma delas, junto com varias curas de doencas e avancos tecnologicos. A saude americana tem a melhor qualidade do mundo. Voce deveria ir morar na Coreia do Norte ou em Cuba, onde tudo eh publico., junto com a corja do seu partido (verdade que as outras opções sao horriveis tambem) As pessoas na America Latina tem um fascínio pelo comunismo e Socialismo mesmo vendo o historico de Stalin dentre outros grandes lideres. Sua justica Social eh um monte de funcionario publico safado trabalhando 4 horas por semana, enquanto eu me mato de trabalhar pra manter minha empresa aberta, gerando riqueza e pagando imposto pra lhe sustentar.

  5. Bosco Postado em 13/Dec/2012 às 06:41

    Sao muitas as contradicoes encontradas aqui. Portanto irei comentar de apenas uma que considero importante. Em primeiro lugar eu sempre procuro analisar as vantagens e desvantagens entre o Brasil e EUA. Eu faco isso sempre com a intenssao de retirar o que e' bom e tentar promover essas vantagens ao Brasil. Todavia, sendo um morador dos EUA por quase 10 anos, uma das caracteristicas que admiro muito e' que neste pais e' raro alguem morrer por falta de assistencia medica. E' raro se ver alguem esperando por atendimento medico nos corredores de um hospital. Pela lei, quando a pessoa chega a um pronto socorro deve ser atendida imediatamente, independente de que a pessoa tenha seguro ou nao. Na verdade nem se pergunta sobre isso. Apos a pessoa ser atendida e constatada que nao esta em risco de vida ai um agente vem falar com a pessoa (ou responssavel se for menor) pelos dados do seguro medico. Se a pessoa nao possue seguro medico o tratamento continua e o paciente ou responssavel tem a opcao de pagar numa data futura (tudo ou parcelado, mesmo que seja $20 por mes) ou se nao poder pagar, pode se ainda preencher um formulario para receber ajuda de alguma das varias instituicoes de caridade, muitas subsidiadas pelo governo federal. Dai tire suas conclusoes. Isso e' fato.

    • Thalita Postado em 13/Dec/2012 às 11:16

      Por favor Bosco, isso não é verdade! Onde você mora, Bervely Hills? Moro em New Jersey há oito anos e, enfim, pode-se dizer que aqui há muito de bom como, por exemplo, a pouca da criminalidade. Mas saúde? Aqui no USA só tem acesso a saúde quem tem dinheiro. Ande pelas ruas de Jersey, de New York, veja quantos desempregados, homeless, moradores de rua, pobres. A pobreza está aqui, no primeiro mundo, e quem é pobre não tem direito a saúde ou comprar remédios. E a classe média se quiser ter direito a saúde terá de se endividar bastante, devido a fortuna dos planos. A realidade daqui não é a de filmes de Hollywood e ainda bem que algumas pessoas já conseguem enxergar isso. As pessoas estão passando fome e necessidade aqui... e não são poucas. Não existe american dream, a não ser nos cinemas.

      • Leandro Postado em 04/Nov/2013 às 18:24

        Round 2 :D

      • Junior Postado em 13/Dec/2013 às 20:26

        Reafirmo o que o Bosco citou. Em Massachusetts é exatamente da forma que ele descreveu que funciona, mas assiste razão em parte à Thalita uma vez que a situação que ele descreveu seria uma situação emergencial, e nem todo tratamento médico pode ser caracterizado como emergencial. No entanto existe em Massachusetts também o MassHealth, seguro de saúde governamental que cobre (em alguns casos plenamente e em outros com uma parte do valor) com despesas com atendimento médico e subsídio nos medicamentos. Tal seguro NÃO ATENDE TODA A POPULAÇÃO do Estado, mas nem que por isso pode se dizer que nos EUA "só tem acesso a saúde quem tem dinheiro".

      • Ilza Postado em 15/Dec/2013 às 12:45

        New York está tendo mais mendigo que o Brasil

      • Mirian Postado em 21/Mar/2014 às 12:41

        Muitos brasileiros que moram nos EUA, tentam passar que esse país é um paraiso. Obrigada Thalita!

      • Diane Postado em 15/Apr/2014 às 13:04

        Tbm moro em NJ e nunca vi ninguém não ser atendido em hospitais. Criança com fome, ate imigrantes ilegais ganham ajuda financeira do governo na malamdragem ao inves de deixar para quem realmente precisa. Cada criança na família recebe um cheque de 200 dólares por mes e ainda cheques da wic. Nem a formula dos bebes pagam aqui. O tal nam do Brasil aqui é dado pelo governo. Sim tem mta coisa errada aqui sim. Mas falta de atendimento e criança passando fome??? Hahahaha... Se informe o q é estar abaixo da linha da pobreza aqui... É a classe baixa media ai. Ate ajuda com moradia aqui eles tem. Como foi dito acima, a conta do hospital pode até vir cara, mas isso se for para a emergencia... e vc se comprometer a pagar que seja 10 ou 20 dolares por mes ta bom. Ou entao para consultas marcadas de quem nao tem nenhum tipo de seguro aplica para uma charity care. Vc paga 30 por consulta e os exames não pagam nada. E vc tem td o atendimento que precisa. Isso até imigrante ilegal tem direito. ... agora imagine o tratamento medico de um americano ilegal no Brasil sem seguro.... hahahahaaha as pessoas se preocupam muito com a grama do vizinho e esquecem de olhar onde vivem. Atacar um pais não vai fazer o seu ser melhor. Sim aqui não é um pais perfeito, com a vida perfeita, longe disso!!! Mas a qualidade de vida aqui ainda é muito melhor que ai. Aqui se vc trabalha vc pode ter td q quer. Condições de saúde como disse são ótimas, segurança, educação das crianças com excelentes escolas públicas, melhores que muitas particulares do Brasil. Vc nao paga nada nem material. E as professoras recem um bom salário para isso. Eles incentivam crianças a pratica de esportes e artes. E por mais cara que a faculdade seja se vc estar se dedicando a um esporte vc ganha bolsa na faculdade. Agora os mendigos q a menina disse, na minha cidade nao vejo isso (moro no Jersey Shore, Ela deve morar para o North para ver isso) mas os que existem por ai sao os preguiçosos que não tem coragem de trabalhar. Pq trabalho é o q não falta!!!

      • Blue Eyes, Na Resistência Postado em 27/Apr/2014 às 01:28

        Mas vc está ai, trabalhando, creio eu... a guerra final no mundo será de quem produz contra quem não produz... e ela já começou... se é certo ou não, descobriremos...

      • Regina Camargo Postado em 11/Jun/2014 às 04:58

        Thalita, moro na Califórnia há quase trinta anos e concordo com tudo o que você falou. O sistema de saúde aqui é um pesadelo.

      • Mario Postado em 02/Aug/2014 às 11:59

        Eu moro em Massachusetts a aproximadamente por 30 anos. Massachusetts tem um dos melhores e mais avancados sistemas de saude dos EUA. O estado tambem tem uma lei que obrigada a cada residente _legal_ (ilegais nao podem a nao ser que mintam no formulario) a possuir um plano de saude. Se a pessoa a pobre, o estado subsidia o plano de saude. Notem que Massachusetts e' um estado rico e politicamente liberal. A maioria dos outros estados sao piores, muito piores, neste sentido. Se alguem precisa ir na emergencia do hospital, sera' atentendido idependentemente de ter seguro ou nao. Agora vou explicar o que acontece se vc nao tem plano de saude. Quem nao tem plano de saude nao recebe tratamento preventivo. Quando o problema esta' a ponto de o paciente morrer, entao ele sera' admitido na emergencia independentemente de ter seguro de saude ou nao. Mas tratamento preventivo nao recebe. A conta do hospital de quem nao tem plano medico e' enviada para o departamento de cobranca. O valor dos procedimentos nao e' o negociado pelo plano de saude, mas e' o preco lista, 3-10 vezes mais. Um verdadeiro absurdo. Se vc tem dinheiro no banco acima de certo valor (ex. $500 dolares), este dinheiro pode ser pego para pagar a conta. Se possui bens, eles vao em cima para toma-los. Eventualmente a divida e' "vendida" para agencias de cobranca que sao truculentas. Nao e' brincadeira. Conheco uma pessoa que trabalha submetendo despesas medicas a planos de saude e me alertou que nem todos planos de saude sao iguais. Existem varios planos que se recusam ou criam problema para pagar as contas do segurado. Pacientes com tais planos acabam sendo invariavelmente discriminados pelos medicos e hospitais. Um outro exemplo para por as coisas em perpectivas. Um profissional da saude me relatou de um caso em outro estado de uma moca, americana nata, do olho azul e loira, mas viciada em heroina (muito comum por aqui) e que contraiu hepatite atravez do vicio. Somente seria tratada de hepatite se primeiro abandonasse o vicio. Uma clinica de viciados custaria U$30-40 mil dolares, dinheiro que ela nao tinha. Me disse a pessoa que me relatou o caso: "O que vai acontecer com ela? Vai morrer!!"

    • Leandro Postado em 05/Sep/2013 às 01:24

      Bosco, não adianta tentar explicar. Eles não conseguem entender...

    • Alice Postado em 18/Oct/2013 às 13:11

      Deve ser por isso que eu pago $250 por um seguro, e morro de medo de ter algo que não terei cobertura. Tenho amigos que não podem ter aluguel, crédito, empregos full time porque tem dividas astronômicas em virtude de acidentes... Em San Diego essa é a realidade!

    • Ângelo Cossa Postado em 06/Nov/2013 às 16:53

      Basta ver que o maior medo da oposição ao Obama é que ele crie o "Obama Care" e consiga o voto de todo mundo que não tem acesso a saúde, se fosse realmente bom o sistema de saúde eles não teriam boicotado a aprovação do orçamente com a condição que o obama não implemente o plano por simples medo do que isso significaria politicamente e financeiramente pra eles

    • Acyr ramos Postado em 06/Jan/2014 às 19:15

      O Michel Moore já fez um documentário sobre a saúde, vc vive noutro pais.

    • Daniel Lima Postado em 31/Jan/2014 às 21:08

      Corroboro com suas afirmações, a saúde funciona sim e muito bem em Boston-MA. Minha prima teve apenas uma gripe forte, era ilegal lá, junto com toda a sua família. Então acompanhei ela e minha tia até o hospital, ela tinha 8 ou 9 anos, lá tinha uma placa enorme em várias línguas que dizia exatamente isso, que não pode haver discriminação de nenhuma forma no atendimento. Bom, após chegar lá, ela não ficou nem um minuto esperando, nem UMzinho, já entrou direto e uma hora depois saiu com todos os exames E RESULTADOS, inclusive a negativa de meningite, que era uma das nossas grandes preocupações. Fomos embora com ela já devidamente medicada e com todos os exames feitos. Como se não bastasse o atendimento maravilhoso, no outro dia o hospital ligou para a minha tia para saber se ela estava bem e fizeram algumas perguntas, ela já estava se recuperando. E ainda uma semana depois ligaram novamente para saber notícias dela e minha tia informou que ela já estava totalmente recuperada. Quem fala mal dos EUA é porque lá nunca esteve, minha impressão de lá nos meses que passei foi de que estamos 100 anos atrasados em matéria de TUDO, não tem comparação mesmo..

  6. marli Postado em 13/Dec/2012 às 13:06

    Nós, brasileiros, deveríamos deixar de tê-los como parâmetro.... São músicas, filmes... Toda a cultura americana entranhada no nosso cotidiano...

    • Liney Dias Postado em 27/Feb/2014 às 10:41

      Colocam tudo de garganta a baixo, o lixo americano a toda hora nas tvs, nos filmes de extrema violência ou abobalhados , exatamente como eles são... E o povão vai engolindo e deixando que se acumule na cabeça, nos pensamentos, nos atos... Triste realidade!

      • Blue Eyes, Na Resistência Postado em 27/Apr/2014 às 01:30

        Vamos assistir filmes cubanos, chineses, russos... rsrsrsrsrss... eles tem muito o que ensinar a nós... principalmente no que tange a não segui-los em sua história...

    • Pátria-Sulista Postado em 06/May/2014 às 21:03

      Claro, e nós sulistas que sofremos com a cultura brazileira (eixo nordeste-Rio)? Nossas TVs locais nunca passam o que realmente é de nossa cultura, somente o que acontece lá em cima, como se nós fossemos "nordestinos" ou "cariocas", temos nossa própria cultura e não podemos mante-la vivendo nesse Brazil. Viva o SUL LIVRE de todos vocês brazileiros.

  7. Jonathan Postado em 13/Dec/2012 às 14:40

    Em breve será a China, "comunista"(ditatorial), que o mundo terá como "exemplo". Não sei qual é o pior!

    • Claudio Postado em 15/Nov/2013 às 19:43

      Parece que a maioria aqui prefere padrão China.

      • Oliveira Postado em 05/Dec/2013 às 01:20

        Mil vezes China

      • poliana Postado em 22/Mar/2014 às 12:44

        ignorância!

  8. Paulo Postado em 13/Dec/2012 às 15:16

    Estaria bem vocês darem um bom passeio pelos Países escandinavos e nórdicos da Europa. Entender que USA é apenas o filho bastardo dos Europeos e nao deveria servir de parâmetro para os Países Latinos, simplesmente por nao tratar-se de um País, e sim de uma empresa, que sofre de codicia desmedida. Existem outros modelos...É só viajar e ler mais (outros meios).

    • Gustavo S Postado em 13/Dec/2012 às 16:15

      Paulo, você está certo. Mas precisa dizer isso a classe-média reacionária brasileira e os seus respectivos representantes na mídia. Para eles, não há nada superior aos EUA. Como isso é ultrapassado! Veja a grande mídia brasileira, é toda baseada no modelo de comunicação dos EUA. Não surpreende que formem uma camada de bitolados. E se dependesse de FHC e congêneres, seguiríamos adorando o modelo estadunidense, fechados com a ALCA e afins.

      • Rodrigo Postado em 08/Jan/2014 às 15:58

        "Classe média reacionária"... Engraçado é que Hitler afirmava que marcharia contra os reacionários soviéticos... E a marcha de ódio hoje se repete...

    • Elias Postado em 15/Dec/2013 às 07:06

      Os paises escandinavos e nordicos europeus (escreve-se com 'u',e nao com 'o') nao tem nem a decima parte da populacao dos EUA,eh muito mais facil manter em ordem uma casa com 5 pessoas do q uma casa com 50.Com todos os pesares os EUA ainda sao o melhor paises do mundo,quem por os pros e os contras na balanca vai concluir isso.Me apontem qual o pais do mundo com mais de 300 milhoes de habitantes q tem um sistema de saude publico 100% eficaz.Nenhum.Outra coisa,99% dos mendigos e moradores de rua sao os proprios americanos legais q sao preguicosos,vc nao ve um latino ilegal pedindo esmola na rua pq eles vao pra o trabalho bracal e se sustentam bem ou mal sem pedir esmola.A maior parte desse texto eh papo furado de invejoso q sabe q o Brasil eh uma grande merda e fica ai chorando e conversando fiado.

  9. Marcelo Postado em 13/Dec/2012 às 16:54

    Os Estados Unidos foram os maiores interessados e os maiores responsáveis pela ditadura militar no Brasil. Não só aqui, mas também em outros países da América do sul. O país da liberdade aniquila a liberdade de qualquer outro país por dinheiro e poder. Nós ainda aplaudimos e idolatramos.

  10. João Postado em 13/Dec/2012 às 18:23

    Dos 10, uns 8 são irrelevantes. Se isso é o melhor que vocês conseguem falar contra a América, só mostra o quanto esse país é bom.

    • Mariana Postado em 04/Nov/2013 às 19:54

      Quais são os 8 irrelevantes, poderia dizer? Que absurdo...

    • Ana Carla Postado em 06/Nov/2013 às 08:09

      Ele é bom para uma minoria...esse é o problema !

    • Gustavo Postado em 13/Dec/2013 às 22:33

      Meu deus do céu, cara, teus valores devem ser completamente desumanos! Seria como alguém dizer sobre a União Soviética: "Ditadura que assassinou 500 mil pessoas? Irrelevante!"

    • RODRIGO XAVIER Postado em 15/Dec/2013 às 01:42

      Amigo vc também é da América. Vc não estudou geografia?

    • Creide Postado em 17/Dec/2013 às 11:28

      Espero que você more lá e não aqui.

    • FilipE Postado em 19/Dec/2013 às 10:55

      Comentário sem nexo e irrelevante!

    • Fabio Postado em 20/Dec/2013 às 02:31

      Cara, mas não é esse o ponto - apenas UM ponto já é suficiente: o país produz comida para todo norte-americano ser gordo se quiser, produz carros, computadores, tudo! E tem gente vivendo na miséria? Como que é isso? O país não tem falta de alimento - tem gente jogando fora comida enquanto outros passam fome. E não tem falta de nada - tem é gente acumulando enquanto outros ficam sem. É absurdo. O SUS, por mais falho que possa ser, ainda é um trunfo, mínimo, de civilização: em pleno século XXI, tem gente nos EUA morrendo de doenças banais por não poder pagar médico. Pensa bem! Isso faz sentido?

    • Cicero Ferraz Postado em 08/Jan/2014 às 22:11

      Onde fica a América Sr. João?

    • Gabriel Postado em 28/Jan/2014 às 22:44

      AUHEUAHEUAHEUHAEAUHE só sendo muito puxa-saco pra chamar os Estados Unidos de "América". América somos todos, desde o Canadá até a Argentina, meu caro amante dos EUA. Pare com seu imperialismo cultural.

  11. Alexandre Postado em 13/Dec/2012 às 18:25

    Concordo com a Thalita e o Paulo, na saúde a evidência mais recente foi a luta pelo Medcare, vira e mexe eu vejo reportagens de acampamentos de sem tetos se formando em varios lugares dos EUA, o próprio Sandy como aconteceu com o Katrina expôs uma realidade escondida por Hollywood, a pobreza nos EUA é pior entre os ricos, sem contar que para um país rico (o mais rico) certos números são absurdos, portanto comparar com o Brasil é injusto, alias comparar países não funciona já que cada um tem suas peculiaridades em contexto cultural e histórico. O Paulo esta certo em dizer, se o Brasil tiver que buscar inspiração, que seja com países que realmente estão em uma posição privilegiada, e os Escandinavos estão no topo exemplo de países que não abandonaram o capitalismo, mas conseguiram implantar um estado de bem estar social invejável, alguns países na Asia como Coreia do Sul e Singapura são exemplos de países que progrediram investindo em educação por exemplo, a elite Latina tem de parar de olhar só para a ilusão americana e buscar exitos nos 4 cantos do planeta porque eles existem, em matéria de democrâcia os EUA são uma vergonha, as minorias que o diga ( exceto se vc for cristão, branco, hetero e americano nascido).

  12. Juliana Postado em 13/Dec/2012 às 20:51

    Palmas ao Paulo. Quem reverencia os EUA não lê o suficiente. Os países escandinavos são o paraíso na Terra, principalmente para as minorias em poder, como as mulheres. Na industrialização da Suécia, o país resolveu capacitar e desenvolver as mulheres, para não ter de preencher as vagas de emprego com estrangeiros. A Suécia era um país pobre não faz muito tempo, mas entendeu que só poderia ser rico se desenvolvesse TODA a sua população. Já o Brasil, em momento de pré-sal e promessas de desenvolvimento futuro, abre as portas para europeus falidos. Os mesmos espanhóis que nos impedem de entrar em seu país. "Mas o Brasil vai ficar rico, vamos faturar um milhão, quando vendermos todas as almas dos nossos índios num leilão". Se reconhecem nessa letra? Eu sim.

  13. Pedro Almeida Postado em 14/Dec/2012 às 11:11

    Quanta bobagem,enquanto houver ser humano e poder,sempre haverá desigualdade em grande escala,aqui ou em qualquer lugar do mundo ,o problema esta na essência humana!

    • Ana Carla Postado em 06/Nov/2013 às 08:11

      Pedro esse discurso foi e é a base do Liberalismo... somos essencialmente egoísta e mesquinhos, por isso, o capitalismo é a melhor solução. Que bobagem!

  14. Fernando Postado em 14/Dec/2012 às 14:01

    assuntinho comunista... bonito mesmo é a China comunista com 750 milhões de famintos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Gustavo Postado em 13/Dec/2013 às 22:38

      E quem disse isso, meu chapa? O artigo não é sobre isso. No entanto, pode, sim, funcionar como resposta em alguma discussão tal qual você propõe. Muita gente usa os exemplos reais de socialismo para desclassificar o socialismo/comunismo, e mostrar "como o capitalismo é bem melhor"; esse artigo pode funcionar como resposta, então, mostrando que se deve ter uma análise mais profunda, sem condenar a teoria pelos fatos históricos.

    • Cicero Ferraz Postado em 08/Jan/2014 às 22:13

      O Sr. está vivendo em qual século Sr. Fernando!

      • Paulo F Postado em 15/May/2014 às 11:44

        Perguntar com ponto de exclamação é novidade para mim..rs

    • Daniel Postado em 31/Jan/2014 às 21:15

      Concordo, melhor ainda é Cuba e o desastre que é. Quem ainda defende este tipo de governo, na minha opinião, ou é muito inocente, ou é muito burro, ou é muito mal-intencionado. Ou ainda os três.

  15. João Postado em 14/Dec/2012 às 20:17

    "a elite Latina tem de parar de olhar só para a ilusão americana e buscar exitos nos 4 cantos do planeta" Concordo. O capitalismo americano anda muito estatista, devemos nos inspirar mais em Hong Kong! Long live laissez-faire capitalism!

    • Gabriel Postado em 28/Jan/2014 às 22:46

      HAHAHAHAHA mas que burrice! O capitalismo tem chances menores de entrar em crise justamente nos países em que há maior intervenção estatal! Querendo implantar neoliberalismo, mesmo quando já se sabe que é furado?? Que desonestidade intelectual!

  16. Wesley Postado em 15/Dec/2012 às 00:08

    Nanda, não me referi que o autor da notícia comparou o Brasil com os EUA, essa comparação foi de minha autoria. Esse seu discurso de oprimido que é desprovido de conhecimento, pois os EUA também já foi uma colônia, e oprimido pela Inglaterra. A diferença é que os EUA conseguiram independência na guerra, apostando suas vidas contra a Inglaterra. Já o Brasil teve que pagar sua independência para aquele lixo de país que se chama Portugal. O que você esqueceu de mencionar além do seu discurso marxista de oprimido e opressor é que há uma diferença grotesta entre a cultura americana e a brasileira. Os imigrantes foram para os EUA por nívea e espontânea vontade, enquanto a população brasileira é composta por pessoas que foram tragas na força na período colonial. Por isso que o brasileiro é um povo covarde, corrupto e ignorante, enquanto os americanos são inevitavelmente superiores nesses aspectos. Não existe país perfeito, mas em termos de oportunidades, de liberdade e democracia os americanos estão inevitavelmente na nossa frente, pelo menos 50 anos. Os EUA são o que são hoje não foi porque oprimiram outros países, mas pelo próprio funcionamento da cultura anglo-saxônica, na qual não é tão corrupta e podre como a brasileira e isso permite que a sociedade evolua sem tantas desigualdades e que o capitalismo forneça oportunidade para as pessoas produzirem com seu trabalho e que o mesmo possua o seu devido valor.

    • Leonardo Postado em 07/Sep/2013 às 00:06

      Houve um historiador muito querido entre nós que qualificaria esse teu raciocínio limitado de "mito das origens", que nada mais é que acreditar que o início explica tudo: explica toda a trajetória histórica de um povo, de uma nação. O indivíduo se vale de uma explicação rasa, obviamente, feita posteriormente - na verdade, mais um julgamento desse tipo "ah, vieram sem querer vir", "ah, só vieram criminosos e prostitutas" - para simplificar uma conjuntura atual que não compreende e pôr a culpa em outrem - ainda que, sem perceber, faça parte desses a quem acusa -, aceitando como fatalidade e se resignando a viver a vida como esta se apresenta. Geralmente, esse indivíduo, em verdade, está numa situação muito melhor que muitas pessoas, um tanto confortável, e pode se dar ao prazer de desfilar barbaridades com a ajuda do anonimato da internet e sem as leituras adequadas e a curiosidade necessária para se aventurar a "compreender", no sentido de sério de uma ciência humana. É claro que o historiador a quem remeti não disse isso tudo, mas é sim de Marc Bloch o alerta para o "mito das origens" e as tentações míopes ao se pensar a história da humanidade (Bloch morreu em 1944, fuzilado pelos nazistas, deixando um livro célebre, fundamental, sem término).

    • Netto, W Postado em 04/Nov/2013 às 13:26

      Cuidado com a ilusão da democracia camarada. É um país que lhe da condições melhores? sim! mas humanitariamente falando ele é pilar que banca o maldito sistema capitalista que mata pessoas no mundo inteiro. Mas a questão de sistema econômico e caráter humano é uma outra conversa. Portanto

    • meldels Postado em 29/Dec/2013 às 17:27

      Não sei o que é mais sofrível, se é seu conhecimento de história ou seu português.

    • PPoeira Postado em 30/May/2014 às 18:05

      Aquele país lixo que se chama Portugal, tem muito brasileiro que não quer voltar ao Brasil. Também não sei porquê que Portugal é o 3º país com mais lixo brasileiro nas prisões.

  17. Angelina Postado em 15/Dec/2012 às 12:17

    Os EUA não são um bom exemplo para os países em desenvolvimento como o Brasil. Um país extremamente fundamentalista, e não é só o fundamentalismo religioso o único problema, lá existe um capitalismo fundamentalista que oprime a população em favor das grandes coorporações. Um país onde a cultura se resume ao "entertainment", fabricando millhões de alienados. Concordo com o Paulo, com o Alexandre e com a Juliana. Existem exemplos muito melhores a serem seguidos, como os países nórdicos e escandinavos, além de alguns países asiáticos, onde o desenvolvimento econômico veio concomitante ao bem estar social.

    • John Postado em 05/May/2014 às 19:29

      Cara, vão ler a história dos países asiáticos ... A Coreia do Sul chegou onde chegou porque um governo altamente antidemocratico instaurou diversas medidas autoritárias. Ao longo do tempo, os países asiáticos desenvolvidos recentes sofreram muito com a falta de democrácia e liberdades. Vide a China hoje em dia.... O grande mérito dos Estados Unidos foram partir de um estado de desenvolvimento semelhante ao nosso (Colônia), para um estado de desenvolvimento que está hoje garantindo ao seu povo liberdade. A cultura protestante foi fundamental nesse aspecto. A história deles têm seus méritos. Agora basear o desenvolvimento Brasileiro em um país escandinavo é uma piada né ? Como você pode comparar um país continental como o Brasil com um país de população menor que muitos estados do Brasil. A Noruega por exemplo está localizada em cima de umas maiores reservas de petróleo do mundo, é isso que sustenta o estado de bem-estar social deles ... Uma população com baixissima taxa de crescimento, dentre outras características.

  18. R Silva Postado em 15/Dec/2012 às 17:58

    O fato 10 eh uma comparacao sem sentido. Primeiro que Diabo pederia ser trocado por Deus, por acretitar em um implica acreditar no outro. Segundo que nao existe: " acreditar em Darwin", nao se acredita em ciencia, se textifica os fatos e se aceita uma teoria para explicar algo, ate surjir outra melhor. Alias eh obvil que num pais com maioria crista, vao haver mais criacionistas que evolucionistas.

    • Daniel Postado em 31/Jan/2014 às 21:17

      Negativo Mr. nos EUA uma grande parcela da população realmente não acredita na evolução, e sim teoria criacionista, isto é fato, por mais que pareça absurdo pra nós.

  19. Adam Postado em 20/Dec/2012 às 10:54

    Acho que algumas informações deveriam constar a fonte, como por exemplo a esterelização forçada dos índios, coisa que nunca ouvi falar. Esterelização forçada é um método típico genocida. Não sei não mas não creio que isso seja verdade.

  20. Beto Postado em 25/Dec/2012 às 23:32

    Cristo redentor, como tem lambe saco dos EUA por aqui. Agora que o dolar tá baratinho, o visto está sendo abolido, os caras estão precisando de turistas...... Boa viagem.

    • Maril Postado em 03/Jan/2014 às 22:49

      Gente acorda ! Vamos ser críticos percebam a quantidade de reportagens falando bem de Cuba ( educação , saúde , igualdade social etc etc) . Demonização dos EUA , lá há coisas que doem para nossa cultura como meritocracia ( o que faz o assistencialismo barato perder a vez) eles são extremamente pragmáticos se você tem câncer te dizem na lata , se você é encostado perde o emprego , se deve a hipoteca e não paga é rua! Não tem jeitinho... Tem quem goste e tem quem deteste!!!! Agora ficar procurando coisa ruim nos outros só dispersa nossa energia em melhorar o nosso quadrado! Fica aqui a sugestão como título para a próxima reportagem: As 10 coisas que todo brasileiro deve fazer para melhorar o seu país! Abraço bom carnaval, ótima Copa e boa sorte nas eleições!

  21. Paulo H Postado em 08/Jan/2013 às 17:12

    A Juliana se enganou quanto a probreza recente da Súecia, não pelo menos antes do seculo XVll e a guerra dos 30 anos, 400 anos como um dos paises mais ricos do mundo, mesmo nas épocas Napoleonicas ou no século XiX que estava dividindo governo com a Noruega, sempre inventaram tecnologia e processos, (minério de ferro, ferramentas, processos industriais e hoje em dia carretas, eletronicos de ponta etc..) Mas o investimento deles realmente foi forte em educação e qualificação, inclusive para mulheres e ultimamenete para estrangeiros também. O pais é caro, mas qualquer profissão paga muito, por isso poucos tem empregados em casa, a diferença entre o salario de um eletrecista, jardineiro, empregado domestico comparado a medicos, engenheiros, administradores e operarios é muito pequena, diferença social muito baixa. Para mim, ao meu ver, em termos politicos-economicos a Suécia é um modelo a ser seguido, e nunca os USA ou Coreias, França, Italia, e quem sabe Alemanha. E melhor de tudo lá estão as Suecas.

  22. Carlos Postado em 10/Jan/2013 às 17:49

    "...isso permite que a sociedade evolua sem tantas desigualdades e que o capitalismo forneça oportunidade para as pessoas produzirem com seu trabalho e que o mesmo possua o seu devido valor." Nossa Wesley você decorou o memorando da embaixada dos EUA de 60 anos atrás para orientar a linha editorial da rede Globo direitinho... Mas não é o que a realidade dos americanos hoje mostra. Vai lá pra tu ver a ***** virando boné em nome da liberdade e da democracia.

  23. Fernando Postado em 10/Jan/2013 às 18:54

    Wesley, se tirarmos como base o seu péssimo português, devemos concordar: o Brasil é um país de igmnorantes mesmo. Pelo amor, meu querido. Você, além de ignorante, é muito ingênuo. Tá assistindo muito filme gringo, só pode. Acorda, meu chapa.

    • Paulo F Postado em 15/May/2014 às 11:49

      Crítica o português,mas comete erros e faz uso da linguagem popular. ISSAE!!

  24. Gabriel Postado em 14/Jan/2013 às 18:08

    Estadunidenses, os imbecis que adoram guerra... e quem apoia esse país é mais alienado ainda... eh mais feio e vergonhoso que o Alexadre Pires chorando pro Bush... tem dó... Bin Laden, vou estar vivo por vc pra ver o castelinho de areia do tio SANgue desmoronar...

    • Paulo F Postado em 15/May/2014 às 11:50

      Quanto ódio no coração

  25. Wesley Postado em 27/Jan/2013 às 16:44

    Péssimo português? Você só pode estar de brincadeira, não é Fernando? Para quem escreve "Tá" ao invés de está e "igmnorante" ao invés de ignorante você demostra ter muito respeito pela norma culta da língua portuguesa.

    • Miguel Postado em 28/Feb/2014 às 23:32

      Assiste ao documentário "Sicko" pra ver as maravilhas do sistema de saúde dos EUA.

    • Fernando - o outro Postado em 18/Apr/2014 às 10:34

      Vc é burro mesmo, cara. E o pior dos burros. o burro com pretensões de literato. idiotas como c só pagam mico e acham que estão abafando. Além de analfabeto político é analfabeto funcional.

  26. Bruno Postado em 16/Feb/2013 às 18:49

    Wesley, concordo com a Nanda e com o Fernando. Você tá por fora. Escrever de maneira coloquial em um debate informal como esse não ofende a norma culta da língua. E, para o seu esclarecimento, o "igmnorante" foi uma chacota a sua pessoa. A sua ingenuidade é digna de pena e quase de compaixão. Uma coisa bonita, eu diria, ver dessa inocência pueril brotar de palavras tão revoltadas contra um povo que você ajuda a produzir, a manter e a representar. Você deve ser um típico cidadão reacionário que realmente crê no mérito capitalista. Taxar a Nanda de Marxista é clichê e só quem não sabe do que acontece no planeta e quem nunca leu nada sobre as teorias do filósofo alemão vai engolir a sua ladainha. Não vou perder o meu tempo tentando fazer você mudar de opinião. Para conseguir ver além das entrelinhas é preciso muita leitura e estudo. É por isso que, infelizmente, temos um país nessas condições. A educação está em frangalhos, graças a uma política fraca e interesseira protegida por cegos e alienados como você. Um abraço!

    • Leonardo Postado em 06/Sep/2013 às 23:41

      Muito bom! Infelizmente, é preciso muita leitura e estudo mesmo para higienizar as mentes formadas pela mídia burguesa.

    • Paulo F Postado em 15/May/2014 às 11:53

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ''Escrever de maneira coloquial em um debate informal como esse não ofende a norma culta da língua.'' Comentário do dia esse,como que escrever de maneira coloquial não ofende a norma culta? Você tem algum atraso mental?

  27. wellington Postado em 16/Feb/2013 às 18:52

    O que tem de tão chocante no 10º fato?

  28. Areovaldo Postado em 16/Feb/2013 às 19:30

    Wesley, vou te indicar um documentário produzido por um norte americano e que mostra o que é o capitalismo puro Americano. O documentário chama-se "Capitalismo, uma historia de amor" do diretor Michael Moore. Quem sabe depois de ler, você pelo menos melhora seus argumentos, tanto na defesa das idéias de agora como na possível mudança de opinião depois de um olhar critico.

  29. Gilmar Santos Postado em 16/Feb/2013 às 19:45

    Considerando-se o fato chocante n° 10, estou surpreso por também não barrarem, junto com a de comunistas, agentes secretos e criminosos de guerra nazi, a entrada de ateus declarados.

    • Fernando Postado em 18/Apr/2014 às 10:36

      Essa norma dos nazis vigora hoje porque depois do fim da segunda guerra eles levaram muitos, mas muitos colaboradores do nazismo para trabalhar naquele país.

  30. Sérgio Postado em 16/Feb/2013 às 21:32

    Os EUA não estão com nada... Bom mesmo é Cuba, Coreia do Norte, Venezuela, Irã, Bolívia, a ex-URSS...

    • Daniel Postado em 31/Jan/2014 às 21:21

      Concordo Sérgio, não sei pq não se mudam pra lá logo e param com essa falácia podre de faculdade pública subdesenvolvida.

  31. Guilherme Rodrigues Postado em 17/Feb/2013 às 07:20

    Melhor que o Brasil pelo menos ;D

  32. Isaias Lemos Postado em 17/Feb/2013 às 09:29

    Cuba é tão bom, que quando os atletas de lá, vem pra cá pro nosso Brasil, ficam doidinhos pra fugirem do regime comunista ¬¬

  33. Mateus Postado em 17/Feb/2013 às 11:19

    Não tive nem sequer coragem de ler todos os comentários. Como tem gente que anda bitolado no que a Globo divulga! Concordo que EUA não é modelo a ser seguido, mesmo pq esses 10 itens relacionados são apenas alguns. Um povo que tenta destruir suas raízes, mesmo de que forma preconceituosa e racista, é mesmo modelo a se seguir ? Saúde pública nos EUA ? Defina a palavra "pública". Cada pessoa, agora não pode escolher sua posição política ? Quantas e quantas informações o Wikileaks mostrou que os EUA escondem de todos ? Eu já estive nos EUA em 99, passando 1 mês por lá e não gostei. Estive em Portugal em 2012 (em época de crise lá) e adorei. Não é por que Portugal ou Espanha tenha se aproveitado do Brasil séculos atrás que continuará assim eternamente nem mesmo deixe de merecer respeito por ter histórias compartilhadas. Vou até deixar algumas perguntas para quem vide nos EUA: 1- Existe algum "IBAMA" ou "FUNAI" nos EUA ? 2- Para quem é preso e depois retorna às ruas, funciona o retorno ?

  34. Ton Postado em 17/Feb/2013 às 13:32

    Seus Bandos de trouxas que acreditam que armas são "defesa pessoal" quero ver quando chegar a época de escassez de alimentos e de água no mundo, daí os EUA enfiarem as armas deles no... para roubar tudo que tem. Se acham isso mirabolante demais é porque são ignorantes e não sabem de nada de geopolítica seus tolos. Estudem mais para não terem a inteligencia estuprada.

  35. Otto Postado em 17/Feb/2013 às 13:49

    Alguns pontos são escolhas pessoais mas os pontos onde afetam a muitos, estes realmente, não são exemplos para o mundo...

  36. Eduardo Postado em 17/Feb/2013 às 14:22

    é por culpa de pessoas como esse wesley que o mundo ta essa merda. MORRE DIABO!

  37. mr8cba Postado em 17/Feb/2013 às 16:21

    Caro Isaias Lemos, Dê a mão pro Wesley e sumam daqui. Não vale nem a pena perder tempo com vcs. P.S.: O Wesley vai dizer que meu Portugues é ruim. É mesmo!!

  38. ComunistaAleatório Postado em 17/Feb/2013 às 17:22

    A culpa de Cuba ser ruim é dos EUA. Os EUA tem 30% das armas, mas ninguém pensa que elas podem ser usadas... Contra nós. Venezuela é o último refúgio do Comunismo, admiro muito Chavez. Não foi comprado, nem morto, e além do mais não criou motivos para ser invadido como o Iraque, ele foi o primeiro de vários a sobreviver contra O Exército. EUA, VTNC!!! EUA, VTNC!!! Musiquinha composta para o momento! Estados Unidos da América! Soldados e Corruptos! Cambada de Imbecis! Até a Raiz! EUA! EUA! Arrogância é Lei! ... continuem a musiquinha commu XD

  39. telma ferreira Postado em 17/Feb/2013 às 19:18

    cada povo tem o pais que merece,povo corrupto, politicos corruptos.

  40. Pedro Postado em 18/Feb/2013 às 03:06

    Isaias, ainda assim com uma população pequena são sempre um dos países mais vitoriosos nas olimpíadas. Tem remédios e atendimento médico de primeira, de graça ou a preço de banana. Claro que o país tem muitos problemas, mas temos que saber distinguir os pontos bons e ruins ao invés de apenas falar que os EUA ou Cuba são uma merda.

  41. Alan Postado em 18/Feb/2013 às 11:06

    E ninguem fala do Japão..protegido dos E.U.A e das outras nações ao qual ele tem um acordo "muito intimo"...pelo que vejo estas outras nações não estão do jeito que os E.U.A esta..mas tem o mesmo "sonho americao"...a critica sim é valida, mas sem exageros.

  42. Jefferson Postado em 18/Feb/2013 às 13:30

    Normal meter a língua porque não pode ser um americano, vai dando raiva mesmo de ver as pessoas tomando pra si o estilo e o sonho americanos com o esses fatos aí sobre o país. Mas se eu fosse um americano estaria feliz demais com meu país como é. Sou brasileiro, Brasil tá ficando bom devagar do seu jeito, com muita sujeira na bagagem, muita mesmo, mas estou com os brasileiros e não abro. No entanto acho tolice levantar pontos negativos do outro. É como dizem "gaste seu tempo promovendo sua ideia ao invés de criticar a alheia". Nos tempos de globalização é preciso um jeito mais manso de apontar o erro do outro, com discursos mostrando a humanidade e não mais um grupo isolado e bitolado de ideias e costumes.

  43. Fábio Postado em 18/Feb/2013 às 15:23

    Quando você fala Eua da a impressão que são os americanos. Quem manda no mundo é Wall Street. Esse grupo fechado não representa os americanos e sim um grupo de 0,2% da população mundial. Viver nos Eua socialmente é melhor do que no Brasil. Todos os países tem problemas.

  44. Eduardo Postado em 18/Feb/2013 às 17:39

    Triste ver que são poucas as pessoas que conseguem expressar suas opiniões sem ofender as outras.

  45. Cicero Ferraz Postado em 18/Feb/2013 às 21:20

    Aposto que os críticos da China tem pelo menos um produto chinês em casa. Se não tem, terá.

  46. Marco Postado em 19/Feb/2013 às 10:20

    Aos PeTistas de plantão. Vocês não perdem uma única oportunidade de fazer campanha. Antes que alguém se manifeste, sou apartidário, portanto não estou aqui defendendo ninguém. Só acho que vocês têm que parar com hipocrisias, pois assim como todos os demais partidos, vocês têm telhado de "seda" e não de vidro. Assim como os Estados Unidos, vocês deveriam cuidar e solucionar seus "enormes" problemas internos de ética, antes de ficarem se vangloriando.

  47. Wesley Postado em 26/Feb/2013 às 13:08

    Bruno, você parece ser provavelmente um porta voz daquela esquerda estúpida e jurássica que ainda não conseguiu superar a queda do muro de Berlim. Provavelmente você deve também acreditar que toda a desgraça do mundo é culpa dos EUA e do neoliberalismo. Obviamente os EUA não é uma maravilha e nem uma perfeição de país. O que digo é que países de cultura anglo-saxã têm uma cultura mais evoluídas. Países de cultura anglo-saxãs inclui países como Austrália, Nova Zelândia e etc. e não apenas os EUA. Nesses países se observa que eles já superaram problemas que outras sociedades ainda estão enfrentando. No Brasil temos problemas com transporte público, moradia e etc. que nesses países já foram superados. Obviamente eles têm problemas, mas são menos que os nossos. Vejo que isso decorre da forma em que a sociedade se organiza para solucionar os problemas. No Brasil prevalece uma covardia moral e intelectual colossal, pois aqui parece que ninguém quer resolver nada e nem liga pra nada, nem a população e nem o governo. Se limitar o discurso a países é besteira, porque países aparecem e desaparecem no decorrer da história, e o que importa é como a sociedade se organiza e resolve seus problemas.

  48. Wesley Postado em 26/Feb/2013 às 13:20

    É ridículo ver esse discurso contra o capitalismo. O capitalismo não é uma ideologia política e sim a economia. Falar em capitalismo e falar em economia é a mesma coisa, pois capitalismo é a economia e a economia é o capitalismo. Para quem acredita que nos países ditos socialistas não têm capitalismo não pesquisou a respeito. Na antiga URSS metade da economia era capitalismo clandestino, pois não é possível abolir o capitalismo e se aboli-lo o país quebra. Em Cuba tem capitalismo, só que lá o capitalismo é o mercado negro e quem tem dinheiro tem mais coisas que o restante da população, pois compra no mercado negro e têm mais recursos. Portanto a sociedade justa no qual os marxistas sonham é uma utopia e jamais será a realidade. Por que que o mundo é injusto e têm tanta miséria? A resposta para essa pergunta é de que o ser humano é egoísta, perverso e traidor. As melhores sociedades são aquelas em que tem mais amor ao próximo, pois através do amor ao próximo as pessoas ajudam umas as outras, e as que têm muitos recursos ajudam aquelas que têm menos ou nenhum. A injustiça e miséria só acabará no dia em que todos os homens forem bons ou quando o homem for extinto da face da terra.

  49. joao Postado em 04/Apr/2013 às 16:36

    A santa ignorância percorre livremente a maior parte destes infelizes comentaristas de novelas.

  50. H. Back™ Postado em 06/Apr/2013 às 12:32

    Wesley, ao responder com essa citação: “A resposta para essa pergunta é de que o ser humano é egoísta, perverso e traidor.” Você implicitamente citou Charles Darwin que disse: “Só sobrevivem os mais aptos.” Portanto você deve ser um darwinista, mais precisamente um adepto do darwinismo social. Corrente teórica da segunda metade do séc. XIX e primeira metade do séc. XX, ou a doutrina por ela formulada, que aplica alguns princípios básicos da idéia darwinista de evolução (como as de seleção natural, luta pela existência, e sobrevivência do mais apto) ao estudo e interpretação da vida humana em sociedade.

  51. Aguinaldo Postado em 09/Apr/2013 às 10:35

    Certo estava Erasmo de Roterdan na sua Obra "Elogio a Loucura" " não podeis imaginar os horrores e as revoluções com que enche a Terra esse animalzinho tão pequeno e de tão curta duração chamado homem" ( 1550) : Então, lá como cá, existem as mesmas mazelas. Que países poderosos tentam neutralizar os demais é sabido e consabido. Mas, em todos lugares existem bem intencionados: Principalmente o inferno...O EUA pagam caro pelas maldades com que enchem a terra e o 11 de setembro é prova dessa assertiva. "LEI NATURAL E DINA DO RETORNO"...

  52. Maria Postado em 14/Apr/2013 às 02:25

    Li todos os comentários e achei interessante o posicionamento dos participantes. Penso que a discussão sobre qualquer tema é válida, melhor do que indiferença ou total ignorância. Com relação aos problemas sociais e econômicos, a meu ver são todos decorrentes apenas de uma coisa: capitalismo selvagem, que assola hoje todo o planeta. Quem são os verdadeiros controladores do poder? Os banqueiros. Quem são eles? São muitos? Eles estão interessados em problemas sociais? De verdade? É só pensar um pouco...

    • ermesilda ferreira Postado em 05/Nov/2013 às 20:59

      António Aleixo, um poeta português, analfabeto, que eu muito admiro, escreveu numa quadra : "o mundo só pode ser melhor do que até aqui, quando conseguires fazer mais pelos outros , que por ti!" Esse é o cerne da questão; enquanto proliferar o egoísmo e a ganância dos homens, as condições de vida dos mais desfavorecidos vão continuar a piorar, pois quanto mais os ricos "engordam", mais os pobres definham. Nem as ditaduras , nem as democracias conseguiram travar o avanço do capitalismo. Com a globalização da economia, este problema intensificou-se.

  53. Jorge Postado em 15/Apr/2013 às 22:03

    Exemplo a ser seguido é o Japão gente. Educação em primeiro lugar, depois da educação tudo vem como consequência.

  54. JC Postado em 17/Apr/2013 às 02:52

    - Não tem cabimento comparar a Escandinávia com o Brasil, é uma argumentação infantil e simplória. A Suécia tem menos de 10 milhões de habitantes. Só a região metropolitana do Rio de Janeiro tem isso. - A Europa sofreu desigualdades, guerras e barbaridades e evoluiu a partir disso. Lembrando que o Brasil ''nasceu'' a partir da fuga de João VI da dominação sanguinária e opressora de Napoleão. - Chavez brincava de peitar os EUA, mas vendia todo o petróleo pra eles. - Sinceramente, por que NUNCA comparam os EUA com a Rússia? O que os soviéticos fizeram no noroeste da Europa é pura barbárie. A URSS simplesmente fechou um país com um muro ematou quem tentasse fugir. Financiou Cuba para fazer da ilha um parque temático tropical de um comunismo idealizado. Quando o dinheiro acabou, já era. E sem falar na crise dos mísseis de Cuba, onde Kruschev tentou plantar misseis lá, em resposta as bases americanas na alemanha, bases essas que apontavam mísseis para as armas russas! E a URSS financiou SIM guerras e revoluções. E ainda existe quem acredite que a URSS queria o ''bem para a humanidade''. Caros, leiam! Aprendam história e queiram saber quem foi STALIN! Esse sujeito foi pior que Hitler. Não quero seguir o modelo americano nem comunista, mas essa cantilena que o comunismo é bonzinho e americano é mau é no mínimo uma mentalidade pueril.

  55. Alexe Andreas Postado em 19/Apr/2013 às 21:19

    O Brasil não é um país em desenvolvimento isso é marketing para iludir a grande maioria analfabeta do Brasil. daqui 200 anos o Brasil não vai ser o que o EUA é hoje. isso é realidade meus amigos faço economia e posso afirmar isso. Os eua tem alguns problemas é claro mas o Brasil tem todos.

  56. Fernando F Postado em 22/Apr/2013 às 21:12

    Sou brasileiro com muito orgulho, e afirmo sem receio algum, que assim como a Rede Globo é o câncer do Brasil, os EUA é o câncer do mundo... e fedem!!!

    • Maril Postado em 03/Jan/2014 às 23:02

      Só não esqueça que você está postando teu comentário na internet ... que foi criada por quem mesmo? Manda teu comentário pelo correio para a redação publicar em papel ... em uns 3 meses ... depois que todo mundo tiver esquecido o assunto!

  57. marcelo Postado em 22/Apr/2013 às 23:46

    do ponto de vista econômico não precisa ser economista pra ver que o Brasil é inferior aos estados unidos e que vai demorar muito a alcançá-lo se a meta for econômica, visto que outras coisas eu como brasileiro não faço a mínima questão que o brasil imite( espero não usar um discurso nacionalista inflamado, daqueles que a gente despreza toda reflexão) mas gostaria que você explicasse o tal "desenvolvimento" que tipos de indicadores você usa, se leva em conta indicadores sociais?

  58. Felipe Picolo Postado em 23/Apr/2013 às 02:16

    No Brasil não tem população prisional gigante, nunca teve genocídio, ninguém morre por falta de saúde publica de qualidade, não tem crianças vivendo abaixo da linha da pobreza, não tem armas.. nunca bombardearam ninguém por que isso aqui é um pais de CUZÃO, pode ter pouca gente que acredita no diabo mas pra compensar tem milhares de evangélicos fanáticos e preconceituosos. Lamentável alguém ter qualquer orgulho de viver nesse circo, aonde não se tem retorno nenhum do imposto e a população grita GOL. Lamentável.. Eu tenho VERGONHA de ser brasileiro.

    • ricardo procopio oliveira Postado em 30/Jun/2014 às 03:30

      felipe ja que voce tem vergonha de ser brasileiro va embora para os eua

  59. Daniel Postado em 23/Apr/2013 às 11:33

    Caro Weslei Aposto que nunca viajou além mar para conhecer o cujo lixo de Portugal. Realmente o país onde nasci teve um contributo na história do Brasil, mas eu nem sei se você é neto ou trineto de português ou francês ou qualquer outro ascendente que tenha pisado esta magnífica terra antes de você, para se sair com um comentário tão retrogado e desprovido de inteligência "Já o Brasil teve que pagar sua independência para aquele lixo de país que se chama Portugal.". Que eu saiba quem morava aqui foi a favor dessa independência, e ainda bem que pagaram por ela, se assim foi, antes dinheiro gasto do que sangue derramado. Você se colocou numa posição sensivel porque só constatou com o seu comentário que os EUA é um estado sangrento e opressor enquanto, Portugal por outro lado até tem laços bem estreitos com o Brasil, porque será? pense bem antes de falar.

  60. Daniel Postado em 23/Apr/2013 às 11:39

    Weslei Digo mais, tenho pena de que os meus e seu antepassados não tenham feito melhor por este país, mas espero que a sua postura perante o que pode ser e fazer por este, seja mais correta do que a postura das suas palavras. Boa sorte aí.

  61. Camila Postado em 23/Apr/2013 às 12:03

    JC tirou as palvras da minha boca.

  62. VERA POA RS Postado em 23/Apr/2013 às 12:18

    GENTE O QUE NOS TEMOS É QUE PARAR DE SE COMPARAR COM OUTROS PAISES A NOSSA LUTA É AQUI NO BRASIL, TRABALHAR PRA CONSTRUIR UM PAIS GRANDE, AJUDAR O GOVERNO COM IDÉIAS PRA MELHORAR A SAÚDE QUE TA UM CAOS ,ESTRADAS;SANEAMENTO BASICO M AS ESCOLAS QUE EM MUITOS LUGARES NEM TEM, AQUI É NOSSA REALIDADE É AQUI QUE VIVEMOS.

  63. VERA POA RS Postado em 23/Apr/2013 às 12:37

    O ESTADOS UNIDOS COM TODAS ESTAS MASELAS E TODO MUNDO QUER CONHECER E REVERENÇIAR O TIO SAM, TEM GENTE QUE Ñ CONHEÇE NADA DAQUI MAIS CONHEÇE OS Estados Unidos em tão gente vamos deixar os americaos com os problemas deles e vamos cuidar dos nossos que são muitossss.

    • Maril Postado em 03/Jan/2014 às 23:07

      Disse tudo mas vamos fazer um minuto de silêncio e agradecer os caras por terem criado a internet e possibilitado o debate do tema e esta troca de gentilezas e elogios uns com os outros!

  64. Ferreira Postado em 23/Apr/2013 às 17:03

    "Quando você fala Eua da a impressão que são os americanos. Quem manda no mundo é Wall Street. Esse grupo fechado não representa os americanos e sim um grupo de 0,2% da população mundial." Opa, uma luz no fim do túnel nesses comentários. Assistam Zeitgeist e entendam quem é o verdadeiro inimigo.

  65. Renato Postado em 23/Apr/2013 às 17:20

    Meu morei nos EUA e é um país maravilhoso. Cheio de problemas mas é bem melhor que o Brasil. E foi melhor. Piorou nos últimos anos. E é claro que não pega 14 anos por roubar chiclete mas pega isso por vender um baseadinho. 1, 2 e 3 - não tem como negar e é lamentável. Mas o Brasil também tem muitos presos e muitos pobres. 4 - Boa parte das empresas e sindicatos tem acordos com algum tipo de licença maternidade. 5 - Tem o MediCare que atende 50 milhões de pessoas e o Obamacare. É mais fácil um Brasileiro morrer na porta de um hospital na fila do SUS do que um Americano. Vai ser atendido e vai ficar com a divida. 6 - Quantos nativos o Brasil matou? E quantos escravos? 7 - Não gostam muito de comunistas... nem de nazistas, nem de espiões... 8 - Igual ao FIES. 9 - Tem bem mais armas que o Brasil e tem 10 vezes menos homicídios. A Suíca tem 1 arma para cada 2 habitantes e tem 100 vezes menos homicidios que o Brasil. Assim como a Finlandia. E o Uruguai tem uma arma para cada 3 habitantes e 11 vezes menos assassinatos que o Brasil. O Brasil tem apenas 8 armas para cada 100 habitantes e é um dos países mais perigosos do mundo. 10 - 60% dos Brasileiros que terminam o ginásio são analfabetos funcionais e nem sabem quem é Darwin, boa parte também acredita no Diabo. Sem falar que eles tem o 4º IDH do mundo é o Brasil está em 85º!!!!

    • poliana Postado em 22/Mar/2014 às 13:12

      falou tudo renato!!! só um cego n reconhece os eua como um grande país e exemplo sim a ser seguido. é óbvio q como qq outro país, tb tem problemas, mas daí a n reconhecer os seus méritos, é um absurdo!

  66. miguel Postado em 24/Apr/2013 às 01:43

    Caro Daniel concordo em quase tudo que você fala, agora botar a culpa das mazelas do nosso pais em portugal também é um absurdo, ninguem aqui é descendente dos tupinanbas ou das outras etnias americanas somos todos ou quase todos descendentes dos homens brancos europeus, e quem declarou a indenpendecia do nosso pais foi nada menos que o filho da familia real de portugal.

  67. Johnny Postado em 24/Apr/2013 às 09:28

    Muitos brasileiros de fato morrem em decorrência da falha do SUS. Ainda assim, é melhor do que nada, e é muito melhor do que a maioria pensa: para se ter idéia, o tratamento de câncer é tão caro que nenhum plano de saúde irá cobrir. Uma pessoa que tenha um derrame e é atendida gasta, em média, de R$6.000 a R$36.000. Raio-X, que é algo bobo e facílimo de fazer (ja vi inclusive alguns jogados na rua) custam em torno de R$70,00. Alguem aqui que quebre o dedinho e vai ser atendido no pronto socorro pode demorar a ser atendido, mas nao gasta nada. Se fosse calcular os gastos, essa brincadeira daria em torno de no minimo R$200,00, isso contando só o material gasto...nos EUA você sairia pagando em dólares o equivalente a R$500,00, agora me diz se uma pessoa com salário minimo tem condições de pagar isso.Sem falar que as universidades federais, apesar de várias estarem materialmente sucateadas, ainda provêem um ensino de qualidade, sem custo algum. Claro que ha muitas falhas no país, mas digo de peito aberto que tenho orgulho de ser brasileiro.

  68. R Postado em 24/Apr/2013 às 10:12

    Até parece que os brasileiros fizeram alguma coisa diferente ou melhor durante nossa história. Vejamos 1-Proporcionalmente Cuba tem a maior população prisional do mundo, e maioria presos politicos. 2-Probre nos EUA é quem ganha menos de US$ 10.000 por ano, bem diferente que aqui né, onde 1 dólar por dia já basta para "sair" da linha da pobreza. Vc acha que aqueles 70 reais que o governo dá não foram bem calculados 3-Isso é verdade, mas França, Inglaterra, Russia e toda outra potencia ou não também fez isso. Cuba mandou cubanos lutarem em Angola. O Brasil se juntou com Argentina e Uruguaí contra o Paraguaí, o que mudou para sempre a configuração e o futuro da America do sul. 4-E daí? Isso é política de estado, só um país como o brasil incentiva a natalidade descontrolada. 5-Esse é um problema sério, porém o Brasil tem o SUS e muita gente morre também por falta de atendimento 6-É diferente em algum país? Talvez na Bolívia ou Paraguaí somente 7-Se quer morar lá, tem que se adaptar, grande coisa. 8-Existe financiamento de vários tipos e bolsas nas mais diversas áreas e cotas também. Além disso, os melhores alunos são disputados pelas universidades. A maioria das familias se prepara para isso. 9-Eles tem sorte, são livres. No Brasil nós, cidadãos de bem, somos proibidos de ter armas de fogo para proteção e temos indices de morte por arma de fogo maior que países em guerra. E o pior, a única coisa que o governo faz pela segurança é sobre os cidadãos honestos. 10-E daí? Já fizeram essa pesquisa por aqui? Ou em outros países? Talvez na Europa seja um pouco melhor, mas de resto não acredito que seja muito diferente.

  69. Carlos Postado em 24/Apr/2013 às 12:36

    Tem um pessoal que acha que criticar os Estados Unidos é ser comunista e defender países como Cuba e Coreia do Norte. Parem com esta falácia de bifurcação. O texto não é defensor do comunismo, mas sim sobre como os Estados Unidos não são nada do que a propaganda diz. Apesar de ser o país mais rico economicamente, estão longe de ser um paraíso e de ter uma sociedade funcional. Eles apesar de ter um poderio militar e economico muito maior que o nosso, não são em nada superiores a nós. É tudo encenação hollywoodiana de um sonho americano. Existem outros países que podem ser tomados como modelos para melhorar alguns pontos nos países em desenvolvimento. A sociedade americana se encontra em colapso.

  70. Eduardo Postado em 24/Apr/2013 às 13:27

    Eu ri dessa "matéria", se é que se pode chamar assim....mas dei uma engasgada na décima. Diabo? Isso é sério ou apenas pragmatismo???

  71. Ulisses Braga Postado em 24/Apr/2013 às 14:31

    Existe o governo americano, e existe os Americanos. Os ultimos por sinal sao bem desconfiados do primeiro, eh uma tradicao americana. O governo americano estah cada vez mais nas maos das corporacoes, e as interminaveis guerras sao produto da pressao dessas corporacoes por lucro. Jah os Americanos, sao em sua grande maioria um povo educado, trabalhador, e generoso. Os Estados Unidos sao o pais onde mais se pratica a caridade no mundo. Quando hah desastres aqui, as pessoas inundam as cidades atingidas de doacoes, a ponto de se pedir que parem as doacoes. No Brasil, infelizmente, ficamos de bracos cruzados esperando o governo resolver. Aqui se anda na rua com tranquilidade e em ruas limpas e sem buracos, em 90% do territorio nacional. A sociedade eh organizada e sabe se fazer ouvir. Nao se espera do governo que resolva tudo. Sao licoes muito importantes para um pais que quer crescer como o Brasil.

  72. Alan Postado em 24/Apr/2013 às 18:52

    hehehe esse povo que acredita que só brasileiro é malandro, e só existe "malandragem" no Brasil deveria viajar mais...

  73. Gabriel Postado em 24/Apr/2013 às 19:37

    Grande coisa... os únicos pontos verdadeiramente chocantes para mim são os # 2 (cuja fonte não foi reveladal), # 3 (cujo título é malandramente exagerado) e o # 8, sintoma da inflação e de políticas esquerdistas. 1. Antes ter o maior sistema prisional do mundo do que essa terra sem lei chamada Brasil. 4. Quem quer ser mãe (ou pai) é responsável por arcar com os custos de criar seu filho. Isso não é responsabilidade do governo nem da sociedade. 5. Obamacare deve melhorar esta estatística.. porém, mesmo com o governo federal obrigando as pessoas a trem planos de saúde não muda o fato de o sistema ser sobrecarregado (como no Brasil). Logo o plano saúde apenas não resolve. O problema é mais profundo. 6. Todos países tem seu passado negro. Alguns são menos outro mais negros. Os Indios do Brasil também não foram poupados... 7. E daí...? 9. E daí...? A Suíça também é um dos países com mais armas no mundo... O problema de se proibir o uso pessoa de armas é que os únicos que terão armas serão bandidos. Não resolve o problema! 10. Argumento ridíciulo...

  74. aline Postado em 24/Apr/2013 às 22:36

    ... e enquanto isso nos EUA... NINGUEM COMENTA SOBRE O BRASIL!!!!!!! NINGUEM nos EUA ta' nem um pouco preocupado com o o Brasil, enquanto a brazucada fica fazendo matéria atrás de matéria e dedicando sites inteiros da internet pra falar mal dos EUA, os americanos estao trabalhando e cuidando do seu próprio rabo...e nao estao NEM AI' para o que se passa no Brasil................... brazucada ignorante, que tal seguir o exemplo? by the way> faço das palavras do Renato as minhas - ele parece que sabe o que se passa nos eua... o resto e' papo de quem tem muito complexo de inferioridade tupiniquim. Mas os EUA e' uma MERDA MESMO. Brasileiros, cuidem de suas vidas, deixem nos em paz, e fiquem ai' mesmo no Brasil, please. Os americanos agradecem.

  75. andre Postado em 03/May/2013 às 12:20

    Alguns comentários são de uma torpeza, de uma alienação boçal. Se há críticas aos EUA, rotulam de comunistas. Citam Cuba, China... Os norte-americanos não têm respaldo sequer entre seus parceiros europeus ... A mídia pró EUA faz um belo e competente trabalho de indução, é possível ver por alguns comentários ... No passado, o Brasil tinha como parâmetro a França, a cultura francesa, a arquitetura francesa, até as missões de modernização das forças armadas vinham da França. Hj, a colonização norte-americana nos levou a valores absurdos (consumo, entretenimento de baixa qualidade, materialismo, reducionismo da existência...). Tanto assim, que simplesmente não se pode falar mal daquele sistema, sob pena de instigar defesas apaixonadas de gente que NUNCA pôs os pés naquele país. Esses colonizados...

  76. Fernando Postado em 03/May/2013 às 17:09

    "Há mais norte-americanos que acreditam no Diabo do que os que acreditam em Darwin." "... no que toca à teoria da evolução... apenas 40% dos norte-americanos acreditam nela. Já a existência de Satanás e do inferno soa perfeitamente plausível a mais de 60% dos norte-americanos." Leia-se, 40% acreditam no evolucionismo, 60 % no criacionismo (Se acredita em Satã, acredita em Deus, e vice-versa) So desse estupido, imoral, ridiculo, raivoso, e absurdamente tendencioso "fato" chocante, da pra ver que o compromisso de quem escreveu esse artigo é de se benefeciar da cultura da ignorância que a politica brasileira tanto prima.

  77. Wesley Postado em 06/May/2013 às 02:09

    Daniel, primeiro se escreve Wesley e não Weslei. De fato, Portugal contribuiu muito para o Brasil, trazendo para cá o que tinha de pior, como bandidos, pessoas com dívida com a justiça. De onde que você acha que veio o "jeitinho brasileiro"? A corrupção já começou no Brasil naquele tempo e veio junto com os colonizadores. De fato, nunca fui para Portugal e nem desejo ir, pois é um dos países mais pobres e fracassados da Europa ocidental, não é atoa que herdamos isso dos portugueses. Uma das poucas coisas boas de Portugal que gosto é da língua portuguesa, e acho um crime o que estão fazendo com ela no Brasil. Pode ser que eu tenha descendência portuguesa, mas não me orgulho em nada dela. Portugal sugou o Brasil até a medula por séculos e hoje é um país decadente, isso explica porque o Brasil nunca sai do buraco, pois herdamos isso dos portugueses. Portugal também tornou o Brasil no país mais escravagista do ocidente, tornou o nepotismo algo comum em nossa cultura e que perdura até hoje. Portugal nunca se preocupou com o Brasil em nada e só quiseram tirar o que tinha de bom (os colonizadores e imigrantes portugueses) e voltar para Portugal. Portugal é um responsáveis diretos pelo Brasil se encontrar na situação atual. O EUA não é uma perfeição de país e têm muitos defeitos, mas está a anos luz a frente do Brasil. Talvez daqui a 100 anos nos encontraremos na situação dos estadunidenses, se é que chegamos lá. Abraços.

    • Malfazejo Postado em 10/Jun/2014 às 00:36

      Putz! O cara ressuscitou a teoria do determinismo genético pra explicar a situação no Brasil e nos países anglossaxões. Wesley vc é muito comédia. Obrigado. Fazia tempo que não ria tanto.

  78. cuzao Postado em 10/May/2013 às 02:03

    Simplemente sao os melhores em praticamente tudo. O mundo ocidental nao seria nada sem eles.Inveja eh foda.Fatos distorrcidos.Pq olhar os outros sendo que dentro do Brasil tem coisa muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiito pior!

  79. Regi capelari Postado em 10/May/2013 às 18:48

    VAMOS CUIDAR da NOSSA CASA que é o BRASIL,e deixar de ficar comparando com China,USA,Koréia,Japão; que se explodam;cada um tem por merecer!!!!!!!

  80. Fernando Postado em 10/May/2013 às 22:49

    "Os EUA costumam se revelar ao mundo como os grandes defensores das liberdades, como a nação com a melhor qualidade de vida do planeta e que nada é melhor do que o “american way of life” (o modo de vida americano). A realidade, no entanto, é outra. Os EUA também têm telhado de vidro como a maioria dos países, a diferença é que as informações são constantemente camufladas. Confira abaixo 10 fatos pouco abordados pela mídia ocidental." Baboseira! Grande parte da própria população norte americana não vê o seu país dessa forma há tempos!!

  81. Pedro Postado em 11/May/2013 às 12:21

    E ainda tem gente que não acredita na esterilização dos índios. A BBC já realizou um documentário falando sobre o racismo e a eugenia, que o próprio EUA seguiu em prática levando em conta as ideias do primo do Darwin (e quase beirando ao nazismo) de uma "sociedade perfeita”.

  82. lilian Postado em 11/May/2013 às 13:18

    Faço minhas as palavras do Renato. Quando cheguei nos EUA não tinha plano de saude. Fiquei gravida e procurei uma clinica comunitaria. Fui atendida com muita dedicaçao e profissionalismo. Tive acompanhamento integral durante os nove meses e fui encaminhada para um dos melhores (para nao dizer, o melhor) hospital does EUA. Desde o momento de seu nascimento meu filho tem o Medicare (seguro medico do governor) e recebe assistenlcia medica, dental e Farmacia 100% gratuita. Tera isso ate os 18 anos. Eu continuo na mesma clinica por opcao onde tenho check up e mamografia interamente gratuita uma vez so ano (toda mulher acima de 40 anos tem esse direito). Respeito a forma de pensar de todos, pois quando Morava no Brasil e estava Nao faculdade era totalmente antiEua. Vivendo aqui sei que Nao e o paraiso e continuo amando o Brasil. Infelizmente o amor Nao e suficiente para consertar o brasil e vou continuar por aqui, se deus quiser

  83. Lucas Luz Postado em 12/May/2013 às 09:51

    A grande maioria dos brasileiros que vão para lá na ilusão de melhorarem de vida, voltam com as mãos abanando.

  84. Sean Postado em 12/May/2013 às 13:38

    Wesley, estive em Portugal a passeio e percebi como o Brasil e' parecido c/ a terra mae (ou madrasta) e coisas boas e ruins.Mas a cultura latina e/ou mediterranea tem similaridades e temos origens nelas, pois imigrantes lusos, hispanicos e italos aportaram no Pais.A comida e' geralmente boa nesses lugares e herdamos dons artisticos destes povos, sem contar a grande influencia africana, nativa e tbm nordica ou do Leste europeu de teutos/germanicos, anglos e eslavos.No Imperio de Pedro II brilharam mulatos como Reboucas, Barbosa, Patrocinio e pouco apos, tbm professoras negras.Na abolicao, p/causa do medo de o Pais se tornar negro, alias ja' o era e lusos ou mediterraneos nunca foram considerados totalmente brancos pelos nordicos, importaram alemaes q nao se submeteram ao escravismo e dps italianos, espanhois, libaneses, mais portugueses, eslavos,niponicos, etc. Qto a vinda de bandidos extraditados de Portugal, o n.o nao foi significante qto da Australia, aonde foram muitos irlandeses revoltados como a Inglaterra e anarquistas. No entanto, a Australia e' o que e'.A corrupcao se instalou abertamente c/a vinda da familia real ao RJ qdo portugueses tiveram q se defender de Napoleao enqto o RJ foi elevado 'a capital do Reino e D.Joao e sua turma vivia de propinas de nobres e ate' mesmo escravizados luso-brasileiros!Qdo a familia real se foi,herdamos a divida dela p/com a Inglaterra q a defendia e sugava nosso ouro e diamantes,assim como o fez a igreja e outros paises credores de Portugal.Logo,a vinda da familia real foi decisiva na independencia e progresso,ainda q cheio de falcatruas, do Brasil!Juntaram-se a esta malandragem outros europeus, principalmente italianos, o maior grupo etnico importado q trouxe suas malandragens tbm.Os EU teve cultura 'superior' nao p/terem sido colonizados p/Gran Bretanha, mas pq grupos q imigraram p/ca' tinham 1 alvo definido de fugir 'a opressao da Europa.Ate' as mulheres precisavam ler pois o protestatismo enfatizava salvacao individual centrada na leitura biblica.Como no catolicismo ate' reis eram analfabetos 'as vezes,oracoes eram decoradas e a salvacao tinha 1 carater universal,ditado pelo monarca.Na America protestante prevalecia a liberdade de pensamento e escolha e ainda q temessem perseguicoes de Roma,Maryland se tornou o 1.o Estado 'catolico,' aonde eram bem-vindos outros cristaos trinitarianos.Apesar do racismo e segregacao,q tbm havia na America Catolica, as 13 colonias do inicio, promoveram,c/ excessao talvez de Massachussetts, liberdade de culto e o desenvolvimento economico do individuo.Mesmo q suprimissem as liberdades do indigena e do negro, acabava havendo a oportunidade de se estudar ou abrir negocio na propria comunidade. A segregacao no sul impulsionou o negro a emigrar ao Norte,onde tbm era discriminado mas tinha mais oportunidades.Liberais brancos/judeus e outros negros educavam prof.s negros do sul no Teachers College, hj associado 'a Columbia q nao acolhia judeus, negros ou mulheres!As 1as universidade surgiram so' nos anos 1950s no Brasil, mas as mais velhas dos EU, ja' existiam nos 1700s! Era p/uma elite assim como no Brasil,nos EU grupos protestantes e judeus fundaram Harvard e Brandheis e catolicos criaram redes de escolas a imigrantes irlandeses, italianos e polacos, assim como a negros qdo era proibido faze-lo! O divisor de aguas e' a educacao e e' isto q faltou no Brasil,nao so' pq Portugal nao parecia dar tanta importancia,mas varios brasileiros sempre se preocuparam c/ grana facil! Cantores de funk como Anita, desistem logo de fazer faculdade qdo ve grana entrando, pensando so' no aqui e no agora.Esta e' geralmente outra caracteristica nativo-afro-luso-mediterranea: pensar no agora! Pode ter seus beneficios,mas sem planejamento, nao se constroem nacoes! E' vdd q Portugal, Inglaterra, Franceses, Holandeses, a igreja, ricos brasileiros, militares e Estados Unidos nos oprimiram ou se infiltraram no sistema. So' o continuarao fazendo se o permitirmos. Sem lares responsaveis, esclarecimento, educacao decente, preparo academico e carater livre de corrupcao e ganancia excessiva, continuaremos sendo pais dos have e dos have not! Os EU podem caminhar p/ esta realidade hj, mas como imigrante aqui em 27 anos, tendo vindo como turista, tive mais oportunidades q ahi. Quem trabalha vence,mesmo no Brasil,mas filho de pobre como eu, ahi talvez nao conseguiria cursar 3 mestrados, 2 da Columbia, ter residencia propria em varios lugares no pais e no exterior e viajar varias vezes 'a Europa. Doi ver os EU caindo,mas ainda e' o pais das oportunidades, como o Brasil,mas ha' uma grande diferenca de cabeca e cultural entre as 2 nacoes!

  85. Thiago Postado em 11/Jun/2013 às 04:00

    Lucas, dos 5 brasileiros que conheço que foram pra lá (3 ilegais, 2 legais e casaram com americanas, conseguindo o green card) todos os 5 se deram muito bem, mas bem mesmo. Claro que há casos em que não dá certo, mas não é bem por aí não. Se vc se esforçar e trabalhar com determinação, vc tem muito mais chances de se dar bem lá do que aqui. O salário mínimo nos EUA é de 2000 reais, e quase todas as coisas são metade do preço que pagamos aqui no Brasil.

  86. Fabio Postado em 01/Aug/2013 às 05:26

    Pessoal, uma grande virtude é aprender com os erros e acertos aleio, na luta de uma liberdade capitalista, os governos americanos liberaram totalmente as condições comerciais, permitindo que os contratos tenham valores superiores aos princípios humanos e regras comerciais plantadas no bom senso. Os caminhos militares, sempre foram mandatórios para a ascensão dos impérios, é só abrir um livro de historia que observaremos isso. Hoje, para viajar o mundo, é só saber falar inglês, o Dollar é a moeda de referencia mundia, e a manutenção deste império é algo que necessita de braço, para esse braço ser forte, você manda um homem para a Lua com o nome New Arm Strong" (novo braço forte), cria super homem com a cor de sua bandeira e tem de esconder seus pontos fracos. Infeliz ou felizmente, os mesmo livros de historia apresentam que os impérios caem devido seu tamanho monstruoso e a tentativa da tomada de algum lugar onde o "tiro sai pela culatra", em 1979, um pequeno e franzino presidente franzino de um gigante e pobre pais comunista foi convidado a conhecer os EUA, claro que os americanos com sua "esperteza"estavam de olho na mão de obra barata deste franzino líder. O problema foi que viu que ele poderia tornar o seu gigante país uma copia dos Americanos, hoje eu em minha humilde ignorância, gostaria de sugerir a todos que me deram a honra de sua leitura, aprenda Mandarim.

  87. Mário Postado em 08/Aug/2013 às 13:01

    Assistam o filme "Sicko-SOS saúde" . Ali, vemos como são tratados aqueles que TEM seguro de saúde. E pensar que PSDB já tentou privatizar hospitais públicos!

  88. D. Havelange Postado em 08/Aug/2013 às 14:17

    Ano passado tive uma palestra na faculdade com um economista novaiorquino que desmentiu tudo isso aí.

  89. Julia Sellanes Postado em 08/Aug/2013 às 16:07

    Eu não ia comentar até ouvir a balela dos " pais peregrinos", fundadores da nação americana! Até estudante do Ensino Médio sabem que isso é uma construção de um passado mítico! Só faltou incluir aquela dicotomia bizonha entre "Colônia de exploração" e "Colônia de Povoamento". As bases populacionais do continente americano são muito parecidas se tratando de sua colonização (Com exceção, talvez, do grupo indígena). Acha viagem? Procure em livros didáticos o "fantástico" desenvolvimento das 13 colônias!! Compare a importância econômica entre Brasil e as 13 colônias do século XVI ! O abismo econômico entre Brasil e EUA é uma construção do final do século XIX...e principalmente começo do século XX. Dizer que o tipo de povo que veio pra cá era o pior...é repetir o mito fundador dos americanos. É cair numa construção feita posteriormente sobre um passado nem tão glamouroso assim. Base de colonização e de povo não são usados como argumento por ninguém atualmente.

  90. Victor Chabu Postado em 08/Aug/2013 às 16:22

    Wesley: Sim, é verdade, tem gente aqui que talvez não tenha superado a queda do muro de Berlim. Mas será que você superou o século XIX e, depois, as teorias pseudocientíficas nazistas de superioridade e inferioridade de raças e de culturas? Outra coisa: é evidente que você nunca morou fora do Brasil, pois não sabe nada do que tem acontecido em "países de cultura anglo-saxã" (como se ainda houvesse algum povo anglo-saxão que não tenha se misturado infinitamente com outros povos, europeus ou não; aliás, você superou o século VI quando os anglo-saxões se fixaram na Bretanha?). Vá ler alguns artigos sobre a qualidade de vida dos australianos não-loiros, não-brancos, não-anglófonos. Mais: venha para a Inglaterra ver a cultura "anglo-saxã" em toda a sua força, mimetizando cegamente o entertainment americano enquanto os ingleses mais cultos se descabelam com a situação, exatamente como os brasileiros mais cultos em relação a nossa cultura. Ah, antes que eu me esqueça: o lixo de Portugal tem um dos 10 melhores sistemas de saúde do mundo, e é considerado pela Unicef um dos 10 melhores países do mundo para uma criança nascer; esse lixo, inclusive, possui um sistema administrativo-social baseado em concelhos (sim, com "c", meu querido) e vilas, que garante o acesso mesmo dos cidadãos mais simples e provincianos à vida política e às instituições do país. Talvez esse lixo que é a Terrinha venha a melhorar bastante, agora que estão adotando medidas prescritas pelo FMI, demitindo professores em massa, desmontando o sistema de saúde e reformando o sistema de concelhos. Só para não deixar barato: vá ler Fernão Mendes Pinto, Pessoa, Gilberto Freyre e companhia, e também leia alguns artigos acadêmicos (vários produzidos por universidades brasileiras) sobre a administração imperial portuguesa, para ter idéia de quão irrelevante esse país foi para a história do mundo, e de como sua cultura é fraca, pouco inventiva, pouco inovadora, pouco profícua, pouco escolástica, com muito pouco a ensinar. Bem, fora do Brasil de fato você não deve ter morado (talvez num hotel na Disney?). Mas será que você morou dentro? Como você poderia ter morado dentro e não ter reparado que "covarde", "corrupto" e "ignorante" não é exatamente o que define esse povo, que possui cidadãos covardes, corruptos e ignorantes (como você) assim como qualquer outro povo da face da terra (como os anglo-saxões)? Você já superou a Guerra de Canudos meu caro, leu Euclides da Cunha? Superou Monteiro Lobato e essas dúvidas inquietantes sobre o porquê a raça brasileira é tão folgada e estúpida, e sobre a necessidade de se jogar fora a cultura do país e importar outra para que a nação atinja sucessos econômico? Superou? E, finalmente, o arremate: capitalismo é ideologia, é cultura, é sistema econômico, social, e de diplomacia. Discorda...? Bem, você já leu alguma coisa na sua vida??

  91. mauri Postado em 08/Aug/2013 às 16:27

    o bom dos americanos e que ,quem nao morre drogado,morre enpanturado de tamto comer;

  92. Victor Chabu Postado em 08/Aug/2013 às 16:47

    Wesley, você não dá descanso. Voltou com essa baboseira toda. Vamos lá, uma linha por idiotice: "A injustiça e miséria só acabará no dia em que todos os homens forem bons." Cuti-cuti! "gosto é da língua portuguesa, e acho um crime o que estão fazendo com ela no Brasil" Porque todas as línguas são hoje exatamente o que eram há 1000 anos atrás, e se nenhum povo ignorante começar a matá-la, daqui a 1000 anos ela continuará igualzinha! Ave Wesley (pronuncie "aue" meu querido, mas mesmo com essa dica acho que você não vai entender). "Portugal é um responsáveis diretos pelo Brasil se encontrar na situação atual." Afinal, a elite nativa brasileira, que apoiou a independência, nem demorou mais de meio século antes de abolir, e nem precisou ser coagida para acabar com a escravidão. E, evidentemente, também foi culpa lusa libertar os escravos do grilhão e prendê-los na miséria, sem dar nenhuma chance de reintegrá-los à economia. Quem sabe se tivessem lido e seguido um certo José Bonifácio, catedrático da portuguesa Universidade de Coimbra, talvez hoje não tivéssemos miséria, nem pobreza ligada à cor da pele, e nem a brutal desigualdade que temos. Você sabe do que estou falando Wesley? Vai ler uns artigos do Bonifácio (os sobre a escravidão, não os de botânica, em alemão). Ah, Wesley, seria bom também você dar uma revisada na história do Brasil, para não passar tanto ridículo. Comece na época da Conjuração Baiana (coisa aliás de povo covarde, corrupto, intelectualmente leniente), meu conselho. Mas, se for falar de Portugal de novo, seria bom começar por volta de 1200. Só não dê muita bola pros documentos da época, o português deles era péssimo!

  93. Ron Postado em 08/Aug/2013 às 20:22

    Primeiro, o cara que escreveu o artigo eh prof de portugues, morador de boston mas escreve pra um jornal comunista...anticapitalista...combinacao um tanto estranha :) igual ao pessoal que mora em ipanema, na casa dos pais e sai pra passeata de esquerda :) mas vamos la... 1. Maior população prisional do mundo Aqui se prende de fato...a alta proporção tb se deve ao numero populacional alto...Cuba esta em quinto lugar por exemplo...Seychelles em segundo...o Brasil vem em 44 lugar porque ninguem eh preso...mas tem 50 mil homicídios por ano...o Brasil eh 8vo lugar em morte por arma de fogo enquanto os EUA esta em 66!!! 2. 22% das crianças americanas vive abaixo do limiar da pobreza. Vai ver os indices brasileiros! 3. Entre 1890 e 2012, os EUA invadiram ou bombardearam 149 países Discordo de qualquer ação de guerra... 4. Os EUA são o único país da OCDE que não oferece qualquer tipo de subsídio de maternidade. Comentario tendencioso... 5. 125 norte-americanos morrem todos os dias por não poderem pagar qualquer tipo de plano de saúde. Ja usei a saúde publica varias vezes e fui muito bem atendido...paguei nao tendo seguro saude. O hospital foi flexivel com o que pude pagar. 6. Os EUA foram fundados sobre o genocídio de 10 milhões de nativos. Só entre 1940 e 1980, 40% de todas as mulheres em reservas índias foram esterilizadas contra sua vontade pelo governo norte-americano. Nenhuma diferenca em relacao ao Brasil ou a qualquer outra colonia que sofreu abusos pelos Europeus. 7. Todos os imigrantes são obrigados a jurarem não ser comunistas para poder viver nos EUA. Graças a Deus! 8. O preço médio de uma licenciatura numa universidade pública é 80 mil dólares. O sistema funciona, nao eh ideal mas funciona bem melhor q o Brasil por exemplo. 9. Os EUA são o país do mundo com mais armas: para cada dez norte-americanos, há nove armas de fogo. Brasil numero 8 no ranking por mortes (arma de fogo), EUA em 66. 10. Há mais norte-americanos que acreditam no Diabo do que os que acreditam em Darwin. So what? haha..cada um acredita no que quiser!

  94. Maria Pereira Postado em 08/Aug/2013 às 22:29

    povo invejoso e incapaz, Os Estados Un idos e um exemplo de liberdade e democracia para o resto do mundo, O Brasil segue a ricsca a Constituicao Americana, mas e um Pais corrupto, guarde suas armas brasileiros, so temos a ganhar co OS ESTADOS UNIDOS DA AMERICA, GOD BLESS USA

  95. Alex Postado em 08/Aug/2013 às 22:40

    EUA É O CANCÊR DO MUNDO !

  96. Anne Postado em 09/Aug/2013 às 02:02

    Não consegui ler todos os comentários. O que falta mesmo, no Brasil, é COMPROMISSO com a Nação. E por Nação, entenda-se "população". Tantos Partidos Políticos, mas o interesse dos que participam, é a vantagem pessoal que pode se levar. Não há compromisso com o futuro. O pensamento é: "eu me dei bem hoje, amanhã, quem ficar com a batata quente na mão que se ache uma solução ou que se exploda". Ou será que todos os que comentaram ignoram o fato de que aqueles que decidem, dirigem, presidem não conhecem condições melhores que não as quase sempre catastróficas negociatas? Eles conhecem as Américas, a Europa, a Ásia, África e todos os aspectos dos países do planeta. Infelizmente, eles são o reflexo do povo e o mais triste é não enxergar luz no fim do túnel.

  97. Erika Postado em 09/Aug/2013 às 11:09

    É lamentável ver que muitas pessoas não conseguem defender seu ponto de vista sem ofender os outros. Simplesmente por discordar das ideias da maioria nesse blog, Wesley foi por vezes insultado e taxado de ignorante ou coisa parecida. Isso é um exemplo que os grandes problemas sociais são reflexos do comportamento arrogante e autoritário do ser humano, e essas características estão presentes em qualquer grupo da sociedade. Eu já estive várias vezes nos EUA, onde tive oportunidade de conversar com pessoas com nível de instrução e situação econômica variados. EM geral as funções que exigem pouca qualificação são exercidas por imigrantes, normalmente provenientes de países latinos e asiáticos. Diversas vezes perguntei a essas pessoas se elas tem planos de retornar ao seus países de origem, as respostas variam de não a talvez para tentar ajudar minha família ou o país. Fico pensando se a política social fosse tão ruim porque essas pessoas preferem ficar lá? Em geral, eles dizem que nos EUA, mesmo com trabalho simples, podem ter casa, respeito e educação para os filhos. Falam das universidades privadas americanas, mas não falam da educação de base, que é gratuita e de qualidade. EUA tem sérios problemas como todos os grandes países. Eu, particularmente, não gosto do estilo de vida americano, pois o considero um modelo baseado no consumismo e entretenimento, mas lá encontra-se coisas boas e ficar destacando o que há de ruim lá não muda a imagem que eles tem de país de oportunidades, e isso atrai muita gente para lá. Não adianta ficar cobrando da nossa população esclarecimento político e histórico, pois a maioria carece de habilidade para interpretar um texto de 20 linhas. Se por um lado temos a parcela da classe média que defende os valores burgueses, do outro lado temos a "elite" de esquerda que discursa como se tivesse soberania no conhecimento de todos os fatos, e assumem que todos que discordam são ignorantes e/ou imbecis.

  98. Rafael Postado em 09/Aug/2013 às 11:34

    o segundo fato nao acredito. mas o 9º está errado. o pais com mais armas de fogo por população é a suiça. pais em que todos fazem parte do exercito e tem treinamento militar anual. porem vale a pena lembrar que eua nao é exemplo de porra nenhuma. é um pais de politicos corruptos e povo ignorante. muito semelhante ao brasil, só que rico. se for criticar um modelo baseado em algum pais. basei-se em algum modelo que verdadeiramente use o modelo em questao, e nao apenas pregue o modelo enquanto faz qualquer outra merda.

  99. André Postado em 09/Aug/2013 às 14:15

    quando li a n. 6, quase vomitei meu almoço.

  100. Debora Postado em 09/Aug/2013 às 14:19

    O bacana e ver aqui pessoas inteligentes, articuladas, todas bem informadas, sabedoras e desejosas do melhor para a sociedade e para o mundo, desejando a morte de quem pensa diferente delas! Acho que nesse "novo mundo" que anseiam não haverá lugar para o debate e para a discordância. Medo!

  101. maria angela Postado em 09/Aug/2013 às 16:47

    Debora, concordo com você! MEDO é o que sintoi de ler esses comentários postados aqui.

  102. Jeronimo Andrade Postado em 09/Aug/2013 às 18:09

    Se tudo isso que esta sendo mostrado for realmente verdade, e melhor vivermos no Brasil e lutarmos contra as mazelas dos nossos governantes. Confesso que nunca me preocupei em comparar estas diferenças existentes . O que realmente eu gostaria e que o nosso Pais desse exemplo ao mundo o que é viver bem, e que conseguimos diminuir as diferenças existentes entre nossos irmãos brasileiros

  103. CLEOLI SIMAS Postado em 09/Aug/2013 às 18:27

    Se no Brasil os político tivessem a metade da honestidade do políticos americanos, o povo a metade do nacionalismo que eles têm e as leis a metade do rigor das de lá, com certeza este país seria uma vez e meia melhor.

    • FilipE Postado em 19/Dec/2013 às 11:29

      HAHAHAHAHAHA! " Se no Brasil os político tivessem a metade da honestidade do políticos americanos..." Faz-me rir!

  104. Solange Postado em 09/Aug/2013 às 18:28

    Desculpe Wesley, discordo do seu discurso por se tratar de fatos passados, que apenas serve de referencia, mas nao contribui para o futuro. Penso que devemos pensar em construir, colaborar para o desenvolvimento brasileiro. Pelo que deu para perceber, voce adora os Estados Unidos, entao fique por ai e evite falar do Brasil. Adorei o comentario do Johnny. Sou brasileira, com muito orgulho, com muito amor. Nao tenho a minima vontade de conhecer os Estados Unidos.

  105. Augusto Pinheiro Postado em 09/Aug/2013 às 19:46

    país seria bem melhor se todos olhassem mais pra dentro dele do que para os ouros. Temos muita coisa a resolver para ficar olhando para a casa do vizinho. Cada qual com a sua história.

  106. Gustavo Postado em 09/Aug/2013 às 22:21

    Wesley, francamente, ficar culpando Portugal pelos problemas ATUAIS do Brasil é muita ingenuidade. E ainda não deseja ir a Portugal só pelo fator econômico -- que cabecinha pequena que tu tens! Só falta dizer que prefere ir Flórida para consumir ou visitar casinos em Las Vegas (parece que isso é turismo para 90% dos brasileiros). A Europa, em geral, está cheia de países ''fracassados" e que não deixaram de ser menos interessantes, sendo a Espanha um grande exemplo. Seus motivos para falar de Portugal parece discurso de avó que só fala do passado e não enxerga que o mundo mudou. E "jeitinho brasileiro", você acredita mesmo nisso? Você definitivamente precisa viajar mais e conhecer mais outras culturas e ver o que é "jeitinho" não é algo exclusivo de brasileiros. Que preguiça que eu tenho de gente que fala em jeitinho brasileiro.

  107. Carlos Postado em 10/Aug/2013 às 09:04

    diz que e o pais da liberdade mais espiona o mundo inteiro ... brasileiro tem que largar de ser burro !! daqui 150 anos o EUA vai dominar o mundo !! O unico geito de parar isso e que as nações parem de comercializar com os estados unidos !! guerra nao vai adiantar nada !!

  108. Abner Postado em 10/Aug/2013 às 11:43

    Puts, nego falando que os EUA são um país melhor que o Brasil pq lutaram pela independência... q já foram oprimidos pela Inglaterra... nunca ouviram falar sobre colonias de exploração e de povoamento?

  109. João Postado em 10/Aug/2013 às 13:35

    1. Maior população prisional do mundo Eficiência 2. 22% das crianças americanas vive abaixo do limiar da pobreza. 3. Entre 1890 e 2012, os EUA invadiram ou bombardearam 149 países. Vai chorar? 4. Os EUA são o único país da OCDE que não oferece qualquer tipo de subsídio de maternidade. Assim não incentiva procriação não planejada, se não tem dinheiro, não faça filho. 5. 125 norte-americanos morrem todos os dias por não poderem pagar qualquer tipo de plano de saúde. Ah sim, por que é muito melhor aqui no Brasil, não é? 6. Os EUA foram fundados sobre o genocídio de 10 milhões de nativos. Só entre 1940 e 1980, 40% de todas as mulheres em reservas índias foram esterilizadas contra sua vontade pelo governo norte-americano. E na Austrália e no Brasil nunca houve nada parecido, verdade, eles são uns malvados. 7. Todos os imigrantes são obrigados a jurarem não ser comunistas para poder viver nos EUA. Graças a meu bom Deus. 8. O preço médio de uma licenciatura numa universidade é 80 mil dólares. Pelo menos eles têm vagas públicas para quem quiser curar, agora se você quiser estudar nas melhores universidades que o homem já criou, então você terá que se esforçar um pouco... 9. Os EUA são o país do mundo com mais armas: para cada dez norte-americanos, há nove armas de fogo. Isso quer dizer que o seu povo está seguro. 10. Há mais norte-americanos que acreditam no Diabo do que os que acreditam em Darwin. Há mais pessoas no mundo que não sabem nem da existência de Darwin do que pessoas nos EUA de qualquer tipo.

  110. Sabrina Postado em 10/Aug/2013 às 15:38

    quanta burrice nesses comentários! Vão estudar história, é fácil ser um país rico quando se explora os outros como os EUA fizeram e fazem e como a Europa fez com a América do Sul. Só no Brasil, Portugal nos roubou durante 3 séculos, explorando e roubando nossas riquezas. Claro que o mesmo não aconteceu nos EUA que sempre fou colônia de povoamento (exceto no Sul, e veja a diferença entre Sul e Norte)

  111. MArcos Garcia Neto Postado em 10/Aug/2013 às 15:46

    7 é mentira. O resto... não entendo. Sim, Brasil também exterminou índios no passado. E porque acham ruim ter ARMAS? Vocês têm algum problema? Precisávamos de MAIS armas.

  112. Eustaquio Postado em 10/Aug/2013 às 19:27

    Nunca foram enão serão um modelode sociedade, alias são um modelo de intervencionismo, uma sociedade desigual,levando a altos indices de criminalidades.

  113. antonio Postado em 10/Aug/2013 às 19:45

    Em todos os comentários da para observa o quanto o homem esta afastado de DEUS.

  114. Frank Cavalcante Postado em 11/Aug/2013 às 00:08

    Brasil: ame-o ou deixo-o. EUA: manipuladores de opinião. Se há problemas no Brasil de que não goste, busque solucioná-los ou então fuja para o país das maravilhas. Se há ideias positivas possíveis de aplicação em território brasileiro, divulgue-as e passe adiante. Sou Brasil. Sou brasileiro. Falo português. I don't like speak in english. EUA, hoje, são a Alemanha nazista, a URSS e a Itália fascista (todos juntos) do passado.

  115. Oda Júnior Postado em 12/Aug/2013 às 03:20

    E desde quando é ruim não acreditar em Darwin? Isso só mostra que eles estudam aos menos um pouco.

  116. Renan Postado em 12/Aug/2013 às 11:17

    Se houvesse uma maior igualdade entre todos com uma educação melhor e uma maior oportunidade e consequentemente a redução das diferenças sociais, podem ter certeza de que nenhum país precisaria ter uma população armada. As pessoas estão achando normal terem armas...em qual sociedade sadia o cidadão precisa ter arma pra se sentir seguro?! É Idade Média? Idade da Pedra? É o quê??? Vejo um monte de gente batendo no peito falando da bíblia e defendendo os massacres que a PM faz, sem nem se perguntarem por qual motivo há tanta marginalidade. É muita contradição e sobra hipocrisia!

  117. Marcos Postado em 12/Aug/2013 às 13:05

    Boa parte é mentira mas vamos lá, nosso maravilhoso Brasil de esquerda tem mais homicídios por ano que quase todas as guerras "imperialistas" anuais, acho que só isso acaba com o artigo esquerdoide. Os USA não é santo mesmo não existe país santo, eles defendem seus interesses no Brasil os políticos defendem os seus interesses também se é que me entendem.

  118. Marcos Postado em 12/Aug/2013 às 13:08

    Zeitgeist foi citado, é um documentário completamente falaciosa que foi inventado e patrocinado pela esquerda mundial invejosa, a parte anti religião do documentário qualquer teólogo da igreja universal quebra o vídeo, todos os videos só possuem falacias é completamente ridículo, comparar Jesus com Orus kkkkkkkk Mas acredito que NWO vai conseguir subverter os USA como fez com o Brasil é questão de tempo para termos um governo mundial de esquerda.

  119. Thiago Postado em 12/Aug/2013 às 16:01

    Comunista devia ser proibido entrar nos EUA mesmo. Mas não é, tanto que existe partido comunista nos EUA, mas é pouco votado, mas sempre disputa prefeituras.

  120. Paulo Boston Postado em 12/Aug/2013 às 20:46

    5 desses fatos são verdade.No entanto ,existe muito mais na história que não foi publicado neste artigo... Parece bem duro sim e não é tudo Mentira , tem muita verdade nisso.Mas....tem muito mais que so sabe quem vive por aqui...

  121. Moizes Postado em 12/Aug/2013 às 22:41

    Meus raros me deparei com este estudo sobre o que restou da cultura cristã americana embasada no individualismo da meritocracia, indivíduo este ungido (escolhido) por "DEUS" parece agora abandonado, salvo alguns espertalhões que soube lucrar com a força do trabalho dos demais nesta selvageria do capital, isso trás a tona uma reflexão sobre esta sociedade que prometia prosperidade, desde que segurasse a "MÃO DE DEUS", portanto, todos seguraram; e poucos sobressaíram! É diz Renato Russo: "este é nosso mundo, quem tem demais nunca é o bastante"

  122. Moizes Postado em 12/Aug/2013 às 22:43

    Desculpe (meus caros)

  123. Moizes Postado em 12/Aug/2013 às 23:07

    MEUS caros me deparei com Este Estudo sobre o resultou da Cultura Cristã americana embasada no individualismo da meritocracia, individuo Este ungido (escolhido) POR "DEUS" Agora parece abandonado, salvo alguns espertalhões Que soube lucrar com a Força do Trabalho dos Demais Nesta selvageria fazer de capital, ISSO Trás um tona UMA Reflexão sobre ESTA Sociedade Que prometia PROSPERIDADE, desde Opaco segurasse uma "MÃO DE DEUS", portanto, Todos seguraram, e poucos sobressaíram! E Diz Renato Russo: "este è Nosso Mundo, QUEM TEM Demais Nunca E o bastante"

  124. Jazz Postado em 13/Aug/2013 às 00:52

    Não ia comentar não mas não teve como não falar Prazer Ueslei meu nome é Stanley rs. sim bem americanizado, Os filmes americanos e a TV formaram bem a sua sensibilidade social, bem como o de outras pessoas que não vou fazer questão de mencionar Os Homicídios que os americanos não cometem em seu pais são cometidos fora, seu desenvolvimento dependeu e ainda depende da morte de muitos, para cada carro americano um litro de sangue. Os americanos foram os maiores terroristas que o mundo já teve, os únicos a realizarem um ataque nuclear e o pior não mataram um militar se quer durante o bombardeio. Sao movidos pela industria bélica, estiveram presentes em mais de 80% dos conflitos armados do seculo passado, se não no front participaram vendendo armas, muitas vezes para os dois lados, não melhores que os nazistas? a resposta é não, eles mataram em seus conflitos mais que os alemães, tem a historia racista, são opressores, intervem onde não deveriam intervir (estude e saiba o que é a USAID) São os maiores cães de guerra do mundo, claro vai vir um sujeito muito esperto e vai dizer que a guerra trás desenvolvimento. Ai digo conhecem a penicilina, a invenção que salvou mais vidas no mundo ela foi criada em tempos de paz. Se dizem democráticos mas se você tem uma opinião politica diferente você não pode se quer entrar la, Assange, Snowden, são caçados por falarem a verdade. Claro que os estados unidos é um ótimo pais, para quem tem dinheiro, até o zimbabue é um ótimo pais para quem tem grana por la. Outra característica é o medo do comunismo, por que tanto medo? Aposto que a maioria dos anti comunistas nem sabem a diferença entre socialismo anarquia comunismo e capitalismo. E precisam dobrar um pouco a lingua quando falam de brasileiro, por que nossa ignorancia foi financiada e me parece que ha poucos genios por aqui por que se houvesse um se poria a pensar e resolveriam todos os problemas do brasil com a sua genialidade? Não sou muito fã desse cara mas vale a pena escutar essa declaração http://www.youtube.com/watch?v=YTgHe5tEyGc

  125. J Ricardo Postado em 13/Aug/2013 às 10:15

    Perdi a ilusão com os EUA há muito tempo. A fonte sob a esterilização forçada porderia ser colocada aqui. Não achei nada procurando na internet, nem no wikileaks, de tão chocado que fiquei. Todavia, nem sou tão ufanista em defender o terra Brasilis. O site faz o que pode e o que não pode pra defender os Pró.

    • sandra oestmann Postado em 02/Sep/2013 às 20:29

      http://cbhd.org/content/forced-sterilization-native-americans-late-twentieth-century-physician-cooperation-national- está muito tarde pra traduzir, mas nao quis deixar você sem resposta. coloca no google translator.

  126. Ricardo Postado em 13/Aug/2013 às 10:22

    Não troco isso aqui por nada. O BRasil precisa de escravos nas prisões, precisa de armas de fogo, e acabar com essa folga de licença-maternidade, entre outros.

    • Creide Postado em 17/Dec/2013 às 12:13

      Folga de licença maternidade? Então, certamente, você não pretende constituir família, pois não? Igualdade de gênero não significa sacrificar a mulher, induzindo-a a ser mãe, esposa, doméstica, provedora do lar e outros títulos, que nosso IBGE bem conhece em suas pesquisas por esse Brasil afora.

  127. vinicius Postado em 13/Aug/2013 às 15:02

    @marcos a maior parte eh mentira? apenas a 2 eh exagerada, todas as outras sao verdades @MArcos Garcia Neto nao se compara ao que aconteceu no brasil e nos eua quanto aos indios...ainda existem indios no Brasil..e ate tribos que nao tiveram nenhum contato com " a civilizacao" nos eua eles foram erradicados a 7 de certa forma eh verdadeira, vc nao precisa nem ir morar la, soh de querer ir visitar eles fazem essas perguntas do tipo> vc eh um terrorista? @Wesley a taxa de homicidios no brasil eh absurda! concordo..mas nao eh o recordista, reveja seus dados entendam que ninguem fala q A eh melhor q B...mas as pessoas vangloriam o que nao conhece e tem como bem absoluto que vem dos EUA..e eles tb tem problemas de monte! eh um grande imperio que esta apresentando problemas serios , vem perdendo credibilidade e poder...aconteceu com roma...aconteceu com portugal/espanha...aconteceu com inglaterra e agora com EUA

  128. Clari Postado em 14/Aug/2013 às 00:24

    Nossa, quanta manipulação. Começando pelo segundo item: cadê os critérios? Vocês sabem o que é "Pobreza infantil", nos EUA? Pois bem, saibam que toda a nossa classe C (sim, nossa classe média!) aqui no brasil seria considerada pobre pelos critérios que eles tem por lá. A linha oficial de pobreza nos EUA é de 22.811 dólares por ano (família de 4 pessoas). Lembrando que o poder de compra dos americanos é muito maior do que o dos brasileiros (com menos dinheiro compram mais bens e serviços), e convertendo pela cotação atual isso dá 52.465 reais por ano = 4372 reais por mês - quase entrando no que seria a classe B no Brasil, que é considerada classe média alta! Sim, caros, pelos critérios americanos, quem é quase classe média alta no Brasil é POBRE. O que me deixa inconformado é que esse portal não se deu ao menos o trabalho de colocar esses critérios. Como já foi dito: "os números, sob tortura, dizem qualquer coisa". Se formos comparar com nossas classes D e E, que somam cerca de 24% da população brasileira, nos EUA essa porcentagem não chega a 6%. Pois é. Pelos nossos critérios, 94% da população americana é classe média pra cima. Isso que ainda estão longe de se recuperarem da crise. E citaram o exemplo dos países nórdicos, como se fossem "anti-capitalistas". Coleguinhas, em alguns índices a Dinamarca tem um índice de liberdade econômica maior até do que os EUA. E todos os nórdicos estão no top 20. E estão ficando cada vez mais liberais, pois a máquina de bem-estar social está pesando, porque é muito onerosa e ineficiente. Sabem que a conta, um dia, chega. Contrair dívidas para sustentar algo insustentável é rota certa para a falência. É claro que os EUA possuem problemas, mas isso não deveria impedir ninguém de fazer comparações com um mínimo de coerência. Mas podem ir para a Venezuela aproveitar os surtos de desabastecimento típicos dos países com Estado inchado. Quero ver o que farão quando acabar o Petróleo - Meu Deus, será o caos. Enquanto isso, o Chile, um dos países com menos terras cultiváveis e recursos naturais valiosos da América Latina (poucas exceções, como o cobre) é o país mais liberal e com maior IDH da América Latina. Tem seus problemas? Óbvio. Mas estão melhores do que todos os outros da nossa região, incluindo nós mesmos.

  129. alan Postado em 14/Aug/2013 às 10:11

    De fato, o sonho norte-americano não é nenhuma maravilha. Ainda assim, é muito melhor que nosso pesadelo sulamericano... e o item 7 - Todos os imigrantes são obrigados a jurarem não ser comunistas para poder viver nos EUA. - Convenhamos, nada mais correto. Afinal, se em pleno sec XXI o sujeito se considera comunista, é pq tem uma séria doença mental. E nenhum país estimula uma politica de imigrantes doentes...

    • leonardo Postado em 02/Feb/2015 às 16:11

      Concordo !! As vezes parece que esse site faz apologia ao comunismo, mas não consigo acreditar nisso !

  130. Verusca Santos Postado em 14/Aug/2013 às 23:28

    Vivi nos Estados Unidos dos 12 aos 28 e depois mais 5, tenho diols cidadania. Diego que cada pais sofre as dotes de seus colnizadores. Infelizmente com os portugeses temos corrpcao por volta de 500 anos. Tem coisas que function am nos EUA e outran que functionam aqui, mas minha sorte e que, aos 12 anos, tinha cabelo castanho claro e sardas. Mas se disse negra nao teria a mesma sorte. Quando vivia la sempre fui contra as politica externa que sempre foi para seu usufruto sem importarem como o vonseguiam. A vida aqui e dificil mas la nao e facil tampouco. Tem-se que trabalhar muito e tem muito mais preconceito conforme sua pele. A sociedade individualista tem uma enorme falta de amor ao proximo. Alias sao poucos os amercanos que prestam ajuda a nao ser que seja usado como credito junto ao income tax. Prefiro a sociedade brasileira muito mais a amercana. Agora teve um comentario que so menciona casos contra o PSDB. Lula, Dilma e a Cambodia do PT sao perfeitos, sim sao mas falcatruas- isso e democracia, nao nos EUA que sao dois partidos e ainda tem os quarto estados que decidem as eleicoes. Democracia americana e nao existente. Pobresa tem em todo o mundo so que nos EUA o pobre sofre muito mais, especialmente se e alvo da KKK, nao so os negros sao atacados de alguma forma, mas tambem latinos. Isso nao e terrorismo? Em LA o partido comunista nao pode sair no 1o de maio, mas a KKK tem o aval do prefeito e da policia, nao e engracado? Mas eles que resolvam seus problemas e nos os nossos. Mais uma coisa, porque pensa o governo americano que pode espionar-nos? O Big Brother anda a solta. Quem planta odio, coleta o inferno. Boa sorte EUA!

  131. fabio Postado em 16/Aug/2013 às 09:33

    melhor comentário clari, disse tudo, queria estar aqui a defender o BRASIL mais isso é meio difícil, todo mundo sabe de tudo, temos economistas e intelectuais discutindo as mazelas dos americanos, opressores impositores, mais garanto que todos ou quase todos estão aqui postando comentários com um celular ou lap top ou pc americano, é muita falacia, pessoas dizendo que nunca sentiram vontade de visitar os EUA duvido, nosso lindo e maravilhoso pais esta caminhando para o caos o chavismo bolivariano já esta aqui e faz algum tempo, isso ninguém vê ou finge que não vê, o comunismo esta se enraizando nesta pobre pátria de chuteiras, e mesmo assim ainda vem os petralhas para defender suas convicções facistas.

  132. Adolfo Reis Postado em 16/Aug/2013 às 11:48

    PUTZ!!! Como europeu e português. Dou graças de viver aqui...Mesmo em crise isto é um oásis!!! Os dois filhos da minha empregada doméstica se licenciaram quase de graça em duas prestigiadas universidades públicas quase de graça...Isso é que é mobilidade social...Vivo tranquilo e sem medo de ser assaltado...Abraços

  133. Daiane Postado em 17/Aug/2013 às 18:44

    Eu não troco uma certeza (Brasil) por uma aventura (Estados Unidos)

  134. Povo que descubrio o Brasil Postado em 18/Aug/2013 às 00:17

    wesley es um atrazado mental. Se Portugal e um Lixo o que e que isso faz de Ti?

  135. Barbosa Postado em 24/Aug/2013 às 19:49

    nanda. seu comentário é totalmente idiota que nem sei porque estou respondendo. não se trata de brasil (oprimido) e EUA (opressor)--o que é uma visão tão simplista e errado, e pior ainda, você fala como se tivesse autoridade quando não tem nenhuma; se você acredita nisso, está sendo totalmente manipulado pelo governo de seu país, que é justamente quem está fodendo você há séculos. os eua não são responsáveis pelos problemas no brasil. culpa seu prórpio governo e cidadãos. seja adulto e veja como os ricos e políticos e senhores da terra do brasil estão te fodendo.

    • Logan Postado em 31/May/2014 às 14:30

      Exatamente!!

  136. Uiara Postado em 18/Sep/2013 às 11:47

    O fato dos EUA terem problemas, não quer dizer q o Brasil não os tenha. O maior problema é o Brasil ter os EUA como exemplo a ser seguido, tirando a questão das armas, as políticas desenvolvidas (ou a tentativa delas) foram todas baseadas na lógica americana, desde a ditadura até o atual governo de "esquerda" petista. A única coisa q foge dessa lógica é a constituição brasileira e por isso é desrespeitada o tempo todo, porque ela não faz sentido nenhum dentro desse país com pensamentos, idéias e ações tão americanóides. A questão é: queremos que o Brasil se paute nos EUA como exemplo de nação? Eu não quero, prefiro alguns modelos europeus como base. Não temos como comparar o Brasil a nenhum país, cada qual tem suas peculiaridades, mas podemos eleger alguns exemplos. E com certeza os EUA não são um exemplo pra mim, mas infelizmente não é o q parece pensar boa parte de nossos governantes e consequentemente da nossa população...

  137. Karla Postado em 19/Oct/2013 às 02:03

    Meu Deus....quanta ignorância...Aposto que a maioria das pessoas que estão aqui criticando os Estados Unidos, sequer conhecem! Moro aqui há 18 anos e antes de ter me naturalizado Americana, por opção mesmo....fui ilegal, como a maioria dos imigrantes brasileiros que moram aqui. E mesmo ilegal, sempre fui respeitada como pessoa, o que não acontece com nenhum de voces que estão aqui criticando o meu país(USA), ai no Brasil....país de corruptos, violência e safadeza. Para voces, pessoas ignorantes e sem noção....fiquem mesmo no Brasil porque ai é o lugar de voces...

  138. Denize souza Postado em 19/Oct/2013 às 13:38

    Pra mim os EUA se aproveitam de todos os paises latinos. Principalmente os da AMERICA LATINA .Brasil é uma vitima disso os EUA se aproveitam da espionagens ,da PETOBRAS e dam disculpa de estarem espionando por terrorismo se querem roubas estrategias de ECONOMIA. Isso não é coisa da MAIOR POTÊNCIA MUNDIAL ,deveria ser ao contrario!!!! "SE TEM PESSOAS QUE ACHAM QUE OS EUA SÃO COMO OS FILMES ESTÃO MUINTO ENGANADOS" Aquele pais só é para os ricos os pobres que se danem!!!!!

  139. Jéssica Postado em 31/Oct/2013 às 03:13

    Sobre os Estados Unidos ter o maior número de presos, parabéns! No Brasil quando a policia prende a justiça solta, ou a pena diminui, há sempre uma brecha na lei, é só por isso que o Brasil não é campeão, nesse quesito.

  140. Leandro Postado em 04/Nov/2013 às 18:12

    o 7º foi a gota d'água

  141. Mateus Vieira Postado em 04/Nov/2013 às 20:44

    As pessoas tem o dom de serem tendenciosas...

  142. Vinicius Postado em 04/Nov/2013 às 22:18

    A Realidade é obvia, o Tio Sam é muito melhor que o Brasil e essa postagem só mostra a inveja De alguns que se arrepende de não ter nascido lá. O Brasil é uma piada mundial e os Estados Unidos são a Maior Potencia no mundo. Os Americanos sabem aproveitar as oportunidades que aparecem para eles, e por eles serem um povo patriota fazem o máximo possível e até o impossível para que a nação deles esteja sempre protegida e satisfeita, como uma mãe que ama e protege o seus filhos, Já nós brasileiros nos conformarmos com o que temos e por sermos o povo do jeitinho da malandragem, do samba, do futebol, que adora assistir a novela, nunca chegaremos aos pés dos Estados Unidos. Eu tenho vergonha de Ser Brasileiro e se deu quiser tentarei a vida lá, porque vale muito mais a pena tentar uma vida melhor lá do que aqui nessa colônia de mais de 500 anos.

  143. Cleide Postado em 04/Nov/2013 às 22:20

    Carissimos, adorei e parabenizo-os por todas as brilhantes reflexões que vir desfilando por aqui, são assertivos nas ideias, porém compartilho com vocês que todas estas pontuações, indignações, anseios, visão teleológica que precisamos ter, somente a meu ver so se efetivaria em outra forma de sociedade que não esta em que vivemos. Assisti ao filme do Michel Moore: Um amor de capitalismo, mas vejo no Ensaio sobre a cegueira,do saudoso Saramago, a realidade de nossas vidas, somos cegos para reconhecer que não somos nada, sem a colaboração dos outros, somos míseros seres (des)humanos, ignorantes, carregamos a soberba, a solidão, a ganância e etc no anonimato e nossas almas. Torço para que o Ensaio sobre a Lucidez,proximo filme a ser lançado possa nos fazer enxergar que do pó viemos e ao pó retornaremos. Abraço fraterno. Assistam também: Nós que aqui estamos por vós esperamos.

  144. Laerte Hubaleque Carvalho Postado em 05/Nov/2013 às 10:43

    O engraçado é que ninguem cita os paises do continente africano onde o indice de morte em muitos dos casos são extremamente maiores, ou talvez la na china, ou aqui no brasil, o fato é que tem muitas pessoas atacando muitas pedras contra a parte negativa dos EUA, mas ninguem recorda de que foi a nação que revolucionou o mundo em todos os aspectos, tanto em tecnologia, como movimento financeiro, religioso, é uma nação poderosa e mesmo que tenha podres assim é um Pais com qualidade de vida bem melhor que muitos por ai, quem dera eu ser um pobre lá.

  145. Franklin Weise Postado em 05/Nov/2013 às 13:26

    O ponto 6 ("40% de todas as mulheres em reservas índias foram esterilizadas contra sua vontade pelo governo norte-americano") muito me assustou. Como isto não foi divulgado amplamente? Muito simples: este número foi a estimativa de uma única pesquisadora, que não apresentou dados precisos sobre como eles foram obtidos. Isto, em ciência, assim como em jornalismo, é considerado uma informação com baixo grau de credibilidade. Mas são um prato cheio para teóricos da conspiração.

  146. Vanderson Postado em 05/Nov/2013 às 16:02

    Na minha opinião, assim como o Stalinismo não é visto como um exemplo de que o Socialismo não funciona, também os EUA não devem ser vistos como um exemplo de que o Liberalismo seja um ideal equivocado. Em relação as drogas e aos impostos, por exemplo, os EUA são como qualquer outro estado, uma simples situação em que uma massa de pessoas se encontra dominada sob o pretexto de que matariam umas as outras se não existisse tal dominação.

    • Raknay Postado em 17/Dec/2013 às 16:19

      1 - Otimo. Eles colocam bandidos na cadeia. 2 - O problema e que de acordo com os padrões americanos uma familia de 4 pessoas que ganhe menos de 4200 reais por mes é considerado pobre. E o custo de vida por la é muuuuuuuuuuito menor do que no Brasil. 3 - Todo mundo sabe disso. Foi tudo televisionado. O que tem de chocante? 4 - Ainda assim tem uma porrada de vantagens sobre outros paises. E concordo que evita abusos de direitos, o q e muito comum. Sem falar q incentiva q se prepare antes de ter filhos. Americanas tiram ferias remuneradas na epoca de dar a luz, isso não diz né? 5 - Ainda assim é comum no mundo inteiro. Não vejo nada de chocante. Vivo vendo noticias sobre o governo americano preocupado com isso. Tao se esforcando pra arrumar. 6 - Os Eua e todos os paises deste continente. O q tem de chocante nisso? 7 - Otimo. Estao protegendo a democracia e a liberdade, uma pena que mais paises não fazem isso. 8 - So gente com dinheiro faz universidade. Qual a novidade nisso? Sem falar que juntar 80mil nos eua não é muito dificil. Conheço gente demais que foi pra la com uma mao na frente e outra atras, sem falar a lingua direito e juntou isso em dois anos. 9 - Outra coisa que nao é novidade e eu pergunto? Qual e o problema? Quatro veses mais crianças morrem em acidentes com piscinas do que com armas de fogo em casa. Sabe o q significa? Os EUA tem muuuuits casas com piscinas. 10 - E em que pais não é assim? Acho q da pra contar nos dedos do ex presidente.

  147. Cesar Postado em 06/Nov/2013 às 23:33

    Desde cursinho pre- vestibular, ha 20 e tantos anos, ja escutave o professor de historia contar os mesmos dramas. BRASIL ja passou da hora de acordar. Se houvesse a mesma seriedade que ha nos EUA , seria o melhor pais pra morar. No entanto, estadios pra mais de milhao de dinheiro, cervejada e mulher de bunda de fora ....,,,,,by the way, o colunista e professor de historia? ACORDA BRASIL

  148. Jéssica Postado em 11/Nov/2013 às 18:50

    Para quem ainda acredita no sonho americano eu só tenho algo a dizer, assistam o documentário SICKO de Michael Moore antes de criticarem a postagem, e tirem as suas próprias conclusões. O documentário foi feito por um AMERICANO indignado com a saúde do Pais. O quesito 5 para mim é o mais importante, pois como viver bem em pais onde não se pode ficar doente?

  149. zóio de açúcar Postado em 12/Nov/2013 às 18:31

    um camarada vem falar (defendendo) dos EUA e diz que lá "só" se matam 15 mil americanos por ano, comparado ao Brasil...rs. esqueceu de contar o que as guerras por eles fabricadas destroem de vidas ao redor do mundo, e não falo só das guerras, mas das políticas econômicas que devastam e desperdiçam bilhões de vidas ao redor do mundo, pra no final menos de 1% da população no mundo viver no luxo. Esqueçam o Brasil, se mudem pra lá, imediatamente... ser nacionalista e nacionalista americano (sendo do Brasil) (?).

  150. Maninho (Denilson ) Postado em 02/Dec/2013 às 10:02

    Eles são os verdadeiros Judeus, é mata a mãe por um trocado, são capazes de um rim pra mostrar que ta por dendo, é mole.Isso que segueira absoluta...

  151. asdasdasd Postado em 04/Dec/2013 às 00:41

    E mesmo com essas merdas todas é a maior economia do mundo...imagina se não tivesse isso...

  152. Roberto Postado em 05/Dec/2013 às 20:34

    1- Maior população prisional do mundo; * Ou seja, fez coisa errada, justiça seja feita 2- 22% das crianças americanas vivem abaixo do limiar da pobreza * Não que no Brasil não seja diferente... 3- Entre 1890 e 2012, os EUA invadiram ou bombardearam 149 países. * ok, pode ser verdade. 4- Os EUA são o único país da OCDE que não oferece qualquer tipo de subsídio de maternidade. *ok 5- 125 norte-americanos morrem todos os dias por não poderem pagar qualquer tipo de plano de saúde. * E quantos não morrem no Brasil em hospitais por dia? 6- Os EUA foram fundados sobre o genocídio de 10 milhões de nativos. Só entre 1940 e 1980, 40% de todas as mulheres em reservas índias foram esterilizadas contra sua vontade pelo governo norte-americano. * Ja foi 7- Todos os imigrantes são obrigados a jurarem não ser comunistas para poder viver nos EUA. * Se você é comunista, ta fazendo o que nos eua? 8 - O preço médio de uma licenciatura numa universidade pública é 80 mil dólares. * Quanto você gastaria para uma educação basica (de qualidade) no brasil? Quase isso, e muitas vezes ainda precisa pagar faculdade, pois não recebe preparação o suficiente para entrar em faculdade publica. 9 - Os EUA são o país do mundo com mais armas: para cada dez norte-americanos, há nove armas de fogo. * Para se proteger, e mesmo assim, criminalidade bem controlada. 10 - Há mais norte-americanos que acreditam no Diabo do que os que acreditam em Darwin. * E quantos no Brasil não dizem que tudo que acontece foi coisa de deus e a a ciencia não teve nada a ver? -------- Agora pontos positivos: - Qualidade de vida, qualidade de transporte publico, conforto, com pouco dinheiro você compra coisas para lazer, carro, viajar para conhecer lugares, se hospeda, vai em um restaurante, tem oportunidades nas maiores empresas do mundo... Não que seja um pais perfeito, mas com certeza é um lugar que eu gostaria de morar. Aonde a lei funciona, aonde tenho conforto no transporte publico (não onibus que nem uma sauna lotados), aonde eu posso comprar coisas com ótimos preços para minha diversão/conforto (como um jogo de video game, que no brasil custa 1/3 de um salario minimo), ir a um show, andar na rua com segurança...

  153. Maurilio S. Eugenio Postado em 17/Dec/2013 às 00:07

    Isto tudo, esta lista de fatos chocantes sobre os EUA aí em cima é muito relativo. É claro que se vc tem uma série de vantagens, as desvantagens seguem paralelamente e isto é uma lei natural aqui do planeta Terra. Não se pode ter só felicidade, a tristeza existe e faz parte. O maior erro do ser humano é querer só a felicidade. Isto não existe cá neste plano. Os EUA tem a suas mazelas sim como tudo o mais, agora, comparado às mazelas do Brasil, aí nada se compara...

  154. Leonardo F. Postado em 09/Jan/2014 às 14:10

    Olha, sei que vão dizer que o intuito do texto não era comparar Brasil vs EUA, mas todos aqui sabem que isso é mentira, portanto farei meu comentário deste modo: Se os EUA é ruim, o Brasil é péssimo. Neste caso, fico com os EUA. Inaceitável um país com a 6º maior economia mundial ser um dos piores em todos os rankings que se decidir fazer, tais como: Segurança, saúde, educação e, pasmem, até em acesso à internet. "Ah, mas o Brasil era um país oprimido até pouco tempo." É, mas não é mais, tem a sexta economia e muitíssimo potencial para mudança e, até agora, nada se fez para mudar a realidade, o que acontece é cada mais arrecadações e cada menos retorno. Fico com o lixo dos EUA, neste caso.

  155. Renato Postado em 28/Jan/2014 às 11:01

    E o que há com isso? Nós não temos tantas intempéries, temos área, recursos naturais, uma população desarmada, pagamos tantos impostos como qualquer nação rica e no entanto, somos um dos países mais corruptos do mundo, temos um dos maiores índices de violência, desemprego, baixo IDH, temos saúde "gratuita" de péssima qualidade, temos educação gratuita longe das nações ricas, uma população carente que vive à mercê das autoridades políticas, que não tem nem o que comer, temos o maior recurso hídrico do mundo e a maioria poluído por falta de investimentos em saneamento básico, desmatamento descontrolado, etc...posso passar o dia aqui listando, o que mais querem ouvir? Enquanto isso, apesar de tudo, os EUA pra quem é sério e quer trabalhar de verdade, tem acesso a tudo do bom e do melhor que há no mundo, não interessa se ele é um americano ou um imigrante tentando a sorte, terão o mesmo sucesso!

  156. Carmo da Rosa Postado em 30/Jan/2014 às 09:57

    "Todos os imigrantes são obrigados a jurarem não ser comunistas para poder viver nos EUA." Que pena terem metido aqui este FATO... Trata-se de um fato-macaco, porque vai imediatamente debilitar os FATOS restantes: se o país é assim tão mau, porque razão há todos os dias gente a querer ir para lá viver? Mesmo de forma clandestina! Ao ponto dos americanos terem sido obrigados a construir uma enorme barreira no sul do país... Será que também existem os mesmos problemas de imigração clandestina em países paradisíacos como Cuba, China, Índia, Coreia do Norte, Rússia, Primaveras Árabes, etc. ? Não consta na média ocidental. Mas claro, pela mesma lógica a média ocidental está totalmente vendida aos americanos e não fala dos milhões de emigrantes por esse mundo fora a fugir da Europa e dos USA para poderem entrarem clandestinamente em Cuba e no Vietnam...

    • Tiago Postado em 02/Aug/2014 às 15:22

      Todos querem ir pra lá por eles "vendem" muito bem o sonho americano e as pessoas acreditam, chegando lá as coisas são bem diferentes.

  157. Alexandre Postado em 25/Feb/2014 às 19:43

    Eles tem o maior numero de armas por habitante pois é um pais que está vivendo um momento tenso, pois seus conflitos durante o século lhe proporcionaram inimigos em potencial, então vivem 24 horas preparados para a Guerra uma invasão atentados algo do tipo , isto não precisa ser muito inteligente para ver. E vejo que vc pelo jeito nunca morou nos eua pois parece aluno de universidade brasileira com ideologia manipulada. E vc é um conspirador dos Governos dominantes é oque vejo, vc só pode afirmar oque você tem provas, mas sua mente é tão manipulada e deturpada que você nem liga fala mesmo para ter maior visibilidade e polêmica. Vc não conhece a história deste pais e muito menos como é a vida no mesmo não há mais nada a declarar.

  158. Aldemir Postado em 25/Feb/2014 às 23:38

    Cuba poderia ser um lugar bom e desenvolvido, se não fossem os embargos da ONU e dos EUA. Quem não concorda com a ideologia de democracia americana ou é embargado ou é considerado inimigo_ china.

  159. Ederson Postado em 26/Feb/2014 às 11:05

    Eu prefiro o padrão CHINA

  160. Will Postado em 27/Feb/2014 às 11:24

    Cada país tem sua forma de viver que se estagnou desde os primordios, hoje já não é possível alterar sem causar guerras, agora as coisas devem ser alteradas pela cultura, organização, inteligência de cada país como jogos, o país que tiver a melhor pontuação em varias áreas sociais e outras, terá a melhor qualidade de vida da Terra, não importa qual país faz o que pra quem, e sim o que cada país faz para se melhorar, comparações são esdruxulas, pois cada país deve se fortalecer por seus patriotas, não viver por costumes de outros países, e sim adaptá-los da forma que lhes convêm, para o enriquecimento da própria cultura.

    • Eliaschaves Postado em 16/Mar/2014 às 12:22

      O sistema desse mundo e a corrupcao,mesmo antes de voces nasceren,sabe quando nos vamos ver que nao temos mais que conviver com isso;quando estiver morto,simplificando o sistema desse mundo e diabolico e ponto final

  161. Sheila Postado em 18/Apr/2014 às 08:01

    Sei que muito do que ele disse é pura verdade , mas nosso Brasil ainda é um país lindo de se viver , mesmo cheio de defeitos somos felizes por natureza ,e agora vem bombardear nosso país com suas criticas?Portanto meu caro americano fique ai no seu país que invadiu ou bombardeou 149 países entre 1890 e 2012 e isso é viver de guerra e já o Brasil é viver feliz mesmos nas adversidades ! Sou Sheila e amo meu PAÍS mesmo com seus defeitos!

  162. Caroline Postado em 20/Apr/2014 às 04:59

    A maior verdade é que o povo que vai ficar defendendo os EUA só defende por que gosta das roupas, musicas, cantores de lá e fica vangloriando pois é a maior potencia e se acha bom demais pra viver no Brasil. O nosso país é um país com problemas é sim um país com problemas mas também e cheio de riquezas mas é um povo mal agradecido que só sabe reclamar reclamar e reclamar. O ruim não é um país mas as pessoas de lá.

  163. Blue Eyes, Na Resistência Postado em 27/Apr/2014 às 01:21

    Se esse texto não tem por finalidade comparar Brasil x USA, então só há um motivo: desqualificar o American Way Of Life por parte de quem não tem condições morais para isso... todos os tópicos apresentados são analisados a luz do ESQUERDOPATISMO que grassa a nação brasileira... podia dizer que é inveja, mas é muito mais que isso... é rancor puro e simples... rancor por que a sociedade americana não aceita facilmente o esquerdismo barato que muitos por aqui acham que é o supra sumo da verdade ideológica e política... ponto por ponto abordado, a visão do redator do texto é tendenciosa e malandramente esteriotipada... é boçalidade apresentar fatos de um mundo que o autor parece desconhecer... e analisa-los a luz de valores brasileiros, por décadas deturpados pelo gramscismo esquerdopata é por demais vil... é como pedir para um pedófilo falar de inocência na infância... é grotesco tal análise deturpada... nem vou entrar no mérito pois sei que o autor tem plena consciência das mazelas que praticou ao inferir sobre valores e fatos que estão longe da nossa realidade... quem ler esse texto e tiver conhecimento profundo do tema vai dar risadas... sorry...

    • Logan Postado em 31/May/2014 às 14:29

      Perfeito!!! Sem retoques.

  164. Bruno Duarte Gomes Postado em 06/May/2014 às 00:38

    Perai perai! Li lá em cima que os EUA não resolveram seus problemas mais básicos? Sério isso? Estou morando nos EUA e continuando na questão da comparação vejo muito bem que quem não resolveu os problemas mais básicos foi o Brasil. Mas básicos meeeesmo!! Agora também é uma grande ingenuidade achar que aqui tudo é perfeito. Lógico que não. Os países que tem a melhor qualidade de vida no mundo são os países escandinavos. E a Noruega tem uma das maiores taxas de sucídio do mundo. Como entender isso? Não sei. Mas veja como a prefeição é uma utopia. O texto coloca pontos interessantes e verídicos mas é sim ingênuo ao colocar que aqui as coisas não são perfeitas e isso seria uma surpresa. Ter senso crítico significa conhecer a história e dela extrair sabedoria. Ninguém no Brasil quer seguir os erros cometidos nos EUA. Agora pelo amor de Deus!! Eles conseguiram sim resolver problemas muito básicos. Mas não só eles. A Alemanha, todos os países escandinavos, grande parte da Europa Ocidental, Japão e por aí vai. Outra coisa, não acredito que essas críticas aos EUA possam servir de exemplo para corroborar o comunismo. Sabem quantos o Stalin matou? Percebem como o discurso ideológico é em si ingênuo?

  165. marcilio Postado em 06/May/2014 às 12:20

    Serio isso? Praticamente isso tudo acontece no brasil tambem, alias, coisas piores. Acho que o brasil está muito mal, para os brasileiros tentarem falar mal de outros paises. Estados unidos é primeiro mundo, exemplo em praticamente tudo, vamos dar atenção aos problemas do brasil, que tenho certeza, são bem maiores!

  166. Sirlei Postado em 07/May/2014 às 02:23

    Achei os comentários interessantes, tanto que li todos. Adoro o Brasil, mas sei que poderíamos ser MUITO melhores, bastava observar o que outros locais tem de melhor e aplicar, sem preconceito ou falsooralismo. Morei nos Estados Unidos e no Canada e visitei muitos outros locais, nos EUA especificamente fui positivamente surpreendida, a esmagadora maioria das pessoas é honesta, trabalhadora, gentil e reclama do governo tanto quanto nós, a saúde e a educação são muito caras, o sistema bancário precário, mas ... Vive-se melhor que aqui (se você tiver um green Card terá obviamente mais oportunidades). Todos os locais tem problemas e demonízar os americanos, portugueses, espanhóis, etc. Não irá resolver os nossos, que são imensos. Vamos nos instruir, aprender a respeitar a opinião alheia, o meio ambiente, os animais, e principalmente o próximo (seja quem for), e as outras coisas virão como consequência natural, pois fomos programados para progredir. Li em algum lugar que a abundância de facilidades naturais e o tipo de colonização sofrida nos tornou lenientes com a corrupção e outras mazelas, isso vem mudando, mas tem fundamento, somos humanos e suscetíveis a falhas. Não sou e nunca fui uma grande defensora da cultura americana, ao contrário, mudei para la até um pouco contrariada, mas fui melhor tratada pelos americanos do que pelos brasileiros que lá encontrei, os americanos me indicaram escolas gratuitas de idioma, onde não faz diferença se você é legal ou não, o fato de ser pedreiro, carpinteiro ou doméstica não te transforma em subcategoria humana, mas ser mentiroso, corrupto e desonesto sim. A palavra de uma pessoa tem muito valor, e por isso eu os admiro. A Jordânia é uma monarquia de maioria muçulmana, com pouquíssimos recursos naturais (compram praticamente tudo de fora, inclusive água) e é um lugar lindo, organizado, limpo e com educação e saúde de primeira qualidade, o povo faz toda diferença. E nós, infelizmente, não temos muito ultimamente do que nos orgulharmos, basta ver a barbárie ocorrida no Guarujá, os escândalos políticos, o descaso com o patrimônio histórico e cultural, o sucateamento da saúde e da educação, a possibilidade de resumir e simplificar as obras literárias adotada pelo MEC, as pequenas fraudes diárias, a intolerância, o preconceito, o fanatismo religioso e político, etc, etc.... Em resumo, falta caridade e respeito. Nós definitivamente podemos e devemos fazer melhor, não é a toa que aprendemos sobre as guerras, o nazismo, a inquisição, Hiroshima e muitas outras coisas, é só para não fazermos novamente, simples assim.

  167. Sergio Medeiros Postado em 08/May/2014 às 14:07

    Meu sonho é morar nos EUA! Lá o cidadão sabe que se roubar vai preso, não importando se rouba uma bala, um pacote de bolacha ou automóvel! Aqui ele alem de não ir preso, volta pra rua parea roubar e matar! Lá a lei vale pra todos e, nas cadeias existem pessoas comuns, celebridades e políticos. Aqui pagamos os mais altos impostos e não temos o retorno merecido e ainda votamos em quem nos rouba, vide Paulo Maluf. Brasil um país de TOLOS!

  168. Sergio Medeiros Postado em 08/May/2014 às 14:11

    Poderia-se estrelilizar toda a raça política do Brasil? Assim como fez os EUA com os indios?? Penso que desta forma teriamos uma luz no fim do túnel...

  169. Nilton Postado em 19/May/2014 às 10:49

    Eu não entendo como um indicador como este do fato n°10 (o de haver mais americanos acreditando em Satanás do que na teoria Darwiniana) pode se caracterizar como um fato chocante. Por acaso o defender ideologia diferente do evolucionismo é um retrocesso ?

  170. Aires Postado em 31/May/2014 às 15:01

    Wesley, Tens o meu apoio, concordo com todos os seus comentários.

  171. Daniel Venturi Postado em 31/May/2014 às 19:52

    Mesmo vocês tentando diminuir os EUA ainda continuamos 100 anos atrás deles

  172. Alexandre Postado em 31/May/2014 às 19:59

    Uma única questão: alguém saberia explicar uma pequena contradição: enquanto o continente africano tem um PIB em torno de 800 milhões de dólares, onde a maioria das pessoas vivem com menos de 1 dólar por dia e 20 milhões morrem de fome anualmente, um único homem tem uma fortuna de 72 bilhões de dólares? Além disso, 85 dos homens mais ricos do mundo possuem riqueza equivalente a 3,5 bilhões das pessoas mais pobres. Só não vale responder que é em função do trabalho!

  173. thiago Postado em 09/Jun/2014 às 05:58

    Existe partido comunista nos EUA, não existe nenhum juramento sobre isso. Só por esta parte, todas já perdem a credibilidade.

  174. Deusiane Postado em 10/Jul/2014 às 14:08

    Acho que o objetivo não era simplesmente comparar brasil e eua... mas antes de apontarmos pra eles devíamos analisar nosssos números..... A maior população carcerária??? Ok... melhor do que tanto bandido solto como é aqui.... Julgar um povo pq acredita mais em algo religioso do que em ciência. ...podemos não concordar...... mas isso significa que são piores? ?? Se vivêssemos nas mesmas circunstâncias e possibilidades. .Será que tbm não bombardiariamos outras terras???? ....enfim Nao considero eua um país pior pra se viver por esses motivos. ....

  175. Inês Bernal Postado em 26/Jul/2014 às 14:49

    Sugiro ao Wesley e a todos que acham o EUA uma maravilha que se mudem pra lá...limparíamos o Brasil e eles , por sua vez, experimentariam como e´bom ser "americano"...

    • ZENIO SILVA Postado em 03/Aug/2014 às 14:48

      A rigor Inês,verão como é "bom" ser estrangeiro, principalmente latino, nos EUA! Vão viver o sonho americano debaixo de uma ponte... Para começar, nem a língua daquele país que tanto admiram dominam...

  176. Jovana Postado em 22/Aug/2014 às 14:21

    Vocês que comparam o Brasil com os EUA,conheçam o histórico dos dois países. EUA ficou independente antes do Brasil,financiado as custas do povo francês o que desencadeou a Revolução Francesa causando a morte de milhares de pessoas.Em sua colonização roupas com catapora foram dadas aos peles vermelhas omo forma de dizimá- los.Escravidão de milhões de africanos,Kuklusklan,Invasão a Coréia,Bomba em Hiroshima, Viatenan,Iraque,Kazakistão, Kurdisktão.E indiretamente interferem na política interna de dezenas de países vizinhos,Financiou e financia secretamente prisões e tortura em muitos países.Em sua política financeira (FMI)causa a morte por inanição de milhões de pessoas todos os dias e que digam os europeus presos a seus acordos.E os que sofrem sanções .Exemplo: Cuba. E tudo em nome de Deus,da paz e da democracia. Hoje colhe o que plantou,sofrendo a invasão de imigrantes desesperados e mortos de fome,oferecendo 3 milhões de de dólares para que os países como El Salvador,Honduras,México e outros os recebam de volta.Não podem realizar uma festa sem que sofram atentados,perseguidos e odiados no mundo inteiro. Sinceramente não invejo de nenhuma forma a sorte dos norte americanos e agradeço a Deus ter nascida no Brasil!

    • josue Postado em 14/Sep/2014 às 02:26

      Já comeu Um Big Mac na sua vida, andou de carro, acendeu a luz, usou o computador, entrou no face, usa calça jeans...forno microondas... Seu pensamento é tão ingênuo que justifica o brasil ser um pais tão medilcre que ocupa o numero 79 de IDH... Só é conhecido no mundo pelo futebol e pelas mulheres... Acorda pra vida e lute por um país decente em vez de ficar falando bobágens. Você acha que se consegue ser a maior potência e o pais mais influentes do mundo, somente batendo... Americanos se caracteriza principalmente por sua criatividade... Mudaram humanidade em apenas 100 anos.. Das 100 Maiores invenções do mundo, mais de 80 foram inspirações de americanos... Isto não é sorte... É criatividade...

  177. SIDNEI RODRIGUES Postado em 20/Sep/2014 às 14:05

    Sim. Esta matéria tem duas respostas para indagações nem sempre respondidas com clareza. já há mais de vinte anos os norte-americanos começaram a ser mostrar preocupados com o mico-leão-dourado, com o macaco-prego, com o jacaré-do-papo-amarelo e outras espécies animais que vivem no território brasileiro. Também se mostraram preocupados com as populações indígenas brasileiras. Mas nunca responderam com clareza onde foram para os descendentes de Touro-Sentado e outros indígenas de suas terras. Existem reservas indígenas nos EUA ? Pois bem: quando começaram essas preocupações, bem como a tal balela do aquecimento global ? precisamente quando Argentina e Brasil ingressaram no mercado da soja, do milho e da laranja, fazendo-lhes concorrência. A expressão " Pulmão do mundo " para a Amazônia então recebeu um reforço emblemático: a preocupação com o meio-ambiente. Quanto à saúde na terra das oportunidades, isso todos já sabiam, não é tema fictício em filmes e seriados. Por lá, se o sujeito não tiver dinheiro vivo, plano de saúde, seguro ou crédito, morre de apendicite ou pneumonia na calçada do hospital sem quem ninguém lhe dê sequer um olhar de comiseração. A população penitenciária é outro negócio lucrativo. Um negro ou hispânico que é preso por roubar comida para seus filhos famintos é sentenciado a quatro anos de prisão. Nesse período será explorado como trabalhador mal-remunerado. Sem dúvida, um lucro para o sistema. É o tal American Way of Life.

  178. Nicolau Postado em 18/Oct/2014 às 17:25

    MESMO ASSIM, MAIS DE 350.000 MIL MISERÁVEIS LATINO-AMERICANOS ENTRAM CLANDESTINOS POR ANO NO "CAPITALISMO" AMERICANO, PARA "SOFRER" COMO PERVERSOS SADOMASQUISTAS! EM VEZ DESSES PARASITAS VIAJAREM PARA CUBA ONDE TUDO É DE "GRAÇA"! O BLOG ACIMA É UMA MENTIRA TÍPICA DE UM MISERÁVEL COMUNA LATINO-AMERICANO SUBDESENVOLVIDO!

  179. Robson Postado em 11/Nov/2014 às 17:09

    O texto é bem interessante e instrutivo. Contudo, seria legal que cada uma das afirmações fosse seguida de uma fonte confiável. Isso auxiliaria muito na argumentação.

  180. joeser alvarez Postado em 14/Nov/2014 às 11:56

    Gostaria apenas de sugerir uma correção - não existe o tal "governo norteamericano" assim como não existe o "governo centroamericano" nem o sulamericano" - a américa do norte tem 3 países, méxico, eua e canadá, então, por favor, chamem os bois pelo nome - do contrário é fazer coro c/ a ideologia imperialista que se acha "a américa" replicando seus memes através de todas as formas de comunicação. PS: o correto seria "governo estadunidense" . abs

  181. Kleiton Postado em 20/Nov/2014 às 17:41

    Para o Pragmatismo Político, País bom onde viver é Cuba ou Venezuela.

  182. Max Johnson Postado em 04/Dec/2014 às 16:57

    odeio coca cola, jeans, rock, hollywood, computadores, facebook, hamburguer ....

  183. Carol Postado em 05/Dec/2014 às 14:06

    Aos que defendem os EUA ...eu acho complicado apontar e comparar com o Brasil...há diversos países que como o Brasil foram colonias de exploração e hoje estão se sobressaindo ?? Sim.. Porem esse países jamais se afastaram dos grilhões americanos, jamais conseguiram manter sua cultura e suas raízes, tiveram toda sua historia poluída pela influencia americana ...e fora que compara o Brasil com a Austrália e Nova Zelândia é insensatez pura... A importância estratégica da desses países é apenas como território para ofensiva de guerra como foi na época do Japão e hoje já não essa necessidade apesar de ter um quartel do exercito americano em cada pais desse! Agora o Nosso Pais tem riquezas únicas Amazônia, Minerais, Petróleo, Recursos Hídricos, Território Produtivo, Biodiversidade unica... Ou seja tudo isso bem pertinho deles...E não vamos esquecer que tudo que os EUA conquistou (dizimando os povos indígenas norte americanos )e conquista até hoje, é as custas dos povos que ainda sofrem com a sua ganância... O EUA é o maior financiador de conflitos amardos no mundo! Todo aquele povo africano sofre até hoje pq o EUA financia a guerrilha que comete atrocidades com aquele povo... fora que são os maiores consumidores de vida selvagem que existe. Hoje há mais felinos selvagens nos EUA que em ambiente selvagem e todos eles são fruto de contrabando! E o que eles matam praticando caça em safaris pra empalhar...É ABSURDO! Fora a mineração americana... são uns devoradores de florestas chafurdam o solo como porcos e invadem regiões amazônicas em países como Venezuela, Peru, Equador, e ainda passam essas palhaçadas em programas na TV paga que colocam eles como heróis!!! Toda a nossa madeira em extinção da Amazônia e Mata Atlântica esta sendo exportada para EUA e Europa... Isso você ve nos programas de arquitetura e designe dos principais canais americanos... e eles consideram ecologico revestir o piso e fazer moveis de madeira em extinção??? Essas coisas o bonitos defensores dos americanos fingem que não veem! Todo mundo fala ...Ahhh mas nos EUA tudo é barato, carro, TV, e bla bla bla... Muito fácil quando as corporações americana mantem mão de obra sub-humana pagando salários de miséria no México e na China...(trabalho escravo???) A vida americana é maravilhosa???É! e quem banca isso??? Todos os outros países subdesenvolvidos e emergentes, ou seja NÓS! E esses trouxas ai ficam levantando bandeira das lutas dos americanos pela liberdade e blablabla...E metem o pau em como o governo e os políticos brasileiros sugam nossas vidas com impostos e corrupção... A vocês eu digo: OS AMERICANOS FAZEM A MESMA COISA CONOSCO! Eles não são diferentes desse algozes brasileiros em nada, todos um bando de assassinos da vida! O Brasil está longe de ser perfeito mas temos sim que nos defender desse sanguessugas americanos, e buscar valorizar o que temos aqui...nossas culturas regionais, riquezas naturais e desenvolver nossa capacidade intelectual e tecnológica...investir no povo brasileiro que é criativo, simpático, receptivo e sim TRABALHADOR... pq não é fácil viver sendo roubados como somos ... Acho que ao invés de nos degladiarmos temos é que nos unir e valorizar pra fazer um pais melhor...num é ficar apontando o dedo entre nos e olhando a grama do vizinho não... pq no fim ela é artificial!

  184. silvia Postado em 08/Dec/2014 às 16:24

    Alguém precisa falar isso para o Morgan Freeman, parece que ele vive em bolha enão nos Estados Unidos.

  185. odenicio Postado em 28/Mar/2015 às 22:33

    A grande Nação Americana só mostra para o mundo,as coisas boas como por exemplo o sonho de poder, mais na realidade esconde a tamanha desigualdade entre ricos e pobres. Em nome de Deus, invade nações para saquear suas riquezas, pregando o sonho de liberdade. Na realidade o sonho Americano é uma verdadeira utopia.

  186. Aracelli Postado em 05/Apr/2015 às 23:16

    Eu acredito que não existe sociedade mais doente que a dos EUA. Vocês me deram mais 10 motivos para detestá-la. Excelente artigo.

  187. Nicolau Postado em 21/Aug/2015 às 15:50

    Então os 40 milhões de Latino-Americanos porque se enfiaram no rabo do "capitalismo" americano, para "sofrer" como perversos sadomasoquistas e idiotas otários?! O autor do artigo acima deve ser um fracassado na vida sexual que também viaja para o "capitalismo" americano e não para o "paraíso" de merda socialista em Cuba! Vão ser burros, otários e masoquistas assim no inferno!

  188. Paulo Postado em 31/Aug/2015 às 05:15

    Ninguem quer ir para os paraísos Cuba e Coreia do Norte, onde todos têm a liberdade total(de fazerem o que o ditadores querem)e se liberassem essas 2 prisões, todos sairiam de lá! Nem os comunistas passam férias nessas 2 favelas-esgoto a ceu aberto! E os quase 200 000 000 de mortos da inquisição do fracassado comunismo só no século XX, hem? A China no mercado é ultra capitalista e os donos do poder assim sendo não passam de burgueses explorando seu povo escravizado, alugado aos ocidentais, como o capitalista Castro faz com seus médicos(?) alugados ao PT!

  189. Eduardo Postado em 18/Feb/2016 às 16:13

    A nem da para fazer comentario tudo que ia dizer já foi comentado .Em tão que viva brasil