Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Esquerda 21/Dec/2012 às 15:48
10
Comentários

"José Dirceu não sairá da cadeia vivo"

Apesar de a pena em regime fechado que deverá cumprir ser de cerca de dois anos, esse tempo seria “mais do que suficiente” para ocorrer uma “briga” com algum detento na qual o ex-ministro perderia a vida

Eduardo Guimarães, em seu sítio

Pensei muito antes de escrever este texto porque as informações espantosas e explosivas que contém foram reportadas por uma fonte que não se identifica. Todavia, à luz de acontecimentos recentes, penso que é meu dever de cidadão dividir tais informações com a sociedade, sempre deixando claro que não me foi oferecida prova alguma do que foi dito.

Ao longo da semana, logo de manhã cedinho, indo de casa para o escritório, o celular toca enquanto dirijo. Reluto em atender por questão de segurança, mas como tenho uma certa paranoia em relação a ligações de números que o identificador de chamadas não registra, atendo.

josé dirceu ditadura militar assassinato

Em outra oportunidade, ex-policial e agente da CIA revelou que foi perseguido por não assassinar José Dirceu.

A pessoa, do outro lado, fica em silêncio. Após dizer “alô” uma meia dúzia de vezes, silencio. Ouço respiração do outro lado. Chego a supor que é só mais uma das ligações anônimas que vivo recebendo, mas estas sempre vêm com insultos e terminam rapidamente. Não tendo condições de ficar ouvindo respiração anônima enquanto dirijo, desligo.

Chego ao escritório, tomo o segundo desjejum do dia – composto de café preto e cigarro – e inicio a composição de um novo post, o que há anos vem sendo um ritual que pratico antes de começar o trabalho remunerado.

Enquanto me delicio com o prazer que o tabaco oferece quando consumido após uma xícara de café forte e puro, o celular volta a tocar. Mais uma vez, a tela de 2,5 polegadas do aparato informa que a ligação não foi identificada. Reluto em atender, mas a curiosidade é maior.

É uma voz masculina, rouca e abafada. Mais tarde, concluiria que a pessoa usou alguma coisa para abafar as próprias palavras de forma a dificultar a identificação. Talvez um pano. Mais tarde, pergunto-me por que a pessoa disfarçaria a própria voz se eu não a conhecesse…

Não farei suspense. Vamos direto aos fatos. O  sujeito antecipou o que de fato aconteceu: a dobradinha entre o procurador-geral da República e o presidente do Supremo Tribunal Federal para prenderem os réus do julgamento do mensalão sem que o resto daquela Corte pudesse deliberar sobre a proposta.

Leia também

Até aí, nada demais. Havia especulações na imprensa sobre isso poder vir a ocorrer. Contudo, todos haverão de concordar que é muito estranha a pressa e as artimanhas usadas em dobradinha por Roberto Gurgel e Joaquim Barbosa de modo a colocar os réus na cadeia sem que os recursos deles sejam ao menos apreciados pelo pleno do STF.

Para que a pressa? Por que as manobras para evitar que uma decisão tão polêmica fosse referendada pelo resto da Corte?

O denunciante anônimo prossegue. Diz que Joaquim Barbosa vai tomar para si a execução penal dos réus e irá rejeitar pedidos da defesa de José Dirceu para ele ir para uma penitenciária melhor, sem superlotação e ao lado de condenados de menor periculosidade e de nível social mais alto – e, sim, existe isso, no Brasil.

Um detalhe: segundo o jornal O Estado de São Paulo, “As 74 penitenciárias do Estado de São Paulo estão com 170% de ocupação, segundo levantamento da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) atualizado no último dia 28.

A rede de penitenciárias tem capacidade para 59.739 presos, mas abriga 101.445 detentos. A Penitenciária Dr. Antonio Souza Neto (P-2), de Sorocaba, lidera o ranking da superlotação. Com capacidade para 500 detentos, a unidade está com 1.631 presos. Em segundo lugar, a penitenciária de Hortolândia, com a mesma capacidade, tem 1.587 detentos.

Outra unidade de Sorocaba, a Penitenciária Dr. Danilo Pinheiro (P-1), é a terceira no ranking com 648 detentos em 210 vagas. De todas as unidades penitenciárias estaduais, apenas três, inauguradas recentemente, têm número de presos abaixo da capacidade – as de Tremembé, Presidente Venceslau e Pirajuí (feminina) (…)”

Segundo o informante anônimo, Barbosa tomaria para si a execução penal dos condenados no julgamento do mensalão e argumentaria que seria uma “bofetada no rosto da sociedade” se a eles fosse concedido benefício de irem para prisões “Vips” devido à “gravidade” de seus crimes.

O anônimo encerra a ligação dizendo que se Dirceu entrar em uma dessas cadeias, não sairá de lá vivo. Apesar de a pena em regime fechado que deverá cumprir ser de cerca de dois anos, esse tempo seria “mais do que suficiente” para ocorrer uma “briga” com algum detento na qual o ex-ministro perderia a vida.

O sujeito desligou na minha cara logo após dizer que se Dirceu entrar em uma penitenciária das que se constituem em sucursal do inferno na Terra, não sairá vivo.

Um registro imprescindível: o anônimo não fez acusação formal a ninguém. Não disse quem estaria conspirando para matar Dirceu.

Reflito, porém, o seguinte: diante das notícias sobre essa evidente armação para encarcerar previamente os condenados sem lhes dar o benefício legal de recorrerem das penas, não poderia deixar de relatar esse episódio. E, além disso, por que uma ligação anônima se a pessoa quisesse me dar apenas a sua opinião sobre o que pode ocorrer?

Concluo, pois, lembrando que a responsabilidade pela integridade física de condenados pela Justiça, é do Estado. E que o caráter político do julgamento do mensalão vem sendo cantado por dezenas de juristas, professores de Direito Penal, advogados, jornalistas e intelectuais, o que aumenta a responsabilidade dos que querem encarcerar Dirceu sumariamente.

Estadão: José Dirceu pode ser assassinado na cadeia, diz líder Sem Terra

O líder sem-terra José Rainha Júnior disse nesta sexta-feira, 16, que o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, pode ser assassinado na prisão, caso venha a cumprir na cadeia parte da pena a que foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Dentro do presídio quem manda é o crime e ele, por tudo o que representa, vai ser um alvo fácil.” Condenado a 10 anos e dez meses de prisão, além de multa de R$ 676 mil, por ter sido considerado o “chefe” do esquema conhecido como mensalão, o ex-ministro terá de cumprir pelo menos um ano e onze meses em regime fechado. Para o ministro do STF Joaquim Barbosa, relator do processo, o réu deve ir para uma prisão comum.

O líder sem-terra, que foi banido do Movimento dos Sem-Terra (MST) em 2007 e formou seu próprio grupo, o MST da Base, acredita que isso equivale a condenar o ex-ministro à pena de morte. “O Zé (Dirceu) é um lutador que sobreviveu à ditadura militar, mas no nosso sistema carcerário, ele vai virar um troféu. Conheço como funciona o sistema e vai ser muito difícil ele sair com vida.” José Rainha permaneceu nove meses na prisão, após ser preso, em junho do ano passado, durante a Operação Desfalque da Polícia Federal, que investigava o desvio de recursos da reforma agrária. Ele, que já havia sido preso anteriormente por crimes relacionados à invasão de fazendas, passou por celas de cadeias públicas e de penitenciárias estaduais.

Na última prisão, quando se achava recolhido na Penitenciária de Presidente Venceslau, sua família recebeu uma carta revelando um plano para assassiná-lo. Ele foi transferido para São Paulo e incluído na lista de lideranças rurais ameaçadas de morte elaborada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), ligada à Igreja Católica. “Lá dentro não há qualquer garantia de segurança, você se vê sendo morto a qualquer momento”, disse.

Recomendados para você

Comentários

  1. Mauricio Chalfun Postado em 22/Dec/2012 às 09:09

    Eduardo Guimarães; Percebi que sua novela do tipo SBT(mexicana) se antecipou aos fatos, o presidente do STF não deferiu o fim trágico conforme ditou em sua novela. Votei no Lula por duas vezes e votei na Dilma, senti grande prazer em meu juízo em que o Brasil compartilhou o voto favorável a grande maioria, no entanto fazer tal julgamento ao Ministro do STF foi um disparati sem precedência. É como técnico de futebol, todos os torcedores contra ou a favor, tem um pouco. Vamos esperar o juízo final e após isto escreva um novo capítulo.

  2. DAVID Postado em 23/Dec/2012 às 09:49

    Prezados senhores, Isso me cheira a uma armação para colocar o LADRÃO Dirceu em algum programa de proteção. Foi condenado, tem que cumprir a pena em uma das penitenciárias que ele, como ministro de estado, teve oportunidade de transformar em algo que ressocializasse os presos e não fez. O sistema penitenciário brasileiro serve para difundir a criminalidade organizada Brasil a fora.

  3. Vinícius Postado em 27/Dec/2012 às 18:43

    Me irrita ver a esquerda defendendo os acusados do mensalão, eles estão pagando merecidamente pelos seus atos. Sei q o mensalão do PT não é o único caso de corrupção q existe no Brasil. Existe corrupção no Sistema Judiciário, no Tribunal de Contas da União, no Ministério Público, na iniciativa privada e em tantos outros órgãos. Sem falar nos conhecidos: Lista de Furnas, Pasta Rosa, Sivam Fraude, Privataria Tucana, doação da CVRD, emenda reeleição, Telebrás, Poer-Marka, Fraude Cambial, Sudam-Sudene, outros mensalões de aliados ou não... enfim. Não posso deixar de achar positiva a ação do STF em julgar a quadrilha do PT, isso limpa o partido de boa parte da sujeira, desde q o STF seja imparcial, esses corruptos tem q se ferrar msm. Não adianta idealizarmos países como a Nova Zelândia e Dinamarca se tratando de transparência política se defendermos partidos de esquerda quando estão errados, a limpeza política deve ser total e imparcial, independente da ideologia. Lembrando q cadeias ou celas "vips" são um absurdo, a justiça deve ser a msm para tds.

  4. Bruno Cordeiro Postado em 27/Dec/2012 às 21:26

    Bom, mais uma vez o ministro Joaquim Barbosa cala a choradeira das viúvas do velho PT e não mandou prender(infelizmente) o Dirceu. O Brasil passa por um momento muito perigoso, em que a população acreditou que o PT seria a solução para o proletariado do país que tanto sofreu com o PSDB e todos os outros, porém o PT chegou e virou igual a eles, conseguiu níveis ótimos de todos os indicadores e bla bla bla, mas a revolução que todos esperavam ficou no palanque. Entretanto, as lideranças do PT usam da fidelidade dos petistas para tentar ficar imune aos seus erros, no caso do mensalão, por exemplo, não é raro vermos blogs de pessoas respeitadas achincalhando o julgamento, que na verdade foi uma revolução no país, mas os petistas tentam de qualquer forma ajudar os líderes do passado, antes tentando negar a existência do mensalão e agora tentando arrumar uma proteção para os futuros carcereiros, alias, existem tantos presos que morrem nos presídios brasileiros e o seu José Dirceu nunca fez nada para minimizar essa situação, então que sofra como qualquer outro.

  5. Renata Postado em 29/Dec/2012 às 09:30

    e ai? qual o problema? a preocupação da sociedade brasileira em relação a isso deve ser zero! me poupe!

  6. José Geraldo Gouvea Postado em 30/Dec/2012 às 21:15

    Não ter sido preso agora não impede que venha a ser preso futuramente. O que o post diz é que Dirceu, como todo preso famoso, será alvo fácil na cadeia, por bandidos querendo notoriedade, ou, pior, por bandidos a soldo de quem o queira morto.

  7. MRTT Postado em 02/Jan/2013 às 23:55

    como fez, será feito né? fez nesse sistema, nesse sistema paga. São os caminhos da vida, tem que andar.

  8. daniel dantas Postado em 17/Jan/2013 às 04:29

    muito bonito essa historinha pra boi dormir.o cara pratica o ilicito e agora cm a suspeita de ser morto,nao seria conveniente ser preso?!ao passo q anda a violencia(multiplicada pelo pt apos o estatuto do desarmammento q desarmou o cidadao de bm e nao o bandido),se ele tivesse de ser morto,seria aki fora.tem q ser preso sim,sem regalia,como qualquer brasileiro.quanto a ser morto la,todo dia morre preso e aliás vivemos todos presos no BRASIL!

  9. Lucas Postado em 26/Feb/2013 às 12:53

    O cara é advogado formado, ele não ficaria preso com bandidos comuns. Logo, nenhum dos companheiros de cela dele, se vier a ter, o mataria... novelinha mexicana.

  10. Pedro Postado em 27/Feb/2013 às 14:14

    Bem, os recursos serão como um novo julgamento, como deverá entrar outro ministro no lugar, a votação mudará e Dirceu pode ser inocentado do teatro midiático que o mensalão.