Redação Pragmatismo
Religião 10/Dec/2012 às 16:19
272
Comentários

Ex-fieis revelam o 'mundo de delírios' das Testemunhas de Jeová

Mais de 600 pessoas juntaram-se para denunciar a sua antiga religião. Oito delas contam como, durante anos, as suas vidas foram dominadas pelo medo de pecar. E pecar podia ser, simplesmente, soprar uma vela

“Lembro-me de ser miúdo, olhas para um estádio de futebol cheio e pensar angustiado que aquelas pessoas iam ser todas destruídas porque se calhar nenhuma era Testemunha de Jeová”, lembra Vítor Máximo.

“As Testemunhas de Jeová acreditam que o mundo de Satanás vai acabar e que só elas sobreviverão ao Armadegão, passando com vida para o Paraíso”, explica M. M., ex-ancião (um dos mais altos cargos na hierarquia da organização), que pede anonimato com receio de represálias para a família, que continua na religião.

testemunhas jeová delírios
Testemunhas de Jeová vivem sob a angústia de um iminente fim do mundo e a esperança de serem conduzidos ao céu. (Foto: reprodução)

Todos os crentes são habituados a esperar pelo fim do mundo desde crianças. A essa permanente angústia, os miúdos juntaram as várias coisas que estão impedidos de fazer na escola e o pavor de ofender Jeová. Entre as proibições (como aos adultos), estão a celebração de aniversário, Carnaval, Páscoa, Natal, fim de ano e todas as outras datas de origem pagã que a religião despreza porque, conforme explica Pedro Candeias, um dos representantes da organização em Portugal, não são mencionadas nas Escrituras.

Leia também

P.T. lembra-se de andar na escola primária e fingir que cantava os parabéns aos colegas, mexendo os lábios e esquivando-se a bater palmas. Mesmo assim, só por estar presente, temia “ser destruída”. César Rodrigues fazia o mesmo e, para evitar perguntas sobre a sua festa e presentes, não dizia quando aniversariava.

Ambos contam como agora, respectivamente, celebram todos os aniversários com o maior entusiasmo: “Faço questão de ter sempre um grande bolo. São 30 anos? Sopro 30 velas!”, diz P.T. César festeja com igual euforia, mas ainda hoje não consegue cantar os parabéns. “E como se estivesse a fazer algo de mal. Sei que não estou, mas não consigo evitar este sentimento de culpa. Nunca cantei os parabéns na vida.”

O maior terror das crianças Testemunhas de Jeová é o Natal, antecedido de atividades como pinturas, composições, festas ou teatros. Não podem participar em nada.

“Lembro-me como se fosse hoje dos meninos todos em grupos a fazer enfeites para colar nas janelas da sala de aula e eu sozinha de lado, a fazer outra coisa qualquer”, conta P.T.

Por se considerarem politicamente neutras, as Testemunhas de Jeová não votam em partidos políticos — nos países em que ir às urnas é obrigatório, são incentivados a vota nulo ou em branco. Também não saúdam a bandeira nem canto o hino. “Lembro-me bem: no 3º ano, todos de pé a aprender o hino, e eu supernervosa, só a mexer a boca”, recorda P.T. A organização não encontra motivos para o embarco infantil: “Sendo esses valores baseados na Bíblia, que razões teriam para sentir vergonha?”, questiona Pedro Candeias.

Artes marciais, que se considera ensinarem a violência, são interditas. E, com base numa passagem bíblica interpretada como Deus não gostando que os homens concorram entre si, a prática de desportos de competição também é desencorajada. É das coisas que César Rodrigues mais lamenta: “Era sempre escolhido para a seleção de futebol da escola, mas era impensável treinar num clube”, conta este co-fundador do fórum Testemunhas de Jeová.

Já com mais de 600 usuários, o fórum surgiu para denunciar todas essas situações e apoiar antigos membros. Em Portugal, onde há 52 mil Testemunhas de Jeová, é o primeiro, mas noutros países da Europa, no Brasil e nos Estados Unidos, o fórum existe há vários anos.

Também há livros e documentários reveladores do funcionamento da religião. É o que este grupo que recentemente se organizou pretende em Portugal: “Queremos que as pessoas percebam que as Testemunhas de Jeová não são tão inofensivas como parecer as senhoras que distribuem revistas na rua”, explica um dos fundadores do fórum.

Todos os conteúdos místicos e esotéricos são considerados um perigo para a espiritualidade. Livros como “O Senhor dos Anéis” ou “Harry Potter” não são para abrir.

Quando a família de P.T. entrou para a religião, os anciões foram livrar-lhes a casa da presença de Satanás. Entre o vestido da noiva que a mãe usara no casamento católico, todas as fotografias desse dia e qualquer outra em que aparecesse um crucifixo (para os fiéis a Jeová, Cristo morreu numa estaca), nada escapou: foi tudo queimado num bidão de metal, até a sua coleção de livros da Anita. “Daí para a frente, só lia a Bíblia e as revistas da religião.”

As Testemunhas de Jeová acreditam que “A Sentinela”, “Despertai!” e todas as publicações da organização transmitem a palavra de Deus com a mesma validade que a Bíblia. “Quando mais cedo começarem o estudo, melhor para já irem ensinadas para a escola. Há grávidas que leem o “Meu Livro de Históricas Bíblicas” m voz alta para os bebês que têm na barriga”, revela R.M., outra desistente.

Vítor Máximo, crente durante mais de 35 anos, recorda-se das tardes de quarta-feira passadas a ler as revistas; P.T. estudava-as com o pai aos sábados à tarde, depois da pregação.

A pregação porta a porta é uma atividade fundamental e incontornável para qualquer Testemunha de Jeová, pois é a única maneira de levar a “Verdade” a mais pessoas, poupando-as no dia do Juízo Final.

Acreditando nisso, aos 12 anos G.C. desatou a estudar a Bíblia fervorosamente. A mãe convertera-se e ele também. Acatou os fortes incentivos da organização para se distanciar das pessoas do Mundo (as que não são Testemunhas) e afastou-se de todos os amigos. De um momento para o outro, recorda hoje, deixou de brincas na rua e passou a vestir paletó e gravata para ir às reuniões e a andar de pasta na mão para bater às portas.

Em menos de um ano estava a entrar, de fato de ganho e t-shirt branca, na piscina de Algés, em Lisboa. Com uma mão em cima da outra e as duas a tapar o nariz, submergiu totalmente, deitando-se para trás dentro da água. Quando veio acima estava batizado — acabara de se tornar ministro do reino de Jeová. “É uma dedicação incondicional para toda a vida: ser um escravo de Jeová e tudo fazer em favor Dele”, lembra mais de 30 anos depois desse momento.

No verão seguinte, dedicou-se em exclusivo à pregação. “Eu levava as coisas muito a sério porque estávamos perto do fim do mundo. Pensava: ‘É preciso sacrifícios, vamos fazê-los”’, conta G.C., que foi ancião durante quase 20 anos.

Desde que a religião foi fundada, em 1879, as Testemunhas já esperaram que o mundo acabasse em vários anos. Sempre que as datas passaram sem que alguma coisa acontecesse, o Corpo Governante (entidade atualmente composta por oito homens, que é o núcleo administrativo da religião nos Estados Unidos) emitiu um novo “entendimento”, inquestionável. “Estão sempre a repetir que a dúvida é um dos laços do Diabo”, explica R.M. Invariavelmente, mas sempre a posteriori, a cúpula da organização nega ter feito qualquer previsão concreta e, apesar de os textos das revistas oficiais da religião terem sempre mencionado os sucessivos anos em que o mundo acabaria, diz-se que a expectativa decorreu da má interpretação dos fiéis. A última data mundialmente difundida para o Armagedão, com muitas famílias a vender tudo que tinha para se dedicarem em exclusivo à pregação e garantirem a passagem para o novo mundo, foi 1975. Depois nunca mais se referiu um ano específico.

Com o mundo a poder acabar a qualquer altura, as Testemunhas de Jeová vivem ao mesmo tempo na expectativa do recomeço de uma nova vida e apavoradas com esse momento. Porque, mesmo para o povo eleito, o acontecimento implicará grande sofrimento.

Uma revista “Despertai!”, de 2005, avisa: “O arsenal de Deus inclui neve, saraiva, terremotos, doenças infecciosas, aguaceiro inundante, chuva de fogo e enxofre, confusão mortíferas, relâmpagos e um flagelo que causará o apodrecimento de partes do corpo.”

Além disso, o Paraíso só está ao alcance de quem não tiver “culpa de sangue”, ou seja, quem não estiver a falhar nos preceitos da religião.

“Eu perdi a minha vida! Não fazia nada com medo de ofender Jeová e ser destruída”, afirma P.T.

Vítor Máximo conta que desde criança, e mesmo em adulto, acordou várias vezes a meio da noite “a chorar, com pesadelos com o Armagedão”.

A grande prioridade das Testemunhas de Jeová é estudar e divulgar os mandamentos de Deus da maneira a salvar o maior número de pessoas possível. Por isso, são altamente desincentivadas a investir em atividades que, para a organização, apenas servem para roubar tempo ao testemunho porta a porta e de nada valem perante o fim de tudo. Quem vai para a faculdade mostra que está fraco na fé e passa a ser olhado com desconfiança.

Quando Vítor Jacinto decidiu licenciar-se em Engenharia Química, passou a receber visitas de anciãos e superintendentes de circuito (que supervisionam várias congregações) quase semanalmente. A sua biblioteca fazia-lhes particular confusão. “Diziam que aqueles livros continham ensinamentos não cristãos e queriam que me desfizesse deles. Foi aí que começou a minha grande guerra contra eles.” Os livros ficaram, o curso foi acabado, deixou de ir à reuniões.

Investir na carreira é encarada como outra afronta a Jeová. “Das coisas que me faziam mais impressão era ver pessoas subir à tribuna e contar, cheias de orgulho, que tinham recusado um promoção para não prejudicar a sua vida espiritual”. Revela R.M.

Outro exemplo de dedicação à religião incutido nas reuniões e nas revistas é o desincentivo que a organização faz a que se tenha filhos: por um lado, são grandes consumidores de tempo, por outro, não é aconselhável pôr crianças num mundo que vai acabar. Para G.C., isso ficou claro no dia do casamento. Depois de uma adolescência em que não podia beijar nenhuma rapariga, nem mesmo como cumprimento, no rosto, e de um namoro com alguém da mesma congregação, sempre na presença dos pais e sem um único beijo na boca, casou-se num Salão do Reino. “O ancião que fez o discurso disse que de forma nenhuma deveríamos ter filhos, porque estamos no tempo do fim e era uma atitude pouco sábia, pouco espiritual.”

Só contrariou a instrução mais de 10 anos depois, quando a mulher começou a ficar clinicamente deprimida com receio de já não conseguir engravidar por causa da idade. “Os casais que decidem ter filhos são criticados pelos outros que optam por não ter em virtude das orientações da organização”, revela M.M., outro ex-ancião. “Conheço casais que não têm filho e que agora já não podem e outros que continuam na expectativa de vir o fim para depois poderem ter um filho. É horrível”, afirma G.C.

Este antigo ancião deixou o cargo e as reuniões há cinco anos. Tecnicamente, está inativo, situação de que não entrega há seis meses relatórios com o número de publicações que distribuiu e de horas que pregou. O seu mal-estar com a religião começou quando, numa formação para cerca de 200 anciões, lhes foi ordenado que escrevessem na página do manual sobre o abuso sexual de menores: “Sempre que surja um caso de pedofilia, contatem de imediato a filial [a sede, em Alcabideche, Cascais]. “ Perguntou: “Mas a pedofilia é crime, não deveria denunciar-se à polícia?” Responderam-lhe peremptoriamente: “Nós não denunciamos os nossos irmãos. As ordens são estas, escreva isso aí.”

No manual dos anciões a que a Sábado teve acesso está impresso: “Se o acusador ou o acusado não estiverem dispostos a reunir-se com os anciãos, ou se o acusado continuar a negar a acusação de uma única testemunha e a transgressão não tiver sido comprovada, os anciãos devem deixar o caso nas mãos de Jeová”.

Esta política de não divulgação valeu recentemente às Testemunhas de Jeová a condenação à maior indenização alguma vez já paga nos Estados Unidos a uma vítima de pedofilia: 22 milhões de euros. O tribunal considerou provado que a estrutura da organização tinha sabido e abafado o caso.

Esta é das mais desconfortáveis questões no interior da Religião. Outra é a da desassociação, ou expulsão — o pior que pode acontecer a uma Testemunha e aos seus familiares, O contato com desassociados é simplesmente proibido, mesmo que seja da família.

De possuída pelo demônio, a prostituta, P.T., com cerca de 40 anos, ouviu os piores insultos da boca dos pais quando foi desassociada, em 2006. Proibiram-na de voltar lá a casa. “Fiquei desnorteada, pensava que ser destruída, perdi a minha família e todos os meus amigos, que nem sequer me cumprimentavam. Como todas as pessoas que são desassociadas, fiquei sem ninguém.”

“Jeová nos observará para ver se acatamos, ou não, seu mandamento de não ter contato com nenhum desassociado”, lê-se na revista “A Sentinela”, de abril deste ano.

“Um simples ‘oi’ dito a alguém pode ser o primeiro passo para uma conversa ou mesmo para amizade. Queremos dar esse primeiro passo com alguém desassociado?”, questionava a mesma publicação já em 1981 (as Testemunhas de Jeová guardam todas as revistas que consultam). “Toem sua posição contra o Diabo (…). Não procure desculpas para se associar com um membro da família desassociada, como, por exemplo, trocando e-mails”, diz “A Sentinela” de janeiro de 2013 já disponível no site da organização.

O ostracismo a que os desassociados são votados pode originar problemas extremos. Dos oito antigos fiéis que a Sábado entrevistou (dois dos quais ex-anciãos), quatro tiveram de procurar ajuda médica para depressões e estado de ansiedade grave — alguns fizeram terapia, todos foram medicados. Dois pensaram no suicídio.

Vítor Máximo julgou que os pais se reaproximassem quando lhes comunicasse o seu segundo casamento. Afinal, deixaria de ser um “fornicador”, um dos maiores pecados para a religião. Mas, como a mulher era uma mundana e ele um apóstata (abandonou a religião há cinco anos), os pais nem foram à cerimônia.

“Nesse dia, quando cheguei a casa, em vez de estar a relembrar os bons momentos da festa, sentei-me na beira da cama e desatei a chorar”, lembra.

Embora o expulsem, insiste em aparecer de vez em quando na casa deles, nos arredores do Porto, mas na última vez que falou com o pai ele chamou-lhe adorador do Diabo e ameaçou ligar para a polícia caso voltasse. Durante muitos meses, a conversa ao jantar com a mulher terminava invariavelmente em lágrimas. Teve de ir ao psiquiatra e só superou a depressão com a ajuda de medicamentos.

Quem privar com um desassociado arrisca-se a ser expulso. Isso é ficar sem nenhuma rede social (família e amigos), porque as Testemunhas de Jeová não criam laços com pessoas do Mundo. Por medo do que pode acontecer aos familiares, algumas pessoas falaram para este artigo sob anonimato; outras não revelaram a identidade porque estão afastadas, mas não se querem dissociar (voluntariamente) nem ser desassociadas, sabendo que nesse momento terão de cortar relações com os que lhes são mais próximos.

César Rodrigues, 38 anos, foi Testemunha de Jeová desde que nasceu e as suas dúvidas só surgiram há quatro anos, quando fez uma coisa que a organização desaconselha insistentemente: meteu-se num fórum de dissidentes brasileiros na internet. “Para mim, aquilo era tudo mentira. Pensei: ‘Vou mostrar-lhes o que é uma verdadeira Testemunha de Jeová’”. Mas foi ele que acabou convencido. Uma das coisas que mais o chocaram foi perceber as incongruência na proibição de transfusões de sangue, que já provocou a morte a um número incalculável de crentes.

“As Testemunhas acreditam que a transfusão de sangue lhes é proibida por passagens bíblicas como estas: “Somente a carne com a sua alma — seu sangue — não deveis comer”, explica o representante da organização, Pedro Candeias. Plasma, plaquetas, glóbulos brancos e vermelhos também são rejeitados. Mas o recurso a fracções desses componentes é permitido. “É extremamente incoerente condenar o uso de determinadas fracções e permitir o de outras e não existe base bíblica nem científica para tal distinção. Por exemplo, se se pode aceitar hemoglobina, que é 97% de um glóbulo vermelho, por que não se pode aceitar glóbulos vermelhos? “É como se eu dissesse que você pode comer uma uva sem pele, mas com pele não pode”, afirma M.M., que foi ancião durante mais de uma década.

Quando César começou a fazer perguntas aos amigos (“Sabias que era assim?”), foi denunciado. Fizeram-lhe quatro comissões judicativas (tribunais eclesiásticos). Já sem acreditar em nada do que tomara por certo durante anos, negou todas as acusações de falta de fé. Recusa-se a ter de deixar de falar com os pais. Quando conheceu uma antiga Testemunha de Jeová, perguntou: “É possível ter amigos do Mundo?” Descobriu que sim. Deixou de aparecer nas reuniões.

R.M. demorou a fazê-lo, mesmo depois de, no ano passado, ter lido o proibidíssimo livro “Crise de Consciência, de um antigo membro do Corpo Governante, e de perceber que “toda a vida tinha vido enganada”. “Sinto que é mesmo uma lavagem cerebral, da qual é muito difícil libertamo-nos”, explica. Só conseguiu afastar-se quando descobriu o fórum Testemunha de Jeová. Diz que só passar à frente de um Salão do Reino a deixa “agoniada”. Mas não está preparada para deixar de falar com a família.

Para M.B., o momento está para breve. Aos 18 anos, aproveitou o fato de sair de casa e mudar de cidade para confessar aos anciãos que fumava, o que é proibido. Já sabia o que o esperava: uma semana depois lhe comunicaram a expulsão. De regresso a Lisboa, foi assaltado e ficou sem dinheiro nenhum. Ninguém da família lhe atendeu o telefone nem respondeu às mensagens — nem nessa altura nem em todo o ano que se seguiu. “Sentia-me perdido, culpado, abandonado. Passava noites inteiras sem dormir.”

Desenvolveu um transtorno de ansiedade incapacitante. A família continuava a não lhe atender o telefone. Pensou no suicídio. “Mas depois ahcei que ninguém iria ao meu funeral”.

Um dia em que insistiu mais uma vez, inesperadamente, a mãe atendeu. Como o motivo era doença, os anciões, aos quais ela pediu autorização, permitiram que o recebesse em casa. Mas agora que está mais estável, M.B. sabe que vai ter de voltar a sair. E que vai ter de se despedir para sempre.

Leia aqui a íntegra da matéria em PDF

Isabel Lacerda para a revista Sábado, de Portugal. Com Paulopes

Posts relacionados

Comentários

  1. Si Postado em 10/Dec/2012 às 17:20

    Nossa,esse fundamentalismo religioso é horrível mesmo.

    • Fabiano Postado em 10/Sep/2013 às 13:14

      eles vão conhecer o anti jeová! loguinho! chama-se RESPEITO!

    • A.LL Postado em 10/Sep/2013 às 22:31

      bom msm eh ser evangelico entaum neh onde o pastor rouba seu dinheiro descaradamente . Ou melhor ainda eh ser catolico vai lah levar seu filho e deixar ele lah pra fazer catequese e ele ser estrupado por um padre sem falar q o vaticano eh dono indiretamente eh claro de metade de roma e da maior fortuna privada do mundo

    • Michele Postado em 11/Sep/2013 às 01:31

      Fui Testemunha de Jeova por anos e anos. Fico chocada como alguem tem coragem de entrar aqui e dizer que o texto não é verdadeiro. TUDO VERDADE. Morria de medo do Armagedon, nao podia comemorar nada x nada. Vivia esperando o fim do mundo e o inicio do paraiso. Deixei de ser TJ, sou dissociada (eu em retirei da religiao). Chocante ler e reconhecer cada parte, me reconheci em CADA depoimento para a materia. Acreditem, esse tipo de religião absurda e castradora existe. Muitas pessoas que dei estudo biblico, na epoca sao testemunhas de jeova ate hoje, tenho vontade de procurá-las e pedir desculpas. Pedir desculpas por ajudar a fazer uma completa lavagem cerebral nelas.

    • elias Postado em 22/Jun/2014 às 13:02

      https://sites.google.com/site/tjdefendidasapologia/quem-entende-a-apostasia/mentalidade-apostata---vai-entender

    • carlos Postado em 30/Jun/2014 às 18:59

      O cara é desmenbrado e fica ai falando bobeira é um coitado....

    • claudia nunes Postado em 03/Jul/2014 às 23:04

      iSSO É UMA GRANDE MENTIRA!!!! cONHEÇO AS tESTEMUNHAS DE jEOVÁ!!! E A MELHOR ORGANIZAÇÃO QUE EXITE!!! SÃO VERDADEIROS!!! NÃO VISAM LUCRO..SÃO TRABALHADORES.. PACÍFICOS,, SE O MUNDO ÔSSE COMPOST DE TESTEMUNHAS DE JEOVÁ ESTARÌAMOS NO PARÌSO..E Ñ NESTE CAOS!!! EXITE OBVIAMENTE PESSOAS QUE Ñ SE ENQUADRAM PORQUE Ñ SE SUBMETEM ÀS LEIS DITADAS POR DEUS!!! SE O MUNDO SEGUISSE SEUS PRECEITOS, Ñ HAVERIAM CRIMES HORRENDOS AOS QUAIS NOS SUBMETEMOS DIARIAMENTE!!! VOCÊ JAMAIS VERÁ UMA TESTEMUNHA DE JEOVÁ FIEL PRATICAR ATOS IMORAIS!!!,,TAMBÉMSE VOCÊ PROCURAR EM PRESÍDIOS JAMAIS ENCONTRARÁ!!! ..LEMBREM QUE QUANDO JEASUS ESTEVE AQUI NA TERRA, FOI DIFAMADO ATÉ MESMO PELOS SEUS SEGUIDORES!!,,FOI MORTO PELOS QUE SE DIZIAM CORRETOS; MAS QUE NA VERDADE ERAM OS VERDADEIROS BANDIDOS!!!..PESSOAS QUE RETRATAM AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ COMO ESTE SENHOR ,,SÃO NA VERDADE HIPÓCRITAS TAL QUAIS OS FARISEUS DA ÉPOCA EM QUE NOSSO LIBERTADOR JESUS CRISTO,,FILHO DE JEOVÁ QUE É O LINDO NOME DE NOSSO CRIADOR ,,NOSSO VERDADEIRO DEUS, FOI SACRIFICADO INOCENTE,,E TROCADO POR UM FASCÍNORA CHAMADO BARRABÁS!!!,,ENTÃO..PARA OS QUE CONFIAM NA BÍBLIA, ASIM COMO EU CONFIO..DEIXO A DEIXA .QUE DIZ..<<<< ALEGRA-TE QUANDO TE PERSEGUIREM, PORQUE ISTO É UMA PROVA DE QUE VOCÊ ENCONTROU O VERDADEIRO CAMINHO!!,, O CAMINHO QUE CONDUZ À VIDA ETERNA DE NOSSO ADORADO DEUS, JEOVÁ!!!!!!!!!!!!!

      • minino veio Postado em 04/Jul/2014 às 15:59

        Eu trabalho com uma que ela xinga todo mundo, e enche a cara de cachaça todo final de semana.

      • Lima Postado em 07/Jul/2014 às 11:06

        A História das Testemunhas de Jeová A seita das Testemunhas de Jeová foi fundada por Charles Taze Russell, em 1872. Ele nasceu em 15 de Fevereiro de 1852, e era filho de Joseph L. e Anna Eliza Russell. Ele tinha grande dificuldade de aceitar a doutrina da condenação eterna ao inferno e, em seus estudos, veio a anular não apenas a punição eterna, mas também a Trindade, a deidade de Cristo e o Espírito Santo. Em 1870, com a idade de 18 anos, Russell organizou uma classe bíblica em Pittsburgh. Em 1879, ele procurou popularizar as suas idéias e doutrinas aberrantes. Ele co-publicou a revista "The Herald of the Morning" com seu fundador, N. H. Barbour e, em 1884, Russell tomou o controle da publicação dando-lhe o novo nome de "The Watchtower Announcing Jehovah's Kingdom" (A Sentinela Anuncia o Reino de Jeová), e fundou a "Zion's Watch Tower Tract Society", agora conhecida como "Watch Tower Bible and Tract Society", Sociedade Bíblica Torre de Vigia. A primeira edição da revista Sentinela tinha somente 6.000 cópias por mês. Hoje o complexo publicitário das Testemunhas, no Brooklyn, Nova York, imprime mais 100.000 livros e 800.000 cópias de duas revistas -- diariamente! Russell alegava que a Bíblia só seria corretamente entendida de acordo com as suas interpretações. Era um perigoso arranjo, já que era ele quem controlava o que era escrito na revista Sentinela. Depois da morte de Russel, em 31 Outubro de 1916, um advogado do Missouri chamado Joseph Franklin Rutherford recebeu o controle da Sociedade Torre de Vigia que era conhecida, então, como Associação Bíblica Dawn. Em 1931, ele mudou o nome da organização para "As Testemunhas de Jeová." Depois da morte de Rutherford controlaram a Sociedade Nathan Knorr e Frederick William Frank, como presidentes. Hoje, a Sociedade é liderada por Mr. Henschel. O grupo tem mais de 4 milhões de membros em todo o mundo. As estatísticas da Sociedade Torres de Vigia indicam que 740 casas são solicitadas para recrutar cada um dos quase 200.000 novos membros que se juntam cada ano. As TJ´s tem diversos 'livros de estudos' semanais. Os membros não são obrigados a participar, mas existe um nível de expectativa que suavemente leva os convertidos a participarem. É durante estes 'livros de estudos' que a TJ é constantemente exposta aos ensinos anti-cristãos. Uma TJ mediana, com a sua constante doutrinação pela Torre de Vigia, pode, facilmente 'surrar' um cristão mediano quando estes vêm defender suas crenças. As TJ afirmam veementemente que a doutrina da Trindade é de origem pagã e que a cristandade, com um todo, está envolvida na mentira do diabo. Concomitantemente, com a anulação da Trindade é, da mesma maneira, ferrenhamente combatida a deidade de Cristo, a deidade do Espírito Santo, a realidade do inferno e a punição eterna. (Ainda vai defender?)

      • ricardo moreira pizolato Postado em 07/Jul/2014 às 21:58

        Gente nao sei se eh inguinorancia minha mas aonde na biblia fala que o nome de deus eh jeova depois ofendem nos catolicos

      • Anonimo Postado em 17/Jul/2014 às 20:03

        Eis mais uma fanática religiosa, doente e que precisa se tratar... Abre tua mente!

    • lene Postado em 05/Jul/2014 às 21:55

      O que a maioria das pessoas fazem, é não ler a biblia sempre copia o que os outros falam, e vão passando de pessoas para pessoas, a bliblia e clara e a palavra de deus é verdadeira. O que a maioria fazem é servir religião, o que todos devem servir e procurar conhecer é o Deus verdadeiro, pois a religião não salva ninguem.a religião matou e destruiu muitas vidas, e ainda e destroi, A BIBLIA fala errais por não conhecer as escrituras. examinai-a pois cuidais ter nela a vida eterna. cristo veio para todos, e que os verdadeiros adoradores o adorem em espirito e em verdade. Jesus falou suportai as fraquezas dos fracos. deus deixou o homem com capacidade de pensar e agir, deixou livre arbitro ninguem pode servir a deus obrigado.se alguem servir a deus obrigado tudo em vão. a biblia diz para servimos a Deus com alegria, em paz com gozo, não com tristeza.

  2. FN Postado em 10/Dec/2012 às 17:31

    Esse texto escrito em português de Portugal soa estranho a leitores brasileiros.. Já na primeira frase, tive que ler e reler.. até perceber que "miúdo" = criança e que "olhas" não era um erro de digitação, mas "tu olhas"... Armagedão também soa engraçado para leitores brasileiros que não têm contato algum com textos escritos em Portugal. Abraços

    • Moderação Postado em 10/Dec/2012 às 17:53

      Olá FN, O texto é da revista Sábado, de Portugal. Decidimos que a tradução não seria necessária e o mantivemos na íntegra. O português de Portugal, de fato, revela algumas peculiaridades que podem confundir o leitor brasileiro. Mas, no geral, acreditamos que o conteúdo está inteligível. Abraço.

    • camilo Postado em 17/Dec/2013 às 21:39

      Sinceramente, eu li tudo e nem percebi que o texto estava escrito em português europeu. De fato, não há necessidade de "tradução", afinal, a língua é a mesma.

  3. BS Postado em 10/Dec/2012 às 19:06

    Grande parte da minha familia faz parte dessa religião. Quando eu tinha 6 anos de idade, minha avó veio a falecer pois não aceitou fazer uma transfusão de sangue. Perdi, de certa forma, o rumo da vida. Eu e minha mãe paramos de frequentar as reuniões. Ainda hoje, com 22 anos, parentes ainda tentam me convencer a voltar às reuniões. Respeito o "mundo pequeno" em que eles, infelizmente, vivem. Amava e amo muito minha avó ainda e essa religão a tirou de mim. Tenho contato com todos esses familiares ainda apensar de não fazer parte da religião, creio que, pelo menos na minha familia, essa situação do dessassociado (ou pessoas de "fora") não seja tão rigido, ou explicito.

    • lucas fernando bueno godo Postado em 19/Mar/2014 às 23:25

      compreendo o seu sofrimento, acho q sua avo deveria ter feito a transfusao, mas evite criticar essa religiao eles nao sao culpados pela morte dela. sou catolico amo minha igreja tenhos amigos da testemunhas de JEOVA sao pessoas otimas derao curso biblico para mim sou muito grato a eles. Lembrese nao julgue desta forma para nao ser julgado do mesmo modo por DEUS , bota na mao de DEUS ,e ele com sua misericordia vai tirar seu sofrimento ou amenizar.

      • tui89j Postado em 30/May/2014 às 18:27

        Vc já viu o dvd do sangue?Se n ve sabia q tem jeito de tratamento se sangue e q o tratamento dos sangue tem mto risco veja e vai entender e esse negocio da sua vó fique tranquila faça por onde e ve ela no paraiso a atitude dela é mto boa apesar de td n desistiu mas infelizmente ao sair deixou essa atitude em vão botando td q vcs construiram desmoranar e se fizer por onde vai ter ela e todos os que ja morreram de volta no paraiso

      • Rose Postado em 11/Jul/2014 às 15:10

        Desculpe, mas um católico jamais deveria fazer um curso bíblico com as testemunhas de Jeová. São visões totalmente diferentes. Vc deveria procurar uma comunidade católica, um catequista ou mesmo um padre para fazer seus estudos bíblicos. Também tenho amigos que são testemunhas de Jeová e não misturo religião com o jeito de ser das pessoas.

    • Rene Postado em 01/Jul/2014 às 19:23

      Me informe qual religiao seria e limpa so conheco as Testemunhas de Jeova.

    • Lucas Postado em 04/Jul/2014 às 23:58

      Devia ter denunciado à polícia, pois negar sangue a um doente que precisa é crime. Além disso o médico pode fazer a transfusão porque se trata de um risco de morte.

  4. Marcelo Postado em 10/Dec/2012 às 19:19

    Conheço bem as Testemunhas de Jeová porque estudei com eles e tenho parentes a eles ligados. Não posso garantir que tudo o que é descrito no texto é descreve realmente algumas de suas práticas, nem posso dizer que minha experiência com eles foi completa a ponto de conhecer todas as suas práticas. Mas posso com certeza afirmar que diferentes de várias denominações evangélicas eles não fazem o arrebanhamento baseado as vezes no analfabetismo funcional, muito menos com base em promessas de riqueza, eles estudam a fundo as escrituras cristãs junto a pessoa, e com base no livro sagrado cristão guiam as interpretações das pessoas. Porém, quem espera encontrar em seu meio, pessoas sem formação ou que desconhecem as bases de suas crenças, assim como todos os religiosos, eles são fundamentalistas, porém, eles tratam este fundamentalismo isolando-se dos outros aspectos de organização pública da sociedade, por exemplo a politica.

    • Anônimo Postado em 09/Sep/2013 às 14:01

      Minha experiência com eles foi, de certa forma, completa. Ainda sou "batizado" sob os preceitos bíblicos, mas nao frequento mais ás reuniões, embora minha família ainda pertença á religião. Muito do que está escrito no texto é verdade, mas boa parte há uma manipulação, digna de um jornal comum, nada como mudança nas ordens das palavras para atenuar o caso. Posso dizer com certeza, que a maioria das testemunhas de Jeová são felizes com o que fazem e acreditam, e são felizes de verdade, do fundo do coração. Mas eu não fui uma dessas pessoas, e hoje sou Ateu, nem mesmo na existencia de Deus eu acredito. Fui testemunha de Jeová por 5 anos, li a bíblia inteira com eles, li varias Sentinelas e Despertai! E sei que o que está escrito, em partes, é benéfico. Não aconselho ninguém a seguir este caminho, mas também não desaconselho, só acho que considerá-los fanáticos, perversos ou isolados é generalizar demais

    • Romulo Costa Postado em 11/Sep/2013 às 08:26

      O problema é usar a Tradução própria da 'Bíblia' que foi feito por um cara sem formação nenhuma nos idiomas Bíblicos. A 'bíblia' que estudam é tendenciosa e modificada para a própria doutrina, o que agrava a lavagem cerebral.

    • sofia Postado em 11/Sep/2013 às 14:31

      Eu també conheço bem e acho que existe realmente familias testemunhas de Jeová mais extremistas que outras. Mas sim tudo o que está neste texto é verdade. Eu afastei-me dessa religião mas fui criada dentro dela. Por opção afastei-me. A minha mãe não me deixou de falar nem as minhas irmas , penso que isso fica na consciencia de cada membro. Mas na realidade tenho guardado alguns "traumas" de infancia, como o facto de nunca ter festejado aniversário, natal ..... Recordo-me que ficava tão triste na escola por não fazer certos trabalhos que a minha consciencia não permitia fazer. Era uma luta diária para me manter nessa religião. Sei que hoje pelas testemunhas de jeová que me conheciam sou vista por alguém que se juntou a Santanás. Vocês não fazem ideia a pressão psicológica feita por eles. E nós sofriamos mesmo por supostamente acharmos que estamos a pecar. O pior é que muitas destas Testemunhas de Jeova são boas pessoas simplesmente vivem esta ilusão e acham mesmo que é o que se tem que seguir e estão dispostas a sacrificar tudo

    • leandro Postado em 29/Jun/2014 às 20:05

      e quanto a prever o fim do mundo varias vezes ?? isso não seria o bastante para provar que essa seita não é a religião certa . uma religião que prega o abandono de parentes, amar só que é da organização. JESUS foi crucificado por todos, não fez distinção de ninguém, ...

  5. Docilitas Postado em 10/Dec/2012 às 20:22

    Respondendo ao Marcelo , digo que tudo que foi postado no texto é verdade e creiam, foi pintado com suaves toques de leveza, pois estar lá dentro é muito mais terrível doque fala o assunto. Fui Testemunha de Jeová por 42 anos, filha de Servo de Cidade e esposa de Servo de Cidade (antigos cargos que provavelmente não existam mais). Por ter decidido sair e me dissociar, perdi marido, um casamento de 28 anos, tres filhos, mãe, irmãs, sobrinhas e todos os amigos que fiz durante minha vida, já que era proibido ter amizades com "mundanos". Meu mundo acabou, hoje com 56 anos estou isolada, sem assistencia dos filhos que não falam comigo, nem recebem mais e-mails meus, pois me contaram que agora até saiu na revista ser proibido tbm. Enfim, isto não é religião, mas um amontoado de babaquices sem apoio bíblico nenhum. eles destroem vidas, estejam certos... não duvidem.

    • Marcos Postado em 07/Sep/2013 às 00:59

      Foi TJ por 42 anos e não aprendeu nada, pelo visto!

    • VANESSA Postado em 10/Sep/2013 às 17:10

      SE NÃO TINHA CERTEZA DO QUE QUERIA PORQUÊ SE CASOU E TEVE FILHOS DENTRO DA RELIGIÃO??? ATÉ HOJE NÃO VI NINGUÉM COM ARMA NA CABEÇA SENDO OBRIGADA A SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ OU DE QUALQUER OUTRA RELIGIÃO.

    • Sirlene Postado em 11/Sep/2013 às 10:06

      Acho que vc e uma pessoa ingrata por tudo que jeová ja lhe deu ,e se está só e porque quer !!!Pois como a biblia diz 1 corintios 15 :33 e sabe bem do que estou falando vc fez uma escolha !!!

    • Alice Postado em 11/Sep/2013 às 14:48

      Docilitas, você conheceu um mundo de mentiras e desamor. Hoje se entristece por não conseguir fazer os seus enxergar o verdadeiro sentido da vida, que é amar sem pedir nada em troca. Deus é Amor incondicional, não nos pede a justificativa dos erros, somos humanos, cometemos erros, por isso, constantemente estamos aprendendo. O que Deus quer é que saibamos refletir os próprios erros e aprender com eles. Cuidar da nossa saúde mental e corporal, o que inclui instrução, conhecimento, atividade física, cuidados com o corpo. Quanto ao casamento e a ter filhos: -Cada casal deve ter em mente que Deus disse: "crescei e multiplicai-vos". Então, fica a cargo de cada um saber como e quantos filhos quer ter, pois, se rejeitar algum deste terá que dar conta um dia. Não fique triste, sinta saudade dos seus. Um dia, eles verão o quanto perderam por não entender e também por não procurar quem os ajudassem a aprender a interpretar a Palavra de Deus corretamente. Amor. Amar. Amando. Sempre Amor. Em tudo Amor. A todos Amar. Seja feliz!

    • valeria dos reis Postado em 16/Jun/2014 às 20:32

      destruiram a minha familia também.Testemunhas de jeová sao uma mentira,uma seita do mal.

    • elaine Postado em 02/Jul/2014 às 19:40

      Acho que para estar nessa situação, boa coisa é vc que não deve ser... Rs. Convivo com Testemunhas de Jeová e não vejo nada disso que vc está descrevendo... Pelo contrário. Vejo muito respeito e humanidade mesmo com aqueles que por opção decidiram deixar de ser Testemunhas de Jeová.

    • celso de araujo azevedo Postado em 03/Jul/2014 às 16:49

      Milha mãe e meus irmãos são Testemunhas de Jeová, mas nunca me trataram diferente por eu ser do mundo. Eu tenho vários conhecidos que são também, mas nunca vi nenhum deles deixarem de falar comigo ou com qualquer pessoa que não seja testemunha de Jeová. É para mim muito estranho esses comentários. Para mim as Testemunhas de Jeová são pessoas honestas e amigáveis e são muitas acolhedoras.

      • MICHELE Postado em 10/Jul/2014 às 13:48

        Já vi os dois lados: os que excluem, e os que não, mas em lugares diferentes. Acredito que isso mude de um lugar pra outro. Em toda a religião tem os extremistas, claro que os dessa parecem ser em maior potencial.

      • Cris Postado em 14/Jul/2014 às 15:58

        Com certeza, as pessoas gostam de distorcer as coisas para não ver a verdade!!! Jeová é maravilhoso e em nenhum momento os anciãos fazem esses tipos de coisas.. se fossem para ficar longes de pessoas que não fazem parte, então não fariam a pregação de porta em porta... pensem bem...

      • Amanda Postado em 18/Jul/2014 às 15:51

        Minha mãe também é testemunha de Jeová, e também nunca me trataram diferente por eu não ser. Faço de suas palavras a minha.

  6. wanderson araújo Postado em 11/Dec/2012 às 01:12

    Escravos da religião.

  7. Rafael Postado em 11/Dec/2012 às 11:36

    Qual a diferença de outras religiões? Talvez eles serem menos hipócritas e levar a fundo a crença mesmo quando são diretamente prejudicados e não só julgar os outros e fazer diferente quando estiverem no lugar? Todas as religiões são baseadas em dogmas, o tal livro Cristão é extremamente dogmático, a única coisa diferente que fazem da maioria é lê-lo.

    • Juno Postado em 09/Sep/2013 às 11:24

      A grande finalidade de todas as religiões e tomar dinheiro dos trouxas. Elas foram inventadas para os espertalhões viverem como nababos às custas dos otários. O resto é só blá-blá-blá inútil.

    • VANESSA Postado em 10/Sep/2013 às 17:13

      Simplesmente isso.

    • Juliana Postado em 11/Sep/2013 às 15:11

      Exato Rafael, até que enfim algum comentário lucido... Falar de um religião especifica é injusto, porque TODAS tem seus dogmas e não venham dizer que as outras não fazem porque é mentira!!! Catolicismo tem suas regras, assim como testemunha de jeová e etc. Não sigo religião alguma exatamente por não concordar com as regras impostas, dizendo vir da biblia... De novo: TODAS as religiões tem seus ensinamentos rígidos!

    • Tania Postado em 14/Mar/2014 às 16:45

      Vc realmente não vê diferença das outras??? Judiação...kkkkkkkkkkkkkkk só pode se outro fantoche

    • Débora Postado em 17/Mar/2014 às 16:57

      Mas uma coisa é tu seguir uma religião ou possuir religiosidade. Outra é ser testemunha de jeová. Por exemplo, em outras religiões tu pode ter amigos de fora. Tu pode comemorar teu aniversário como a maioria da população. O Natal tem sua magia (ou qualquer outra festa, tipo Carnaval ou dia das mães). As testemunhas não podem fazer nada. De repente uma comida favorita pra janta no dia do aniversário do filho, mas sem comentar sobre isso.

      • Beatriz Postado em 14/Jul/2014 às 10:39

        Não sou Testemunha de Jeová, mas já estudei e já frequentei. Aceito sua indignação quando às regras impostas aos fiéis. Mas Débora, antes de criticarmos, precisamos de fundamentação. Eles não comemoraram o Natal, por motivos os quais acreditam. Ninguém deixa de comemorar algo, sem qualquer argumento. Estude primeiro, e depois venham criticar. Outra coisa, esse texto é muito coerente, mas deixa a desejar quando fala sobre os desassociados. Visto que, tenho inúmeros amigos da religião, que me tratam super-bem e são completamente acolhedores.Vocês, que adoram criticar os alienados e escravos de religião, sociedade ou qualquer instituição, não façam o mesmo! Certifiquem-se do que estão falando!

      • Mell Postado em 14/Jul/2014 às 15:30

        Gostaria de saber qual a magia dessas festas, principalmente o carnaval? Seria a exposição do corpo, mulheres se vulgarizando nuas pelas ruas!? É por pensamentos assim que o mundo está como está, cheio de doenças transmissíveis, como a AIDS, crianças abandonadas por serem geradas numa noite sem compromisso! Sou testemunha de Jeová e com muito orgulho! Ao contrário do que muitos pensam, somos um povo muito feliz, não precisamos esperar por datas impostas pela sociedade para nos confraternizar, fazemos isso o ano inteiro. E não desprezo meus amigos que não testemunhas de Jeová ou os evito, eles são pessoas assim imperfeitas assim como todos nós somos, ninguém é perfeito. É claro que não mantemos amizades achegadas com as pessoas, mas é porque temos o que fazer, cuidar da minha vida, da minha família, por que quando qualquer pessoa precisa de ajuda, não tem AMIGO que vem acudir não, é só na hora de farra que eles existem. Por isso buscamos uma vida mais digna, sendo unidos uns com os outros, respeitando e buscando ser respeitados também. Graças ao meu modo de vida, que a cada dia procuro melhorá-lo, sou respeitada por onde vou. E pra finalizar, eu acho que não motivos para sermos atacados, pois não agimos por ninguém, cada um faz as suas escolhas, e as nossas não mexem com a vida de outros.

    • Anderson Postado em 30/Jun/2014 às 20:49

      meus amigos a verdadeira religião é ajudar o necessitado,temos que seguir os ensinamentos de Jesus Cristo que a base é amor.

  8. Roberto Locatelli Postado em 11/Dec/2012 às 12:27

    Entre eu e Deus não quero intermediários, seja padre, pastor, rabino, etc. Entre eu e Deus, a conversa é frente a frente, uma conversa de homem para Mulher.

    • Anônimo Postado em 17/Dec/2013 às 19:56

      E quem é a mulher nessa relação?

      • dayane Postado em 11/Mar/2014 às 12:30

        kkk tb pensei nisso

    • Alison Postado em 20/Mar/2014 às 19:16

      Para niguem pode fala com Deus face a face jessus fala ninguem vem ao pai a nao ser por mim

      • marcelo Postado em 02/Jul/2014 às 22:51

        releia a bíblia amigo claro que se pode falar com DEUS face a face

    • Carlos Assunção Postado em 06/Jul/2014 às 09:47

      "Velhinha", tu não sabes como terminarão teus dias!!!

  9. Sam Postado em 11/Dec/2012 às 15:07

    Imagina o ponto de vista de um Alien observando a terra: "Vejam o comportamento desse primata chamado humano - Acreditam em coisas imaginárias só porque alguem lhes ensinou, livros antigos aos quais ninguém sabe quem escreveu e os seguem com tamanha dedicação. Como seres tão inteligentes e lógicos não conseguem chegar a conclusão que sempre que algo não deve ser questionado, é porque está MUITO errado!"

  10. O perigoso mundo das Testemunhas de Jeová « BERTONE SOUSA Postado em 11/Dec/2012 às 19:44

    [...] saber como eles vivem e no que realmente acreditam. Coloco aqui uma matéria que encontrei no site Pragmatismo Político que fala sobre um grupo de mais de 600 pessoas que deixaram essa religião e hoje contam as coisas [...]

    • joão felipe Postado em 11/Mar/2014 às 14:21

      sabe como eles viver e no que eles acrendita eu vou li responde. eles acrendita em jeová eles fazer a vontade de jeová eles viver em união nas reuniães ou em qualquer canto que eles esta eles viver em familia uma família unida que ama um ao outro que prega em casa em casa quando um precisar esta doente a congregação corre para ajuda. eles viver em união não fuma não participa de guerras naõ aceita pega em armas e nem ser treinados para mata o proximo eles viver em alegria mesmo que a vida pregue peças eles viver em alegria mesmo que quando outras religioes que diz qaue ama o proximo fica vivendo de brigas, as testemunhas de jeová viver feliz mesmo quando tem pessoas que fala mal deles, se vc quiser saber mas sobre como eles viver é só aceita que eles fazar uma visita em sua casa mas aceite de todo coração ha a visita é de graça ok.

      • mateuscarlos Postado em 15/Jun/2014 às 18:22

        as testemunhas de jeová vivem traumatizadas de tanto ensinamento distorcidos que não tem nada a ver com a Biblia sagrada presta atenção vc que é testemunha de jeová um dia vocês vão prestar conta com Deus por anda ensinando ensinos errados que não vem da biblia sagrada cuidado o inferno existe e os mentirosos vão pra lá se não se arrepender das suas mentiras. testemunhas de jeovane uma seita satanica que ver os outros morrendo presisando de sangue e não ajudam e ainda dizem que faz a vontade de Deus. vocês fazem a vontade do diabo e não de Deus.

      • deise Postado em 16/Jun/2014 às 20:37

        Deus me livre da presença dessa seita

      • Cassiopea Postado em 04/Jul/2014 às 21:57

        E porque sua religião não te ensina a escrever direito?? Ou também é proibido??

  11. julio Postado em 11/Dec/2012 às 20:06

    Ex-Fies revelam o ‘mundo de delírio das testemunhas de Jeová’. Acabei de ler um texto com muitas informações sobre o perigo relacionado com a religião. Isso era o que acreditava se tratar no texto, no entanto, o que parecia ser um artigo informativo coerente e sensato, logo se mostrou mais uma tentativa de incitar algo que acredito já termos demais no mundo moderno, o ódio, e a intolerância religiosa. Não sei precisar até que ponto o autor desse artigo buscou a verdade das informações mencionadas nem tão pouco se as pessoas citadas, que não se identificam estão sendo verdadeira no que dizem nesse texto. Bem, posso falar assim, pois, fui testemunha de Jeová por cerca de 17 anos de minha vida e não concordo com nada do que foi dito, mesmo por aqueles que se colocam como ex-testemunhas. Durante todo o tempo em que fui testemunha de Jeová nunca me sentir coagido ou enganado, muito pelo contrário estudei por cerca de 1 ano até me decidir pelo batismo em águas e todas as demais posições atingidas por mim inclusive trabalhar em Betel, Cursar escola de treinamento ministerial, fazer curso de pioneiro regular, ser servo ministerial e ancião etc. Acredito que deve haver algum equívoco, principalmente no que tange a citação relacionada a algumas das leis bíblicas seguidas pelas testemunhas de Jeová. Por exemplo, a citação referente ao uso de sangue é uma decisão baseada em textos Bíblicos que por não se tratar de compendio cientifico deixa a critério do fiel quanto até que ponto ele acha que deve ou não segui-lo. Já a questão de prestar ajuda aos necessitados não há qualquer proibição a essa ajuda é uma decisão pessoal que cabe apenas a família. Vale a pena ressaltar, que a família poderá continuar a ter contato com o seu parente que não esta mais na organização. Ou seja, o que é falado no texto não tem base. Apesar de citar algumas coisas mencionadas equivocamente no texto, não tenho a intenção de iniciar um debate ou acrescentar qualquer que seja um motivo para haver ainda mais qualquer discriminação. Gostaria de desejar que as pessoas que estão escrevendo essas informações pudessem refletir um pouco no que estão realmente tentando fazer. Pois, uma vez falando dessa forma não vejo qual é o benefício social que estão oferecendo a sociedade, se não incitando ainda mais ódio, preconceito, intolerância e o pior de todos os males a ignorância no que tange ao respeito ao direito de defesa. Acrescento também ainda, que muitas igrejas que não foram citadas no texto tem um histórico bastante duvidoso e não são citadas, logo, vejo que há algum tipo de perseguição, pois o texto não faz análise das atrocidades de varias religiões, mas apenas se centraliza nas testemunhas de Jeová. Mostrando que há algo por traz dessa intenção. Gostaria de reiterar que não estou mais nas testemunhas de Jeová, mas isso não me impede de me sentir indignado com tamanha falta de respeito com a fé de outrem. Assim, sugiro que os autores sejam eles quem for antes de criticarem a religião, credo, fé, ou seja, lá o que for de outros, ajam sabiamente e leiam o que diz Mateus 7:1-3 e dessa forma, sejam tolerantes para que o que fazem hoje com os outros não sejam feito com os mesmos e a sua liberdade garantida pela constituição não lhe seja tirada principalmente por quem não tem direito. Faço questão de me identificar, Julio Francisco de Moura Junior, Brasil.

    • Aparecida Postado em 06/Sep/2013 às 10:47

      Eu me batizei nas TJ em 1969 e digo q td q foi escrito acima é verdade e ainda hé coisas q não foram citadas, vc. é q não quer ver a verdade, ainda está se iludindo.Fui obrigada a interromper meus estudos, não pude + trabalhar, pq.lá mulher casada não trabalha, não queriam q eu tivesse meu filho, não queriam q eu comprasse casa própria, não queriam q me casasse, TUDO PORQUE O HARMAGEDON VIRIA EM 1975 E NA NOVA O R D E M NÃO PRECISARIA DE NADA DISSO só q a nova ordem não veio e até hj. eles falam q nunca disseram q o armagedon viria em 75, alguns da ssossiação é q inventaram isso.Não tiveram nem mesmo a dignidade de pedir desculpas.Interferem de forma vergonhosa na vida parfticular de s/membros, puniram um ancião tirando seus cargos recentemente pq ele se formou engenheiro, PROIBEM NIVEL SUPERIOR SIM, induzem os adeptos a não estudarem, não trabalharem p/se dedicar à divulgação da seita, converter as pessoas e cada minuto é relatado à (desculpe mas tremo ao falar este nome: torre de vigia, q é a ditadora opressora, mandatária de td. este sistema repulsivo de pessoas, desalmadas, insensíveis, probres mentes lavadas, zumbis sem alma, anciãos sádicos punidores, impossivel descrever tudo......Qualquer hostilidade em q os EUA estejam wenvolvidos, dizem:agora vem o harmagedon.Acreditam q só os q pertencem à seita serão salvos e q os demais serão massacrados na avalanche de pedra, fogo, etc.Enfim, acho q já dá p/terem uma idéia.

    • Daniella Postado em 07/Sep/2013 às 02:59

      Tenho uma amiga que deixou de ser testemunha de jeová. Ela foi reprimida como colocam no texto. A mãe morava num local com outros testemunhas de jeová que não queriam deixar que a mãe dela tivesse contato com ela. A única forma que ela encontrou para voltar a ver a mãe foi voltar a religião. Além disso, é muito chato o incômodo que esses caras trazem ao ficar tocando a nossa campainha e nos acordando. Quando tinha 6 anos eu atendi um desses, que pasmem, ficou pregando para uma garotinha de 6 anos! Eu fiquei com vergonha de sair do portão e fiquei ali, ouvindo aquele monte de coisas que para mim não fazia o menor sentido. Minha mãe veio até meu socorro e brigou com a mulher. Também acho ruim que imprimam essas revistas e gastem papel de forma desnecessária, jogando lixo em nossas garagens. Fora isso, eu não tenho nada contra, afinal de contas a liberdade de um vai quando começa a do outro e nesse quesito essa religião ultrapassa um poucos os limites. Como pode ver meu depoimento é bem mais raso que o seu que viveu bastante tempo na religião, mas só por base nisso já pude constatar que não é legal, pelo menos não para mim. Não vejo que seja intolerância religiosa, pois existem artigos publicados falando contra e ou a favor de todas as religiões e até mesmo do ateísmo.

      • Gabriela Postado em 08/Sep/2013 às 13:19

        Meu irmao foi desassociado tbm e nunca foi proibido de tr contt com a familia. Isso nao existe!

      • Gisela Postado em 16/Jun/2014 às 12:21

        Lamentável, tal pensamento! Deves saber bem, qual o propósito da vida, de onde originam os. Ou quem é Deus e seu nome.sim porque deuses existem muitos, assim como pessoas.Aproposito, qual é o seu nome? Pessoa ou Daniela?

      • feito Postado em 13/Jul/2014 às 03:04

        Daniella você demonstra ignorancia e consequentemente preconceito. Você tem todo o direito de ter aversão e até desprezo pelas Testemunhas de Jeová. Mas dai a dizer que elas agridem a liberdade dos outros??? Você desconhece mesmo que superficialmente a história delas nos Estados Unidos, baluarte da democracia do mundo atual, onde a luta delas por liberdade, sob ataques de turbas e outras perseguições, estabeleceu a vias juridicas para liberdades civis que outras religiões e ateus etc se beneficiaram. Você desconhece a história delas na União Soviética, a o Estado ateu manchado de sangue semelhante aos estados não laicos. Elas nunca foram sussurrar nos ouvidos de autoridades politicas e magistrados para inibirem a manifestação religiosa ou ateista de outros. Se você não que que elas batam na sua porta é muito fácil. Fale com elas ou deixe um recado na sua porta expressando isso e seu endereço ficara registrado pra que não batam lá. Quanto a direito de bater na porta dos outros isso já foi disputado em tribunais de diferentes paises. Dizer que as revistas delas produzem lixo.... você é muito ignorante sobre elas, não importa o quanto seja instruida em outros temas. Raciocine mais e fale menos.

    • Gabriela Postado em 08/Sep/2013 às 13:18

      Concordo com vc em genero e grau! Fiz parte por anos tb...cresci dentro da organização e hoje nao mais. E me sinto indignada quando leio esse monte de besteiras... pessoas que só querem denegrir a imagem!

    • Ariel Quadros Postado em 09/Sep/2013 às 11:17

      Tenho um amigo que começou um namoro com uma menina que é Testemunha de Jeová. Os pais de dela descobriram e hoje ela não vai mais a escola e nem trabalha, pois a casa desse meu amigo fica perto da escola e do local de trabalho dela. Tiraram telefone, internet, amigos...

    • Juliana Postado em 11/Sep/2013 às 15:21

      Concordo com você... Não sou desta religião ou de qualquer outra por acreditar que não precise de mediação entre Deus e eu. Mas, tenho parentes que o são e nem por isso me excluirão de suas vidas... Ah dentre estes alguns são ansioes. A religião é rigorosa sim, ainda que eu não concorde eles tem embasamento para tal. Sobre desrespeito religioso, se formos nomear assim, me sinto desrespeitada quando parada na rua pra receber jornalzinho de outra religião, quando colocam musicas evangélicas no ultimo volume enquanto estão pregando ou se acharem no direito de fazerem suas reuniões no domingo de manhã e me acordarem por falarem muito algo (gritando a Deus). Vejam, coisas que testemunha de Jeová não o fazem, mas outras religiões sim!!! Então, se formos falar de limites... TODAS ultrapassam quando não seguimos seus preceitos.

    • Ellen Postado em 09/Apr/2014 às 20:11

      Parabéns Francisco nunca fui testemunha e não sou, mais estudei com eles e nossa exageram um pouco

    • mmmfilha Postado em 19/Jun/2014 às 12:12

      Querido Julio, quero de início te fazer uma pergunta: Porque você deixou de ser testemunha de Jeová? Segunda, porque você não volta a ser testemunha de Jeová? HUUUMM! NÃO PRECISA RESPONDE, PQ EU JA SEI!! Pois confirmo que tudo isso q vc escreveu ai não tem um total fundo de verdade!! Fui testemunha de Jeová durante 22 anos e a 2 anos atrás tive um câncer de intestino e fui totalmente abandonada por eles sem menor amor, sem a total ajuda deles para me permanecer de pé! Fiz a quimioterapia sozinha pq minha família mora em outro estado e 2 dos meus filhos moram tb em outra cidade!! E eu sozinha sem nem uma visita,sem nem um telefonema e sem nenhuma palavra de amor da parte dos irmãos na fé!! Fiquei indignada com essa atitude deles e resolvi me afastar porque como uma pesquisadora da bíblia q sou ainda, li que se um cristão seguir 9 mandamentos e se não cumprir apenas um, não cumpriu nenhum dos mandamentos! E os mandamentos da lei de Deus começa em primeiro 'AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO,ENTENDEU?? TAO SIMPLES NÃO É? DEIXEI DE ACREDITAR NAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ E ME AFASTEI DELES PARA NUNCA MAIS VOLTAR!! E SEM SABER O MOTIVO AINDA ATÉ HJ O PQ ELES NAO ME DERAM ASSISTÊNCIA PRA MIM NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS DA MINHA VIDA!! FIQUEI COM PAVOR AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ PQ QUANDO ELES QUEREM,ELES TRAZER PRA DENTRO DA RELIGIÃO, ELES CARREGAM ATÉ BOTIJÃO DE GÁS NAS COSTAS PRA SE MOSTRAR E DIZER QUE É O BOM, AMOROSO E O SEGUIDOR DA BÍBLIA!! ME DESCULPEM MAS HJ EU PENSO ASSIM DAS TJ. E DIGO MAIS,LA DENTRO,DIZEM SER SEGUIDORES DA BÍBLIA, MAS FAZEM TUDO ESCONDIDO AQUI FORA DE VEZ EM QUANDO A GENTE SABE DOS PODRES E DAS DESASSOCIAÇÃO.

    • Axyz Postado em 03/Jul/2014 às 18:23

      Puro recalque do escritor do texto. Certamente foram expulsos da organização por algum comportamento que não foi aceito pelos seus líderes, entretanto, gostariam de estar lá. Meu pai é Testemunha de Jeová, minha mãe faleceu em virtude da não aceitação de transfusão de sangue e eu acompanhava as reuniões quando criança, não obstante, decidi não seguir a crença por discordar dos seus dogmas. Impende deixar registrado que "radicais" há em diversas crenças, a exemplo dos Xiitas no Islamismo, dos Católicos ao tempo de Tomás de Torquemada e dos Judeus Ortodoxos que matam palestinos no Oriente Médio. Time de futebol, religião e política, cada um tem a sua. O que atualmente falta no mundo é o respeito pelo próximo. Julio, assim como você não sigo a crença, não sou simpatizante e nem pretendo voltar a segui-lá, mas concordo plenamente com o seu comentário! Abs. Axyz

  12. Regina Postado em 12/Dec/2012 às 16:28

    REPETINDO O QUE DISSE Docilitas : "...digo que tudo que foi postado no texto é verdade e creiam, foi pintado com suaves toques de leveza, pois estar lá dentro é muito mais terrível doque fala o assunto... Entre as Testemunhas existem pessoas que cursaram a faculdade, claro! MAS a questão é que as Testemunhas são FORTEMENTE INDUZIDAS a não fazer faculdade , então milhares desistem desses planos . Até mesmo muitos pais impedem que seus filhos façam curso superior. E a tragédia é que mais tarde na vida muitos acordam e arrependem-se amargamente por terem sacrificado a vida , seus projetos , por uma organização inconstante, que muda ensinos e doutrinas , quantas vezes for conveniente aos líderes. QUANTO A INTOLERANCIA , Os líderes das Testemunhas , SIM , são totalmente intolerantes com os demais credos e religiões e incitam seus adeptos a também serem criticos ferozes das demais religiões. Porém , maliciosamente, os lideres das TJS invertem os papéis e dizem serem eles os perseguidos. Essa organização sutilmente tira a autonomia dos adeptos , engana , mente , separa familiares , acaba com amizades e se diz perseguida .

    • ROBERTO Postado em 10/Sep/2013 às 17:27

      ONDE MESMO AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SÃO FORTEMENTE INDUZIDAS A NÃO FAZEREM CURSO SUPERIOR????? SÓ EU TENHO TRÊS...E BEM MAIS DA METADE DOS MEUS AMIGOS TAMBÉM TEM. SOMOS INCENTIVADOS A NÃO PERMITIR QUE A BUSCA PELA REALIZAÇÃO PROFISSIONAL NOS IMPEÇA DE TER UM RELACIONAMENTO COM DEUS...NÃO É ISSO QUE VEMOS HOJE? AS PESSOAS SAEM EM UMA BUSCA DESENFREADA PELA REALIZAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL E SÓ LEMBRAM DE DEUS QUANDO ACONTECE UMA TRAGÉDIA, OU ENTÃO NEM LEMBRAM...E EM SUA MAIORIA NÃO SE REALIZAM...FAZEMOS O CAMINHO INVERSO. NINGUÉM É OBRIGADO A SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ...AO CONTRÁRIO VOCÊ TEM QUE ESTUDAR UM BOM TEMPO ATÉ SER ACEITO, E SÓ SE BATIZA QUANDO CONCORDA EM VIVER DE ACORDO COM A BÍBLIA, OU SEJA, VOCE SABE COMO SÃO E COMO VIVEM...ACEITA SER SE QUISER.

    • MMMFILHA Postado em 19/Jun/2014 às 12:14

      VERDADE,ELES OFENDEM OUTRAS RELIGIOES

    • elaine Postado em 02/Jul/2014 às 19:47

      Engraçado. Nunca vi nenhum debate na TV, jornal, rádio onde uma Testemunha de Jeová tenha participado para denegrir ou agredir a fé de outras pessoas... Conheço várias que fazem faculdade sim. Isso se serem induzidas a não fazer também é uma grande mentira... Acho que quem está invertendo os papéis é vc , cara Regina...

  13. Regina Postado em 12/Dec/2012 às 18:58

    AS TRAPALHADAS DOUTRINAIS , OS FRACASSOS PROFETICOS , QUEM É O CULPADO Os lideres da Torre de Vigia simplesmente atribuem ao proprio Deus as trapalhadas doutrinais e os fracassos proféticos que eles mesmos fizeram ao longo das decadas POIS , eles inventam uma “nova luz” para cada explicação nas doutrinas falidas. TRANSFUSÃO DE SANGUE ... QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA Dizendo ser uma “questão de consciencia ” do proprio adepto aceitar ou não o dogma da transfusão , a organização retira das costas dela mesma a responsabilidade quando ocorrem os desfechos fatais Brasil …Portugal... vamos acordar ! Vamos pesquisar o passado e o presente dessa organização que vem enlaçando pessoas e causando grande sofrimento mundo afora A Torre de Vigia tem produzido milhares de pessoas infelizes , traumatizadas , de pessoas que foram separadas de seus entes mais queridos , de pessoas que perderam amigos , que perderam tudo o que um dia pensaram haver construído. CONTROLADORA AO EXTREMO , a Torre de Vigia é uma entidade que proibe aos seus membros o direito à informação sobre o histórico real dela . Uma entidade que faz discursos sobre o amor ao proximo , sobre honestidade e verdade , que diz ser justa e amorosa , na realidade mostra uma face insensível e cruel para aqueles que ousam pesquisar o histórico dela em outras fontes . Milhares de Testemunhas perceberam tarde demais que caíram numa armadilha . Grande número de homens e mulheres só notaram depois de anos de serviço arduo dedicados à essa organização , que tiveram suas mentes aprisionadas e manipuladas , que perderam a capacidade do senso crítico , de raciocinar por si mesmos.

  14. Romeu Cardoso Postado em 14/Dec/2012 às 16:13

    Que bom poder ler um texto em português correto e claro. Tinha que ter sido escrito por um português mesmo. Nós brasileiros estamos a assassinar a língua todos os dias, principalmente com a irresponsabilidade dos nossos meios de comunicação. Destruir a língua de um povo faz muito mais mal que falsas crenças ou fanatismos... esse tipo de coisa vem e vai, a língua é a alma do povo.

    • Luan Matos Postado em 08/Sep/2013 às 09:14

      ''Nós brasileiros''? Fale por você.

    • Carolina Postado em 09/Sep/2013 às 15:55

      Português nem era pra ser nossa língua natal, se pensa assim, proteste para a volta do tupi guarani.

  15. luciano Postado em 17/Dec/2012 às 11:36

    voces são todos loucos alucinados que sem argumento querendo manchar o nome de jeová quando organizaoes políticas as quais voces apoiam esbanjam hipocrisia e ate mesmo massacram vocs com ideologias para manipulação da massa!

    • Bruno Zanchini Postado em 07/Jun/2014 às 23:43

      concordo com o luciano, enquanto vcs sao enganados, ainda blasfemam a religiao verdadeira q leva o nome de deus (JEOVÁ)

    • clarinha Postado em 19/Jul/2014 às 20:07

      Quanta ira...ira é pecado ne? Reze pra se livrar desse mal rsrs

  16. Vivian Malaman Postado em 07/Jan/2013 às 22:31

    Quanto drama! Esse texto está mais pra intolerancia religiosa. Existem tantas famílias que não se falam, essas pessoas estão com complexo patriarcal. Frequentei essa religião durante dois anos e nunca me senti coagida a nada. No salão que eu frequentava, tinha várias moças que faziam faculdade, tinha um rapaz que era desassociado. Até hoje quando encontro com os membros, eles conversam comigo normalmente. E de certa forma, eu concordo nesse ponto com eles sobre o não-consumismo. Hoje eu sou budista.

    • fred Postado em 08/Jun/2014 às 16:06

      vivian desassociado é só quem chegou a se batizar como testemunha de jeová eu apenas estudo com elas elas tentam me pressionar sim a pregar a outros e até larguei meu emprego no começo ninguem me precionava a nada.eram gentis e amigáveis agora depois de batizado e ser desassociado são chamados de filhos do diabo eu só não deixo de estudar pois tenho vergonha e medo pois estudo a quatro anos e são os unicos amigos que fiz se eu deixar de ir as reuniões todos vão me ingnorar pra você ter uma ideia se eu perco uma reunião no outro dia já tem irmãos na minha porta perguntando porque não fui

  17. Dezenas de cachorros aparecem mortos após declaração de líder religioso « FATOS & FOTOS Postado em 15/Jan/2013 às 06:31

    [...] Ex-fieis revelam o ‘mundo de delírios’ das Testemunhas de Jeová [...]

  18. t. Postado em 23/Jan/2013 às 21:09

    Fui estudante das testemunhas no Brasil e a coisa era um pouco diferente no trato com os desligados, inclusive sempre era citada uma passagem na qual jesus se sentava na mesa com os gentios (pessoas que não eram da fé). De resto, compartilho das lembranças, angústias e sofrimento até os primeiros anos da adolescencia. Mas enfim, sempre é uma via de mão dupla, conheci pessoas maravilhosas, amigáveis e compreensivas também. Acho que o teor do texto aplica-se a todas as religiões cristãs e que o destaque dado às testemunhas de jeová deva-se ao fato deles buscarem uma maior "coerência" entre os preceitos bíblicos interpretados por eles e suas atitudes, o que tem pontos ruins e bons. Um dos bons é que ninguém é obrigado a pagar dízimo algum. Outro é que por não votarem, não elegem políticos e inserem-se de modo orgânico no Estado laico. Pra finalizar, hoje não sigo dogmas religiosos e me sinto muito bem assim, vivendo a beleza de ser um eterno aprendiz e fazendo o esforço de não carregar verdade absoluta alguma comigo.

  19. Fabiana Postado em 31/Jan/2013 às 22:33

    Nao consegui ler este texto até o final... Sinceramente as angustias da minha infancia que foram a soma de viver num lar opressor tanto por parte do meu pai quanto por parte desta igreja a qual fazia parte, me deixaram extremamente nervosa. Digo sem medo de errar que perdi boa parte da minha infancia por causa desta religiao, nunca tive um aniversario, nunca dancei numa festa junina, nunca ganhei um presente de Natal. Este fundamentalismo religioso destrui em parte minha infancia sim, e a unica coisa que sinto hoje em relacao a essas pessoas é uma grande amargura e uma enorme tristeza por viverem uma vida assustada e limitada. Demorei anos pra me livrar de todo o temor que fui condicionada a sentir, tinha medo ate de pensar  algo errado pois Jeova é onipresente ele esta em todos lugares ate em seus pensamentos, é algo terrivelmente assustador. Como sempre fui uma crianca curiosa e pensativa sempre questionei os ensinamentos da igreja e por causa disso me deparei com visitas em casa dos " irmaos" falando pra minha mae que eu estava sofrendo influencia de satanas. Pois bem, a unica coisa que sentia era o medo, pois na realidade nada daquilo fazia sentido pra mim. Hoje acredito que boa parte dos motivos que me fizeram virar ateia vieram daquela epoca. Tenho a maior satisfacao de comemorar meu aniversario, faco questao de comemora-lo todos os anos, meus filhos participam de festas juninas, comemoram seus aniversarios e porque nao? Comemoram Natal e pascoa sim, independente das minhas posicoes em relacao ao capitalismo nao irei priva-los destes prazeres. Gostaria que todos esses ancioes, essas irmas e irmaos que destroem infancias e criam o medo constante em todos os fies pudessem ter a conciencia um dia do mal que eles fazem. Termino esse texto com o coracao apertado e acelerado, as maos tremulas, pois tive que reviver o que passei, mas feliz por ter me libertado e de nunca fazer meus filhos passarem por isso. Amén.

    • sofia Postado em 11/Sep/2013 às 14:37

      Sinto exatamente o mesmo

    • Rafaella Postado em 28/Apr/2014 às 11:34

      ola,estou sem chao e nao sei oq fazer meu namorado vai nessa igreja de testemunho de jeova e ja tem 1ano e pouco que namoramos e agora ele resolveu voltar p salao,pq ele tava afastado mais pra mim nao da pra seguir junto com ele pq fui criada na igreja evangelica,amo muito ele e ja tivems uma conversa sobre como ia ser se eke pegar firme mesmo no salao pq eu e ele nao keriamos terminar por causa disso,mais vai ser dificil acostumar de ir em comemoracao sem ele.nao sei oq faco

      • Katilene Postado em 31/May/2014 às 02:09

        Vá a algumas reuniões com ele e conheça a religião antes de tomar qualquer decisão. Não pre-julgue-os.

      • fred Postado em 08/Jun/2014 às 16:15

        tenta conversar com ele.não deixe que religião nenhuma os separe se vocês realmente se amam.é isso que a religião faz separa as pessoas.uma testemunha de jeová não pode namorar uma pessoa que não é testemunha de jeova.eu estudei um tempo e vivia perturbado com medo de ser destruído por qualquer coisa.jogar na loteria não ir as reuniões,eu perdi muitas noites de sono quando sem querer fazia algo errado.ainda hoje estudo mais tenho medo de lergar por que vão dizer que sou filho do diabo apostata

      • MMMFILHA Postado em 19/Jun/2014 às 12:22

        TOTAL HIPOCRISIA! TERMINE LOGO ESSE NAMORO!!

    • Celso de Araujo Azevedo Postado em 03/Jul/2014 às 18:29

      Eu também nunca tive um aniversario, nunca dancei numa festa junina, nunca ganhei um presente de Natal, mas não foi por causa da religião, foi por falta de condições financeira. Minha mãe costurava roupa, a mão, das roupas velhas para mim não andar nu, mas eu não fiquei traumatizado por isso, e nem por isso perdi minha infância, eu brincava com brinquedos que eu mesmo fazia com latas e garrafas pet que encontrava na rua, eu te confesso apesar disso tive uma infância feliz, e até hoje eu não ligo para essas coisas, eu não sei dança nenhum tipo de dança, não faço questão de aniversário, carnaval, boi, natal ou qualquer tipo de evento que as maiorias das pessoas fazem questão de festejar. Olha, eu não sou Testemunha de Jeová. Lógico que eu tenho o meu lazer como por exemplo: pescar, jogar xadrez,ler e escrever conto e poemas, ir a praia, passear, viajar enfim gosto das coisas boas que a vida oferece.

  20. Eloar Postado em 06/Feb/2013 às 19:52

    Affe nada ver esse texto estou estudando com as testemunhas de jeova e estou aprendendo mt sobre a Biblia,vamos parar de falar mau do que realmente ñ se conhece.eu só quero aprender sobre DEUS que eo unico que tem o poder de jugar FICA DICA vai orar abençoado.

    • Inácio Postado em 06/Sep/2013 às 10:17

      Da até para te entender Eloar, mas são tantas heresias desde do inicio que a pessoa nao aceita de fato a verdade. Como nao pode doar sangue? Se fosse vc precisando, pensaria assim?! (texto sem nexo para esse tema GN 9:4). Por que nao comemorar o aniversario? Onde está essa heresia na Palavra? Natal? Hino Nacional? Hino brasileiro? E nem faculdade pode fazer, como pode?! Pude perceber tantas bobagens, pois recebo visitas de pessoas da sua denominaçao, e depois que começou a falar me intrigou e me deu a curiosidade de saber as doutrinas que voces seguem, e como tenho amigos da igreja sua pude perceber que estava abrindo uma cova para mim mesma. Até parecem que são os salvos e nos os condenados, como pelo amor de Deus conseguir viver nesta terra com tanta pressão? Tem que pregar o Evangelho por amor e não por pressao, assim como voces fazem.. Tem que largar tudo e se nao fizer segundos as suas doutrinas Jeová o destruirá... Que Deus voces serve? Está nitidamente a parecer que é um vingador e maldoso.. A tradução suas (pessoais) é absurdaaaaaaaa. COmo vamos ter filho depois da vinda de Jesus? Se no texto de Mateus 22:30 diz o contrario?!! Como nao existe inferno, se na maioria da biblia fala sobre este lugar, principalmente apocalipse?! Eu que te deixo a dicaaa VAi ORAR e pedir orientaçoes a Deus e nao os da testemunhas de Jeová! :D

    • Dick Postado em 09/Sep/2013 às 11:28

      O argumento furado é sempre o mesmo, "vocês não conhecem". Vá lá, pobre oligofrênica, siga em frente. E prepare a carteira, irá esvaziá-la em breve.

    • Dick Postado em 09/Sep/2013 às 11:32

      Para a TJ ser uma religião perfeita falta só o suicídio coletivo total, para irem encontrar logo com "jeo-vá" e livrarem a humanidade de suas presenças.

    • fred Postado em 08/Jun/2014 às 16:22

      eu também estudo com elas e uma coisa te digo estou avançado já e tenho medo de deixar a organização pelo ódio que elas tem depois .mais se quizer seguir vai ter que deixar todas suas opiniões de lado pois elas decide por você desde que roupa usar e amizades a com que você deve casar.estou pressionado a continuar estudando por que não quero perder as amizades que fiz

    • MMMFILHA Postado em 19/Jun/2014 às 12:23

      PURA HIPPOGRISIA!! CUIDADO!!

    • Diana Postado em 13/Jul/2014 às 01:09

      ISSO! APOIO MESMO! Continue lendo a Bíblia, mas continue mesmo, se possível, até estude Teologia! Mergulhe de cabeça na Bíblia e procure conhecê-la AO MÁXIMO. Inclusive, como ela foi feita (Entendedores entenderão ;) )

  21. Lyndy Luca Postado em 11/Feb/2013 às 21:38

    Eloar, fui testemunha de jeová por 15 anos, sei muito bem que tudo isso que foi falado é verdade, para além de muitas outras coisas não citadas... É certo que eles forma pessoas bem educadas, mais corretas e "certinhas", mas a manipulação das mentes das pessoas é impressionante, tanto é que eles não permitem que você leia qualquer livro, revista, artigo de qualquer outra religião... te ameaçam de espulsão e se vc continua te expulsam mesmo! Ou seja. vc tem que ler somente o que eles publicam, não pode nunca questionar, e só é um "bom irmão" se fizer tudinho conforme eles dizem. eu sei do que estou falando, vc ainda está só no começo, ainda não sabe de nada.

    • sofia Postado em 11/Sep/2013 às 14:40

      O pior é que depois fazem com que "agente " acredite que quem fala "mal" sobre nós são opositores que estão so lado do Diabo . E na altura estamos tão cegos que só queres distancias dessas pessoas

    • Rafaela Postado em 28/Apr/2014 às 11:42

      Ola,eu estou passando por momentos dificeis pq meu namorado foi criado nessa religiao,e qd agente se conheceu ele estava afastado e agora ja temos 1 ano e pouco de namoro ele resolveu voltar o salao,eu ja n sei oq faco pq sou da igreja evangelica e fico pensando como vai ser qd casarmos pq pra mim nao da p seguir essa igreja,ja conversei c ele + ele e muito cabeca dura e agent nao quer terminar por causa disso.o que eu faco.

      • Elaine Postado em 02/Jul/2014 às 19:55

        Ué. Pq não pergunta a ele pq ele quer voltar? Se ele estava lá, saiu e quer voltar, é pq algo de bom ele encontrou não eh?

      • clarinha Postado em 19/Jul/2014 às 20:09

        Rafaela vc tbm parece ser cabeça dura.

    • elaine Postado em 02/Jul/2014 às 19:54

      Ahahahaha. Eloar, até parece que as Testemunhas de Jeová vão colocar uma camera de monitoramento na sua cara pra saber o que vc lê, assiste, ouve... Tem gente que viaja na maionese...

    • mila Postado em 07/Jul/2014 às 16:29

      eu estudei por algum tempo e me tornei uma publicadora naum batizada... meus parentes diziam que eles tinham feito lavagem em mim, mas naum tudo o q eu fazia eera de livre e espontânea vontade, não cheguei ao batismo mas quando eu quis batizar me aconselharam muito pra naum haver o arrependimento... e eu ia as reuniões por jeova somente por ele

  22. Juliana Postado em 15/Feb/2013 às 02:26

    Por causa dessa religião tive que deixar para trás marido, filha, casa, amigos... Enfim, tive que largar TUDO que eu tinha para poder continuar minha vida. Eles acabaram comigo, tive depressão, caí nas drogas e prostituição. Hoje graças a minha mãe( que sempre foi contra eu ser TJ) tenho uma vida saudável, uma nova família, um marido maravilhoso e outro filho. Mas os traumas que ficaram jamais vão se apagar, o olhar de condenação das TJ quando vou buscar minha filha para passear é HORRÍVEL. Acredito que vou sofrer para sempre por ser uma "apóstrata"(acho que é assim que escreve).

    • sofia Postado em 11/Sep/2013 às 14:41

      *apóstata. Isso é o nome que chamam a nós

  23. arlindoestrela Postado em 17/Feb/2013 às 15:12

    uma religião que não quer crianças não pode ser boa coisa acho eu que DEUS disse ide vos e façam criancinhas

    • PALOMA Postado em 11/Mar/2014 às 14:07

      oi arlindoestrela tudo bem, , kkk e quem falou para vc que eles não querem crianças as crianças são uma bença dada por deus, é melhor vc pararem de fala o que não sabe de boa, estude primeiro sabe por que são poucas palavras que machuca o coração de alguém e feri no salão do reino tem muitas crianças e eles ate comenta na hora da reunião já ontem eu vir um bebezinho lindo entrando lá e todos os que estava lá todas as testemunhas de jeová se alegraram em ver o bebe todos queria pega nele tira brincadeira com ele emfim isso comprova que eles querem sim crianças ate muitos deles tem filhos e da a ele amor carinho tudo o que uma mãe e um pai da aos seus filhos si enforme bem naõ diga palavras que possa ferir alguém tchau bjss

      • MMMFILHA Postado em 19/Jun/2014 às 12:31

        VAI ESTUDAR MAIS MENINA,VC NAO SABE DE NADA AINDA!!

      • Diana Postado em 13/Jul/2014 às 01:14

        Não escreva de um jeito que possa ferir os olhos de alguém. Tchau, bjs.

    • lene Postado em 05/Jul/2014 às 21:33

      Deus fez o homem e mulher e disse frutificai e multiplicai, enchei a terra. e que os filhos são benção de Deus.

  24. Ernande Postado em 17/Feb/2013 às 21:36

    Por que temos que deixa os nossos instintos naturais, e abraça os instintos coletivos?

  25. Ricardo Postado em 18/Feb/2013 às 11:29

    Concordo com Docilitas e discordo de Julio. Nasci e fui criado nessa religião, me batizei aos 13 e aos 17 decidi sair. Aos 18 fui dissociado e perdi todos meus amigos, já que não tinha praticamente nenhum amigo 'mundano.' É uma dor muito grande se ver sozinho... Refiz minha vida e cresci, sempre crendo em um Deus justo, bom e que ama a todos da mesma forma. Nunca aceitei lá no fundo da minha alma que o Criador de todas as coisas destruiria a todos que não fossem suas testemunhas. Isso começou a martelar diariamente depois dos 16 até que, graças ao bom Deus, resolvi sair e viver minha vida com liberdade. Pude ler mais e aprender sobre muitas coisas, já que lá dentro éramos desaconselhados a estudar mais, como por exemplo ir à faculdade e tal.Vivíamos num mundo fechado, onde achávamos que conhecíamos tudo através do canal passado pelos maiores lá dentro, que eram duas revistas que eles publicavam e que inclusive nos incutia (obrigava) a vender de casa em casa. A lavagem cerebral é tão grande que levei cerca de 2 anos pra conseguir realmente sair. Tudo o que é falado no texto é verdade. Ainda tenho parentes que vivem lá dentro e, destes, poucos falam comigo.

    • MMMFILHA Postado em 19/Jun/2014 às 12:38

      RICARDO PASSEI POR ISSO TUDO A 2 ANOS,FUI TJ DURANTE 22 ANOS E DESDE O INICIAO DO MEU ESTUDO FUI CONHECENDO COISAS DIFERENTES NA RELIGIAO MAS A MINHA VONTADE DE CONHECER A DEUS ERA MAIOR.E CHEGUEI A 22 ANOS DE CONHECIMENTO.HOJE, RECONHEÇO Q PERDI TEMPO E BONS AMIGOS DO MUNDO Q AVALIANDO CHEGUEI A CONCLUSAO Q SEM CONHECER A BIBLIA SE COMPORTAM BEM MELHOS Q ELES!! QUE RESPEITAM A DEUS COM MUITO MAIOR AMOR Q ELES!!! QUE AMAM E SOCORREM O PROXIMO COM MUITO MAIS DEDICAÇAO Q ELES!! ENTAO EU PERGUNTO,QUE POVO É ESTE??

  26. Itzhak Postado em 20/Feb/2013 às 09:48

    Tanto sofrimento por causa de fanatismo cego... fico muito penalizado por essas pessoas que ficam escravizadas por uma religião como essas. Sou médico, e uma jovem paciente minha, de inteligência brilhante e 18 anos de idade, me falou meio constrangida (na frente da mãe) que não iria continuar os seus estudos, mesmo tendo uma família com posses que poderia custear uma faculdade facilmente. AGORA entendo o motivo... meu Deus, que absurdo. Um futuro brilhante, uma pessoq que poderia se sentir realizada e ser útil à sociedade, ser tolhida desse jeito, me cortou o coração. Sem falar na loucura com as transfusões, que não vou nem comentar, pois já tive que lidar com isso no hospital, e foi muito frustrante. Sou Espírita e Rosacruz, e em ambas as filosofias só o que vejo é conhecimento alavancado em muita benevolência, em não-violência, em não-coação de qualquer tipo, em não-sectarismo, em liberdade irrestrita de pensamento. Toda vez que atendo uma Testemunha de Jeová, penso em silêncio que se eles soubessem minha orientação filosófica, me acusariam incondicionalmente de "adorador do demônio", exatamente como se fazia no período Medieval. Quanta perda de tempo. O que precisamos é nos unirmos para o Bem comum, cada um com sua religião, respeitando toda a fé sincera e que não cause dano a ninguém. Mas quando há danos graves, que sejam denunciados, e que a LUZ se faça presente.

    • PALOMA Postado em 11/Mar/2014 às 14:37

      tem muitos testemunhas de jeová que são médicos agora mim fala como eles se formou eles estudaram depende do que a pessoa quer sem por exemplo ser policial as tj não se forma para isso por que o policial é treinado para mata e pega em armas na bíblia fala ame ao proximo como a si mesmo, então naõ é para mata o proximo certo, a e outra coisa os médicos das testemunhas de jeová é diferentes dos outros por que eles não fuma e nem mente coisas que muitos médicos fazer naõ tou falando com vc mas é a realidade

      • Rosimério Postado em 03/Jun/2014 às 21:21

        Me desculpa Paloma, mas pelo seu português fica difícil te dar crédito.

      • Elaine Postado em 02/Jul/2014 às 20:00

        médicos, advogados, engenheiros, professores,arquitetos, entre outras muitas profissões... Não sei de onde tiraram a ideia de que não se pode fazer faculdade sendo testemunha de Jeova...

      • Diana Postado em 13/Jul/2014 às 01:20

        Nossa, volta pra tua toca.

  27. " F I N I T U D E " Postado em 21/Feb/2013 às 17:32

    [...] Ex-fieis revelam o ‘mundo de delírios’ das Testemunhas de Jeová [...]

  28. Mikael Postado em 01/Mar/2013 às 00:06

    Fui estudante de testemunha de Jeová por alguns anos e concordo com alguns pontos, porém as testemunhas de Jeová não acreditam em uma destruição pulverizante com chacina e fogo, elas acreditam num julgamento es.piritual como se uma fila se forma-se e um a um as pessoas fossem julgadas e condenadas. Realmente se você se tornar T.J., acaba sendo uma decisão pro resto da vida pq vc não vai poder ter relações como o "mundo exterior". Mas as testemunhas de Jeová também tem seu lado bom como ela é a religião mais perfeitinha que existe, lá eles seguem a bíblia de verdade é algo assim, ou você está com Deus ou não está, depois de ser T.J. também, vc nunca irá conseguir ser de outra religião pois pois ela é muito detalhista, é como se eles pensasem em tudo e fisesem "armadilhas" pra vc nunca sair de lá e nem questionar.

    • raiane Postado em 07/Sep/2013 às 01:02

      me sinto assim tbm, as vezes acho q nunca vou puder pertence a outra religiao msm q eu me esforce , sinto q to fazendo algo de errado

  29. Ariana Postado em 16/Mar/2013 às 08:50

    To abismada!

  30. SABRINA Postado em 17/Mar/2013 às 09:48

    ai meu Deus, não é só as testemunhas de jeová que ter algumas regras divinas, é quase todas, ate mesmo a catolica liberal. mas cada um escolhe o que quer, ninguem obrigou vc a frequentar tanto tempo a religião, Aposto que os ancião como vc disse não te obrigavam a ir na igreja. o que da mais raiva, é a tremenda IPOCRESIA das pessoas, falando mal da igreja que frequentava e detalhe por opção propria, Deus DEIXOU VC ESCOLHER O SEU CAMINHO, E VC ESCOLHEU POR QUE QUIS. VC ESCOLHER O QUE QUER MEU BEM. E NINGUEM SABE AO CERTO, QUAL É A RELIGIÃO CERTA, NO MEU PONTO DE VISTA O DIABO CRIOU TANTAS RELIGIOES, AO PONTO DE CONFUNDIR A TODOS, E SEMPRE IMPLANTANDO A INDAGAÇÃO SOBRE A EXISTENCIA DE DEUS, MAS NO FUNDO DA ALMA SABEMOS O QUE É CERTO OU ERRADO. E DEIXO ISSO ME GUIE NO MEU CAMINHO. E SE EU TIVER ERRADA QUE DEUS ME PERDOE, POR QUE SOU EXTREMAMENTE IGNORANTE, PRA SABER, E PEÇO SABEDORIA PARA ENCONTRAR O CAMINHO CERTO.

    • Diana Postado em 13/Jul/2014 às 01:22

      Peça sabedoria para aprender a escrever, também.

  31. SABRINA Postado em 17/Mar/2013 às 09:55

    AH MAIS UMA COISA, A ESPERAÇA NÃO ESTA NESTE MUNDO. ENTÃO PRA MOÇA QUE PERDEU A AVO, BS, em 10 de dezembro de 2012 às 19:06. ACREDITO QUE EXISTA ALGO MAIS DO QUE ISSO QUE VIVEMOS SIM. SE FOR NA TERRA NO CEU, OU ONDE DEUS QUISER ME COLOCAR ESTAREI LÁ.

  32. Éros Sófio Postado em 22/Mar/2013 às 12:13

    No 2º parágrafo está "Armadegão", o correto é Armagedon, ou na versão portuguesa, Armagedão.

  33. Desconhecido Postado em 23/Mar/2013 às 16:08

    Eu sou uma testemunha de jeova e posso afirmar com certeza de que muitas informações dessa pagina foram completamente distorcidas, e que essas pessoas que fizeram essas afirmações nao eram testemunhas de Jeová realmente. Já que essa pessoa sabe tanto, por que nao colocou as partes da biblia que explicam isso? Por que nós testemunhas de Jeova falamos tudo o que falamos com base biblica. E ai? O que me Diz?

    • Diana Postado em 13/Jul/2014 às 01:24

      Posso afirmar que muitas pessoas discordam de você. E aí? O que me diz?

    • Joao Blask Postado em 13/Jul/2014 às 14:04

      Ola tbm sou TJ estou abismado com esses comentários sabe e muito triste ver isso !!! :/

  34. João Francisco Postado em 02/Apr/2013 às 23:30

    Por alguns anos em minha vida me tornei Testemunha de Jeová, mas decididamente foi pqe tinha muito receio do final do mundo que é o cerne do proselitismo que estes continuam fazendo batendo de porta em porta sem serem convidados. Me casei com uma pessoa que também era testemunha de Jeová uma vez que só se pode casar com pessoas da mesma fé. Meu casamento acabou depois de uns 11 anos pqe nesse meio tempo decidi não mais fazer parte da organização, simplesmente pqe não me encaixava mais diante de toda a visão que tive que é necessária muita coragem para crer e assumir os prejuízos advindos de ser dissociado ou no caso pior desassociado. Tive dois filhos que Graças a Deus um deles me aceita como verdadeiramente sou e uma filha que há anos não fala comigo mais pqe além de conseguir ser "eu mesmo" sem me dizerem o que devou ou não fazer, usando livremente a lei do lívre arbítrio dada por Deus, tornei-me espírita Kardecista, onde percebo o amor altruísta e caritativo ali ensinado, sem julgamentos e condenações. Ao contrário das reuniões que ia forçado das Testemunhas de Jeová, tenho ido com muita alegria nas do espiritismo sem ficar olhando para o relógio contando as horas para o seu final. Mas voltando a minha filha, comigo aconteceu que estou realmente sofrendo de alienação parental, mas como ela é maior de idade não poderia forçar um relacionamento. Sei que é um enorme prejuizo não só pra mim, mas principalmente para ela esse distanciamento, mas jamais a faria fazer qualquer coisa por obrigá-la. Entaum entrego nas mãos de Deus essa visão distorcida da realidade e do verdadeiro amor de Deus, na esperança de que um dia, qualquer religião nunca mais exerça uma atividade tão nociva na vida de qualquer ser humano. Deus é Pai, não é belicista nem vingativo. Foi isso que Jesus veio pregar. O Deus verdadeiro que é puro amor e não desiste de um só filho seu, disciplinando mas nunca o destruindo.

    • guuyiui Postado em 30/May/2014 às 18:19

      Vc n é uma tjs pq lá pode casar com qm vc amar até tem irmãs q n são casadas com tjs

  35. Rômulo Gondim – Fundamentalismo religioso é causa de graves transtornos mentais Postado em 03/Apr/2013 às 01:39

    [...] Ex-fieis revelam o ‘mundo de delírios’ das Testemunhas de Jeová [...]

  36. Pragmatismo Político | " F I N I T U D E " Postado em 03/Apr/2013 às 07:37

    [...] Ex-fieis revelam o ‘mundo de delírios’ das Testemunhas de Jeová [...]

  37. Nega Postado em 03/Apr/2013 às 20:55

    Eu acho uma religiao muito boa as pessoas se dedicam fielmente a um deus que merece toda nossa adoraçao nenhum lugar dedicam suas vidas a favor de um deus onipotente e que de fato merece porque" nossa vida" que falam pertence a ele, é impossivel viver feliz se voce nao esta servindo a jeova digo jeova porque sem ele nao temos vida vivemos com um buraco um vazio um abismo que sinseramente temos que se humilhar e pedir misericordia porque o fim esta proximo e nao devemos perder para satanas mais tomar o lado de jeova a biblia fala de amor ao proximo e no entanto ter que virar as costas para quem amamos deve ser dolorido e dificil isso é os unicos defeito dessa religiao se eles mudassem esas coisas seria perfeito fui estudante nao falo mau dos meus irmaos quero bem a todos e que jeova os abençoe.

  38. Fundamentalismo religioso é causa de graves transtornos mentais - Blog do Ataíde Postado em 03/Apr/2013 às 21:01

    [...] Ex-fieis revelam o ‘mundo de delírios’ das Testemunhas de Jeová [...]

  39. Sheila Postado em 05/Apr/2013 às 06:49

    Eu quero deixar meu testemunho a respeito desta religiao, na qual fui criada e a qual pertence toda a minha familia. Primeiro devo dizer que aprendi elevados padroes de moral, aprendi a amar a Deus ( que eles chamam de Jeovà, mas em cada religiao hà um nome diferente para Deus), estudei muito a bìblia, e tudo isso foi maravilhoso, e até hoje me ajuda muito no agir como pessoa. Mas como li nos depoimentos deixados aqui, digo que passei e passo ainda por discriminaçao, preconceito e exclusao familiar, desde quando decidi viver minha vida baseada no que Jesus ensinou que é "Amar a Deus e ao seu pròximo como a si mesmo", e naum mais baseada nos dogmas de nenhuma religiao. Me arrependo muito de ter me batizado, minha mae sofre de depressao por mais de 20 anos, pois teve de renunciar a um grande amor devido as proibiçoes da religiao, minha famìlia se transformou, éramos uma famìlia unida, e agora todos me odeiam (com excessao de minha mae e minha avò), se tornaram pessoas hipòcritas que fingem fazer tudo que a religiao ensina, mas vivem ambiciosamente em busca de dinheiro e tentando se dar bem a todo custo. Conheci muitas testemunhas de Jeovà assim, fazem tudo que é proibido escondido, mas estao em todas as reunioes e ocasioes fingindo serem santos. Isso porque teem um pavor do Armagedom como dito na matéria, entaum continuam là. A congregaçao na qual eu pertenci, somente pessoas de melhor condiçao financeira se destacavam, e as moças com uma boa apresentaçao fìsica. Eu por ser negra e pobre, quanto mais me esforzava, mais era ignorada. Enfim, creio que minha vida teria sido melhor se minha famìlia naum tivesse entrado pra essa religiao. O que eu escrevo aqui é uma forma de desabafo, pois tb perdi meus amigos e naum tenho com quem falar. Sou contra a intolerancia religiosa, e espero simplesmente que as pessoas que lerem o que eu escrevi, pensem antes de tomar uma desiçao taum séria como ser testemunha de Jeovà, mais nada. E conheci pessoas maravilhosas que eram e ainda saum testemunhas de Jeovà, como em qualquer religiao, tem pessoas boas e ruins. Que cada um siga seu caminho sem se incomodar com os outros, pois sò està là quem escolheu estar e permanecer.Tenhamos cuidado pois guerras acontecem a muitos séculos por motivos religiosos, devemos estar atentos aonde queremos entrar e deixemos em paz aqueles que fazem escolhas diferentes das nossas.

  40. Humberto Postado em 08/Apr/2013 às 21:59

    Você, caro irmão, já ficou angustiado com algo negativo que leu sobre as Testemunhas de Jeová da parte de ex-membros? Enquanto lia tais declarações, seu coração batia forte e a ansiedade tomava conta de você? Passou a pensar consigo mesmo: “E agora? E se tudo isso for verdade? Como eu vou saber?” Quando algumas dúvidas permearam em minha mente passei a fazer uma longa reflexão. Pensei: O que se passa na mente de tais pessoas? O que as induz a querer “libertar” alguém da servidão da Torre, como dizem? Caro irmão, tenha em mente o seguinte: ESSAS PESSOAS ESTÃO POUCO SE IMPORTANDO COM VOCÊ!!. Não estão agindo visando os seus melhores interesses. Você pode ver isso no fato deles não proporem nada melhor para você depois que sair da nossa organização. Apenas se conformam que você não seja TJ, e isso é o suficiente para eles. Muitos não seguem nenhuma outra religião. Falam: “Eu acredito em Deus e faço o bem! É o suficiente”. Mas olha algo interessante. Se eles acham melhor a pessoa só crer em Deus e que toda religião organizada tem erros, por que eles não combatem TODAS as outras religiões? Pois todas estariam igualmente erradas, concorda? Por que se concentrar somente nas Testemunhas de Jeová? Para mim é uma atitude bem suspeita. E por que os apóstatas que vão para outras religiões não argumentam contra as outras religiões diferentes da sua? Afinal não estão erradas também? Mas não, a bronca é só com as Testemunhas de Jeová mesmo!! Irmão, é uma atitude de simples vingança, devido a amargura instalada no coração de tais. Eu achei muito interessante o que C. T. Russell, escreveu a respeito daqueles que se desviaram da mesa de Jeová e então começaram a maltratar seus anteriores co-escravos. A Sentinela de 1.° de outubro de 1909 (em inglês) disse: “Todos os que se separam da Sociedade e da obra dela, em vez de prosperarem ou de edificarem outros na fé e nas graças do espírito, pelo visto fazem o contrário — procuram prejudicar a Causa a que antes serviam, e, com mais ou menos barulho, afundam aos poucos no esquecimento, prejudicando apenas a si mesmos e a outros possuídos por um espírito contencioso similar. . . . Se alguns acham que podem conseguir um alimento tão bom ou melhor em outras mesas, ou que eles mesmos podem produzir um tão bom ou melhor — que o façam. . . . Mas, ao passo que nós estamos dispostos a deixar que outros vão a qualquer outro lugar para encontrar alimento e luz para a sua satisfação, estranho como pareça, aqueles que se tornam nossos oponentes adotam um proceder bem diferente. Em vez de dizerem na atitude briosa do mundo: ‘Achei algo que prefiro; adeus!’, eles manifestam ira, malícia, ódio, luta, ‘obras da carne e do diabo’ tais como nunca vimos pessoas do mundo exibir. Parecem contaminados com demência, com hidrofobia satânica. Alguns deles nos espancam e depois afirmam que nós o fizemos a eles. Estão prontos para dizer e escrever falsidades desprezíveis e se rebaixam a usar maldades.” Por que tais pessoas simplesmente não seguem com suas vidas e façam o que acham ser melhor para si mesmos? Desejamos sinceramente que tais sejam felizes!! Adeus, passar bem!! Mas por que se importar tanto conosco e ficar remoendo e remoendo o passado? Não é interessante que quando saímos de religiões erradas para nos tornarmos Testemunhas de Jeová, nós não ficamos difamando e lutando contra ninguém que permaneceu em tais religiões? Vê se há algum irmão TJ que passa a noite sem dormir criando maneiras de difamar membros da igreja católica ou o papa, por ter saído de tal religião? Vê se há algum irmão que faz o mesmo com os Evangélicos? Ou o irmão que saiu de uma religião não cristã? NINGUÉM FAZ ISSO, mas só os que saem do nosso meio são os que fazem. Pense bem! Será que esses comentários depreciativos e nada edificantes enquadram essas pessoas opositoras como tendo as obras da carne ou o fruto coletivo do espírito, ambos mencionados por Paulo em Gálatas 5:19-21 e Gálatas 5:22 a 24 ??? Obras da carne – “a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas” Gálatas 5:19-21 (J.F. Almeida) Fruto do Espírito – “o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio” Gálatas 5:22-24 (J.F. Almeida) Se a pessoa realmente fosse de Deus e refletisse o fruto do espírito citado acima, com certeza transmitiria assuntos edificantes, construtivos e que refletissem a personalidade maravilhosa de Jeová e os ensinamentos animadores de Cristo, e não se rebaixando a críticas somente. Será que os cristãos primitivos se sentiriam atraídos a Jesus se ele passasse o tempo todo só criticando os escribas, fariseus e saduceus? Com certeza não!! Iriam achar: “Que homem chato! Só critica, mas não propõe nada edificante!!” Se tais pessoas acham que estão num caminho melhor, deveriam se concentrar em expor para todos as qualidades de tal caminho e porque as pessoas deveriam segui-lo. Mas não! Contentam-se APENAS em desacreditar a organização de Jeová. Faça uma auto-análise sincera irmão! Quem cultiva realmente o fruto do espírito? O Corpo Governante ou tais opositores que criticam o Corpo Governante? Outra coisa. Imagine se você não fosse mais TJ e o teu bairro sofresse uma calamidade e sua casa for gravemente avariada. Será que algum desses apóstatas que insiste que você saia da organização levantaria um dedo para te ajudar? Mas como TJ, o Corpo Governante rapidamente providenciaria mantimentos para você e mão de obra para te auxiliar. Percebe nisso também quem possui o fruto do espírito de Deus e quem não possui? Se não fosse TJ e desanimasse por causa dos problemas da vida, será que algum desses apóstatas te daria uma palavra de consolo e real esperança? Como TJ, temos nossos anciãos que seguem a orientação bíblica do Corpo Governante e ajudam as almas deprimidas. Será que tais apóstatas te concederiam um alimento espiritual tão sadio como este o que temos? Alimento este onde nós vemos que esses irmãos do Escravo Fiel se importam realmente com nosso bem estar. Essa é a diferença irmão. O Corpo Governante que é tão criticado pelo apóstata é o que REALMETE se preocupa com você!! O opositor, como eu já disse, só se interessa em destruir e não dá a mínima para o seu bem estar. Lembre-se sempre, religião sem direção vira bagunça. É o que vemos ao nosso redor. Precisamos dos irmãos maduros na dianteira da obra para nos ajudar! Não devemos deixar o orgulho nos possuir a achar que podemos decidir o que é melhor para a gente em questões doutrinárias. O coração é muito traiçoeiro. Eu imagino esses apóstatas vivendo na época dos apóstolos. Atos 16:5 diz “Ora, enquanto viajavam através das cidades, entregavam aos que estavam ali, para a sua observância, os decretos decididos pelos apóstolos e anciãos, que estavam em Jerusalém” Imagine a cena: Esses apóstatas recebendo o decreto dos apóstolos e dizendo: “Devemos decidir por nós mesmos! Não somos escravos de homens! Quem deu a vocês esta autoridade? Seguimos só a Jesus e não a vocês” É o mesmo que fazem hoje. Ou imagine a tais concordando quando Corá disse “Já chega de vós (Moisés e Arão), pois a assembléia inteira, todos eles, são santos e Jeová está no seu meio. Então, por que vos devíeis erguer ACIMA da congregação de Jeová?” - Números 16:3 As Escrituras são claras em afirmar que os cristãos devem estar ORGANIZADOS. (1 Cor. 14:33, 40, 1 Cor. 1:10, Heb. 10:24, 25, 1 Pedro 2:17) E toda organização precisa de eficiente DIREÇÃO. Assim como uma empresa para ser bem sucedida precisa do responsável geral, dos gerentes e supervisores, a nossa organização precisa do Corpo Governante, superintendentes viajantes e anciãos. E esse arranjo bíblico tem dado muito certo em contraste com a desunião religiosa que vemos hoje. Como pode uma igreja onde cada um pode ter a liberdade de interpretar a Bíblia de seu jeito? É melhor nem ir à igreja e ler a Bíblia em casa mesmo, pois de nada adianta se reunir lá na igreja se a coisa funcionar assim. O interessante que muitos adquirem seu conhecimento bíblico através do Escravo Fiel e depois de ter um bom conhecimento bíblico, se enfunam de orgulho e se acham mais do que o Escravo Fiel. Isso se chama INGRATIDÃO no mais pleno sentido. Até mesmo usam o que aprenderam na organização e sua boa oratória adquirida na Escola do Ministério Teocrático para fundar igrejas e realizar seus empenhos egoístas. Poxa! Eu me sinto maravilhado quando sai uma revista A Sentinela que fortalece a minha fé na palavra de Deus. Como eu manteria minha fé fortalecida sem essas ferramentas de estudo, sem os maravilhosos discursos nas reuniões e etc? Como manter minha fé forte contra estes que dizem que Deus é um mito e sua palavra é lenda? Que maravilha é uma A Sentinela atual que nos mostra evidências da realidade do Jardim do Éden e Adão e Eva! Isso no meio de um mundo tão cético e que em nada acredita! E que maravilha é a ajuda dessas publicações em ajudar-nos a defender a nossa fé desses sábios segundo o mundo que ridicularizam o modo de vida cristão? Obrigado ao Escravo Fiel por me ajudar a manter a minha fé com o alimento no tempo justamente apropriado! Que todas as Testemunhas de Jeová sintam a gratidão que eu sinto, diferente desses ex-membros que cuspiram no prato que comeram. Quando dizem que somos escravos e usados pelo Corpo Governante, tais opositores se esquecem que a vida de cristão requer sacrifícios. Segundo Jesus, temos que negar a nós mesmos e apanhar nossa estaca de tortura. A vida cristã requer esforço e este é um obstáculo para esses homens. Tais pessoas prometem liberdade. “Eita que bom!”, dizem eles, “não tenho nenhuma restrição às minhas vontades. Sou finalmente LIVRE.” 2 Pedro 2:9 diz “Embora lhes prometam liberdade, eles mesmos existem como escravos da corrupção. Pois todo aquele que é vencido por outro é escravizado por este” Devemos ter este texto bem em mente quando tais sugerirem que nossa vida cristã é um fardo e que devemos ser livres. “Acreditar em Deus e fazer o bem!” Dizem eles isso ser o suficiente. Será que você já viu alguém receber algum tipo de recompensa sem esforço? Já viu alguém se tornar um bom médico sem que este antes estudasse muito e abdicasse de outras coisas? Já viu alguém com toda felicidade do mundo por aprender a tocar um instrumento musical sem que este antes treinasse bastante? Já viu algum vencedor de olimpíada ganhar uma corrida sem que se esforçasse muito em seus treinos? Nunca vimos. Mas esses acham que isso não se aplica a recompensa de Jeová. Acham que não devem mover uma pena e ainda sim receberem as bênçãos de Deus. Infelizmente alguns chegam ao ponto de quererem ser mais justos que Jeová, dizendo “Ora, Jeová é amoroso! Como este pode trazer a morte de bilhões de pessoas como diz o Escravo Fiel?” Esquecem dos exemplos do passado, como das pessoas dos dia de Noé, ou esquecem do que aprenderam em seus estudos, por exemplo em Jeremias 25:33. Mesmo que você não tenha conseguido respostas aos argumentos dos apóstatas, lembre-se que o Corpo Governante quer SEMPRE o seu bem. Quando se cometeram alguns equívocos no passado, não foi porque o Corpo Governante agiu de má fé. Não foi algo proposital para nos enganar e iludir, e essa é a grande diferença. Os próprios membros da dianteira acreditavam de todo coração nas interpretações que estavam equivocadas e que posteriormente sofreram reajustes. Tanto que o segundo presidente, Joseph F. Rutherford, até mesmo tinha construído um local para abrigar alguns fiéis antigos da Bíblia que se achava que iriam ressuscitar em 1925. Não é prova clara de que acreditavam sinceramente no que entendiam das Escrituras? Isso é de suma importância, pois Jeová com certeza viu no coração de tais homens que a motivação deles era sincera, a motivação de aderir às Escrituras Sagradas o melhor possível, mesmo cometendo alguns equívocos. Mas esses erros não fazem deles pessoas sem a direção de Jeová. Os próprios apóstolos precisavam constantemente de aprimoramentos. Por exemplo, o fato de passarem a reconhecer a inclusão de gentios foi um refinamento para tais. O próprio decreto de Atos 15:28,29 foi um aprimoramento. E olha que estes eram homens INSPIRADOS POR DEUS, mas que foram obtendo conhecimento do propósito de Jeová progressivamente. Ora, até mesmo Daniel não entendeu o que escreveu, pois isso só seria entendido no futuro (Daniel 12:8,9). Quão tolo de nossa parte é colocar sob suspeita todo o conjunto da verdade que permaneceu inalterado, por causa de umas atualizações de conhecimento. Nunca encaremos tais irmãos da dianteira de forma negativa. São imperfeitos como nós, como foi Moisés, Davi, os Apóstolos e outros. Homens estes que dirigiram a congregação de Jeová no passado, embora errassem. Mas que nos concentremos nas excelentes qualidades de tais irmãos da dianteira hoje, bem como de sua carreira fiel e abnegada ao longo dos anos. Irmãos estes que fizeram voto de pobreza e não ganham um centavo de lucro pelo seu trabalho, mas tudo é por amor a Jeová e pelo próximo. Mesmo assim, se depois de tudo o que você tentar para resolver sua situação, continuar achando que os equívocos passados da organização são o suficiente para você sair, pense pelo menos da seguinte forma: Que grupo cristão existe hoje igual ao nosso? Assim como Pedro, diremos “Senhor, para quem havemos de ir? Tu tens declarações de vida eterna” - João 6:68. Pesquise sobre as doutrinas e como funcionam as igrejas da cristandade e esta frase de Pedro vai fazer mais sentido para você do que nunca! Não é de estranhar que muitos ex-TJ também se tornem ateus e agnósticos ou pessoas sem afiliação a nenhuma igreja, pois nada aí fora se compara com nossa maravilhosa associação. Mas se mesmo suas dúvidas persistirem, lembre-se do que diz Hebreus 13:17 “Sede obedientes aos que tomam a dianteira entre vós e sede submissos, pois vigiam sobre as vossas almas como quem HÁ DE PRESTAR CONTAS; para que façam isso com alegria e não com suspiros, porque isso vos seria prejudicial.” Como mostra o texto, estes irmãos prestarão contas a Jeová se por acaso agiram de forma injusta com o rebanho. Mas quanto a nós, devemos fazer a nossa parte. Por que você se tornou Testemunha de Jeová? Foi porque foi obrigado? Não. Você se tornou TJ porque comparou os ensinamentos na palavra de Deus e se convenceu da verdade. Não foi o Corpo Governante que te convenceu, mas VOCÊ MESMO decidiu isso à base do seu próprio raciocínio. Desse modo continue praticando aquilo que você aprendeu e concordou: Ter boa moral, ser honesto, bondoso, justo, não participar de práticas e festividades pagãs, ser neutro em assuntos políticos e na guerra, pregar as boas novas do Reino, se reunir e tudo o mais. Tudo isso está na Bíblia. Assim, independentemente se algum membro da dianteira for infiel, você estará fazendo A SUA PARTE perante Jeová. Eu admiro muito os irmãos da dianteira, confio em tais e sou muito grato a eles, mas procuro sempre ter em mente que SIRVO A JEOVÁ e não a homens. Acato a decisão de tais acreditando que estes homens visam meus melhores interesses e baseiam suas decisões na palavra de Jeová. Irmão, com certeza Jeová está vendo suas reais motivações no fundo de seu coração. Você acata as decisões do Escravo Fiel crendo fielmente que tais decisões têm o apoio de Jeová, e com certeza Jeová se apercebe disso que você sente. Ele SABE que sua real intenção é servi-lo SINCERAMENTE. Em meus pensamentos cheguei à conclusão que estou fazendo a coisa certa com a minha vida. Eu tinha essa preocupação. Pensava: E se eu estiver desperdiçando a minha vida? E se eu estiver vivendo uma ilusão em vez de aproveitar a curta duração de minha vida? Não pude deixar de reconhecer: Servir ao Criador Jeová é o objetivo da vida de cada ser humano, e é esta organização onde nos encontramos que nos possibilita disso. Irmão, você COM CERTEZA está fazendo a coisa certa com a sua vida! Vale a pena continuar a acreditar no que nós acreditamos até o fim de nossas vidas. Não deixe que NINGUÉM tire este privilégio e a recompensa que te pertence. Tem pessoas que são assim: Já que não vão conseguir tal coisa, também querem que ninguém mais a possua. Egoísmo puro! Nós, servos de Jeová, conseguimos a chave da felicidade genuína. Que nunca nos esqueçamos do que nos torna felizes assim, e ajudemos outros a ter esta mesma felicidade. Espero ter colaborado com estas minhas reflexões. Fiquem todos com o Soberano e Criador Jeová Deus. Salmos 144:15 “Feliz o povo para quem é assim!” “Feliz o povo cujo Deus é Jeová!”

    • Homo sapiens sapiens Postado em 07/Sep/2013 às 13:13

      "Por que tais pessoas simplesmente não seguem com suas vidas e façam o que acham ser melhor para si mesmos?" Humberto, você está treinando para fazer comédia stand-up com essa ironia ou realmente fala sério quando escreve isso?! Você realmente espera que um ex-membro do seu fanático grupo fique em silêncio depois de descobrir que desperdiçou anos preciosos da sua vida sendo privado dos prazeres e alegrias mais simples por uma grande mentira? É o mesmo que uma vítima de sequestro ficar em silêncio depois de escapar de um cativeiro. Que motivos teriam os dissidentes para criticar outras religiões, se é a sua que causa mais estrago na vida das pessoas, tornando-as escravas, alienadas e com medo constante? "Desejamos sinceramente que tais sejam felizes!" Jogando-as no ostracismo, destruindo famílias e amizades? Como uma pessoa pode ser feliz sendo obrigada a cortar relações com seus próprios pais, filhos, companheiros e amigos?! Humberto, você realmente contribuiu com estas reflexões. Contribuiu para mostrar o quão doentes e alienados vocês são e que cada palavra escrita no artigo é verdade. Se você realmente quer salvar a sua "alma", fica uma dica: procure ajuda de um psicólogo (ou psiquiatra se for o caso), procure ouvir mais os dissidentes, deixe a bíblia de lado e comece a ler livros como "Origem das Espécies" de Charles Darwin, livros de Carl Sagan, Stephen Hawking, livros de história e filosofia. Troque a "Despertai!" por leituras que REALMENTE podem lhe guiar ao "DESPERTAR", como Scientific American, Galileu, Mente e Cérebro e História Viva. Faça isso enquanto há tempo. Quanto mais você se delongar a sair deste mundo de delírios e lavagem cerebral, maior será o desgosto e arrependimento ao descobrir que sua vida foi desperdiçada por uma grande mentira. O exemplo mais claro do mito da caverna de Platão. "Aqueles que têm uma mente inquisitiva buscarão sempre o caminho da verdade e da liberdade. Os que aceitam tudo, sem nada questionar, estão fadados a viver prisioneiros da própria ignorância."

    • Mariana Postado em 10/Sep/2013 às 21:13

      Esse ai vai ser dasassociado! Com certeza!

    • Cristiane Postado em 10/Sep/2013 às 22:32

      Verdade irmão,somos um povo feliz que serve a Jeová,o unico Deus verdadeiro,e é Aquele que vai nos livrar desse sistema de Satanás,o Diabo,que tanto tenta nos desviar da verdade..!

    • Fernanda mendes Postado em 11/Sep/2013 às 00:05

      Eu concorda de vc.

    • Fernanda família Postado em 11/Sep/2013 às 00:07

      Sou testemunha de jeova, famila também. Ansiosa em perto da esperança no paraíso....

    • Michele Postado em 11/Sep/2013 às 01:23

      Uou! Tipo delirio! Isso se chama fanatismo. Livre... aham sei.

    • sirlene Postado em 11/Sep/2013 às 10:16

      Com certeza irmão sabe estou afastada devido problemas pessoais mas sei que está e a verdade e amo jeová e fico vendo estás pessoas que estiveram anos lá dentro da organização e não ficou nada dentro delas estão vazias .Mas como em revelação diz a 2 caminhos um largo um estreito tem pessoas que preferem o mais largo né pois não precisam fazer sacrifícios para o melhor e sim viver a vontade!!!!!

    • sofia Postado em 11/Sep/2013 às 14:46

      ridiculo.....ninguem se deu ao trabalho de ler isso...aqui nem vale a pena fazeres lavagens . li apenas meia duzia de palavras e nem continuei mais

    • alexandre vasques Postado em 14/Mar/2014 às 13:31

      irmao humberto ! Nao tenho palavras para lhe agradecer por tal esclarecimento. ja venho a estar com essas duvidas a mais de 3 anos e enfraqueci espiritualmente a ponto de parar de frequentar as reunioes. Mas gracas as suas palavras finalmente consegui discernir quem esta com a verdade. Novamente lhe agradeco de coracao e continue a ser essa pessoa inteligente e perspicas ques es Que jeova lhe abencoe imensamente e lhe conceda vida eterna agora posso voltar as reunioes com a certeza de estar fazendo o que e certo Um caloroso abraco de seu irmao na fe!!! MUITO OBRIGADO!!!!

    • Cláudia Postado em 08/Apr/2014 às 18:41

      Nossa ,sem palavras ,comecei a estudar com as TJ e tenho encontrado respostas para minhas perguntas ,é maravilhoso me sentir assim encorajada por uma pessoa inteligente.Confesso que em alguns momentos tive medo de continuar os estudos por ver que algumas decisões teriam que ser tomadas principalmente com relação aos familiares ,porém,,e uma questão de bom senso ,claro que não vou me reunir com pessoas que não professam a mesma fé ,mas meu convivio pode e deve ser permanecer de forma saudavel.Obrigada Humberto ,encorajador suas palavras ...

    • MMMFILHA Postado em 19/Jun/2014 às 16:01

      irmao humberto,fale a verdade que vc agrada muito mais a Jeová!! VC QUER DIZER Q FOI A VIDA TODA FIEL A JEOVÁ?? VOCES DIZEM Q NAO MENTE MAIS NUNCA CONHECI GENTE PRA MENTIR TANTO COMO VOCES!! VOCES TB FAZEM TUDO ESCONDIDO, FAZEM SEXO ESCONDIDO, NAMORA COM PESSOAS DO MUNDO, E FAZEM COISAS Q DEUS DUVIDA!! FUI TJ 22 anos e vi bem e conheci bem as tj!! fiquei HORRIPILADA COM TANTA COISA QUE NEM O TODAS AS PESSOAS DO MUNDO FAZEM !! VC NAO SABE DE NADA OU TA QUERENDO ESCONDER TB!! DEIXE DE HIPOCRISIA E FALE A VERDADE!

    • MMMFILHA Postado em 19/Jun/2014 às 16:47

      http://www.youtube.com/watch?v=wduUdQgIn4I&list=PLxQYpR-V6ADxbxE1zx25iYiyMtE7yYmwu&index=5 ASSISTAM ESSE VIDEO

    • Regino Postado em 16/Jul/2014 às 19:33

      Jesus Cristo mandou nós ir a fazer dissipulos ,,mas os TJ fazem vitimas

  41. Bereana Postado em 11/Apr/2013 às 14:48

    Para desgosto dos líderes das Testemunhas de Jeová , a internet foi inventada : Os líderes demonizaram ao extremo a internet , na tentativa de manter os adeptos na ignorância sobre o histórico da Torre de Vigia. A organização, obriga que os associados rejeitem os desassociados ou dissociados sob pena de também serem expulsos No entanto muitos venceram o medo e começaram a pesquisar na internet e hoje ,um grande numero de Membros e ex Membros comunicam – se em segredo pela internet, no anonimato. Participam escondidos da própria família , justamente para não perderem a família. Porque todos podem ser os delatores , pois todos vigiam e todos são vigiados . Quem for descoberto pesquisando na internet é desassociado e perde amigos e entes queridos. Por isso ,muitas Testemunhas ainda ativas, muitos sendo anciãos (pastores), participam secretamente para contarem suas decepções, suas amarguras por serem OBRIGADOS a permanecerem em uma religião na qual não acreditam mais. Outros contam suas alegrias por terem conseguido escapar dos muros da Torre de Vigia. E outros ,contam as notícias a respeito da organização no Brasil e no mundo. Hoje, já são milhares de Testemunhas e ex-Testemunhas no Brasil e mundo afora , comunicando-se através de Foruns, Sites , Blogs.

    • Rozangela Morais Postado em 09/Sep/2013 às 16:07

      Pelo tamanho do seu texto dá para medir o tamanho da sua ignorância... devia escutar os depoimentos de quem sofreram a tortura mental desta religião.. infelizmente fiz parte deste inferno a minha infância e parte da minha dolescência, até hoje o meu pai que continua nesta loucura não fala com ninguém da família e nunca participou de nada na nossa vida por causa do seu fanatismo... fui humilhada, rejeitada e ainda obrigada a vendar suas revistinha... deviam ser todos processados pela lavagem cerebral e mentiras ditas.. coitados das crianças e adolescentes deste pais doentes e fanáticos... que o mundo saibam como vcs são loucos...

    • confia@yahoo.com Postado em 13/Jul/2014 às 03:07

      Isso bereana, o corpo governante esta tremendo de mendo da internet. Vai confiando....

  42. Paulo P. Postado em 13/Apr/2013 às 12:46

    Por amor e dedicação a uma mulher, andei durante uns anos envolvido, se bem que de uma forma lateral, nesta religião. Procurei por todos os meios entender o ponto de vista deles por forma a conseguir uma integração. Não uma integração falsa pois a minha vontade em acreditar era genuina. Por várias vezes manifestei, nas reuniões semanais da congregação da foz, a minha discordância ou relutância em aceitar aquilo que para os mais convictos era ponto assente (sem direito a discussão).Com o tempo fui-me afastando e deixando de comparecer ás reuniões... A partir deste ponto fui observando uma metódica e persistente lavagem cerebral da então minha namorada, tanto por parte dos membros da congregação, como da própria mãe, com o intuito de a afastarem de mim e, consequentemente a afastarem do "mal". O nosso amor era verdadeiro e foi contruido durante 8 anos, com base no respeito, na amizade e no compromisso e na dedicação total que cada um de nós nutria pelo outro. Ela, talvez por ser parte de uma familia religiosa, habitual frequentadora desses meios, ou apenas por ser dona de uma mente mais fechada e reservada, não cedeu á tentação de contrariar os ensinamentos de décadas, nem mesmo para a sua própria felicidade. A separação foi dolorosa mas inevitável. Ainda hoje, passados quase 30 anos, sinto o coração a palpitar sempre que passo á porta dela, e lembro-me daquilo que as "testemunhas de Jeová" fizeram questão de nos retirar.

  43. gabriel Postado em 15/Apr/2013 às 18:28

    Mas vai acbar mesmo, isso vai acontecer depois que todas as profecias de deus se cumprirem vcs precisam se descontaminar com as coisas ruins q o inimigo ta fazendo nesse tempo, peca a deus para andar em santidade, eu nao sou Tj mas to comecado a entender a situacao deles. Ame o proximo como amas ti mesmo, independente do ele seja o faca... Quem vai nos jugar peloa nossos carater eh deus... Pensem nisso.

  44. Diogo Postado em 23/Apr/2013 às 19:06

    Eu os respeito. Eles não se metem na vida de ninguém que não seja Testemunha de Jeová. Fé é isso aí. Não existe razão, apenas fé. E isso em qualquer religião em maior ou menor grau!

    • Diana Postado em 13/Jul/2014 às 01:34

      Não se metem é? Tá na cara que jamais te acordaram num domingo de manhã, então... Ah! E "não se metem na vida de ninguém que não seja Testemunha de Jeová", então? Bem, pelo visto eles tem o total direito de usarem e abusarem dos infelizes que frequentam o meio. Realmente, não existe razão. Existe é coerção, abuso e medo. Acha mesmo que uma mentalidade dessas merece respeito?

  45. Ana Oliveira Postado em 24/Apr/2013 às 15:52

    Fiz parte durante muito tempo dessa religião e tenho propriedade para afirmar que realmente tudo que foi descrito é real,acontece de fato,e em relação ao assunto da expulsão é assim mesmo que ocorre vc perde total contato tanto com familia ou "amigos"que fazem parte dessa religião,eu mesma sou uma dissociada,se eu pedi pra sair então não me fará falta alguma contato com os seus membros,pra mim o que importa é o contato com minha família esses sim contribuem para o meu eterno crescimento como ser humano,e graças a Deus tenho uma mãe(mesmo fazendo parte dessa religião)ótima e cabeça bem aberta,bem flexivel,as testemunhas de jeová não acrescentam e nem acrescentaram nada em minha vida,o que vejo imbutido é uma certa dose de discórdia acrscentada a soberba por se acharem melhores e imunes ao mundo em que vivemos

  46. gustavo Postado em 28/Apr/2013 às 16:22

    Estou lendo este livro muito interessante http://pt.scribd.com/doc/137686739/O-sexo-secreto-das-testemunhas-de-Jeova

  47. Cassio Postado em 29/Apr/2013 às 13:19

    MEDO DE CANTAR NUM ANIVERSÁRIO, MEDO DE CANTAR O HINO NACIONAL, MEDO DISSO , MEDO DAQUILO. Da pra entender por que vocês não aceitam a base que eles dão. É por que vocês amam a hidolatria amam elogiar e serem elogiados. Um monte de gente revoltada com o sistema , que vai pra a rua protestar , mas mais tarde tá abrindo uma COCA-COLA, ou qualquer outro produto MULTINACIONAL, como esse computadorzinho ai que estão digitando. As óbras Impressionantes do homem nada mais é do que Imitações do que já existe. Mas a vaidade é tanta que as descobertas e outras provasde evolução é Limitada a um CASSISMO. QUEM NÃO TEM FÉ EM DEUS FICA PRESO A ESSE MUNDINHO AI....Onde Religiões usam o Nome de Um Homem Puro para dominar o POVO. Floreiam a palavra INVASÃO com descoberta. É o que aconteceu com o Brasil e Muitos que sofreram com a arrogancia dos descobrimentos. VAIDADE FINANCIADA PELA RELIGIÃO !!!! Alguém lhe disse: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo". 48 "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?", perguntou ele. 49 E, estendendo a mão para os discípulos, disse: "Aqui estão minha mãe e meus irmãos! 50 Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe". MUITOS DE VOCÊS FICAM apavorados com essas palavras vindas de Jesus CRisto. Mas a verdade é que vocês acreditam mais nesse mundo do que o que Ja foi Garantido com a morte Dele. E esses ai que tentam me fazer acreditar que a BIBLIA ou o JESUS CRISTO são utopía. Saibam que para mim Utopia é RELIGIÃO DO ATÊU. A que explica o inicio do mundo com o encontro de uma energia positiva com uma negativa , mas explica do onde elas surgiram. A CIÊNCIA COM TODO SEU CONHECIMENTO, não conseguiu classificar o animal chamado Ornitorrinco. Que existe a 150 milhões de ano na terra. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ não serão salvos. Pelo menos não por serem TESTEMUNHAS DE JEOVÁ. Cada um será julgado pela sua conduta, não cabe a nós nem a eles sabermos quem será salvo ou quando isso vai acontecer. Inclusive, nenhum deles nunca me disseram que seriam eles salvos. O que eles realmente ensinam é O DESAPEGO DESSE MUNDO E CONSCIÊNCIA DO QUE DEUS DESEJA E PREPARA PARA NOS. EU JA CULPEI A DEUS E QUESTIONEI OS MALES DO MUNDO... No entanto , foram eles que esclareceram melhor o porque das coisas e muito mais convincente do que Big Bangs e Zeitgeist's da vida...O MAL É QUE MUITA GENTE INTERPRETA A VIDA DE MANEIRA DISTORCIDA...Se o Homem prestasse mais atenção nos seus Atos e usasse humildade para aprender BABILÔNIA jamais existiria nas nossas VIdas. NÃO SOU TESTEMUNHA DE JEOVÁ, mas tenho muito a agradecer aos mesmos por me darem Consciencia Livre. - LIVRE DE COMEMORAÇÕES NATALINAS - Hoje em dia tenho mais contato com meus familiares que via-os mais em DATAS COMEMORATIVAS. O Amor é para toda hora. - LIVRE DA DUVIDA NA ESCOLHA DO MEU GOVERNANTE. Hoje tenho consciência que um Homem de boa conduta é impedido de execer um bom governo , pelo fato óbvio a maioria dos que trabalham com ele não vivem em amor, forçando-o a ser CORROMPIDO ou até mesmo leva-lo a MORTE. O meu governante É AMOR, NÃO UM HOMEM, FALHO COMO EU. - LIVRE DO MEDO DA MORTE - Quem morre descança e se liberta das atribulações causadas pela nossa DESOBEDIÊNCIA. Sei que a morte a as doenças foram Uma escolha do homem. Atravez de um HUmem entrou o pecado e a Morte no mundo, porem atravez de OUTRO HOMEM, fomos agraciados com o presente da Vida eterna. DESCULPEM, MAS O MEDO DE VOCÊS NÃO É PROVENIENTE DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ... e sim de suas consciências e apegos. "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertara"- João 8:32

  48. Claudia Postado em 06/May/2013 às 20:45

    É triste ver no século XXI testemunhos tão assustadores, pois até onde eu sei Deus ama a todos sem distinção seja ela de qualquer natureza. Não se relacionar com pessoas fora sua religião é sim viver em uma redoma, em um mundo pequeno e limitado, independente de nossa crença a convivência com outras religiões, ateus, etc nos trás aprendizado, nos ensina respeito com as diferenças, diversidades, há pessoas boas e más em todos os lugares aliás não há ninguém 100% bom ou ruim,somos todos pecadores em aprendizado. perfeito só Deus. Parabéns para aqueles que conseguiram se desvencilhar dessa limitação de vida, e força para suportar as provações que que isso resultou, mas Deus ama todos nós e sempre trará um consolo.

  49. Rafaela Postado em 10/May/2013 às 14:41

    Gente.. estou lendo a respeito, porque tenho um irmão que é TJ e que aos poucos e notavelmente esta se afastando da família e amigos. Antes de se tornar membro, todos os dias ligava pra nossa mãe que mora em outra cidade, ia visita-la quase todos os finais de semana. Moramos na mesma cidade, mas precisamente no mesmo bairro, por conta da vida corrida que levamos nos falávamos muito por telefone, atualmente raramente me telefona. O que me deixo um pouco intrigada foi quando em um determinado domingo ele me convidou pra almoçar em sua casa, ele iria me buscar em casa, enquanto estava separando a roupa pra tomar banho e me arrumar pra ir, meu telefone tocou, era ele dizendo que já iam almoçar porque as crianças já estavam com fome... não questionei mas achei estranho, mesmo porque quem convidou foi ele, mas enfim, ele levou comida pra mim em casa e sem perguntar nada ele disse que haviam chegado alguns irmão pra visita-los e almoçar. Foi então que entendi, não podem sentar com os "ímpios". Infelizmente muitas dos meus questionamentos estão sendo esclarecidos e a grande maioria tem fundamento sim, mas não cabe a mim julga-los. Ps: Realmente eles julgam sim e falam mal das demais religiões eu mesma já presenciei tal fato.

  50. Getúlio Jorge Cidade Postado em 10/May/2013 às 15:51

    O fanatismo religioso vai muito além do sincretismo de alguns idealistas. Pastores, assim com Babalorixás, Padres, Bispos, e falsos "religiosos" que postam seus físicos acima das pessoas, em púlpitos e altares, etc, tratando-as como "rebanhos" em "cercados" (ditas "Igrejas") visando à própria manutenção, não passam de corjas de vagabundos e ladrões que enganam o ignaro povo e que deveriam estar presos. Amei postar isso! ☾ ° ☆¸. TENHAM UM BOM DIA!¸. ° ☆ ☾ .(⁀‵⁀)..✫✫✫. ..`⋎´✫✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫ ✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫ Se gostou: Curta, Compartilhe e Recomende

  51. marcos Postado em 11/May/2013 às 11:02

    já fui testemunha de jeová, está certo, por pouco tempo, mas nunca vi nada do que está descrito no texto. não tenho mais nenhuma ligação com as tj, sou ateu, mas não confundo espírito crítico com desonestidade intelectual. aliás, como homossexual assumido junto a minha familia desde a adolescencia, em NENHUM momento, por exemplo, foi mencionado pelas testemunhas de jeová, algo como uma 'cura' para a minha orientação sexual. o que elas fazem é seguir um código de conduta. se é absurdo ou severo, como no caso da recusa em se relacionar com ex-membros, seria mais inteligente questionar o livro de onde elas tiram todas estas normas.

  52. Hamilton Moreira Junior Postado em 11/May/2013 às 12:34

    Ótima reportagem da revista portuguesa! Parabéns ao Pragmatismo Político por divulgar esse material! O mundo "cor de rosa e feliz" em que aparentemente vivem milhares de crentes dessa religião esconde opressões diurturnas, enraizadas nos aspectos mais banais da existência, tais como assistir um programa de televisão ou escutar uma música. Fui testemunha de Jeová durante 10 anos, justamente durante a transição da infância para a adolescência e desta para a vida adulta, e atesto exatamente o que a reportagem relatou. Por uma ironia do destino, um dos textos bíblicos mais citados pelas TJ está se voltando contra elas: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!"

  53. Fundamentalismo religioso é causa de graves transtornos mentais??? - Portal do Controle Social de Sarandi/Pr Postado em 15/May/2013 às 12:07

    [...] Ex-fieis revelam o ‘mundo de delírios’ das Testemunhas de Jeová [...]

    • Juno Postado em 09/Sep/2013 às 11:16

      Não , graves transtornos mentais é que levam ao fundamentalismo religioso.

  54. silvio Postado em 15/May/2013 às 17:31

    ola alguem tem a pagina da despertai de 2005 que fala do arsenal de jeova ,quero esfregar na cara da minha sogra.

    • sofia Postado em 11/Sep/2013 às 14:47

      lol não tenho...

  55. TATIANE Postado em 24/May/2013 às 17:51

    EU ACREDITO NO TRABALHO DELES,SOU DA ASSEMBLEIA MAIS PELO POUCO Q VENHO CONHECENDO É UNS DOS MAIS BONITO TRABALHO DE EVANGELIZAÇÃO!!!E LOGGICO Q TEM Q SER CONTRA COMEMORAÇOES MUITAS COMO CARNAVAL E ATÉ O NATAL QUE ERA PRA COMEMORAR COM JESUS,É SÓ BEBIDAS BAGUNÇA SENDO Q ERA PRA COMEMORAR FAMILIA! PRIMEIRO DEVEMOS PROCURAR NOSSA RESPOSTAS NA BIBLIA E NÃO CRITICAR, NÓS MESMO TIRAR NOSSO ENTENDIMENTO COM DEUS,PQ NO FINAL OU AFINAL A SALVAÇÃO É INDIVIDUAL SE CADA UM CUIDA-SE DA SUA E VIVESSE NOS MANDAMENTOS DE DEUS NÃO ESTARIA PROCUPADO COM ISSO!ISSO É BRECHA DO INIMIGO PARA CONTRA JESUS VC IR CONTRA A VERDADE!!!

    • MMMFILHA Postado em 19/Jun/2014 às 12:45

      CUIDADO QUERIDA,ELES FAZEM ISSO TUDO NAS CALADAS DA NOITE!! BEM ESCONDIDINHO PRA NINGUEM SABER! FUI TJ DURANTE 22 ANOS E VI COISAS HORRIPILANTES LA DENTRO!! VC NAO SABE DE NADA!!

  56. Sonia Frei Postado em 25/May/2013 às 04:04

    Caramba! E eu que achava que só quem foi estrupada e tratada como bicho em sua infância é que teria medo de reagir, de discutir, de rebelar-se!

  57. Jaime de Souza Barbosa Postado em 29/May/2013 às 09:11

    As Testemunhas de Jeová, desencaminharam muitas pessoas com essa doutrina, eu e minha esposa éramos Testemunha de Jeová, quando foi num belo e abençoado dia, recebemos uma visita de uma irmã antiga na Congregação, e ao ver a minha situação de extrema pobreza, disse assim à minha esposa: Irmã, separa desse homem, olha a situação que você vive com ele, não tem nem cadeiras para nós sentarmos. E esse comentário e conselho foi segredado pela minha esposa a mim. No mesmo dia e na mesma hora, eu fiz uma promessa a mim mesmo, de nunca mais pisar o meu pé em salão do reino das Testemunhas de Jeová. Após abandonar a seita, começaram a dizer para minha esposa que eu tinha abandonado o salão do reino, porque estava me relacionando com prostitutas, minha esposa me seguia toda vez que eu tinha que sair, mas nunca viu nada que me desabonasse. Porque eu abandonei essa seita, não foi por isso, é porque eu não concordei com o conselho que aquela "irmã". Uma vez, conversando com minha esposa, perguntei a ela quem foi que comentou isso, pois eu iria na Delegacia de Polícia e fazer um boletim de ocorrência, todo mundo iria se chamado para depor. Minha esposa ficou com medo que se acontecesse isso ela poderia ser expulsa porque estava casada com um apóstata e "mundano". Eu aconselho a todas as pessoas que pertencem a essa seita que saiam antes da ira de Jeová, essa seita vai ser a primeira a ser julgada, porque fazem coisas que desagradam à Jeová. Peguem as suas bíblias e leiam esse texto: Deuteronômio 18:20-22 " 20 Mas o profeta que ousar falar em meu nome alguma coisa que não lhe ordenei, ou que falar em nome de outros deuses, terá que ser morto'. 21 "Mas talvez vocês se perguntem: 'Como saberemos se uma mensagem não vem do Senhor?' 22 Se o que o profeta proclamar em nome do Senhor não acontecer nem se cumprir, essa mensagem não vem do Senhor. Aquele profeta falou com presunção. Não tenham medo dele. Leram? Eles fazem profecias em nome de Jeová sem a permissão DELE. Eles estão dizendo às nações que Jeová é incapaz de fazer a pregação do Evangelho e precisa de uma "ajudinha". Quando Jeová for fazer a pregação do FIM, ele tem à sua disposição muito mais anjos do que todas as Testemunhas de Jeová juntas no mundo todo. Então, quando começar a pregação e um anjo profeta bater à porta de uma Testemunha de Jeová, ele com certeza vai ter a resposta: " Eu sou uma Testemunha de Jeová, não aceito nenhuma pregação que não seja vinda do "Corpo Governante", e nenhuma literatura que não seja da Sociedade de Bíblias e Tratados. Aí meus caríssimos amigos, o que me dizem? Tenho pena da minha esposa que continua na Organização, é uma Testemunha de Jeová fervorosa, radical e fiel aos princípios que a Torre prega. Eu peço a Jeová, que tire da cabeça dela esses ensinamentos tolos, errados e que volte para o caminho de Jeová. para ser um servo de Jeová, não é preciso ser Testemunha de Jeová, mas servir a ele com fé e com amor e ser justo...

  58. Vicente Guedes Postado em 29/May/2013 às 09:50

    Essa seita é o exemplo mais dramático do que o condicionamento mental (lavagem cerebral) pode fazer com o ser humano. Crianças e adultos com baixa intelectualidade são alvos fáceis para essa programação absurda. Mas muitos aqui se impressionam com estes exageros e não enxergam que todas (absolutamente todas) as religiões fazem exatamente o mesmo em graus diferentes, ou seja, todas são dogmáticas e possuem rituais e muitas regras totalmente sem sentido prático, ou seja, são regras que servem para manter o fiel no cabresto, na obediência cega. Obviamente em todas as religiões existem pessoas inteligentíssimas, mas com certeza foram vítimas desde crianças e receberam o costume religioso dos pais, pois após adulto, uma pessoa com média ou alta intelectualidade jamais seguiria estas ilusões.

  59. Karem Postado em 31/May/2013 às 09:21

    Acho melhor que não julgar já passei por situações que um pecador me ajudou e um TJ não, o ser humano é bom por que tem que ser independente de ser evangelico tj católico ou espírita, o que não da pra entender são certas coias, toda sa religiões tem erros, porque todas elas começaram com o homem que não precisa nem dizer que é um ser imperfeito , eu quando comemoro meu aniversário eu agradeço a Deus pela minha saúde quem mal tem isso ? se Jesus abraçou uma prostituta quem somos nós pra condená-la... eu acredito que o amor de Deus se resume em tentarmos um amar aos outros... todo o resto é complicação humana.. eu não fumo não bebo peco sim porque sou imperfeita mas será que mesmo eu tentando fazer o maximo de coisas boas Deus vai me colocar pra fora do paraiso só porque não pertenço a uma denominação ? Então assim vamos dizer que viro TJ mas falo mal de todo mundo sou falsa , julgo, só penso em dinheiro, tenho pensamentos péssimos e a pessoa de repente que é de outra religião mas faz o bem tenta ser correta (dentro das nossas imperfeiçoes) porque Deus as perdoa vai pro inferno porque não é da religião deles ? Ai olha é muita complicação pra pouca prática de amor ao proximo

  60. Vicente Guedes Postado em 31/May/2013 às 14:47

    Este é o exemplo mais dramático do que o condicionamento mental (lavagem cerebral) pode fazer com o ser humano. Crianças e adultos com baixa intelectualidade são alvos fáceis para essa programação absurda. Mas muitos aqui se impressionam com estes exageros e não enxergam que todas (absolutamente todas) as religiões fazem exatamente o mesmo em graus diferentes, ou seja, todas são dogmáticas e possuem rituais e muitas regras totalmente sem sentido prático, ou seja, são regras que servem para manter o fiel no cabresto, na obediência cega. Sei que em todas as religiões existem pessoas inteligentíssimas, mas com certeza foram vítimas desde crianças e receberam o costume religioso dos pais, pois após adulto, uma pessoa com média ou alta intelectualidade jamais seguiria estas ilusões.

  61. Aline Vilela Postado em 01/Jun/2013 às 17:16

    Quase entrei nessa religião quando tinha 16 anos. Eu tive uns amigos que se mudaram para a minha rua e que eram TJ e com eles, eu ia as reuniões num salão que ficava perto da minha casa. Com o tempo, comecei a namorar o filho de um ancião que era amigo dos meus vizinhos e sempre estava conosco e percebi que ele tinha vergonha de demonstrações públicas de afeto, principalmente na frente dos "irmãos" da congregação, mas não entendia o pq, nem o motivo de não poder ligar em sua casa (ele comprou até um celular para que eu ligasse para ele) e nunca ter sido apresentada como sua namorada para a sua família, apesar dos meus vizinhos saberem. Ele insistia que eu me batizasse, que eu fosse as reuniões, que eu tivesse estudo bíblico e me instruisse com as revistas deles, mas eu não conseguia concordar com aquilo e fui empurrando com a barriga, até que um dia percebi que ninguém da congregação conversava com ele, que me cumprimentavam (já que eu era uma possível nova fiel) mas o ignoravam e ignoravam tbém uma das minhas amigas e vizinha. Depois descobri que eles haviam namorado e que eles "fornicaram" (ela fez sexo oral nele) e ele, atormentado com a culpa, contou ao seu pai, ancião, e este o excluiu da comunidade, ele até poderia frequentar as reuniões, mas estava isolado de todos, os amigos não conversavam com ele, nem sua família, ele não podia participar, falar, perguntar nas reuniões, tanto que muitas vezes eu perguntei por ele, dúvidas que ele tinha da pregação mas que nao podia manifestar. O irmão mais velho dele tinha 20 anos na época e nunca havia namorado e nem beijado ninguém então era uma espécie de "santo" para eles e cobiçado como marido ideal das meninas, mais tarde ele assumiu que era gay e o pai deles foi afastado por ter tido um filho fornicador e outro gay, não pode mais ser ancião. Lembro que conversávamos sobre o futuro dele, não tínhamos os mesmos planos, eu queria fazer faculdade, ele não podia, dizia que estava no mundo para pregar a palavra e que quando morresse e fosse morar no reino de Deus, ele automaticamente saberia de todas as coisas e saberes do mundo sem precisar estudar, então para que perder tempo? Não podia votar nem servir o exercito e andava com um cartão que dizia que caso sofresse um acidente, não era para fazerem transfusão. Enquanto isso, insistiam pelo meu batismo e tal. O pai dele via nisso a redenção dos filhos excluídos pq, por mim, o caçula dele seria aceito. Ele não tinha contato com a mãe, que era "mundana" mas com quem eu conversava muito por telefone e me aconselhava a sair da armadilha antes que fosse tarde demais e eu tivesse filhos e estes fossem tomados de mim por eles como os dela foram. O pai dele era casado com uma mulher 25 anos mais nova, uma menina, e não tinham filhos. Então, durante um estudo bíblico, eu percebi uma passagem em que Saul chama Samuel, que estava morto, e este aparece e diz que Saul o estava incomodando por chamá-lo, que ele estava ocupado...então questionei, se todos ficam dormindo até o juizo final, como Samuel pode ser chamado? E na bíblia não diz que é um demônio disfarçado de Samuel, confirma que é o próprio...e como Moisés apareceu para Jesus? Moisés e Elias, se eles estavam mortos? Então minha "professora" levou isso até o ancião e eu fui desligada antes que pudesse "contaminar" mais servos com meus questionamentos ilógicos e perigosos para a fé em Jeová. Hoje, minha amiga que foi expulsa é mãe de três meninas, teve a última recentemente, meu ex-namorado, a última vez que o vi, ele havia se tornado lutador de muay tay e professor dessa arte marcial. Eu fiz faculdade, me casei, tive uma filha, fiz pós-graduação e vivo muito bem na FÉ ESPÍRITA, onde encontrei todas as respostas para meus questionamentos e onde me sinto bem por saber que a "salvação" não existe, o mundo não vai acabar e sim evoluir cada vez mais e evoluiremos juntos, onde não existe nenhum erro que me condene eternamente aos suplícios do inferno e do esquecimento, me incomodava muito saber que meus pais seriam jogados no inferno e deixariam de existir pq eles não acreditavam nos TJs.

  62. AGOSTINHO Postado em 12/Jun/2013 às 23:35

    ESSE HUMBERTO É UM POBRE COITADO! JÁ ESTÁ COM A MENTE CAUTERIZADA COM A VENENOSA DOUTRINA DAS TJ. EM SI MESMOS ESTÃO CONDENADOS POR NEGAREM A DEIDADE DO FILHO DE DEUS.

    • Joane Farias Nogueira Postado em 15/Sep/2013 às 15:29

      Ou será que vc é quem tá doutrinado com a coisa de 3 deuses em um só?

  63. CRISTINA Postado em 13/Jun/2013 às 10:38

    Satanás e os líderes religiosos da época falaram mal de jesus!!!!! portanto O QUE SE PODE ESPERAR DE QUEM(você que escreveu isso ) ACHA QUE SÓ FAZ É VERDADE . LlIMPE SUA MENTE E FALE A VERDADE. VOCÊ SABE ! A HISTÓRIA NÃO É ESSA !!!!!!!!!

  64. eninha Postado em 14/Jun/2013 às 22:30

    Eles surgem como pessoas simples que querem ti ajudar a entender melhor as escrituras sagradas, e depois tomam a sua vida, invadem seu mundo individual e fazem um verdadeiro terror mental na pessoa, vc não pode nada a não ser viver em função de JEOVÁ um nome que eles inventaram ser de DEUS, aliás DEUS havia vários nomes e esse era só mais um, eu sinto na pele o que é conviver com uma testemunha de jeová, são ignorantes, mal educados, preconceituoso e discriminam tudo o que não é do mundo deles, meu marido é disassociado pq casou comigo que sou do mundo, eu trabalho em dois empregos, sou uma boa esposa, cumpro com meus votos no casamento, nunca trai meu marido e nem pretendo, mas mesmo assim sou a pior pessoa do mundo para a família dele, pq não sou como eles e nem vou ser. Por que a religião não pode excluir as pessoas pelo contrário vc tem que se sentir amado por DEUS não perseguido, pois meu marido se sentia antes assim tudo ele tinha mdo de DEUS tudo era errado, o amor que é um dos sentimento mais lindos que existe ele tinha medo de sentir com medo de ser reprovado pelos anciãos, nossa vida era um inferno no inicio, mas graças a DEUS ele começou a ver que existem muitas coisas lá dentro que são questionáveis, esse ano ele passou no vestibular, claro que bem atrasado pois tem 26 anos e era incentivado a não cursar nivel superior pois tomaria muito tempo de sua vida, mas ele viu a necessidade de estudar de conhecer algo novo, não estou aqui condenando essa religião até pq não sou nenhum juiz, mas acho que tem muitos absurdos lá dentro que ficam escondidos debaixo do tapete como uma sujeira, famílias destruídas por causa das desassociações, pessoas que morrem por não tomarem sangue, é triste isso, penso que se DEUS É AMOR POR QUE ELE É TÃO CRUEL PRA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ? DEUS ama todos seus filhos, criou todos nós, e se ele nos deus as nossas vidas pq ele iria criar leis pra que morrêssemos, se ele deu a inteligência para o homem aprimorar seus conhecimento através da medicina por exemplo, pq não posso fazer um tratamento de saúde que pode salvar minha vida que DEUS me deu, e outra coisa será que DEUS aprova a desunião que eles causam nas famílias, o sofrimento por que é isso que passamos eu e e meu marido, mas apesar disso tudo somos felizes pq podemos escolher o que é melhor pras nossas vidas e não fazemos o que eles querem.

  65. sara Postado em 19/Jun/2013 às 14:19

    seja ceita ou não,sou muito feliz em estudar com as testemunha de jeova pois me abriu os olhos para muita coisa errada,se for vontade de Deus um dia estarei no alto escalão das testemunha de jeova!!!

  66. iracema Postado em 20/Jun/2013 às 02:46

    eu estudei a biblia com as tj mas na hora q a gente mais precisa eles nos jogam num abismo e expoe as pessoas hj nao acredito em mais nada apenas nas minhas conversas com deus e jesus nao acredito em nenhuma religiao e sou contra todas elas .apenas acredito na biblia e olha lá ainda mas por mim nao existiria religiao ninguem eh burro ao ponto de nao saber o que eh certo ou errado.

  67. ROGERIO Postado em 25/Jun/2013 às 16:55

    Metade da minha familia sao testemunhas de jeova e a outra metade nao, pois bem eu ja fui estudante nao sou TJ entao sou o mais certo a comentar , a metade que nao é testemunha de JEOVA da minha familia sao da familia do meu pai, eles sao, fumantes e bebem sao nervosos briguentos e quase nenhum conhece a biblia e falam muito palavroes e nao sao felizes quase todos nao tem carro ou casa propria, Vamos la na familia da minha mae quse todos sao TJ todos sao calmos, nao sao briguentos , se descutirem com eles eles levam desaforo pra casa sem problema algum, sao educados nao tem vicios nem bebem e nem fumao, sao amorosos ajundao as pessoas e quse todos sao abençoados pois tem casas e carros ok? AMO ESSE RELIGIAO POIS LA NAO TEM BAGUNÇA LA VC SABE PRA ONDE VAI TEU DINHEIRO, ESSA SEMANA OUTRA IGREJA NA TV MARANATA ALEM DAS OUTRAS QUE PEDEM ATE A SENHA DO TEU CARTAO DE CREDITO , RESUMINDO QUER BAGUNÇA? CASAR E DESCASAR E BEBER FUMAR FOFOCAR E SE BATIZAR ? TEM UM MONTE PORQUE NAS TESTEMUNHAS DE JEOVA AMIGAO OU VC CONHECE A BIBLIA E FAÇA MUDANÇAS OU FICARA QUE NEM EU APENAS QUERENDO SER UM TESTEMUNHAS DE JEOVA POIS DEUS NAO GOSTA DE PESSOAS DESORDEIRAS O CAMINHO É ESTREITO QUER UM CAMINHOLARGO VIRA EVANGÉLICO É FACIL POIS JA FUI TBM E É POR ISSO E OUTRAS QUE DEFENDO OS TJ ALEM DE QUE ELES LEVANTAO CEDO E NAO SAO PREGUIÇOSOS DE PREGAR A PALVRA DE DEUS IR SO NA IGREJA É FACIL QUERO VER DEIXAR FILHOS CASA E FAMILIA PRA SAIR NAS RUAS E FAVELAS PRA FALAR DE DEUS ACORDAAAA POVO!!!!

  68. José Postado em 01/Jul/2013 às 15:29

    Parabéns Humberto. Belo texto e muito pratico, eles só tem ódio mesmo, porque não apresentam algo melhor então? Muito bom.

  69. arih Postado em 03/Jul/2013 às 14:18

    Eu sou desassociada, pois resolvi parar de ser testemunha de Jeova e hoje em dia sou evangelica... creio na Biblia como a palavra de Deus... E é claro que sofri muito quando fui desassociada, mais pela graça do Senhor minha familia ja era evangelica, e minha mae que era testemunha de jeova tbm saiu comigo e ficou do meu lado.. perdi minha melhor amiga,namorado e pessoas proximas p fazer a vontade do verdadeiro Deus e com issu nao me arrependo de ter perdido essas pessoas, pois sei que o meu Deus me ama e Ele esta comigo, e tbm sei que a graça do Senhor me basta... sou da assembleia de Deus e hj vejo que oq eu perdi, foi apenas para ganhar, pois nao a satisfaçao maior qe adorar a um Deus maravilhoso, bondoso, justo e fiel, e melhor ainda saber que pode todos me abandonar, mais Ele nao se esquecera de mim pois meu nome esta gravado nas palmas de suas maos...

  70. jac Postado em 08/Jul/2013 às 22:26

    n sou testemuinha de jeova mas ja estudei cm eles e as suas crenças sao fantasticas e tennho serteza qwe tudo isso e verdade mas n sou nimguem para jugar somente deus pode jugar pois ele e perfeito e nois n

  71. Rafael Corh Postado em 09/Jul/2013 às 16:05

    Rapaz... pelo que tou lendo nos comentários, ser dessa religião é a mesma coisa de ser um presidiário... a única coisa que não tem são as barras de aço... mas pelo visto, tá quase lá... DEUS me livre de um dia pensar em me tornar algo do tipo!

  72. Marina Postado em 11/Jul/2013 às 16:20

    Os que passaram mal com essa seita, compreendem. Os que ainda estão sob o efeito da lavagem cerebral, chegam a insultar e a tentar doutrinar as pessoas com posts quilométricos, chatérrimos e cheios de tretas. Nada de novo. Podiam ser da IURD, a conversa é sempre a mesma. Desejo o melhor aos que se libertaram e pagaram preço bem alto por isso, bem o merecem.

  73. BIGUINO FREDY Postado em 16/Jul/2013 às 05:19

    EM TODA TERRA NÃO HÁ MELHOR RELEGIÃO Á NÃO SER TESTEMUNHAS DE JEOVA...ESSE HOMEM Q PUBLICOU ISSO É O Q A BIBLIA CHAMA DE APOSTATA

  74. Luiz Freires Postado em 16/Jul/2013 às 23:53

    A bíblia ensina que o povo se perde por não conhecer a verdade e o poder de Deus. Aconselho a todos os amigos e os seguidores da seita TJ, que leiam a bíblia, a inerrante palavra de Deus "E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ, Jo 8:32

  75. clarisse Postado em 22/Jul/2013 às 23:56

    gente ,quemsao mentirosos sao voces que sao apostata. muita coisa nao concordo com os anciaos, tem muita gente de duas caras, mas a quem eu sirvo é a jeová, é ele quem dará a vida eterna, é por meio dele que seu filho jesus vai ressucitar muitos parentes que morreram. se nós nao se esforçarmos para estar la no novo mundo nao encontraremos a quem amamos. eu quero estar firme para para passar com vida para o novo mundo. mesmo que eu morra sei que voltarei. essa organizaçao é a unica que é baseada na biblia, e que tem uma esperança de podermos viver para sempre, sem doenças, sem envelhecer, sem fome. o que vcs querem mais.uma esperança de um dia, termos paz, aqui na terrra ,nao no ceu. eu vou continuar ,nao por causa de irmão, mas por amor a jeova. é jeova quem dá essa esperança e nao ninguem .

  76. Diego Postado em 23/Jul/2013 às 09:43

    Voces tudo cegado por satanas, voces naum sabe nada sobre essa religiao, vcs naum confiam vcs naum tem o conhecimento exato, e pra vcs fikar sabendo vcs naum podem julgar niguem pois eh deus q vai julgar vcs naum podem dizer q só as testemunhas de jeova eh q vai ganhar o paraiso, vcs estao rendodamente errado, jeova ver nossa imperfeiçao, vcs sao bestas sem conhecimento da verdade andando tudo no erro, os demonios estao tudo com vcs!

  77. Rafael Postado em 24/Jul/2013 às 03:02

    Não tem o que denunciar. A religião tá lá, fazendo o trabalho dela. Idiota é quem segue. Não se deve culpar a religião e os dogmas pela burrice de segui-los.

  78. Camila Postado em 24/Jul/2013 às 15:25

    Olá pessoas... Bom tenho lido comentários sobre as testemunhas de Jeová, alguns de forma positiva e outros não. Como uma EX testemunha de Jeová, gostaria de deixar aqui alguns pontos sobre minha opinião e forma de pensar que agora posso expressar e adotar por não fazer mais parte desta religião! Hoje tenho 20 anos e por 20 anos da minha vida fui criada como testemunha de Jeová...ou seja desde que nasci...estudei muito durante esses anos e me sentia um lixo quando fazia algo que era contra as crenças. Agora o que mais me impressiona lendo alguns comentários aqui, é que as testemunhas de Jeová...no caso membros...são incentivados a NÃO lerem comentários relacionados as testemunhas de Jeová que vá contra suas doutrinas...e durante a leitura de alguns comentários nesta página percebi que vários deixaram seus comentários criticando o que os EX TjS escreveram por aqui...então pensem que assim como EU vocês também estão fazendo algo que vá contra o que lhes é incentivado a fazer.... Bom como experiência de vida devo dizer que alguns ensinos são válidos sim...como por exemplo os ensinos me privaram de ter uma gravidez indesejada, usar drogas ou ter uma doença sexualmente transmissivel...mas ao mesmo tempo perdi muito da minha vida...não tenho mais amigos por que nunca pude ter contato com quem não era TJ e como resolvi sair da religião não posso mais ter contato com nenhum deles, o fato de eu ter saído também trouxe problemas e brigas na minha família pois meu pai não concorda com o tratamento que recebo de outras TJs... Hoje levo comigo um único ideal....EDUCAÇÃO NÃO É FAVOR...É OBRIGAÇÃO! Isso por que quem sai não pode nem ao menos ser cumprimentado mesmo que tenha o desejo de retornar e continue a assistir reuniões... E o tal livre arbítrio que dizem que temos? ou fazemos o que querem...ou fazemos o que querem...esse é o livre arbítrio deles...e o preconceito que falam que é contra? se você decide sair, você não é digno de estar no meio deles...isso não é uma forma de preconceito?...eles dizem que outras religiões mudaram a bíblia...mas o que já foram TJs ou estão estudando...notaram que a bíblia usada por eles...é a tradução do novo mundo...eles mesmo admitem ter mudado algumas coisas com a desculpa de que é para melhor entendimento das pessoas... Hoje estou fazendo terapia e tratamento psiquiátrico devido a forte depressão que tenho por ter perdido todos os meus amigos...me sinto melhor por que tenho trabalhado minha cabeça de que se DEUS é AMOR acho que não é da vontade dele me ver depressiva... No mais acho que respeito é essencial com quaisquer tipos de crença ou religião...mas RESPEITO não é favor prestado a ninguém...deve ser OBRIGAÇÃO de todos! *Por favor aos que não concordarem com o que disse peço que não deixem nenhum tipo de comentário criticando minha opinião...respeito todas as opiniões quer seja TJ ou não...então a única coisa que peço é respeito!

  79. ASLOPES Postado em 25/Jul/2013 às 20:13

    ..... tudo o que li e que é supracitado me causa NÁUSEAS. O FANATISMO É IGUAL EM TODAS AS RELIGIÕES ! o "HOMEM" É UMA BESTA, SELVAGEM,E NÃO PASSA DE UMA EXPERIENCIA DE ALGO INVÍSIVEL AOS NOSSOS OLHOS E SENTIDOS E DELE NADA SE APROVEITA A NÃO SER O EXEMPLO DE BENIGNIDADE QUE DEIXA NA SUA PASSAGEM POR ESTE PLANETA E QUE INSPIRA OS QUE CÁ FICAM PARA QUE SEJAM MELHORES HUMANOS. DEUSES JEOVÁS, ZEUS, WOTTANS OU ODINS NÃO SÃO CERTAMENTE OMNIPOTENTES E MUITO MENOS OMNISCIÊNTES. AS RELIGIÕES NÃO PRESTAM PORQUE SÃO SISTEMAS PSEDO PSICOTERÁPICOS ADULTERADOS. UNS MAIS QUE OUTROS. QUANDO O HOMEM SE LIBERTAR DA RELIGIÃO E OHAR PARA DENTRO DE SI PRÓPRIO CRESCERÁ E PODERÁ MALHORAR O SEU DNA SUBSTITUINDO AQUILO QUE CONSIDERA ESPIRITUALIDADE POR EVOLUÇÃO E A EVOLUÇÃO É BRANDA, BRANCA E É LUMINESCENTE E NADA TEM A VER COM RITUAIS OU FOLCLORE RELIGIOSO. MALDITOS TODOS AQUELES QUE CAUSAM MAU ESTAR AOS OUTROS E QUE SOFREM DE CEGUEIRA MENTAL. CHEGARÁ O TEMPO EM QUE SEREMOS VISITADOS DE FORMA VISÍVEL E SÓ AI PERCEBEREMOS QUE QUE A PALAVRA DEUS NÃO FAZ SENTIDO !

  80. Antonio leit Postado em 26/Jul/2013 às 22:12

    Simplesmente, se deus existisse a injustiça não prevaleceria nesse mundo, se ele existe, é um tremendo sádico perverso por permitir tanta covardia e impunidade. Religião é uma tremenda covardia e a oportunidade ideal dos canalhas para manipular o medo da morte inerente ao ser humano. Uma coisa é certa, todos, cedo ou tarde vão conhecer a verdade, pois felizmente pelo menos em um momento a justiça acontece para justos e injustos, na chegada da senhora de todos os destinos, a morte. Tenha coragem de enfrentar a sentença, seja qual for o veredito, sem a pretensão absurda de ser puro ou santo, qualidades que não fazem parte da natureza humana. No final das contas deus não faz diferença nenhuma na humanidade, a não ser pela crença num ser imaginário, pelo qual se mata e se morre nesse mundo ignobil.Ipse dixit

  81. rafael matias Postado em 29/Jul/2013 às 00:54

    eu namoro com uma tj e ttenho outra religiao. e realmente frustrante nao poder ter uma vida normal com essa pessoa. temos de fugir dos pais dela.. mas ela esta de tal modo apanhada por aquelas ideias que imagina a nossa vida nessa ilusão . para eles a religião é superior ao amor, é o que aprendi nesta relação. e tem de partir de nos "mundanos" associarmo-nos a eles. MAS onde é que está a caridade aqui? ajuda ao proximo? onde está aquela imagem moral e humana das religiões? xD tudo o que fazem é reproduzirem-se entre eles que nem coelhos, bater à porta e pregar !

  82. Johana Postado em 07/Aug/2013 às 15:38

    Descordo de muitas coisas que vi no texto e nos comentários. Sou estudante, e digo alguns pontos do por que que eu discordei: 1 - Em um comentário se apresentou o seguinte argumento: " [...] porém as testemunhas de Jeová não acreditam em uma destruição pulverizante com chacina e fogo, elas acreditam num julgamento es.piritual como se uma fila se forma-se e um a um as pessoas fossem julgadas e condenadas. [...] " ESTÁ ERRADO! Quem REALMENTE se esforçou a estudar sabe que o julgamento seria depois do que é retratado na bíblia como "o governo de mil anos" de Jesus Cristo. Pois, na própria Bíblia diz que "o salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23) Então, aqueles que já morreram, serão ressuscitados e terão a chance de conviver num mundo perfeito se, nesses mil anos, não desobedecer as ordens divinas. Outrora, os que prosseguirem vivos do Armagedom também, como não morreram e nem foram destruídos como os iníquos, farão suas obras durante os mil anos para Deus, como a evangelização dos "injustos" que quer dizer na Bíblia as pessoas que não tiveram chance de conhecer a verdade de Jeová. 2 - "Eles não nos incentivam a fazer faculdade, até nos impedem..." MENTIRA! Eles nos aconselham SIM a procurar um meio de vida melhor, pois até na Bíblia fala sobre a necessidade de buscarmos sustento para sobreviver neste mundo. O que eles realmente nos aconselham é que organizemos o nosso tempo a fim de que não percamos as reuniões e não nos afastemos de Jeová. Assim como os pastores das evangélicas pedem! As pessoas que escreveram e ajudaram a escrever isso são realmente necessitadas de maior entendimento das coisas, pois estas estão desconcertadas. 3 - NUNCA, NUNCA E NUNCA vi ou ouvi alguém dizer que foi aconselhado de ter filhos. Pelo contrário! Em quantos congressos fui e avistei casais e seus filhos de colo ou com suas crianças pequenas? Não quero que façam de minha palavra a verdade, mas sim a de Jeová Deus, aquele que de forma paciente escuta isso de vocês por diversas vezes e ainda os ama! Só não digo mais porque estou sem tempo, já que vou MINHA MATÉRIA DA FACULDADE, que fique CLARO... DA FACULDADE! Abraços!

  83. Marisa nobre caiongo Postado em 09/Aug/2013 às 06:41

    Voce que diz um dia ser tj.voce nunca sentiu uma bencao da parte de jeova?se tj fosse mentira vc nunca semtiria a legria que vc semtio quando esteve la dentro.podes cre jeova um dia vai agir contra quem blasfemea seu nome.pena que muitos ficaram mas 30anos e pelas suas palavras mostra que nao emtenderam a verdade sobre jeova.sou feliz sou neutra pq so cumpro a que diz a biblia.eu estou a repiada mas um texto se cumprio.onde jesus disse sereis chamado de mentiroso,eo deodos e o que vejo nesse site.

  84. Testemunha de jeová anti-idiotas Postado em 10/Aug/2013 às 10:18

    Nao acreditem nele o paraiso sera na terra nao no ceu como disse esse burro

  85. Fabiano Postado em 12/Aug/2013 às 14:17

    Tenho pena de quem se vale desse tipo de texto, ao invés de fazer pesquisas francas na Bíblia. Jesus também era criticado por ser "diferente". No mais as TJ são pessoas normais,trabalham, cuidam da família, etc... Estes que publicam esse tipo de conteúdo são, de certo, orgulhosos que receberam repreensão e não mostraram humildade para mudar. Mas, já foi dito uma vez: "A fé não é propriedade de todos".

    • Dick Postado em 09/Sep/2013 às 11:37

      Depende do que você entende como "normal". Aliás, você mesmo deve ser outro "normal". A "fé" é propriedade total dos ignorantes.

    • Brizacc Postado em 10/Sep/2013 às 04:02

      As TJ são pessoas normais? Na certa você está defendendo sua vida de TJ, carregada de medo e infeliz, ou então você realmente não sabe quem são as TJ. Nenhum fanático religioso é uma pessoa normal. E TJ são fanáticos religiosos. Escravos mentais da Torre.

    • Cristiane Postado em 10/Sep/2013 às 22:40

      Verdade,concordo com vc..

    • Diana Postado em 13/Jul/2014 às 01:37

      Nem a inteligência...

  86. ODAIR Postado em 18/Aug/2013 às 15:00

    ENTÃO,PORQUE OLHAS PARA O ARQUEIRO NO OLHO DO TEU IRMÃO,MAS NÃO TOMA EM CONSIDERAÇÃO A TRAVE NO TEU PRÓPRIO OLHO? HIPÓCRITA!!TIRA PRIMEIRO A TRAVE DO TEU PRÓPRIO OLHO E DEPOIS VERAS CLARAMENTE COMO TIRAR O ARQUEIRO DO OLHO DO TEU IRMÃO...(MATEUS 7:3/5

  87. Hallana Duartte Postado em 18/Aug/2013 às 20:27

    Mais quem disse,que nós testemunhas de Jeová acreditamos que TODOS que servem a Jeová vao para o ceu ? Acreditamos que um total de pessoas irao para o ceu ,mas nao todos,acreditamos que viveremos num mundo paradisiaco na terra,e um total de 144,00 mil irao para o ceu..Bom,só acho q pra serem todos testemunhas ou ex-testemunhas de jeova eles erraram bastante coisa sobre a nossa religiao,só acho ..! Sou testemunha de Jeova,e amo o meu serviço como uma ,tenho apenas 14 anos sou testemunha de Jeova desde que eu nasci ,sou publicadora desde o ano de 2009 ,e acho maravilhoso ser testemunha de jeova,acreditamos e baseamos a nossa crença no que diz a biblia no que Jeová mandou nós fazeremos,e seguirmos o exemplo do Filho dele Jesus Cristo,e nao inventamos as coisas,apenas aplicamos o que a propria biblia diz..

  88. Gizelia Leitao Postado em 21/Aug/2013 às 10:34

    Faço jus as palavras de Julio Fernandes, seriamos perseguidos mo fim dos dias

  89. Ed Braga Postado em 21/Aug/2013 às 15:19

    Eu só sei de uma coisa, pessoas Testemunhas de Jeová não tem vida sociavel com pessoas que não são, minha Mãe e meu Pai que são Testemunhas de Jeová vivem num mundinho que só eles são os melhores e se salvarão, eu que não sou tenho familia, trabalho sou honesto respeito minha esposa sou o maior lixo da face da terra. Na verdade todo Testemunhas de Jeová são todos idiotas e é lavagem cerebral sim.

  90. C.A.ROCHA Postado em 22/Aug/2013 às 16:40

    Minha familia "mulher e um casal de filhos maiores de idade "sao testemunhas de jeava, agora que li esses relatos, fiquei com medo de perdelos, caso algum dia, venham querer se suicidar ,por motivos obvios que acabei de ler. Jeova Deus, e um ser tao bondoso, porque algumas pessoas fazem DELE um monstro? Estou muito triste com tudo isso.

  91. lucelia Postado em 23/Aug/2013 às 15:57

    NAO SOU TJ MAS FALO QUE MUITOS NAO SABEM O QUE FALAM O QUE PENSAM E TUDO +,DIGO QUE O AMANHA SO A DEUS PERTENCE, E QUE AS PESOAS ESTAO QUE NEM NOS DIAS DE NOÉ COMENDO E BEBENDO COMO SE NADA TIVESSE ACONTECENDO. ESTOU CONSCIA DE QUE SOU UM SER PECADOR ISSO É TODOS NÓS,MAS DEIXO CLARO QUE ; MUITOS ZOAM E CAOAM ENTAO TIRO MAIS UMA CONCLUSAO QUE OS SERVOS DE CRISTO SERIAM PERSEGUIDOS ENTAO AMO A RELIGIAO TESTEMUNHA DE JEOVA OS CANTICOS O JEITO DELES TRATAREM AS PESSOAS E TUDO + E OUTRA A PROPRIA ORGANIZAÇAO ALERTA QUE NA PROPRIA HAVERÁ MAS COMPANHIAS, ENTAO COM ISSO CERTIFICO QUE É UMA ORGANIZAÇAO JUSTA E QUE BASEIAM SEUS MODOS TUDO DE ACORDO COM A PALAVRA DO DEUS VIVENTE 'JEOVÁ" FALO PORQUE NAO É TAO SIMPLES SER TJ ENTAO TUDO O QUE É JUSTO E CORRETO EU ME ENVOLVO.

  92. JUCY Postado em 24/Aug/2013 às 20:03

    PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER."E CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ". João8:32 ; "santifica-os na verdade;a tua palavra é a verdade". joão17:17 SÓ BASTA OS TJS,REALMENTE LEVAREM A BIBLIA A SERIO,NÃO SOMENTE IR BATER DE PORTA EM PORTA COM ELA NAS MÃOS,TEM QUE SABER INTERPRETAR OS TEXTOS,COISA QUE CERTAMENTE SEUS LIDERES NÃO APRENDERAM A FAZER AINDA,NEM OS SEUS SEGUIDORES.

  93. ma Postado em 26/Aug/2013 às 16:52

    Eu sei exatamente o que é ser ou ter alguém que pertença a esta seita! a família do meu ex- marido é dessa seita e aminha filha é também e como se não faltasse mais nada ela se casou com um deles TJ, nunca senti vontade de pertencer a est seita, porem sofro muito a falta que sinto da minha filha que quase nunca fala comigo e nem me deixa ver a minha neta!! esta seita é uma desgraça na vida de qualquer ser humano.

  94. pervaldo dos santos Postado em 03/Sep/2013 às 20:03

    pro mais,q voces falam mal de jeova,eu jamais vou me arrepender d sirvilo

  95. Neucir Valentim Postado em 06/Sep/2013 às 23:21

    Sou mestre em Ciências da Religião e professor da língua grega e me surpreendi com a tradução da palavra Armadegão colocada neste site. Este vocábulo não é traduzido assim para o português, pois se respeita a tradução grega e sua transliteração para Armagedom. Seria melhor uma revisão, porque em qualquer literatura Teológica não se encontrará amargedão e sim Armagedom, que além do mais técnico, obedece o estudo da teologia..

  96. Expressando Postado em 07/Sep/2013 às 02:27

    É incrível como pessoas que dizem que foram Testemunhas de Jeová se comportam de modo tão contrário e ofensivo. Fui Testemunha de Jeová e nunca me arrependi disso, tudo que sou hoje como aprender a respeitar o próximo, ter compaixão pelas pessoas, não ser hipócrita, me manter distante de coisas que possam ser prejudiciais tudo isso e muito mais aprendi graças ter uma família que respeita os ensinos bíblicos. Ao contrário do que muitos dizem quanto a estudos, pesquisas, universidade eu era incentivado a fazer tudo isso, porém, era informado que ter uma vida simples é bem mais vantajoso do que se preocupar com o mundo capitalista e passageiro que vivemos, onde isso é mentira? Fundamentalistas mas, não lesados como a maioria dos que se dizem evangélicos, onde algum de vocês já viram Testemunhas de Jeová dizendo que os humanos irão para o inferno, ou que eles serão arrebatados para o céu. Errar é normal, porém continuar no erro é o que não é admitido lá. Não se passa mão na cabeça como acontece nas demais religiões em que errar e rezar ta bom, ta bonito, e volta ao erro todos precisam de disciplina o sábio aceita bem e se redime o estúpido sempre vai achar que estava certo e não aceitará. Enfim, acredito que antes de por comentários ou reportagens distorcida é adequado e cabível uma pesquisa sabia e imparcial de preferência com alguém que é uma verdadeira Testemunha de Jeová.

  97. Baphomet Postado em 07/Sep/2013 às 10:23

    Eu não acredito que em pleno século 21 ainda tem idiotas que não raspam as pernas,comemoram aniversários e não fazem transfusão de sangue só porque interpretam o que está escrito na bíblia conforme lhes convém.Como se tudo que esta lá ainda fosse verdade.Que nojo,tem crianças que morrem por isso.

  98. marcus Postado em 07/Sep/2013 às 16:51

    Os test de jeova sao os maiores fariseus no mundo de hoje,a imagem de jesus foi totalmente modificada em sua biblia chamada traduçao do novo mundo,uma obra de satanas.Omeu maior e unico idolo e´ Jesus,o unico caminho para vida eterna e salvaçao. Os fariseus crucificaram e mataram jesus,os test de jeova modificaram e mataram a imagem de jesus na traduçao do novo mundo. A vida de milhoes de pessoas estao sendo destruidas por causa da obra satanica da Organizaçao test de jeova,fujam desses fariseus e da sua obra que inclui as revistas despertai e sentinela e sua biblia satanica traduçao do novo mundo. Leia a Biblia viva e verdadeira que tem a mensagem do Deus vivo Jesus Cristo,a unica arma contra esses fariseus ipocritas donos de doutrinas antibiblicas que destroem milhoes de familias no mundo inteiro,e esta tentando destruir a vida de minhas filhas,mas elas ja estao entregues a vontade do Deus Pai todo Poderoso e que tem um nome impronunciavel YHWH,tamanho e´ o seu poder.

  99. Marcos Postado em 08/Sep/2013 às 12:24

    É uma religião completamente incompatível com a vida no século XXI. Acho que a única forma de sustentar uma crença tão fundamentalista quanto essa é se todos eles se mudassem para uma ilha isolada. De qualquer outra forma, os ideais da religião se contrapõem à vida social com não testemunhas. Já convivi com uma colega testemunha de jeová no ensino médio. A garota ficava isolada, não participava de nenhuma atividade com os demais e, no final, estava em depressão, utilizava psicotrópicos, mas ainda acreditava piamente nas bobagens pregadas por sua religião. Pena, essa religião é um verdadeiro desperdício de seres humanos.

  100. Joana Postado em 08/Sep/2013 às 14:19

    Religião tem que trazer amor e paz ... te levar a fazer as coisas pelo amor ... e não pelo medo de ser punido por Deus. Fui estudante das testemunhas de Jeová .. e tenho parentes ainda dentro da organização ... o medo cega as pessoas .. e muitas vezes eramos questionados sobre algumas coisas ... e na realidade não possuímos tal resposta ... e na nossa mente era assim e pronto pois tinha medo do armagedom ... e não conseguíamos ver além .. pois novamente o medo nos impedia ... hoje sou totalmente esotérica ... acredito numa vida após a morte ... nas energias que o universo e o nosso bom Deus nos manda ... e no auxílio ao próximo quando o mesmo encontra-se desamparado .. e não virar as costas nos momentos em que mais precisa ... e outra coisa ... se falam tanto ... mais o que mais se via dentro da organização era um desfile de moda .. onde cada um queria estar mais elegante que o outro ... nossa a humildade não existia .. pois parecia o fashion week no Brasil, e além de presenciar muitos comentários desnecessários sobre as roupas que os outros estavam usando ... e o amor e o respeito ao próximo .. onde ficavam? e de acordo com eles .. somente passariam para a nova terra se você um fiel das testemunhas de Jeová .. mas pra ser sincera .. se for pra sobreviver ao armagedom e viver num paraíso maravilhoso com os leões e os animais selvagens .. e ter que viver junto da arrogância deles em se acharem superior aos outros ... muito obrigada!!!! Prefiro ficar ao lado dos que realmente querem ajudar aos outros ... e com Deus ... que é um só ... e o meu é maravilhoso e bondoso .. e não me julga pela roupa que visto .. e não me obriga a dar as costas para as pessoas que amo e que precisam de mim, simplesmente por não compartilharam mais da mesma opinião.

  101. Juno Postado em 09/Sep/2013 às 11:07

    Convivi por um tempo com retardados afetados por essa verdadeira patologia, e posso afirmar: são mais ignorantes ainda que fundamentalistas islâmicos, coisa eu eu imaginava não ser possível. A tal "liberdade de religião" permite que espertalhões continuem a viver às custas desses dementes, que na essência é a finalidade da coisa toda.

  102. Stefano Venuto Barbosa Postado em 09/Sep/2013 às 14:33

    Alguém já disse, minha conversa com Deus é sem intermediários. Isso aí é fanatismo e lavagem cerebral.

  103. Stuart... Postado em 09/Sep/2013 às 16:58

    Eu fui Afastado por que me recusava a deixar de ser fan e cantar e dançar cançoes de Michael Jackson, ate hoje considerado apostata por alguns membros TJ sofri todo o tipo de repressao dentro e fora de casa, forçaram minha namorada a me abandonar, dizendo que o meu deus nao era Jeova e sim Michael Jackson, devido a isso, minha convivencia com minha familia , em sua maioria seja TJ e ainda fala comigo pois eu nunca fui formalmente desassociado, vivo sempre evitando falar de qualquer assunto que mesmo de leve ofenda os principios "biblicos" especialmente os de ciencia pois isso sempre acaba em censura e repressao. Nao eh facil, as testemunhas de Jeova sao inteligentes, mas o campo de açao de sua inteligencia foi limitado a um pequeno quadrado onde quem ousa traspassar podera e ira sofrer as consequencias do Armageddom, O Armageddom da mente.

  104. FLAVIO Postado em 10/Sep/2013 às 14:29

    UMA COISA DIGO QUE AS TESTEMUNHAS DE JEOVA PREGAM E ENSINAM DE ACORDO COM A BIBLIA, QUALQUER TIPO DE BIBLIA, POIS A BILBILA É UM SÓ. EU ACREDITO NO TRABALHO DELES. A BIBILA OFERECE OS MELHORES CONSELHOS SOBRE AS SITUAÇÕES MAIS DIFICEIS DA VIDA, O QUE FALTA É O ENTENDIMENTO MELHOR AS PESSOAS SOBRE A BIBILA E ISSO AS TESTEMUNHAS DE JEOVA ENSINAM...

  105. lourdes Postado em 10/Sep/2013 às 20:16

    É SO LER A BIBLIA E VER QUE AS TESTEMUNHA DE JEÓVA NÃO ESTÁ TÃO ERRADA ASSIM,ELAS VIVEM COMO QUALQUER PESSOA NORMAL, NÃO SOU TESTEMUNHA DE JEÓVA MAS CONVIVO MUITO COM ELAS, E NÃO É NADA DISSO QUE FALAM.

  106. Iris Postado em 11/Sep/2013 às 02:20

    Sou Testemunha de Jeová há 24 anos. Durante esse período fiz curso superior , especialização e mestrado. Nunca fui criticada por essa decisão. Conheço filhos e filhas de anciãos que já concluíram ou estão a concluir o ensino superior. Ao longo desse tempo, nunca conheci uma testemunha de Jeová deprimida em razão de sua fé. As que conheço possuem uma vida social ativa, trabalham em empresas, outras são autônomas ou servidores públicos contratados por meio de concurso. Eu mesma sou servidora pública concursada nas duas atividades que exerço na minha área de formação profissional. Possuo vários amigos e amigas não-Testemunhas de Jeová com os quais divido momentos de laser e entretenimento. A título de exemplo, acabo de chegar de mais uma viagem internacional com seis colegas de profissão e nunca fui chamada a atenção por pessoas da congregação ou mesmo por seus dirigentes, apesar de ter o hábito de publicar inúmeras fotos dessas viagens em rede social. As crianças, filhas de Testemunhas de Jeová que conheço, são felizes, ganham presentes e festas de seus pais em datas não "pré-fabricadas" pelo sistema capitalista, frequentam espaços públicos de entretenimento e laser. Não conheço nenhuma delas traumatizada por não soprar num bolo com velas no dia de seu aniversário. Os adolescentes são ponderados em seus comportamentos e decisões. Não conheço nenhum deles atrás das grades pelo uso/venda de substâncias ilícitas ou envolvidos em acidentes automobilísticos por desconsiderarem as leis quanto ao excesso de velocidade ou a combinação de direção e álcool. Similarmente desconheço a existência de algum deles respondendo a processos criminais por assassinatos, lesões corporais, furtos, roubos, assaltos a mão armada ou quaisquer atos de vandalismo. As Testemunhas de Jeová que conheço são cordiais com seus vizinhos, respeitam as regras de convivência social, pagam corretamente seus impostos, não se envolvem em conflitos armados e nem estimulam a violência de qualquer natureza. Tudo isso se dá porque elegeram os elevados padrões de comportamento da Bíblia como parâmetros para a vida em sociedade. Então, diante desses fatos, me permitam uma pergunta: qual é mesmo a razão de ser de um texto dessa natureza? Por que as atrocidades e derramamentos de sangue praticadas ou permitidas por outras religiões não são discutidas aqui? Por que não se discute aqui a parceria maléfica das religiões com os sistemas políticos corruptos, que enriquecem ilicitamente às custas daqueles que vivem sob pesados tributos e não recebem em forma de bens ou serviços a contrapartida dessa carga tributária? Por que não se discute aqui os gravíssimos casos de pedofilia envolvendo altos representantes de igrejas ditas "cristãs", repetidamente divulgados na mídia, e que apesar disso permanecem como questões insólitas, preservando os cargos daqueles que a praticam? Eu poderia continuar citando inúmeras outras questões, mas não quero me delongar. Para encerrar, somente quero dizer o seguinte: sou uma pessoa plenamente feliz por servir a um Deus que acredito como real e recompensador daqueles que o buscam. Ah, antes de ser julgada fanática ou pessoa leiga, sem capacidade de raciocínio, limitada a um proselitismo cego, devo informar que a minha formação profissional envolve o conhecimentos de áreas como filosofia, ciência política, antropologia e economia.

  107. carlos Postado em 11/Sep/2013 às 03:14

    esses religiosos acabam com os laços familiares sendo que Deus mas preserva e a familia pois minha mulher estar fria sem perceber que estar perdendo a familia isso e uma fauta de respeito com o direito dos outros perdao senhor eu sei que tu e justica mas e amor eu era mas feliz com minha mulher ater quando ela conheceu esta religiao que feis uma lavagem cerebral

  108. Luis Postado em 11/Sep/2013 às 08:25

    Sou filho de TJ's, não sou TJ, mas fico muito magoado quando vejo as mentiras que falam dos TJ, são pessoas comuns com fraquezas e qualidades, mas se esforçam muito e com sinceridade para estarem nos Padrões de Deus, saí para o mundo aos 15 anos e conheço muito bem o comportamento deles são pessoas do bem que humildemente levam a palavra de Deus de casa em casa, lá só fica quem quer, tanto é que a pessoa só se batiza quando tiver idade suficiente para escolher, hj sou funcionário de uma Universidade Federal, pretendo um dia voltar a estudar com eles, quanto mais conheço o mundo mas me convenço que eles estão certos, nem todas as pessoas que estão lá são espiritualmente fortes, mas as verdadeiras TJ são as melhores pessoas que conheci nessa minha vida.

  109. Joane Farias Nogueira Postado em 15/Sep/2013 às 15:32

    Não consegui terminar de ler o texto porque considerei sensacionalista demais. Eu convivi com TJ's, sei como eles são e não são os únicos a não comemorar o carnaval, mas pelo visto, são os únicos a serem condenados. E há alternativas para o sangue , por que elas não são usadas? E não seja por isso, as igrejas são contra camisinhas, pílulas, células-tronco e também matam milhões por dia. Não é uma questão de somente não ser mencionado na Bíblia, até porque,essas coisas não são mesmo mencionadas ou incentivas lá. E se a bíblia é o livro dos cristãos, não entendo o que o escritor da matéria pretende com isso. O natal é uma data criada por humanos e não escrita na bíblia, assim como muitos costumes rejeitados pelas TJ. Não adoram pátrias, e nem faria sentido adorar a pátria pelo mesmo motivo de não se envolver em política : O reino que eles esperam é o de Deus e não de humanos. E foi Jesus quem disse que deveriam se preparar,porque ninguém sabe a hora de Deus. E eles não odeiam seus irmãos, sejam os vizinhos sejam os que são de outro país. Assim como também não levantarm armas para ninguém , sob qualquer pretexto. Não há nada de anormal nas TJ. São um povo extremamente educado e pacífico. E fiquei muito chateada com o Pragmatismo Político pela imparcialidade apresentada.

    • Diana Postado em 13/Jul/2014 às 01:42

      Quais alternativas? Tenha tooooda a liberdade de esclarecer, por favor.

  110. ANA PAULA Postado em 17/Sep/2013 às 13:01

    é lavagem cerebral puro, convivo com uma pessoa dessa seita ... ela quer fazer de tudo pra entra nessa seita, diz que nao pode comemorar aniversario, diz tantas coisas que se contar aqui todo mundo fica louco. diz que a religiao dela é a certa pq ta escrito na biblia. eu sinceramente sou e fui criada na religiao catolica mas respeito cada religiao, mas infelizmente essa testemunha de jeova passa dos limites...

  111. Rich Postado em 27/Sep/2013 às 21:42

    É MUITO FÁCIL, FALAR DE CRISTÃOS, POIS NÓS NÃO PROCESSAMOS NINGUÉM. O PROBLEMA É QUE ESSES COMENTARISTAS RETARDADOS (AS) ESQUECEM QUE A JUSTIÇA DE DEUS É QUEM VAI LHE JULGAR. E, QUERO falar de macumbeiros, espíritas, marson, ou xingar o papa, serão processados na lei terrena (é a que esses mais respeitam) Isaias 43.11

    • Diana Postado em 13/Jul/2014 às 01:46

      É muito fácil falar de alguns tipos de cristãos mesmo, pois eles dão pano pra manga!

  112. anonimo Postado em 04/Jan/2014 às 13:21

    As tjs são ordinárias nos seus tratos com as pessoas que já foram da seita delas. Disfarçam-se de pessoas boas ao alto nível para serem horrendas e desumanas para com pessoas que depois de serem tjs afastam-se. Fazem me lembrar o próprio diabo que seduziu Eva pelo disfarce (por meio de uma serpente). Elas fazem uma lavagem a cabeça da pessoa causando transtorno mental na pessoa caso ela tenha inteligência para ver que não esta certo algumas filosofias internas delas, porque ela já esta dependente de ser tj, por meio da lavagem, (é como um toxico dependente ela se torna dependente de estar lá, caso dissida desconectasse da ceita fica com trauma para sempre na sua vida - é como ressacar diga-se).

  113. Roseni Postado em 02/Mar/2014 às 14:16

    Estudei a bíblia faz uns dez anos atrás, frequentei as reuniões e participei de algumas assembleias e não percebi nada disso. Percebi que são pessoas extremamente gentis, caridosas, simpáticas e confiáveis. Não me batizei e não frequento as reuniões hoje e em dia, mas até hoje quando encontro com algum testemunha de jeová que me conhece acaba me pedindo para eu voltar, sempre atenciosos, amorosos e nunca me desprezavam nem me olham "torto".Portanto é impossível este povo ser assim, sou professora e tenho alunos que são testemunhas de Jeová, são jovens comuns, têm sonhos em construir uma carreira, seus pais nunca faltam a uma reunião pedagógica, mas claro se destacam dos outros pela extrema educação e totalmente alheios a vida fútil da maioria dos colegas. Não tenho nada a reclamar deste povo, da religião mesmo não sendo membro eles vieram só acrescentar a minha vida.

    • Katilene Postado em 31/May/2014 às 00:47

      Não te desprezam nem te ignoram ou te viram as costas porque você nunca se batizou e decidiu sair ou foi desassociada.

  114. Flanklin Stem Santos da S Postado em 10/Mar/2014 às 12:31

    SIGNIFICADO DE HONESTIDADE O que é Honestidade: Honestidade, é uma qualidade de ser verdadeiro; não mentir, não fraudar, não enganar. A honestidade é a honra, uma qualidade da pessoa, ou de uma instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em tudo. Honestidade, de maneira explícita, é a obediência incondicional às regras morais existentes. Existem alguns procedimentos para alguns tipos de ações, que servem como guia, como referência para as decisões. Exercer a honestidade em caráter amplo, é muito difícil , porque existe as convenções sociais que nem sempre espelham a realidade, mas como estão formalizadas e enraizadas são tidas como certas. Para muitos, a pessoa honesta é aquela que não mente, não furta, não rouba, vive uma vida honesta para ter alegria, paz, respeito dos outros e boas amizades. Atualmente, o conceito de honestidade está meio deturpado, uma vez que os indivíduos que agem corretamente são chamados de "careta", ou são humilhados por outros.

  115. JOSIEL JANUÁRIO ALVES Postado em 11/Mar/2014 às 13:23

    são as falsas testemunhas de jeová.A SERPENTE QUE ENGANOU EVA, ERA TESTEMUNHA DE JEOVÁ!

    • sandoval Postado em 03/Jul/2014 às 18:16

      Caramba gente.... eu li alguns comentarios que deu até arrepiu na espinha heheheh encontrei aqui desde espiritas a homoseilaoque, gente sem nada no coração realmente... oque notei independente de religião ou oque quer que seja é um gende sentimento de revolta porque essa religião dos TJ não aceita em seu meio gente com desvios de conduta... questionam um monte de abobrinha mas no fundo oque notei na maior parte é um baita de uma dor de cotovelo... por terem sido rejeitados e por ai vai... Genteeeeeeeee por favor ninguem fala dos catolicos que mataram milhoes na fogueira da inquisição nem nos pogrons catolicos contra os judeus na idade media e atual .... oque fizeram os evangelicos .... na alemanha?? simplismente apoiaram Hitler e os TJ??????? E OS TJ???? EU DIGO ELES NÃO APOIARAM A HITLER heheheheh e isso é uma coisa que mete medo na crentarada louca.. e nos catolicos beija santinho ..... por favor pova para o preconceito né mesmo??? vamos ser lucidos, tem gente aqui que fala umas poucas linhas e fala merda somente porque são ignorantes e nem sabem de nada ... Gente primeiro procura saber oque os TJ pregam oque eles ensinam como é o mode de vida deles ... Gente eles não são SEITA como uma quantidade de gente fala ... é a segunda maior religião na ITALIA e tem TJ em mais de duzentos paizes pelo que sei do anuario deles .... OS TJ apesar de não concordar em tudo concordo em noventa porcento.... oque catolico faz pelos outros??? oque evangélico faz pelos outros ????? TEM EVANGELICO NO MEU TRABALHO QUE COMPRA TOALHA SANTA... COMPRA TIJOLINHO MILAGROSO, COMPRA AGUA SANTA DO RIU JORDÃO ETC ETC..... O cara é vidrado em feitiches e amuletos que vende a religião do cara e depois tem coragem ....TEM CORAGEM DE FALAR DE TJ HA POR FAVOR ME POUPA OK

  116. patricia d silva Postado em 14/Mar/2014 às 10:32

    perdi e estouperdendo minha mae pense só vc ter um ultio dia do ano onde sua mae esta na casa dela a dormir ai vc liga mae feliz ano novo que deus te abençoe e sua mae lhe responder menina eu tava dormindo foi terrivel no dia que vc nasceu todo mundo te parabenisa e sua mae te ver logo cedo e a unica coisa que faz é vc ja vai trabalhar então chau entra e bate a porta nem se quer te dar um abraço isto é terrivel pois é assim que minha mae age antes ela era só alegria dentro de casa agora ate a comida queima por ela viver lendo essa sentinelamaldita aff digo de coração eu odeio este povo se tiver eu "errada " que me castique DEUS agora não tem mais alegria meu pai morreu de desgosto ao ver minha mae sempre mudada uma vez ele me disse que nem relação com ele ela tinha mas acho que pra não se contaminar sei lá e´distante de tudo o que se refere alegria ela só sorrir quando este povo nojento chegar lá em casa aff tenho vontade de espussalos só não o faço por educação oro peço a DEUS que me ajude pois ta dificil outro dia ate sonhei que brigava com minha propria maeé terrivel passar por tudo isto ......agora a pouco fui avo ela disse não sei pra quer criança no mundo logo vira o armagedon repito odeio esse povo.....

  117. Julia Cardoso Ribeiro Postado em 26/Mar/2014 às 06:20

    Nasci e fui criada no catolicismo, mas como sou uma pessoa lógica, vi muitas e muitas coisas erradíssimas, o principal era criarem fatos que não existia na Bíblia. Passei por todas as religiões possíveis e imagináveis. E a única que, NUNCA me impuseram absolutamente nada, muito ao contrário, pediram que eu raciocinasse a respeito de tudo que estava sendo esclarecido, foram os TESTEMUNHAS DE JEOVÁ. Não sou Testemunha de Jeová, mas com eles aprendi coisas maravilhosas e esclarecimentos que me dão uma luz verdadeira a respeito do que é Jesus e Jeová. Quanto aos aniversários: os dois únicos aniversários citados na Bíblia são festas fatídicas.Em uma decapitaram um padeiro e em outra João Batista foi decapitado. Se Jesus quisesse que comemorassem o SEU nascimento,, teria deixado esta data tão clara como deixou a data de SUA morte, a qual ELE disse: COMEMORAI EM MEU NOME. E na Bíblia, vemos Jesus participando de Bodas de Casamento, mais jamais de algum aniversário. Se a Bíblia é a palavra de Deus, os únicos salvos serão os Testemunhas de Jeová, pois de todas as religiões que conheci, são os únicos que cumprem exatamente o que Jeová ordenou, e como Jesus, seguem exatamente o que o Pai pediu. Quando estudei com eles, fui exatamente com o intuito de desmoraliza-los, mas tive a benção de poder louva-los. É a unica religião, que respeito.

    • marcos Postado em 01/Jun/2014 às 18:54

      Realmente não tem religião correta ou certa se jesus cristo tivesse deixado uma religião estaria em suas citações, devereis ser ..... as diversas religiões que existem mas ele disse; isto significa vida eterna ,que obtenhas conhecimento de ti o único deus verdadeiro e daquele que enviaste seu filho cristo jesus, joão 17,3. então a vida conforme jesus disse em suas palavras naõ esta condicionada a uma religião. embora eu seja testemunha de jeová a cerca de 40 anos concordo com praticamente tudo dito a respeito da organização, infelizmente o corpo governante fez uma lavagem cerebral em nos a um ponto de naõ aceitarmos os erros que são cometidos em nome de jeova e as atrocidades incentivadas pelo escravo que se diz representante de jeová na terra e desta forma escraviza nos irmãos que confiamos em jeová e jesus cristo .pessoas que passaram a ser honestas consigo mesmo chegaram ou ainda vaõ chegar a conclusão que o unico caminho a se chegar a jeová é cristo e naõ uma organização. que embora eles chamem de organização de jeova naõ passa de organizaçaõ de homens que nos aprisionam com suas ideias e hoje naõ podemos ter a liberdade de nos expressar ou discordar com pontos que estaõ claramente comprovados que estaõ errados;pois se pelo menos comentarmos com nossos irmãos automaticamente somos denunciados aõs da dianteira e logo somos taxados de apostatas e consequentemente desassociados ou expulsos do seus meios consequentemente perdendo nossos familiares,pais,irmãos, filhos, amigos etc....onde esta o livre arbítrio que fomos criados por jeova; o corpo governante tirou nos hoje deveríamos quando dirigir um estudo as pessoas mostrar a elas também o restante do pacote incluídos que você só vai conhecendo com o passar dos anos ,e ai ja é tarde voce naõ pode sair zem serios prejuizos emocionais e ser taxado de apostata e pessoa naõ grata. Comecei a estudar a bíblia na década de 70, no final da década me batizei, hoje tenho família toda testemunha de jeová, mas em anos recentes comecei a estudar a verdade sobre a organização e pude ver o que realmente esta por tras da organização; ela naõ mente ela deixa de falar a verdade e usa de maneiras sutis para nos aprisionar em suas crenças que quando estudadas a luz da verdade se chega a conclusão que esta errado mas se naõ se pode falar nen comentar com qualquer pessoa pois se o fizer esta fora e tem que se arcar co consequências drásticas de perder a todos os familiares e amigos,a palavras de jeová é muito certo não há nada mais certo,desta forma temos se seguir a jeová e jesus cristo não uma organização. mas isto você não pode dizer pois o corpo governante prega e coloca na mente de cada um de nós que a organização dirigida por eles é o único caminho para se ter a vida.

    • DAM ALVES Postado em 07/Jul/2014 às 16:38

      Parabens JULIA!!!!!!! Pela sua conclusão inteligente. A estrada que o mestre indicou era "apertada, e para poucos". Quem a rejeita se esconde atrás do falso raciocínio, se fingindo de inocente pra não assumir sua responsabilidade com o seu criador.

  118. Katilene Postado em 31/May/2014 às 01:06

    Ja fui TJ, sou desassociada ha muito anos e não tenho hoje, a pretensão de voltar, mas digo com todas as letras, apesar de sofrer muito com fato de a minha família( mãe e irmãos ) não quererem mais contato nem associação comigo, e isso orientados pelo ancião da congregação deles, é a única religião que respeito. Pois foi com os estudos com eles que descobri a verdade libertadora, verdade esta que não é ensinada em nenhuma outra religião. Obrigada. Eu sei e vocês sabem que estão no caminho certo.

  119. Patricia Guimaraes Postado em 04/Jun/2014 às 01:42

    Na verdade, as pessoas que julgam e criticam, nao querem assumir comprimissos e abrir mao de certas coisas. Assim optam por frequentar aquela religiao que é mais "liberal' . Querem servir a Deus, mas nao querem doutrinas, nem ninguem para lhes dizer o que é certo ou errado. Placa de igreja nao salva ninguem, mas ir a igreja seja ela qual for, só pra dizer que vai, tb nao te salvara. Nao sou TJ, ja estudei quando pequena, e confesso que deixar alguns habitos para me tornar uma TJ, tb nao sera algo facil de se fazer, como algumas coisas que ja foram citadas acima, aniversarios, festas de fim de ano, etc. Mas como em todas as religioes, temos que fazer escolhas e sacrificios. Nao da para servir a Deus e ao mundo ao mesmo tempo. Entao ao inves de criticar, temos que nos focar no que realmente é importante e qual foi a mensagem que Deus nos deixou, usando de exemplo sempre Jesus. Abrir maos de certas coisas e velhos habitos nao é facil, mas necessario se quisermos servir a Deus. Do contrario continuamos pulando de igreja a igreja ate encontrar aquela que nao tenha doutrinas e seja mais liberal. E entao, o que vc quer para sua vida?

  120. mmmfilha Postado em 08/Jun/2014 às 17:56

    FUI TJ. DURANTE 22 ANOS, ESTUDEI A BIBLIA,CONHECI OS MANDAMENTOS  E PUDE VER A MENTIRA COM QUE ELES SE ENVOLVEM. DEIXEI DE SER TJ PQ VINHA OBSERVANDO AO LOGO DA MINHA TRAJETORIA LA DENTRO VI QUE O CUMPRIMENTO DOS MANDAMENTOS É SALTEADO E ELES CUMPREM O QUE MAIS INTERESSA. MENTEM E FAZEM TUDO QUE O POVO DO MUNDO FAZ!! ESCONDIDO, ELES MENTEM,TRAEM, BRICAM CARNAVAL, S.JOAO, NAOFESTEJAM ANIVERSARIO MAS RECEBE PRESENTE E COMEM AS COMIDAS DOS ANIVERSARIOS. FAZEM TTUDO AFINAL!! (ESCONCDIDO,É CLARO) A 2 ANOS ATRAS,TIVE UMA DOENÇA DE GRANDE PORTE E FIZ UMA CIRURUGIA DE GRANDE PORTE TB. PEDI AJUDA A CONGREGAÇAO VARIAS VEZES,PEDI COMPANHIA DAS IRMAES OU IRMAOS E EM MEIO A 120 PARTICIPANTES DA CONGRAGAÇAO SO TIVE AJUDA DE 2 IRMAES!!FOI CALAMITOSO ME DEPARAR COM ESSA SITUAÇAO PQ MORO NUMA CIDADADE LONGE DA FAMILIA E LOGO Q SE ENTRA NA RELIGIAO TEMOS A ORITENTAÇAO DE NOS AFASTAR DO MUNDO E DAS PESSOAS DO MUNDO.EU JA TINHA ME AFASTADO E FUI OBRIGADA A PEDIR SOCORRO AS PESSOAS Q JA TINHA ME AFASTADO. PRA MINHA SURPRESA FUI REACEITA E AJUDADA PELO POVO CHAMADO DO MUNDO E TIVE BASTANTE APOIO E AJUDA!! CUIDADO,ESSA FOU UMA EXPERIENCIA PROPRIA!!

  121. DEUS É FIEL Postado em 10/Jun/2014 às 00:24

    Conheci uma família em que todos são TJs. Pai, Mãe e Filhos. Sou de outra denominação muito aberta, sou Gospel. Fiquei muito amiga dela e ela de mim. Ela sofre de transtyorno bipolar e toma remédios controlados. Seu esposo é ancião, porém quando nos falamos pelas primeiras vezes, foi muito gentil comigo, mas ao passar do tempo começou a me ignorar pois sou formada em Teologia, mas nunca confrontei com ele nada sobre a Bíblia ou sobre o que ele pensa como TJ. Estou sofrendo pois estou perdendo mnha única amiga que conheci numa cidade pequena pois seu esposo a proíbe de conversar comigo e nem sequer posso ir na casa deles. Estão sempre com a Bíblia na mão e com as revistas. Para se aproximar de mim ela mente para seu esposo dizendo que está me evangelizando!!! mas na verdade damos boas risadas juntas. Que pena! ela sofre com a opressão do marido e me disse que tem vontade de virar uma prostituta só pra ter o gosto de pecar pois foi criada dentro das regras dos TJs. Na verdade ela está perdida e precisa se encontrar. É como diz na Palavra de Deus: "Aprendem sempre mas negam a eficácia da verdade". Sinceramente acho a doutrina muito fora da realidade Bíblica... Tem absurdos inventados pela denominação... como pode desassociar um irmão e não falar com ele até que ele sinta a dor do seu pecado e pague com a hostilidade dos outros irmãos até que se arrependa? Meu Deus!!! onde estamos? Jesus não faria isso... dasassociar é como mandar para o mundo, diretamente para as mãos de Satanás... Jesus acolhe... vejam a mensagem do filho pródigo... o Pai o recebeu gostoso e perdoou o filho colocando-o em posição de destaque... É assim que Deus faz com um filho que se arrepende... Na verdade os verdadeiros pródigos são os anciãos que não sabem perdoar nem dar oportunidade ao que peca... MY! GOD! SÃO VERDADEIROS JOIOS... PARECEM COM O TRIGO MAS NÃO É TRIGO!!!!!!!! DEUS Q ME PERDOE, MAS JESUS É DEUS E DEUS É DEUS... JEOVÁ SHALON, RAFAH, EL SHADAI... ELE DISSE: EU E O PAI SOMOS UM... EU AMO MEU DEUS... CRIADOR DE TODAS AS COISAS E A JESUS CRISTO SEU FILHO QUE DEU ATÉ SUA ÚLTIMA GOTA DE SANGUE PARA QUE EU TIVESSE VIDA ETERNA...

  122. J.J.M Postado em 14/Jun/2014 às 17:10

    Vejam bem pessoal. Eu também sou ex- testemunha de Jeová. Ao contrário do que muitos dizem, as testemunhas são o que elas aparentam ser, pessoas inofencivas, amáveis, apoiadoras da justiças e que promovem o bem à comunidade. Aderem de perto os ensinamentos de Cristo e aplicam tanto nos seus ensinamentos como no seu modo de vida. Por causa de alguns que criticam, inclusive estes que ja foram, outros estão sendo levados a ter mesmo conceito. Minha desassociação foi justa, especialmente por ter base bíblica. Quanto aqueles que tem dúvidas, sugiro que conheçam de perto esta prganização religiosa. Vão ver que não é o que dizem por aí. É como eu digo, não vai custar nada. Abço a todos.

  123. OBRA MORTA Postado em 14/Jun/2014 às 18:20

    SE FALA MUITO DE AMOR, MAS VEJO POUCO ENTRE OS MEMBROS.

  124. Thiago Postado em 17/Jun/2014 às 11:02

    Ele disse que somos uma hierarquia? Lembram quando os discípulos discutiam sobre quem era maior? (Marcos 9:33,34). E Jesus carinhosamente chamou uma criança, o que demonstra humildade, e disse que os discípulos deviam ser como aquela criancinha! (Marcos 9:36,37). Antes de falarem que somos isso ou aquilo procurem pesquisar, não em sites ou blogs como este, mas sim com alguma Testemunha de Jeová ou indo á um de nossos Salões do Reino. Este Link é de uma brochura publicada por nós TJ e nela vem falando um pouco sobre nossa organização. http://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/vontade-de-jeova/

  125. Lindolfo Campos Postado em 30/Jun/2014 às 12:34

    Gosto de cerveja, paquerar, transar, trabalhar, amo minha família. Sempre que possível estamos juntos. E nem por isso deixo de ter compaixão pelos nossos semelhantes. Procuro manter uma vida sempre voltada pelo respeito e pela legalidade, Serei um condenado por Deus .......

  126. MARIA Postado em 30/Jun/2014 às 12:54

    É A PIOR DE TODAS, NÃO EXISTE PIOR RELIGIÃO QUE ESTA, SEPARA FAMILIAS, DESTRÓI SONHOS, UMA AUTENTICA PARVOICE, PURA LAVAGEM CEREBRAL, PRISIONEIROS DE UMA SEITA, SEM DIREITO A PENSAR POR SI PRÓPRIO, CAMBADA DE IGNORANTES, HIPÓCRITAS, FALSOS, E MENTIROSO DE FIZER FALTA.

  127. João Carlos Fabio Postado em 30/Jun/2014 às 17:00

    Ninguém é obrigado aceitar as normas que as TJ impõe, mesmo porquê, aquilo que elas buscam é harmonizar suas condutas com a normas que estão delineadas nas escrituras, a Bíblia. O apóstata tem inveja ou é um revoltado. Assim como os fariseus que conheciam muito bem a lei e as escrituras e perseguiram a Jesus que os chamou de "hipócritas" assim são esses que atacam as Testemunhas de Jeová.

  128. Elaine Postado em 02/Jul/2014 às 11:10

    Sou TESTEMUNHA DE JEOVÁ e confesso que achei tudo isso muito engraçado. Nunca vi tanta besteira junta. Rsrsrsrs Até parece que somos pessoas anormais, que não fazem nada da vida. Caros, nos também trabalhamos, estudamos, fazemos provisões para nossas famílias. Não temos tempo de ficar monitorando e controlando a vida de ninguém, nem decidindo por ninguém as escolhas que elas devem fazer. Logo, não existe opressão. Isso não condiz com o que aprendemos ou praticamos. O único motivo pelo qual essa discussão existe é pelo fato de que levamos a bíblia a sério. Buscamos estudá-la de forma profunda e não nos contentamos em acreditar somente no que um ou outro diz a respeito de Deus ou de religião. (O que é o caso de alguns nesse meio). Uma vez que aprendemos por meio da bíblia o que é certo ou errado, decidimos aplicar em nossas vidas ou não. Isso é pessoal. Cada um faz sua escolha porque cada ser humano tem uma responsabilidade para com Deus. Existem muitos assuntos bíblicos que se tornam polemica porque quem divulga, o faz com base em seu próprio ponto de vista e acha que sua razão é absoluta. Mas quem tem boca fala o que quer, e quem tem ouvido ouve se quiser também. Eu, de minha parte, antes da dar ouvido a besteiras, prefiro conferir cada detalhe para saber o que está envolvido em cada situação. Isso é coerência. Desenvolvi amor por Jeová, porque me dei a chance de conhecer suas características como amor, sabedoria, bondade, benignidade, autodomínio, longanimidade... Uma vez que nos aproximamos de um Deus cuja sua maior característica é o amor, não poderíamos refletir qualidades diferentes de tais. (ódio, opressão...) Não condiz realmente com o que aprendemos e praticamos. Engraçado também que os que se descreveram como ex Testemunhas de Jeová, tem a mesma posição com relação a sua opção de deixar de ser. Caros, não percam seu tempo e sejam mais honestos com vocês mesmo. Vocês não entraram em nosso meio por que foram obrigados ou porque houve lavagem cerebral. Aprenderam da bíblia como todo mundo lá dentro aprende e tomaram suas decisões de livre e espontânea vontade. Assim como ninguém os obrigou a sair. A verdade é que vocês são como crianças mimadas cujo os pais deixaram de diciplinar fazendo com que tais ficassem ingratas e desleais ao amor e cuidado que sempre tiveram. Vocês sim estão ensinando o ódio e propagando mentiras... Não nos surpreende. Sempre haverá pessoas sem altruísmo por aí. Mas, nós, de nossa parte, vamos continuar levando nossas vidinhas e fazendo o que sempre fizemos. Muitas vezes, muitos de vocês resolvem voltar. Por que sabem bem que não há nesse mundo, nada comparado ao que é a organização de Jeová. Seita? Seitas fazem tudo as escondidas, ocultamente e secretamente. Nossas reuniões, independente de onde sejam, são abertas ao público. Fazemos congressos e assembleias que também são públicas. Qualquer pessoas, independente de sua religião, posição social, raça, é e sempre será bem recebido. Alguns relataram ocasiões assim em que estiveram presentes. Acho que todos temos a capacidade de raciocinar. E seria muita falta de raciocínio julgar como ruim algo que não conhecemos e que nem nos damos a oportunidade de conhecer.

  129. Andressa Postado em 02/Jul/2014 às 21:15

    Parabens vimos uma dentre tantos que decidil falar oq na verdade sente..respeitou e falou sinceramente...e mostrou que nao inporta oq os outros achem nem oq os outros digam nao devemos tirar conclusoes precipitadas daquilo ao qual nao sabemos nem procuramos saber ...aqueles que tiverem alguma duvida sobre quem sao sao as testemunhas de jeovao de onde vieram entre outros procure uma teatemunha de jeova ou ate mesmo um salao das testemunhas ..tirw suas duvidas ninguem ė obrigado a escutar nem a falar nada.porem saber a verdade sobre quem sao elas garanto ė o melhor a fazer...obg...

  130. Marilene Postado em 03/Jul/2014 às 15:56

    Estes testemunhas de jeová deveriam respeitar a religião dos outros,se querem que a deles seja respeitada;Vem nas casas das pessoas que nem conhecem, e ficam tentando fazer lavagem cerebral ,nos membros da família sem autorização dos pais os responsáveis;Se fosse nas casas deles com certeza não aceitariam;São fanáticos e orgulhosos acreditam serem melhores que os outros ,nem humildade eles tem.Na minha casa eles não serão bem vindos mais,que fiquem com suas paranoias e ignorância bem longe de mim e dos meus familiares....

    • mila Postado em 07/Jul/2014 às 16:55

      sim elas respeitam, e se outra pessoa de qualquer religião for visitar eles serão bem recebidos... e sim são pessoas muito humilde eles naum recebem pra fazer esse trabalho de pregação como muitas pessoas recebem ... como por exemplo minha irma frequentava uma religião, um dia cheguei a casa dela e perg se naqle dia ela naum ia p igreja ela disse que naum pq o pastor tava de férias na praia ... pode isso pode, então perg vc já foi a praia ela disse q naum engraçado o pastor que vive da igreja naqle mês naum ia pregar pq estava de férias ... obs na praia nada contra ... mas as tj trabalham estudam sai e mesmo assim fazem esse trabalho so mesmo tendo muita humildade para isso certo. eu não sou tj nem religião nenhuma mas conheço o trabalho deles e realmente depois q vc os conhece tem outra percepção.

  131. anonimo Postado em 03/Jul/2014 às 17:47

    so espero que nao sejam pegos de supresa o fundador deses absurdos e os que nele acreditam asim como nos dias de noe

    • Sérgio Postado em 04/Jul/2014 às 04:14

      Para ser Testemunha de Jeová tem que ter bom caráter, senão os próprios ensinos bíblicos expurgam os que não querem a nova personalidade conforme o cristo.

      • Cassiopea Postado em 04/Jul/2014 às 22:01

        É mesmo? Tem que ter bom caráter? Sério isso? Que interessante!! Mas não é assim que funciona quando trabalham para os "mundanos". Não precisa ter bom caráter com os mundanos. Pode lhes passar a perna, afinal, são apenas.... mundanos... não é mesmo??

  132. simone Postado em 04/Jul/2014 às 03:50

    Soso Maria Iglesias Discordo totalme!nte !,,Ninguém é obrigado a servir Jeová!!!..todos o fazem com amor!..Bando de hipócritas vocês que tiveram a honra de adorar ao verdadeiro,,e hoje maculam o Glorioso nome de nosso criador..adoro Jeová, porque enxergo com a fé..ñ com hipocrisia feito vocês!!!!!!!!!! .Mais de 600 pedras de tropeço vocês!!!!!!!!.. Vocês são porcos que retornam ao lodo!!! .. sairam porque ñ eram dos nossos!!!;;Hipócritas;; Não esqueçam que Judas também serviu à Deus!!!..No entanto, traiu Jesus ,,feito vocês! ,, Acordem..caiam na real enqueanto podem fariseus da era contemporânea!!!

    • Diana Postado em 13/Jul/2014 às 01:57

      Sempre na base da ameaça, não é? Pra vocês "hipocrisia" é usar a razão e o bom senso. É tirar os antolhos e perder o medo de questionar e de pensar. Coitados. Uma vida só pra viver. Uma chance só pra se existir e vocês gastam com essa mentalidade de pulga.

  133. Fabio Alves Postado em 06/Jul/2014 às 11:57

    minha família é TJ eu sou do Mundo e eles numca me trataram de forma diferente eles respeita a minha vontade e n me forçam a nada a adoração sao pessoas incríveis respeito mt a religiao e com certeza é mt diferente do que ta escrito aki , os Tj pra me sem duvida é a religiao que não se apega a materialidade e nem fazem promessas absurdas como a maioria das religioes corruptas que varios de vcs seguem , eles nao roubam o seu dinheiro como a maioria das religioes que promete o ceus e aterra pra vcs , me desculpe mais aprendi mt e mesmo eu sendo do "Mundo" eu ainda sim tenho orgulho da minha familia e do ensinamento que tive , n aprendi mt por escolha minha falta de interesse mais concerteza são pessoas incriveis que demonstram amr e honestidade, e o resto é so vcs conhecendo para saber . me desculpe o meu portugues eu sei que é pessimo sou um jovem de 17 anos e nao tenho vergonha de dizer que a minha famillia é Tj ^^ ..

  134. Vargas Postado em 06/Jul/2014 às 23:34

    Eu me livrei dessas crenças religiosas quando tive discernimento pra entender que papai noel, coelhinho da Páscoa, e Deus não existem, aos 3 anos de idade, desde então vivo livre.

  135. ricardo moreira pizolato Postado em 07/Jul/2014 às 21:46

    Nossa na escola percebi que uma colega nao cantava o hino ela me disse porque ela era testemunha de jeova e fui pesquisar sobre gente isso eh do diabo essa igreja a criança cresce deprimida; deus gosta de ver a pessoa triste nao ne e eles adoram deus ou um ditador onde na blibia diz que o nome de deus eh jeova graças sou catolico

  136. yan Victor Postado em 10/Jul/2014 às 01:14

    Poucas palavras: Jesus disse q quem fosse perseguido peli seu nome e de seu pai Jeová seriam as verdadeiras testemunhas... jusus disse para divulgar a verdade ....nem um de vc q falam mau fazem isso... Quem realmente faz a vontade d Jeová? .. Pensem um pouco

  137. anônimo Postado em 10/Jul/2014 às 12:52

    as testemunhas de Jeová segue o que a bíblia diz. porém tem pessoas que nao concordam e agora querem criticar. fica o incentivo: leia a bíblia e tire suas proprias conclusões.

O e-mail não será publicado.