Redação Pragmatismo
Ditadura Militar 28/Dec/2012 às 01:22
421
Comentários

Nomes de artistas que colaboraram com a ditadura são revelados em documento

Documentos da ditadura revelam nomes de colaboradores do regime no meio artístico. São citados Roberto Carlos, Agnaldo Timóteo, entre outros

roberto carlos ditadura militar

A relação do hoje ‘rei’ Roberto Carlos com generais foi sempre amistosa

MINISTÉRIO DO EXÉRCITO

GABINETE DO MINISTRO

CIE/GB

ENCAMINHAMENTO 71/s-103.2.cie

FUNDO “DIVISÃO DE CENSURA DE DIVERSÕES PÚBLICAS”, ARQUIVO NACIONAL,

COORDENAÇÃO REGIONAL DO ARQUIVO NACIONAL NO DISTRITO FEDERAL, SÉRIE

“CORRESPONDÊNCIA OFICIAL”, SUBSÉRIE “INFORMAÇÕES SIGILOSAS”, CAIXA ÚNICA

Acervo Arquivo Nacional – COREG

Durante a ditadura militar no Brasil, alguns artistas viraram colaboradores do regime – seja por simpatizarem com os governos militares ou por pura covardia – passando informações sobre o que acontecia no meio artístico e participando de atos realizados nos quarteis.

Leia também

No documento em anexo produzido pelo Centro de Informações do Exército (CIE), classificado como informe interno e confidencial, o CIE reclama que alguns veículos intitulados pelos militares de “imprensa marrom” (tal qual O Pasquim) estariam fazendo campanhas contra alguns artistas amigos e colaboradores da ditadura.

O informe difundido para outros órgãos da repressão política sugere que esses artistas “amigos da ditadura” sejam blindados, protegidos.

(Vídeo) Roberto Carlos mostra sua consideração ao ditador chileno Augusto Pinochet


No documento emitido pelo Centro de Informações do Exército são revelados alguns desses “colaboradores”, considerados pelos militares como amigos, aliados do regime. Segundo o documento, certos órgãos de imprensa estariam publicando matérias denegrindo a imagem de determinados artistas que se “uniram à revolução (sic) de 1964 no combate à subversão e outros que estiveram sempre dispostos a uma efetiva colaboração com o governo”.

São citados Roberto Carlos, Agnaldo Timóteo, Wanderley Cardoso, Rosemary, entre outros.

Clique nos links ao lado para ler os documentos. (Link 1 / Link 2)

Aluizio Palmar, Documentos Revelados. Edição: Pragmatismo Politico

Posts relacionados

Comentários

  1. luiggi Postado em 28/Dec/2012 às 10:31

    Do Roberto CArlos e do chato Timóteo eu já sabia. Isso é bem comum no meio artístico: os medíocres fazem o papel ambíguo dento de seu meio para poder alcançar alguma notoriedade, cientes que são de serem desprovidos de talento. Mas a história corrige estas trajetórias. Chico Buarque, Caetano Veloso, Bethania, João Bosco, Aldir Blanc, Henfil, Geraldo Vandré, Plínio Marcos, Cacá Diegues, Millor Fernandes, só para citar os que me vêm à memória no momento, são nomes que se alinharam contra a truculência e a falta de legitimidade do governo militar e os que ainda hoje estão aí, produzindo, tem seu legado garantido no cenário cultural brasileiro. Quanto a Roberto Carlos, bem, esse tem um público fiel a sua cafonice brega-romântica no melhor estilo de "Esse cara sou eu", faz seus cruzeiros românticos no final do ano e aquele super hiper mega chato especial de fim de ano na Globo. O Agnaldo Timóteo sequer foi reeleito para vereador de São Paulo e está mais preocupado em dar entrevistas negando uma possível homossexualidade que vez por outra a imprensa adora jogar nos holofotes. E o resto... Bem, o resto torce muito para que a Rede TV os convide para algum programa onde possam participar de um patético quadro no melhor estilo "Por anda?"

    • Mário Bros Postado em 09/Sep/2013 às 17:41

      kk... boa Luiggi

    • Matheus Vila Postado em 24/Sep/2013 às 13:38

      O resto já está morto, seu imbecil.

    • Perceval Carvalho Postado em 24/Sep/2013 às 17:55

      Temos que ponderar antes de uma acusação contra qualquer pessoa que viveu durante os anos de chumbo. Todavia, muito estranho é o Geraldo Vandré aparecer algum tempo depois como regente da banda da aeronáutica... Gostaria de entender esse fenômeno. Não é acusação. É fato!

    • EDMUR Postado em 25/Sep/2013 às 01:06

      Pois é Luiggi, você foi real e profundo,e embora ainda não seja, quero morrer seu amigo.

    • Fabão Postado em 25/Sep/2013 às 13:25

      Certo. Também acreditava que linha e o talento musical tinham relação incompatível com o comportamento X-9. Nesse passo, surpreendeu-me a presença de Clara Nunes, sempre rodeada de compositores da nata da MPB. Sobre Millôr, me consta que sempre foi ultradireitista.

      • Aldrin Postado em 25/Sep/2013 às 14:24

        Esses documentos da ditadura tem que ser olhados com reserva e crítica histórica, pois nem mesmo regime tinha completa leitura do que ele chamava de aliados. Clara Nunes está muito equivocadamente nesse rol, veja sua participação especialmente a partir de 67 em vários movimentos culturais contrários à ditadura.

      • erick Postado em 25/Sep/2013 às 18:02

        Pô, me assustou também! Queria acesso aos dados que a colocam como colaboradora; mesmo porque ela era esposa do Paulo César Pinheiro. Não faz nenhum sentido ela colaboradora e ele lançando "O importante é que a nossa emoção sobreviva".

      • Ronald Postado em 26/Sep/2013 às 09:47

        De onde você tirou que o Millor era de direita, que dirá de ultra direita. Não confunda Millor com o irmão Hélio.

      • Roberto Postado em 28/Sep/2013 às 14:06

        Millôr Fernandes ultradireitista?? faça-me o favor... Millôr foi grande colaborador do Pasquim e era um cara de posição independente, adepto do livre pensar e avesso a ideologias, que segundo ele tolhiam essa liberdade. "Livre pensar é só pensar". Teve algumas posições polêmicas e críticas em relação por exemplo ao movimento feminista, o que lhe rendeu boas antipatias, mas daí a ser tachado de direitista já é um insulto!!!

      • Eduardo Postado em 30/Sep/2013 às 01:29

        Millor fernandes era colaborador do Pasquim, e foi um dos mais brilhantes humoristas do pais, era anarquista...jamais ultradireitista, nem direitista médio e nem qualquer outra coisa, era um livre pensador!

      • Alexandre Valença Postado em 02/Nov/2013 às 02:57

        Causa ENORME estranheza o nome de CLARA NUNES nesta lista! Sabemos , inclusive, que Clara gravou APESAR DE VOCÊ antes mesmo de Chico Buarque e sua gravação foi censurada. Foi chamada a explicar-se. Sabemos também que, me mais de uma entrevista, ainda nos anos 70, perguntada sobre líderes politicos que admirava, citou Agostinho Neto ( Angola) e Fidel Castro. Sabemos ainda da gravaçao de músicas como a - também- censurada Fado Tropical do mesmo Chico Buarque. Isso sem falar que participou ativamente em palanques, defendendo a candidatos do MDB, ainda no início dos anos 80, sob a ditadura ( em abertura) do Figueiredo. isso para citar alguns exemplos. Embora outros nomes da lista nao causem surpresa, tudo aponta para um equívoco na interpretação do pensamento e do papel de Clara neste processo! Clara Nunes, uma cantora identificada com a liberdade , pode tre sido vista como aliada, TALVEZ, pela exaltaçao de uma brasilidade, o que nao significa pactuar com a violência e as injustiças de qualquer regime autoritário.

      • Diego Zomer Postado em 22/Nov/2013 às 13:26

        Fabão, não é porque o cara é de direita que não pode ser contra a ditaruda... existem diversos regimes de governo dentro de uma mesma linha.

      • noslem ar erbac Postado em 23/Nov/2013 às 01:18

        Quanto a gostos não se discute,Porem Roberto Carlos sempre foi neutro politicamente em suas musicas,Consta que teria feito caracóis em homenagem a Caetano exilado,mesmo assim,fala de saudade e não de politica. Porem foi muito ativo na ecologia tambem pioneiro com,As Baleias,o Ano Passado,o Progresso,e tc.

      • Gerson Freitas Postado em 27/Dec/2013 às 18:43

        Roberto Carlos se deu bem. Não entrou em atrito, não arriscou nada, ficou em paz com todos e manteve o seu indiscutível reinado. Eu só questiono se é assim que devemos viver: Deixando para lá, sem protestar contra os que praticam injustiça, fazendo média com quem está no poder e alheio a tudo que nos possa afetar.

      • silvio amorim Postado em 07/Apr/2014 às 20:14

        Fabão, acho que há algum equívoco, nunca soube que Millor, que andva com a turma do PaSQUIM, tenha sido ultradireitista, inclusive o que me consta é que ganhou "vultosa" INDENIZAÇAO pela perseguição do regime, sendo o único que me consta dos vários agraciados que abriu mão da grana. Clara Nunes, mulher do Paulo César Pinheiro? Ora, faça-me um favor, tem algo de podre no reino dessas informações...

      • Fabão Postado em 11/Jul/2014 às 19:48

        De fato, confundi por ele ter sido cartunista de Veja. Agradeço a todos pela correção. Tratar com pessoas de esquerda (acredito que sejam) é outro nível. No twitter do Bolsonaro, equívoco de tal monta me renderia o linchamento por parte de seus seguidores que me reduziriam, no mínimo, à condição eufemística de "especial". Aqui, o menos elegante brindou-me com um "faça-me o favor".

    • Diego Pollon Postado em 25/Sep/2013 às 18:18

      Definição perfeita de todo esse cenário. Nada mais real do que todo ano um "novo cd" do Roberto Carlos com no maaaximo uma musica inédita!

    • Saulo Postado em 25/Sep/2013 às 19:50

      Roberto Carlos pode ser um merda tendo feito isso, mas é um gênio na música. Você falar de "esse cara sou eu" e cruzeiros romanticos em final de ano, mostra a sua (essa sim) mediocridade em relação a música. Chico Buarque foi um merda apoiando Genoino. Mas continua sendo gênio na música.

      • Maysah Marinho Postado em 17/Jul/2014 às 13:52

        Com certeza,pelo menos as musicas dele tem letra e faz sentido ouvir e refletir.

    • Laura Postado em 25/Sep/2013 às 22:13

      Benito di Paula cantou a música !Tudo está no seu lugar, graças a Deus! para os generais

    • Leonardo Postado em 26/Sep/2013 às 06:58

      "Mas a história corrige estas trajetórias. Chico Buarque, Caetano Veloso, Bethania, João Bosco, Aldir Blanc, Henfil, Geraldo Vandré, Plínio Marcos, Cacá Diegues, Millor Fernandes...". Hipocrisia: o que o povo realmente gosta hoje em dia é Anita ("Prepara!"), Naldo ("Vodka ou água de coco...") e Michel Teló ("Ai se eu te pego..."). Se somar vendas de Caetano e Bethania o número não chega aos pés do número de discos vendidos de Roberto Carlos. Isso sem falar de apresentações públicas. Chico Buarque, Caetano Veloso, Bethania, João Bosco, Aldir Blanc, Henfil, Geraldo Vandré, Plínio Marcos, Cacá Diegues e Millor Fernandes perderam suas chances de serem famosos de verdade e entraram para história como "opositores de um sistema ao qual pertenciam". Nenhum desses artistas era pobre ou do povo. Todos eram da elite. Esquerdopatia é doença.

    • Luiz Postado em 26/Sep/2013 às 11:02

      Quanta magoa no coração meu caro, todos os que você menciona como contra o sistema militar (que diga se de passagem deu um avanço de 100 anos no desenvolvimento do Brasil) estão aí junto do povo e os contra o sistema na época, o que fazem de útil ao país? (detalhe me indique uma obra de relevância pro Brasil no período pós Militar???)

    • Eduardo Reinhardt Postado em 26/Sep/2013 às 11:55

      Só se faz antagonista aos militares,aqueles que foram criados nas pocilgas e jamais tiveram berço , portanto .... , mostram-se eternamente indisciplinados e sem condições de conviverem com a sociedade como um todo !!!

    • Marcello Postado em 26/Sep/2013 às 14:17

      Concordo com muita coisa que você disse, luiggi, e também respeito seu posicionamento, mas Roberto não é so esse "Rei" dos dias de hoje. Seu trabalho, suas composições são bem respeitadas, inclusive pelos artistas engajados e transgressores que você mesmo citou. Roberto é talentoso, mas ta com nome na lista, ok.

    • anon Postado em 26/Sep/2013 às 15:25

      Pelo contrário, o Sr. Agnaldo Timóteo é vereador eleito de Sampa.

    • DONE Postado em 26/Sep/2013 às 16:46

      PERFEITO!!!

    • Luiz Carlos Postado em 27/Sep/2013 às 00:16

      O Roberto Carlos não tem talento? Ninguem tem culpa por teres gosto de urubu.

    • Giovanni Bosco de Almeida Postado em 29/Sep/2013 às 11:47

      Endosso.

    • Katia Postado em 29/Sep/2013 às 22:21

      Perfeito!!!

    • João Postado em 30/Sep/2013 às 15:16

      Taiguara. Voce esqueceu um dos maiores. Grande Taiguara

    • José Rocha Sobrinho Postado em 30/Sep/2013 às 17:07

      PARABENS Luiggi, seu comentário foi importantíssimo, pena que poucos fazem um leitura correta do regime militar, o que repudio veementemente os coronéis do passado e presente, não se o futuro teremos um comando com o nível tão baixo.

    • Carlos Augusto Postado em 30/Sep/2013 às 22:22

      Luiggi, vc foi profundo e muito feliz...........

    • Walmor de Luca Postado em 01/Oct/2013 às 13:40

      Luigi, concordo com tuas observações , porem custa me que Clara Nunes esteja neta maldita lista. Eu a conheci nos idos de 70 através de um deputado ligado ao PCB, Foi me apresentada como simpatizante do então clandestino Partidão...Seria ela um agente duplo...ou infiltração no PCB,,,,,

    • Gláuber Postado em 29/Oct/2013 às 08:07

      Luiggi, parabéns!, vc disse tudo!!!

    • Renato Postado em 29/Oct/2013 às 09:25

      Caetano e Chico Buarque estão fazendo história. Depois que o muro(da ditadura) caiu, fazer o que agora? Encontraram um caminho medíocre de se alinhar a Roberto Carlos e serem censores das suas biografias. Que decepção.

    • Manormando Francisco de M Postado em 29/Oct/2013 às 15:15

      TEVE ARTISTAS,QUE LUTARAM,E FORAM DEPORTADOS,MAS MESMO NO EXÍLIO,ELES NÃO PARARAM DE FAZER MANIFESTAÇÕES CONTRA A DITADURA,ENQUANTO UM "PUNHADO"DE "ARTISTAS"FICARAM DANDO "TAPINHAS"NAS COSTAS DOS GENERAIS.A DITADURA,ERA RUIM,MAS AGORA ESTÁ MUITO PIOR,AINDA NÃO APRENDEMOS A VOTAR.ESTÁ NA HORA DA VIRADA BRASIL.

    • Dora Postado em 29/Oct/2013 às 18:50

      Geraldo vandre mesmo não... Ele foi torturado e exilado do Brasil, por causa da musica "pra não dizer que não falei as rosas"... logo após do festival ele foi preso, pesquise melhor...

    • Aimar Baptista da Silva Postado em 10/Nov/2013 às 22:20

      Isto é válido para as mensagens de todos esses pulhas comunistas que execravam a ditadura militar e , até hoje, babam os ovos dos ditadores comunistas ainda espelhados pelo globo, em especial Fidel Castro. Apresentem todos os nomes dos artistas "traidores" aos integrantes da Comissão Nacional da Verdade. Vocês irão fazê-los atingir o orgasmo ideol´[ogico, único que conseguem at9ngir. Aimar

      • Marcio Leal Postado em 26/Dec/2013 às 12:35

        Quando nós, os ditadores comunistas, tomarmos o poder, vamos pegar os democratas de direita como você e levar para nossa prisão. Lá vocês não terão direito à visitas, não terão direito a advogados e nem serão julgados, já que nem serão acusados formalmente. É assim que funciona nossa prisão comunista de Guantánamo. Já os líderes inimigos serão envenenados aos poucos com material radiativo. Poderão até ir para França se tratar que morrerão assim mesmo e se depois desconfiarem que nós, os ditadores comunistas, os envenenamos, já será tarde e nada poderão provar. Quanto aos democratas de direita mais perigosos que se esconderem em algum país, nós, ditadores comunistas, nem vamos considerar a soberania destes países. Vamos mandar nossas tropas em missões secretas para executar o inimigo. Depois vamos sumir com o corpo e dizer que o sepultamos em local secreto respeitando até os procedimentos religiosos do assassinato. Ninguém vai ver nada mesmo e nunca vão saber se estamos dizendo a verdade. Viu como sabemos fazer uma DITADURA DE VERDADE?

      • Roberto Postado em 27/Dec/2013 às 13:54

        Aimar, perfeita colocação! Concordo em genero, numero e grau!

      • Antonio Carlos Postado em 29/Dec/2013 às 12:20

        Concordo com você. "Fala o sujo do mau lavado"., ditado popular que nunca sai de moda. Uns falando e fazendo a mesma coisa ou pior.

      • volnei Postado em 18/Mar/2014 às 16:58

        isso aí!

      • F. Vitorio Postado em 24/Mar/2014 às 21:52

        ... deixa de ser estúpido ô Aimar, vá ganir lá no blog do azevedo!

      • Edicarlos Postado em 25/Mar/2014 às 19:27

        "que fim levaram todas as flores?"

    • Mônica Postado em 14/Nov/2013 às 11:19

      LUIGI, estou com vc....faço de suas palavras as minhas.

    • Barbara A. Postado em 21/Nov/2013 às 11:37

      Muito bem dito!

      • Chico Braz Postado em 27/Mar/2014 às 16:59

        Música é mùsica, que é bom e tem pureza à alma. Politicagem é lixo cara! Quanta pobreza, babaquice em cima do nada em arguição, Perguntar não é erro: Os intelectuais que não viveram a musica, a juventude livre que sonhava, que tanto ostenta o ódio pela ( ou contra) a Ditadura Militar ( Que foi O negrume histórico do Brasil. Espugna a Ditadura e admira, venera e idolatra 'um' Fidel Castro que é um ditador, não é isso controverso? Muda o tom! Muda a faixa! troca a música!

    • Fábio Wetterer Postado em 21/Nov/2013 às 23:07

      Cara seu comentário foi perfeito!

    • JEFFERSON REV 64 Postado em 21/Nov/2013 às 23:07

      Agnaldo Timoteo mediocre????? VOCÊ DEVE SER UM LUNÁTICO, COMPARAR TIMOTÉO A VANDRÉ, JOÃO BOSCO???? ESSA É A ESQUERDA "REVOLUCIONÁRIA"????? KKK PIADA, CAFONA, BREGA??? VOCÊ SABE O QUE É BREGA??? NUNCA DEVE TER IDO A UM, ENTÃO GRANDE INTELECTUAL, POR ISSO QUE OCORREU A REVOLUÇÃO DE 64, PARA LIVRAR A NAÇÃO DE INTELIJEGUE COMO VOCÊ...

    • cleber Postado em 02/Dec/2013 às 22:16

      concordo com voce luiggi.meu irmão foi preso politico.morreu assassinado no araguaia em um covardia.

    • Rodrigo Reis Postado em 05/Dec/2013 às 10:52

      Sobre vários artistas que foram citados, não posso falar nada pois desconheço. Mas sobre Chico Buarque, o que é inegável é a contribuição cultural. Porém, o posicionamento político dele na época da ditadura, pelo que já ouvi e li, não era tão esquerdista não. O pessoal tem a mania de usar o cara como ícone. Aí ficam aqueles pseudo-revolucionários de porta de faculdade com a camisa do Tchê e ouvindo Chico Buarque se achando o máximo da rebeldia. Acham que o Chico foi um dos representantes no meio artístico na luta contra o poder ditatorial na época, quando, muita gente que viveu esses tempo fala que ele era um carinha bem manso e "bem mandado". Eu me abstenho. Não defendo nem condeno, já que a verdade só sabe quem estava lá. Mas deixo essa informação.

    • Aline Postado em 26/Dec/2013 às 13:38

      Adorei!!

    • Monique Postado em 26/Dec/2013 às 15:12

      Arrasou, Luigi! Plenamente de acordo.

    • Katianne Postado em 26/Dec/2013 às 20:43

      Falou e disse!

    • Gilmara Fonseca Postado em 26/Dec/2013 às 23:21

      Gostei demais....

    • beto ehongue Postado em 27/Dec/2013 às 17:37

      na mosca!

    • Eliane Giolo Postado em 27/Dec/2013 às 21:09

      Chico Buarque, Caetano Veloso, Bethania, João Bosco, Aldir Blanc, Henfil, Geraldo Vandré, Plínio Marcos, Cacá Diegues, Millor Fernandes... Artístas brasileiros de verdade.sou fã incondicional.!!Quanto a Roberto Carlos, bem, esse tem um público fiel a sua cafonice brega-romântica no melhor estilo de "Esse cara sou eu", faz seus cruzeiros românticos no final do ano e aquele super hiper mega chato especial de fim de ano na Globo..CORNCORDO em genero numero e grau...produto da GLOBO

      • Fátima Valladares Postado em 07/Jun/2014 às 19:39

        Roberto Carlos, brega, muto bom. Mesmo porque a maioria das pessoas dessa época eram bregas. Bem, gosto de suas músicas bregas românticas, hoje o funk com suas letras que dói nossa moral. Roberto Carlos político isso sim, dói. Apesar que covardia não é crime.

    • Carlos Wagner Postado em 27/Dec/2013 às 21:31

      Até que tem sentido, mas, a omissão, hoje, destes oportunistas que integravam o movimento tropicália e de enojar a qualquer cidadão.

    • José Índio Rosa Rocha Postado em 18/Mar/2014 às 21:00

      Sou músico e filósofo, conheço todos os macetes do meio artístico, e essa tal NATA DA M.P.B. não passa de uma bando de CANALHAS que transformaram a M.P.B. num ANTRO DE CORRUPÇÃO, FALSIDADE, HOMOSSEXUALISMO, MERCENARISMO, DEPRAVAÇÃO, DROGAS E NUMA VERDADEIRA PANELA DO DIABO COMO DIZIA MEU AMIGO RAUL SEIXAS. E É MENTIRA que o grande Geraldo Vandré fosse contra os MILITARES. Os MILITARES tem que VOLTAR para ARREBENTAREM com esse BANDO de políticos CORRUPTOS e de artistas SAFADOS.

      • CLARA Postado em 10/Apr/2014 às 22:43

        SEU PERFEITO IDIOTA, VC NEM SABE O QUE TÁ DIZENDO.....SINTO PENA DE VOCE, SÓ PENA, PRÁ SER MUITO GENEROSA.

      • José Carlos Postado em 09/Nov/2014 às 14:09

        Quanta frustração, "seo" José Índio. Saiba que, se por um destino trágico do Brasil, os militares voltassem, uma das primeiras vítimas seria o senhor. Por que? Porque pessoas sem cérebro são descartáveis, segundo a sua própria ideologia nazi-fascista.

    • rose m.gaspar Postado em 19/Mar/2014 às 18:58

      Falou e disse.o beto e sua troupe nso so foram colaboradores .mas "idolos"construidos pela cuja pra "colaborar!!!!

    • Joana Veloso Postado em 22/Mar/2014 às 16:53

      Por isso era chamada de "A JOVEM GUARDA"...todo mundo sabe disso... Nunca comprei e nunca vou comprar nada deles...

    • Luciana Lima Postado em 26/Mar/2014 às 13:38

      Eu como passei praticamente toda vida ouvindo Roberto Carlos, tem músicas dele que eu gosto por que me trazem memórias de infância, do meu pai ouvindo discos dele aos Domingos. Acredito que ele tenha tomado a posição do prefiro não ver,escutar e falar sobre.

    • RAIMUNDO Postado em 31/Mar/2014 às 09:00

      NO ENTANTO, ROBERTO CARLOS, CHICO BUARQUE E CAETANO VELOSO, DEFENDEM HOJE UMA DITADURA DE ESQUERDA QUE É MAIS PERIGOSA E BANDIDA QUE A DE DIREITA.

    • Letícia Postado em 01/Apr/2014 às 17:04

      Excelente comentário Luiggi.

    • Mctchutchuca Bandolera Postado em 02/Apr/2014 às 15:59

      Agnaldo Timotéo é homossexual sim. E um péssimo político. Além de encrequeiro, grosso,um sem-educação.

    • Luciane Postado em 04/Apr/2014 às 14:17

      Muito bom seu comentário! Assino em baixo!!!! Cada homem tem "seu preço - de compra e de venda"... Então, mesmo com os enganos e disfarces da história, acabam pagando por suas decisões...

    • carolina Postado em 08/Apr/2014 às 17:46

      Bravo !!

    • Edílio Neres Postado em 25/May/2014 às 11:53

      Vivemos num pais com liberdade de expressão ou não???? Seja de esquerda ou de direita, seja a favor ou contra a ditadura, todos temos o direito de manifestar a nossa opinião?? Claro que sim. Pergunta-se: se o comunismo tivesse vencido o regime militar, nós brasileiros estaríamos melhor hoje??

    • Isabel Santana Postado em 12/Jun/2014 às 12:16

      Perfeito luiggi

    • Matheus Magalhães Postado em 30/Jul/2014 às 18:53

      De qualquer forma, é triste perceber que a Jovem Guarda, o nosso rock'n'roll, se alinhou com os caretas, com os truculentos, com o status quo... Tomamos uma via completamente diferente do que acontecia lá fora, onde o rock era uma entidade subversiva contra qualquer regime autoritário, fosse o capitalismo americano, fosse o comunismo soviético. Aqui, no Brasil, não tivemos um movimento de arte com essa intensidade, tivemos a Tropicália como uma segunda via da antropofagia mas, infelizmente, como movimento durou muito pouco. Lamentável.

    • Sandra Postado em 04/Nov/2014 às 08:21

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk....E o resto... Bem, o resto torce muito para que a Rede TV os convide para algum programa onde possam participar de um patético quadro no melhor estilo "Por anda?" kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Tiburcio Postado em 28/Dec/2012 às 12:15

    Roberto Carlos, Clara Nunes?????? Meio estranho isso, não que apoiavam, só não batiam de frente, no mínimo foi inteligência, não concordância. Burrice é uma minoria querer mudar alguma coisa, num país porcaria e corrupto como o nosso.

    • Gustavo S Postado em 28/Dec/2012 às 12:30

      Então registro aqui a minha admiração aos que foram burros e tentaram mudar alguma coisa, e poderia citar dezenas, entre artistas, intelectuais, líderes estudantis, trabalhadores e representantes da classe política. Tanto foi importante a luta destes combatentes, ou 'burros', como queira chamá-los, que uma daquelas jovens que lutou contra um estado terrorista e de censura conseguiu chegar a Presidência da República. Ninguém duvida que nossa democracia é falha e o nosso sistema político repleto de erros e desvios, mas lembre-se que quem botou a cara a tapa, foi torturado e colocou a vida em risco, fizeram para que você tivesse a liberdade de divergir abertamente aqui ou alhures, como agora o faz.

      • MarVin Postado em 24/Sep/2013 às 12:43

        assinando embaixo

      • LUCAS Postado em 24/Sep/2013 às 14:18

        MUITO BOM GUSTAVO

      • Alex Ferreira Postado em 24/Sep/2013 às 23:07

        apoiado

      • Fernando Leão Postado em 24/Sep/2013 às 23:52

        Se enfrentar a ditadura é burrice, então viva os burros. Os espertos que continuem a se afogar na mediocridade esperrta!

      • Marcelo Martinelli Postado em 25/Sep/2013 às 10:09

        Oque esperar de alguém que se chama ``Tiburcio´´ !

      • Fabão Postado em 25/Sep/2013 às 13:33

        Gustavo S, sempre tem um medíocre pra "achar meio estranho" o que é constatado por documentos, perícias, historiadores etc. Mas o cara não apresenta uma contraprova sequer. Puro empirismo.

      • Esquerdeiro Postado em 25/Sep/2013 às 14:33

        Toma Tiburcio! Direitista reacionário medíocre! hahaha

      • Paula Colacique Postado em 25/Sep/2013 às 16:39

        Não poderia concordar mais!

      • beto Postado em 25/Sep/2013 às 18:25

        isso mesmo gustavo, os "inteligente" estão sempre se escondendo e se beneficiando do avanços obtidos em meio a tortura, repressão e morte dos 'burros' Tiburcio tu é um otário.

      • José Manoel Postado em 26/Sep/2013 às 15:15

        Nem todos queriam liberdade. Muitos queriam apenas trocar uma ditadura de direita por uma de esquerda.

      • Suely Vall Postado em 27/Sep/2013 às 09:08

        Gustavo S, você disse tudo. Faço minhas as tuas palavras.

      • Francisco Valderi Carvalh Postado em 29/Sep/2013 às 15:53

        Valeu Gustavo!... É assim que procede.

      • Walmor de Luca Postado em 01/Oct/2013 às 13:52

        Parabens pela oportuna e inteligente observação. Demos a liberdade que desfrutamos hoje aos que lutaram contra a ditadura dos militares que assassinou muitos e prendeu e torturou brasileiros idealistas que defendiam um regime político adaptado ao justo desenvolvimento do país. Não importa nossa poss[ivel divergencia destes lutadores quanto a regime político, capitalismo,socialismo ou comunismo. Todos merecem nossa admiração e agradecimento pelo sacrifício que fizeram!

      • Alexandre Freitas Postado em 02/Oct/2013 às 21:21

        Gustavo parabéns. Muito lúcida sua resposta. Pena que um sem noção como este aí de cima, não volta aqui pra ler as respostas que merece ouvir. Ô povinho !!

      • Léia S Postado em 07/Oct/2013 às 08:13

        Parabéns Gustavo S....Resposta inteligente e apropriada para quem pensa que a liberdade que hoje vivemos é fruto de alguma "benção divina"...

      • Bernardo Tomaz Postado em 31/Oct/2013 às 16:03

        Apoiado Gustavo S

      • Tucano S Postado em 01/Nov/2013 às 00:00

        Apoiado. Disse tudo.

      • Maria Dolores Postado em 01/Nov/2013 às 12:50

        você disse tudo. Faço minhas as tuas palavras.

      • Roberval Postado em 04/Nov/2013 às 11:55

        beleza Gustavo!!! Todos adoram a liberdade de expressão, principalmente no mundo virtual, mas será que sabem o quanto custou para poucos corajosos, essa tal liberdade de hoje...

      • Daniel Postado em 10/Nov/2013 às 02:17

        Bem isso, Gustavo S. Concordo.

      • FELIPE Postado em 11/Nov/2013 às 15:35

        Perfeito, Gustavo S. Totalmente de acordo. Se não fosse a coragem e o sacrifício de vários brasileiros burros, esse país seria uma ditadura militar até hoje. Não teríamos liberdade de expressão e o nosso atraso seria muito maior do que é hoje.

      • Joao Postado em 17/Nov/2013 às 20:28

        Lindo! Burrice é manter-se na inércia, nunca criativa, sempre neo-liberal e especulativa, para não dizer aproveitadora do sistema Casa Grande -Senzala!

      • Fernando Faria Postado em 21/Nov/2013 às 11:19

        O mais estranho é que vocês apoiam a ditadura de Castro

      • Luiz Carlos Maldonado Postado em 21/Nov/2013 às 23:40

        Luiggi Conheci essa turma desde os tempos do divino. Roberto rosemary(que estudava comigo no ginásio cruzeiro do sul)chegou depois agregada como o wanderlea que vivia botando o pezinho no banquinho pra gente tocar bossa nova e ele cantar com camisa listrada na tv continental no programa do imperial que a gente fazia. A clara conheci desde os tempos das lojas helal na alfândega que vivia pendurada pedindo patrocinio(assim fica melhor). Portanto essa turma não é surpresa pra mim. Timóteo leva todo jeito de dedo sido mesmo, desde que armava briga com o oswaldo do bafo pra elevar oi bope deles. Última vez que o vi estava vendendo cd na praça n.s. Da paz. Caguetes e o Roberto pior ainda que é hipócrita escondido no seu título da bossa nova. Não sei como isso não apareceu antes. Deve ter sido coisa do Roberto comprando alguém como comprou todos seus discos louco por você o primeiro, mas esqueceu de comprar o meu. O Gustavo tb tá certo porque os covardes fugiram do pais e se esconderam nas suas elites. Botar a cara a tapa é pra macho e isso a Dilma é e por isso gera tanto ódio entre os otários iludidos. Aliás gateira não se escondeu! Sequestrou embaixador americano. Macho(!!) pacas. Pelo menos não são cobras. Não fugiram. Encararam

      • oslec esuark Postado em 03/Dec/2013 às 13:39

        Muito bom,Gustavo!falou por todos nós brasileiros que nos orgulhamos de termos conseguido conquistar a democracia e por conta disto (e por mais que não gostemos) temos que engolir discursinhos direitosos de gente ignorante e sem um pingo de visão da realidade!

      • Ana Paula Postado em 18/Dec/2013 às 18:31

        Gustavo S, casa comigo?

      • Julio Postado em 26/Dec/2013 às 12:13

        Toma tibúrciooooo....chupa essa manga, Gustavo deu-lhe nos dedos.

      • Anna Postado em 26/Dec/2013 às 16:35

        Parabéns,Gustavo.Exatamente isso.

      • Juan Postado em 26/Dec/2013 às 17:01

        Tiburcio perdeu dessas fabulosas oportunidades de ficar calado.

      • Arlindo Postado em 26/Dec/2013 às 20:27

        Muito boa, a sua observação!

      • João de Sousa Postado em 26/Dec/2013 às 21:40

        Sábias palavras, caro Gustavo S. A "burrice" dessa minoria que ainda hoje luta por um país como menos injustiça social, melhores condições de trabalho, salários mais dignos, entre tantas outros coisas tem surtido muito efeito.Lamentável mesmo, para não dizer covardia, é alguém se ajoelhar diante das adversidades com medo de lutar por um futuro melhor para si e para os seus semelhantes.

      • Marco Postado em 26/Dec/2013 às 21:50

        Legal saber que no dia das "Diretas Já" tinha só um bando de burros na rua. Achei que tinha gente querendo mudar o rumo da história...

      • Melo Postado em 27/Dec/2013 às 12:24

        Boa!!

      • Amilton Postado em 27/Dec/2013 às 14:32

        Muito bem Gustavo falou tudo é que tem pessoas sem noção e com memória seletiva.

      • Miron Postado em 27/Dec/2013 às 19:34

        Acho!

      • Bruno T. Postado em 28/Dec/2013 às 11:38

        barbosinha tibucio, tomaste um sapatasso na cara agora em....

      • Carlos José Soares Postado em 30/Dec/2013 às 16:48

        Eu sei... E aplausos eu dou... Mas, tentar mudar alguma coisa não é suficiente. Muitas vezes o silêncio com ações reais... Vale mais! Não quero que ninguém morra por mim... Quero que todos tenham vida e vida com abundância... Podemos fazer muito sem querer mudar todo um governo. Aliás, o que demora muito... E quem tem fome, tem pressa.

      • Carlos José Soares Postado em 30/Dec/2013 às 16:50

        Custou muito a liberdade... Mas, por desistência dos Militares. Não foi o povo que arrancou a Ditadura. Ela se arrancou... E sinceramente foi ótimo! Porém, muita coisa piorou após a implantação da tão esperada democracia.

      • Humberto Postado em 01/Jan/2014 às 07:43

        Chegou por que foram derrotados. Se tivessem ganho voce nao rstaria falando bobagem pois a internet seria censurada como na China. Por uma curiosidade do destino, foi eleita num ambiente politico que ela combateu. Aplica-se a Dirceu, Gemoino, Joao Amazonas ( primeiro covarde do Pc do B ), etc. Quer tornar essa cambada ,atualmente, herois, ou e ignorancia ou vigarice.

      • césar Postado em 16/Mar/2014 às 10:24

        Diga me o nome de um desses que "lutou" contra o GOVERNO MILITAR, e que posteriormente chegou ao poder , e não se corrompeu.

      • Victor Freitas Postado em 22/Mar/2014 às 00:38

        Gustavo S, seu comentário foi perfeito. Concordo contigo.

      • Sergio S. Postado em 27/Mar/2014 às 12:32

        Perfeito!

      • Iury Postado em 03/Apr/2014 às 11:54

        Blá Blá Blá. Essa jovem que hoje é uma vergonha para a imagem da mulher. Dilma está contribuindo e muito para alimentar aquela opinião tosca e errada de que lugar de mulher é no tanque, no fogão ou numa tábua de passar. E faz isso sendo uma péssima presidente, fazendo parte de um partido podre, provando que não era nada idealista, mas sim que só queria estar lá, no poder. E ainda prova que não sabe ler pois tem acesso a todas as informações de um contrato e ainda aprova um absurdo junto com outros idiotas. Sem contar que ela é também assassina né, no lance lá do soldado. Mas tá tudo certo......... o povo tem memória curta e até mesmo porcos como o Jânio Quadros, que renunciou a presidência e viveu do governo no exterior, voltam pra cá e ainda conseguem cargos políticos. No caso do Jânio, governador de São Paulo.

      • So óio Postado em 29/Jun/2014 às 19:34

        CONCORDO, SE NÃO FOSSEM ESAS PESSOAS TERRORISTAS QUE VOCES ESTÃO CHAMANDO DE COMUNISTAS HOJE NÃO ESTARIAS AÍ FALANDO, SABENDO NOTICIAS DO GOVERNO. vOCES SABIAM QUE ATÉ FALAR ERA CENSURADO. DEVEMSO AGRADECER AS PESSOAS QUE PERDERAM SEUS ENTES QUERIDOS. ISTO SIM POR AMOR AO bRASIL. SABE DE NADA . VAI ESTUDAR HISTORIA DOS VENCIDOS NÃO DOS VENCEDORES.

    • Luis Postado em 09/Sep/2013 às 21:24

      Querer mudar o errado é burrice?? Não digo nada então. Covarde!

    • Eduardo Postado em 24/Sep/2013 às 05:30

      e por causa daqueles malandros egoistas sem honra que pensam como vc que o brasil esta nessa merda ,um pais que deve aproveitar um momento de crescimento passageiro para estruturar-se ,carente de tudo inclusive de pessoas com honra que tem a noçao do que e ser patriota,proteger a sua populaçao,essa a unica proprietaria e por uso comum de uma naçao,que sofre de abandono,com um povo que se sente abandonado,e que nao se concientizam que sao os unicos e verdadeiros proprietarios dessa naçao,vc e brasileiro ou o que ,nao sei ,mas nao e de gente como vc que o brasil precisa,o melhor e mais bonito pais do mundo,multietinico,e encantado de magia e alegria natural,com um povo feliz de ser brasileiro ,que nenhum covarde tenha orgulho de ser brasileiro,pode ser turco,americano,chines,mas faz um favor pra mim ,nao fala por ai que vc e brasileiro nao...

    • MarVin Postado em 24/Sep/2013 às 12:42

      Muita gente se ferrou para que você pudesse estar hoje vomitando asneiras na internet à vontade, amigo...

    • Fernando Gomes Camacho Postado em 24/Sep/2013 às 21:48

      Ainda bem que a maioria não pensa como você. Atitude completamente covarde. Se você poupa o lobo, sacrifica as ovelhas.

    • Roberto Vital Postado em 24/Sep/2013 às 22:26

      O burro é você. Este país teve seus heróis e mártires e você só sabe cuspir neles e justificar os covardes. Ler seus excrementos mentais quase me faz concordar com você. Com gente assim, país nenhum muda!

    • kbçá Postado em 24/Sep/2013 às 23:38

      essa é a tipica desculpa de um covarde... F.L.P : FRENTE DE LIBERTAÇÃO POPULAR

    • rubens leite filho Postado em 25/Sep/2013 às 00:08

      defender o perrochet e beijar a bota de Doitador não é inteLigência, é canalhice, é subserviência é uma prostiotuta quem faz isso!

      • josenita costa de souza Postado em 25/Sep/2013 às 16:55

        por favor, mais respeito com as prostitutas! elas não merecem tamanha ofensa.

      • Juny Postado em 25/Sep/2013 às 22:07

        Concordo em parte ser prostituta não é um bom exemplo de canalhice ou falta de inteligência, enfim..... Quanto ao resto estou totalmente de acordo!

    • Mariana Postado em 25/Sep/2013 às 08:35

      O nosso pais não é uma porcaria! Quem fala dele é que é, sua anta! Algumas pessoas sim são umas porcarias.

    • Marcilio Postado em 25/Sep/2013 às 09:54

      Não se assuste, Roberto Carlos sempre foi um vendido

    • Carol Postado em 25/Sep/2013 às 16:47

      Nossa , esse foi o comentário mais ignorante que eu li essa semana ... Chega de internet depois disso .

    • Maria moraes Postado em 26/Sep/2013 às 16:10

      Concordo plenamente com você Tibúrcio. Estão vendo cabelo em ovo. Bando de fdp. Não tem nada pra escrever, fiquem calados e parem de comprometer as pessoas com suas próprias idiotices.

    • Yuri Almeida Postado em 29/Sep/2013 às 23:28

      A ditadura não morreu. Ela perdura nessa ideia nojenta que alguns pobres coitados insistem no mantra de que nada adianta e nada funciona. Se dependesse do camarada Tiburcio não gosto nem de pensar o que me aguardaria depois que esse comentário atrelando a ditadura algo negativo. Sempre que exerço o direito de livre manifestação de opinião agradeço aos camaradas que tornaram isso possível. Possível não para eles, mas para todos, inclusive os que acharam que "Burrice é uma minoria querer mudar alguma coisa, num país porcaria e corrupto como o nosso"

    • sans Postado em 30/Sep/2013 às 12:09

      E mudou, tanto é que naquele tempo se você falasse que eles eram corruptos e chamasse seu país burro você seria preso torutrado.

    • rafael Postado em 30/Sep/2013 às 17:52

      general tibúrcio? o da praça general tibúrcio? tibúrcio... se alguns "burros" não tentassem não teríamos direitos do homem o do cidadão, nem férias pagas, nem não pagas... seríamos escravos empacados na pré-história. quando a clara não quis mais colaborar contra o bem do brasil, deletaram-na na chamada operação VARIZES.

    • Bruno Villela Postado em 01/Oct/2013 às 15:04

      Obrigado, sua covardia enobrece nossa terra.

    • cristiane Postado em 01/Oct/2013 às 15:48

      Burrice é achar que não se pode mudar nada! O Brasil tem tantos corruptos porque o povo é acomodado e assim como você pensa que não faz diferença.

    • simoes Postado em 30/Oct/2013 às 09:32

      se mude, ta fazendo o que aqui?

    • kiko moret Postado em 03/Nov/2013 às 23:52

      Sou contra a ditadura militar,mas foi uma luta vâ,lutaram tanto pra nada,a ditadura durou 25 anos,quem assistiu o documentário do simonal sabe que não é nada disso,eles apenas não se manifestaram,tudo isso é uma mentira,o próprio caetano que era um eterno revolucionário ja desmentiu tudo isso,o ruim é tipos de pessoas que acreditam em tudo que se diz ou ouvem e não procuram ir a fundo na historia,é mais fácio julgar

      • oslec esuark Postado em 03/Dec/2013 às 13:44

        Qume cala consente,quem vê o que ve e fica quieto é cúmplice e,me desculpa a frieza,mas o Caetano ERA um "eterno "revolucionário,hoje se alinha aquele que lhe for mais interessante,qualquer defesa ideológica partida dele não serve de referência.É o FHC da MPB.Até usou da Maria Gadu pra tentar alavancar um sucesso impossível,pois traiu seus fãs com opiniões burras (isto sim é ser burro),considerando o axé a grande jóia da MPB moderna...

      • Carlos Postado em 17/Mar/2014 às 20:26

        Se o Caetano era "revolucionário", eu sou o Che Guevara. Caetano Veloso é um dos maiores enganadores políticos de todos os tempos. Sem ideologia, sem personalidade... ou não! Não discuto sua arte, sua poesia e sua música. Mas, cá pra nós, trazer Caetano para uma discussão sobre ditadura militar é a mesma coisa que discutir o tamanho dos chifres que nascem em cabeça de cavalo. No máximo, Caetano se envolveu em um meio artístico em que as pessoas combatiam a ditadura com a sua arte. E ele era tão medroso que fugiu do País quando pode, dizendo-se "exilado". Caetano Veloso NUNCA foi exilado, NUNCA foi perseguido e NUNCA fez uma música sequer questionando o poder estabelecido vigente, seja ele qual for. Era, inclusive, amigo pessoa do "eterno" governador da Bahia, o ACM.

      • Marcos Postado em 21/Mar/2014 às 13:04

        O Kiko deve ser cego ou ter alguma disfunção mental grave, mas mesmo assim vou explicar. Caro amigo nefelibata (procure no dicionário), não foi apenas "dito" ou "ouvido", ao contrário do que diz, foi-se AO fundo da história com PROVAS DOCUMENTAIS. É só clicar no link. Lembrando que alfafa não é bom para a digestão humana, sugiro que mude a dieta.

      • NELIA Postado em 04/Apr/2014 às 23:55

        O RUIM É UM COMENTÁRIO COMO O SEU, QUE NAO DÁ PARA ENTENDER O QUE DIZ. FALA SÉRIO: FOI UMA LUTA EM VÃO? PODE ATE TER SIDO, MAS ELES LUTARAM, NAO SE ACOMODARAM E MUITOS MORRERAM POR ISSO, POR LUTAR POR AQUILO QUE ACREDITAVA. É FÁCIL PARA NÓS JULGARMOS ESTAS PESSOAS, EXPRESSAR O QUE QUISERMOS, POIS COMO BEM DISSE O GUSTAVO S. SÓ PODEMOS FAZER ISSO PQ ELES LUTARAM ANTES. OU VC ACHA QUE OS MILITARES DESISTIRAM PQ ERAM BONZINHOS. COMO VC MESMO DISSE: VÁ ESTUDAR, VÁ PESQUISAR, OUVIR DEPOIMENTOS DE QUEM VIVEU NO PERÍODO, DE AMBOS OS LADOS E SÓ ENTAO VENHA FALAR ALGO. NÃO DÁ PARA TER OPINIÃO VENDO APENAS UM LADO DA MOEDA. AFFFFFF...

    • Sander Postado em 16/Nov/2013 às 00:44

      Burrice é achar que as coisas jamais podem mudar. Era exatamente isso que os militares queriam. Quem coloca os corruptos no poder é a própria população que os elegem através do voto. De fato podemos considerá-los inteligentes... inteligentes covardes!!!

    • andre Postado em 21/Nov/2013 às 11:17

      roberto carlos nunca axei ele bom artista so faz musica podre eo cara da rede globo ta mais q explicado pq deram esse titulo de rei p um cara sem voz q so canta musica ridicula e brega

    • Holiver Postado em 21/Nov/2013 às 19:28

      Essa minoria mudou o país idiota, pois não somos mais uma ditadura.

    • Cabrera Melson Postado em 26/Dec/2013 às 15:44

      Burrice é achar que Brasil é uma ideia feita pra dar certo, Tibúrcio. Lutar pelo Brasil é lutar pelo Tratado de Tordesilhas.

    • marry Postado em 26/Dec/2013 às 16:53

      Cara você e um nojento. Como pode falar isso! Se o nosso pais está do jeito que está, é por causa de pessoas idiotas que pensam como você.

    • Mauricio Postado em 26/Dec/2013 às 17:52

      é por causa de gente como vc que o brasil ta uma bosta! covardes que ficam calados por medo. Você sim, e muitos iguais a você que merecem o pais do jeito que esta agora.

    • thicha Postado em 26/Dec/2013 às 21:41

      Por isso que nosso país é porcaria e corrupto, com pessoas que acham q é inteligente nao lutar pelo que é de direito de todos.Roberto Carlos comprou seu titulo de Rei,e pagou muito caro pra isso.Em entrevista disse que era muito caro manter esse titulo.Ele pagava para aparecer em revista e na tv.Covarde e traidor !!!!!! Chico sim é Re,i Caetano,Gil entre outros...

    • Isabel Postado em 26/Dec/2013 às 22:47

      Pois se essa minoria não pudesse mudar nada estaríamos na ditadura até hoje. Esse seu conformismo sim faz o país ficar estagnado para sempre.

    • Marina Lima Postado em 27/Dec/2013 às 00:19

      Sr Tiburcio, convém refletir ... teus ídolos estão desmascarados... enfrente a realidade.

    • MaRINA Lima Postado em 27/Dec/2013 às 00:23

      Sem limites para extravagâncias, Pablo Escobar enviou o seu avião particular ao Rio (1982) apenas para buscar mulheres e, segundo o irmão, contratou Roberto Carlos para cantar em Medellín.

    • Miron Postado em 27/Dec/2013 às 19:33

      Pô, mas podiam ao menos fazer como tantos outros, como Chico... Na verdade eram músicas que só chegavam a um público seleto... o povo tinha o cotidiano como "coisa mais importante" para se preocupar... o Roberto nem indireta dava em suas canções que, alias, serviam para desviar a atenção da gravidade da situação daquele momento negro da nossa história...

    • Carlos José Soares Postado em 30/Dec/2013 às 16:46

      Eu concordo com você. Não bater de frente é um direito. Afinal, nem todos têm a obrigação de morrerem em prol nem se sabe do quê... Não creio de forma alguma que Artistas tenham colaborado... Mas, que tenham se esquivado de serem perseguido. As pessoas sabem que uma perseguição dessa é no mínimo torturante. Mas, querem heróis... Seja cada um, então, o herói... Sem exigir dos outros a mesma coragem... Se é que se pode chamar isso de coragem. O Simonal foi usado covardemente para que todos pensassem que ele teria sido x-9. Na verdade, um monte de absurdo aconteceu... E não é justo agora querer encontrar aliados, culpados, etc. Burrice naquela época era ser minoria...

      • Graça R. Silva Postado em 07/Jun/2014 às 19:59

        Ninguém é obrigado a ser herói. Tiradentes foi um herói mártir da independência. Coitado! E ai? Covardia não é crime. Triste é traição.Ficar empurrando os outros para atitudes heroica nao é legal, cada um que tem em si a ânsia de ser herói, que vá buscar com lutas, esse título. Mas saibam que pouco vai valer , nosso povo ainda não aprendeu a ver o que é certo e errado. É como jogar pérolas aos porcos.

    • Djalmar Postado em 01/Jan/2014 às 06:55

      Me perdoa Tiburcio, burrice no meu ponto de vista é uma minoria corrupta "dominar" uma nação..!!!

    • Rosa Cruz Postado em 09/Jan/2014 às 00:39

      Primeiro, o país não corrupto( "país corrupto"). Pessoas no país são corruptas e..pasme! não são os políticos, mas as pessoas que negociam seus votos através de benefício para si mesmas. Segundo, quem disse que a arte deve ser alienada ou engajada? Obviamente que quem escolhe a 2ª, pensa diferente de ti. E, é nesse pensar diferente que vc está recebendo tantas críticas, caro Tibúrcio. Criticar quem deixa de fazer; ou quem faz mal alguma coisa dá nisso: uma enxurrada de comentários alienados aos que "tentaram mudar". Enquanto vários engajados, exilados, claro curtiam a Europa regados a bons "baratos"; os alienados, como Roberto Carlos e Agnaldo Timóteo trabalhavam dando mísera alegria aos que aqui ficaram, curtindo praia, futebol e AI-5. "È Proibido Fumar" deveria ser eleito Hino da Ditadura.

      • So óio Postado em 29/Jun/2014 às 19:42

        CONCORDO EM GENERO NUMERO E GRAU, CORRUTOS SÃO TODOS OS QUE QUEREM LEVAR VANTAGEM EM TUDO, SEJA DOS CARGOS QUE OCUPAM, SEJA DAS FILAS FURADAS, DO DESRESPEITO AS COISAS PUBLICAS, DOS QUE SE APROPRIAM DO QUE NÃO LHES PERTENCEM, DOS QUE COLAM PARA TIRAR DIPLOMAS, DOS QUE SE BENEFICIAM DOS TRABALHOS ALHEIOS ET..CC aLIAS ISSO EXISTE HA 500 ANOS...DESDE QUANDO PEDRO O ALVares sabem . aportou na Bahia.

    • Luz Postado em 05/Feb/2014 às 16:33

      Foi através da luta, morte e tortura de vários "BURROS" como você disse, que hoje você tem o direito de se manifestar sobre o assunto sem medo ainda que seja uma ridícula opinião .

    • Sergio S. Postado em 27/Mar/2014 às 12:30

      E é também por causa de pessoas com mentalidade como a sua que o nosso país esta deste jeito.

  3. Dimas E.S.Godinho Postado em 28/Dec/2012 às 12:26

    Concordo plenamente!

  4. Rodrigo Postado em 28/Dec/2012 às 12:32

    Clara Nunes? Uê, mas tinha por mim que ela chegara a proferir desafios públicos, inclusive quando o Caetano se acovardou (ele que disse nunca entender porque os militares não gostavam dele...)

    • Ana Pontes Postado em 28/Dec/2012 às 12:41

      Só me é estranho o nome da Clara Nunes. O resto, já meio que se sabia e não é novidade para quem viveu aquele período.

      • Osmar Postado em 25/Sep/2013 às 11:18

        Clara NUNCA defendeu a ditacuja! Foi obrigada a gravar "Olimpíadas do Exército" por ter gravado antes "Apesar de Você". Foi uma jogada do produtor dela na época da Odeon, que disse que Clara não sabia o conteúdo da letra de Chico Buarque... Na verdade, Clara militou a seu jeito contra a ditadura.

      • LEMOS Postado em 03/Oct/2013 às 18:37

        olhe, eu acho que comentarios como alguns aqui , denegrir a imagem de roberto carlos é muito fora de etica, roberto carlos não foi ,não um colaborador da ditadura , foi um elemento artistico que existiu na época da ditadura e fez a sua carreira , não desistiu, não parou, só porque se estava em ditadura , e o estilo de musica de roberto carlos é romantica, porque teria que ser musica de contestação , se não é esse o seu estilo, e agora dizer que as musicas de roberto carlos são cafonisse, por amor de DEUS, ROBERTO CARLOS tem nomo no brasil, e tem seguidores fieis no brasil , por isso ele é o REI.

    • admario rocha de azevedo Postado em 24/Sep/2013 às 23:51

      Eu acho forte colocar nesse rol a Clara. os outros eram puxa-saco sim! RC babava ovo pros milicos, ele e toda jovem guarda! Tinha atores tbm. Hebe sempre esteve pendurada no pescoço deles!

    • Fernando Leão Postado em 24/Sep/2013 às 23:53

      Pois é, também desconfio no nome de Clara Nunes. Não podemos nos esquecer que ela era casada com Paulo Cesar Pinheiro um dos letristas mais censurados da época.

    • Alexandre Valença Postado em 02/Nov/2013 às 03:03

      Olá Rodrigo, poderia explicitar essa questão de Clara ter proferido " desafios públicos" ? Sem dúvida, causa ENORME estranheza o nome de CLARA NUNES nesta lista! Uma contradição com toda a história de Clara e que deve ter sido causada por um erro de interpretação dos militares a algumas de suas ações/declarações que SEMPRE demonstraram crítica aos regimes autoritários. Vejamos: Sabemos , inclusive, que Clara gravou APESAR DE VOCÊ antes mesmo de Chico Buarque e sua gravação foi censurada. Foi chamada a explicar-se. Sabemos também que, me mais de uma entrevista, ainda nos anos 70, perguntada sobre líderes politicos que admirava, citou Agostinho Neto ( Angola) e Fidel Castro. Sabemos ainda da gravaçao de músicas como a - também- censurada Fado Tropical do mesmo Chico Buarque. Isso sem falar que participou ativamente em palanques, defendendo a candidatos do MDB, ainda no início dos anos 80, sob a ditadura ( em abertura) do Figueiredo. isso para citar alguns exemplos. Embora outros nomes da lista nao causem surpresa, tudo aponta para um equívoco na interpretação do pensamento e do papel de Clara neste processo! Clara Nunes, uma cantora identificada com a liberdade , pode tre sido vista como aliada, TALVEZ, pela exaltaçao de uma brasilidade, o que nao significa pactuar com a violência e as injustiças de qualquer regime autoritário. abs

      • Luiz Carlos Rallo Postado em 29/Dec/2013 às 14:51

        A Clara Nunes nunca esteve em palanques do antigo "MDB". Não existe registro dela em nenhum comício, até porque, o acordo oficial com a interprete desta linguagem, chama-se Fafá de Belém. Isto foi costurado por Aécio Neves e Tancredo, mais alguns daqui de São Paulo. Independente deste aglomerado, as gravadoras multi-nacionais com seus nomes da MPB, eram e são poderosíssimas, mudam o curso de qualquer água-rios, até o inimaginável!!! Como ela poderia transpor esta barreira se por aqui tudo se agigantou com o corporativismo.... E, no período, como produtor cultural, olhando sem vaidade, de forma justa, repito: nenhuma gravadora poderosa perderia um espaço daquele, e manteria seu produto vendendo em rede nacional aos montes. Ou seja, não dava pra entrar no esquema duas interpretes. Viver- sentir- respirar- registrar e interpretar bastidores da época, pode estar a nível de antropologia- sociologia etc, ou simplesmente, ser honesto com os fatos. A transição foi mal feita e em nossa garganta ainda está praticamente toda a cartilha deixada pelo sr. mediador da entrega: JARBAS PASSARINHO. De frente pro painel, é fácil ver a esquerda infiltrada(festiva) namorando c/ o comando militar: Era uma técnica convincente com padrões bem definidos no sentido de controle às ações!!! Bem, não deu em nada o apelo popular nas ruas querendo democracia(minha convicção prevaleceu sobre tudo e todos na ocasião. Não fui em nenhum comício !!!) Acredito na possibilidade da Clara ter sido sim, uma informante bastante eficiente. Assim como : Roberto Carlos- Agnaldo Timóteo - Wanderley Cardoso- Rosimeire- Quem morreu combatendo, merece nossa admiração, e, os que conseguiram ficar vivos, e sobreviveram ao massacre, são nossos heróis e tem nosso respeito / do Núcleo Cultural Prods. & Artes

      • Adelaide pontual Postado em 29/Mar/2014 às 16:56

        Venho aqui em defesa de Clara Nunes. ela nunca participou de nenhum conluio com militares A lista de traidores do povo não consta o nome de Clara Nunes

  5. José Alves Souza Postado em 28/Dec/2012 às 13:20

    E a nossa música cada vez mais é um lixo, só palavrões, um besteirol...cadê a censura?''salva as exceções''Até o Roberto tão ''religioso'' gravou um lixo do tal ''teló''Como dizia o Vandré: Armados, amados ou não, todos perdidos ou não...mas os vagabundos armados, fazem assaltos e chacinas...Os bandidos de colarinhos, nem se fala...Está na hora dos nossos juristas criarem leis mais rigidas...

    • Walf Postado em 10/Sep/2013 às 08:14

      Existem leis suficientes, mas o entendimento, a interpretação, a jurisprudência que é criada e repercutida pelo nosso Judiciário é uma vergonha, sempre protegendo os poderosos e ferrando os mais pobres. Quanto mais "supremo" for o tribunal, mais gosta e protege de banqueiros.

    • rubens leite filho Postado em 25/Sep/2013 às 00:10

      o papa tb era religioso, como pio xi do musssolini, e os amigos do hitler. todos religiosos, como jose maria escriba do francisco franco! a tereza de caocutá que adorava um ditador ...

      • Carlos José Soares Postado em 30/Dec/2013 às 17:44

        Todos eram tudo por todos os lugares... Não tem como julgar. O melhor é esquecer esses infernos e seguir rumo ao amor e a paz!

    • Nilton Postado em 25/Sep/2013 às 14:06

      Ditadura nunca mais! precisamos de uma educação de qualidade que reflita em nossos compositores, e não do retorno da censura militar.

    • Bruno Villela Postado em 01/Oct/2013 às 15:07

      Leis mais rigidas? lol, seria melhor cumprir as que já existem pra começar.

    • fernando Postado em 29/Oct/2013 às 13:43

      Vai aprender a letra primeiro......depois tu dá teu pitaco de intelectual oprimido.....kkkkkk

    • Carlos José Soares Postado em 30/Dec/2013 às 16:51

      Dez! Sensacional a sua posição...

  6. luis antonio do nascimento Postado em 28/Dec/2012 às 13:28

    A trajetória de Clara Nunes, com seu envolvimento com nomes como Vinícios de Moraes, Chico Buarque, Paulo César Pinheiro, é suficiente para lançar dúvidas sobre a acusação, contrariamente à de muitos outros, onde deixaram claro sua participação colaboracionista. Mesmo Roberto Carlos pode estar sendo incluído injustamente na lista. No período em que a deduragem mais vigorou ele esteve vinculado ao empresário Marcos Lázaro, que não deixava que fatos pudessem arranhar a reputação da sua galinha dos ovos de ouro. Já ele próprio teve participação e talvez daí tenha surgido a suspeita sobre o cantor.

    • Roberto Postado em 25/Sep/2013 às 01:18

      Luis Antonio, não há acusação nenhuma! O que existe não é uma suposição e sim um documento da época, emitido pelo exército citando os nomes de colaboradores reconhecidos por eles. O fato de Clara Nunes e Roberto Carlos estarem envolvidos com nomes como Vinícius de Moares e outros que eram contrários ao regime não causa estranheza, pois, era assim que se agia, ficando próximo para saber o que se passava e informar ao exército.

    • Waquiria Hiller Postado em 26/Sep/2013 às 04:24

      Roberto Carlos foi o garoto propaganda da ditadura, tal como aquela charge da copa de 1970, onde uma família em condições de total miséria empunha uma bandeira brasileira dando a entender que está torcendo pela seleção brasileira de futebol. Enquanto milhares de pessoas estavam morrendo Roberto Carlos cantava musiquinha de calhambeque, "Quero buzinar..." como se tudo estivesse dentro da normalidade, como se massacres não estivessem acontecendo, como se pessoas inocentes não estivessem morrendo! Roberto Carlos foi um grande colaborador da ditadura militar na medida em que contribuiu com a alienação de parte da população brasileira neste período da história brasileira. Não dá para dizer que ele foi incluído injustamente nesta lista.

    • Angélica Postado em 21/Nov/2013 às 11:01

      desculpe amigão.. mas o simonal tbm era bem próximo de todos eles e confessou ser delator...

  7. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 28/Dec/2012 às 13:49

    A Clara Nunes? Estranho. A história de sua vida não dá sombras disso. É prudente levar em conta algo: toda documentação dessa época deve ser examinada com EXTREMO cuidado. Os militares DENEGRIRAM a reputação de muitos. ... porém é SABIDO que os outros nomes de alguma forma "jogaram" com o regime. Uns por cautela, uns por adesão mesmo. Eram tempos difíceis e SÓ QUEM VIVEU, sabe. Não cabe a minha geração JULGAR isso. Quem esteve no regime, que o faça.

    • Nelma Rodrigues Soares Postado em 25/Sep/2013 às 12:54

      Realmente Pablo Vieira de Mendonça , bom ir devagar com o andor que o santo é de barro...

    • Carlos Augusto Postado em 25/Sep/2013 às 16:26

      É você também está DENEGRINDO o povo preto usando esta palavra no sentido negativo. Moral da história: no dos outros é refresco.

    • Marinéa Postado em 01/Oct/2013 às 13:26

      Pois é, estive na cidade de Clara Nunes, no seu Museu, na sua casa, conheci sua familia e amigos para escrever um projeto, não acredito nesta ligação, e concordo com vc que os tempos eram dificeis e só quem viveu pode saber. Meu amigo Massafumi Yoshinaga é tido como delator do movimento, mas eu o conheci de perto, era um jovem idealista e fragil, andava com uma bombinha por causa da asma e não concordou com a matança que seus proprios companheiros começaram a fazer no decorrer dos anos e ele quis sair e ao sair foi brutalmente crucificado moralmente pelos companheiros. Lamentavel.

  8. clecio s.nascimento Postado em 28/Dec/2012 às 13:54

    e onde foi parar esse espirito de luta??serar que acabou?ninguem faz mas nada?????

    • Tiago Postado em 31/Oct/2013 às 17:35

      Sumiu junto com o uso correto da nossa língua.

  9. Matheus Postado em 28/Dec/2012 às 17:24

    Não se esqueçam que por causa do Roberto Carlos MUITOS artistas que eram contra a ditadura conseguiram escapar, ir para outros paises se refugiar... tudo isso pago pelo Roberto Carlos. Por isso que a midia (oriunda da ditadura = globo) e todos os artistas da época (apoiadores ou não do regime) NUNCA falam nada da vida do Roberto Carlos ou falam mal dele.

    • Fernando Gomes Camacho Postado em 24/Sep/2013 às 21:51

      Onde você viu isso???

    • Leonel de Moura Postado em 25/Sep/2013 às 13:33

      Exato. Ele foi o veículo para a concretização da opressão. Expulsar e exilar músicos contrários ao sistema e fazer isso disfarçado de ajuda, para manter a identidade sigilosa do delator.

    • Sheila Postado em 25/Sep/2013 às 22:52

      Apoio vc com muitos aplausos, quem fala do Rei, não viveu nesta época, e mais, não sabe que o Roberto fez a música Debaixo dos caracóis do seus cabelos para o Caetano qdo ele foi exilado. Pra mim essa turma que fala mal dele tem dor de cotovelo, inveja.!!!!!!!!! Se ele é brega, nós o amamos. e vcs o que são NAAAAAAAAAADAAAAAAAAA ,

  10. Derp Postado em 28/Dec/2012 às 18:59

    Para o comentário de um tal de tiburcio acima,esperteza é ficar quieto enquanto roubam a liberdade de nosso país?Temer um regime apoiado pelos ''queridos'' EUA para dominar a américa? Aceitar o que é imposto, corrupção e afins sem lutar pela justiça?Você deve rever seus conceitos,estudar um pouco mais ao invés de assistir especial de fim de ano da globo com Roberto Carlos.

    • Fernando Camacho Postado em 24/Sep/2013 às 21:52

      Falou tudo meu amigo!

  11. Zana Vieira Postado em 28/Dec/2012 às 19:03

    Caetano,Gil, Vandré ente outros davam a cara pra bater, mas o Roberto Carlos, me lembro bem, no auge do sucesso anos 60 e 70, era neutro, "nem lá nem cá".Inclusive o Simonal sofreu crises de depressão, morreu tentando provar inocência.Acho muito sério acusar pessoas.Cadê a revolta do povo, com esses corruptos,safados, que tiram o dinheiro do nosso bolso?

    • maria penha da rosa Postado em 18/Nov/2013 às 20:32

      A OAB provou a inocência do SIMONAL após a sua morte.

      • Vânia Amélia Postado em 25/Jan/2014 às 01:14

        Inclusive, Simonal ficou doente com todas as acusações que fizeram sobre ele!!!!

    • mara irene vargas Postado em 26/Dec/2013 às 16:31

      È bem isso Gustavo, a liberdade de expressão foi conquistada por uma geração corajosa, com luta, suor e lágrimas de sangue, melhor com a própria vida... Senão fosses esses mártires não poderíamos estar aqui expressando nosso pensamento, até os levianos dizem o que querem...ufaaaaaa

  12. gustavo bitencourt Postado em 28/Dec/2012 às 19:10

    O mais importante de descobrir o que realmente aconteceu na ditadura não é satisfazer um desejo de vingança e sim entender a nossa história, perceber o quanto a gente AINDA vive completamente imerso em parâmetros e ideias ditatoriais, pra poder ir pra próxima fase, superar isso. Eu ouço desde pequenininho que o Simonal, o Roberto Carlos, o Agnaldo Timóteo foram delatores. Agora aí nessa lista aparece também a Clara Nunes, o Wanderley Cardoso. Uma coisa que sempre me passa pela cabeça é que é muito diferente alguém lutar contra a ditadura sendo da elite carioca, como o Chico ou a Nara Leão, e ser um artista negro de origem pobre, filho de empregada doméstica e minerador, como o Simonal. A noção de sobrevivência é completamente outra, as necessidades e prioridades são outras. (E no caso do Simonal e da Clara Nunes, eu acho de verdade que a simples presença e a estética negra se popularizando entre a elite branca brasileira nos anos 60 e 70 tem muito mais de revolucionário que todas as letras do Chico juntas) Acho também que foi uma época muito confusa pra quem fazia parte. O acesso a informação era muito diferente. Conheço gente inteligente e generosa que viveu a ditadura e que vai te dizer coisas maravilhosas do Juscelino, do Costa e Silva. E, acima de tudo, nada foi provado contra esses artistas, a não ser que eles foram citados positivamente por alguns militares. Ué, vai que o militar simplesmente gostava do cara? Pode ser, não pode? Enfim, só acho que antes de olhar pro Roberto Carlos, por exemplo, e falar "Tá vendo? Já sabia que esse cafona só podia ser traidor" é legal se perguntar se não é a música romântica e a cultura popular que a gente quer ver na cadeia.

    • Roberto Vital Postado em 24/Sep/2013 às 22:32

      Amigo, você misturou alhos com bugalhos. Eu acho que o Simonal foi um grande artista, trouxe o swing para o Brasil, deu origem a uma linhagem da qual o Tim Mais é um elo-chave. Mas isso não o isenta de ter dedurado outros artistas. E pobreza, racismo ou o escambau não justificam o dedurismo! Não podemos enterrar a arte do cara devido aos seus malfeitos políticos, mas a boa arte dele não serve de escudo. E não foram só brancos da classe média carioca que combateram a ditadura. Você esqueceu a Noite dos Mascarados, do Zé Kéti? Ou o Jair Rodrigues, que imortalizou a Disparada do Vandré?

    • Rose Postado em 26/Sep/2013 às 09:14

      Muito bom, Gustavo!

    • Walmor de Luca Postado em 01/Oct/2013 às 14:09

      Juscelino foi vítima da ditadura. Quando do golpe militar era senador. Foi cassado e obrigado a exilar se. Ficou mais de dez anos no exterior sem poder pisar no Brasil onde fora um grande Presidente, eleito democraticamente em 1950. Faço estas observaçõs para o estabelecimento da verdade histórica.Seus amigos e companheiros políticos mais proximos foram militantes do MDB.DEvemos lembrar o grande papel exercido no combate a ditadura pelos juscelinistas Ulysses Guinarães e Tancredo Neves!

    • Juca Ramos Postado em 28/Dec/2013 às 04:29

      Gustavo: 1) o Juscelino nao participou da ditadura, mas foi por ela cassado, havendo suspeita de que o acidente de automovel que tirou sua vida possa haver sido obra da extrema direita; e 2) insinuar que a presença da cultura afrobrasileira, de si própria, no cenario musical seria mais importante do que a obra musical de protesto e conscientização política do Chico só pode ser fruto de desconhecimento da contribuição monumental do artista.

    • Luciana Lima Postado em 26/Mar/2014 às 13:40

      A filha do Geisel era fã de Chico Buarque por exemplo, até o Chico zombou compondo a música você não gosta de mim mas a sua filha gosta

    • Trinchão Postado em 31/Mar/2014 às 21:25

      Certíssimo!!!

  13. LFSK Postado em 28/Dec/2012 às 19:18

    Realmente , estes artistas estavam de conluio com os Ditadores,(falta muita gente nesta lista, Dom e Ravel por Ex. que compunham musicas de adoração ao Brasil em plena ditadura) haja vista que nenhum deles teve que se esconder ou fugir do pais por causa de suas ideias, agora chamar de burros quem lutou contra o regime que quase acabou com a minha geração, é falta de cultura pois não precisa ter vivido estes momentos para saber que o nosso Brasil estava nas mãos de Brasileiros que queriam acabar com os BRASILEIROS, mas sempre tem o outro lado da moeda, isso serviu para despertar a vontade de fazer um pais melhor para todos nós. E o espirito de luta esta sufocado dentro dos sindicatos e Gremios Estudantis que recebem Grana do Governo e não querem perder esta boquinha.

    • zelia Postado em 26/Sep/2013 às 18:18

      Dom e Ravel tiveram seus direitos violados, nunca receberam nada por suas músicas simplesmente o governo tomou e usou e eles tiveram q calar a boca além é claro de passar por absurdos. pois além de usarem as músicas como bem queriam do outro lado o povo achava q eles apoiavam a ditadura, viveram um inferno em vida.

    • Luiz Carlos Rallo Postado em 29/Dec/2013 às 15:18

      Muito e demais esperto, porque não dizer, realista, esse comentário. Tô e não abro !!!!

    • nelia Postado em 05/Apr/2014 às 00:03

      faço minhas suas palavras e completo que o espírito de luta sofreu um golpe quase na jugular com o AI 5 de 1968 (por incrível que pareça na sexta-feira 13 em que nasci), que intensificou as ações dos ditadores e ainda repercutem nos dias de hj, pois desarticulou quase todo o poder de luta organizado e seus reflexos ainda estão presentes na sociedade atual, mesmo quase 46 anos após o dia fatídico.

  14. Catia Francisca Postado em 28/Dec/2012 às 19:54

    Pessoas que atuaram na luta armada contra a ditadura, não são burros, São pessoas que lutaram por liberdade, não só a sua como a de todos os brasileiros. Eles derão a vida por todos. Tivemos muitos heróis. Heróis que não puderam nem ser enterrados dignamente por suas familias. Mas foram dignos na conduta, na intenção e desejo de querer um pais melhor para todos. Eles tiveram a coragem que nós não temos hoje, quando suportamos, sermos passados para tráz pela corrução que impera. Estamos acomodados demais, deveríamos gritar um pouco mais, fazer os nossos direitos prevalecer acima dos corruptos. Afinal somos nós que os elegemos. Então nós deveriamos retirá-los. Não com violencia, os tempos são outros. Mas com consciencia e sabedoria. A Constituição Brasileira no seu paragrafo I diz " Todo o poder emana do povo, e para o povo deverá ser exercido ".

    • rejane FC Postado em 26/Sep/2013 às 13:47

      Chamando comunistas e terroristas de heróis???? Não é possível! Heróis para mim foram os militares que deram o maior passo possível para salvar o nosso Brasil, impedindo que hoje fôssemos como Cuba, por exemplo. Veja a vida desses presidentes militares -- enriqueceram? seus parentes ficaram ricos? Tinham contas no exterior? Mensalão? Dinheiro na cueca? Aposentaram-se na regalia? Esses, sim, amaram a pátria e serviram ao povo. Ponto final.

      • So óio Postado em 29/Jun/2014 às 19:49

        Você sabe o verdadeiro sentido de comunismo, Sbe nada, o que sabe é o a midia marron coloca. Se quer saber nunca houve comunismo no mundo.Mas mesmo assim continuo dizendo que se não fosse esses " terroristas" voces estariam até hoje debaixo do relho , dos milicos, enquanto aqueles senhores estavam enriquecendo junto com o não tinha imprensa r de nada porques seguidores e nós sem sabeu ", , nar aqui.

    • Rute Freitas Postado em 30/Oct/2013 às 17:17

      Nossa super bem colocado o seu ponto de vista e concordo, devemos a essa pessoas as mudanças, e chama-las de "burros" é no mínimo ignorância e falta total de cultura e falta de respeito ao seu semelhante.

    • valdir andrade Postado em 22/Nov/2013 às 18:58

      Perfeita sua observação Cátia, hoje temos muita liberdade graças a muitos que lutaram , que perderam a vida em prol dum País livre, justo e soberano, onde homens e mulheres tenham os mesmos direitos e deveres, o acesso a informação seja amplo a todos, hoje podemos usar outra arma, tão poderosa que é o voto!

    • Sergio S. Postado em 27/Mar/2014 às 12:44

      Falou e disse! Ótimo comentário!

  15. juscelino cunha Postado em 28/Dec/2012 às 20:35

    Clara Nunes e Elis, isso eu duvido! Quanto aos outros não me surpreende, principalmente o Roberto Carlos e agnaldo Timóteo que é um direitão daqueles. È preciso apurar a verdade.

    • Roberto Postado em 25/Sep/2013 às 01:27

      Quem conta um conto, aumenta um ponto! Já dizia o ditado. Quem foi que falou em Elis Regina?

  16. Claudio Bucci Postado em 28/Dec/2012 às 20:57

    São esses (espertos) , que chamam de burros quem lutou, morreram e foram exilados pela democracia , que votam hoje no PT. Para o nosso amigo GUSTAVO S , digo, depois do comentário do nosso (esperto) a cima, com a censura livre , somos obrigados a aturar esses tipos comentários. E Viva a democracia.

  17. Marcelo Postado em 28/Dec/2012 às 21:58

    Vi alguém ai citando o Vandré! Ora, este foi o maior tanga frouxa, nunca foi torturado, e combinou com os militares que nunca mais iria cantar, e o fez. Ele nunca quis ser mártir de coisa alguma, a "esquerda" adotou sua música como um hino, e por isso ele foi perseguido, mas nunca foi sua pretensão. Vide o livro do historiador Paulo Cesar de Araújo, "eu nao sou cachorro não", que está bem explicado. Os outros apenas trabalhavam, não queriam ter problemas com a polícia, queriam apenas trabalhar, ganhar seu dinheiro e sustentar a família. Vejam que os grandes "pensadores" do movimento esquerdista musical eram, em maioria, pessoas já de famílias abastadas, não precisavam disso pra viver.

  18. Marcelo Postado em 28/Dec/2012 às 22:10

    Leiam o livro do Paulo Cesar de Araújo! Foi a primeira oportunidade de muitos artistas dizerem o que se passava nessa época com eles próprios. Dentre eles, Dom e Ravel, Odair Jose, Luiz Ayrão, dentre outros.

    • Roberto Vital Postado em 24/Sep/2013 às 22:35

      O fato de você aceitar e validar as desculpas deles só mostra que tem leitor para tudo. Nada mais vale para você, só o que eles dizem de si mesmos?

    • Rose Postado em 26/Sep/2013 às 09:18

      Acho difícil algum destes aqui ler qualquer coisa que vá contra o pensamento já entranhado...algo que contradiga só pode ser ruim, nefasto...é muito complicado lidar com isso!

  19. ALTAMIRO Postado em 28/Dec/2012 às 22:43

    Desde que o mundo é mundo sempre houve, e sempre haverá os Judas, isso é de se esperar, ainda nos dia de hoje ha vários por ai.

  20. Bruno Matos Postado em 28/Dec/2012 às 23:04

    José Alves Souza, tá procurando a música brasileira no lugar errado. Mesmo que não goste, tenta Tulipa Ruiz, Cabruêra ou The Baggios.

    • FERNANDO Postado em 29/Oct/2013 às 13:49

      ISSO É O QUE? NOMES DE REMÉDIOS PRA DOR DE BARRIGA? mAIS UM INTELECTUAL DA MPB QUERENDO MOSTRAR CONHECIMENTO MUSICAL....HAJA PACIENCIA.

  21. Natália Postado em 28/Dec/2012 às 23:26

    É graças a pessoas que pensam como você Tiburcio que o Brasil realmente não vai pra frente..

  22. Leandro Postado em 28/Dec/2012 às 23:30

    kd a Hebe?

    • Humberto Postado em 25/Sep/2013 às 16:08

      Bem lembrado!

  23. Simão Postado em 28/Dec/2012 às 23:50

    Grande Roberto! Aumentou meu respeito por ele!

    • genovalle Postado em 30/Sep/2013 às 09:13

      Respeito ele teria, se fosse macho o suficiente para assumir na época que era delator. agora se infiltrar no meio da classe comer do mesmo pão e depois delatar a surdina os amigos, é atitude de canalha,sem escrúpulo. Só os pequenos apreciariam essa atitude.

  24. Maritana Postado em 28/Dec/2012 às 23:55

    Para quem viveu aquela época onde tudo era proibido, é só se lembrar do quê era mais permitido...!

  25. Camila Postado em 29/Dec/2012 às 00:20

    A Hebe era amiga de vários generais e delegados. Lembro-me de Paulo Maluf várias vezes sentado na primeira fila de seu programa e suas idéias bem fascistas.

  26. Claudio Postado em 29/Dec/2012 às 01:08

    Grande Roberto! Aumentou meu respeito por ele! (2)

  27. Fernando Jeronimo Postado em 29/Dec/2012 às 01:13

    É por isso que hoje vemos o que vemos: Um "rei" (com talento um tanto medíocre para um rei), fazendo corte ao parlamento da oligarquia da informação (uma rede de TV por aí) como se fosse o centro de tudo , estrelando ao lado de celebridades de talento duvidoso ("músicos" que agem de má fé, agredindo o ouvido dos sóbrios e iludindo ébrios entendedores, pertencentes à massa "sem acesso a informação"). Ao mesmo tempo vemos os reis de direito do trono (Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Geraldo Vandré - aqueles que lutaram pela liberdade do seu povo, e de forma evidente têm perfil de compositor e são músicos com talento louvável) entre outros muitos "etc's" resumidos (em 50min) à especiais perdidos dentre os 365 dias do ano. Um pulga me incomoda: será que todo esse cenário é porque a sorte apela a ironia às vezes ou se trata de mais um programa de "benefício ao contribuinte do governo"?

  28. Aracelli Postado em 29/Dec/2012 às 01:39

    Faço minhas as palavras de Gustavo Bitencourt e Gustavo S.

    • vava Postado em 01/Nov/2013 às 06:15

      a maior vergonha do ser humano é não ter opinião própria, faça de suas palavras o segmento de seus pensamento e não o dos outros, me poupe pois gente como você vota pelo que os outros acham

  29. leila Postado em 29/Dec/2012 às 01:50

    Clara Nunes nao pode estar ai, ela fez declarações públicas como fã de Fidel Castro, fez militancia pelas diretas ja, gravava todas as musicas "subversivas" compostas por Chico e Paulo, nao acredito nisso, Clara nao...

    • Paulo Postado em 25/Sep/2013 às 13:16

      Clara nunes era amante do orestes quercia e sabia demais. .. Por isso morreu. .. Se é q vc me entende

  30. Sheila Alves Postado em 29/Dec/2012 às 02:10

    Ainda tenho que ler uns idiotas elogiando gente sem caráter, baba ovo, dedo duro a serviço de milico assassino. Por favor pessoas me poupem.

  31. Leilton Postado em 29/Dec/2012 às 07:56

    POvo ai diz que o Roberto Carlos não participaria de tais acordos... Gostaria de saber o porque de tanta certeza nesta afirmação? Até onde vimos o nome dele está nos documentos, e se foi esperteza dele para não bater de frete ou uma forma de se manter na midia ganhando dinheiro, ninguém nunca terá certeza. Mais não podemos esperar muito de um cara que ganha milhões para só aparecer em um canal de televisão: Globo, todo fim de ano. Esta emissora que vem da época dos militares, assistam o documentario: Muito além do cidadão kane. tem completo no youtube. E então entendam que nem tudo que reluz é ouro!

  32. Tiburcio Postado em 29/Dec/2012 às 09:48

    To vendo muita gente aqui falando isso e aquilo, façamos um teste. Se hoje já é impossível de se mudar alguma coisa, se hoje que esta tudo mais fácil com internet, com opiniões livres e formadas, pq não fazemos alguma coisa então?????? Agora imagina naquela época, que era tudo proibido, na ditadura.... Uma andorinha não faz verão, pq ele iria bater de frente com os generais, pra levar cacete? Ele foi mais inteligente, ficou nulo, ajudou muitos a se isolarem em outros países. Mas então vamos ao teste, vai você lá em Brasília, tenta falar com a Presidenta, tenta falar aos governantes do nosso País que esta tudo errado, vai lá você e bata de frente com a polícia corrupta, chega neles e diz q não pode ser desta forma, o máximo que vai conseguir é uma surra e talvez um 5 anos em regime fechado.

    • Marcos Postado em 21/Mar/2014 às 13:12

      O Tiburcio não tomou o haldol de hj.

  33. SAMUCA Postado em 29/Dec/2012 às 10:46

    Roberto Carlos lambe botas ,sempre foi!!!! E logo descobrirão documentos que provem o colaboracionismo do Pelé,da Hebe e de outos! lIXOS!!!TODO BRASAILEIRO QUE APOIOU A DITADURA É UM LIXO!

    • Borba Postado em 29/Dec/2013 às 02:19

      E o Lula, que se prestou a informante, não só do Tuma, mas do General Golbery, o que tem a dizer? A História ainda vai colocar isto a limpo; espero que em breve. A maioria das pessoas que se manifestam aqui não sabe da missa a metade. Nem imagina que, na verdade, quem manda, mesmo, não é esquerda ou direita. É preciso observar melhor a História como um todo, pois quem realmente dirige a vida dos países, nunca aparece. Covardemente, ou "espertamente". Se liga, moçada! Leia mais, pense mais, fale menos.

  34. francisco martins dos anjos filho Postado em 29/Dec/2012 às 10:47

    só fiquie surpreso quanto á clara nunes. Para minimizar espero que ela tem feito isso por pura covardia. Quanto aos demais roberto carlos, agnaldo timoteo, esses sao simpatizantes de qualquer ditadura capitalista, midiatica de direita.

  35. Cláudia Postado em 29/Dec/2012 às 11:07

    Roberto cantou para Caetano "Debaixo dos Caracóis dos seus cabelos...", numa clara alusão ao exílio do artista. Tenho sérias dúvidas sobre essa lista aí, principalmente pelo nome de Clara Nunes. Não sou fã do Roberto, nem tenho procuração pra defendê-lo, mas acho tudo isso bem estranho.

  36. Eula Carrara Postado em 29/Dec/2012 às 11:28

    Só está assim por causa de pessoas que pensam como vc!!! - [Tiburcio, em 28 de dezembro de 2012 às 12:15 disse: Roberto Carlos, Clara Nunes?????? Meio estranho isso, não que apoiavam, só não batiam de frente, no mínimo foi inteligência, não concordância. Burrice é uma minoria querer mudar alguma coisa, num país porcaria e corrupto como o nosso.]

  37. Aldinéa Postado em 29/Dec/2012 às 11:36

    Santa Ignorância! Como o Povo é crédulo! Os de ontem como os de Hoje.

  38. Fabio Melo Postado em 29/Dec/2012 às 11:41

    Só um comentário: falta um pouco de leitura crítica aqui. A distância entre ser favorável e ser ativo durante a ditadura é bastante significativa. O documento apenas aponta artistas que não se opunham ao regime e não de possíveis colaboradores proativos e engajados. O próprio texto aponta isto no final, ao colocar "colaboradores", assim mesmo, entre aspas. Mais atenção à leitura e menos opinião são coisas difíceis na nossa realidade. não é?

  39. erica Postado em 29/Dec/2012 às 11:41

    Não era ser inteligente e sim bundões como a maioria dos artistas brasileiros...a verdade é o brasileiro em geral prefere morrer com bala perdido ou em um assalto que é o que acontece do que lutando por algum ideal... povo individualista

  40. Aldinéa Postado em 29/Dec/2012 às 11:45

    Antigamente eles proibia o que estava escrito, por que o povo podia acreditar. Hoje eles publicam o que escreveram e diz que o povo pode acreditar.

  41. Paulo Henrique Machado Postado em 29/Dec/2012 às 12:22

    ESSE RC NUNC ME ENGANOU, UM HIPOCRITA....

  42. César Postado em 29/Dec/2012 às 12:24

    Nunca foi nulo, foi ciclotímico: circulou em ambos os meios. Foi a Londres visitar e prestar solidariedade ao Caetano, outro ciclotímico. Sua Jovem Guarda, onde era o rei, foi a "vã" guarda do atraso, cantando traduções de sucessos americanos feitas pelo Billy Blanco. Tem capa de LP montado em tanque do EB e nunca reconheceu que o Tim Maia ensinou ele a fazer música, aliás, nunca levou-o para seu programa de TV. É apenas um músico, artista não.

    • Ricardo Campello Postado em 26/Sep/2013 às 14:19

      Tim Maia participou do especial de Roberto Carlos em 1985

    • Juliana Postado em 01/Nov/2013 às 00:30

      Oi? Nunca levou-o para seu programa de TV? Não só levou para o programa de TV na Globo e no Clube do Rock, como também gravou músicas do Tim quando este estava na merda de dinheiro. Vá ler e se informar antes de falar besteira!

    • Antonio tadeu Postado em 11/Dec/2013 às 15:12

      Tira o Billy Branco dai, um dos nossos grandes compositores, e que eu saiba nunca fez versões. Não confundiram com Rossini Pinto, Fred Jorge, etc.....

  43. Rogerio Trindade Postado em 29/Dec/2012 às 13:27

    Gente, peraí, os defensores do regime militar atribuem o surgimento da corrupção aos governos democráticos recentes, é isto? Sim, pois pelos comentários, os militares podem ser responsabilizados pelo golpe, pela morte e sumiço de civis, pelo massacre de famílias inteiras, mas devem ser resguardados da acusação de corrupção. Num sistema que corrompeu nosso status de nação democrática, corrupto de berço, de nascimento, onde ninguém podia apurar nada e quem tentava apurar alguma coisa era torturado ou morto, como não ter certeza que houve muita corrupção? Isto é ÓBVIO! Aos que perguntam: Cadê a luta pelo fim da corrupção? Cadê a luta pelo fim da impunidade? Ela está aqui, manifestada, apoiada por pessoas que querem que a verdade venha à tona e traga junto com ela os personagens da ditadura militar, que hoje vivem escondidos, envergonhados, como clandestinos. Isto aqui é uma luta!!! E, mais uma vez, corrupção não é um privilégio de governos recentes do nosso país. Atribuir a corrupção a um partido é tudo que os veículos de comunicação que apoiaram o golpe querem para voltar ao poder através de seus representantes.

    • Kelly Postado em 21/Nov/2013 às 07:55

      Bastante pertinente seu comentário!!! Gostei!!

    • Antônio pinto Postado em 28/Mar/2014 às 14:58

      Rogério, concordo com você integralmente!!!

  44. clemente Postado em 29/Dec/2012 às 15:09

    E até que concordo com o Tibúrcio, e são TANTAS DECEPÇÕES que nem sei mais o que dizer das TANTAS EMOÇÕES, coisas desde nosso país que não se respeita.

  45. Carlos Guerra Postado em 29/Dec/2012 às 15:18

    Gustavo Bittencourt concordo totalmente com seu comentário. Mas essa hipótese de que "os militares simplesmente gostavam dele" eu acho meio ingênuo, não ? Ao que me lembre, uma das coisas que o Roberto ajudou foi na tentativa de expandir a venda de carros, trazendo para a cultura brasileria, uma vez que o Regime desenvolvia o país através do massivo investimentos em rodovias, mesmo sabendo que o ideal para nosso país era um investimento em hidrovias e ferroviárias. Claro, isso financiado por multinacionais estrangeiras, que naquele contexto de guerra-fria, precisavam mais do que nunca firmar o consumismo no mundo frente à URSS. Parece meio sem lógica, mas é necessário ligar os pontos. Fomos marionetes de um contexto geo-político internacional, e o Roberto Carlos com seu "meu calhabeque bi-bi" ajudou a introduzir essa necessidade e vontade nos brasileiros de ter e consumir. Ele contribuiu para toda aquele novo sistema que estava se instaurando e hoje é agraciado na Globo com seu especial a cada fim de ano, o nosso "Rei".

    • Alberto Postado em 27/Dec/2013 às 14:18

      concordo plenamente

  46. Bakunim Postado em 29/Dec/2012 às 15:35

    Não gosto das músicas do Roberto Carlos. Não gosto das músicas do Simonal. Gosto das interpretações da Clara Nunes - embora como vocal feminino desta época, eu gosto muito mais da Alcione. Acho o Wanderley Cardoso um bom intérprete, tem uma voz boa, embora não seja simpático ao seu trabalho musical. Aqui , vi pessoas tentando justificar que Chico Buarque é de "Classe Média" e tinha cultura o suficiente para ir contra o totalitarismo deste período e que um dos artistas mencionados nesta listagem de colaboração com este regime, por ser pobre, não tinha estrutura intelectual para entender o momento. Isso é uma analogia com uma argumentação logicamente inconsistente. Meu pai era mil vezes mais pobre do que Simonal e outros, posso pegar uma declaração de renda dele neste período e mostrar. No entanto, nunca deixou de ler, nunca foi uma pessoa "culturalmente pobre"e não era favorável ao regime, tendo sido perseguido e tudo mais nesta época. Emfim, o que se deve ser visto aqui, é o seguinte: talvez, em minha particular opinião, se eu visse qualidade nas músicas do Roberto Carlos, eu continuaria a admirá-lo artisticamente, mas, questionaria o seu caráter. Pois colaborar com um regime destes que censurava a liberdade de expressão, é algo decepcionante. Todavia, a arte é democrática, talvez, a única coisa democrática no mundo. Ela não pode ser vista como um instrumento ideológico, ela está além disso - Oscar Wilde já ilustrara o que quero dizer de uma forma até muito mais rica. Por último, vamos pedir para que a legitimidade deste documento seja certificada, ou seja, onde podemos encontrá-lo realmente, vê-lo de perto e com uma junta científica outorgada pelo governo que possa analisar sua veracidade. Estou errado ?

    • Maria Angelica Postado em 02/Apr/2014 às 22:11

      Está certissimo.

  47. João Pontes Postado em 29/Dec/2012 às 15:56

    Não sei se os citados apoiavam o regime., eu porém iria cuidar do meu lombo, não iria dar á toa para ninguém bater, se alguém viesse com cassetete, e perguntassem se eu era contra, eu diaria que não era contra, porém não era a favor.

    • Renato de Sousa Postado em 27/Dec/2013 às 09:40

      Ora, ora, qta brasilidade meu bom.

  48. Marcelo Magalhães Postado em 29/Dec/2012 às 16:04

    Destruíram a carreira de Simonal; e a desses outros, por que não destruíram? E esse tal de "rei"(só se for rei da merda), por que ninguém nunca mencionou o nome dele? Cadê a "ESQUERDA" brasileira, essa que perseguiu Simonal até o matarem, por que não fez o mesmo com o "rei"?

  49. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 29/Dec/2012 às 16:32

    Para tirar a má impressão e esclarecer os novinhos: ELIS REGINA não contribuiu com o REGIME, ela foi EVASIVA porque sofreu ameaça de vida DIVERSAS vezes. As ligações, a campana na porta de sua casa, as cartas anônimas encheram ela de receio. João Marcelo já deu entrevista dizendo: "Ligavam para ela para dizer que sumiriam comigo." O documento refere-se a uma acariação que Elis sofreu em 71 pois em 1969, na Holanda, disse que os militares eram gorilas. O CRPE a convocou para depoimento e segundo palavras dela ditas em 79: "Eu estava atônita que sabiam tudo da minha vida, porra! Dia tal, lugar tal, tal hora, você conversou com fulano... Até os números de cheques que eu mandava pra minha mãe em Porto Alegre, o número da conta..." Finalizo dizendo mais: vocês não acham ESTRANHO a morte dela? Justamente um tempinho depois da anistia, que foi embalada pela sua interpretação de "O Bêbado e a Equilibrista"? Não acham estranho o atestado de ÓBITO ter sido assinado por HARRY SHIBATA? Já viram a entrevista dela de 1982, alguns dias antes do seu falecimento? Eis o link: http://www.youtube.com/watch?v=ax-p-Zr8cyg Tirem suas conclusões.

    • Eliane Postado em 30/Dec/2013 às 01:26

      Pablo, acabei de ver o video que vc recomendou e fiquei pensando no Michael Jackson, no Tupac e acho que vc tem razão... Assim como alguém também ter mencionado a Clara Nunes ter feito a cirurgia das varizes. Agora, vou pesquisar quem é o tal do Harry Shibata. Saudações e obrigada pelo link.

  50. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 29/Dec/2012 às 16:49

    E para endossar o que disse, escutem Elis e percebam o que ela fez: enfrentou na arte o regime até onde pode! Percebam o que está sendo dito em meias palavras por compositores como: João Bosco. Milton, Chico, etc... A pimentinha ARDEU nos olhos que mereceram. Ex: Álbum "Transversal Do Tempo". Abraços.

  51. Luiza Muniz Postado em 29/Dec/2012 às 17:52

    Caça às bruxas inútil. Desserviço. Cortina de fumaça.

  52. marcelo gonçalves marins Postado em 29/Dec/2012 às 20:11

    Bem não me estranha estas noticias, pois neste pais não se falam as verdades, nenhum jornal publica o que o povo precisa saber, publicam o que a classe abastarda quer dizer, coisas que só interessam a eles.

  53. Walter Braga Postado em 29/Dec/2012 às 22:29

    O que adianta ficar falando de ditadura hoje? Temos é que encarar os fatos do presente onde uma "corja" que se intitula "salvadores da democracia" nos roubam "a céu aberto". Tô me lixando para esses "pseudos" heróis".Enquanto essa erva daninha proliferar, seremos sempre o país do futuro.

  54. claudia Postado em 30/Dec/2012 às 14:19

    Clara Nunes foi uma militante na divulgação e no auxílio a Angola, fez vários show lá, junto com o Chico Buarque. Passou meses em Cuba no Festival de VAradero, junto com o Chico Buarque. Estava inclusive cantando no show do Riocentro, quando houve o atentado fracassado da Extrema Direita. Sempre foi uma militante pelas causas sociais. O Canto das três raças, feito pelo marido dela, é um hino libertário. Só quem não tem noção de quem era Clara Nunes e de seu posicionamento político pode acusá-la de colaboracionismo. Quanto ao Roberto Carlos, visitou Caetano Veloso e Gil, quando eles estavam no exílio e eram demonizados pela Ditatura, além de compor a canção "debaixo dos caracois". Roberto não era um cara politizado, nunca foi essa a proposta da Jovem Guarda, que representava bem a classe média baixa e a classe baixa que era incentivada a permanecer alienada da política do país. Mas colaboracionista, é demais! Uma caça às bruxas sem sentido.

  55. claudia Postado em 30/Dec/2012 às 14:29

    Demais a mais, no início, muita gente pensava que a Ditadura era algo"bom" , mesmo que uma Ditadura nunca pudesse ser algo bom. Mas lembremos que os regimes do socialismo real eram também ditaduras (ainda hoje o são!). Portanto, a noção de democracia não era muito clara nos tempos da Guerra Fria. Muita gente que depois virou ferrenho opositor do Regime marchou com Deus pela liberdade: um exemplo de alguém acima de qualquer suspeita: Dom Helder Câmara, que, de início, apoiou os mlitares pelo medo de que o João Goulart fosse transformar o Brasil num país socialista ateu (imagina se um latifundiário católico iria fazer isso!), tal era a distorção e a radicalização das ideias no Mundo, naquele momento.

    • luiz vaz Postado em 21/Nov/2013 às 18:35

      MUITO BOM SEU COMENTÁRIO CLAUDIA MAS LEMBRE SE. A " C I A " ATUAVA NOS BASTIDORES ,ORQUESTROU ASCENSÃO E QUEDA DE VÁRIOS GOVERNOS NA AMÉRICA DO SUL,ORIENTE MÉDIO E ÁSIA...NO BRASIL NÃO SERIA DIFERENTE ,PLIM PLIM.AMIGA ,ALIENAÇÃO,DISTORÇÃO E RADICALIZAÇÃO AINDA ANDAM POR AI

  56. Eugenio Postado em 30/Dec/2012 às 23:05

    Eu também estou surpreso com a informação, mesmo porque os registros que falam sobre delatores não apontaram, até agora, alguém que tenha passado pelos porões da ditadura citando Clara Nunes, Roberto Carlos e Elis Regina como delatores. O que todos sabem é que os três, por medo ou duvida sobre que era certo ou errado, nunca foram vanguarda de nada, além da jovem guarda. Também não é verdade que Roberto Carlos não tenha ajudado os amigos, até mesmo Tim Maia que lhe causava arrepios por seu comportamento pouco recomendável para os valores da época. Até agora no meio artístico, além dos assumidamente pró-ditadura pouca coisa foi comprovada. Por isso, é mais salutar que esperemos as informações da comissão recém criada para este fim. Por outro lado se alguém sofreu delação por parte dessas pessoas, é hora de colaborar para o fortalecimento da democracia. É muito comum o fato de adversários divulgarem um exército de colaboratores maior do que eles verdadeiramente têm. Quanto a qualidade da música de cada um, trata-se de algo extremamente subjetivo e não cabe julgamentos isolados.

    • Ozires Postado em 31/Dec/2013 às 10:33

      Esse é o Eugênio (janinha) Pacelli? Belas palavras! Consciente posicionamento!

  57. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 30/Dec/2012 às 23:52

    Amigos, ELIS REGINA CARVALHO DA COSTA não ERA da JOVEM GUARDA. Só para constar. Elis era ELA. Nunca aceitou rótulo. ... e quem CONHECE SEU TRABALHO,(não estou falando de uma canção ou outra) sabe que ela foi contra a "espada" na arte O TEMPO TODO e o fez muito bem. Tudo possuia um tom JORNALÍSTICO, nos discos. A baixinha foi mais esperta que todos. Não falou abertamente de política, mas fez belas reportagens.

  58. Fátima Lemos Postado em 31/Dec/2012 às 09:50

    Mesmo que estes artistas tenham sido, de certa forma coniventes com a ditadura, não se pode condená-los. pois não se sabe os motivos que os levaram a isso. E depois quem disse que A DITADURA foi um regime pior do que esse VANDALISMO chamado DEMOCRACIA que hoje é patrocinadora da vagabundagem e da delinquencia?

  59. Marcelo L. Costa Postado em 01/Jan/2013 às 15:40

    Destes artistas ai citados Wilson Simonal foi o caso mais emblemático. Simonal era do Exército, e sua rápida ascensão como cantor profissional na 2ª metade dos anos 60, bem como sua conturbada carreira gerou até um filme, que todos deveriam assistir e tirar suas próprias conclusões.

    • Marival Guedes Postado em 30/Mar/2014 às 17:53

      Tem também um livro sobre Simonal

  60. Bárbara Postado em 02/Jan/2013 às 00:42

    É muito fácil sair acusando todo o mundo ou chamar alguém de "burro" ou "covarde". Assim como não é burrice lutar pelo País, não é covardia não querer ser torturado por um determinado regime. :) Percebo muito ódio e muitos achismos aqui, coisa de gente intelectualizada mas que há muito parou de aprender e fica apenas forçando as próprias opiniões para quem estiver lendo/ouvindo. Hora de aprender mais, não? Quem estava vivo na época, feche os olhos e tente se lembrar de como era. Quem não viu, vá ler um pouco sobre e pare de endeusar uns e condenar outros. Mesmo que a lista seja verdadeira, não posso culpar os ditos simpatizantes do regime. É aquela velha história: "depois que o barco afundou, todo o mundo diz saber como evitar que ele afundasse". Agora que passou, todo o mundo cai em cima de quem não lutou.

    • Ernani Postado em 22/Jul/2014 às 14:39

      Muito bom mano !

  61. Wagner José Santos Postado em 02/Jan/2013 às 09:19

    E quem pagou o pato o Simonal lembram?acusado de dedo-duro, delator enquanto a Jovem Guarda alienava e deixava a juventude achando que o Brasil era o país das maravilhas, é a mídia sempre manipulando o povo e o pior que até hoje isso acontece, será que se perguntarem quem colaborou com a ditadura o Roberto Carlos irá dizer !Esse cara sou eu!??/

  62. Guilherme Augusto Postado em 03/Jan/2013 às 20:49

    Só consigo pensar em três possibilidade para o nome de Clara Nunes estar aí: 1) até 71 (data do documento) ela ainda não estava entendendo no meio do que ela estava e depois mudou; 2) não estamos falando da mesma Clara Nunes; 3) o autor deste documento nutria grande simpatia por ela.

  63. David Bernardes Postado em 04/Jan/2013 às 20:10

    Simonal não era delator, nem colaborou com os milicos. Simonal apenas se enrolou em uma situação, que acabou marcando-o como delator até a sua morte. Vejam o filme: "Ninguém Sabe o Duro que Dei" Filme sobre a vida de Simonal.

  64. Moço bunito Postado em 06/Jan/2013 às 08:44

    Olha, a coisa é a seguinte: a gente fala, fala, mas só Deus sabe o que passa na cabeça de uma pessoa com uma arma na sua cabeça. Cada um se defende como pode, e foi exatamente isso o que esse povo fez. A ÚNICA que podia chegar e falar "o que quisesse" era a Elis, porque ela era (e ainda é) a maior cantora do Brasil. Se ela morresse, isso ia (e foi, quando ela morreu) repercutir no mundo inteiro, de tanto que ela era querida. Prova disso é que quando ela sentiu a ponta da arma na cabeça quando voltou da Alemanha depois do que disse, a primeira coisa que ela fez foi cantar o Hino pros militares. Esse povo já tinha marido, mulher, filho. Cada um sabe o peso e a medida que tem as pessoas e a própria vida. Eu não julgo ninguém, não tava lá pra saber. Mas uma coisa se pode perceber: não sei se foi uma questão de retorno do destino, mas a maioria desse povo aí tá tudo no esquecimento do público da massa. Já o povo que bateu de frente até hoje se ouve e se vê por aí... Que coisa não?

  65. Viviane Postado em 07/Jan/2013 às 15:31

    Gustavo Bittencourt, o seu comentário é brilhante. Extremamente sensato. E sensatez é raridade nas discussões sobre a ditadura militar.

  66. Rael Postado em 07/Jan/2013 às 20:01

    É um tema bem interessante e polêmico, amigo! Mas, como sabemos se estes documentos são reais e oficiais? Um abraço!

  67. Luciana Postado em 11/Jan/2013 às 10:59

    Galera, concordo com todos aqueles que lutam pela defesa da democracia e contra os horrores da ditadura, mas eu acredito que temos que desconfiar desses documentos. Assim como muitos aqui falaram, também não acredito na adesão da Clara Nunes, sinceramente, gostaria de ouvir a opinião de algum parente próximo dela para esclarecer melhor isso. Vamos lembrar que os ditadores trabalham com a "lavagem cerebral" e costumavam jogar artistas e intelectuais contra a sociedade. Mesmo nos anos de abertura política, essa lavagem cerebral continuou, temos que ter cuidado com os documentos produzidos pelos militares daquela época. Tudo é questionável!

  68. Rosa Postado em 13/Feb/2013 às 12:49

    Alguém pode me dizer o porque Chico Buarque, mesmo compondo várias músicas de protesto, não foi convidado a se retirar do Brasil ? Não acredito nesta lista, aliás, a MPB e uma farsa, surgiu para contrapor a jovem guarda, existem inúmeros estudo acadêmicos que falam sobre a temática, de como um gênero elitista se alto intitulou a verdadeira música brasileira! Cadê o Caetano Veloso, de rebelde a conservador, o Milton Nascimento que cantou que o artista tem que ir a onde o povo está, porém este não vai, ou até mesmo Chico Buarque que cantou um Brasil pra todos, mas que os ingressos do seu show, são para poucos ? Minha gente, essa lista deve ser analisada, nem tudo que aparenta é,acho que quem divulga algo como esta lista deveria ter mais responsabilidade, visto o que aconteceu com a carreira do Simonal, por Clara não esta mais aqui para se defender!

    • Marival Guedes Postado em 30/Mar/2014 às 17:57

      Chico foi para a Itália.

  69. Lucio Rodrigues Postado em 20/Feb/2013 às 15:41

    Bem! Penso que devemos sim agradecer àqueles que fizeram a diferença, pois a história de hoje so esta assim, por causa do que aconteceu lá atras. Ja imaginaram se ainda fossemos dominados pelos militares! Muitos de nos nem aqui estaríamos. Fato é que nós brasileiros somos um bando de acovardados acomodados a nossa vida medíocre. E no fundo nao estamos nem ai pro que esta acontecendo ou vai acontecer. Somos amebas de um pais onde poucos tentaram fazer a diferença e a grande massa que so sabe reclamar e nada fazer. Acredito que daqui 50 anos muitos que hoje se indispõe de fazer alguma coisa nao terá dinheiro nem pra comer. Afinal, esta mais que provado que o Brasil e os pais mais rico do mundo, pois tudo aqui é mais caro que em qualquer outro pais. Portanto, a tendência é isso piorar, pois nos acovardamos em nossos lençóis e queremos que as coisas mudem por si so. Quanto aos adeptos a ditadura cada qual com seus princípios.

  70. João Alves Postado em 21/Feb/2013 às 09:27

    Na ânsia de caçar bruxas do remoto tempo da ditadura comete-se bárbaras injustiças. Uma coisa é ser colaborador do regime, outra coisa é ser neutra,é estar em cima do muro. Estar em cima do muro não é pecado e nem vergonha. É aonde estiveram milhões de brasileiros durante os dias de chumbo da ditadura. Só porque eram celebridades teriam a obrigação de entrar na luta. Dizer que Roberto Carlos era colaborador da ditadura é sacanagem. Aliás ele fez uma bela música sobre a volta do Caetano do Exílio. Uma música histórica que foi grande sucesso. Clara Nunes? Não consigo lembrar de ninguém mais longe da política do que ela. Wilson Simonal? A história provou que ele nunca teve nenhuma ligação com os órgãos de repressão. Inventou uma história infeliz em um momento infeliz e pagou por isso com a morte ainda em vida. É rídiculo ficar remoendo a história antiga à procura de novos culpados.

    • Ricardo Campello Postado em 26/Sep/2013 às 14:41

      Concordo com esse comentário. O mais sensato que eu vi aqui.

  71. mARIA lIBIA Postado em 27/Feb/2013 às 13:02

    JOÃO ALVES e LUIZA MUNIZ: tenho certeza que vocês nunca ouviram falar de CARLOS ALEXANDRE AZEVEDO que, quando tinha ! anos e 8 meses foi preso, levou choques elétricos, teve seu maxilar quebrado, passou fome por dias, sofreu sevícias , só para que seus país delatassem outras pessoas. A mãe de PAULO FONTELES FILHO, presa grávida, levou inúmeros chutes na barriga, sofreu vários meses a brutalidade sexual e teve seu filho no antigo hospital da guarnição do Ministério do Exército, cujo lema era "FILHO DESTA RAÇA NÃO DEVE NASCER". Demoraram para entregá-lo a família, pois não haviam encontrado algemas que davam nos pulsos do recém-nascido. Entendam todos: "AQUELE QUE NÃO PUNE UM CRIME, ordena que ele seja feito" e, "QUEM NÃO SABE A SUA HISTÓRIA, VOLTA A REPETÍ-LA".

    • Márcia Postado em 23/Sep/2013 às 12:40

      E os guerrilheiros, eram bonzinhos com seus prisioneiros????? Em uma guerra, todos são maus. Não existem bons. E as pessoas inocentes que eles assassinaram e/ou aleijaram em assaltos a bancos. O marido de uma empregada de uma tia minha, ficou tetraplégico, morreu em uma cama sem assistência alguma depois de muitos anos de tortura dele,, dela e dos 5 filhos que tinham. Viveram de caridade. E NUNCA receberam indenizações, salários ou qq coisa que o valha como guerrilheiros e famílias pós anistia. Esse outro lado da história, ninguém conta. Nenhum prestou, nem militares, nem guerrilheiros. Não se pode amenizar um lado em detrimento do outro. Tem-se que pesar tudo e tentar ser justo. Em uma guerra, qq uma, existem apenas algozes. Não dá pra vitimizar lado algum.

    • Henrique Postado em 05/Apr/2014 às 07:12

      E não deviam nascer mesmo, erva daninha que é prejudicial a terra tem que ser extirpada.

  72. Alex Postado em 31/Mar/2013 às 17:00

    A ideia que ditaduras de direita justificam qualquer possibilidade de implementação de ditaduras de esquerda foi o que motivou Adolf Hitler em sua imundície ideológica, assim como a direita americana na guerra fria que orquestrou a implementação de ditaduras na América latina em nome da "liberdade". Quem defende tal falácia, além de fascista, é covarde. Quantos argumentos rasteiros. Quanta covardia. É como sempre digo: Nem todo crítico das ditaduras comunistas é um democrata. Muitos apenas as trocariam por ditaduras de direita. Hipócritas nojentos. Terroristas são vocês que usam da força do Estado, do medo, para manter o controle social. Imbecis.

  73. leonisia pimentel Postado em 04/Apr/2013 às 22:53

    na época da ditadura era cada um por si, enquanto muitos eram exilados e até mortos pelo regime militar outros participavam de banquetes oferecidos para politicos na casa do presidente da globo cantavam pra eles e puxava o saco pra não leva um pé no traseiro também, por isso que até hoje é comprado pela globo é proibido falar mal de politico. eu acredito nessa lista e muitos darão outra perna pra não ser divulgado.

  74. Almanakut Brasil Postado em 06/Apr/2013 às 07:33

    Se vasculharem, acharão muitos artistas envolvidos em corrupção e maracutaia! Principalmente após a revolução chamada de Nova República (sic), com a Lei Sarney, que posteriormente virou Lei Rouanet e a prática Jabaculê, uma espécie de mensalão artístico!

  75. leni Postado em 08/Apr/2013 às 22:46

    ALMANAKUT BRASIL, o problema é esse muitos são comprados por artistas e politicos pra abafa o caso, mas todos sabemos que existe muita podridão no meio no nosso pais, se mexer dá pra contar nos dedos o que se salva.

  76. julio cesar Postado em 22/Apr/2013 às 14:00

    Do Roberto Carlos, um brega cafona até é possível, mas o patrulhamento da esquerda truculenta, liquidou com a carreira de um dos maiores cantores e intérpretes brasileiros.Wilson Simonal. Disque-disque, de uma criatura, alienada políticamente, que só queria mostrar a grandiosidade da sua voz e interpretação. Depois de tantos anos passados,da morte de Wilson e da Clara Nunes, o que pode interessar e a quem pode interessar estas "suspeitas"?

  77. Lee Postado em 30/Apr/2013 às 14:32

    Não sei porque não estou surpreso! Afinal, estamos falando de um cara que é carne e unha com a Rede Globo, uma empresa de telecomunicação que deu seu apoio irrestrito a todos os atos dos generais, do princípio ao fim da ditadura, nas palavras de seu caudilho, Roberto Marinho. A Rede Globo é a voz da ditadura, ainda é um fantasma que assombra ecoando as vozes dos generais. De resto, prefiro um Caetano Veloso, uma Gal Costa, uma Maria Bethânia e um Gilberto Gil a um tal Roberto Carlos. Esses quatro primeiros são monstros de talento em relação ao último.

  78. J.R.Torres Postado em 10/May/2013 às 11:52

    Agora estou entendendo, o porque ele proíbe qualquer livro que fale de sua biografia.

  79. Glausiiev Dias Postado em 16/May/2013 às 14:43

    Aos intelectualóides metidos a pseudo-esquerdistas que andam postando certos comentários aqui eu só posso dizer o seguinte: I) Se a jovem guarda foi tão alienada como vocês dizem, garanto-lhes que não foi menos alienada do que tropicalismo de Caetano e Gil que vocês defendem; II) Caetano e Gil NUNCA DERAM A CARA A TAPA durante a ditadura. Apenas se vestiam e se comportavam de um modo excêntrico (estética essa que incomodava os militares) e compunham letras totalmente sem sentido (coisa que continuaram a fazer nos anos seguintes). Desafio alguém a me apontar uma música desses dois cantores que tenha, realmente, sido uma crítica à ditadura militar. Acordem amigos: NINGUÉM, pelo menos do meio musical, TEVE CORAGEM DE ENFRENTAR A DITADURA, e o motivo é simples: ELES NÃO ERAM MILITANTES POLÍTICOS E SABIAM QUE SERIA BOBAGEM ENFRENTAR UMA DITADURA COMPOSTA PELOS MILITARES. III) De TODOS os músicos e cantores brasileiros, cito APENAS o GERALDO VANDRÉ, o CHICO BUARQUE e o GONZAGUINHA como os ÚNICOS a realmente enfrentar a ditadura, porém, não vou deixar de admirar a música do Roberto Carlos ( e de outros artistas da Jovem Guarda) apenas porque eles não enfrentaram a ditadura, como se fosse obrigação deles fazer isto. IV) O fato de constar os nomes de tais artistas não significa que eles eram efetivamente colaboradores do regime, apenas mostra que os militares simpatizavam com referidos artistas. V) Incrível como esquecem a chamada "passeata contra as guitarras elétricas" liderada por Elis Regina, e da qual participaram Gilberto Gil, Jair Rodrigues e outros. Querem algo mais reacionário e fascista do que isto??? VI) O Jorge Ben compôs "País Tropical" em 1970, auge da ditadura, e até hoje nunca ouví ninguém acusá-lo de ufanista e nem de colaborador do regime. Será porque ele pertence ao círculo da "MPB" , a "MPB" dos intelectualóides metidos que desprezam a verdadeira música popular e se distanciam do povo, numa clara demonstração de elitismo e de associação com os poderosos? VII) Aos que criticam a Jovem Guarda, ela também não foi menos alienada do que a Bossa Nova, este sim um movimento feito por pequenos burgueses da elite carioca, que jamais se insurgiram contra nada e nem ninguém e que serviram base para os futuros "emepebistas". VIII) A diferença entre a Jovem Guarda e o Tropicalismo é que os da Jovem Guarda curtiam Rock Americano dos Anos 50 e a Primeira Fase dos Beatles, enquanto que os tropicalistas eram alienados pela Bossa Nova e curtiam a Segunda Fase dos Beatles (do Sgt Pepers), só isso, se é pra criticar a Jovem Guarda por ser alienada, a Bossa Nova, a Tropicália e a "MPB" (que de popular não tem nada) também o são, apenas isto.

    • Fabão Postado em 25/Sep/2013 às 13:38

      Uma música você quer? Então vá entender as metáforas de CÁLICE de Gilberto Gil. Ou achou que se tratava de uma letra religiosa?

      • Alice Oliveira Postado em 26/Sep/2013 às 21:41

        Calice de Gilberto Gil??? De que país é esta música??? porque no Brasil...talvez um tal idiota...chamado CHICO BUARQUE tenha uma musica parecida com este titulo...

      • Kleiton Gonçalves Bezerra Postado em 24/Mar/2014 às 08:41

        Santa ignorância. Carinha, Cálice é de Chico Buarque. Logo, vc ainda não respondeu à pergunta.

    • Ricardo Campello Postado em 26/Sep/2013 às 14:48

      Concordo em g~enero, número e grau com você. E vale lembrar que quando Gil e Caetano estavam exilados, Roberto Carlos mandava grana para os dois em Londres. Foi o Gil que disse isso no programa SEM CENSURA. Não fui eu.

    • Fábio Postado em 21/Jan/2014 às 15:32

      peço licença pra fazer minhas as suas palavras caro Glausiiev Dias.Seu texto é muito bem definido,mostrando a hipocrisia dos metidos a intelectuais.Gostei muito de você lembrar das passeatas contra as guitarras da Jovem guarda e demais fatos que provam que devemos ter coerência,principalmente quando se defini que o RC nunca seria obrigado a aderir um movimento contra a ditadura.Sem esquecer que o RC sempre foi muito discreto,como é até hoje,onde ele se afasta sempre onde há uma polêmica,ou fica neutro,preferindo viver a sua música.A música que ele sempre fez,para se amar.Não as canções feitas para pintar uma faixa e ir as ruas protestar.

  80. WILLIAM Postado em 06/Jun/2013 às 20:28

    é muito fácil hoje criticar e exigir uma verdade, que não contemple os dois lados, onde só se mostra um lado da historia baseado apenas na "verdade do torturado", não é citado os motivos, ou os meios utilizados pelo torturado para atingir suas metas. me lembro muito bem pois era estudante em São Paulo, e vi muitos "hj citados como heróis da pátria" se escondendo por de trás de alunos inexperientes, que eram levados até a morte por um capricho desse dito hoje como" salvador da Pátria" . poderosos hoje mas viviam nas sombras como vampiros a espera do poder. que hoje exercem sem sequer prestar atenção a massa que eles moveram. QUANDO VÃO DAR OS NOMES DAS PESSOAS CHAMADAS NA ÉPOCA DE GUERRILHEIROS, QUE NA VERDADE ERAM AMIGOS DOS MILITARES, E ENTREGAVAM SEUS AMIGOS A ESTES.

  81. Fabio Nogueira Postado em 07/Jun/2013 às 16:08

    Denegriram a imagem de Simonal,agora querem sujar Clara Nunes? Da licença. Esses relatórios dos Exercito parece ter sido escrito a esmo. Clara Nunes cansou de ir a CUba para fazer show e tinha como admirador Fidel Castro e vice-versa. O mesmo e o ex-presidente de Angola Agostinho Neto. O que vão chamar Clara nunes agora de dedo duro ,assim que fizeram com o Simonal? Se depender de mim vcs não vão denegrir a imagem dela.

    • Luiz Carlos Maldonado Postado em 22/Nov/2013 às 00:09

      Clara Nunes era colaboradora sim. Simoníaco não. Bateu de frente com a globo e foi sacaneado, porque na época foi o único a encarar a globo que se fez, çresceu durante a ditadura. Simonia peitou, foi perseguido e teve todas as portas fechadas.

    • Marival Guedes Postado em 30/Mar/2014 às 18:04

      Simonal e Clara Nunes, têm histórias diferentes. Incomparáveis.

  82. Fabio Nogueira Postado em 07/Jun/2013 às 16:15

    NÃO SUJEM O NOME DE CLARA NUNES!

  83. J . J. Afonso Postado em 10/Jun/2013 às 20:35

    Musica se ouve, se faz, se compra e se vende..musico compositor é cigarra no verão. Produz pra ele somente, depois esquecemos. Aproveitadores de momento..Alguns foram a Cuba, mas nao viveram la´, muito menos em Angola devastada pela miseria comunista.Esses sujeitos que foram comentados pelos senhores nunca deram mesmo cara a tapa, aproveitadores de momento! Maioria que se contrapos a ditadura....tudo reacionario de cobertura!...só fachada. Que me lembre, só houve reaçoes ao regime na Polonia, tchecoeslovaquia, iugoslavia, libia..e mais alguns No golpe militar no Brasil, as praias estavam lotadas! e continuaram. Quem tentava chegar ao trabalho no centro do rio de janeiro , esses sim, levaram porrada!..Alguem aqui ja viveu num pais comunista??? duvido....eu já! Felicidades eleitores brasileiros....

    • Márcia Postado em 23/Sep/2013 às 12:20

      Apoiado. Quem não gostava como era, devia ter se mudado pra lá. Agora, concordo com você, não vai mais ser preciso. Logo estaremos com um Cuba em pleno funcionamento no Brasil. Eu já estou com 57 anos. Mas a a maior parte de vocês vai poder usufruir e bem dela. Boa sorte.

    • Lawxen Postado em 21/Nov/2013 às 05:44

      Gostariam que o resto entendedesse, como tu entendes, mas...... fazer o que...não conseguem contestar nem 2 + 2.... ( me prova que não é 3,71)... entendeu o contexto, né?.. abraço.

  84. Marilene Postado em 10/Jun/2013 às 21:09

    Com a divulgação desses relatórios o q/ pretende o Pt? Enlamear o nome de quem ñ pode mais se defender? Criar esse clima de revolta q/ estou sentindo em vcs, ou desviar a nossa atenção da pouca vergonha q/ está acontecendo no país? O q/ ocorre hoje é mais grave, qdo fragiliza-se o ensino e passa-se a enviar sem terra p/ Cuba p/ qdo voltar disseminar o comunismo pelas cidades do interior e periferias. Como história, q/ tomemos conhecimento dos fatos mas olho no momento delicado q/ vivemos! Vcs sabem q/ assassinos no Brasil, viram Presidentes!

    • Márcia Postado em 23/Sep/2013 às 12:15

      Tem o meu maior apoio Marilene. Mesmo pq, na minha opinião devido a tudo que eu já pesquisei, Wilson Simonal foi um boi de piranha. Eles levaram ele lá, fizeram umas perguntinhas bobas, liberaram, articularam pra que todo mundo ficasse sabendo (se ele fosse um informante, teria proteção de sigilo absoluto, tenho certeza- é mais óbvio) e demoraram a desmentir que ele era um colaborador. Agora, democracia é estar do lado de quem a gente decide estar. Pq então não se poderia estar do lado dos militares????? Que pecado é esse????? Eu vivi essa época, contra os militares. Só não imaginava que estando contra eles, estaria a favor do comunismo. Não era isso que nos diziam. Agora eles , através de um sem nº de engôdos e mentiras, conseguiram. Preparem-se para uma nova Cuba/brasileira. Não estamos tão longe disso não. Qto a esses comunas ricos- Chico Buarque, Niemeyer, etc..... Esbaldaram-se ganhando dinheiro em regimes capitalistas, mas não vi nenhum dividi esse dinheiro com o povão não. Muito pelo contrário, preservaram e bem seu capital particular. Tuti bona gente. Bom, depois que o Chico Buarque assinou um manifesto de apoio ao Genuíno....... Não duvido de mais nada de ninguém. Haja visto que não vi NENHUM artista dando apoio às nossas manifestações de rua, nem na do largo do batata- S.P., que foi homérica. Aí tem. Na verdade é cada um por si e o povo que se dane. Que morra sem cultura, que seja torturado e faleça sem recursos nos corredores dos hospitais, assassinados nos morros, drogados, com fome, de frio, etc..... PT, PSDB e todos os outros???? Farinha do mesmo saco. E nós, ao invés de lutarmos pelo presente e futuro, estamos brigando pelo passado. Fazer o que. Obrigada.

    • Fabão Postado em 25/Sep/2013 às 13:32

      Viram. A começar pelos generais torturadores que governaram este país.

      • Newton C Postado em 27/Sep/2013 às 01:00

        Você está tããão enganado.

    • carmina Rodrigues Postado em 25/Sep/2013 às 13:54

      quem? diga o nome doida.

    • Carlos Postado em 26/Sep/2013 às 14:43

      Concordo 100% contigo!

  85. altair ahad Postado em 09/Sep/2013 às 17:02

    RC lixo!

    • Fábio Postado em 21/Jan/2014 às 15:23

      Um "lixo" muito bem sucedido que sequer sabe que uma figura tão insignificante como você existe. RC só usufrui do fruto de sue trabalho ao longo de todo esse tempo,onde tudo que ele faz é puro sucesso e isso incomoda muito.

  86. El-Buainin Postado em 09/Sep/2013 às 18:21

    É preciso analisar com mais cautela. Pode ser que os artistas fizessem declarações como essa somente para agradar (ou com medo de represálias). Clara Nunes, por exemplo, que foi citada como uma colaboradora da ditadura militar, cantava energicamente uma canção que revelava as mazelas sofridas pelo povo. É de arrepiar! http://www.youtube.com/watch?v=an8LExF-mQk

  87. Fernanda Marques Postado em 10/Sep/2013 às 12:14

    Cometeram erro grave hein...Clara Nunes não tinha envolvimento político ativo! ...digamos que, não era militante, e jamais concordou ou simpatizou com o regime militar! Faço pesquisa sobre ela...e tenho plena certeza disso! Por via das dúvidas, só pra começar, pode ler sua biografia, escrita por Vagner Fernandes :)

  88. J.Oliver Postado em 24/Sep/2013 às 08:36

    Do Wilson Simonal conheço uma historia,em que o nome dele foi parar nessa lista,justamente por disseminação de boatos,inclusive de próximos dele,que colaboravam com o sistema,em que o caso dele teve a ver,com quem de confiança,acabou por lesar sua carreira em montantes financeiros,e ele num ato descontrolado de raiva,foi cobrar satisfação,na hora errada e no lugar errado,então foi como um estopim,ligaram seu nome a um ato politico,quando o motivo foi simplismente pessoal,levando aos amigos,virarem as costas e afundando completamente sua carreira,e hoje muitos dos que lhe viraram a "cara" ,fazem homenagens emocionadas ao artista, Wilson Simonal. Sei não,cada caso é um caso!

  89. edinho bene Postado em 24/Sep/2013 às 13:17

    Nunca tive ídolo nenhum, sou fã do roberto, logo apos fazer debaixo do caracóis recebeu do caetano a Letra de Força estranha, linda canção, troca de gentilizas

  90. Maurilio José Germanio Postado em 24/Sep/2013 às 17:01

    Eu sabia disso, vivi esta época, tem muito mais, quando tivermos acesso a todos os dados do serviço secreto do SNI muito gente vai ficar de queixo caído.

  91. Manoel Francisco Postado em 24/Sep/2013 às 19:14

    Era o pessoal da tal jovem guarda que na verdade foi " um movimento articulado pela DITADURA" pra entupir a juventude de porcaria pra distrair e manter em êxtase.

  92. Oscar POA Postado em 24/Sep/2013 às 22:30

    Citar a CLARA NUNES é um absurdo, desqualifica a "denuncia". Desafiava a ditadura. Até em Angola ela foi para dar apoio à Revolução da independencia!

  93. Glauter Postado em 24/Sep/2013 às 23:42

    Clara Nunes? Será? Não acredito...o que indicaria o comprometimento dela com a ditadura?

  94. Iran Delfino de Sousa Postado em 25/Sep/2013 às 09:39

    A grande surpresa fica por conta de Clara Nunes. O restante não me surpreende.

  95. Leandro Postado em 25/Sep/2013 às 12:22

    Agnaldo Timóteo todo mundo sabe (havia uma comunidade no orkut chamada "Malufistas que dão o cu" e ele era a "capa"), Simonal já foi provado que não, deixemo-lo descansar em paz, Clara Nunes eu acho IMPOSSÍVEL!!

  96. Luti Wagner Postado em 25/Sep/2013 às 14:24

    Clara Nunes vivia apanhando de seu companheiro., não era engajada porque a banda dela era outra... falava da religião afro, da cultura negra, das desigualdades sociais e por isso tem muita gente que diz que ela foi "apagada" durante uma cirurgia de varizes para não continuar levando sua música á frente. Quanto à Wilson Simonal, dono de uma voz inigualável, está mais do que provado que armaram pro crioulo - vejam o filme "NINGUÉM SABE O DURO QUE EU DEI" o contador o roubou e ele baixou a porrada no cara, quando se viu encrencado com a justiça, tentou se defender usando o fato de ter sido sargento do exército como estratégia para se defender - acabou esquecido, na pobreza, alcoolico por causa da "unida" e "justa" classe artística...Nos seus dias finais conseguiu a declaração do então presidente da república Fernando Collor de que nunca teve nenhuma participação nas ações da ditadura militar. Agora essa geração Jovem Guarda foi o movimento mais alienante que o país já conheceu - as pessoas ficavam fora da realidade. Enquanto os iêiêiês tupiniquins rolavam com as ridículas versões de hits dos Beatles nas discotequinhas bregas dos jovenzinhos da Zona Sul, outros artistas de vanguarda pegavam em armas e lutavam por um ideal de liberdade e justiça... isso não é nenhuma novidade e ainda hoje sofremos com esses aparatos alienantes da situação do país com os sertanejos, funkeiros, axezeiros entre outras pragas!

  97. Luti Wagner Postado em 25/Sep/2013 às 14:35

    Glausiev, ou o que seja Não entendi aonde está o não engajamento do movimento tropicalista. Pelo menos, na musicografia de Gilberto Gil encontramos várias análises da situação política brasileira. Antes de dizer que eram músicas "sem cabeça" devemos ter o olhar crítico e a inteligência necessária para aprender a decodificar as imagens simbólicas do contexto (coisa de gente que estuda literatura...) mas também de gente que aprendeu a enxergar um pouquinho com os olhos do coração. Então te dedico uma emblemática música que nem precisa de análise para entender a mensagem cifrada que ela traz. Gilberto Gil O rei da brincadeira Êh José! O rei da confusão Êh João! Um trabalhava na feira Êh José! Outro na construção Êh João!… A semana passada No fim da semana João resolveu não brigar No domingo de tarde Saiu apressado E não foi prá Ribeira jogar Capoeira! Não foi prá lá Prá Ribeira foi namorar… O José como sempre No fim da semana Guardou a barraca e sumiu Foi fazer no domingo Um passeio no parque Lá perto da boca do Rio… Foi no parque Que ele avistou Juliana! Foi que ele viu Foi que ele viu! Juliana na roda com João Uma rosa e um sorvete na mão Juliana seu sonho, uma ilusão Juliana e o amigo João… O espinho da rosa feriu Zé (Feriu Zé!) (Feriu Zé!) E o sorvete gelou seu coração O sorvete e a rosa Oh José! A rosa e o sorvete Oh José! Foi dançando no peito Oh José! Do José brincalhão Oh José!… O sorvete e a rosa Oh José! A rosa e o sorvete Oh José! Oi girando na mente Oh José! Do José brincalhão Oh José!… Juliana girando Oi girando! Oi na roda gigante Oi girando! Oi na roda gigante Oi girando! O amigo João (João)… O sorvete é morango É vermelho! Oi girando e a rosa É vermelha! Oi girando, girando É vermelha! Oi girando, girando… Olha a faca! (Olha a faca!) Olha o sangue na mão Êh José! Juliana no chão Êh José! Outro corpo caído Êh José! Seu amigo João Êh José!… Amanhã não tem feira Êh José! Não tem mais construção Êh João! Não tem mais brincadeira Êh José! Não tem mais confusão Êh João!… Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh! Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh! Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh! Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh! Êh! Êh! Êh Êh Êh Êh!…

  98. Miro Postado em 25/Sep/2013 às 15:05

    Clara Nunes. Também esta no meio do balaio de gato, e resto? Fico aqui pensando que os apresentadores de programa da época tipo Silvio Santos o único praticamente vivo deste período também faziam parte disso?

  99. Paulo Postado em 25/Sep/2013 às 16:22

    A Clara Nunes teria sido incluída na lista pois participou de um disco encomendado pelo Exército, APENAS porque fazia parte do casting da gravadora. Lembrando que por essa época ela ainda tava no início da carreira, gravando uma ou outra musiquinha tosca antes de se firmar como grande intérprete de samba e MPB. Existe uma biografia dela escrita pelo Vagner Fernandes que tem essas informações.

  100. Gabriela Postado em 25/Sep/2013 às 19:43

    GENTE, a Clara Nunes? Impossível, além de trazer na pela miscigenação e defender com veemência a cultura negra, Clara ainda demostrou-se fã do Fidel. Tem alguma coisa por trás.

  101. Daniel Nascimento Pinto Postado em 25/Sep/2013 às 20:03

    Wilson Simonal era muito cara dura pra apoiar os ditadores, estranho...

  102. maria penha da rosa Postado em 25/Sep/2013 às 20:24

    não gosto do RC e também não gosto de Caetano e sua turma,mas a alegação carece de documentos...............

    • Elaine Postado em 29/Sep/2013 às 13:26

      O que me preocupa é que tudo isso vem de uma folha da qual não sabemos o contexto. Faltam mais pesquisas, mais documentos. Essa folha disponibilizada dessa forma, é no mínimo, falta de ética profissional, coisa comum no jornalismo tendencioso. Outro ponto: aparentemente, RC é reverenciado por artista que aqui foram tidos como heróis, principalmente Caetano. Estamos falando do mesmo Chico, de quem sou fã, mas aprova um governo ditatorial e que prende e tortura aqueles que não concordam com o governo, mas como é de esquerda, pode tudo, matar, prender. Assim é Cuba, assim foi a União Soviética.

  103. SALOMÃO SALAZAR Postado em 25/Sep/2013 às 22:08

    "ARTISTAS SUBVERSIVOS".

  104. Zé Paulo Postado em 25/Sep/2013 às 22:40

    Clara Nunes nessa lista? Não fecha com a história dela, nem com a personalidade da mesma. Alguém conhece a história do encontro do Roberto Carlos, em Londres, com o Caetano Veloso quando este estava exilado? Na época que o RC compôs "Debaixo dos meus caracóis" em homenagem ao Caetano? Que critérios foram usados para colocarem estes dois, e talvez outros, nessa lista de cooperantes? Será porque as suas letras não eram de protesto e por isso eram considerados "amigos ou boa gente" pela cambada que sustentava a ditadura de então?

  105. José Carlos Postado em 26/Sep/2013 às 08:08

    Eu vivi e acompanhei todos os acontecimentos deste país nas décadas de 60, 70, e alguns anos da década de 80, realmente foram momentos muito difíceis, me alegro quando vejo a lembrança dos nomes de Chico Buarque, Geraldo Vandré, Millôr Fernandes, Cacá, Aldir Blanck entre muitos outros que ficaram e desapareceram no anonimato ao se oporem de cara limpa expondo os seus pensamentos contrário ao governo militar opressor. Vejo o momento em que vivemos tão delicado quanto o do passado citado, cada um fazendo o que quer e onde quer, não existe respeito por nada e por ninguém.

  106. Carlos Eduardo Postado em 26/Sep/2013 às 10:40

    Bom, na verdade todos farinha do mesmo saco... Tanto que estão todos idolatrados pela globo hj em dia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Todos na mídia!!!

  107. Nildo Marques Postado em 26/Sep/2013 às 11:49

    Estou surpreso e gostaria de saber se a Comissão Nacional da Verdade já divulgou isso?

  108. Hamilton Postado em 26/Sep/2013 às 12:41

    E o Flávio Cavalcanti? Nada sobre ele?

  109. José Carlos Santana Postado em 26/Sep/2013 às 15:21

    Pelo que se divulga na imprensa, boa parte destes documentos encontram-se nos arquivos da PF (antigo doi codi; DESTACAMENTO DE OPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES - CENTRO DE OPERAÇÃO E DEFESA INTERNA) em São Paulo, só que trancados em cofres de sete chaves. Creio que é onde encontra-se toda a verdade mas.................

  110. Amir Mirim Postado em 26/Sep/2013 às 20:24

    As pessoas misturam política e nível de arte, o que não tem nada haver. Sempre houve, e haverá. artistas geniais, mas reacionários ou mesmo imorais em política. Xingar a música de Roberto Carlos, para citar um artista emblemático, por tal razão, é um equívoco. Só para citar um exemplo muito famoso em literatura, Dostoiévski era um reacionário pesado em política, totalmente anti-socialista. Entretanto foi um dos maiores, talvez o maior, romancista de todos os tempos. E aí, como ficamos?

  111. priscila gouveia Postado em 26/Sep/2013 às 23:48

    Roberto, simonal , eu já sabia, o ridículo do Timóteo já era de se esperar, mas a clara Nunes eu tô pasma ....pqp ,

  112. João Postado em 29/Sep/2013 às 15:44

    CoErênCia e ConCiência.

  113. SILVIO MIGUEL GOMES Postado em 29/Sep/2013 às 19:43

    Enfim, o que passou, passou!!!!! Deve-se sempre ir contra o Governo (municipal, Estadual ou Federal). Atualmente se alguém quiser criticar o Governo da dona Dilma há muitos casos: é só ler o site REPORTER BRASIL que combate a escravidão no Brasil e o governo não toma providencias enérgicas (Ruralistas cercam cidades e até incendeiam casas de pobres coitados (crítica para o Governo Dilma que já devia ter mandado forças especiais)...; A Defensoria Pública tem que receber imediatamente todos os recursos para ser independente e assim defender os injustiçados (que existem em todas as classes sociais);

  114. Pedro Marculino Homeron Postado em 30/Sep/2013 às 07:52

    Rapaz, a maioria fala besteira demais, 70% da sociedade da época apoiou a Ditadura, desses 70% mais da metade foi por convicção, o resto foi por medo, crocodilagem ou coveniência. Se tiver uma Revolução aqui no Brasil poucos de vocês vão dar a cara a tapa, ninguem quer morrer, já pensou no meio da noite o esquadrão da morte bater na sua casa querendo arrastar seu pai, seu irmão? A vida não é conto de fadas. Como diz Allende no seu extraordinário discurso de despedida "o povo não pode deixar-se arrasar". É lutar como se pode e viver.

  115. Alexandre Jose Franco Postado em 30/Sep/2013 às 10:53

    As duas filhas de Chico Buarque nasceram na Itália porque ele "foi convidado a deixar o Brasil"! Daí, po exemplo, a música "Samba de Orly" - Quando a apresentar músicas destes que afrontavam a ditadura, citarei algumas: Chico Buarque -"Você não gosta de mim, mas sua filha gosta", uma alusão de que ele namorava a filha de um ditador; - Cala a boca Barbara", "Apesar de você", Geni e o Zepellin", "Roda-viva", "Funeral de um lavrador"!, "Cálice", "Vai Passar," etc, etc! - Caetano Velozo: "É proibido proibir", "Odara", "Podres poderes", "London, london", etc: Gilberto Gil: "Cálice", "Não chores mais", etc só pra pontuar! - O povo que não conhece a sua verdadeira história, mas pensa que conhece, sob o ponto de vista do opressor, está condenado a revivê-la, a repetí-la e a reproduzí-la"!

  116. Luciano Postado em 30/Sep/2013 às 11:36

    Chico Buarque , soh o fato dele mandar seu apoio ( da frança) pro Genoino ja faz dele um maldito ! estar fora do Brasil e dar palpite dele é facil, quero ver viver aqui e passar o que o Brasileiro humilde passa ... com disse o Silvio Luiz ''em Brasilia , se cobrir vira circo e se cercar vira presidio''...

  117. Osmar Postado em 30/Sep/2013 às 12:56

    Os militares produziram muitos textos absurdos. Um subordinado escrevia o que pensava e envia pro chefe que dava distribuição. Não se pode usar estes como objeto de acusação. Diz que o documento sugere que os artistas sejam blindados, protegidos. Cadê esse texto no documento? Elis Regina foi obrigada a cantar num evento do exército, Caetano prometeu fazer uma música para o regime quanto sofria uma tortura psicológica de agentes. Vou chamá-los de covardes? Quem não sofreu pressões de regimes ditatoriais não pode levianamente julgar.

  118. Hamilton silva santos Postado em 30/Sep/2013 às 14:29

    Eles nunca mim enganaram !!!

  119. antonio Postado em 30/Sep/2013 às 17:25

    Me lembro do show no Anhembi que marcou a volta do Chico da Itália e a Clara Nunes estava lá, cantando na sua recepção. Seu marido autor de letras ácidas contra ditadura. Portanto não enxovalhem a memória dessa grande artista.

  120. cosme Postado em 30/Sep/2013 às 20:08

    ..e no final das contas, apenas o Simonal pagou a conta!!

  121. Francisco Neri Filho Postado em 02/Oct/2013 às 06:10

    Maniqueísmo à parte, acho que muitos dos que se posicionaram contra a ditadura de direita, teriam feito a mesma coisa, se a esquerda houvesse vencido. Pois se colocaram em defesa da liberdade, só isso!... Assim, se fosse estabelecida uma ditadura de esquerda, o desrespeito à livre manifestação de pensamento, à liberdade de comunicação e expressão, assim como a vedação ao direito de associação e de reunião e aos direitos individuais, em geral, teria acontecido até com mais rigor. Isso sempre nivela os cidadãos por baixo - com exceção aos que permanecem no fio da navalha da cúpula do poder - e prejudica sensivelmente a classe dos artistas em todos os campos de suas atividades, é claro. Daí por quê a reação dos espíritos valorosos viria de um jeito ou de outro. Esse é o meu entendimento.

  122. JLuis Postado em 02/Oct/2013 às 13:27

    Com certeza dentro do cast e da TV GR^BO tem muita gente que cooperou com a ditadura !!!! Quando saberemos as verdades do se passou nos porões da TV GR^BO ????!!!!!

  123. LUIZ Postado em 02/Oct/2013 às 14:56

    Esse vídeo não diz absolutamente nada. São apenas saudações normais de um artista ao visitar outro país em um festival importante. Arrumem outra coisa para acusá-lo.

  124. Euclides Pedrassoni Postado em 05/Oct/2013 às 10:50

    sempre acompanhei a carreira do Roberto, acusa-lo de coluio com o regime da ditadura é difamação barata, nunca se envolveu na politica.foi considerado rei porque teve a capacidade de entender o sentimento dos jovens na época, porque o cara é bom o resto é inveja de falsos intelectuais babacas.

  125. Carlos Postado em 14/Oct/2013 às 17:32

    O Roberto Carlos sempre teve valores conservadores, mas jamais se meteu em política. Daí a dizer que ele ajudou o regime militar, isso é uma tolice. A canção que ele e Eramos fizeram "Debaixo dos Caracois dos seus cabelos" é um hino aos exilados, feita em homenagem à Caetano Veloso , quando este estavam em Londres, no exílio. Na canção que Roberto Carlos gravou de Caetano que diz "tudo certo como dois e dois são cinco", numa clara crítica à ditadura. Na canção "Eles estão surdos", Roberto e Erasmo criticam a ditadura quando dizem "toda covardia é surda e só ouve o que convém", em alusão à censura. Tem muito artista da Bossa Nova que nunca fez uma canção contra o regime militar e ninguém critica. É puro preconceito contra Roberto um artista de primeira (reconhecido por Caetano e citado por Chico Buarque na canção em homenagem à MPB em que Chico diz "viva o Rei Roberto". Só os que sofrem de complexo de vira-latas e não ssumem que a cafonice singuclar de Roberto é a alma latino-americana não gostam deste artista fantástico.

  126. Antonio Marcos Postado em 29/Oct/2013 às 14:16

    Roberto Carlos sempre foi um capacho... todos sabem, por isso que foi acolhido como o "rei"... rei é o C... a... lho....!!!!

  127. mila Postado em 30/Oct/2013 às 18:15

    nenhuma novidade. exceto clara nunes (?)

  128. Rodrigo Alzuguir Postado em 31/Oct/2013 às 11:13

    Pelo que sei, Clara Nunes foi pressionada a cantar na abertura de uma das olimpíadas do exército, ou algo assim, no início de sua carreira. Isso aconteceu também com Elis, que por isso foi "enterrada viva" pelo Henfil nos quadrinhos que ele assinava para o Pasquim. Isso está explicado melhor nas biografias delas, escritas pelo Vagner Fernandes e pela Regina Echeverria, respectivamente. Talvez por isso a Clara tenha sido citada nesse contexto aí. Mas é óbvio que sua carreira foi toda pautada em outra direção, como já comentaram acima. Sua atitude e repertório foram revolucionários para a época.

  129. Sandra Postado em 31/Oct/2013 às 14:09

    O que me preocupa é o que de fato está acontecendo agora. Estamos vivendo uma época de perca de valores morais, de uma total inversão do que temos como certo. Me incomoda demais o silêncio das pessoas direitas. Quanto aos nomes citados na reportagem...não me espanto. Muitos trocam as próprias vidas pord dinheiro e poder.

  130. beto franzisko Postado em 31/Oct/2013 às 15:42

    Tá na hora da comissão de verdade apurar os ditadores que ainda estão vivo, os que morreram fica facil acusar ,,,e as vitimas que estão vivos ?será que mudaram a casaca do quente para o frio?

  131. Leonardo Coelho Postado em 05/Nov/2013 às 01:13

    Todos santos, em seus nomes e em suas épocas. Nada mudou, pelo contrário. Os apoiadores de ontem, nem bem declarados ou totalmente, apoiam os de hoje, declarada ou veladamente. Eram elites ontem e, hoje, continuam, comendo caviar e tomando champagne, às custas do erário provido com impostos ou dele sonegado. O povo continua pagando a conta, queiram ou não. As máculas deixadas serão revistas pela história... Nem tudo vai passar. Vai ficar.

    • Eduardo Postado em 26/Dec/2013 às 12:57

      Um comentario digno de ser lido. Parabens pela visão.

  132. Cinthia Postado em 14/Nov/2013 às 12:32

    A qualidade das músicas gravadas por Roberto Carlos atualmente (um lixo!) são o reflexo de como ele é volúvel àquilo que está posto, que está "vendendo". Não discuto os documentos e creio que a covardia tomou conta dele sim naquela conjuntura.

  133. Fernanda Abarca Postado em 19/Nov/2013 às 12:28

    Roberto Carlos ficou do lado da ditadura. Ok. Mas prefiro pensar que Chico Buarque, Caetano Veloso, Bethania, João Bosco, Aldir Blanc, Henfil, Geraldo Vandré, Plínio Marcos, Cacá Diegues, Millor Fernandes que ficaram contra os carniceiros. Já sobre o Chile, posso citar inúmeros artistas que eram/são contra Pinochet como Victor Jara (morto de forma CRUEL), Ana Tijoux, os tiozões da banda Los Jaivas e da banda Sol y Lluvia, Cristóbal Briceño - vocalista dos Los Mil Jinetes e etc...

  134. Luizão Postado em 19/Nov/2013 às 15:39

    Basta o Neymar fazer um golzinho na copa e todo mundo goza e esquece disso tudo.

  135. Daniel Postado em 20/Nov/2013 às 23:24

    Quanto a quem foi contra ou a favor , foi puramente marketing ,Buarque hj quer censura e era contra antes , hipócrita,quanto a ditadura não que eu seja a favor mas na época foi o melhor que aconteceu a nosso país pra livramos do socialismo/comunismo, hoje quero intervenção militar afim de novamente protegermos nosso país de um possivel comunismo, só os militares não precisam gostar do poder e logo largar pra o governo civil, de direita é claro.

  136. Loxas Postado em 21/Nov/2013 às 12:16

    Papinho de quem não tem o que fazer.......

  137. Jaime Kirchner Postado em 21/Nov/2013 às 21:50

    Estas polêmicas anacrônicas só servem para desviar questões atuais que deveriam estar na mídia com imparcialidade.

  138. Walter Postado em 22/Nov/2013 às 14:56

    É por isso que está fazendo de tudo para não ter sua biografia publicada.

  139. Samuel Postado em 22/Nov/2013 às 17:13

    A ditadura é passado, muitos dos seus próceres e apoiadores são passado, muitos até, mortos, jogados no limbo. Remoer estas coisas é sofrer novamente. Vamos nos preocupar com o presente que é, igualmente negro, com uma onda de corrupção avassaladora comandada por quem deveria coibi-la. Desde que o PT chegou ao poder, apoiado pelo PMDB, que em tese, é quem realmente comanda este mar de lama em que que estamos mergulhados, o país não tem visto um amanhecer sequer que não nos deixe vislumbrar um horizonte de decência. PT, PMDB e toda a sorte de partidos nanicos que dão sustentação à administração da "Presidenta" Dilma, transformaram a Pátria Brasilis numa enxovalhada terra dos horrores.

  140. Guilherme Postado em 24/Nov/2013 às 15:56

    Houve inúmeros motivos para se acreitar que a Revolução de 64, fosse o melhor caminho para o Brasil. Havia partidos políticos de Sao Paulo, comprando pessoas para colocar bombas em instituições de ensino como na Escola Técnica aqui no Rio de Janeiro. Arbitrariedade vinha de todos os lados e muitos dos militares foram enganados, pois o palco foi muito bem montado pelos USA junto com aqueles que não queriam o crescimento do Brasil junto com o trabalho social desenvolvido já naquela época. Para aqueles que acham que civis não era sinônimo de corrupção e outras coisas mais, procure saber como foi a mudança da frequência da rede elétrica de 50 para 60Hz no Brasil e quem estava ligado a toda negociação com as empresas americanas que se favoreceram com as inúmeras trocas de tansformadores. Quanto dinheiro foi envolvido em corrupção nessa negociação. Procurem saber quem realmente foi Carlos Lacerda e Brizola, este último que se utilizou do poder público para beneficiar seu filho e para corromper os fornecedores da CEG para ajudar a construir o Sambódromo. Brasil precisa que seus filhos abracem essa terra e a ame como legítimos filhos e não como fossem entiados desse país.

  141. Renata leão Postado em 28/Nov/2013 às 14:03

    No LIVRO "MEMÓRIAS DE UMA GUERRA SUJA" CONTA MUITOS DETALHES DE CRIMES E FRALDES DA POLÍCIA NA DITADURA E CITAM NOMES DE ARTISTAS TBM. LEIAM.

  142. Paulo Roberto Postado em 05/Dec/2013 às 22:14

    Roberto Carlos: Pode até ter feito o que mostra no vídeo. Digamos que... politica não era "a praia dele". Sugiro que o jornalista verifique versão escutada mais de uma vez, por fontes distintas, de auxílio financeiro, sem maiores compromissos, mas com muita simpatia, a movimentos clandestinos nos anos 68/69. E não estou falando ao pessoal que dava enfase a luta parlamentar. ABS

  143. Eduardo Postado em 26/Dec/2013 às 13:10

    O que me deixa mais triste nesse meio é ver a luta de muitos no passado se transformando em hipocrisia no presente, ver aqueles que foram chamados de herois de um tempo sendo presos com dinheiro na cueca, uma mulher que lutou por liberdade tomando o poder de uma nação e se entregando ao sistema que sempre foi sujo e corrupto, não é PT não é PSDB, são todos o sistema em si é podre, Joaquim Barbosa é podre, tem apenas fins politicos nada mais, vivemos em um pais livre onde não temos liberdade nenhuma, podemos nos expressar mais não temos a quem recorrer, estamos entregue, não existe uma liderança, e estamos acomodados com isso, colocamos 20.000 pessoas em uma manifestação, uma parada gay coloca 2 milhoes, chamam o povo sirio de louco porem vivem e morrem por uma causa, correta ou não mais à uma causa, não temos pelo que ou quem lutar, o Brasil esta morto a anos infelismente. Para não sair do tópico o Raul tambem lutou por essa causa e deve estar decpcionado em algum lugar.

  144. Ricardo Pinto Postado em 26/Dec/2013 às 14:59

    Tirar qualquer conclusão sobre a índole de qualquer pessoa A PARTIR DE UM DOCUMENTO UNILATERAL elaborado pelos canalhas-de-farda, e até mesmo pelo próprio texto, vago, impreciso, é ocupação para gente cretina que vive fabricando sensacionalismo. De mais a mais, eram os militares que estavam no poder naquela época, e por questão óbvia todos aqueles que pretendiam trabalhar honestamente para sustentar-se a si e sua familia deveriam manter um certo grau de obediência ao chicotinho do sargento que poderia levar um pai de família para conhecer a maricota. E quanto aos artistas "rebeldes", nenhuma deles passou nem perto do pau-de-arara, e só eram rebeldes por que tinham as costas quentes de gente graúda tanto no Brasil quanto no exterior, e que lhes facilitariam um exílio (e nisso até mesmo houve uma certa glamurização, só prestava e era corajoso quem fosse exilado por conta da "resistencia") se fosse necessário. Tem que jogar mais luz nesse poço minha gente! Só essa lamparina não dá!

  145. AGENOR BUENO DA MOTA Postado em 26/Dec/2013 às 15:34

    EU AINDA PREFIRO O REGIME MILITAR , QUE ESSE ROBALEIRA DOS POLÍTICOS CORRUPTOS ,HOJE OS BANDIDOS TEM MAIS DIREITOS QUE OS TRABALHADORES , QUE FICA A MERCE DESSA RAÇA MALDITA , NA DITADURA TINHA O ESQUADRÃO DA MARTE OS BANDIDOS TREMIA QUANDO VIA A POLÍCIA , HOJE OS VALORES SE INVERTERAM , SE A POLÍCIA MATA UM BANDIDO SAI EM TODA A IMPRESSA , E QUANDO O BANDIDO MATA POLÍCIA PASSA DESPERCEBIDO .

  146. sergio Postado em 26/Dec/2013 às 15:35

    Engraçado o Gil,Caetano,e o Chico Buarque foram viver na europa,porque eles não foram morar em Cuba com Fidel castro e deixaram todo mundo na merda no Brasil e hoje em dia sáo todos ricos e amigos do atual governo cheio de corruptos que matam o nosso povo nos hospitais públicos e ficam com a verba da saúde e usam pra carros de luxo,mansões e outras coisas mais e nenhum desses cantores faz música de protesto,o que será que será do povo Brasileiro.

  147. Márcio Postado em 26/Dec/2013 às 15:47

    Quando há uma injustiça, não se posicionar contra significa apoiar o opressor! Quem se deu bem naquela época era porque só pensava no seu umbigo, na sua própria vidinha egoísta enquanto pessoas eram estupradas e mortas nos porões da ditadura. Quem defende a ditadura nos dias de hoje ou é um muleque ignorante ou tem saudades de benefícios recebidos durante o regime militar.

  148. SILVIO MENDEZ Postado em 26/Dec/2013 às 19:51

    FRESCURA DE QUEM NÃO TEM O QUE FAZER, METADE DOS POLÍTICOS ELEITOS QUE ESTÃO AÍ NO SENADO, NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, NAS PREFEITURAS E NOS GOVERNOS DOS ESTADOS FORAM COLABORADORES DIRETOS DO REGIME MILITAR, BUSCA SABER QUEM FORAM OS SENADORES BIÔNICOS!

  149. Romildo Maia Postado em 26/Dec/2013 às 20:25

    O movimento da "Jovem Guarda", capitaneado pelo Roberto, Erasmo e Wanderléa, foi um movimento tão alienante esteticamente e musicalmente, que a ditadura adorou e fomentou a sua propagação na década de 60, para que os jovens brasileiros não descobrissem quem era Janis Joplin, Hendrix, Stones, Doors, The Who e o movimento hippie e "paz e amor", alimentado em Woodstock. Ficamos com The Fevers como "vanguarda do rock". Brincadeira a ditadura usar esses caras e a juventude através desses alienados.

  150. Ivam Postado em 26/Dec/2013 às 20:34

    Haveria a tal da DITADURA (LEIA-SE GOVERNO MILITAR PARA PRESERVAÇÃO DOS VALORES CONSTITUCIONAIS) se não houvesse o Terrorismo praticado por facções com idelogias de implantação comunista num pais que nunca teve essa vocação?

  151. Ana Postado em 27/Dec/2013 às 08:44

    O Simonal não foi acusado injustamente de ter apoiado a ditadura?

  152. Ivete Postado em 27/Dec/2013 às 11:20

    Penso que seja muito arriscado e até mesmo irresponsável de nossa parte, pegarmos esse documento, assim, isolado, e a partir dele afirmarmos que essas pessoas eram delatores. Trata-se de um documento de um informante do Centro de Inteligência do Exército o CIE, oras...Quem nos garante que essa informação do CIE é fidedigna ? Quem nos garante que esse informante do CIE, não escreveu alguns nomes de artistas sabidamente colaboradores e outros, colocados aí apenas para "mostrar serviço" ? Editora Abril e Editora Bloch na imprensa marrom de 1971. Nessa época, a Veja tinha 3 aninhos de idade, e ao contrário de hoje, era uma revista crítica e séria. Estranho essas editoras aparecerem no documento como "imprensa marrom". Para mim, a "qualidade" do informante da CIE é muito questionável.

  153. Luis Antonio Postado em 27/Dec/2013 às 13:46

    Usar o nome de heróis da resistência de 64, para roubar o país é muito grave. Ñ sei quem é + traidor. O delator ou o ladrão que se utiliza de lutadores do passado para assaltar a nação. Nojento !

  154. Allex Acioli Postado em 27/Dec/2013 às 16:08

    O inclusão errada e escandalosa do nome de CLARA NUNES - grande e inesquecível cantora - deve-se ao seguinte fato: em 1971 ela gravou "Apesar de Você", samba que alfinetava a ditadura, logo após a gravação censurada de seu autor Chico Buarque. Como punição, os militares disseram para a gravadora Odeon (donde Clara era contratada) obrigar a Clara a gravar o "Hino das Olimpíadas do Exército", que aconteceu em 71. Desse modo, quem deveria ter sido citada como "colaboracionista do regime" era a gravadora Odeon, e não a Clara, que fora OBRIGADA a gravar o tal Hino.

  155. Júlio Ramalho Postado em 27/Dec/2013 às 21:52

    Como os Brasileiros não conhecem Ditadura, eu não ligo, continuo sendo fã desses artistas, esses que falam em ditadura, é porque não conheceram as ditadura de Chile, Alemanha, Venezuela, Cuba, O Brasil, foi fichinha. O negócio dos brasileiros é fazer baderna em passeata, e achar que está reivindicando alguma coisa. aceite que somos um povinho.

  156. Fábio Postado em 21/Jan/2014 às 15:20

    Não acho que o Roberto Carlos seja um dedo duro,apenas ele foi sábio,como sempre foi,em ficar neutro e não bater de frente com o sistema que era forte demais.Mas divergir das opiniões,se tronou a maior polêmica aqui neste espaço,então deixo a cargo de acharem o que melhor convir a respeito desse assunto.Assim todos estarão fazendo o papel de "sofistas" que eram mestres na arte de divergir.Mas Roberto Carlos sempre foi inteligente em não ser comunista.

  157. Sigmund Friederich Postado em 22/Feb/2014 às 00:16

    Defendo sim a ordem pelo Regime Militar. Pseudo democracia e bandalheira impune dessa massa esquerdista hipócrita que ufana Verdadeiros Ditadores cucarachas.

  158. Roger Nascimento Postado em 28/Feb/2014 às 15:12

    Roberto Ostracismo Carlos!

  159. Nonato Postado em 18/Mar/2014 às 21:50

    Tem algum general, daquela época em que foram presidente do Brasil, que estão ricos ou seus familiares, e hoje como será que está o Color de Melo e o Lula com seu filho da Friboi, me digam?

  160. Paulo Henrique Postado em 22/Mar/2014 às 20:40

    Hoje Cacá Diegues suja sua trajetória apoiando Sérgio Cabral e Eduardo Paes para mamar nas tetas da RioFilmes.

  161. HIDERALDO SANTA ROSA -RS Postado em 22/Mar/2014 às 21:32

    EU GOSTARIA QUE O POVO BRASILEIRO PARASSE DE LATIR À MERCE DA IMPRENSA TENDENCIOSA, E ENTENDESSE MELHOR A HISTORIA: CASO OS MILITARES NÃO TOMASSEM O PODER, SERIAMOS INVADIDOS PELOS ESTADOS UNIDOS NUMA LONGA INTERVENÇÃO A EXEMPLO DO QUE ACONTECEU COM O IRAQUE... NÃO ESTARIAM CHORANDO 200 E POUCOS MORTOS MAS SIM, 200 MIL MORTOS HOJE....

  162. Silvestre Teles Barbosa Postado em 25/Mar/2014 às 06:37

    Atitude infeliz, apoiar um dos maiores ditadores da época, uma questão conveniência creio eu, agora sabe lá o porquê, pois a música era e é a voz do Povo...

  163. Arnildo Hasper Postado em 25/Mar/2014 às 07:06

    Me admira que alguns postam condenações a corrupção e na mesma frase defendem os artistas que se posicionaram neutros, concordinos, dizendo que com isto mostravam inteligencia. A velha mania de levar vantagem, que é tanto corrupção quanto qualquer outra forma condenavel!

  164. arnaldo Postado em 27/Mar/2014 às 07:12

    Imaginem daqui ha trinta anos, o que terão as pessoas he hoje a falarem dos "artistas" que estão ai?

  165. Fabiano Postado em 31/Mar/2014 às 02:41

    Alfred Hitchkoc teve filmes financiados pelo marcatismo, mesmo assim criou obras que ajudaram a destruir o mesmo. A arte é um estágio acima da vida cotidiana normal, pois a exposição do artista é maior do que de uma pessoa fora dos holofotes. Não podemos julgar assim, com documentos vindo de militares da época, um bando de psicopatas financiados sabe-se lá por quem, que estavam mais é preocupados com seu próprio bem estar e com a idéia de poder que a ditadura lhes proporcionou e que até hoje lhes proporciona. Os artistas também precisam sobreviver, comer, lembro de Flávio Cavalcanti, apresentador, muito criticado na época pelos revolucionários e que ajudou muitos dos perseguidos pelo regime.Roberto Carlos era um jovem, Caetano, Simonal, Elis, Clara Nunes, Timóteo, e outros tantos mais eram jovens que queriam fazer sua arte, queriam sobreviver. Vivíamos uma época em que ficar o bicho come se correr o bicho pega... Sempre foi assim, em toda a história da humanidade. Ninguém faz revolução politica, ela acontece por vontade de quem está no poder, por quem tem a grana, o dinheiro, não com esta ridícula marcha da família, por exemplo. A única revolução que a população faz é a cultural, nisto que creio, esta a nossa força, o resto é manipulação de quem detem o poder. Por que vcs acham que existe esta total má vontade de se investir em cultura, em educação, em saúde, por parte de nossa classe política? Eles estão ai para se perpetuarem, trazem em seus genes, o delírio pelo poder, pela fama, pela conta bancária e, nós, o povo, como gostam de chamar e a população, ficamos aqui delirando em cima de um passado, de uma ditadura que, se pensado bem, dura até hoje. O Regime Militar deixou de herança a corrupção de nossos politicos, a violência de nossa polícia a alienação de nossos artistas... Uma lavagem cerebral. Os ditadores de antigamente continuam no poder, os revolucionários estão agora no poder, os ídolos de antes estão milionários . E ninguém até agora resolveu os graves problemas brasileiros, como a educação, a miséria da maioria da população, os impostos altíssimos, o sub desenvolvimento, a corrupção, a violência. . Temos ai o exemplo maior que o PT escancarou. Lula jogou na lama seu discurso e hoje é um dos maiores acionista de grandes empresas brasileiras, e sua esposa esta tão esticada como qualquer dama da alta sociedade ou estrelinha de televisão. Para entendermos tudo isso, temos que ir mais longe, voltar a época do descobrimento, e lembrar que o Brasil foi colonizado por bandidos, ladrões, que sempre se espelharam nas cortes européias. Como agora se espelham na corte americana... Quem somos nós para julgarrmos, para chamar o outro de ignorante? Temos medo até de exigirmos nossos direitos constitucionais. 30 / 40% de nosso trabalho é sugado por uma escória, que se esbalda com nosso dinheiro, que manda os filhos estudar fora do Brasil. E deixa para nossos filhos escolas caindo aos pedaços. Vocês sabem que o maior número das mulheres que sofrem com o tráfico humano são as brasileiras? Que as grande maioria das prostitutas na Europa são brasileiras? Isto é falta de cultura, falta de educação. É fome.

  166. Brasil Postado em 02/Apr/2014 às 15:07

    A falta de sabedoria dos homens faz que, quando começam uma cosia que parece boa, não conseguem discernir onde o veneno está escondido. Por que não divulgam os nomes dos torturadores?

  167. Augusto Postado em 03/Apr/2014 às 16:42

    augusto de 1940 entrei no mercado em 1958 trabalhei em uma grande empreiteira norte americana o transporte era pau de arara. Muitos morreram e não tinha onde reclamar,fizemos diversa greve para conseguir nossos direitos fui despedido em 1960 fui trabalhar em outra metalúrgica por reivindicar meus direito também fui despedido fui obrigado vir para são paulo em 1963 entrei na vilares em são Bernado,fizemos a greve geral com uma pauta de reivindicação 13º salário e salário minimo em dobro reforma agrária reforma urbana salario família e outros, foi a maior vitória que tivemos. como vcs sabe os banqueiros latifundiário imperialismo americano com apoio das igrejas deram o maior golpe 1964 colocando os militares no poder com carta branca para fazer o que eles bem entendessem, fizeram o maior massacre. qual era desculpa todos era comunistas. Nosso governo era João gular era dono de fazendas Lionel Brizola também todos tinham privilégio. portanto a ditadura vei beneficiar os banqueiro os grande dono de terras e o impérialísmo americano e nos trabalhadores tivemos o salario achatado, e retirado nosso direito não podíamos fazer greve.Quem defende a ditadura não sabe o passado. Desejo que vcs faça Reflexão

  168. Michel Postado em 04/Apr/2014 às 02:50

    E pra esses ai não pegou nada, mais o coitado do Wilson Simonal que não tinha nada a ver com isso é que pagou o pato sendo considerado o traidor vai vendo...

  169. Flávio. Postado em 18/Apr/2014 às 23:42

    É muito blá...blá...blá. Era época de guerra. E na guerra tudo vale, vale ficar queito, vale correr, vale se defender se for provocado, vale pegar em arma é um vale tudo. E tudo, não crime, em tempos de guerra.

  170. Helder Postado em 13/May/2014 às 20:24

    Sugiro lerem o livro do Paulo Cesar Araújo " Eu não sou cachorro não". Valeu

  171. Nicolau Postado em 08/Jun/2014 às 14:46

    CAETANO E GIL, SÃO DOIS PEDERASTAS COVARDES, CAGÕES E TRAIDORES QUE CANTARAM NO REGIME MILITAR! ESSES DOIS BICHAS VIADOS SÓ NUNCA CANTARAM EM CUBA PORQUE CASTRO MANDA OS PEDERASTAS VIADOS PRA O INFERNO! CAETANO E GIL, DOIS PEDERASTAS PODRES SEM VOZ!

    • Jefferson Postado em 29/Nov/2014 às 21:41

      Nunca engoli esse tal de Roberto Plagiador Carlos, mimado pelo rede globo, rei de quinta categoria!!!

  172. Nicolau Postado em 12/Dec/2014 às 22:41

    Artigo escrito de um panaca Subdesenvolvido comunistóide que nunca viu ditadura comunista!

O e-mail não será publicado.