Luis Soares
Colunista
Homofobia 21/Dez/2012 às 01:19 COMENTÁRIOS
Homofobia

Ministro se casa com companheiro em cerimônia transmitida pela internet

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 21 Dez, 2012 às 01h19

Casamento homossexual: ministro e companheiro se casam em cerimônia transmitida ao vivo pela internet

O ministro australiano Ian Hunter e seu marido, Leith Semmens, se casaram nesta quarta-feira na cidade granadina de Jun, no sul da Espanha, em uma cerimônia que foi transmitida ao vivo na internet.

casamento gay ministro

Casal celebra oficialização da união com um beijo (Foto: AP)

O casal decidiu se casar na Espanha porque a união entre pessoas do mesmo sexo não é reconhecida na Austrália, onde eles vivem.

A cerimônia foi realizada no Pavilhão das Artes de Jun, um município muito próximo à capital de Granada, e presidida pelo próprio prefeito da região, José Antonio Rodríguez Salas, do Partido Socialista Operário espanhol (PSOE).

O casamento, que começou ao som dos hinos da Espanha e da Austrália, foi acompanhado por familiares e amigos do casal e seguiu as curiosas tradições de Jun: os namorados assinaram a documentação com uma caneta verde e se beijaram exatamente durante 17 segundos.

O ministro de Comunidades e Inclusão Social do Sul da Austrália, do Partido Trabalhista, e seu companheiro decidiram antecipar a cerimônia depois que o Parlamento australiano rejeitasse uma proposta para legalizar o casamento gay no país.

Leia também

Apesar de ter optado por se casar na Espanha há algum tempo, o casal não tinha fixado uma data até o mês passado, quando desistiram de aguardar a sentença do Tribunal Constitucional da Austrália sobre o casamento entre homossexuais.

A cerimônia de hoje foi retransmitida através de um canal de Twitter (Twitcam) e pôde ser acompanhada da Austrália e de qualquer outro ponto do planeta.

O prefeito José Antonio Rodríguez Salas explicou à Agência Efe que o casal optou por se casar em Jun depois que ele mesmo se oferecesse para celebrar o casamento através do Twitter.

A partir deste “tweet”, o ministro australiano entrou em contato com o político e acabou marcando seu casamento no sul da Espanha.

Rodríguez Salas, que assegura ter consciência de que algumas outras “personalidades” já se interessaram em realizar seus casamentos em Jun, aproveitará o próximo plenário ordinário municipal para fazer uma reprovação à primeira-ministra australiana, a trabalhista Julia Gillard, por se opor à proposta de seu companheiro de bancada para legalizar o casamento entre homossexuais.

EFE

Recomendações

COMENTÁRIOS