Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 13/Dec/2012 às 12:30
34
Comentários

Ator Luís Salém é acusado de racismo: "Preto, vai estudar e se formar sem cotas"

"Você aí é preto? Então o senhor vai estudar e se formar sem cotas, você é preto e feio". Uma outra vítima relatou que o acusado começou a falar que ele era "branquinho" e que eles eram "pretinhos"

Um homem diz ter sido alvo de discriminação racial por parte do ator Luís Salém. O rapaz procurou o Instituto de Advocacia Racial e contou que no último domingo conversava com um grupo de amigos – eram cerca de 10 pessoas, todas negras – na saída do ensaio técnico de escolas de samba, na Marquês de Sapucaí, quando Salém parou perto. O ator, segundo o relato, teria dito:

luis salém racismo negro

Ator global Luis Salém é acusado de racismo. Ele teria insultado um grupo de negros na saída do sambódromo do Rio de Janeiro. (Foto: divulgação)

– Nossa! Isso aqui é um quilombo?

Logo em seguida, Salém teria se dirigido ao autor do e-mail e apontado um dedo

– E você? É preto? – teria perguntado Salém

Indignado, o rapaz respondeu que sim. O ator teria, então, completado:

– Você é preto e feio. Vai tratar de estudar e se formar sem cotas!

Segundo o advogado Humberto Adami, do Instituto de Advocacia Racial, quatro vítimas procuraram a 6ª DP (Cidade Nova), nesta quarta-feira, para prestar queixa contra Salém.

– O próximo passo é mover uma ação por danos morais contra ele – disse.

Leia também

Luís Salém rebate: ‘Pode ter sido uma piada’

Luís não negou nenhuma acusação e disse que, se aconteceu isso mesmo, vai esperar a notificação da justiça.

“Pode ter sido uma piada, mas não sou preconceituoso, não tenho motivo para ofender ninguém, apoio todas as causas, tenho amigos negros e sou totalmente contra preconceito. Sou comediante, humorista e faço piadas, pode ser que ele tenha entendido errado. Se ele se sentiu tão ofendido, a ponto de fazer um Boletim de Ocorrência, vou esperar essa notificação, o que deve acontecer em algum momento, e fazer o que tem que fazer, me desculpar se for o caso, porque não tive a intenção de ofender ninguém, provavelmente foi um mal-entendido”.

Humberto Adami, advogado e diretor de Relações Étnicas do Instituto de Advocacia Racial e Ambiental, foi o responsável por receber a ocorrência e, por telefone, confirmou a história divulgada pela publicação: “As vítimas disseram que estavam em um grupo de oito pessoas negras no domingo, 9, em um bar próximo ao sambódromo, após o ensaio técnico das escolas do Rio de Janeiro, quando surgiu esse ator Luís Salém. Aparentemente embriagado, segundo relatos, ele chegou perto deles e perguntou: ‘Isso aqui virou um quilombo?’. Além disso, teria continuado com gracejos em relação ao assunto.”

O advogado contou, ainda, que uma das vítimas afirmou que, após ter falado que não tinha graça a brincadeira, o ator virou e perguntou: “‘Você aí é preto? Então o senhor vai estudar e se formar sem cotas, você é preto e feio'”. Uma outra vítima relatou que o acusado começou a falar que ele era “branquinho” e que eles eram “pretinhos”, acrescentou Humberto. “Só quatro das vítimas denunciaram até agora, mas a indignação das outras pessoas que estavam na lanchonete foi geral e tem gente que até se colocou a disposição para depor contra o acusado”, completou.

Jornal Extra

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Wellington Postado em 13/Dec/2012 às 15:18

    Vocês são um bando de filhos da p., assassinos, estupradores, sem moral, não valem o que comem, são uns malditos que não deveriam ter nascido. Mas não se ofenda, PODE ter sido uma piada...

  2. Maria Luiza Postado em 13/Dec/2012 às 15:48

    No mínimo estranho uma pessoa que sofre preconceitos ser preconceituoso...mas esperemos pra ver no que vai dar, afinal se ele realmente for racista outras denuncias surgirão.

  3. LORRAINE Postado em 13/Dec/2012 às 16:24

    É SÓ COLOCAR ESSE BABACA NO XILINDRÓ E TOMAR UMA GRANA DELE,DE PREFERÊNCIA,AQUELE APARTAMENTINHO QUE ELE MORA NA ZONA SUL DO RJ,HI,HI,HI...

  4. Alexandre Postado em 13/Dec/2012 às 17:15

    Maria não é estranho não, é mais comum do que você pensa, gays homofóbicos, negros racistas, mulheres machistas tem muitos por aí, o mais ironico é a frase feita, "não sou preconceituoso, tenho amigos negros (gays, nordestinos,judeus,etc) e sou contra o preconceito".

  5. André Clayton Postado em 13/Dec/2012 às 18:32

    "Vai estudar sem COTAS!" Isso é piada? Piada é o governo dizer que por ser negro um indivíduo é menos inteligente e que por isso precisa de cota para ser aprovado em um exame vestibular. Agora, se o governo pode fazer piada, e cria essa piada grotesca, por que um cidadão não pode?

    • Jo de oliveira Postado em 03/Dec/2013 às 13:59

      Andre...p entrar na faculdade foi preciso cota racial, porém p permanecer na faculdade nós negros e pobres temos q estudar muito, e, aprender em 5 ou 6 anos tudo q ñ foi passado p nós propositalmente pela maioria dos professores que compõe uma classe social mais favorecida. ELES ensinam na escola publica e os filhos deles estudam em escolas particulares TOP de linha, isto também influência na qualidade do aluno de escola pública. Tenho certeza que dqui a alguns anos ñ precisaremos mais destas cotas.. os brasileiros estão mudando a forma de pensar...mude também.

  6. Elvio Postado em 13/Dec/2012 às 18:51

    E além de processar ninguém encheu a cara dele de porrada! Putz!

  7. luiiz Postado em 14/Dec/2012 às 09:28

    Onde chegamos, quanta mesquinharia, coisa de gente pobre.Acordem.Dar importancia a uma situaçao dessa, movimentar justiça e etc.Existe um mundo aqui fora.

  8. edson gomes Postado em 14/Dec/2012 às 09:29

    Nossa um rapaz que , pelo menos nos seus trejeitos, parece ser gay, portanto, vitima de preconceitos, ter essa postura burra e criminosa.

  9. Steve Biko Postado em 14/Dec/2012 às 09:53

    André Clayton, pelo visto você é tão racista quanto o ator.! Vai estudar você, e entender porque essa merda de país precisa de um sistema de otas. Amigo, o jogovai começar a mudar. Se preparar que a vida boa de branquinho acabou

  10. Alan Maranho Postado em 14/Dec/2012 às 09:55

    André, por favor, estude um pouco mais sobre a lei e as razões por trás da lei das cotas e pare de repetir tudo o que vê na TV.

  11. Valdo Postado em 14/Dec/2012 às 10:24

    Engraçado é alguns comentários aqui argumentando que esse tipo de coisa que é um "exagero", "sem importância"... Talvez até fosse, se nunca tivesse existido escravidão, onde os negros é que sofreram os piores tipos de injustiças e atrocidades. Se nunca houvesse escravidão e a decorrente manutenção do preconceito racial, talvez esse episódio pudesse sim passar por uma simples piada, ainda que mantivesse o extremo mal gosto, por conta do tratamento diminutivo em relação a pessoa humana. O ato proferido por este cidadão é sim passível de repúdio e de justa ação legal.

  12. Bruno Postado em 14/Dec/2012 às 14:28

    teste

  13. Rodolfo Postado em 14/Dec/2012 às 14:53

    Bem, até a parte que o ator diz pra ele estudar sem cotas, não acho racismo, as pessoas devem estudar se dar bem na vida por seus próprios méritos, o sistema de educação não ajuda, mas aí é outra história. Enfim, o cara foi racista sim, diminuiu a vítima, Pô, "Preto e feio"? pra ele pode até ter sido piada, mas ali ele deu um tiro no pé.

  14. Henrique Postado em 17/Dec/2012 às 22:46

    Imaginem as pessoas que o ajudaram em sua formação - pois ninguém nasce preconceituoso, ele é ensinado em casa.

  15. Fabiana Farias Postado em 18/Dec/2012 às 07:22

    Poderia estar brincando? Ou estava brincando? Eu acho que estava tão bêbado que nem se lembra! É incrível as pessoas tentarem compreender os motivos do cara ser racista. Bota ele na cadeia! Estava bêbado, então disse o que realmente pensa, mas esconde quando está sóbrio.

  16. Rogerio Postado em 20/Dec/2012 às 12:00

    Caramba, eu descobri que só branco é racista. Quantos que não são brancos tem uma certa raiva escondida...

  17. Rogerio Postado em 20/Dec/2012 às 12:02

    Tem cota pra branco pobre?

  18. Thiago Skapata Postado em 21/Dec/2012 às 13:38

    Quanto latino bronzeado querendo pagar de "europeu branquinho" nesse país.

  19. Adriano Postado em 23/Jan/2013 às 22:46

    Rogerio, tem cota para branco pobre sim...Porém devido a desproporcionalidade da condição social ainda existente, é necessária uma política de cotas exclusiva para negros.

  20. Elias Firmino Postado em 24/Jan/2013 às 08:21

    Eu, que sou gay, digo: se esse que cara, que aparentemente é gay, protagonizou um ato racista, e eu de pronto já acredito nos testemunhos, espero que ele seja severamente punido. Membros de minorias discriminando outras minorias? Gay racista, negro homofóbico... Ninguém deveria discriminar, mas espera-se que o membro de uma minoria tenha um mínimo de discernimento, dada sua condição. Já fui fui discriminado por um negro, e me questionei exatamente sobre isso: ele também é discriminado, como pode não se importar de fazer o mesmo comigo? Sei bem o que os jovens negros sentiram, e espero que haja justiça contra esse cara. Vale lembrar que ele trabalha na Globo. Será que será punido?

  21. Elias Firmino Postado em 24/Jan/2013 às 08:23

    Eu, que sou gay, digo: se esse cara, que aparentemente é gay, protagonizou um ato racista, e eu de pronto já acredito nos testemunhos, espero que ele seja severamente punido. Membros de minorias discriminando outras minorias? Gay racista, negro homofóbico… Ninguém deveria discriminar, mas espera-se que o membro de uma minoria tenha um mínimo de discernimento, dada sua condição. Já fui fui discriminado por um negro, e me questionei exatamente sobre isso: "ele também é discriminado, como pode não se importar de fazer o mesmo comigo?". Sei bem o que os jovens negros sentiram, e espero que haja justiça contra esse cara. Vale lembrar que ele trabalha na Globo. Será que será punido?

  22. Ileafar Postado em 26/Jan/2013 às 01:31

    Acho lamentável a super importância que dão para isso. Isso só faz aumentar o racismo. E cotas realmente é para gente incapaz.

  23. Lucia Barreto do Nascimento Postado em 19/Feb/2013 às 09:59

    Nossa doenca maid grave Chana-se preconceive!

  24. angela Postado em 06/Mar/2013 às 19:49

    Salém, tu te achas superior aos outros porque?

  25. Junia Postado em 07/Mar/2013 às 22:19

    Me desculpe, mas não vi preconceito neste caso. Sou negra e sou contra as cotas, pelo que eu entendi o ator também compartilha da mesma opinião que a minha, que não devem existir cotas raciais, pois todos temos o mesmo poder intelectual, caso tenha que haver bolsas que estás sejam sociais e não um racismo velado, onde diz que preto não tem a capacidade de entrar em uma faculdade a não ser através de cotas.

  26. hamilton costa Postado em 10/Mar/2013 às 17:30

    O que será que está acontecendo com a humanidade? já temos tantos problemas , tantas coisas sérias p/ serem pensadas , as pessoas estão se preocupando com a cor da pele e com os gostos pessoais alheios.Por favor, amem mais , vivam mais e deixem o próximo viver como quiser e tiver direito.

  27. Adilson de Freitas Postado em 10/Apr/2013 às 01:43

    Incapazes de qualquer cor, de qualquer origem, deveriam ser filtrados no vestibular. É para isso que esse tipo de exame foi criado.

  28. [email protected] Postado em 11/Apr/2013 às 14:47

    Quando a sociedade em geral entender q so a cidadania plena conduz a verdadeira democracia e q so através da educação ideologica e politica do cidadão se conseguirà acceder, então talvez esteja assim dado o primeiro passo!

  29. [email protected] Postado em 11/Apr/2013 às 14:56

    Sra. Junia. A experiencia d outros povos diz q nada cai do Céu e q nestas coisas entre brancos e negros o altruismo e a generosidade so não chega. São necessarias medidas concretas e infelizmente elas passam pelas cotas. Informe se melhor.

  30. Carla. Postado em 05/May/2013 às 16:35

    com relação as cotas, sinceramente não tenho nada contra a quem quer estudar, seja preto ou branco, mais se for ser humano, melhor ainda...tenho a cor da pele bem clarinha, sou pobre, e não consigo entrar pra uma faculdade, não temos cotas...Acorda povo! com relação a atitude desse tal de Salém, ele é só um babaca rico que vai pagar uma bela indenização aos pretos por dizerem a eles que são pretos. tô lascada nesse mundo cão

  31. marcos Postado em 04/Jun/2013 às 07:57

    Uma coisa é dizer em um debate que se é contra as cotas, outra é dizer " o neguinho, vai estudar, sou contra cotas". Conotação totalmente diferente. Muito mais do que palavras, o tom de voz diz muita coisa.

  32. Jose Postado em 06/Feb/2014 às 14:49

    Escravidao ja acabou já tem 150 anos, parem de chorar as magoas do que seus antepassados passaram pois a dor do chicote ja passou tem muito tempo. Hoje em dia tanto preto quanto branco tem iguais oportunidades e alguns até mais. Portanto vao trabalhar e parem de meter racismo em tudo quanto é discussao.

  33. O preconceito e a arrogância dos bonzinhos no debate sobre cotas Postado em 18/Feb/2016 às 17:30

    […] Ator Luís Salém é acusado de racismo: “Preto, vai estudar e se formar sem cotas” […]