Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Índios 22/Nov/2012 às 10:24
1
Comentário

#RespostaGuaraniKaiowa: Tuitaço exigirá resposta na Veja e repúdio ao racismo

Apoiadores, movimentos e indígenas se mobilizam hoje (22) para exigir direito de resposta aos indígenas na principal publicação da editora Abril; tuitaço #RespostaGuaraniKaiowa começa às 15h, horário de Brasília

No último dia 14, indígenas e dezenas de entidades lançaram uma carta pública intitulada “Revista Veja: direito de resposta aos Guarani e Kaiowá já”, denunciando o teor anti-indígena e discriminatório de uma matéria publicada pela revista sob os títulos de “A ilusão de um paraíso” e “Visão medieval de antropólogos deixa índios na penúria” (nas versões impressa e virtual, respectivamente).

guarani kaiowá revista veja tuitaço

Banner de divulgação da manifestação

Nela, exige-se a apuração por parte da Justiça e o direito de resposta nas páginas de Veja. Além disso, no mesmo dia, foi lançado um abaixo-assinado que será entregue ao Ministério Público Federal do Mato Grosso do Sul.

Leia também

Na reportagem, assinada pelos jornalistas Leonardo Coutinho e Kalleo Coura, publicada dia 4 de novembro, a revista não perdeu “a oportunidade de apresentar, mais uma vez, a imagem dos Guarani e Kaiowá como seres incapazes, como [se] nós indígenas não fossemos seres humanos pensantes. Fomos considerados como selvagens e truculentos”, conforme denunciaram os indígenas em nota pelo Facebook.

Clique aqui para ler a petição exigindo direito de resposta aos Guarani e Kaiowá.

Clique aqui para ler a Carta pública dos indígenas.

CampanhaGuarani.org

Recomendados para você

Comentários

  1. Janete Fialho Postado em 22/Nov/2012 às 11:25

    Nunca imaginei que em pleno século 21, era digital, uma revista considerada de peso, trouxesse uma matéria tão pertinente na questão de racismo, discriminação e escárnio por um povo legítimo de suas terras. Abaixo a essa revista hedionda!!!