Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mulheres violadas 19/Nov/2012 às 21:03
25
Comentários

Menina de 18 anos é agredida covardemente por policiais

Foi constrangedor', diz menina de 18 anos agredida por policial em Curitiba. Veja abaixo imagens que foram gravadas no momento da agressão. Jovem participava da 'Caminhada da Paz' promovida por torcedores

Uma menina de 18 anos foi agredida por policiais militares antes da partida do Coritiba contra o Vasco da Gama no último sábado (17), em Curitiba. Parte da agressão foi filmada por outra torcedora que participava da escolta realizada pela PM até o estádio Couto Pereira, e as imagens mostram um policial batendo a cabeça da vítima contra um portão de ferro.

menina agredida policia curitiba

Policiais são flagrados agredindo covardemente jovem torcedora que participava de manifestação pela paz. (Foto: Reprodução)

“Foi bem constrangedor”, resumiu a estudante de administração Ana Paula Lima. Ela conta que a atitude violenta dos policiais começou ainda na Praça Santos Andrade, após um evento organizado chamado de “Caminhada pela paz”, e horas antes da partida de futebol. “Nós juntamos torcedores e resolvemos fazer uma caminhada pacífica em homenagem a colegas que faleceram recentemente”.

Também presente no local, a fotógrafa Ana Paula Ribeiro confirmou a versão da vítima. “Chegou uma viatura da polícia mandando o pessoal calar a boca, que lugar de cantar é no estádio. A galera obedeceu, ficou quieta reunida ali na praça. Sem tumulto algum, nenhuma algazarra, tinha até crianças de colo”, relatou. Ambas relatam que na sequência os policiais mandaram os participantes se encaminharem ao Couto Pereira.

De acordo com as duas torcedoras, as agressões começaram neste momento. “Eles chutavam pessoas que iam devagar e percebi que eles não estavam gostando da presença de câmeras, por isso desliguei a minha”, disse Ribeiro. Ana Paula Lima, contudo, disse que preferiu não desligar o celular dela, e reiterou que filmou algumas destas agressões. “Eu desliguei, mas andei mais um pouco, liguei e continuei filmando. Quando eles viraram para trás e me viram, disseram que teriam que quebrar meu celular”, lembrou a vítima.

Leia também

Segundo Lima, foi neste momento em que os policiais partiram para cima dela e outra amiga começou a filmar. “Eles me pediram para apagar imagens, eu disse que não ia, porque não tinha nada de errado em filmar. Então eles tentaram tirar da minha mão e vieram em dois para cima de mim. Um deles pegou meu braço e pôs para trás, de forma que eu fiquei com uma mão livre apenas. Então decidi colocar o celular dentro da minha calça”, denunciou Lima.

O vídeo ainda mostra outro policial retirando do local a torcedora que filmou a agressão, e não há registros de imagens do que acontece na sequência. “Eles continuaram me batendo, mais umas cinco ou seis vezes. Ameaçavam me levar presa, eu perguntava um motivo para me levarem, e diziam que eu estava desobedecendo ordem policial. Mas com esse tipo de ordem eu não concordo”, questionou a vítima. Ela conta que o celular continuou gravando o áudio das agressões de dentro da roupa, mas que ela não pretende divulgar o material por conta do constrangimento.

“Se ainda tivesse sido feito na frente de todo mundo, eu saberia que não iam acontecer abusos, mas eles me levaram para um canto, eu não via a torcida, a torcida não me via. Eu me senti muito constrangida, além de ficar nervosa com a situação”, narrou Lima sobre o ocorrido. Ela disse que irá levar o caso à polícia na terça-feira (20), mas ainda não sabe que desdobramentos a história terá. “O pessoal da torcida agilizou advogados para me auxiliar, mas não tenho nem noção do que fazer ainda”, revelou.

Nota oficial

A Polícia Militar se manifestou sobre o caso através de nota oficial nesta segunda-feira (19), afirmando que irá abrir um procedimento administrativo para esclarecer os fatos. Confira na íntegra:

O vídeo já chegou ao conhecimento do Comando do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), o qual está determinou a abertura de um procedimento administrativo para apurar o que realmente houve. E caso fique comprovado que os policiais agiram irregularmente, eles serão punidos conforme prevê a Lei.

O Comando do BOPE também esclarece que não compactua com nenhum tipo de atitude que vá de encontro a todo e qualquer direito dos cidadãos, mas por “estarmos em um estado democrático de direito, e respeitando os dispositivos constitucionais, os policiais têm direito a ampla defesa e ao contraditório”.

O Comando do BOPE reitera que tem sido enfático em relação aos direitos dos cidadãos, mas somente será sabido o que realmente aconteceu ao término do procedimento instaurado.

Agências

Recomendados para você

Comentários

  1. LUCAS ROVER Postado em 19/Nov/2012 às 21:47

    R Í D I C U L O S

  2. Perpetuo Postado em 20/Nov/2012 às 00:09

    " você com um revolver na mão é um bicho feroz, feroz... sem ele anda rebolando e até muda de voz"

  3. Kanella Postado em 20/Nov/2012 às 00:56

    Já basta do fascismo ostensivo dos cães de guarda do rico!, que espancam o pobre, o negro, a mulher o gay apenas por esporte. ratos opressores que defendem a ordem nos te repudiamos e queremos a sua morte!!!

  4. luiggi Postado em 20/Nov/2012 às 09:45

    Essa é a capital de primeiro mundo que esconde a sua verdadeira face nazista.

  5. Castro Postado em 20/Nov/2012 às 10:04

    Esses policiais são muito machos quando estão em grupo ou com uma arma nas mãos. Sozinhos são vadias em becos escuros da cidade. Canalhas e covardes. Será que seriam tão machos cercados pelo pessoal do PCC ou grupo do mesmo calibre?

  6. joao Postado em 20/Nov/2012 às 12:08

    COVARDIA BRAVOS POLICIAIS PARANAENSE MAIS UMA VEZ MOSTROU BRAVURAS FAÇAM ISSO COM BANDIDOS PRIMEIRAMENTE um policial tem que ter educação pra lidar com a população de bem

  7. Rodrigo Postado em 20/Nov/2012 às 14:24

    Um policial deveria proteger a população e não mostrar q é macho pra cima de uma mulher de apenas 18 anos. E olha q vai ser esses policiais q vão patrulhar as ruas na copa do mundo e talz, vai ser vergonha dizer que sou brasileiro com atitude desse policial.

  8. Joilson Postado em 20/Nov/2012 às 14:35

    Covardia!

  9. Angela Lucchesi Postado em 20/Nov/2012 às 14:44

    POIS É... VAO VERIFICAR O QUE ACONTECEU.... NO VIDEO ESTA BEM CLARO O QUE ACONTECEU... ABUSO DE PODER, E IMPOSIÇÃO DE FORÇA... VIOLAÇÃO DE DIREITOS CONSTITUCIONAIS, TAIS COMO DIREITO A LOCOMOÇÃO E DIREITO A MANIFESTAÇÃO PACIFICA... NO VIDEO NAO TEM NENHUMA PESSOA PORTANDO ARMAS, AO CONTRARIO TODOS ESTAO QUASE QUE ENCURRALADOS E SE AFASTANDO PRA EVITAR PROBLEMAS.... ESTA MAIS QUE CLARO O QUE HOUVE... UNS PSICOPATAS QUE PORTAM ARMAS, E QUE PAGAMOS PARA NOSSA SEGURANÇA E QUE RESOLVERAM TIRAR UMA COM A MOCINHA DE 18 ANOS... TALVEZ ATE COM INTENÇAO DE ESTUPRO.... SE NAO FOSSEM FILMADOS,. PODEM TER CERTEZA QUE ACABARIA ESTUPRADA E MORTA.... NAO TENHO A MENOR DUVIDA... O POVO TEM DE SE UNIR E EXIGIR PROVIDENCIAS.... NOS PAGAMOS SEUS SALARIOS, PARA TERMOS SEGURANÇA GARANTIDA PELA CONSTITUIÇÃO ATRAVES DO ESTADO, E NAO PARA VIVERMOS COM MEDO DE POLICIAIS QUE SE ACHAM ACIMA DA LEI....

  10. NEEMIAS MUNIZ Postado em 20/Nov/2012 às 15:00

    Eu, na minha medíocre ignorância e pequenez de sapiência, tento imaginar qual seria a diferença entre a capital que se considera primeiro mundo e uma capital como a de qualquer outro estado ou pais do terceiro mundo. A verdade é que vivemos em um país fascista, covarde, corrupto e incapaz, infelizmente nosso amado idolatrado salve salve BRASIL ainda é assim. Agredirem uma das moças por estar filmando o evento que elas mesmas organizaram, algo eles fizeram e pensavam que ela tinha filmado e queria destruir a prova que talvez a moça nem teve a oportunidade de filmar, mas na duvida, provavelmente um policial disse ao outro: *vamos pecar ela e apagar tudo, melhor prevenir.* Como diz boris Casoi isto é uma VERGONHA.

  11. Jana Postado em 20/Nov/2012 às 18:04

    O pior é que sequer sabemos o que houve após. Provavelmente, as agressões continuaram... Simplesmente, lamentável e extremamente vergonhoso.

  12. Indignado Postado em 20/Nov/2012 às 18:55

    Esses caras sao retardados!!

  13. ADAMASTOR Postado em 20/Nov/2012 às 20:48

    EXESSO DE PODER DA NISSO TEM QUE PEGAR UMA MISERA DESAS E FAZER UMA DESGRAÇA MAIOR AINDA NÃO MERECE USAR ESSE FARDA ESSES PEDAÇO DE ANIMAL E DEPOIS QUER SER POLICIAL PRA SERVIR E PROTEGER VAI SERVIR O DIABO PORRA VAI PROTEGER AGORA ESSA TUA CARCAÇA MISERA

  14. Nilton Postado em 20/Nov/2012 às 22:24

    São esses os bandidos adestrados para manter a ordem. rá!

  15. edson Postado em 20/Nov/2012 às 22:38

    maior das bagunças!!! e os onibus incendiados é o q ??

  16. Marcio Postado em 21/Nov/2012 às 03:43

    Se é assim em um jogo nacional . Imaginem na copa de 2014 . Não vai ser só festa com a brahma diz , abram os olhos estrageiros e brasileiros que vão viajar . Imaginem palmeirenses , corinthianos e são paulinos se juntando em um estádio pra assistir uma partida de futebol qualquer .

  17. Wilson Sampaio Postado em 22/Nov/2012 às 03:10

    Não precisa de procedimento algum. Basta o governador agir. A questão é política. Sua atitude (deles) já provou que agiram fora da lei, intimidando a outra garota que estava filmando. Levando aquela garota para um canto para ser espancada. Quando eles (policiais) não vão com a cara de alguém, eles simplesmente fazem isso e o comando, diz que vai fazer e não faz. Então, quem tem que agir, é a pessoa que eu elegi para cuidar de mim e não a corregedoria. Governador, cadê o senhor? Recomendação à garota espancada, Ana Paula e a seus advogados, não procurem a justiça. Procurem um político que tenha autoridade mesmo e peçam que ele resolva, tornem isso público, levando aos jornais que a garota agredida quer falar com o governador. Assim, se resolve e esse abusadores vão para a rua e aí sim, pode entra com um processo criminal e outro civil contra eles, sem a corporação para os proteger.

  18. Roberto Pedroso Postado em 24/Nov/2012 às 11:58

    Se a policia em Curitiba age dessa forma contra uma jovem estudante indefesa que estava participando de um evento pela paz nos estádios imaginem o que essa mesma policia não costuma fazer com os jovens negros pobres moradores das periferias nas vielas e becos escuros no interior das comunidades carentes?e eu pergunto será que essa truculência insana é um problema somente da policia militar de Curitiba ou é um comportamento recorrente de todas as policias militares do País?Creio que todos já sabem a resposta.

  19. Alexandre Postado em 26/Nov/2012 às 21:15

    Como é que é? "...os policiais têm direito a ampla defesa e ao contraditório" contra uma menina de 18 anos! Essa pessoa que escreveu essa nota não tem é vergonha na cara.

  20. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 28/Dec/2012 às 14:16

    Na hora que a população CANSAR disso e começar a REVIDAR, aí a palhaçada para. Eu não dou mole nem pra bandido e nem pra polícia. Bandido eu desmonto. Polícial abusado, eu encaro e denuncio e se for caso de vida ou morte, eu fico vivo. Não tenho medo não.

  21. Wagner Postado em 06/Jan/2013 às 18:11

    "Este vídeo não existe". Youtube, Youtube, devemos chamá-lo de Grande Irmão agora?

  22. Davi Postado em 11/Jan/2013 às 14:59

    "mas por estarmos em um estado democrático de direito, e respeitando os dispositivos constitucionais, os policiais têm direito a ampla defesa e ao contraditório". Espancam a menina por ela ter feito uma filmagem, e agora vêm apelar para Estado democrático. Delinquentes!

  23. Alexandre Postado em 05/Jun/2013 às 19:47

    Pessoal, sou curitibano e tenho colegas que são coxas brancas e estavam na praça no momento dessa "caminhada pela paz". Essa galera "meia dúzia de pessoas" da paz aí, também torcedores não estavam na paz não, segundo meus colegas estavam apavorando o trânsito e fazendo arruaça... E esses caras aí não são PMs comuns, são do batalhao da RONE, e normalmente só aparecem quando o bicho pega, longe de defender a abordagem feitas por eles, mas antes de sair em defesa da menina... E esse jogo aconteceu há muito tempo atrás.... Sei lá, tudo que envolve torcidas organizadas normalmente não é coisa boa, e tb normalmente ninguém apanha ou é abordado dessa maneira de graça....

  24. Paulo Postado em 12/Feb/2016 às 14:48

    Só tem moralista aqui pelo jeito....

  25. Esmeraldo Cabreira Postado em 05/Mar/2016 às 09:57

    MÁÁSSS BÁÁÁ´HH !! QUÊêÊ BARBARIDADE TCHÊÊ!! REPÚBLICA NAZI-COXINHA DO PARANÁ USA TROPA-CHOQUE PRÁ CONSTRANGÊR CIDADÃOS!! O LÍDER-MOR DESSA PRATICA É SERGIO MORO, FUNCIONÁRIO "DEDICADO E PREMIADO" DA GLOBO-MOSSACK!! O MESMO QUE FEZ A "PRISÃO COERCITIVA" DO LULA E VAZOU PRÁ IMPRENSSA GLOBO-MOSSACK. TÁ TUDO NO MESMO "HORIZONTE DE EVENTOS"!!! FORA PSDB!!!! ESMERALDO CABREIRA