Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Palestina 19/Nov/2012 às 15:53
22
Comentários

Mundo não pode tolerar massacre de Israel a Gaza, diz Dilma

Governo brasileiro não descarta em assumir um papel mais central na questão como mediador. Um bombardeio por parte de Israel atingiu um prédio residencial, matando 11 civis, entre eles, quatro crianças

A presidenta telefonou ao secretário-geral da ONU, Ban-Ki-Moon, e pediu a convocação extraordinária do Conselho de Segurança das Nações Unidas para deter o “uso desproporcional da força” por parte de Israel, no massacre aos palestinos na Faixa de Gaza; no dia de ontem (18) prédio residencial foi atacado e quatro crianças foram assassinadas

crianças israel gaza

Crianças assassinadas no ataque de Israel contra Gaza. (Foto: Agências Internacionais)

Enquanto os Estados Unidos e o Reino Unido legitimam os ataques de Israel contra alvos civis na Palestina, a presidenta Dilma Rousseff se levantou para condenar o “uso desproporcional da força” por parte do Estado judaico e a inércia da ONU frente ao conflito. A pedido do presidente do Egito, Mohamed Mursi, ela telefonou, na noite deste domingo (18), para o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, pedindo a convocação extraordinária do Conselho de Segurança na busca de um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

Leia também

“Em qualquer assunto, como foi no caso do Congo, o Conselho de Segurança da ONU se reuniu imediatamente. Mas quando se trata do Oriente Médio, nada. Não dá para continuar esta inércia no tratamento do Oriente Médio”, disse Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência.

Diante da gravidade dos ataques no dia de ontem (18), o Governo brasileiro também não descarta em assumir um papel mais central na questão como mediador. Um bombardeio por parte de Israel atingiu um prédio residencial, matando 11 civis, entre eles, quatro crianças.

A agência Reuters informou que pelo menos 11 civis palestinos, incluindo quatro crianças, foram mortos neste domingo (18), após um ataque aéreo israelense contra um prédio na Faixa de Gaza, no pior ataque por parte do Estado judaico em cinco dias de confrontos.

Israel sinalizou que uma possível invasão terrestre na área controlada pelo Hamas poderia ser o próximo passo para uma maior ofensiva, buscando interromper ataques com foguetes por militantes palestinos no Estado judeu.

Neste domingo (18) Israel interceptou três foguetes disparados a partir da Faixa de Gaza contra a sua capital comercial, Tel Aviv. Uma pessoa foi ferida por escombros após a destruição de um dos projéteis.

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse que, mesmo que Israel tenha o direito de se defender, seria “preferível” evitar uma invasão terrestre que provocaria uma escalada militar na Faixa de Gaza, um estreito densamente povoado. A ofensiva terrestre poderia criar mais vítimas e provocar uma condenação internacional, disse Obama.

Um porta-voz do Ministério do Interior em Gaza, controlado pelo Hamas, que um míssil israelense destruiu um prédio de três andares, matando 11 pessoas, todas civis. Médicos disseram que quatro mulheres e quatro crianças estão entre os mortos.

Com Portal 247

Recomendados para você

Comentários

  1. Anon Postado em 19/Nov/2012 às 20:17

    o futuro de issrael sera tão triste que dara inveja a ritler

  2. julio Postado em 22/Nov/2012 às 14:32

    A Dilma ficou louca !!!

    • Carla s. brito Postado em 15/Jul/2014 às 02:07

      Pq ela ficou louca? Lutar a favor de vidas inocentes não e loucura a guerra no oriente médio tem como entereces geopolicos ja que o sinitas estão tomando uma terra que nunca foi deles e toda essa violencia só reforça a ideia de que por dinheiro tudo se faz tudo se pode fazer. O roubo começa aparte do momento que o direito a vida e tirado isso nao ha nenhuma explicação logica. Na Alemanha o holocausto aconteceu com judeus,ciganos negros , ate um mês atrás era o pior genocídio existente na historia hoje em pleno século xxi vimos de perto outro ainda maio acontecer e poucos se sensibilizam vamos corre pela paz vamos lutar pela vida. Vamos ter a consciência que todos podem ser felizes não apenas "Aqueles que detém o poder financeiro" eu tenho direito e todos que se verem em situacao de desigualdade tem que por lei ter a sua vida garantida pelo o estado e pelo mundo. A ONU e todos os pais tem obrigação de se impor contra esse tipo de violência.

  3. JANDER ARRUDA Postado em 30/Nov/2012 às 11:30

    Porque só Israel é criticado? dis o ditado,toda ação tem uma reação! tá provado que quem começou a atacar foi o tal de ramás! atiram contra Israel depois vão se esconder debaixo das sais da pobre população palestina fazendo com que os mesmos paguem o pato. Israel não pode ficar quieto vendo inimigos atirarem mísseis contra seu país. Se a população inocenta da palestina é morta é porcausa dos bandidos e terroristas que se enfiltram no meio da população para depois disserem que Israel é quem é o bicho papão da istória! QUE DEUS ABENÇÕE E PROTEJA ISRAEL E SEU POVO DESSE BANDO DE AVES DE RAPINA QUE SÓ QUEREM SUA DESTRUIÇÃO.

    • Marco Alencar Rodrigues Postado em 12/Jul/2014 às 02:07

      Aprenda a escrever, por favor. E quem invadiu a Palestina foram os israelenses, eles são os invasores nessa questão. Os palestinos estão brigando pelo que lhes é de direito.

    • Cristina Postado em 12/Jul/2014 às 22:51

      Israel já deixou de ser a vítima desta guerra faz tempo. Se eles não reverem seus valores, vão acabar atraindo o ódio do mundo!! E não vai ser como na segunda guerra que o mundo só conhece o lado judeu. Hoje tem internet, nada absolutamente nada fica encoberto. Devolver a faixa de gaza é um preço pequeno ao que eles podem atrair.

    • Luciana Postado em 14/Jul/2014 às 21:24

      Jander, veja um mapa do território de Israel na época que foi criado e um mapa de hoje. Compare a extensão de ambos e descubra quem é o responsável por estra guerra estúpida!

      • barbara machado Postado em 15/Jul/2014 às 04:06

        luciana ... querida essas pessoas precisam esturdar mais historia e geopolitica tanta desinformcao que da ate DO ! E DIZEM oremos por ISRAEL o ingnorancia estupida!

      • Getulio Postado em 23/Jul/2014 às 21:28

        Luciana, o território de Israel de Israel "cresceu" a partir de 1967. Todos falam das fronteiras anteriores a esta data. Você sabia que no mesmo dia (14/05/48) em que Israel proclamou sua independência foi atacado? Que todas as guerras em que Israel se envolveu foi para se defender? Nunca Israel atacou primeiro; é o que eu sei. Sei também que várias nações árabes, mais de uma vez, atacaram a Israel com o fim de destruí-lo. Não importa quantas concessões Israel faça, sempre é atacado.

    • barbara machado Postado em 15/Jul/2014 às 04:03

      querido jader esta muito mau informado em 1 lugar nem o ramas nem a palestina tem poder de fogo ! aos ataques a palestina comecou em 1890 e dura ate hj pelo sionistas , o que se diz que provocou esse masagre e que mataram 3 meninos em israel .... e dizeram que foi o ramas ! mas esses meninos morreram atropelados isso foi so um pretexto para comecar de novo tentar expulsar os palestinos ... disso todo mundo sabe! aconselho a vc em estudar um pouco antes de soltar essas perolas na internet

    • Luiz Carlos da Silva Postado em 15/Jul/2014 às 04:24

      Porque Israel inventa demais. Eles contra atacam com força desproporcional. Esperam qualquer oportunidade e, até as criam, para matar centenas de inocentes. Porque eles invadem a terra alheia. Porque eles mentem na TV e fazem as notícias distorcidas. Quer mais alguma razão, ou essas já são suficientes?

    • Amira Postado em 18/Jul/2014 às 03:31

      Gente sem informação é pior que gente ignorante, quem esta junto com israel é pior que eles, pois o Hamas só se entrometeeu dps que mais de 300 pessoas mortaas, a maioria criianças, idosos e mulheres, se alguem chegasse na sua casa, com sua familia dentro e dissesse pra vc que a casa é dele e que vc deve sair, vc vai lutar pela sua casa e sua familia, os judeus sionistas estão invadindo a palestina dizendo que a terra é deles e estão matando e achando q estão no direito!! antes d coloca tua opinião medíocre, se informee!

    • Philton Postado em 19/Jul/2014 às 12:55

      Ta provado nadinha seu otario. Foi aquele doidos em israel q mataram os 3 crianças e depois acusaram os resistantes do hamas, foi eles q robaram mataram assassinaram tudo tudo tudo e todo o tempo sao eles, mais como eles controlam as midias, so passa na televisao o q eles queram q vc acredita e vc cai nessa como o proimeiro dos abestadoes ! Vai pesquisar e outra coisa q veja ou globo pra ser realmente informado antes de fazer comentario de burro.

    • Lulinha Postado em 23/Jul/2014 às 07:43

      Pelos vistos não entendes o Israel, Palestina vs HAMAS, OLP... Fique calado em vez de insultar a dor e sofrimento de um Povo por assacinos americanos e seus cães de caça!

  4. Isaac Postado em 23/Jan/2013 às 03:37

    4 MULHERES e 4 CRIANÇAS... Israel é a Alemanha Nazista de hoje, malditos sejam!

    • GETULIO Postado em 23/Jul/2014 às 19:36

      ISSO SÓ PODE SER IRONIA, NÃO? AINDA MAIS VINDO DE UM "ISAAC"!

    • paulo Postado em 24/Jul/2014 às 18:10

      ai daqueles que se levantarem contra israel Deus tem um compromisso com eles

  5. Carlos Eduardo Postado em 09/Nov/2013 às 12:37

    Barbaridade o que este estado está fazendo contra os palestinos,e o mundo assiste quieto,até quando esta é a pergunta.

  6. Manoel Postado em 11/Jul/2014 às 12:34

    Israel é o Nazismo de hoje. Nunca deveria ter existido!

  7. julio quezadsa celedon Postado em 12/Jul/2014 às 20:21

    Israelitas assasinos.

  8. Cristina Postado em 12/Jul/2014 às 22:46

    Ta difícil de acreditar que os judeus viveram o holocausto! Pois quem viveu aquele horror não faria este genocídio.!!! E pensar,..que Jesus nasceu em Israel. E só ensinou o amor. Mas os israelitas guardam como mandamento o ódio e a ganância. A briga pela faixa de gaza já deixou de ser religiosa para ser por interesse. Lamentável mas antes eu admirava o povo da terra santa. Agora tenho desprezo.

  9. Jetro Postado em 21/Jul/2014 às 15:24

    Israel está no seu direito de se defender. Oremos pela paz em Israel como está escrito na Bíblia! Todos somos cônscios de quanto o povo judeu sempre foi perseguido desde Abraão até os dias de hoje. Nessa terra há promessa de paz, O Rei Jesus irá reinar a partir de Jerusalém para todo o mundo por mil anos. Esse é o segredo de Israel não ser nunca destruída.