Redação Pragmatismo
Compartilhar
Religião 01/Nov/2012 às 22:56
9
Comentários

Conheça o País que usa igrejas como livrarias, restaurantes e cafés

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e mais

As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai.

holanda ateus igreja religião livraria

Livraria Selexyz, em Maastricht. (Divulgação / Paulo Lopes)

De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%.

Leia também

A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos.

holanda ateus igreja religião

Café Olivier, em Utrecht. (Divulgação / Paulo Lopes)

Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona.

O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antiga igreja – um belo enfeite.

holanda igreja ateus casa show

Igreja de Amsterdã virou casa de show. (Foto: Divulgação)

Uma igreja do século 19 de Amsterdã virou o “templo do pop”, o Paradiso, onde se apresentam badaladas bandas de rock e cantores nacionais e internacionais, entre os quais alguns brasileiros, como o Seu Jorge.

Até agora, ao que consta, não apareceu em nenhum desses locais alguém para expulsar os vendilhões do templo.

Paulopes

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Cristiano Postado em 02/Nov/2012 às 15:44

    Fosse a Holanda um país socialista ou de orientação marxista, os jornais estariam escrevendo diariamente sobre "como o comunismo é ateu-satânico e persegue a religião". Podem ter certeza de que as livrarias estariam cheias de livros sobre isso, assim como reportagens na TV, blogs na internet e que cultos evangélicos estariam cheios disso!

  2. Vagner Eifler Postado em 14/Dec/2012 às 00:16

    Comentário perfeito, Cristiano!

  3. Manuel Postado em 31/May/2013 às 18:48

    Os holandeses, além de ateus, são xenófobos, racistas e forretas!

  4. Ricieri Postado em 25/Jul/2013 às 00:35

    Amigo cristiano , não é marxista é secularista , existe um abismo gigantesco entre marx e voltaire por exemplo , a holanda é um país secular , onde praticas seculares são aplicadas até mesmo nas escolas Nem todos ateus perseguem religião , alguns até são conservadores

  5. Gisa Postado em 27/Jan/2014 às 07:31

    Eu moro na Holanda há 23 anos. Sim fazem isso com algumas igrejas, pois ficavam fechadas durante a semana, só abrindo aos domingos por algumas horas. É brilhante a iniciativa de "reciclar" as maravilhosas igrejas antigas para um fim cultural e social. A "igreja" não é e nunca foi o prédio. Come on!

    • romeu Postado em 17/Nov/2015 às 15:31

      "É brilhante a iniciativa de reciclar" - Quanto tempo e dinheiro vc gasta por semana com psicólogos?????

  6. shinigami Postado em 27/Jan/2014 às 13:42

    Como não moramos em um estado laico ainda não temos voz e nem vez..............................!

  7. Marcos Postado em 20/Dec/2014 às 10:59

    É muito triste como isso pode ser tratado com tanta naturalidade.

  8. Romeu Postado em 17/Nov/2015 às 15:27

    Um país que se diz de maioria ateu e destrói Igrejas está fazendo exatamente o que o mundo quer! Mais ódio, violência, desamor, etc... - É um povo sem Esperança sem sentido na vida.