Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Racismo não 26/Oct/2012 às 19:37
21
Comentários

Comentário racista gera revolta no Facebook: "tem gente que devia permanecer no tronco"

Ex-ministro da Igualdade Racial e deputado federal Edson Santos, emitiu uma nota de repúdio ao comentário da jovem

A internauta do Rio de Janeiro Kenya Mayrink gerou revolta em centenas de pessoas no Facebook nesta quinta-feira após publicar o seguinte comentário: “#odeiocentrode qqcidade #odeioesselugar As vezes entendo o preconceito tem gente que devia permanecer no tronco ! Pessoas ignorantesssss ECA”(sic).

A postagem foi feita ainda na quarta-feira pelo telefone celular da moça, mas até o momento desta publicação mais de 180 pessoas já tinham utilizado a opção “compartilhar” para repudiar a postura da jovem.

racismo facebook kenya

Comentário considerado racista gerou repercussão em rede social. (Foto: SRZD)

Kenya também recebeu críticas por comentários postados abaixo da frase que gerou polêmica. Em resposta a uma delas, a jovem branca com terceiro grau completo disse não ter generalizado, mas que tem “pavor a ignorância” e que “infelizmente tem alguns negros que não podem mesmo ter nenhuma posição”.

Leia também

“E todos nós sabemos disso! Não sejamos hipócritas!!!, finalizou.

Após tomar conhecimento do caso, o ex-ministro da Igualdade Racial e deputado federal Edson Santos (PT), emitiu uma nota de repúdio ao comentário da jovem. Ele reconheceu o avanço do diálogo sobre o tema no país, mas deixou claro que ainda há “um longo caminho pela frente” para resolver o problema.

“Casos como esta postagem nas redes sociais demonstram o quanto o racismo está arraigado no inconsciente das pessoas, que ainda se surpreendem ao verem negros em posse de bens ou exercendo funções mais destacadas no mercado de trabalho e na sociedade. Então, apesar de todos os avanços, ainda temos um longo caminho pela frente até alcançarmos uma situação equilibrada em termos de relações raciais no Brasil, na qual estejamos livres da discriminação racial e exista mais respeito à diversidade”, diz trecho da nota.

Racismo prevê pena de até três anos de reclusão

Se enquadrada na Lei do Crime Racial (Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989), a atitude da internauta Kenya Mayrink pode resultar em reclusão de um a três anos e pagamento de multa.

O artigo 20 da lei citada acima diz que é proibido “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.

SRZD

Recomendados para você

Comentários

  1. Henrique Postado em 26/Oct/2012 às 21:44

    A EXTREMA BURRICE PRECONCEITUOSA Não existe comprovação científica para a “BURRA” superioridade branca, pois a ÚNICA coisa que pessoas da mesma cor de pele compartilham é a cor da pele. Obs.: a formação da capacidade intelectual é a interferência de milhares de genes, ou seja, a “grosso modo”, se você quer criar receptores nervosos bons você cria com coisas boas, é como o viciado que possui uma enormidade de receptores que só reconhecem o vício. SÉRGIO DANILO PENA, médico-geneticista da UFMG: “Não há nenhuma relação entre os genes responsáveis pela pigmentação da pele e os que formam o sistema nervoso central.” CONCLUSÃO: - um negro africano pode ser geneticamente mais parecido com um branco norueguês do que com seu vizinho que é negro; - inteligência é muito complicado definir, pois além do raciocínio lógico, há outras características, como capacidade musical, que também podem ser consideradas como inteligência; - o QI (quociente de inteligência) só considera o raciocínio lógico-matemático, UMA PARCELA MUITO, MAS MUITO PEQUENA DA INTELIGÊNCIA; - os preconceituosos continuam cada vez mais BURROS. Ódio racial não é humano e tampouco animal. É uma coisa qualquer sem significado. Classificá-lo como? Não há como classificá-lo ou explicá-lo! Talvez a música do "Audioslave" (Like a Stone - 'como uma pedra'), que diz 'se você é bom - a morte é um descanso'.

  2. Henrique Postado em 26/Oct/2012 às 21:48

    "Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa." MARTIN LUTHER KING

  3. Henrique Postado em 26/Oct/2012 às 21:59

    O pensamento racista, é que vai se tornar as palavras dos preconceituosos. E estas palavras preconceituosas moldam as atitudes dessas pessoas reles. Essas atitudes tronar-se-ão os hábitos preconceituosos. O habitual preconceito forma os "valores" desse tipo de pessoa. Pronto! Chegamos ao DESTINO desses preconceituosos - um destino forjado pelos valores preconceituosos tornando-os reles do chão, sem valor, desumano, incivilizado,...

  4. LUCAS ROVER Postado em 27/Oct/2012 às 03:53

    Pessoas ignorantes me irritam tbm... mas que infeliz comentário. Triste associação !

  5. MRTT Postado em 27/Oct/2012 às 12:23

    ops..... como o pessoal está pegando pesado pelo termo usado pela jovem moça. Os reprovadores estão armando uma fogueira para queimar essa moca. Aí sim mora o preconceito. O ela disse o disse em outro contexto. A turma julgadora deve ser a mesma que vê em Monteiro Lobato um racista. Cuidado minha gente. Cuidado !!! O tronco foi feito para corrigir através de castigo corporal. Não somente negros tem a ver com o tronco, mas qualquer pessoa.

  6. ney Postado em 27/Oct/2012 às 13:22

    porque ela não muda de país??

  7. Rita Candeu Postado em 27/Oct/2012 às 14:46

    alguém me explica isso W por que 1 único comentário gera uma comoção nacional, e enquanto isso há blogs racistas, homofóbicos, misóginos, enquanto isso penamos para denunciar blogs inteiros perfis no Twitter, todos infinitas vezes denunciados, e eles permanecem lá - intactos e intocáveis só 2 https://twitter.com/omelchior http://aurorabrasilis.blogspot.com.br/2012/04/estudo-provando-que-o-negro-e-inferior.html

  8. Zulmira Postado em 27/Oct/2012 às 17:30

    Acho que esta criatura nem merece atenção...ela provou que é muito pobre, de espirito, pobre de sabedoria...Deus jamais aceita tal pensamento...ela precisa de oração e educação ...mnais a educação vinda dos pais, ou do lugar onde ela congraga, Pastor, Padre, ou alguem que entende as palavras da biblia e leia pra ela...BUrra´e a pessoa que quer julgar e dividir os povos...ANALFABETA CRISTÃ..digna de dó...

  9. Carol Postado em 27/Oct/2012 às 17:30

    Ignorância independe de cor de pele, sexualidade, nacionalidade, religião... pessoas que não sabem diferenciar as duas coisas são no mínimo burras.

  10. rodher Postado em 27/Oct/2012 às 17:43

    “Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.” MARTIN LUTHER KING Direito de expressão. Garantido e defendido pela constituição.

  11. Marlon Postado em 27/Oct/2012 às 21:30

    E por que ninguém denuncia o racismo nas redes sociais contra o ministro Joaquim Barbosa? Vejam alguns exemplos dois muitos mostrados no site abaixo: "Joaquim Barbosa é um negro vadio que só está lá por causa do Lula" "Joaquim Barbosa é capitão do mato..." "Joaquim Barbosa é animal da pior espécie" "negro... calhorda!" http://tinyurl.com/8bovqxy

  12. Rogerio Postado em 27/Oct/2012 às 21:49

    Parafraseando a racista acho que tem gente que deveria permanecer de boca fechada ao invés de falar besteira. No caso dela deveria permanecer na cadeia por preconceito.

  13. Henrique Postado em 28/Oct/2012 às 11:48

    A professora e socióloga Jane Elliott ganhou um Emmy pelo documentário de 1968 “The Eye of the Storm”, em que aplicou um exercício de discriminação em uma sala de aula da terceira série, baseada na cor dos olhos das crianças. Para isso, ela rotula essas pessoas, baseando-se apenas na cor dos olhos, com todos rótulos negativos usados contra mulheres, pessoas negras, homossexuais, pessoas com deficiências físicas e todas outras que sejam diferentes fisicamente. Numa palestra com um auditório lotado, ela pergunta: “Se algum branco gostaria de receber o mesmo tratamento dado aos cidadãos negros em nossa sociedade, levante-se. (…) Ninguém se levantou. Isso deixa claro que vocês sabem o que está acontecendo. Vocês não querem isso para vocês. Quero saber por que, então, aceitam isso e permitem que aconteça com os outros.”

  14. Bill Postado em 29/Oct/2012 às 10:46

    aproveitando os comentários, por favor, nos ajudem a denunciar este blog! http://aurorabrasilis.blogspot.com.br/2012/04/estudo-provando-que-o-negro-e-inferior.html?showComment=1351514701624#c8185280471698519756 denuncia.pf.gov.br... é rápido para denunciar... por favor!

  15. Tiago Tobias Postado em 29/Oct/2012 às 16:49

    O problema aqui no Brasil é que um crime de racismo ou de incitação ao crime, como por exemplo, o caso da Mayara Petruso e da Kenya, é convertido em prestação de serviços comunitários. Essa prestação de serviços comunitários mostra bem o caráter de uma sociedade capitalista: algo que deveria ser dignificado como uma das maiores mostras da solidariedade humana é tratado como meio de punição. Não tem que aliviar para RACISTA. É cadeia e no mínimo, 5 anos em regime fechado!

  16. Gustavo Postado em 31/Oct/2012 às 00:23

    Isto só mostra o quão falida é essa separação promovida pelo governo através das COTAS. Esse sim para mim é o maior estimulo ao preconceito e racismo que existe, gerando a intolerância e uma separação cada vez maior dentro da população. Gostaria de saber por que uma pessoa não é capaz de concorrer em pé de igualdade com qualquer outro individo devido à cor da pele ou raça da qual se declare. Como se vê todos os dias no Brasil somente os negros e índios sofressem com as desigualdades sociais, todos os brancos são afortunados, estudados, saudáveis e não enfrentam qualquer tipo de problema para ter acesso a qualquer serviço oferecido pelo estado, afinal são brancos. Somente um governo incompetente busca na SEPARAÇÃO de sua população e na discriminação por cotas uma forma de resolver problemas e graves disparidades sociais. “No Brasil se você é BRANCO e POBRE está ferrado meu amigo”.

  17. Júlia Postado em 01/Nov/2012 às 12:08

    Ela postou o que muita gente não tem coragem de falar mas sente,tem negro que não gosta de negro ,tem pobre que não gosta de pobre,de vez em quando aparece um caso na televisão,o pior cego é aquele que não quer enxergar .

    • Gustavo S Postado em 01/Nov/2012 às 13:03

      Júlia, não é mérito nenhum ter coragem de manifestar-se dessa forma, porque trata-se de uma manifestação de cunho racista e ela pode ser apenada conforme a lei. Se você é racista, que tente rever os seus conceitos retrógrados ou, caso não queira, guarde o ódio para si.

  18. Henrique Postado em 01/Nov/2012 às 23:09

    Ninguém nasce preconceituoso. O preconceito é ensinado em casa.

  19. Paula Postado em 17/Dec/2012 às 15:21

    É muita falta do que fazer dar atenção a um "piti" de uma garota mimada e egocêntrica. Essa história está indo longe demais, tudo é racismo, um clipe com macacos toscamente fantasiados dançando (de um cantor NEGRO), uma obra literária de monteiro lobato, a falta de protagonista negro nas novelas, é um vitimismo desproporcional. Aos poucos o estado está se redimindo das falhas do passado, mas ao permitir que besteiras como essa se tornem manchete , é insano, não agrega em nada a causa, ao contrário gera mais revolta e pessoas dispostas a agredir. Ao invés de se preocuparem com as besteiras e ataques de fúria de patricinhas alheias, convido os ministros a trabalharem em favor do aumento de investimento na área de educação, contra a prostituição infantil, contra o tráfico de drogas e em acabar com a condição de trabalho escravo que até os dias de hoje negros e brancos sofrem. Se é para trabalhar em prol de uma causa, que ela traga resultados efetivos para a sociedade, e não a perda de tempo em dar ibope a futilidade alheia.

  20. Marcos Postado em 10/Aug/2013 às 00:20

    Sobre as cidades brasileiras que parecem lixões eu concordo e dane-se quem "gosta" disso aqui as cidades brasileiras só possuem os centros bonitos o resto é a total avacalhação, pilhas de lixos em toda parte, se anda chutando pedras de Crack e pino de Cocaína, sobre o comentário ela realmente foi racista.