Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Eleições 2012 18/Oct/2012 às 16:59
6
Comentários

Plínio de Arruda (PSOL), fundador do PT, diz preferir Serra a Haddad

Se por um lado alguns militantes apoiaram as declarações de Plínio, o número de simpatizantes e militantes do próprio PSOL que discordaram do fundador do PT foi expressivo e as manifestações se sucedem em sua página pessoal no Facebook

Fundador do PT e candidato do PSOL à Presidência em 2010, o ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio disse preferir José Serra (PSDB) a Fernando Haddad (PT) na corrida à Prefeitura de São Paulo.

Aos 82 anos, ele causou uma polêmica ontem pela internet após atacar o petista no Twitter. “O importante agora é derrotar o Haddad porque ele é incompetente e porque sua vitória fortalece o Lula e a turma do mensalão“, disse.

Horas depois, Plínio escolheu outra rede social, o Facebook, para se defender e dizer que seguirá a orientação do PSOL, que prega o voto nulo.

plínio serra haddad

Simpatizantes de Plínio e militantes do PSOL rechaçaram comentário do político no Facebook / Divulgação

“Oh, meu Deus! Como esse povo gosta de fofoca. O fato de dizer que considero o Serra melhor que o Haddad não implica que deixarei de votar, como sempre fiz, de acordo com o meu partido.”

Leia também

Plínio reafirmou as críticas a Haddad e a preferência por Serra, de quem é amigo. “O Haddad é incompetente. É só ver o estrago que foi esse Enem”, disse. “Acho péssimo ele estar na frente. Imagina o Lula se ele vencer.”

O ex-presidenciável disse ter restrições ao tucano, mas o elogiou. “O Serra tem seus problemas. Tem um gênio difícil, é meio direitoso, mas é um homem competente.”

Apesar de declarar sua preferência, ele jurou que seguirá a ordem da sigla ao votar.

O candidato do PSOL, Carlos Giannazi, teve 1% dos votos no primeiro turno, votação pífia se comparada à de Marcelo Freixo, que alcançou 28% no Rio. “São Paulo é mais reacionária”, conforma-se Plínio.

Simpatizantes de Plínio e militantes do PSOL rechaçam comentário do político no Facebook

Se por um lado alguns militantes apoiaram as declarações de Plínio, o número de simpatizantes e militantes do próprio PSOL que discordaram do fundador do PT foi expressivo. As manifestações também foram distintas no que se refere ao entendimento sobre o posicionamento do voto nulo neste segundo turno em São Paulo, numa disputa polarizada entre PT e PSDB. Transcrevemos abaixo algumas das respostas:

Luis Tagore: Dizer que Serra é melhor que Haddad é difícil de admitir! Serra é o pior quadro da política nacional. Ele consegue ser pior do que Sarney, Collor, Renan Calheiros, Bornhausen, Bolsonaro e Roriz.

Bernardo Cortizo: Vai votar NULO mas quer que SERRA derrote HADADD em SP? Poupe-me.

Raphael Chaves Ferreira: Plínio é uma figura política que eu admiro também. Mas me assusta o nível de idolatria acrítica aqui presenciado. Essa declaração do Plínio é incoerente, coloca problemas para o partido e gera mal estar com a base. Sinceramente, fiquei bastante desapontado. Essa declaração é um tiro no pé, Plínio. Serra e Haddad são farinha do mesmo saco. Há muita pouca diferença nos projetos políticos que representam. Você é uma figura de referência no PSOL, quadro político histórico da esquerda brasileira! Independente da sua decisão de acatar a orientação do partido quanto ao voto nulo, você gera um mal estar para a base com esta declaração. O Serra que trata professor como caso de polícia, o Serra da privatização, o Serra da privataria, o Serra elitista… como algo assim pode ser melhor? E não tem essa de menos pior. Ou se mantém a coerência, ou se paga o preço.

Izabel Sampaio: Em que aspecto o Serra pode ser melhor do que o Haddad? Gosto do PSOL, mas essa decisão de votar nulo é incabível. Como vamos nos ausentar desse segundo turno?! Vamos arriscar deixar São Paulo nas mãos crueis dos tucanos de novo? Decepcionada…

Guilherme Gonçalves Da Silva: Não sei… ainda acho que a escolha pessoal sempre tem de estar acima da escolha feita pelo partido! além disso, nos moldes da eleição de hoje, o voto nulo é inútil e simplesmente dá o poder de eleger os políticos ao povo que, na maioria das vezes, é alienado politicamente e se deixa levar por promessas e campanhas levianas.

Leandro Kenji: Entendemos o voto nulo, mas como é possível Serra ser melhor que Haddad? Ele iria administrar a vida privada dos cidadãos melhor, cerceando as suas liberdades?

Em sua mais recente postagem na rede social Facebook, Plínio se diz arrependido da declaração e que deveria ter seguido os conselhos de sua mulher e não tocar no nome de José Serra.

Pragmatismo Politico, com Folha de S.Paulo

Recomendados para você

Comentários

  1. Riberto Postado em 18/Oct/2012 às 18:29

    Bem, como se vê, ex-petista é mais rancoroso que ex-marido ou ex-mulher ... VOTO NULO É VOTO IRRESPONSÁVEL !!!

  2. rodrigo Postado em 18/Oct/2012 às 21:35

    Serra é pior que o Maluf

  3. Rogerio Postado em 18/Oct/2012 às 21:45

    Vai pegar um terço e rezar véio. O PT já mostrou que veio pra ficar. Não é só Lula. Todo petista tem gosto por lutar pelo povo.

  4. lucas Postado em 21/Oct/2012 às 16:04

    é bom começar a rezar mesmo porque esse povo é burro e gosta de sofrer todo pestista tem gosto pra fuder o povo isso sim !!!!!! é bom esse povo nordestino sem cérebro aprender a vota porque senão estamos fudidos

  5. Igor Muniz Postado em 28/Dec/2012 às 15:30

    "Todos iguais, todos iguais. Mas uns mais iguais que os outros". - H. Gessinger

  6. Lucas Postado em 12/Jan/2013 às 11:26

    Só pode estar senil, ou é vingança pessoal contra o seu ex-partido. Agora ele quer ocupar o espaço de "vestal" que, cá entre nós, não cola mais. Decepcionante final de carreira política.