Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mídia desonesta 08/Oct/2012 às 16:46
139
Comentários

"Votei em Lula e Dilma e não me arrependo", diz Joaquim Barbosa

Joaquim Barbosa, relator do mensalão, diz que Brasil evoluiu sob as gestões de Lula e Dilma e critica a imprensa brasileira: "imprensa e empresariado brasileiro estão nas mãos de pessoas brancas e conservadoras"

O “dia mais chocante” da vida de Joaquim Benedito Barbosa Gomes, 57, segundo ele mesmo, foi 7 de maio de 2003, quando entrou no Palácio do Planalto para ser indicado ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A ocasião era especial: ele seria o primeiro negro a ser nomeado para o tribunal.

joaquim barbosa dilma lula

O ministro Joaquim Barbosa em seu gabinete no STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília

“Eu já cheguei na presença de José Dirceu [então ministro da Casa Civil], José Genoino [então presidente do PT], aquela turma toda, para o anúncio oficial. Sempre tive vida reservada. Vi aquele mar de câmeras, flashes…”, relembrava ele em seu gabinete na terça-feira, 2.

A importância de Frei Betto

Barbosa diz que foi Frei Betto, que o conhecia por terem participado do conselho de ONGs, que fez seu currículo “andar” no governo.

Leia também

“Eu passava temporada na Universidade da Califórnia, Los Angeles. Encontrei Frei Betto casualmente nas férias, no Brasil. Trocamos cartões. Um belo dia, recebo e-mail me convidando para uma conversa com [o então ministro da Justiça] Márcio Thomaz Bastos em Brasília.” Guarda a mensagem até hoje.

“Vi o Lula pela primeira vez no dia do anúncio da minha posse. Não falei antes, nem por telefone. Nunca, nunca.”

Por pouco, não faltou à própria cerimônia. “Veja como esse pessoal é atrapalhado: eles perderam o meu telefone [gargalhadas].”

Dias antes, tinha sido entrevistado por Thomaz Bastos. “E desapareci, na moita.” Isso para evitar bombardeio de candidatos à mesma vaga.

“Na hora de me chamar para ir ao Planalto, não tinham o meu contato.” Uma amiga do governo conseguiu encontrá-lo. “Corre que os caras vão fazer o seu anúncio hoje!”

Depois, continuou distante de Lula. Não foi procurado nem mesmo nos momentos cruciais do mensalão. “Nunca, nem pelo Lula nem pela [presidente] Dilma [Rousseff]. Isso é importante. Porque a tradição no Brasil é a pressão. Mas eu também não dou espaço, né?”

O ministro votou em Leonel Brizola (PDT) para presidente no primeiro turno da eleição de 1989. E depois em Lula, contra Collor. Votou em Lula de novo em 2002.

“Vou te confidenciar uma coisa, que o Lula talvez não saiba: devo ter sido um dos primeiros brasileiros a falar no exterior, em Los Angeles, do que viria a ser o governo dele. Havia pânico. Num seminário, desmistifiquei: ‘Lula é um democrata, de um partido estabelecido. As credenciais democráticas dele são perfeitas’.”

O escândalo do mensalão não influenciou seu voto: em 2006, já como relator do processo, escolheu novamente o candidato Lula, que concorria à reeleição.

“Eu não me arrependo dos votos, não. As mudanças e avanços no Brasil nos últimos dez anos são inegáveis. Em 2010, votei na Dilma.”

DE LADO

No plenário do STF, a situação muda. Barbosa diz que “um magistrado tem deveres a cumprir” e que a sociedade espera do juiz “imparcialidade e equidistância em relação a grupos e organizações”.

Sua trajetória ajuda. “Nunca fiz política. Estudei direito na Universidade de Brasília de 75 a 82, na época do regime militar. Havia movimentos significativos. Mas estive à parte. Sempre entendi que filiação partidária ou a grupos, movimentos, só serve para tirar a sua liberdade de dizer o que pensa.”

VENCEDOR E VENCIDO

Barbosa gosta de dizer que não tem “agenda”. Em 2007, relatou processo contra Paulo Maluf (PP-SP). Delfim Netto não era encontrado para depor como testemunha. Barbosa propôs que o processo continuasse. Foi voto vencido no STF. O caso prescreveu.

No mesmo ano, relatou processo em que o deputado Ronaldo Cunha Lima (PSDB-PB) era acusado de tentativa de homicídio. O réu renunciou ao mandato e perdeu o foro privilegiado. Barbosa defendeu que fosse julgado mesmo assim. Foi voto vencido no STF.

Em 2009, como relator do mensalão do PSDB, propôs que a corte acolhesse denúncia contra o ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo. Quase foi voto vencido no STF –ganhou por 5 a 3, com três ministros ausentes.

Dois anos antes, relator do mensalão do PT, propôs que a corte acolhesse denúncia contra José Dirceu e outros 37 réus. Ganhou por 9 a 1.

NOVELA RACISTA

Barbosa já disse que a imprensa “nunca deu bola para o mensalão mineiro”, ao contrário do que faz com o do PT. “São dois pesos e duas medidas”, afirma.

A exposição na mídia não o impede de fazer críticas até mais ácidas.

“A imprensa brasileira é toda ela branca, conservadora. O empresariado, idem”, diz. “Todas as engrenagens de comando no Brasil estão nas mãos de pessoas brancas e conservadoras.”

O racismo se manifesta em “piadas, agressões mesmo”. “O Brasil ainda não é politicamente correto. Uma pessoa com o mínimo de sensibilidade liga a TV e vê o racismo estampado aí nas novelas.”

Já discutiu com vários colegas do STF. Mas diz que polêmicas “são muito menos reportadas, e meio que abafadas, quando se trata de brigas entre ministros brancos”.

“O racismo parte da premissa de que alguém é superior. O negro é sempre inferior. E dessa pessoa não se admite sequer que ela abra a boca. ‘Ele é maluco, é um briguento’. No meu caso, como não sou de abaixar a crista em hipótese alguma…”

Barbosa, que já escreveu um livro sobre ações afirmativas nos EUA, diz que o racismo apareceu em sua “infância, adolescência, na maturidade e aparece agora”.

Há 30 anos, já formado em direito e trabalhando no Itamaraty como oficial de chancelaria –chegou a passar temporada na embaixada da Finlândia–, prestou concurso para diplomata. Passou. Foi barrado na entrevista.

DE IGUAL PARA IGUAL

É o primeiro filho dos oito que o pai, Joaquim, e a mãe, Benedita, tiveram (por isso se chama Joaquim Benedito).

Em Paracatu, no interior de Minas, “Joca” teve uma infância “de pobre do interior, com área verde para brincar, muito rio para nadar, muita diversão”. Era tímido e fechado.

A mãe era dona de casa. O pai era pedreiro. “Mas ele era aquele cara que não se submetia. Tinha temperamento duro, falava de igual para igual com os patrões. Tanto é que veio trabalhar em Brasília, na construção, mas se desentendeu com o chefe e foi embora”, lembra Joaquim.

O pai vendeu a casa em que morava com a família e comprou um caminhão. Chegou a ter 15 empregados no boom econômico dos anos 70. “E levava a garotada para trabalhar.” Entre eles, o próprio Joaquim, então com 10 anos.

RUMO A BRASÍLIA

No começo da década, Barbosa se mudou para a casa de uma tia na cidade do Gama, no entorno de Brasília.

Cursou direito, trabalhou na composição gráfica de jornais, no Itamaraty. Ingressou por concurso no Ministério Público Federal.

Tirou licenças para fazer doutorado na Universidade de Paris-II. E passou períodos em universidades dos EUA como acadêmico visitante. Fala francês, inglês e alemão.

Hoje, Barbosa fica a maior parte do tempo em Brasília, onde moram a mãe, os sete irmãos e os sobrinhos. O pai já morreu. Benedita é evangélica e “superpopular”. Em seu aniversário de 76 anos, juntou mais de 500 pessoas.

O ministro tem também um apartamento no Leblon, no Rio, cidade onde vive seu único filho, Felipe, 26. Se separou há pouco de uma companheira depois de 12 anos de relacionamento.

DEVER

Nega que tenha certa aversão por advogados. E nega também que tenha prazer em condenar, sem qualquer tipo de piedade em relação à pessoa que perderá a liberdade.

“É uma decisão muito dura. Mas é também um dever.”

“O problema é que no Brasil não se condena”, diz. “Estou no tribunal há sete anos, e esta é a segunda vez que temos que condenar. Então esse ato, para mim e para boa parte dos ministros do STF, ainda é muito recente.”

Diante de centenas de grandes escândalos de corrupção no Brasil, e de só o mensalão do PT ter chegado ao final, é possível desconfiar que a máquina de investigação e punição só funcionou para este caso e agora será novamente desligada?

“Não acredito”, diz Barbosa. “Haverá uma vigilância e uma cobrança maior do Supremo. Este julgamento tem potencial para proporcionar mudanças de cultura, política, jurídica. Alguma mudança certamente virá.”

MEQUETREFE

O caso Collor, por exemplo, em que centenas de empresas foram acusadas de pagar propina para o tesoureiro do ex-presidente, chegou “desidratado” ao STF, diz o ministro. “Tinha um ex-presidente fora do jogo completamente. E, além dele, o quê? O PC, que era um mequetrefe.”

O país estava “mais próximo do período da ditadura” e o Ministério Público tinha recém-conquistado autonomia, com a Constituição de 1988. Até 2001, parlamentares só eram processados no STF quando a Câmara autorizava. “Tudo é paulatino. Mas vivemos hoje num país diferente.”

PONTO FINAL

Desde o começo do julgamento do mensalão, o ministro usa um escapulário pendurado no pescoço. “Presente de uma amiga”, afirma.

Depois de flagrado cochilando nas primeiras sessões, passou a tomar guaraná em pó no começo da tarde.

Diz que não gosta de ser tratado como “herói” do julgamento. “Isso aí é consequência da falta de referências positivas no país. Daí a necessidade de se encontrar um herói. Mesmo que seja um anti-herói, como eu.”

Mônica Bérgamo, Folha

Recomendados para você

Comentários

  1. Rogerio Postado em 09/Oct/2012 às 08:07

    Próxima capa da Veja: O Juiz Que Traiu o Brasil.

    • ENEDE gODINHO Postado em 30/Nov/2013 às 18:45

      LOGO DA VEJA? KKKKKKKKKKKK...Porquê não na globo também?kkkkkkkkkkkkkkk

    • gideon Postado em 02/Jun/2014 às 20:24

      vc deve ser um dos que o ameaçara de morte!

      • [email protected] Postado em 04/Jun/2014 às 15:25

        Verdade, GIDEON.

      • jorge lima Postado em 10/Jun/2014 às 23:29

        segundo o próprio ministro JB ele nunca se sentiu ameaçado por quem quer que seja.

    • gideon Postado em 02/Jun/2014 às 20:30

      Eu nunca votei na Dilma, votei uma vez em Lula, na reeleição já estava fora do Brasil e quando votei só votei uma vez que foi no segundo turno. Os evangélicos sempre fizeram frente a esa cor vermelha nas bandeiras. (por assim dizer) Então nunca votei no Pt como primeira opção. Mas eu gostei desse ministro. ele deve aprender a aceitar elogios. De onde ele saiu tem muita gente como ele que precisa dele como baliza para crescer e mudar essa nação. EU sonhei em ser um juiz, mas hoje, perto dos meus 50, nunca tive condição nem incentivo para chegar lá, Sr. Ministro, vc continua sendo um modelo para mim. Meus respeitos a vc como Negro e como pessoa, porque como ministro, é como foi dito: fez o que qualquer um deveria fazer. Fez bem e com louvores!

      • cleide Postado em 28/Dec/2015 às 12:12

        Ninguem precisa de um traidor. Ele teve em suas mãos o mensalão do PSDB para jugar, e não fez, preferiu prejudicar o Pt para concorre eleição a presidência.

    • joceli Postado em 07/Jun/2014 às 11:17

      verdade, eles vão fazer isso depois desse depoimento

    • Guga Postado em 09/Jun/2014 às 19:02

      Boa Rogério! Excelente comentário!!!

    • Marcos Postado em 19/Jul/2014 às 11:42

      Com certeza!!

    • Didi nunes Postado em 09/Nov/2015 às 17:08

      Que cara de pau! Será que alguém vai acreditar nele?

      • cleide Postado em 28/Dec/2015 às 12:13

        kkkkk. isso é golpe. Ele continua com PSDB. Armação pura.

    • cleide Postado em 28/Dec/2015 às 12:09

      kkkkkkkkk. O que será que aconteceu, para ele mudar de ideia sobre Lula e Dilma/ Esse traidor estar querendo dar o golpe de bom moço pensado em sua candidatura, pelo PSDB. Ele estar armando junto com esse partido de merda, só para mudar a opinião publica que chama de traidorrr .

  2. Lima Postado em 09/Oct/2012 às 08:36

    Homem de coragem , Negro e com orgulho, mas acima de tudo de posição definida. Falta este tipo de carater em quase todos os níveis da sociedade.

    • rodolfo klafke Postado em 08/Feb/2014 às 16:29

      Realmente.

    • João Postado em 30/May/2014 às 19:54

      CORAGEM ! NÃO SUPORTOU O ISOLAMENTO DE SEUS COLEGAS !!!!!

    • cleide Postado em 28/Dec/2015 às 12:14

      fala serio, o cara engavetou o mensalão do PSDB. o que não precisamos mais e de cara de pau como ele.

  3. Zeca Postado em 10/Oct/2012 às 20:12

    Lima falou tudo, eu também votei no Lula e na Dilma, antes Dilma no poder do que o José Serra, eu acho que todos os políticos deveriam ter essa postura do Joaquim, de deixar suas posições bem definidas mas eles só sabem ficar em cima do muro quando o assunto divide opiniões.

    • Felipe Postado em 09/Jun/2014 às 10:48

      Mas ele nem é politico '-'

  4. Neudo de Paula Silveira Postado em 11/Oct/2012 às 15:20

    Depois de ver estas declarações do Ministro Joaquim Barbosa, fico preocupado com a segurança dele, já pensou quando os Tucanos e demos da vida descobrirem isso? De herói ele passará a mensaleiro, esperem para ver. Já pensou votar no LULA e depois repetir o mesmo erro votando na Presidenta DILMA? Espero que o povo brasileiro tenha acesso a estas declarações, de repente começam a abrir os olhos com certos partidos que se dizem defensores da moral e dos bons costumes mas metem seus enormes bicos aonde não devem. Não sei se me faço entender, mas não faz mal, quem raciocinar pelo menos um pouquinho sabe do que estou falando.

    • Nadra Kallas Postado em 21/Feb/2016 às 14:20

      Não precisa ficar preocupado com a segurança dele, porque o único partido do país que mata seus adversários e até aliados é o PT.

  5. marilene brandão Postado em 13/Oct/2012 às 15:22

    Tudo começou ,com a denuncia do PTcontra o senhor Roberto Jeferson que desviou milhões dos correios ,E ao invés dele ser julgado ,ele simplismente inventou essa história de mensalão ,que ja foi vasculhado a ezaustãoe não conseguem provar nada ,enquanto isso o senhor Roberto Jefersom ninguem mais investigou ,como é que pode isso? Acorda justiça e põeesse Roberto na cadeia ele já atrasou demais esse país pensem nisso e analise usem o bom senso muito obrigado

    • Alberto Jamacaru Postado em 03/Jun/2014 às 20:38

      Concordo com você Marilene, depois da desgraça de apenas uns, é fácil posar de bom e justo homem(JB), pois os apenas outros já estão livres. Agora a imprensa é conservadora e tendenciosa, durante todo o desenrolar do processo da Ação Penal 470 era uma imprensa justa e instrumento de justiça para os "bandidos mensaleiros". Aguarda (JB), a mesma imprensa, políticos e poderosos que te endeusaram vão te levar ao ostracismo, a luz apagou, é só esperar prá ver.

    • Luiz Alberto Postado em 23/Jun/2014 às 13:21

      Ja se passaram quase dois anos,será que a Marilene Brandão pensa da mesma maneira,porque se pensa...então o Brasil tá perdido!!! aí só posso dizer:Esse pais só muda com educação de qualidade.

    • Jésus de Almeida Postado em 16/Jul/2014 às 11:41

      É doida. Num fala coisa com coisa.

    • Junior Moreira Postado em 05/Oct/2014 às 13:37

      Ele esta preso

  6. Marli Machado Postado em 15/Oct/2012 às 10:41

    Acredito no Sr. Ministro Joaquim Barbosa em sua declaração que existe muito preconceito a cerca do que é colocado na imprensa sobre a situação em que "ele" julga e com louvor, os corruptos, sem se preocupar com as criticas ou mesmo o país inteiro chama-lo de HERÓI! Parabéns Sr. Ministro Joaquim Barbosa!

    • jaques Postado em 30/May/2014 às 19:56

      PAÍS INTEIRO ?? DESDE QUANDO ALIENADA !!!!!????

  7. Fabrício Valle Postado em 15/Oct/2012 às 21:59

    Perfil interessante do Joaquim Barbosa. A propósito do julgamento do mensalão, estou gostando do resultado, porque a partir de agora vai ficar bem difícil jogar sujeira para debaixo do tapete. E será possível condenar políticos de todas as siglas só pelos indícios, sem provas concretas. Uma maravilha! Vai ser bom para o Brasil e com certeza vai depurar a atividade política. Quando aparecer irregularidades de partidos como PSDB, DEM etc, será possível sumir com o processo. Ou será, com a cara de "não tô vendo nada" da imprensa?

    • Carlos Scorpião Postado em 05/Jul/2014 às 10:22

      Isso só seria verdade se o MENSALÃO primeiro o de Eduardo Azeredo de MG tivesse o mesmo foro e julgamento, mas STF já descartou, portanto desvio de dinheiro PRIVADO de bancos PRIVADOS, Rural e outros, não pode ser chamado de punição para quem rouba dinheiro publico, portanto dai afirmo porque acompanhei todo o julgamento, que muita gente comenta mas nem sequer sabe disso, CAIXA 2 não é igual a dinheiro desviado do METRÔ, então isso que alardeiam não vai servir de Exemplo nenhum porque nem foi isso, e nem teve essa função ética, o PT serviu de BODE Expiatório para o que acontece e vai continuar acontecendo, mesmo depois que for aprovado FINANCIAMENTO PÚBLICO de Campanha, porque aqui é o país dos políticos pilantras onde o crime é só o dos OUTROS e a maioria comenta o que pouco entende, não lê , mas eles os pilantras do DEM de Brasília e Arruda e PSDB de MG e SP continuarão impunes, mudou o que?...

  8. Jorge Bahia Postado em 25/Oct/2012 às 23:38

    Trata-se de um exemplo de ser humano a ser seguido.

  9. Assumara Postado em 27/Oct/2012 às 17:15

    Agora sou mais fã desse Juiz!

  10. Suzana Cardoso Postado em 06/Nov/2012 às 04:30

    Sou fã do Juiz Joaquim Barbosa, mas mantenho a minha repulsa de ser obrigada a votar. Não acredito nesses partidos políticos e suas ideologias. Basta conquistar o poder para cair as máscaras. Acredito que existam políticos sérios e comprometidos com o desenvolvimento do País,sim, mas se perdem junto a podridão dos seus partidos. Infelizmente. Aqui em Salvador senti vergonha em assistir o horário político. Total falta de respeito ao eleitor. Total falta de postura dos candidatos, tanto do DEM quanto do PT e dos outros coadjuvantes, Total falta de postura da presidenta Dilma e do Lula nos comícios. Só tenho a lamentar.

    • JOSÉ LINS Postado em 20/Jul/2014 às 19:56

      O fato do Juiz Joaquim Barbosa ter votado nestes dois encardidos não muda a minha opinião a respeito a respeito dele homem de coragem, negro e com orgulho, mas acima de tudo de posição definida. Falta este tipo de caráter em quase todos os níveis da sociedade. Porém faço parte da corrente que irá tirar o PT do Poder na próxima eleição. Assim como acredito que, o MENSALÃO já esta proporcionando mudanças de culturais, políticas e jurídicas no Brasil.

  11. Lúcia Ribeiro Postado em 07/Nov/2012 às 20:48

    Não acredito que o julgamento do "mensalão" tenha tido "potencial para proporcionar mudanças de cultura, política, jurídica". Não acredito que mudanças virão. Quem conhece o processo de dominação dos oligarcas e da mídia, sabe da versão com a qual aplicam a Justiça. O juiz Joaquim Barbosa, que decerto conhece as grandes obras que analisam criticamente o processo de formação do nosso povo, é sabedor que escândalos maiores ocorreram e continuam ocorrendo, sem o tratamento dado ao "mensalão". Deveria portanto, ter renunciado ao cargo, uma vez que tenha sido indicado por uma pessoa tão cheia de vontade de mudar o mundo, que é Frei Betto. Deveria ter renunciado, emitindo uma "Carta ao Povo" enumerando tantos crimes pudesse relacionar. Porém esta é uma visão romântica. Está em jogo sua carreira profissional e politicamente (cuja melhor definição - política - ação de defender interesses pessoais), surrealista. Ter condenado os envolvidos no "mensalão" e não se arrepender dos votos dados ao PT é contraditório (e sob o princípio em questão, ele não tinha como votar em mais ninguém). Bem, isto é um assunto para uma discussão dialética que não cabe no mundo real. É bom enredo para uma obra de ficção.

    • Carlos Scorpião Postado em 05/Jul/2014 às 10:25

      Isso mesmo, pelo menos alguém percebe o fato na íntegra nesse universo de saudosistas ingênuos e desinformados! Joaquim não me representa, tendencioso, lei é lei, cumpra-se para todos, partidos são outras gangs!

  12. Ana Gomes de Sales Pires Postado em 09/Nov/2012 às 17:30

    O Meritíssimo disse exatamente o q eu pensava sobre o caso. Qdo ele diz q perdeu em várias outras votações e percebeu q a palavra de um negro no meio de brancos e mais ainda no STF ñ tem valor de nada é pura verdade. Neste caso, só obteve 9 x 1 pq se tratava de uma votação ñ contra corruptos, pois se assim fosse teriam votado nos outros casos, mas pq envolvia tb o PT. Mas q aconteceu a Roberto Jeferson? E a outros mensalões q por lá já passaram e ele foi voto vencido? Bom refletirmos.

    • ohfmann Postado em 07/Apr/2014 às 22:14

      Mas Roberto Jeferson também foi condenado, ou é mentira da imprensa? Eu continuo dizendo que Joaquim Barbosa é uma pessoa que merece nossa confiança e apoio, só que não voto mais em LULA e nem em DILMA( Em quem nunca votei) porque o PT deles pregou uma coisa e fez outra. Se elegeu na bandeira do moralismo e entrou no baile de cobras abraçado com o que tem de pior na política brasileira, portanto não merece mais meu voto. Não merecem mais serem eleitos

      • poliana Postado em 12/Apr/2014 às 12:55

        e vc vai votar em quem? em aécio? vai querer o psdb de volta ao poder? é isso? vc n tem memória? eskeceu dos 8 anos de governo fhc??? vamos então ficar eternamente nesse ping pong pt/psdb? é isso mesmo? por isso q n vejo futuro pra esse país! é por isso q o brasil continuará sendo essa terra sem lei, sem escrúpulos e paraíso da corrupção e da impunidade...precisamos lutar pelo novo, a política precisa ser encarada como uma forma de desenvolvimento da nação, de fazê-la crescer,sempre visando a prosperidade dos seus cidadãos, e n essa eterna rixa q aki existe entre petistas e tucanos, essa eterna política do café com leite! pelo amor de deus...q triste e lamentável a realidade desse país!!!

  13. lian Postado em 13/Nov/2012 às 17:31

    Olha Lima, seu comentário é de um preconceito nojento,seu elogio é de claramente um branco demagogo.

  14. Henrique Postado em 20/Nov/2012 às 00:58

    O ser humano 'barbosa', também bate em mulher. É este tipo de carater que falta em quase todos os níveis da sociedade?

  15. Denise Pinto Postado em 02/Dec/2012 às 21:09

    Talvez o ministro Joaquim Barbosa não tenha se arrependido de votar em Lula e Dilma porque Lula realmente levou à diminuição da miséria e pobreza, desenvolveu políticas sociais de impacto. Isto não quer dizer que ele seja conivente com a corrupção do governo Lula, longe disto! Quanto à Dilma, a maioria votou porque o Serra seria pior.Eu queria ver é se o Ministério Público vai realmente investigar Lula, como pedido pela oposição, e caso haja um julgamento, como ele e o STF iriam reagir. Para falar a verdade, eu não acredito que isto vá acontecer. Lula é inatingível, blindado.

    • Jonas Oliveira Postado em 31/May/2014 às 20:41

      Voce não fala no julgamento do mensalão TUCANNO por que? E' um absurdo. Esse pessoal pensa que alguns partidos podem roubar. Usem a parcialidade.

      • Mozart Gomes Postado em 16/Nov/2014 às 11:04

        Então a lógica é que se não julgar o os tucanos não deve julgar ninguém, mas ai não pode julgar os tucanos porque não julgaram o Maluf, e não podem julgar o Maluf porque não julgaram os Militares torturadores, e não podem julgar os Militares torturadores porque não julgaram os portugueses assassinos de índios.

      • Eduardo Postado em 11/Dec/2014 às 22:37

        quando ele fala sobre os mensalões tucanos, são vários, ele sempre cita que foi voto vencido, apenas no caso do PT que não.... interessante né.... e não querem que digam que são votações políticas e não jurídicas.... se foram cometidos crimes iguais que os julgamentos sejam iguais e sem esta de condenações por indicios.... para o PT isto bastou, para os tucanos.... bastou as artimanhas das renuncias e fugas as luzes de flashs..... é uma pena um curriculum bonito mas com esta mancha.

  16. Marcus Postado em 12/Dec/2012 às 11:49

    Grande Barbosa, esse sim sabe das coisas, louco pra ver como ele vai se sair no mensalão tucano.

  17. FERNANDO LOPES Postado em 12/Dec/2012 às 12:17

    QUEREM PORQUE QUEREM PEGAR O LULA. O TRIBUNAL TEM CENTENAS DE PROCESSOS E NÃO SE COBRA NEM MESMO O MENSALÃO MINEIRO QUE OCORREU MUITO ANTES, ELLE INCLUSIVE É O RELATOR E FUROU A FILA COM O FIRME PROPÓSITO DE ATENDER AOS INTERESSES DOS BARÕES BRANCOS DONOS DA MÍDIA QUE ELLE CRITICA. NÃO ACREDITO NA INOCÊNCIA DESSE MINISTRO, NEM EM SUA COERÊNCIA, ACREDITO SIM NA CONIVÊNCIA DELLE COM OS GOLPISTAS QUE CRIARAM O MENSALÃO PARA DAR UM GOLPE DE ESTADO AINDA EM 2006 E NÃO CONSEGUIRAM… O FATO É QUE O SR JOAQUIM BARBOSA TRAIU AQUELES QUE TORNARAM POSSÍVEL A PRESENÇA DE UM NEGRO NA CORTE MAIOR, DENTRO DA POLÍTICA AFIRMATIVA CONSTRUÍDA PELO PARTIDO DOS TRABALHADORES , QUE TEM QUEBRADO A LÓGICA DOS BARÕES BRANCOS, COLOCANDO TAMBÉM MULHERES, QUE IGUALMENTE A JOAQUIM TAMBÉM TRAÍRAM, AO VOTAR PELA CONDENAÇÃO DO NÚCLEO POLÍTICO, CONDENANDO UM EX-CHEFE DE GOVERNO COMO CHEFE DE QUADRILHA, SEM PROVAS, NA BASE DO ACHISMO, RESGATANDO UM PRINCÍPIO NAZISTA, UM TAL DOMÍNIO DO FATO, NUNCA UTILIZADO ANTES EM NOSSO PAÍS, QUE SEMPRE EM TODOS OS JULGAMENTOS INCLUSIVE DE ASSASSINOS, ESTUPRADORES, LADRÕES DE GALINHAS, CRIMES EDIONDOS, LATROCÍNIOS… A DÚVIDA SEMPRE ERA CONSIDERADA PRO RÉUS, MAS, COMO ESTE JULGAMENTO DIZIA INTERESSE DAS ELITES O SR JOAQUIM ATENDEU COM RIGOR DO ESCRAVO QUE VIROU CAPATAZ, E PARA SATISFAZER SEUS PATRÕES DESCEU A CHIBATA SEM DÓ NEM PIEDADE… O PT ERROU, RECONHECEU O ERRO, ADMITIU O CAIXA 2, QUE É UMA REALIDADE UTILIZADA POR TODOS OS PARTIDOS DESDE SEMPRE, E SÓ ACABARÁ UM DIA QUANDO HOUVER UMA MUDANÇA NA LEI, INSTITUINDO-SE O FINANCIAMENTO PÚBLICO DAS CAMPANHAS ELEITORAIS .

    • Eduardo Arguelles Postado em 28/Apr/2014 às 11:34

      parabéns,Fernando.Assino como se meu fosse este comentário lúcido e coerente.

    • marcos Postado em 31/May/2014 às 20:11

      Cinismo, hipocrisia e devaneio...

    • João Renato Postado em 09/Jun/2014 às 13:52

      Muito bom comentário!

    • Reynaldo Postado em 22/Jun/2014 às 09:54

      O fato do PSDB estar envolvido em corrupção não isenta o PT da podridão, cria o famoso pega ladrão, alertado pelo próprio ladrão para desviar a atenção

      • Eduardo Postado em 11/Dec/2014 às 22:40

        e quem esta dizendo isto meu amigo, o que todos falam aqui é a parcialidade com os tucanos e detrimento do açoite ao PT e partidos progressistas.

    • Sonia Vidal Postado em 03/Jul/2014 às 23:36

      Assino embaixo do seu comentário, Fernando Lopes!!!

    • Carlos Scorpião Postado em 05/Jul/2014 às 10:30

      Perfeita análise, aleluia!

    • Marlene A. Martins Postado em 05/Aug/2014 às 20:23

      Fernando, o seu comentário é lúcido e abranje toda a verdade em poucas palavras. Essa verdade têm de vir a tona um dia, não é justo Dirceu e outros do PT, pagarem pelo pela loucura deste homem. Será que ele está procurando um "Salvo Conduto!" ou anistia para sua máscara! - Obs: quando o Papa foi a Brasília, a Dilma estava com o Papa, ele chegou, comprimentou o Papa, e desconsiderou a mão da Dilma, já posta para ele. E isto ficou filmado.

      • Eduardo Postado em 11/Dec/2014 às 22:42

        não se pode esperar elegância de quem não tem ou não tinha nem carteira da ordem.

    • Angeli Postado em 08/Oct/2014 às 13:22

      Fernando Lopes, você chegou no ponto certo. Não aguento mais ouvir pessoas repetindo "mensalão", "mensalão" sem nem se dar ao luxo de ler do que se trata. Que bom seria se elas lessem esse comentário.

    • Eduardo Postado em 11/Dec/2014 às 22:39

      Amigo assista ao filme DJANGO LIVRE.... o que que disse no meio do seu comentário esta retratado nesta obra prima de Hollywood.

  18. Fatima medeiros Postado em 15/Dec/2012 às 12:30

    A postura de Joaquim Barbosa foi nojenta no julgamento, xingando os outros ministros, Rosa Weber chegou a ficar corada com sua agressao. Condenou sem provas, Dirceu e Jenoino, ficou um ditador louco, quem viu o julgamento sabe, lets move on! O povo esta cansado deste julgamento ! O povo nao conhece os autos, isto nao e uma novela das 9 , esta julgando vidas humanas, de homens que muito fizeram pelo Brasil, eles tem familias, sao homens de idade e com uma reputacao que se orgulham de herois, nao sao protagonistas de novela da globo. a Globo encheu a bola do ministro chamando de Batman, lancando para presidente, viraram super stars, lamentavel, show mediocre que ficara na historia do Brasil, juizes Inquisitores, justiceiros dignos de forca do farwest, coliseu e outros tipos de barbarie.

    • Betto Ferreira(SP) Postado em 07/Mar/2014 às 11:09

      Concordo plenamente.

    • marcos Postado em 31/May/2014 às 20:12

      Quanta inocência. ..

    • Carlos Scorpião Postado em 05/Jul/2014 às 10:32

      E dizem que nós não temos mais jeito, fico feliz quando vejo alguns aqui com clareza dos fatos e compreensão séria do que é ética e isenção!

    • Eduardo Postado em 11/Dec/2014 às 22:48

      Dona Fátima isto que a senhora diz é como deveria ser pintado o quadro do que foi o tal julgamento.... ele, jb, impôs sua vontade sobre os outros e alguns se deixaram levar pela mídia e seus flashs.... no meu ignorante entendimento CELSO DE MELLO, foi o único com coerência naquele momento do nosso país, que não sei se de vergonha ou se foi de apreensão visto que estávamos as vésperas de uma eleição presidencial, e o mundo inteiro via e entendia que no fundo no fundo, o que se queria mesmo era enfraquecer o PT e seus aliados, só que esqueceram que podem até tentar, mas o POVO SABE QUEM É POR ELE....e no momento é o PT.

    • Sandra Tea Roussenq Postado em 20/Apr/2015 às 02:25

      Fátima, deixe de ser tonta! Você não sabe nada, Julgamento de vidas humanas- E qunatas vidas forma perdidas por pura culpa desse ladrões e corruptos? Vá para um posto de saúde e um hospital do Sus e veja vidas se esvaindo e pessoas madrugadas adentro esperando por uma senha que quase sempre acabam antes da sua vez? Quantos morrem de câncer esperando por uma cirurgia? Essas vidas valem !Homens que muito fizeram pelo Brasil? -Quem? J. Dirceu e os mensaleiros? O povo está cansado da corrupção, do Petrolão, e do que ainda vem por aí!. Joaquim Barbosa foi ameaçado por um advogado em plena sessão, e poderia tê-lo prendido. O Ministro está com a bola toda, ainda! E com todas as honras. Infelizmente se aposentou antes da hora...Cedo demais para tamanha honestidade e vigor. Ademais é muito competente e justo. Injustiça foi a soltura desses safados depois que o Ministro se aposentou, provavelmente ameaçado. Ninguém é bobo! E o que você entende de processo para afirmar que condenou sem provas? Ele julgou sozinho? Se dependesse somente dele ainda estariam na Papuda e da maioria dos brasileiros...E cuidado, não assassine nossa língua mãe...Inquisidores se escreve com d. Os salafrários tem família? Seus cabelos estão brancos? Canalhas também envelhecem. Informe-se e acaso ignorar, omita-se!

  19. Fabiana Farias Postado em 19/Dec/2012 às 08:06

    "de homens que muito fizeram pelo Brasil, eles tem familias, sao homens de idade e com uma reputacao que se orgulham de herois" Provavelmente, é familiar de um deles. Faça-me um favor!

    • Betto Ferreira(SP) Postado em 07/Mar/2014 às 11:10

      Você os conhece? Então não os incrime.

      • Elias Postado em 10/Oct/2014 às 17:26

        Você os conhece? Então não acredite Piamente...

      • Eduardo Postado em 11/Dec/2014 às 22:54

        Eu conheço José Dirceu de um encontro em Belo Horizonte, por alguns momentos estivemos conversando sentado num degrau do local onde se estava acontecendo o evento, ao cumprimenta-lo senti estar perante um homem forte, justo e verdadeiro, não o que foi pintado por este Juiz. E, para todos aqui continuo com minha analise a respeito dele.... não houve provas.... o que houve foi um fato político para destruir o futuro presidente do Brasil que seria ele(José Dirceu), só que não imaginavam que Lula é um mestre em política e lançou o POSTE, que hoje nos ilumina e guia nossos caminhos.... coitados... vão ter que ler MAQUIAVEL, mais algum tempo para ver se conseguem.

    • Jonas Oliveira Postado em 31/May/2014 às 20:48

      E' isso que da' ler só a VEJA e FACEBOOK .Pesquise as coisas e ver'as que estas falando bobagens.

  20. TANIA MALAMACE Postado em 20/Dec/2012 às 09:53

    A POSTURA DO JOAQUIM BARBOSA NO MENSALAO, QUANDO O ASSISTIA NA RELATORIA PERCEBI QUE ELE QUERIA SEMPRE IMPOR SUAS IDÉIAS, O PRÓPRIO FATO DE SE PORTAR EM PÉ DENUNCIA NA TEMÁTICA DO CORPO A VONTADE DE SE AUTOAFIRMAR PERANTE OS DEMAIS MINISTROS. AGORA VEM DIZER VOTEI NO LULA, VOTEI NA DILMA, COM CONVICÇÃO. ESQUECENDO-SE QUE O GOVERNO LULA FOI O MELHOR GOVERNO DE TODOS OS TMEPOS, DIMINUINDO AS DIFERENÇAS ENTRE AS CAMADAS SOCIAIS, APROVANDO O REGIME DE COTAS SEJA NA EDUCAÇÃO, SEJA NOS CONCURSOS PÚBLICOS,ISTO É, DANDO CHANCE DOS MAIS NECESISTADOS E AQUELES MARGINALIZADOS NA SOCIEDADE (NEGROS, ÍNDIOS...) TER ACESSO A CARGOS NUNCA ANTES OCUPADOS. É UMA VERGONHA O QUE O STF FEZ, COM A CAÇA ÀS BRUXAS, COM MAIS DE 80000 PROCESSOS PARALISADOS, COLOCOU A VOTAÇÃO DO MENSALÃO NA FRENTE,POR FORÇAS OCULTAS, AGORA EU SO PERGUNTO, ONDE ESTA O DINHEIRO QUE PRETENDEM REPATRIAR.

    • Luisa Hollanda Postado em 01/Mar/2014 às 13:24

      A postura de pé é o fato de sentir muita dor na coluna!!!! Ele, até, saiu do Brasil para fazer tratamentos de coluna que não existem no Brasil!!!! Só entende que ficar de pé é melhor conforto, quem sofre muita dor na coluna, assim como EU! Digo-lhe: é insuportável!!!! Infelizmente não existe cura, apenas paliativos!!!!

    • ana garcia Postado em 04/Jun/2014 às 15:37

      ELE TEM PROBLEMA DE COLUNA QUERIDA, POR ISSO FICAVA EM PÉ ,ERA MUITO TEMPO NUMA POSIÇÃO SÓ OU SENTADO OU EM PÉ, NÃO FALA BESTEIRA.

      • Eduardo Postado em 11/Dec/2014 às 22:58

        mesmo com toda dor que sentia não dava o direito a ele de ser expressar com a grosseria que por várias vezes se expressou, com seus iguais e com advogados... queria ver se fosse com alguém próximo se a forma autoritária dele seria aceita com tanto ardor.

  21. Guilherme Parisienses Pazeto Postado em 28/Dec/2012 às 02:17

    O Brasil pode ter muitos problemas, mas racismo não é um deles. O que um racista faria se tivesse que escolher entre um negro e um branco? Resposta: escolheria pela cor da pele. Mas um homem sem racismo iria escolher pela competência. Creio que se a educação de base para todos os brasileiros for fornecida, haverá toda a diversidade étnica e racial em todos os níveis. Mas a escolha de alguém jamais deverá pauta-se pelo critério racial.

    • poliana Postado em 12/Apr/2014 às 13:06

      "O Brasil pode ter muitos problemas, mas racismo não é um deles" seu comentário foi tão carregado de hipocrisia q eu nem vou perder mu tempo discutindo com vc!!!!!!!!!!!!!!!

    • petra Postado em 03/Jul/2014 às 18:44

      Vá ler mais, inocente

  22. Guilherme Postado em 28/Dec/2012 às 12:24

    Mais um comentário. Se Barbosa votou em lula/Dilma mesmo sabendo dos crimes da qquadrilha, das duas uma, ou acreditou que Lula e Dilma não sabiam, ou é pertencente à classe dos brasileiros que votam em político que rouba mas faz.

    • Eliane M Postado em 16/Jul/2014 às 15:44

      Estou com vergonha de ter acreditado neste homem!!!! É mais um da quadrilha!!

      • Eduardo Postado em 11/Dec/2014 às 23:02

        se você esta se referindo ao PT vc está enganada redondamente, faço parte como filiado e não sou membro de quadrilha nenhuma, faço parte do maior partido político do hemisfério sul, e que governa um dos maiores e mais importantes países do mundo.... meu Brasil. Esta acusação sua foi feita por ele quando do julgamento quando falavam em formação de quadrilha.... ledo engano como você mesma diz... se ele votou por acreditar que é o melhor para o Brasil...então pense.

  23. candido de paula Postado em 29/Dec/2012 às 15:50

    Caros amigos esta "matéria" é mentirosa. Este blog está inventando factoídes. Não acreditem em tudo que aparece na internet! Acordem jovens do Brasil.

    • Moderação Postado em 30/Dec/2012 às 16:06

      Olá Candido de Paula, Você deveria se envergonhar antes de acusar alguém de cometer atitudes e práticas utilizadas por você mesmo. O link para a fonte original e integral da matéria já foi mencionado. Imaginamos que seja difícil para algumas pessoas encararem uma realidade tão factual que só lhes restam a alternativa do auto-engano. Segue o link: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1165270-relator-do-mensalao-afirma-que-votou-em-lula-e-dilma.shtml

  24. Olavo Postado em 30/Dec/2012 às 18:37

    o juiz ai me deixou desapontado. ele realmente deixou o mensalão "fluir" sem maiores efeitos, principalmente contra o patrono dele 10 anos atrás, o senhor Lula! eu choro pelo Brasil, 40 anos mais tarde, nossa corrupção é estelar.. todos estão vendidos.

    • Carlos Scorpião Postado em 05/Jul/2014 às 10:35

      Bobão ou analfabeto político?

  25. Cássio Rocha Postado em 17/Feb/2013 às 21:57

    Agora minha admiração a este excelentíssimo sr. Ministro ficou ainda major. Ele sim é um verdadeiro Brasileiro. Grã-homem, Joaquim Barbosa

  26. Zeca Rosário Postado em 12/Apr/2013 às 12:58

    Vai se arrepender em breve. Se arrepender não é vergonha é admitir o erro Barbosa.

  27. Vieira Postado em 25/May/2013 às 12:04

    Sofrer preconceito não é uma prerrogativa de negros, mas pode ser que sofram com mais frequência. Para sofrer ações preconceituosas basta que não se pertença a determinado grupo, seja estranho a determinado grupo, a autoridade o encare já como algo que não mereça ser respeitado. Basta que venha a modificar o "status quo" e aí estará o preconceito. Haja ignorância a respeito do que é respeito pelo próximo. Que haja uma elite que ponha os seus egos acima de tudo, não tendo um mínimo que seja de cultura, de boa formação ética. O Brasil é isso tudo, não um País racista, até porque o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, Machado de Assis, era negro. Ainda negros eram os irmãos Rebouças, que estudaram engenharia, aqui e na Europa e projetaram , para a nossa felicidade e progresso, a Estrada de Ferro que vai de Curitiba a Paranaguá, recusada, à época, até pelo ingleses, que fizeram a Revolução Industrial. Então, o que falta no Brasil é a oportunidade democrática e boa. Quanto ao julgamento propriamente dito, poderia um Presidente do STF ter atitudes tão pueris na apreciação dos fatos? Seria um irresponsável, não? Está o Ministro-Presidente do STF sendo vítima de uma conspiração? Deveria o Min. Joaquim Barbosa ser condescendente com o erro só por ter sido nomeado por um Presidente petista? O Lula agiu, demagogicamente, ao nomear um negro para o STF? Realmente, já apareceu, gravada em vídeo - TV JUSTIÇA, discussão do Min. Joaquim Barbosa com outro Ministro, sendo a ação do primeiro muito contundente, mas nunca vi discussão de "branco" com "branco" ou "amorenados".

  28. Henrique josé Canindé Santos Postado em 22/Jun/2013 às 19:26

    CONSIDERO ESTE CIDADÃO UM ÍCONE DO HOMEM QUE ACREDITA NA JUSTIÇA. Só que ele legisla sob uma plataforma BURGUESA E BRANCA e, isto é o grande diferencial dele: Extraiu"leite da rocha" como diria... fazer o que ele faz usando as estruturas tendenciosas do judiciário é prova da sua CORAGEM E INTELIGÊNCIA. De fato o chamam de herói erradamente, concordo, mas o país acaba se enveredando por esta tendência por conta da nossa própria educação colonizada que vive a esperar um "salvador". Por isto concordo com o que diz sobre governo Lula e Dilma: Estamos perdendo o foco com estes desvios voltados ao "bode expiatório" PT que, estão dando acesso sim a uma faixa da população esquecida nos governos anteriores,o PT mexeu na renda de classes mais elevadas e é natural que estes reajam com os gritos de sempre...ASSISTENCIALISMO, POPULISMOS! agora espero que o grosso do povo não caia no engodo de achar que os direitistas de plantão são bonzinhos a ponto de fazer melhor. Não o farão por sua própria essência...defendem o neoliberalismo e os grandes capitais, o lucro! e os 10% mais ricos do Brasil e não esperem solidariedade ou democracia, é pura falácia, ESTUDEM E VEJAM NA HISTÓRIA DO BRASIL E DO MUNDO...VAMOS A LUTA!!!!

  29. Maura Regina Alves Postado em 23/Jun/2013 às 17:39

    Adoro Joaquim Barbosa, ele esteve em Floripa e infelizmente só fiquei sabendo 1 dia após. Daria tudo para assistir sua palestra na FIESC O Brasil precisa de mais Joaquins Barbosas. Parabéns Ministro.

  30. Reinaldo da Silveira Miguel Postado em 23/Jun/2013 às 18:52

    O Brasil precisa de mais uma meia dúzia de homens como ele, existe os contra, fazer o que, pois o Ministro fala coisas que eles não gostariam de ouvir, mas o choro é livre. Reinaldo da Silveira Miguel

  31. gilson alfredo de moura Postado em 23/Jun/2013 às 22:16

    Agora sei porque o mensalão não vai da em nada!

  32. Robson Postado em 23/Jun/2013 às 22:41

    Mudem a lei e aumenta a pena desses ladrões,safados.Vão ficar semanas na cadeia em regime semi-aberto.

  33. Toper Postado em 24/Jun/2013 às 01:06

    Não tem como se arrepender de votar em alguém que concede um cargo no STF.

  34. fernando Postado em 24/Jun/2013 às 08:00

    depois de ter lido o currículo do ministro fiquei boquiaberto com a garra que ele teve para vencer e o melhor de tudo não se corrompeu... parabéns ministro é de pessoas assim que o pais precisa ?. que DEUS te abençoe e ti guarde em sua jornada de representação do povo basileiro.

  35. Luciana Maria De Souza Magalhaes Postado em 24/Jun/2013 às 10:35

    Penso que: Debater isso não leva a nada. Investir na educação e conhecimento:sim.SABER É PODER!

  36. gerson souza Postado em 24/Jun/2013 às 12:06

    Ta bom, mas los condenados estao presos. Pergunta de un paraguayo.

  37. Hidan Postado em 24/Jun/2013 às 12:25

    Malandro exaltado pela mídia... eita povo inocente

  38. Leonardo Torres Postado em 24/Jun/2013 às 14:17

    Ele fica em pé porque tem uma doença crônica e não consegui ficar sentado muito tempo, por isso usa uma cadeira diferente. Sobre ser eleitor do PT isso é bem conhecido.

  39. Anderson Silva Postado em 24/Jun/2013 às 15:27

    Admiro muito esse ministro pelo que ele esta fazendo.Vai nessa tua força.... Ps: Como seria bom que a tevê Brasileira mostrasse os fatos como eles são e não apenas o que eles querem, mas ainda bem que não temos apenas este meio de comunicação.

  40. Pr. Roberto Knudsen Postado em 24/Jun/2013 às 17:55

    Todos os juízes do STF eleitos pelo PT e PSDB são satanistas adeptos das insanidades sexuais fecais bucais pedófilos e dão satisfações ao Parlamento mundial e seguem ordens da ONU e desta satânica Nova Ordem Mundial, e todos serão processados como traidores da nação Brasileira, por entregarem o governo e a soberania de nosso país nas mãos de governos estrangeiros, incluindo Lula, FHC, Dilma, e todos os líderes dos partidos políticos do PT, PSDB, PV, PTB, PCdoB, PC, e outros membros e entidades associadas ao satanismo nacional e internacional...

  41. Joaquim Postado em 24/Jun/2013 às 20:27

    Votei no LULA e votei na DILMA e não me arrependo de nada sei que com um congresso cheio de malandros nosso PAÍS nunca irá p/ frente por mais que façamos manifestações.

  42. kassio Postado em 25/Jun/2013 às 17:57

    Postado em: 8 out 2012 às 16:46. E agora ficam postando tentando de alguma forma denegrir a imagem de Joaquim. Como ele mesmo disse “imprensa e empresariado brasileiro estão nas mãos de pessoas brancas e conservadoras”

  43. Willian Douglas Postado em 25/Jun/2013 às 20:16

    Esse é bom mesmo!

  44. Renato Uchoa Postado em 08/Jul/2013 às 17:33

    Nunca foi isento A educação e a Suprema Exceção Por : Renato Uchôa ( Educador ) É razoável afirmar que o Supremo Tribunal Federal secundarizou ou alijou provas, 4 (quatro ) Auditorias que comprovaram a não participação de recursos do Banco do Brasil ( 73,8 milhões de reais ) no mensalão, como propugna ao mundo. Inclusive, uma auditoria particular reafirmou as conclusões. Toda a base para a montagem da AP 470 fundamentou-se em um desvio que não houve. Nessas condições, adversas, pífio tempo de defesa, as condenações carecem de substrato jurídico para os crimes imputados, em face dos indícios, mais importantes que as provas. Absorveriam os réus dos crimes ( mensalão ). O Supremo afirma a compra de deputados. Para votarem em leis de interesse do governo, entre outras, Lei da Previdência. Nos que não acreditamos em saci pererê , alma penada , bicho de sete cabeça e fim do mundo ; o Congresso Nacional apenas parece ,não é o céu . Vota de graça, historicamente, para excluir, reduzir conquistas da classe trabalhadora. À sua composição, podemos afirmar não é de anjos e santos. Banqueiros que um dia serão ministros, deputados latifundiários, grandes empresários, prepostos deles, enfim ,não representam as aspirações das camadas populares, que a mídia de cor marrom faz parecer que sim.São legítimos ..., foram eleitos. Pertinente relembrar que o Ministro Gilmar Mendes, que considerou a profissão de jornalista como confeiteiro de bolo e a imprensa, batem palmas. Presumível que tenha dado o sinal, numa aparição patética, agaguejada em alguns momentos, no dia 29 de agosto de 2012 ,quando sinalizou o falso desvio do montante em questão, objetivando a compra de votos pelo governo. A presunção de inocência, na lixeira. O ar contaminado de arrogância travestida de interesse público chega ao ápice; o Supremo usando a exceção passa a “cassar deputados”, afrontando o Congresso Nacional que tem constitucionalmente a prerrogativa, agora tomada pela Suprema Exceção. Existe algo além da aparência da condenação dos culpados, algo mais no ar, não é chuva. A imprensa vai à loucura a procura de audiência, todas as redes nos conectam. A rede globo aumenta dez pontos, não importa se a legalidade constitucional seja atingida. Independente dos crimes praticados estamos seguros constitucionalmente com o enfoque dado pelo Supremo? Como é possível que a alta Corte de Justiça do país possa direcionar um procedimento eivado de equívocos e não acontecer uma reação enérgica da OAB, contra essas atitudes que afrontam o Estado de direito? Uma luz no fim do túnel. Diante do quadro que conflita a autonomia de poderes. Não obstante os encaminhamentos que se afastam dos ritos legais, pertinente à posição lúcida do Ministro Barbosa, contrária ao justiçamento, prender de qualquer jeito, recupera a jurisprudência do Supremo. Aponta no sentido de que se amorteça a Suprema Força, para que os acusados, resgate do princípio da presunção da inocência, tenham o direito aos encaminhamentos de contestação aos crimes e penas impostas, na forma da lei. Que paguem o que efetivamente devem. Ademais, todos nos fomos educados autoritariamente. Educação conservadora que perdura até hoje.

  45. Lucas Luz Postado em 22/Aug/2013 às 13:57

    Cara mentiroso, fez uma romaria pelos corredores de Brasília, apelou até pro José Dirceu para ser indicado e agora vem com essa chicana. Lamentável.

    • Isaac Postado em 18/Sep/2013 às 20:46

      Você está confundindo, quem pediu indicação para José Dirceu foi o Ministro Fux.

      • Josefina Postado em 11/Jun/2014 às 01:05

        TODOS que vão participar do STF fazem romaria pelo Palácio do Planalto quando são colocados na "listinha" que o presidente da República escolhe. Porque ele não fez a romaria? E se não fez, porque não contestou a sua escolha????? Ele deve é estar arrependido de ter feito o estrago que fez na vida de pessoas que ele condenou sem ter provas concretas. Ficou só na historinha do "domínio do fato" e agora sai de cena para não fazer mais estragos do que já fez. Me poupe com esse senhor com tanta arrogância.

  46. francisca lima Postado em 19/Nov/2013 às 21:57

    O M. Barbosa foi corajoso e determinado, Tinha q/ dá um basta na corrupção neste País, fez a coisa certa, ele foi escolhido não só pq é negro, mas por seus méritos. Se o lula o escolheu pq nesse memento era ele o chefe de Estado (País), poderia ser qualquer outro que tivesse no poder mas não impede de ser imparcial em seus julgamentos afinal todos tiveram direito a ampla defesa; a decisão foi justa.chega de impunidade neste país, do contrario seria dar carta branca a politicos e gestores acostumados a se apropriarem do dinheiro publico como se fosse propriedade particular.

  47. Roque francisco de Souza Postado em 03/Mar/2014 às 20:46

    Falou TUDO.

  48. Taiguara Postado em 07/Mar/2014 às 14:06

    Tenho orgulho de ser brasileiro quando vejo pessoas como o ministro Joaquim Barbosa. Acho ele sensacional pela história de vida, pela inteligência e cultura, e pela coragem nos enfrentamentos políticos.

  49. Márcio Muccillo Sklar Postado em 17/Apr/2014 às 11:31

    Uma das poucas pessoas com opinião própria que conheço.

  50. Alberto Lapolli Postado em 01/May/2014 às 16:20

    Nao acho ético ao Presidente do Supremo ao declarar seu Voto.Voto é pessoal, mesmo porque não pode ser provado.Nao precisa se rebaixar e dizer que votou em algum candidato. A não ser que tem um misto de medo e arrependimento no que fez.Achei desnecessário que declare seu foto já feito.Desrespeito com a Oposição, por se tratar de figura tida honesta.

  51. Rafael - Sou Dilma 2014 Postado em 25/May/2014 às 21:07

    Essa é a diferença do PT com o PSDB: transparência e comprometimento com a verdade no governo Lula/Dilma X corrupção escondida debaixo de mega empresários e acordos com EUA para sugar ate o ultimo centavo do Brasil no Governo Tucano.

  52. Rosa Postado em 29/May/2014 às 21:10

    Imparcial? Herói? Depois de tudo que esse senhor protagonizou diante da presidência do STF finalizando com o aumento do próprio subsídio, esse "discurso" só me cheira à golpe em andamento. Que Deus olhe por nós!

  53. Tuta Postado em 31/May/2014 às 04:26

    Ministro, vc é minha favorita personalidade em forma de ser humano e carater. Parabens!!!

  54. Acácia Postado em 03/Jun/2014 às 08:56

    Senhor Min.,É lamentável que nem o alto posto que ocupou tenha servido para liberta-se do preconceito a ponto de cuspir no prato que comeu!

  55. Sans Postado em 03/Jun/2014 às 16:58

    Agora que ele se sente abandonado pela Imprensa Golpista e pelos Partidos de Oposição que não precisam mais dele, pois, a Montagem do Mensalão do PT ja surtiu efeito para eles, e o Mensalão Tucano já foi às favas, então ele agora quer dar uma de bom Samaritano com o PT.

  56. maria augusta aires Postado em 05/Jun/2014 às 08:17

    Estou esperando o resultado disso, que seja o melhor, que venca o melhor!!!politica, conquista pelo pode!!!!!!!! Estou com Dilma!!

  57. Uilson G Vetzcoski Postado em 08/Jun/2014 às 18:48

    O senhor Joaquim Barbosa não falou nada de novidade para quem de fato se preocupa com Brasil e seu povo carente., Não admitir que os governos de Lula foram bons para o Pais e ser Hipocrita , os mesmos hipocritas que ate dias atras lançavam este ministro negro a candidato ao gargo maior da nação ,os pseudos cientistas politicos se sentem traidos com a honestidade deste homem , honesto ao fazer seus julgamentos e corajoso ao admitir seu voto exatamente nas pessoas cujas cabeças hoje e o prato do dia. Parabens Joaquim . justo ao julgar e homem corajoso ao admitir sua preferencia eleitoral.

  58. Pardo Postado em 08/Jun/2014 às 21:30

    Essa reportagem é séria mesmo???, 1º de abril já passou...

  59. Francisco Souza. Postado em 09/Jun/2014 às 16:25

    ele foi sincero,eu dou parabéns pela sua sinceridade, que são poucos nesse pais, quando fala da imprensa, que só dar valor agente branca esta cheio de razão.eu já sofri racismo na empresa que trabalhei, que o club alemão de recife.

  60. Francisco Souza Postado em 09/Jun/2014 às 21:57

    parabéns pela sua sinceridade, eu já sofri com preconceito de racismo no club que trabalhei que é o club alemão de recife e tem canal de televisão, que só dar valor à cor branca.

  61. Pontes Postado em 10/Jun/2014 às 08:55

    Depois dessa entrevista do Joaquim Barbosa, o PSDB e o DEM estão morrendo de medo de o "Ex-Ministro do Supremo" declare novamente seu voto em Dilma. Eu não ia votar nela, mas depois dessa declaração vou votar e fazer campanha 24 horas por dia. Pela primeira vez ele me influenciou...

  62. Leda Augusto Setúbal Postado em 14/Jun/2014 às 19:25

    Votei e VotareiEm lula desde 1989,na qual estive lá no abraço a Lagoa Rodrigo de Freitas,encontrei com o Saudoso Mario Lago, e meus sobrinhos foram figurantes do TV Pirata ( Marcos Nanini,Cristina pereira, Diogo Vilella, e outros) Não me arrependo e só agradeço pelo benefício distribuído a Nossa Nação, até então, tão explorada e nosso povo tão violentado pela Classe Dominante.

  63. carlos Postado em 20/Jun/2014 às 01:13

    Falam que Lula é blindado, por enqunto pode até ser, mas a história diz que o dia de cada um....chega

    • Eduardo Postado em 11/Dec/2014 às 23:06

      Assista ao Filme Lula e Filho de Brasil.... e verá que durante a ditadura militar tentaram de todas as formas incriminá-lo para tira-lo do caminho.... só que já existia o povo unido em torno dele.... sua blindagem somos nós o povo que o elegeu e o ajudou a mudar nossa história para melhor.... para melhor sim, pois não poderíamos falar nem debater como fazemos aqui se não fosse por ele.....e outros que lutaram ao lado e antes dele.

  64. Flávio Postado em 22/Jun/2014 às 09:30

    Eu não sei se a fonte é verdadeira. No entanto, prefiro Dilma no poder a qualquer outro que venha sucedê-la. Meu voto é pra ela. E depois dela, espero que Lula volte.

    • Eduardo Postado em 11/Dec/2014 às 23:07

      dois.....e mais ou menos 54 ou 55 milhões de brasileiros BRASILEIROS.

  65. Leonnardo Medeiros Postado em 22/Jun/2014 às 10:39

    Ver que o ministro votou no PT e condenou políticos desse governo dá ainda mais credibilidade a Joaquim Barbosa e mostra que foi como todo juiz deve ser: imparcial. Tem ainda mais o meu respeito.

    • Eduardo Postado em 11/Dec/2014 às 23:09

      ou será que não é uma incoerência, eu alego que os membros da cúpula do partido são formadores de quadrilha e depois confesso que acredito que este partido fez o melhor para o país..... a pressão de fora foi grande...

  66. joao Postado em 16/Sep/2014 às 09:05

    No Brasil é assim, quando um servidor publico trabalha de forma honesta e competente logo vira herói.

  67. luiz reis Postado em 24/Sep/2014 às 21:54

    Mentira! Ele não quis dar prosseguimento ao mensalão tucano e escondeu provas que poriam em dúvida sua decisão no caso do mensalão do pt... quer reescrever sua biografia... quando teve chance de ser grande se apequenou na pressão e no glamour da mídia. o voto no pt (se houve) apenas prova que não é ignorante.

  68. Eliane Ferreira Postado em 12/Oct/2014 às 09:27

    Caras/caros responsáveis pelo site, Sou apenas uma eleitora e cidadã, mas sei que vocês dos blogues independentes têm como se comunicar com os articuladores da campanha de Dilma. Peço que sugiram que seja divulgado diariamente que Armínio Fraga tem cidadania americana, ou seja, que é alguém que renegou seu país. Desse jeito mesmo. Isso é uma bomba, porque eu quase desmaiei, quando fiquei sabendo. Tem-se que bater duro nessa questão. Agradeceria o encaminhamento. Eliane Ferreira no Facebook. (Blogue "Literatura em vida 2".)

  69. Sandra Traverso Postado em 19/Apr/2015 às 12:44

    Cruzes q decepcaooooo

    • Leandro Postado em 14/Nov/2015 às 13:57

      Veja a data do artigo... Barbosa votou no PT e assumiu isso em 2012, de lá pra cá muita coisa mudou e não dá pra saber se ele ainda pensa da mesma forma

  70. Mansilvas Postado em 20/Jul/2015 às 01:00

    O Juíz Joaquim Barbosa, sabe disso?

  71. Aristóteles Postado em 30/Apr/2016 às 23:54

    Não consigo acreditar em nada que o senhor JB fala. Para mim, foi ele quem começou essa estória toda, passou a bola para o "cara de paisagem" Moro e, vem com esse papo de anjo pós-aposentadoria e residência em Miami. Para mim, JB tem muita participação em toda essa cizânia que anda espalhada pelo Brasil. Repito: "vade retro"!

  72. Marco Sousa Postado em 12/May/2016 às 19:38

    Confiar, CREDITAR nesse sujeito só mesmo um louco!.

  73. Sonia Postado em 07/Jun/2016 às 12:35

    Esse tá pensando nele, na sua nomeacao, e o povo que se exploda

  74. mauro Postado em 30/May/2014 às 20:01

    DONA POLIANA ! Também sou da mesma opinião da Senhora ! O PSDB é uma quadrilha, lamentável, juntamente com essa mídia

O e-mail não será publicado.