Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Eleições 2012 19/Oct/2012 às 12:25
7
Comentários

Folha repete Globo e esconde pesquisa eleitoral em São Paulo. Por que?

Datafolha encomendada por Globo e Folha: Haddad tem 49% e Serra, 32%. Nem o vazamento da última pesquisa em vários portais, antes das 21h, levou a Folha.com ou o Uol a divulgar os números. Será que os grandes grupos de mídia seguem a máxima “o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde”, popularizada por Rubens Ricupero?

A maioria dos sítios que tratam de política em São Paulo e no Brasil, ontem, a partir das 20h:30, já tinham conhecimento e divulgavam os números da mais recente pesquisa Datafolha – o Instituto de Pesquisas particular do grupo Folha – para a corrida eleitoral na maior cidade do Brasil. No Twitter e Facebook, a informação que dava conta dos números também se espalhava rapidamente.

Desta vez, a pesquisa Datafolha, que ouviu 2.098 eleitores, foi encomendada pela parceria Folha e Organizações Globo. Como os resultados estavam prontos ontem, era possível já na noite passada divulgar seus resultados. Como, aliás, foi feito com todas as pesquisas anteriores do instituto. Mas a Folha preferiu o silêncio, assim como seu portal de notícias Uol.

O que explica um jornal gastar tanto dinheiro com uma pesquisa e não divulgar seus resultados? Qual é a lógica? De mesma maneira, o que explica o fato de a Globo ter encomendado uma pesquisa ao Ibope, que apontou 48% para Haddad e 32% para Serra, e não divulgá-la no Jornal Nacional, como ocorreu na última quarta-feira?

serra haddad debate band datafolha

Haddad e Serra estiveram em debate promovido pela Band, na noite de ontem. Teria sido a divulgação da pesquisa boicotada para evitar perturbações maiores ao candidato tucano, que nos últimos dias tem se revelado nervoso com profissionais da imprensa? (Foto: Band)

Mistérios que assombram os meios de comunicação e explicam a queda de sua influência, no momento em que a internet assume um papel cada vez mais relevante.

Ao que tudo indica, tanto a Folha, comandada por Otávio Frias, como a Globo, liderada por João Roberto Marinho, que aparentemente apoiam o candidato tucano José Serra, adotaram a máxima do embaixador Rubens Ricupero, que caiu do Ministério da Fazenda quando disse “o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde”.

Da pesquisa Datafolha, encomendada por Globo e Folha, o dado que salta aos olhos é a rejeição a Serra: nada menos que 52% dos eleitores garantem que não votarão nele em hipótese alguma. E a resposta para esse fenômeno para ser a agenda conservadora centrada no chamado “kit-gay” e trazida pelo candidato aos debates.

Pragmatismo Político com Brasil 247

Recomendados para você

Comentários

  1. Barbara Postado em 19/Oct/2012 às 15:16

    Pessoal, desculpa. Reconheço o poder dos grandes veículos de comunicação desse país, mas penso que algumas críticas ocorrem por pura preguiça e vontade de levantar bandeiras e julgar sem argumentar com fatos. A Folha divulgou o que vocês disseram que ela não divulgou seis horas antes da publicação da matéria que vocês se deram o trabalho de escrever: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1171567-haddad-abre-17-pontos-de-vantagem-sobre-serra-aponta-datafolha.shtml. Seria BURRICE não publicar um levantamento de seu próprio instituto.

  2. Barbara Postado em 19/Oct/2012 às 15:17

    Matéria que vocês se deram o trabalho de escrever não, artigo opinativo.

  3. Gustavo S Postado em 19/Oct/2012 às 15:34

    Barbara, seria interessante que, ao tentar questionar uma informação, você também não agisse de acordo com o que acusa os outros de praticarem: a preguiça. É muito provável que a sua preguiça a tenha forçado apenas a ler o título da matéria, e não o conteúdo como um todo. Tudo bem, na internet é assim mesmo e algumas vezes é preciso traçar o b a bá. Sendo bem objetivo: os números da pesquisa foram revelados às 20h:30 de ontem, sexta-feira, e se proliferaram por portais e redes sociais. O site da Folha, no entanto, publicou a pesquisa em seu portal às 3h da madrugada. Ou seja, a própria empresa contratante e responsável misteriosamente só divulgou os dados com quase 7 horas de atraso. Ah, e esteja certa de que isso não foi BURRICE, basta ler novamente a matéria aqui postada (ou o artigo de opinião, como queira).

    • Alana Postado em 19/Oct/2012 às 15:47

      É claro q é estranho o fato de o Grupo Folha ter os dados, e seu jornal, Folha de S.Paulo, não os ter publicados, como faz, com exclusividade, assim q eles são consolidados. A matéria não afirma q a Folha deixaria de revelar os dados e os arquivaria a sete chaves, até porque os dados já haviam sido revelados por outros veículos de comunicação, mas não pela Folha. E é isso, me parece, que a matéria aqui publicada contesta com certa lógica. Pq só a Folha, logo ela rs, atrasou a divulgação? Seria em função do debate de ontem, para q o candidato da situação não participasse do evento mais derrotado que já está? Vindo da Folha não duvido de nada...

  4. roberto valença Postado em 19/Oct/2012 às 23:08

    Roberto. Nada disso é novidade vindo desses orgãos de comunicação. Ainda lembro claramente o que eles fizeram na campanha para presidente da republica. A disputa era entre um "MECÂNICO" nordestino e um "BURGUÊS, foi muito pior o que fizeram com o mecânico. É verdade que o PT cometeu erros como o mensalão por exemplo, mas o que deviam fazer era informar também que o mensalão foi criado em Minas Gerais pelo PSDB, pelo Eduardo Azeredo do PSDB, mas é claro que não interessa a eles, como é de costume tudo que há de errado o PSDB esconde, e joga para debaixo do tapete. Vou refrescar as memórias de alguns fatos do governo FHC, que nunca foi apurado nem esclarecido. O caso do Banco Sindan, Banco Economico da Bahia, as privatizações como a Vale do Rio Dôce, que até hoje nunca disseram o que foi feito com o dinheiro da privatização, o caso do Lalau, o caso Luis Estevam, etc. Como podem ver o PSDB não é exemplo, e não tem moral para ficar jogando pedras em ninguem. Infelismente igualmente a essa emissora preconceituosa, e tendênciosa, tem milhões de seguidores maria vai com as outras que não tem opião propria e nem conhecimento dos fatos, que só veem o que lhes interessam. A verdade é que o mecânico deu um baile, um show de competência nesses burgueses, é duro ter que engolir essas verdades é ou não é?????

  5. juka Postado em 21/Oct/2012 às 19:31

    Só para constar, o questionário do DATAFOLHA continha perguntas do tipo "o mensalão influenciou seu voto?". Estranha essa "mistura" de questõe snuma pesquisa sobre eleições. Por que não perguntaram se a privataria tucana influenciou os votos das pessoas? Pelo jeito o resultado não foi o que esperavam, pois não divulgaram, hahaha.