Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Lula 03/Oct/2012 às 17:58
22
Comentários

Ferreira Gullar faz seu mais violento ataque a Lula

Numa cruzada sem fim, poeta maranhense afirma que o ex-presidente tem “total descompromisso com a verdade”, deduz que ele comprou aliados e sinaliza ainda que ele tem, como único valor, aquilo que puder levá-lo ou mantê-lo no poder; escritor condena ainda o manifesto de seis partidos em defesa de Lula, que teria sido feito a mando do ex-presidente

ferreira gullar ataca lula mensalão

Poeta Ferreira Gullar. Foto: reprodução

A cada semana, o poeta maranhense Ferreira Gullar tem intensificado os ataques ao ex-presidente Lula. Nesta, em mais um artigo publicado na Folha de S. Paulo, ele aponta o ex-presidente como chefe do mensalão e de manobras para defendê-lo, como o manifesto assinado por seus partidos políticos em sua defesa. Leia:

FERREIRA GULLAR

Tapar o sol

O julgamento do STF realiza-se à vista de milhões de telespectadores. Não é uma conspiração

GOSTARIA DE deixar claro que não tenho nada de pessoal contra o ex-presidente Lula, nem nenhum compromisso partidário, eleitoral ou ideológico com ninguém. Digo isso porque, nesta coluna, tenho emitido, com alguma frequência, opiniões críticas sobre a atuação do referido político, o que poderia levar o leitor àquela suposição.

Leia também

Não resta dúvida de que tenho sérias restrições ao seu comportamento e especificamente a certas declarações que emite, sem qualquer compromisso com a verdade dos fatos. E, se o faço, é porque o tenho como um líder político importante, capaz de influir no destino do país. Noutras palavras, o que ele diz e faz, pela influência de que desfruta, importa a todos nós.

E a propósito disso é que me surpreende a facilidade com que faz afirmações que só atendem a sua conveniência, mas sem qualquer compromisso com a verdade. É certo que o faz sabendo que não enganará as pessoas bem informadas, mas sim aquelas que creem cegamente no que ele diga, seja o que for.

Exemplo disso foi a entrevista que deu a um repórter do “New York Times”, quando voltou a afirmar que o mensalão é apenas uma invenção de seus adversários políticos. E vejam bem, ele fez tal afirmação quando o Supremo Tribunal Federal já julgava os acusados nesse processo e já havia condenado vários deles. Afirmar o que afirmou em tais circunstâncias mostra o seu total descompromisso com a verdade e total desrespeito com às instituições do Estado brasileiro.

Pode alguém admitir que a mais alta corte de Justiça do país aceitaria, como procedentes, acusações que fossem meras invenções de políticos e jornalistas irresponsáveis?

E mais: os ministros do STF passaram sete anos analisando os autos desse processo, tempo mais que suficiente para avaliá-lo. Afirmar, como faz Lula, que tudo aquilo é mera invenção equivale a dizer, implicitamente, que os ministros do STF são coniventes com uma grande farsa.

Mas o descompromisso de Lula com os fatos parece não ter limites. Para levar o entrevistador do “NYT” a crer na sua versão, disse que não precisava comprar votos, pois, ao assumir a Presidência, contava com a maioria dos deputados federais.

Não contava. Os verdadeiros dados são os seguintes: o PT elegera 91 deputados; o PSB, 24,; o PL, 26, o PC do B, 12, num total de 153 deputados. Mesmo com os eleitos por partidos menores, cuja adesão negociava, não alcançava a metade mais um dos membros da Câmara Federal.

Cabe observar que ele não disse ao jornalista norte-americano que não comprou os deputados porque seria indigno fazê-lo. Disse que não os comprou porque tinha maioria, ou seja, não necessitava comprá-los. Pode-se deduzir, então, que, como na verdade necessitava, os comprou. Não há que se surpreender, Lula é isso mesmo. Sempre o foi, desde sua militância no sindicato. Para ele, não há valores: vale o que o levar ao poder ou o mantiver nele.

Sucede que, apesar do que diga, ninguém mais duvida de que houve o mensalão. Pior ainda, corre por aí que o Marcos Valério está disposto a pôr a boca no mundo e contar que o verdadeiro chefe da patranha era o Lula mesmo, como, aliás, sempre esteve evidente. E já o procurador-geral da República declarou que, se os dados se confirmarem, o processará. É nessas horas que o Lula falastrão se cala e desaparece. Às vezes, chama Dilma para defendê-lo.

Desta vez, chamou o Rui Falcão, presidente do PT, para articular o apoio dos líderes da base política do governo. Disso resultou um documento desastroso, que chega ao ponto de acusar o Supremo de perpetrar um golpe de Estado contra a democracia, equivalente aos golpes que derrubaram Vargas e João Goulart. Pode? Vargas e Goulart, como se sabe, foram depostos pela extrema direita com o apoio de militares golpistas.

O julgamento do STF realiza-se às claras, à vista de milhões de telespectadores. Não é uma conspiração. Ele desempenha as funções que a Constituição lhe atribui. E que golpe é esse contra um político que não está no poder?

O tal manifesto só causou constrangimento. O governador Eduardo Campos, de Pernambuco, deu a entender que foi forçado a assiná-lo, após rejeitar três versões dele. Enfim, mais um vexame. Só que Lula, nessas horas, não aparece. Manda alguém fazer por ele, seja um manifesto, seja um mensalão.

Recomendados para você

Comentários

  1. Leandro Coelho Postado em 03/Oct/2012 às 19:18

    Gosto muito da poesia dele, mas está se tornando um babão....

  2. Henrique Postado em 03/Oct/2012 às 21:32

    Como um poeta e critico de arte se presta a um papel desses?

  3. Ruy Acquaviva Postado em 03/Oct/2012 às 23:16

    Ferreira Gullar é um bosta. Ninguém liga para o que ele diz. Aliás, pouca gente sabe que ele existe.

  4. Ana Postado em 03/Oct/2012 às 23:39

    Como pode haver tanta gente cega?

  5. carla Postado em 04/Oct/2012 às 00:12

    Para mim tudo o que ele falou é procedente!!!

  6. Fernando Postado em 04/Oct/2012 às 00:25

    Pra mim esse homem já tinha morrido há tempo! rsrs

  7. Andre Filipe Postado em 04/Oct/2012 às 08:36

    Juro não entender as críticas lidas acima! Me deu dor de barriga, após ler um texto como esse e ver comentários tão baixos. Enfim, aos sabichões que criticaram o escrito, será que não é hora de abrir os olhos e enxergar que essa merda tá toda errada? Que o lula é um baita de um avestruz que quando se sente ameaçado enfia a cabeça no chão? Que ele não fez grandes coisas para o país e que, se fez algo de bom (não posso afirmar se sim), com o ingresso do mensalão em nosso país, ele conseguiu foder ainda mais consigo. Porém, bem como uma legião de crentes religiosos fanáticos, o povo desprovido de inteligência aclama esse palhaço sem ao menos pesquisar sobre, haja vista, também, não terem como... é, o problema é muito maior que o referido político.

  8. Ismael Postado em 04/Oct/2012 às 09:23

    Já fui um admirador de Goulart poeta assim como de Caetano cantor. Mas, depois que se prestaram à canalha jornalística e aos mandos políticos endereçados, preferir deletá-los das minhas boas leituras e audições. Com relação ao ex-presidente Lula, acredito que ele não poderia ser chefe de esquema algum. Esse esquema nomeado de mensalão pela imprensa é uma opção política com vias de mão única: acabar com a hegemonia petista no país. Penso que o caixa 2 existiu desde quando FHC assumiu o poder em 1994 e comprou a reeleição em 98. Setores do PT e de todos os partidos tiveram sua parcela de mensalão, inclusive o PSDB - o "partido da privataria". Entretanto, não compreendo essa sanha da imprensa grande por justiça contra os "bandidos petistas" ao mesmo tempo em ignora em sua cegueira enviesada diante da privataria tucana,do Azeredo, do Naji Nahas,do Daniel Dantas, do Mendes (STF). Ah não que o que dizem contra todo o PT seja sempre verdade e contra o´PSDB/DEM, seja lixo do Amaury, como afirmou Serra e condescendeu toda grande imprensa... criminosa.

  9. Judivan lopes Postado em 04/Oct/2012 às 12:35

    "GOSTARIA DE deixar claro que não tenho nada de pessoal contra o ex-presidente Lula, nem nenhum compromisso partidário, eleitoral ou ideológico com ninguém..." ENTÃO AQUELE FERREIRA GULAR QUE VIA NO PROGRAMA DO SERRA ERA UMA CÓPIA HUMANA DELE ???

  10. Vander Postado em 04/Oct/2012 às 14:09

    Fico enojado de tanta falsidade. Diz que o ex presidente Lula não tme compromisso com a verdade dos fatos mas faz questão de dizer que não pertence a nunhum partido político...Alguém acredita nisso?

  11. sergio rodrigo torres Postado em 05/Oct/2012 às 19:04

    Ora, só um analfabeto politico pode nâo reconhecer esse populismo de direita em que navega o PT.Tudo fruto da entronização por Lula dessa invasào de sindicalistas no partido.Essa turma se aliou ao capital e para prover seus interesses, como tributar aposentados, leiloar poços de petroleo etc.. saiu a comprar parlamentares para nâo melarem os planos de Lula e tudo regado no maior assistencialismo!

  12. lilian santos Postado em 10/Oct/2012 às 11:52

    O pior cego é aquele que não quer enxergar o óbvio, é claro que muita coisa ai escrita é a verdadeira cara do governo PT. Quando votei no PT, achei que seria o partido da moralidade decência, mas ao contário e muito corrupção e mentira!!!!

  13. Pedro Henrique Florêncio Postado em 10/Oct/2012 às 13:27

    Populismo de direita? O Lula? Da esquerda é o FHC? Tô ficando confuso, é esse o objetivo né? Analfabeto né? Que bom que temos professores de política online. Ta querendo nos engrupir...é um tucano em pele de lobo. Leiloar poços de petróleo professor? Onde entra o assitencialismo mesmo? O primeiro analfabeto é o que não sabe escrever, acentuar e pontuar direito. “GOSTARIA DE deixar claro que não tenho nada de pessoal contra o ex-presidente Lula, nem nenhum compromisso partidário, eleitoral ou ideológico com ninguém…” ACHO QUE NÂO FICOU MUITO CLARO.....

  14. renato Postado em 12/Oct/2012 às 00:30

    é incrivel a falta de visão e pensamento critico de certos cidadãos brasileiros, o lula só enganou o povo brasileiro atravéz de uma mídia comprada, e a popularidade atravéz de bolsas(familia, escola etc. ou seja bolsa cachaça), o que aliás o sua sucessora tambem esta fazendo muito bem ex. bolsa piriguete e bolsa cadeia. tenho certeza de que quem apoia o lula deve ser beneficiado de uma dessas bolsas, e com toda certeza nunca leu um jornal na vida. é por isso que o pais esta nessa condição.

  15. Silma Postado em 18/Oct/2012 às 18:33

    Triste ler que muitos não sabem quem é Ferreira Gullar. Não é coincidência que alguns destes defendem o lulismo às cegas.

  16. José de Araújo Madeiro Postado em 18/Oct/2012 às 22:44

    O BANDIDO ITALIANO CÉSARE BATTISTI INTERCEDERÁ A FAVOR DO ZÉ DIRCEU!!!! NÃO SE PREOCUPE DIRCEU, EU VOU FALAR COM A DILMINHA PARA CRIAR UMA LEI PARA LHE ANISTIAR. O ADVOGADO LUIZ INÁCIO ADMS ELABORA O PROJETO E NO CONGRESSO NÓS TEMOS MAIORIA. EU DA MINHA PARTE ESTOU PAGANDO O FAVOR QUE FIQUEI LHE DEVENDO NO JULGAMENTO DA MINHA LIBERAÇÃO. ESTAREMOS OK, CERTO !?.

  17. ARAGAO Postado em 22/Oct/2012 às 20:27

    “A mesma mídia que anunciava, até há pouco, que o STF seria “julgado pela opinião pública” de acordo com o que deliberasse sobre o “mensalão do PT”, agora que a maioria daquela Corte está decidindo como jornais, revistas e televisões querem estes parecem cada vez menos interessados em julgar os julgadores, com as exceções que todos conhecem. O mesmo Supremo que está produzindo manchetes triunfantes sobre a condenação de “mensaleiros” é a Corte em que processos contra políticos sempre terminaram em absolvição. O rigor que se vê agora, portanto, é novidade que desperta uma questão crucial: será usado como regra, a partir de agora? Muita coisa vai chegar ao Supremo no futuro próximo. Muita coisa sobre a qual a mídia não fala porque envolve uma oposição à qual se aliou. Nesse aspecto, sobressai o mensalão tucano. Esse, por sua vez, envolve uma figura análoga ao alvo principal do mensalão petista. Eduardo Azeredo, ex-presidente do PSDB

  18. Jorge Postado em 12/Dec/2012 às 00:17

    A Doença de Alzheimer é terrível e cruel.

  19. Nathália Barros Postado em 14/Dec/2012 às 17:05

    "- Se alguém for culpado, deve ser punido. E se alguém for considerado inocente, deve ser absolvido - disse o ex-presidente." "(...) Afirmar o que afirmou em tais circunstâncias mostra o seu total descompromisso com a verdade e total desrespeito com às instituições do Estado brasileiro." Primeiramente, nesse "as" não há crase, "poeta". A explícita posição de total conivência com quaisquer decisões tomadas pela Corte Suprema, como facilmente depreende-se do que, DE FATO, foi dito pelo Lula em entrevista ao New York Times, por si só contraria inteiramente a acusação feita pelo "poeta"...

  20. Alexandre Pinheiro Postado em 16/Dec/2012 às 01:16

    E morre Nyemeyer e esse caquético poeta SUJO enfeiando meu notebook! Que desastre de Deus! Ferreira Goulart é tão pernicioso que Deus preferiu levar o ateu do que ele! Vai pra América, poetinha menor!

  21. Monaliza Postado em 04/Jan/2013 às 15:28

    ... após ler os comentários acima (com algumas exceções), perdi a esperança de um Brasil melhor. Perdi! É pseudo-intelectuais a dar com pau, achando-se conhecedores de Política e de política brasileira! E tudo isso... com pose, se achando o máximo, falando merda a respeito de um intelectual de verdade. Fazer o quê... coisas de analfabetos funcionais... não há remédio que cure.

  22. Josh Postado em 09/Feb/2013 às 18:38

    Nenhum valor senão com o que o perpetue no poder, também o creio. Afora o enriquecimento "estranho" após a passagem pela presidência, no mínimo imoral!