Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 25/Oct/2012 às 23:41
131
Comentários

O esquerdista fanático e o direitista visceral: dois perfeitos idiotas

Direitista visceral e esquerdista fanático – os dois são perfeitos idiotas. O direitista padece da doença senil do capitalismo e o esquerdista, como afirmou Lênin, da doença infantil do comunismo

Por Frei Betto

Nada mais parecido a um esquerdista fanático, desses que descobrem a nefasta presença do pensamento neoliberal até em mulheres que o repudiam, do que um direitista visceral, que identifica presença comunista inclusive em Chapeuzinho Vermelho.

Os dois padecem da síndrome de pânico conspiratório. O direitista, aquinhoado por uma conjuntura que lhe é favorável, envaidece-se com a claque endinheirada que o adula como um dono a seu cão farejador. O esquerdista, cercado de adversários por todos os lados, julga que a história resulta de sua vontade.

frei betto direita esquerda

Frei Betto: “Embora mineiro, não fico em cima do muro. Sou de esquerda, mas não esquerdista”.

O direitista jamais defende os pobres e, se eventualmente o faz, é para que não percebam quão insensível ele é. Mas nem pensar em vê-lo amigo de desempregados, agricultores sem terra ou crianças de rua. Ele olha os deserdados pelo binóculo de seu preconceito, enquanto o esquerdista prefere evitar o contato com o pobre e mergulhar na retórica contida nos livros de análises sociais.

O esquerdista enche a boca de categorias teóricas e prefere o aconchego de sua biblioteca a misturar-se com esse pobretariado que nunca chegará a ser vanguarda da história.

O direitista adora desfilar suas ideias nos salões, brindado a vinho da melhor safra e cercado por gente fina que enxerga a sua auréola de gênio. O esquerdista coopta adeptos, pois não suporta viver sem que um punhado de incautos o encarem como líder.

O direitista escreve, de preferência, para atacar aqueles que não reconhecem que ele e a verdade são duas entidades numa só natureza.

O esquerdista não se preocupa apenas em combater o sistema, também se desgasta em tentar minar políticos e empresários que, a seu ver, são a encarnação do mal.

Leia também

O direitista posa de intelectual, empina o nariz ao ornar seus discursos com citações, como a buscar na autoridade alheia a muleta às suas secretas inseguranças. O esquerdista crê na palavra imutável dos mentores do marxismo e não admite outra hermenêutica que não a dele.

O direitista considera que, apesar da miséria circundante, o sistema tem melhorado. O esquerdista vê no progresso avanço imperialista e não admite que seu vizinho possa sorrir enquanto uma criança chora de fome na África.

O direitista é de uma subserviência abjeta diante dos áulicos do sistema, políticos poderosos e empresários de vulto, como se em sua cabeça residisse a teoria que sustenta todo o edifício de empreendimentos práticos que asseguram a supremacia do capital sobre a felicidade geral.

O esquerdista não suporta autoridade, exceto a própria, e quando abre a boca plagia a si mesmo, já que suas minguadas ideias o obrigam a ser repetitivo. O direitista é emotivo, prepotente, envaidecido. O esquerdista é frio, calculista e soberbo.

O direitista irrita-se aos berros se encontra no armário a gola da camisa mal passada. Dedicado às grandes causas, as pequenas coisas são o seu tendão de Aquiles.

O direitista detesta falar em direitos humanos, e é condescendente com a tortura. O esquerdista admite que, uma vez no poder, os torturados de hoje serão os torturadores de amanhã.

O direitista esbraveja por ver tantos esquerdistas sobreviverem a tudo que se fez para exterminá-los: ditaduras militares, fascismo, nazismo, queda do Muro de Berlim, dificuldade de acesso à mídia etc. O esquerdista considera o direitista um candidato ao fuzilamento.

Direitista e esquerdista – os dois são perfeitos idiotas. O direitista padece da doença senil do capitalismo e o esquerdista, como afirmou Lênin, da doença infantil do comunismo.

Embora mineiro, não fico em cima do muro. Sou de esquerda, mas não esquerdista. Quero todos com acesso a pão, paz e prazer, sem que os direitistas queiram reservar tais direitos a uma minoria, e sem que os esquerdistas queiram impedir os direitistas de acesso a todos os direitos – inclusive o de expressar suas delirantes fobias.

Frei Betto é escritor, autor do romance “Minas do Ouro” (Rocco), entre outros livros. http://www.freibetto.org

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Rubem Perdomo Postado em 26/Oct/2012 às 01:23

    Maravilhoso!!!excelente para uma reflexão...de direita ou esquerda!

    • Marya Almeida Postado em 13/Jun/2014 às 12:53

      Disse tudo .Pra construir um mundo melhor ,não é preciso ser de esquerda ou ser de direita .É preciso ver que existe um mundo não muito bom ,que vai além do nosso ! Amei esse texto !

  2. Raphael Augusto Fresnedas Postado em 26/Oct/2012 às 01:26

    Frei Betto, se entendi bem, você prega a moderação enquanto atividade política. Muito bem, muitos já o fizeram. Inclusive no final do século XIX e início do XX, onde muitos se utilizaram do marxismo para a inserção política e viam no processo eleitoral a possibilidade para o fim do capitalismo. Assim, fizeram toda uma reformulação marxista para sua nova prática política. Isso gerou um processo de vulgarização do marxismo e de grande cooptação dos lideres proletários. Consequentemente, Lenin não se deixou iludir e foi firme em evitar a desconstrução do marxismo, mostrando o lado político dos reformuladores. Lenin os cita muito sabiamente como oportunistas. Acho essa palavra muito forte, sobretudo porque considero que poucos são os homens com capacidade para analisar a questão política para além da situação momentânea. Estes homens se alegram ao ver os oportunidas no poder, falando que evitaram um mal maior, porém esse discurso é ideológico e não passa de uma falsa consciência que, caso a barbárie seja desfeita, levará todos os oportunistas para o lugar que eles merecem, a direita (uma direita moderada). Como conclusão, acho interessante você colocar mais idiotas nesta lista, pois ela é muito limitada: há o idiota iludido pelo oportunista, há o idiota iludido pela democracia cristã, há o idiota alienado pela igreja, há o idiota alienado pelas mídias sociais, há o idiota alienado pela indústria cultural; sendo os dois primeiros os idiotas da classe do politicamente moderado.

    • karina Postado em 12/Sep/2013 às 12:35

      Ele não prega nada.Isso é apenas,um excelente artigo.Racional,lúcido como poucos.Partidários são radicais e só olham para seu umbigo.Na verdade esse artigo ele mostra como se comporta ambos,direitistas e esquerdistas.Mostra a imparcialidade dele,e olha que ele ;é de esquerda.Gênio

    • PEDRO CAMELO FILHO Postado em 11/Nov/2013 às 14:27

      RAPHAEL AUGUSTO FRESNEDAS,PARABÉNS ME SINTO TOTALMENTE COMTEMPLADO POR SUA ANALISE. QUANDO ESTAVA CONSTRUINDO O PT,ESTAS PESSOAS NÃO PENSAVAM ASSIM A RESPEITO DAQUELES MARAVILHOSOS JOVENS ESQUERDISTAS,QUE OS LIDERES USARAM SUAS REBELDIAS REVOLUCIONARIAS PARA CONSTRUIR UM PARTIDO REFORMISTA E O FREI BETO CONTRIBUIU MUITO COM ESSE PROCESSO, EU CONTINUO MARXISTA,E ACHO QUE O CAMINHO É O SOCIALISMO. ACHO IDIOTICE ALGUEM ACHAR QUE VAI CONVENCER AS ELITES A ENTREGAR O PODER PARA O POVO POR VIA PACIFICA,BASTA AQUI RELEMBRARMOS O PRESIDENTE SALVADOR ALLENDE NO CHILE.

    • Jonas Coelho Postado em 02/Dec/2013 às 05:48

      Aos olhos de um idiota o idiota é sempre o outro idiota que discorda de suas visões idiotas.

    • Rafael Gonzalez Postado em 06/Jun/2014 às 14:39

      Ou seja, todos são idiotas com exceção daqueles que concordam com você? Que partilham com você a sua grandiosa visão de futuro? Na verdade você olha para um lugar que não existe. Além do horizonte socialista, só há opressão, ditadura, morte. A esquerda não convive bem com o que lhe contradiz. Seria mais sábio perceber que você não é o dono da razão, que o argumento contrário pode enriquecer seu saber. Como um burguês como Marx pode ser tão enaltecido, suas idéias são belas, mas na prática nunca funcionaram. Sabedoria consiste em aprender aplicando seu conhecimento, e na pratica o socialismo é muito falho.

    • João Paulo de Souza Postado em 11/Jun/2014 às 12:15

      Acorda Marx então e pede pra ele explicar a China, amigo! :-)

    • Maria Monteiro Postado em 11/Jun/2014 às 19:17

      Idiotas pensam que os que pregam o meio termo são idiotas. Quanta idiotice subestimar o senso crítico dos não extremistas.

    • Leticia Postado em 15/Jun/2014 às 08:51

      Perfeito o seu comentário. Que bom ver gente inteligente por aqui. Parabéns.

    • Jonas Jereme Postado em 15/Jun/2014 às 15:14

      Perfeito comentário. O discurso do frei é limitado pela sua condição de classe. Existem varias esquerdas e direitas, mas o que ele faz é diminuir as diferentes análises políticas em detrimento da sua opinião diplomática e sim, MUITO em cima do muro. Sem dúvida faltam varios personagens nesse jogo. Incluindo o pseudo-intelectual politico que faz o distanciamento seletivo do objeto a ser analisado para nao analisar seu proprio papel. Amém.

    • Pedro Pacheco Postado em 16/Jun/2014 às 04:02

      "O esquerdista crê na palavra imutável dos mentores do marxismo e não admite outra hermenêutica que não a dele."

    • Miguel Postado em 16/Jun/2014 às 22:07

      Gostei da sua colocação Raphael, mas não acho que Frei Betto se refere a uma posição política moderada. Talvez um pouco mais de sanidade nesse mundo complexo. Os dois perfis existem e ambos são vaidosos e com um parafuso a menos, não só o direitista como ele diz. Enfim, o que vale mais da leitura é ficar alerta aos vaidosos.

    • Matheus Rocha Postado em 16/Jun/2014 às 22:14

      Show! Comentário melhor que o texto!

    • Moisés Postado em 26/Jul/2014 às 10:13

      Idiotia me parece termo forte pois implica entender baixo nível intelectual acho melhor o termo ignorante pois implica em possibilidade de mudança. No entanto acho o comentário pertinente ao Betto

      • Renato Postado em 24/Apr/2015 às 11:34

        Normalmente o extremismo é idiota pelo simples fato de que o extremista não ponderou, não analisou, não refletiu e não absorveu suficientemente o outro lado. Extremistas e puristas não estão interessados em melhorar o mundo, não estão interessados em criar algo funcional, amplo e que resolva os problemas e questionamentos das pessoas. Extremistas e puristas querem apenas implantar a sua sagrada visão de mundo, de modo a protege-la através da negação da realidade.

  3. Vinícius D. Postado em 26/Oct/2012 às 01:40

    Frei Betto: Incisivo como sempre; lúcido como poucos. Excelente artigo!

    • Luis Soares Postado em 26/Oct/2012 às 11:35

      Frei Betto foi no alvo certo. A história já provou que extremismos de esquerda ou de direita contribuem tão somente para a estagnação ou retrocesso. O autor também não se coloca como 'imparcial', mas se assume de esquerda. Ou seja, antes que alguém mal interprete, não há nada de purista no discurso (como, por vezes, em discursos de Pedro Simon, Cristovam Buarque, etc.); há, sim, posição definida. Se assumir ideologicamente, politicamente, aliás, é imprescindível.

    • André Vinícius Postado em 24/Nov/2013 às 02:30

      Excelente observação ! Sucinta, mas diz muito. É a minha visão tb.

  4. Eduardo Postado em 26/Oct/2012 às 09:57

    O texto continua repleto dos estigmas preconceituosos de sempre. O direitista erra por ser mal e egoísta, o esquerdista erra por ser utopicamente bom e altruísta. Moleza ter um discurso "imparcial" assim né?

    • Jéssica Postado em 19/Nov/2013 às 19:45

      Esquerdista bom e altruísta? Vc leu o mesmo texto que eu? "O esquerdista enche a boca de categorias teóricas e prefere o aconchego de sua biblioteca a misturar-se com esse pobretariado que nunca chegará a ser vanguarda da história" "O esquerdista é frio, calculista e soberbo." Ele foi muito lúcido em manter a imparcialidade, mesmo se declarando de esquerda.

    • Luis Fernando Postado em 15/Apr/2014 às 16:36

      Moleza nada, apanha dos dois campos de extremismo. Fácil mesmo é ser extremista, porque você não tem que defender nada do que está sendo feito, pode criticar tudo, não tem que lidar com as contradições típicas de quem realmente está fazendo alguma coisa na prática para mudar a vida das pessoas.

    • Gabriel Vince Postado em 17/Apr/2014 às 10:56

      Perfeito

    • Paulo Postado em 15/Jun/2014 às 11:40

      Fiquei com a mesma impressão pelo menos na maioria dos casos...

    • Pedro Pacheco Postado em 16/Jun/2014 às 04:04

      "Embora mineiro, não fico em cima do muro. Sou de esquerda, mas não esquerdista. Quero todos com acesso a pão, paz e prazer, sem que os direitistas queiram reservar tais direitos a uma minoria, e sem que os esquerdistas queiram impedir os direitistas de acesso a todos os direitos – inclusive o de expressar suas delirantes fobias."

    • Antonio Alves Postado em 17/Jun/2014 às 14:36

      Cara na real... Vai fazer um curso de interpretação de texto, vai. O esquerdista do texto é tão vil, ou mais, que o direitista.

    • Betina Postado em 21/Jun/2014 às 00:40

      Mas ele não é imparcial. Ele mesmo assume, no fim do comentário, sua orientação política...

  5. Eduardo Postado em 26/Oct/2012 às 12:13

    Imparcial no título, chamariz maior da audiência, e no momento em que parece se propor a fazer uma análise racional e desapaixonada dos fatos para no fim defender sua posição. Mas na verdade a análise é só disfarçada de racional e desapaixonada, pois se baseia nos esteriótipos pregados pela esquerda para atacar a direita. Cita Lênin ao afirmar que o esquerdista sofre de uma doença infantil. Se erra então, é por uma ingenuidade de criança, enquanto o direitista erra pelos piores desvios de caráter. Maquiar discurso apaixonado de análise racional é uma armadilha intelectual mais velha que andar pra frente, mas não a considero ética, ainda mais sendo deste autor. Podemos elevar o nível da discussão sem o uso destas artimanhas.

    • Victor Hugo Postado em 18/Sep/2013 às 02:36

      pena que você também não soube elevar o nível né?

      • Fernando Postado em 15/Jun/2014 às 17:11

        Acrescentou muito mais que você.

    • André Bergamo Postado em 27/May/2014 às 20:09

      Meu caro o que te doeu foi ter falado que é sim de squerda, só isso, fosse o mesmo texto ma terminasse ele dizendo que é direita você estria feliz e compartilhando esse pensamento. Meu caro Eduardo você é de direita, ok, tudo certo, assim como quem é de esquerda, agora se não consegue conviver com isso, daí o problema não é do autor, é só seu, que parece ter a síndrome da infantilidade que ele pregou ao esquerdistas fanáticos, realmente como se vê o texto dele não pode nem deve ser levado como verdade absoluta para definir todos. Defenda sua posição meu caro da sua maneira e daí veremos se você é de direita, ou um direitista visceral idiota.

    • Adriano Machado Postado em 08/Jun/2014 às 14:33

      Parabéns Eduardo

    • Paulo Postado em 07/Aug/2014 às 09:52

      Eduardo , concordo em partes com você . Mas por favor, vamos respeitar a publicação alheia. O texto é uma boa reflexão pro pessoal que só sabe olhar em uma direção. E eu sei como é difícil ser " em cima do muro ", por que sou um deles . Concordo com mais idéias de direita do que de esquerda, mas mesmo assim tenho minhas próprias idéias sobre o que seria uma boa política. É uma situação delicada por que se você é extremista, sua função é simples... criticar a oposição com todas as suas forças e esfregar na cara do mundo como as suas idéias são superiores. Não vi maldade no texto, e achei que ele foi bem imparcial, mesmo se declarando de esquerda no final . "Doença senil do capitalismo" e " ingenuidade de criança" só prova que as idéias de direita são bem mais maduras e bem formuladas que as de esquerda e isso realmente pode ser perigoso, porque se você parar pra pensar, muitas idéias de esquerda são idéias utópicas o que poderia ser relacionado facilmente com um raciocínio infantil. Ou você pode estar com a razão e ele foi completamente calculista. Isso a único que pode ter certeza é o próprio autor .

  6. natascha cohan Postado em 26/Oct/2012 às 12:54

    ...apenas lembrando que tratando-se de política não há imparcialidade!!!!

    • S_Couto Postado em 15/Jun/2014 às 13:11

      Não havendo imparcialidade, não evoluiremos um passo na direção do que almejamos. É preciso um novo olhar desapegado de discursos hipócritas, desgastados e cansativos. Gde Frei Betto!!

  7. Antonio Veras Postado em 26/Oct/2012 às 14:01

    Interessante saber tanto a distinção entre esquerdista e direitista. Deveria saber a distinção entre uma pessoa complexada e uma normal antes de sugerir o ministro barbosa para o stf.

  8. Bill Postado em 26/Oct/2012 às 15:30

    ser apartidário é a melhor opção?

    • Gustavo S Postado em 26/Oct/2012 às 16:20

      Ele não se pretende imparcial, pois compreende não existir imparcialidade na política. A crítica é direcionada a esquerda arcaica, aquela que se nega a aceitar a queda do muro de Berlim, e aos conservadores, sobre os quais paira o manto de uma intolerância repugnante.

      • karina Postado em 12/Sep/2013 às 12:40

        100 % de imparcialidade realmente é Difícil.Porém existe sim,como sempre digo aprender a olhar além do próprio umbigo.Sensacional esse artigo,imparcial como sempre,lúcido como poucos.Eu mesma sou imparcial não voto.Vejo coisas boas de esquerda e de direita,nada de radicalismo

    • Miguel Postado em 16/Jun/2014 às 22:09

      Não. Ser atento e respeitoso, talvez.

    • Cris Postado em 18/Jul/2014 às 20:51

      Ser apartidário é ficar do pado do mais forte.

  9. Motta Postado em 27/Oct/2012 às 09:52

    Frei Beto fez uma brilhante reflexão. O radicalismo de Direita e o da esquerda tambem são inuteis. Assim como Frei Beto eu tambem sou de esquerda,mas sou avesso a radicalismos que não levam a nada.

  10. eduardo Postado em 27/Oct/2012 às 11:33

    Em resumo; É tudo uma merda!, acabou!

  11. Pietr Postado em 28/Oct/2012 às 19:38

    Acho que ele não leu a crítica de Lenin, o que ele chamava de "esquerdismo, doença infantil do comunismo", eram setores dos movimentos marxistas que defendiam a forma do comunismo de conselhos, sem a centralização do partido. O texto não faz sentido desde o primeiro parágrafo.

    • Marcelo Postado em 16/Jun/2014 às 02:50

      Sim, é uma peça de retórica. Intencional. Quem conhece Frei Betto sabe, na verdade, que não há nada de moderado em suas ideias.

  12. Fábio de Oliveira Ribeiro Postado em 29/Oct/2012 às 16:11

    Não foi este autor que fez Lula nomear Joaquim Barbosa ministro do STF? Já entendi tudo. Ele gosta de direitista disfarçado de esquerdista que ataca a esquerda sem dó nem piedade e depois vem a publico choramingar porque é vitima de preconceito racial e dizer que não consegue julgar o mensalão do PSDB. Depois desta "cagadinha" quantas aves-Marias este papa-hóstias vai rezar pedindo perdão ao seu Deus Lula? Francamente... lugar de padre é longe da política.

    • rosiene silvério Postado em 24/Nov/2013 às 12:11

      Frei Beto não é padre! e, sim irmão , religioso!

    • NELSON MARTINS Postado em 11/Jul/2014 às 14:08

      Leia os jornais antes de dizer mentiras. O JB foi o único que votou, no STF, para que o mensalão mineiro fosse julgado no STF mesmo.

  13. Rodrigo de Sousa Postado em 30/Oct/2012 às 02:01

    O artigo me pareceu sem foco, o autor generalizou tudo em termos de estereótipos, e não disse nada com nada. E a crítica do Lenin ficou totalmente fora de contexto, da forma que foi usada ficou tendenciosa.

    • Cherliton Postado em 25/Sep/2013 às 11:37

      Concordo plenamente

  14. Eduardo Postado em 30/Oct/2012 às 13:14

    E esse comentário final, falando que "embora mineiro, não fica em cima do muro"? Realmente este autor sofre de uma grave doença de esteriotipagem generalizada, e se esquece que em Minas foram travadas as maiores lutas pela liberdade deste país. Mais respeito pelos mineiros e pela inteligência alheia, por favor.

  15. Myasnikov Postado em 30/Oct/2012 às 20:20

    Esse clichê do Lenin é sempre citado fora de contexto por gente que não leu o livro e se leu, não entendeu. Até mesmo o termo "doença infantil" é entendido errado. O "infantil" não é uma ofensa aos tais esquerdistas e sim diz respeito ao comunismo estar em sua infância e a tal doença ser própria desta fase.

  16. Rafael.kb Postado em 01/Nov/2012 às 00:30

    Incrível a capacidade do autor de argumentar tão bem, longe de preconceitos estereotipados e sem uma visão vertical e limitada! Espero q entenda meu tom irônico...

  17. Mario Postado em 01/Nov/2012 às 15:59

    Frei Betto é um dos criadores do FORO DE SAO PAULO e vem dizer que é de esquerda, mas não esquerdista???? hahahahahahaha....faz me rir enganador, dissimulado...me engana que eu gosto. O cara é de extrema esquerda, marxista-leninista. O que ele e a turminha de amigos dele do FORO DE SP querem é transformar a Am. Latina em uma nova União Soviética. Sai pra lá CAPETA!!! DINOSSAURO COMUNISTA!!!

    • Antonio Postado em 18/Jun/2014 às 10:22

      Nossa. Dinossauro comunista? América Latina em URSS? Já em 64, na época do golpe, a conjuntura internacional da guerra fria não era mais a bipolaridade maniqueísta de "comunistas vs capitalistas", e sim de cooexistência pacífica (Kruschev e Kennedy) esforços multilaterais (ainda que acompanhados de desconfiança e contenção), mesmo porque o resto do mundo começou a emergir nesse momento (políticas externas independentes, parcerias estratégicas fora do eixo bipolar etc). Castello Branco, no entanto, às avessas com o sistema internacional, fez nossa política externa e doméstica voltar-se a uma paranoia anti-comunista que em nada condizia com os esforços das duas maiores potências do momento, EUA e URSS, em reverter essa polarização ideológica (ainda que os esforços de contenção e as ainda existissem). Enfim, agora, 50 anos depois do golpe deliberadamente reacionário e ideologicamente defasado de 64, aparece Mario, falando que Frei Betto quer transformar a Am. Latina em URSS. Em que ano você vive Mario? Não há nada mais pífio, mal organizado e amador do que o atual rosto do comunismo (e da esquerda, diga-se de passagem) no Brasil. As chances de termos o temido "golpe comunista" são mais escassas do que termos uma Papisa no Vaticano. Acorda. Ao tentar criticar, você acaba por corroborar seu direitismo nos moldes do descrito acima. Parece que o dinossauro aqui é você. Os tempos mudaram, McCarthy.

  18. Gustavo Simei Gandarillas Postado em 14/Nov/2012 às 22:14

    Lendo os comentários percebo que minha incapacidade intelectual não me permiti dizer muita coisa,mas,sei que tudo que é escrito tem um propósito aparente e uma reflexão que está além dos normais,enxergada por poucos loucos que geralmente não fazem questão de ensinar como atingir a verdade camuflada por falsas palavras,afinal,eles riem de tudo isso enquanto cegos se preocupam com o que é certo e o que é errado. Não existe um gênio sem um pingo de loucura.

  19. Marcus Postado em 18/Dec/2012 às 23:30

    Texto perfeito, extremismos são o maior mal na política em geral. Lamentável a postura de alguns aqui.

  20. Orlando Nascimento Postado em 06/Jan/2013 às 18:41

    Infelizmente, os comentários a esse artigo demonstram que a maioria das pessoas não gosta de argumentos, mas de rótulos. Concordo com Eduardo, Pietr e Myasnikov: Frei Betto cita Lenin fora de contexto; fico até em dúvida se leu o livro "Esquerdismo, Doença Infantil do Comunismo". Claro que todo radicalismo é nocivo, até porque, quase sempre, conduz à violência, como estamos cansados de ver. Mas há décadas que deixou de fazer sentido a distinção maniqueísta entre "esquerda" e "direita". Lula é de esquerda? E Putin? Kirchner? Perón? Obama? Stálin? Enfim, é mais fácil discutir (e iludir as pessoas) com rótulos.

  21. Pedro Aparecido de Souza. Postado em 26/Jan/2013 às 12:06

    Frei Betto: o perfeito idiota.

  22. Frei Chico Postado em 29/Mar/2013 às 04:42

    Este texto tem 3 pesos e 1 medida! Na base do 3 a 1, Beto enumera 3 raciocimios para direitista e 1 para esquerdista. Desse jeito, demonstra que ele está mais para "esquerdista" do que para "de-esquerda" como se supõe. Frei Beto de esquerda, defende os pobres de Cuba. Defende que os mesmos jamais saiam da pobreza, sob o julgo dos tiranosos irmãos Castros! Quem não te conhece que te compre infantil Beto Eu, embora jovem, prefiro ter a senilidade dos fatos!

  23. René Duarte Postado em 19/May/2013 às 23:24

    Festival de estigmas preconceituosos. Propõe, no fundo, uma espécie de mergulho no obscurantismo e que se deixe a política para os políticos e para os poderosos. Que grande decepção esse Frei Betto tá se saindo.

  24. Adriano Postado em 20/May/2013 às 00:40

    Frei Betto Não sabe o que é direita, é um analfabeto.

  25. Jeronimo Collares Postado em 20/May/2013 às 00:53

    Rafael Augusto Leninismo não é receita de bolo... Leninismo não se parece em nada com teus argumentos mecanicistas, regados do mais pueril e pobre esquerdismo trotskista, no limite do simplório e absurdo. Mas, não esqueça de informar a turma por cá, meu caro, 'socialista', que horas será a revolução amanhã... antes ou depois do almoço? Ah, não vivemos uma conjuntura revolucionária... po, o que fazer então, não é? Quem sabe, pregações 'leninistas' em páginas de internet...

  26. Douglas Postado em 20/May/2013 às 09:21

    Ótimo texto camarada, tudo o que é levado ao exagero só pode ser danoso a sociedade.

  27. Míriam Martinho Postado em 20/May/2013 às 12:11

    Também sou contra o esquerdo-direitismo, esse fla-flu interminável dos bregas de esquerda e dos jecas de direita pelo poder de encher o saco de todo o mundo com seus dogmas e autoritarismo, mas esse texto do sr. Frei Betto é apenas aparentemente de combate a essa mediocridade lastimável. De fato, ele não só é de esquerda como também é esquerdista. Conversa mole para boi dormir!

  28. karina Postado em 23/Jun/2013 às 03:41

    Gênio,simples assim,sou apartidária,porém levo comigo o bom senso,sou bem racional.Sorry partidários,mas a questão é ambos os lados pecam.abs

  29. Victor Lisboa Postado em 23/Jun/2013 às 21:57

    http://www.minhadistopia.com/deus-e-o-diabo-na-terra-do-hashtag/

  30. Rodrigo Blasi Postado em 24/Jun/2013 às 01:47

    Hahahahah até nos comentários os esquerdistas dizem que o autor quer ser muito manso e os direitistas dizendo que ele comenta imparcialmente...GENIAL!! O dia que a política agradar a todos, nós vamos morrer de tédio.

  31. Leal Postado em 24/Jun/2013 às 12:05

    Frei Betto é da Teologia da Libertação, não acreditem no que ele diz. E especificamente sobre este texto, ele fala que a esquerda quer dar o pão a todos e a direita quer dar o pão a uma minoria. Isso é lorota. Ele diz que o direitista é condescendente com a torura. Mas que maluquice é essa ? Isso é patologia psiquiátrica ! O direitista abomina a tortura ! Se ele estiver se referindo ao regime militar brasileiro, a tortura aconteceu dentro do pacote "guerra", a tortura é uma coisa horrível que aconteceu dentro de outra coisa horrível: uma guerra. Ambos os lados mataram e torturavam, a tortura não é típica da direita. Bom, a distinção resumida entre esquerda e direita é a seguinte: Esquerda: o Estado controlando todos os aspectos da vida do cidadão, todas as empresas são estatais, todas as pessoas são funcionário público, todos os serviços têm a famosa qualidade do funcionalismo público, não há concorrência, não há promoção, não há cresimento (Cuba parada no tempo desde 1959), tanto faz você trabalhar melhor ou pior porque você não vai ganhar mais por isso nem vai ser promovido, a preguiça é estimulada, algumas pessoas trabalham mais por serem altruístas e o resto se acomoda, empresas são dirigidas com a intenção de dar resultado eleitoreiro ao político do momento de modo que se explodam as finanças da empresa a médio e longo prazo (ou seja, a empresa vai quebrar). Se a empresa não precisa dar resultado eleitoreiro, então é porque o governante esquerdista montou uma ditadura vitalícia. Assassinato em massa existe e é justificado com a frase "não é possível fazer um bolo sem quebrar os ovos". Se você pensa diferente do governo, você é morto. Direita: o Estado controla a polícia e o judiciário, o cidadão é livre, empresas são privadas (mas fiscalizadas, claro), a meritocracia incentiva a melhoria de todas as coisas, algumas pessoas trabalham mais por serem altruístas e o resto trabalha ainda mais visando promoções e melhores salários, a empresa melhora de rendimento e pode investir mais (criando novos empregos e/ou aumentando os salários das pessoas), a economia gira, impostos são arrecadados e o Estado pode equipar sua polícia e seu judiciário, empresas abusivas demais são punidas (a fiscalização está de olho) mediante denúncias, como não existe pressão eleitoreira as empresas têm um cronograma de longo prazo e por isso mantem sua saúde fiscal (sem fazer cortes ou investimentos malucos com pressa porcausa da eleição). Não existe assassinato em massa. Se você comete ou planeja crimes você é preso. Se você pensa diferente do governo, você tem sua liberdade (e sua vida) preservada(s). O sistema capitalista faz girar a economia de modo que naturalmente a riqueza é distribuida. Veja a telefonia no Brasil: antes da privatização uma linha telefônica custava o mesmo que uma moto. Depois da privatização, uma linha é praticamente de graça. A telefonia contemplava apenas a classe-média e os ricos quando era estatal. depois que foi privatizada, todos foram contemplados. É da natureza do capitalismo fazer a distribuição da riqueza, mesmo que não se faça a propaganda disso. No comunismo existe a propaganda da distribuição da riqueza, mas no mecanismo interno dele não existe esse "gadget", a riqueza é distribuida artificialmente, como uma medida populesca e irresponsável. Os esquerdistas de alto-escalão forçam a distribuição de riqueza empurrando a conta pro futuro e depois de um certo tempo, o sistema quebra. O comunismo não funciona.

  32. Nelsom Menezes Barbosa Postado em 24/Jun/2013 às 18:57

    Parabens Frei Beto. Nos comentários apareceram claramente os Stalinistas e os Hitleristas, confirmando, perfeitamente, o centro das suas afirmações.

  33. Paula Ramos Postado em 02/Jul/2013 às 07:40

    Vale lembrar aqui que o espectro político não se resume somente a esquerda e direita, existe a muito tempo o centrismo, que é, sim uma ideologia política. Sejamos francos: não existe hoje alternativa ao capitalismo, existem sim vários "sabores" de capitalismo. Distribuição de renda e redução das desigualdades não significa que todos devem ganhar o mesmo, que os lucros devam ser igualmente divididos. O que se deve fazer é garantir os serviços básicos com qualidade para todos, combater a pobreza, e permitir que aqueles que querem chegar mais longe tenham meios para isso, desde que, é claro, não prejudiquem os outros. Utopia? Nem de longe. É assim que as coisas funcionam nos países com melhores indicadores sociais e econômicos, e sabem por que? Porque nesses países direita e esquerda são meios, não fins. Sem capital não existe social, ou vocês acreditam que programas sociais e serviços públicos não custam nada?

  34. Rufino Almeida Postado em 05/Jul/2013 às 22:07

    Eduardo, Frei Beto independente da posição Ideológica, é acima de tudo um Grande Escritor e um dos maiores humanistas da História do Brasil. O seu artigo é uma importante peça literária de valor didático que pode abrir os olhos dos imbecis para os perigos dos extremismos. Só o que é feito com moderação e equilíbrio pode trazer resultados construtivos. Assim como você viu preconceito em relação aos direitistas no texto de Frei Beto, vi preconceito em relação aos esquerdista no teu comentário. O que me intriga na relação do bicho homem (pensante) é o prazer eivado da vaidade de pertencer a classes diferentes, onde a sua é sempre a melhor. E isso nunca vai mudar. Pelo nível de evolução do ser humano já era tempo de termos um sistema político onde contemplasse o que é positivo dos dois lados; direita e esquerda ou seja, Capitalismo e socialismo/marxismo. Sou simpatizante do Socialismo, mas gosto de dinheiro porque ele é imprescindível para um mínimo de sobrevivência com dignidade. Se um dia o Capitalismo vier a se humanizar, não tenho dúvida. Mudo de lado porque sou um ser humano com passagem efêmera por aqui e sem tempo para pegar em arma de guerrilha para implantar o socialismo ou subir num tanque para garantir o Capitalismo Selvagem que sempre predominou. Por que não resolvemos através do diálogo?

  35. Ana Paula Romão Postado em 17/Jul/2013 às 00:36

    Pense numa reflexão, que pode ser comparada há um chapéu, que serve (serviu aqui ,inclusive), para cabeças de vários tamanhos!! Frei Betto, para você eu tiro o meu CHAPÉU!!!!

  36. Eduardo Merone Postado em 18/Jul/2013 às 03:36

    só uma coisa... Alguem, por favor, me dê o significado da palavra "nazismo". Muito obrigado desde já.

  37. mauro Postado em 01/Aug/2013 às 16:18

    Perfeito, direitista visceral, e esquerdista fanático, dois perfeitos idiotas!

  38. Ethiene V Postado em 02/Aug/2013 às 09:11

    Perfeito.. Tudo que eu sempre pensei com uma simplicidade majestosa. Parabéns!

  39. Wendel Postado em 03/Aug/2013 às 12:12

    Resposta ao Raphael Augusto Fresnedas (um idiota útil - como dizem seus ídolos) Lenin foi mesmo fundo para defender sua ideologia, ASSASSINANDO, exilando, prendendo torturando... tudo pelos seu "ideias humanitários"! Pelo "ideal marxista"! Aí veio seu CAMARADA, Stalin, um dos maiores facínoras da humanidade. Segundo dados ( oficias, históricos, documentários, filmes...). O ditador Stalin, mandou ASSASSINAR até seu ex-camarada, Trotski!!! Tudo pelo "bem da huamnidade", por "valores humanísticos"!!! Sem contar os milhões de mortos na Europa oriental, na Rússia, nos países que ele dominou. Mortos pela FOME, prisões, exílio (Sibéria ex.), torturas censuras... etc. Há, mas isso "não era o socialismo"...bla,bla,bla, "nem tem importância"... que isso....

  40. Wendel Postado em 03/Aug/2013 às 12:16

    Resposta ao Raphael Augusto Fresnedas (um idiota útil – como dizem seus ídolos) Lenin foi mesmo fundo para defender sua ideologia, ASSASSINANDO, exilando, prendendo e torturando. Tudo pelos “ideiais humanitários”! Pelo “ideal marxista”! Aí veio seu CAMARADA, Stalin, um dos maiores facínoras da humanidade. Segundo dados ( oficiais, históricos, documentários, filmes…). O ditador Stalin,ordenou ASSASSINAR até seu ex-camarada, Trotski!!! Tudo pelo “bem da humanidade”, por “valores humanísticos”!!! Sem contar os milhões de mortos na Europa oriental, na Rússia, nos países que ele dominou. Mortos pela FOME, prisões, exílio (Sibéria ex.), torturas, censuras… etc. Há, mas isso “não era o socialismo”…bla,bla,bla, “nem tem importância no contexto”… que isso.

  41. Wendel Postado em 03/Aug/2013 às 12:20

    Sic: Diziam seus ídolos, graças a deus! (Guevara, Stalin, e outros que ainda estão para ir ao inferno!)

  42. Luci Araújo Postado em 09/Aug/2013 às 21:17

    Excelente reflexão, Frei Betto. Agora, eu fiquei com uma dúvida terrível ao ler estes comentários: Por que os Olavetes odeiam tanto a história? De fato, é o típico pessoal que vê comunista em tudo. Sofrem de algum transtorno muito grave.

  43. Nicolau Postado em 08/Sep/2013 às 21:45

    Esse "frei" Betto tem razão, ele não e esquerdista, mas sim, um safado comunista! Sai para lá Satanás Vermelhão! Mete a "direita" como se fosse gente rica e não diz nada que os comunistas judeus Marx, Lênin, Trotsky, Frenkel ect. foram de famílias capitalistas assim como Fidel Castro e filho de latifundiário e Che Guevara de familia capitalista de militares e aristocratas burgueses! "Bettinho" covrdão, não se esconde atras da mentira satanica comunista!

    • Cherliton Martins Postado em 25/Sep/2013 às 11:35

      A questão aqui não é ser esquerdista ou direitista; não é ser rábula ou ingênuo; a questão é ser ou não intolerante. Moderado? Um proselitismo inútil.

    • Eliane Castanha Postado em 11/Jun/2014 às 18:02

      Ô, Czar, procura se esclarecer!.Pareces fiscal de quarteirão de subúrbio lacerdista.

  44. Ricardo A J Penteado Postado em 22/Nov/2013 às 11:31

    "Embora mineiro, não fico em cima do muro. Sou de esquerda, mas não esquerdista." É raro ter o prazer de encontrar alguém com uma posição diferente com quem seja possível sentar num bar para debater visões políticas, mas acredito que o sr. seja um destes indivíduos. Pessoalmente eu sou de direita, mas não direitista, e me identifico com tudo o que está exposto acima!

  45. José Bezmenov Postado em 22/Nov/2013 às 15:24

    "O direitista esbraveja por ver tantos esquerdistas sobreviverem a tudo que se fez para exterminá-los: ditaduras militares, fascismo, nazismo..." Esqueceu de incluir o regime que matou mais esquerdistas na história: O primo-irmão do nazismo, o comunismo. Ou o autor do artigo desconhece que quem mais matou esquerdistas na história foram os próprios comunistas? Essa estória de monopolizar os fins nobres e as boas intenções na esquerda não cola mais! Sou liberal convicto e faço doações significativas mensalmente, ao passo em que conheço muitas pessoas de esquerda e extrema esquerda que ganham relativamente bem e não se importam minimamente com caridade, não dão a mínima nem para a própria mãe. É aquela história: Amar a humanidade é fácil, difícil é amar o humano ao lado. O Brasil precisa de mais Padres como o Paulo Ricardo e menos Freis como o Beto.

  46. fátima Postado em 23/Nov/2013 às 16:21

    Só quero dizer uma coisa: Que texto excelente!

  47. Leonard Postado em 23/Nov/2013 às 22:57

    Eu não quero saber as diferenças entre direitistas e esquerdistas, preciso conhecer suas semelhanças, assim poderei me proteger.

  48. SilD Postado em 26/Nov/2013 às 15:44

    -ista (latim -ista, do grego -istes) Sufixo formador de .adjetivos e substantivos que exprimem a noção de adepto O que destrói é o excesso, a fé cega. Conflitos que não ocorrem nos campos das ideias e sim nos dos interesses. Pessoas raivosas deveriam ser vacinadas pois são mesmo um risco para todos.

  49. Ricardo Postado em 29/Nov/2013 às 10:05

    Sabujo velho e cachorros loucos não se misturam...

  50. Flávio Postado em 29/Nov/2013 às 11:11

    Muito bom o artigo! " Frei Bento" ?? Qual a razão do Frei Bento ??

  51. Marcelo Postado em 01/Dec/2013 às 17:16

    Uma pena que o fanatismo tem crescido no Brasil. Seria uma consequência da falta de educação de qualidade? Seria um resultado do processo de idiotização promovido pelos governos aliados à mídia sempre vendida para quem quer que esteja no poder, às igrejas evangélicas que idiotizam para lhe tomar o dízimo? Acho que estamos vivendo na era da idiotização, onde os que saem às ruas muitas vezes são os idiotas citados no texto, construídos por anos a fio pela estratégia acima mencionada e fazendo coro com uns tantos corruptos de esquerda ou de direita disfarçados de revolucionários. É desse processo que se vê tanta gente histérica gritando seus "direitos" e "ais", gente que usa de todo tipo de argumento para defender quase que insanamente causas que nem são assim tão evidentes. Vivem num mundo de fantasia onde todos são racistas, homofóbicos, estupradores, ecologicamente incorretos, comunistas ou capitalistas ao extremo. Essas pessoas idiotizadas e doutrinadas acreditam que o outro é inimigo. Defendem com paixão irracional suas causas pequenas e fazem parte de um dos vários exércitos ou milícias ideológicas que tem causado tanta discussão tôrpe enquanto somos subtraídos pelos que criam esses novos "carnavais" fora de época. É como o ditado árabe diz: "os cães ladram e a caravana passa". Não sejam cães e prestem a atenção na caravana, por favor!!!

  52. Lucas Postado em 01/Dec/2013 às 18:09

    Belos espantalhos que criastes, "frei".

  53. Orlando Miranda Postado em 01/Dec/2013 às 19:36

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/12/1379209-o-dogmatismo-e-uma-doenca-da-esquerda-diz-mujica.shtml

  54. Carlos Pruence Postado em 03/Dec/2013 às 09:33

    Um dia o Brasil dara certo, ai toa america Latina tambem...

  55. Francisco Lobo Postado em 10/Dec/2013 às 23:10

    Aprendi na Geometria de meu tempo uma expressão de ouro: CQD = Como Queríamos Demonstrar

  56. Mauro Nascimento Postado em 08/Feb/2014 às 23:02

    O que vivemos é muito complexo. Ser de esquerda não tem resolvido muito. E o fato é que nem direita nem esquerda nos livraram de chegarmos onde estamos. Um planeta em perigo; a crise implantada globalizada pela dominação neoliberal ; uma sociedade brasileira moldada pela submissão, exclusão e egoísmo. Embora tenhamos conseguido um começo de solução, nossos problemas só têm se agravado e não ajuda em nada tentar simplificar. Tendo muito a concordar com Mujica.... “Si la humanidad no es capaz pensar como especie; si sigue pensando apenas como país, y dentro del país como clase social, pensando solamente en lo nuestro, entonces la civilización está condenada”, reflexionó el presidente de Uruguay"..... http://www.correodelorinoco.gob.ve/.../pepe-mujica-celac.../

  57. Alan Postado em 15/Mar/2014 às 07:56

    "O direitista detesta falar em direitos humanos, e é condescendente com a tortura"

  58. Rodrigo Pocidônio Postado em 16/Apr/2014 às 18:48

    Um monte de esquerdistas e direitistas, tão cegos em seu furor que só re-afirmam os rótulos utilizados, obviamente com fins didáticos, pelo Frei Beto. Um mínimo de auto-crítica e não de contexto faria 90% dos comentários serem apagados antes de serem postados. Viva a democracia!

  59. Garru João Luiz Garrucino Postado em 08/Jun/2014 às 01:56

    PARTE I : E POR FALAR NO FREI BETO E NA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO SUGERIMOS O RESGATE DO CRISTIANISMO PRIMITIVO E COM ISTO DO QUE SEJA A DEMOCRACIA E LIBERDADE DE FATO, COM FRATERNIDADE, SOLIDARIEDADE, PAZ, AMOR, O BEM, A VERDADE E A LUZ LIBERTANDO GERAL OS CIDADÃOS DOS TEMPLOS DE PARTIDOS, SINDICATOS, ENTIDADES DE CLASSE, CENTRAIS, IGREJAS, GOVERNOS, ETC., DAS CÚPULAS ESPERTAS ALIENANDOS TODOS E SENDO USADOS COMO BUCHA DE CANHÃO OU OTÁRIOS, REPOLHO OU VEGETAL, PARA TOMAREM CONTA DA HORTA, COMO CABRITOS, LIBERANDO GERAL TUDO COMO VEMOS NO BRASIL, AOS CRIMES DO COLARINHO BRANCO, E AOS CRIMES VIOLENTOS EM GERAL, E ORGANIZADO, GRAÇAS A UMA MAIORIA DE OTÁRIOS SEM DEMOCRACIA E LIBERDADE EFETIVAS SÓ OLHANDO COMO PASPALHÕES E SEM PRESSIONAREM E OCUPAREM ESPAÇOS. Fui atraído pelo título e entrei para ver de quem era o texto pois não sabia que a foto era do frei beto, e acabei lendo, o que é raro eu fazer isto, mesmo quando compartilho algo pelo título, autor e fonte, etc. Gostei em termos. Procede a sua visão quanto ao esquerdista e o direitista....só que ele se diz de esquerda ???? Eu iria mais longe esquerda e direita, os cabrestados ou dominados por qualquer ideologia, política, religiosa ou econômica são meros casos de doença mental, de saúde pública, agora em pleno terceiro milênio. É preciso enfrentar este câncer anda da idade média, do feudalismo, algo dos castelos ideológicos seculares e coloniais dos imperadores romanos e dos que mataram Jesus e que não tem nada a ver com democracia e liberdade, com a ciência, a história e a filosofia, com Deus e Jesus, não tem nada com nada. Pura trevas reinando ainda no mundo com o domínio das cúpulas espertas das 3 ideologias como a besta ou anticristo do final dos tempos, os falsos líderes e falsos profetas, ludibriando as massas a caminho do nada, do vazio, da queda, ruina, falência e destruição da humanidade com provável guerra nuclear global até 2019 como postamos comentários sobre os cinco livros básicos das nossas pesquisas agora no final da vida, e depois de ter conseguido sair as duras penas dos corredores ideológicos estreitos tanto da esquerda quanto do kardecismo e de todos, em álbum de fotos. A paranoia dos dois lados eu tenho visto agora no face e me divertido pois tenho mais de 70 grupos e entro em tudo o que aparece, e alguns da direita me acusaram de ser infiltrado esquerdista do pt e alguns da esquerda de ser infiltrado do psdb, e alguns da esquerda acusam a mídia e a globo de ser da direita e alguns da direita acusam a mídia e a globo de ser comprada do pt e esquerdistas e até comunistas...... Dá para entender uma coisa destas ? E fui excluído do grupo sou direita e ai, e do grupo de extrema esquerda psol/pstu/pcb, etc, e até do grupo religião x ateísmo..... Parece claro que meus textos não agradam os extremos ou lado ideológico algum. E de fato não tenho partido ou religião alguma e isto parece desmontar o mundinho seguro desta gente. E desmonto todos pois argumento tudo baseado na ciência, na ´história, filosofia, na metafísica e na física quântica, e tudo ligado as leis de Deus regendo o universo, a natureza, o cosmos, a vida, o corpo, e Jesus, e eles ficam perdidinhos da silva, confusos, e preferem ignorar para se sentirem ainda seguros em seus tronos ou reinos de faz de conta e não querem refletir, pesquisar, livre pensar, filosofar, estudar, etc., Muitos ainda preferem continuarem na preguiça e comodismo para garantirem seus mundos seguros, mesmo ficando estáticos, congelados, parados, alienados, travados, bloqueados, dominados, cabrestados, subjugados, obsediados , pelas trevas, preferindo continuarem acreditado nos céus e paraísos vendidos pelos imperadores romanos, com os fundamentalismos ou verdades absolutas, caminhos únicos ou salvações coletivas que não existem nas leis de Deus e nos ensinos de Jesus..... Preferem acreditarem nos contos de fadas dos deuses, messias, céu e paraíso fabricados pelas 3 cúpulas espertas das ideologias, trocando somente os rótulos e símbolos, messias, deuses, santos, etc., e os partidos repetem as igrejas, e a urss, cuba, china, etc., foram cópias do império romano......e com isto uns esperam irem direto pro céu e paraíso dos imperadores somente depois da morte mesmo na preguiça e comodismo, como se de fato Deus fosse quebrar o galho de todos, na maciota, no jeitinho, outros ainda vendem o sonho de um céu e paraíso aqui na terra mesmo como venderam na urss, e ainda outros vendem o céu e paraíso do consumismo desenfreado e egoísta, explorador, alienado, individual, ignorando o planeta e os seres humanos e todo o resto dos problemas humanos e ambientais embora cinicamente invistam muito em propaganda. As 3 ideologias são materialistas e sem ciência, história, filosofia, contrariando as leis de Deus e os ensinos de Jesus, e o que deva ser democracia e liberdade de fato e manipulam e tapeiam e ludibriam as massas até agora. FIM DA PARTE I PARTE II : O capitalismo vai continuar reinando enquanto a maioria dos cidadãos continuarem dominados pelas outras duas ideologias reinando logo abaixo dela, a religiosa, e a política, ambas picaretas e espertas,m vigaristas, cínicas, pois continuam ocultando a verdade e a luz, a democracia e a liberdade efetivas, e querem somente tronos ou reinos para si, mesmo traindo as massas e a democracia e a liberdade e agora vemos as 3 ideologias juntas na ditadura atual global no planeta, alinhando o capitalismo com a ditadura comunista, e ditaduras religiosas e com muitas igrejas querendo manipular as massas para chegarem ao trono, como vemos no brasil, no oriente médio e em toda parte.....trocando seis por meia dúzia, uma ditadura de uma ideologia ou outra.....um disco furado, sem sair do lugar há séculos.... Fidel foi coroinha da igreja e acabou criando na ilha uma igreja ou reino ou trono somente para ele brincar de faz de conta, copiando os imperadores romanos.... Na urss adoravam novos santos ou messias como os mausoléus de Lenin, Stalin, etc., como fazem na china e coréia do norte .....reinos ou tronos dos homens picaretas e espertos.... Tivemos a nossa fase de esquerda desde o regime militar e chegamos até a gostar da teologia da libertação mas hoje achamos que o papa da época agiu certo esfriando isto, desativando, pois se não tivesse feito isto em tempo hoje estaríamos vendo misturarem também como no oriente médio islamismo com marxismo ou comunismo e aqui cristianismo com comunismo e armados e querendo derrubar qualquer governo ou regime para implantarem novas ditaduras fundamentalistas sangrentas e horripilantes.... Nós vimos entrevista do frei beto no roda viva da tv cultura quando da posse do novo papa e gostamos, ele tem uma visão reformadora para a igreja mas diríamos que falta ainda muito mais do que a sua atual visão e vemos potencial nele para seguir em frente sendo ainda mais visionário e revolucionário e sugerimos a ele um projeto de pesquisa para um novo livro a incendiar este país e o mundo derrubando todos os muros atuais, blocos de gelo, castelos ideológicos e destravando geral tudo, detonando tudo, libertando geral os cidadãos como fazia Jesus rapidinho e ele foi morto somente devido a isto, senão os picaretas do templo perderiam a função, o poder e os negócios que tinham as custas dos otários e usando em vão o nome de Deus no templo, o que continua até os dias atuais em toda parte mesmo onde tem cúpulas, chefes, donos, coronéis, etc., usando ideologias, códigos, doutrinas, bíblias, alcorão, fundamentalismos, etc., Vamos indicar os livros abaixo que nos ajudaram a ver agora no final da vida todo o quadro atual do brasil e do mundo nestes dois mil anos, mas o Frei Beto se não aceitar estes certamente poderá achar outros nas melhores bibliotecas das universidades do mundo, e parece que na da Usp tem muito material a respeito, e creio que até no Vaticano deve ter todo este material escondido em seus corredores. Estaria prestando relevantes serviços para a humanidade cumprindo uma missão importante a serviço de Deus e de Jesus, anjos, santos, etc. Afinal com o grupo de Maria Madalena e Tome viviam em grupos fraternos respeitando-se todos e quem sabia mais, não tinham chefes ou hierarquia ou donos como nos templos em geral que mataram Jesus, e com Jesus não tinha templo, igreja, religião, ideologia, dogmas, teorias, crenças, fundamentalismos, nada disto, e ele libertava de fato os cidadãos dos templos. E eles podiam, os do grupo citado, questionar, pesquisar, filosofar, meditar como no budismo sim senhor, e buscar o autoconhecimento....eram livre pensadores e viviam livremente e sem controle ou patrulha ou ditador ou coronel algum. E sabiam que os caminhos eram individuais e conforme o esforço e o mérito de cada um, pois Deus de fato não criou uma folha sequer igual a outra quanto mais dois seres humanos e então não existe nas leis de Deus e nos ensinos de Jesus fundamentalismo algum, ou verdade absoluta, caminho único ou salvação coletiva sendo isto picaretagem dos homens ou das cúpulas das 3 ideologias pelo poder e negócios, e para terem função, agindo como espertos graças a dominarem os demais cidadãos, transformando-os em repolho ou vegetal, anulando-os quanto à livre pensarem, questionarem e filosofarem e viverem as suas vidas usando o livre arbítrio que Deus deu a cada cidadão para ser usado e vivido. Foi o único grupo dos cristãos primitivos que não copiaram o templo que matou Jesus depois da sua morte, como fizeram os grupos de Paulo e de Tiago, desvirtuando e deturpando e ocultando muita coisa depois da morte de Jesus no ano 33 até o fim do século I e século II quando um bispo de Alexandria deste grupo paulino, e se tinha bispo já tinha virado templo ou igreja, mandou queimar todos os textos que ele sozinho considerava gnósticos ou místicos ou esotéricos acabando por sumir com tudo do grupo de Maria Madalena e Tomé, até chegar ao século III quando o imperador Constantino criou a igreja e a bíblia atual. FIM DA PARTE II PARTE III E FINAL : Mas os 3 grupos do cristianismo primitivo, os paulinos, o de Tiago e o de Maria Madalena e Tomé, acreditavam sim na reencarnação, na vida após a morte e na comunicação com os espíritos ou almas, na época santos, anjos ou profetas, etc., e isto continuou até mesmo quando o imperador criou a igreja e a bíblia no século III e foi até o século V quando outro imperador sumiu com tudo para agradar a sua amante e ex-prostituta que tinha mandado matar 500 ex-colegas prostitutas que fizerem enorme festa para comemorar a sua subida ao trono e ela não gostou disto, mas depois ficou preocupada com a história da perseguição de 500 espíritos ou almas durante a sua vida, após a morte e nas vidas futuras e pressionou o imperador para sumir com tudo e os imperadores vendiam-se como Deus e continuadores de Jesus e a amante devia achar que bastava o imperador sumir com tudo que tudo estaria resolvido e ela não teria mais problemas.... já que o imperador era Deus..... E na bíblia grega ou da igreja ortodoxa cristã continua tudo isto ainda hoje. Algumas tribos judaicas também acreditavam e ainda acreditam até hoje. Somente as duas tribos dominantes no templo não acreditavam nisto. Hoje vemos que os protestantes nada protestaram pois seguem praticamente agarrados a mesma bíblia dos imperadores sem terem resgatado nada do cristianismo primitivo, e pior ainda os pentecostais e neo ou evangélicos ainda mais trevosos ou no escuro pois parecem deixar de lado os evangelhos de Jesus e se ligarem mais no velho testamento..... E nem o kardecismo resgatou nada até agora e virou igreja ou religião, sem espíritos, sem história e filosofia, como mera ideologia, distante do que seja ou deveria ser o espiritismo dos espíritos de fato, igual ao cristianismo primitivo, o budismo, a metafísica e a física quântica. Torcemos para que o novo papa promova este resgate ganhando a mídia global em segundos e reciclando todas as ideologias atuais, ou detonando-as, explodindo-as, e com isto evitando a guerra nuclear global até 2019, numa enorme Glasnot ou Perestroika global, sem um tiro sequer, na paz, no amor, no bem, com a verdade e a luz. Somente isto jogaria luz em tudo, nas duas raízes fundamentalistas atuais do judaísmo que é lado cristão e islâmico, e chegaria ao judaísmo também, e ao comunismo e socialismo e social democracia, e ao capitalismo global, enfim todas as 3 ideologias seriam desmontadas e recicladas, reformuladas para terem ainda alguma sobrevida, caso contrário todas serão destruídas pelas massas enfurecidas como boiada em estouro agora neste começo de milênio e transição do planeta. A Terra já teria mudado de sintonia ou energia a partir de 2012, batendo com a profecia Maia e com o momento do apocalipse, da virada da ampulheta, como explica o Haroldo Dutra Dias em suas palestras, e faltaria agora somente a humanidade entrar na linha e agora terá que fazer isto pelo bem ou pela dor, não havendo mais tempo, ou resgata a verdade, se for pelo bem, ou irão todas para o espaço com a guerra matando 2/3 da humanidade e com o Brasil sendo invadido e dividido em quatro partes. O tempo das trevas ou sombras dominando o mundo acabou.... Apocalipse em grego significa "revelação" . A verdade finalmente terá que chegar nos quatro cantos do mundo libertando geral os cidadãos e a humanidade a caminho do bem, da paz, do amor, da fraternidade, da solidariedade, etc. A Terra saiu da condição de mundo de expiação e provas parecendo uma penitenciária até agora, para a condição de mundo de regeneração, enfim sobe um degrau a mais na escala da evolução dos mundos e quem não se afinou com o planeta atual vai para outro planeta mais inferior que este, atraído magneticamente conforme as vibrações energéticas ou magnéticas não mais compatíveis com as da Terra que repelira tudo isto como um lixão enorme. Link do álbum de fotos com os cinco livros das pesquisas resgatando o cristianismo primitivo em COMO EVITAR PROVÁVEL GUERRA NUCLEAR GLOBAL ATÉ 2019: https://www.facebook.com/joaoluizgarru.garrucino/media_set?set=a.1484000555166214.1073741830.100006688509487&type=3 Vamos aos cinco livros citados: 1- O Evangelho Gnóstico de Tomé, do Hercilio C. Miranda, pela Editora Lachatre. Resgatando os manuscritos do Egito divulgados ao mundo em 1947. 2- A IDENTIDADE SECRETA DE MARIA MADALENA A OCULTAÇÃO DO FEMININO NO CRISTIANISMO PRIMITIVO, do Jomar, pela Editora Isis, falando também dos manuscritos do Egito e do mar morto. 3- Psiquismo em Terapia regressão de memória e apometria, do J. S. Godinho, pela Editora holus, mais pela quantidade de pesquisas históricas sobre este resgate . 4- "NÃO SERA EM 2012 A DATA LIMITE DO VELHO MUNDO" E SIM EM 2019, com revelações do Chico Xavier, pela Editora Folha Espirita. 5- Apocalipse, robson pinheiros pela editora casa dos espíritos. Obs. nenhum dos cinco livros são aceitos pelo kardecismo o que é revelador. http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/10/esquerdista-fanatico-direitista-visceral-prefeitos-idiotas.html O esquerdista fanático e o direitista visceral: dois perfeitos idiotas - Pragmatismo Político

  60. Alysson Postado em 09/Jun/2014 às 17:46

    Parece que Frei Beto usou o gerador de comunices e coxinheitor pra fazer esse texto.

  61. Maria MG Postado em 10/Jun/2014 às 14:35

    Bom texto, Frei. Agora, por favor, escreva sobre o que é ser centrista, equilibrado, meio-termo, justo, correto, meio a meio, ideal, etc.

  62. Débora Cervieri Guterres Postado em 10/Jun/2014 às 16:18

    "esquerdistas" e "direitistas" não são categorias de afiliação política, são termos pejorativos, estereótipos das atitudes extremistas daqueles que, ao se posicionar escolhem um lado e o defendem irracional e agressivamente... por que tantas pessoas parecem ofendidas com o artigo? Identificaram-se com as atitudes descritas e por isso, não basta apresentar argumentos contrários ao autor com um simples "discordo da sua opinião", é preciso chamar de Capeta Comunista, Satanás Vermelho e outros adjetivos? Só posso imaginar o Frei Betto rindo (íntima ou escancaradamente) dos comentários que apenas reafirmam o título do seu artigo.

  63. Silvio Postado em 10/Jun/2014 às 18:23

    Gostei do texto. Temos de parar com estes extremos e colocar o ser humano na frente do capital, defendo todas as ideias liberais , desde que haja uma carga tributaria exponencial que limite de acumulo para o bem da sociedade. Acredito que essa combinacao com uma politica e estado mais honrado seria nossa salvacao!

  64. Rodrigo Postado em 11/Jun/2014 às 06:36

    Belo texto! Uma lição de aprendizagem aos novos políticos.

  65. Renato Postado em 11/Jun/2014 às 10:12

    Esquerda: é aquela adolescente birrenta e pentelha, que acha que sabe tudo mas não sabe nem limpar a bunda direito... Direita: é aquele tio-avô, chato pra caralho com seu velho papo de moral e bons costumes, que espera a esposa sair de casa pra colocar vestidos e maquiagens dela e ficar fazendo pose na frente do espelho.

  66. Marietta Baderna Postado em 11/Jun/2014 às 17:23

    Viva a anarquia!

  67. Mario De Oliveira Pinheir Postado em 11/Jun/2014 às 17:59

    O frei classifica as pessoas por meio de estereotipias que criou na sua cabeça.Só livra a cara dele. É mineiro mas não "fica em cima do muro".Ele não!Não é "direitista radical" nem "esquerdista infantil".Ele é "de esquerda" . Não caracteriza essa "esquerda".E agora?O quê que esse homem é?Estamos interessadíssimos...

  68. Jefferson Jr Postado em 11/Jun/2014 às 20:26

    em vez de esquerda e direta,não é mais fácil ir pra frente?esse é o grande mau,do porque nosso país não progride,ficamos nessa gangorra infinita de dois lados querendo ser melhor que o outro,e sempre vivendo do passado.

  69. souza Postado em 11/Jun/2014 às 23:28

    Dois pólos da loucura sócio econômica...

  70. eliel Postado em 12/Jun/2014 às 14:07

    Disse tudo

  71. Dorival Postado em 12/Jun/2014 às 14:34

    Todo radicalismo é BURRO !!

  72. Marivaldo Postado em 13/Jun/2014 às 15:01

    Descreveu de maneira perfeita alguns idiotas que conheço. Fantástico artigo.

  73. Carlos Eduardo Postado em 14/Jun/2014 às 22:25

    Quem precisa de ideologia é por natureza uma ovelha conduzida. Direita, esquerda, capitalismo, comunismo, socialismo é uma papagaida pra idiota mesmo. O que falta pra essa corja de políticos é caráter, honestidade e bom coração, pra fazer o que é certo pro povo. O resto é historinha inventada pra seres humanos de cabeça limitada, as ovelhinhas conduzidas pelos falsos espertalhões.

  74. PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA Postado em 15/Jun/2014 às 21:05

    O que ele quer dizer " apesar de ser mineiro não fica encima do muro ". Avise este cabra que tudo de importante que surgiu no Brasil saiu com a decisão dos MINEIROS. A inconfidência Mineira, A Revolução de 1964, A Nova Republica de 1984 e outras coisa mais.

  75. Alexandre X. Postado em 16/Jun/2014 às 05:50

    A proposta do texto é muito boa, mas o conteúdo fraco demais, citando aspectos estereotipados que nem correspondem à realidade (para ambos os lados).

  76. Robério Postado em 16/Jun/2014 às 13:28

    Com esse texto aprendi que pode-se ser de esquerda, sem ser esquerdista, assim como de direita, sem ser direitista. Mas, o principal, aprendi que existem pessoas que são direitistas e esquerdistas ao mesmo tempo, pois preferem evitar o contato com o pobre e mergulhar na retórica contida nos livros de análises sociais e brindarem em salões, especialmente da europa, os melhores vinhos da safra. Aprendi que tem gente extremamente hipócrita defendendo os dois lados, fazendo o que fazem seus pares opostos. Realmente, um texto sarcástico, mas cheio de observações realistas.

  77. Alaor K. Postado em 18/Jun/2014 às 14:28

    Parabéns Frei Betto! Sou tucano e respeito muito sua pessoa! Mais um excelente artigo!

  78. Valdir C. Ross Postado em 19/Jun/2014 às 00:47

    Muito bem escrito, porém frei Beto finge que tolera a direita se não for radical, mas no fundo ama a esquerda, mesmo a radical, principalmente no final quando quer dar acesso aos direitistas expressam "delirantes fobias" Qualquer extremo é desequilíbrio, o problema é determinar o limite entre o extremo e o "normal". No Brasil atual o partido que assumiu o poder travestiu-se de esquerda moderada aquela que vem para evitar que o mercado crie diferenças e proteger os pobres e oprimidos. E agora mostra sua cara na esquerda radical, aquela que destruiu diversas nações, fez milhares de mortos, deixou os pobres mais pobres e criou uma "nova elite", a do partido!

  79. Renata Postado em 19/Jun/2014 às 00:52

    Achei um tanto preconceituoso, como: "O direitista adora desfilar suas ideias nos salões, brindado a vinho da melhor safra e cercado por gente fina que enxerga a sua auréola de gênio." Auréola não serve para determinar sabedoria. E não existe meio termo na política, nem na vida. Não existe morno, ou se é quente ou frio!!!

  80. Carlos Postado em 19/Jun/2014 às 15:42

    O Jornalista Rotulador. Outro perfeito idiota. "...direitista jamais defende os pobres e, se eventualmente o faz, é para que não percebam quão insensível ele é." Generalizações, rótulos e sensacionalismo.

  81. L J Spósito Oliveira Postado em 19/Jun/2014 às 19:17

    Meu caro Frei Beto. O senhor mudou sua maneira de pensar ou a maneira de ser. Tudo o que o senhor fala hoje parece uma negativa do Frei Beto de ontem. Uma coisa é certa: "Quem foi rei sempre será majestade". Um comunista pode mudar o seu blá-blá-blá, mas será sempre um comunista.

  82. isaque correa Postado em 20/Jun/2014 às 22:54

    Belo texto, pena que deu um uso equivocado aos termos esquerdista e direitista. Deveria ter usado "de extrema esquerda, de extrema direita" respectivamente. Ser direitista ou esquerdista, assim, permaneceria sinônimo de ser de direita e ser de esquerda. Que infelicidade. De resto, como disse, belo texto.

  83. Fátima B. Postado em 20/Jun/2014 às 23:08

    É isso, no fundo direitistas e esquerdistas são egoístas, ignorantes, infantis e idiotas!! Todo fanatismo é perigoso e do jeito que está a única coisa que vão conseguir é a ditadura de volta, tenho muito medo de como as coisas estão se encaminhando.... no fundo, no fundo são todos farinha do mesmo saco.... Medo!!!

  84. Antonio Elias Postado em 26/Jun/2014 às 17:13

    Como alguém pode elogiar um artigo com tantos equívocos? Dizer que nacional socialismo alemão é um regime de direita.... Desde qdo um regime que tinha apoio dos trabalhadores, perseguia os capitalistas, os judeus, era contra todas as liberdades, a econômica e de expressão, desapropriou empresas, fez de seus donos gerentes, controlou preços, definiu o que se deveria produzir, pode ser considerado de esquerda? E o fascismo , que era um conluio entre governo, sindicato e corporações, é um regime de direita? Pra mim, direita quer dizer q sob o ponto de vista econômico defende menos intervenção estatal,i.e., mais liberdade. Em questões civis, são mais conservadores, sendo contra o aborto, casamento gay etc. O Frei Betto distorceu tudo, atribuindo para a esquerda o monopólio moral. Em realidade, a esquerda é contra os pobres, pois é contra a prosperidade dos mercados, a liberdade pra empreender, a única coisa que pode salvar as pessoas da miséria. Quais países são mais prósperos, aqueles que permitem a iniciativa privada empreender livremente, como Suíça, Austrália, Mônaco, Cingapura, Chile ou aqueles que a cerceiam, como Cuba, Venezuela, Argentina, Coreia do Norte? Para concluir, não sou nem de direita (que cerceia algumas das liberdades civis), nem de esquerda (que cerceia as liberdades econômicas). Sou então libertário....

  85. sleiman v m nunes Postado em 10/Jul/2014 às 17:23

    Ser de esquerda ou ser esquerdista... Ambas as posições me parecem mais acertados do que pertencer à direita. É que a medida certa ou o excesso, se é para o bem de todos, melhor. Ser de direita é carregar um mau caratismo dos piores, porque, dentro desse pensamento, não se quer o bem do outro.

  86. Irapuan Gurgel Postado em 17/Jul/2014 às 22:32

    Olha só: respeito, com reserva, essas tais de esquerda e direita por entender que encerram conceitos estabelecidos, por assim dizer. Então, me vejo como o próprio muro, frágil, mas plantado no seu embasamento. Gosto da relatividade einsteiniana social, como ocorre na intimidade entre o vegetal e o mineral, entidades diferentes, porém dependentes entre si. O habitat, bem: para eles, o clima. Entre nós, os humanos, a ânsia por bem viver sofre por um pecado tão simples quanto complexo: a individualidade, fruto da força natural da preservação. Assim, a utopia da unidade social plena se consolida, enquanto esboça uma colcha de retalhos de ideias. Todos se avizinham, mas jamais se unem. Quanto a mim, fico por aqui, com o meu binóculo.

  87. Vieira Postado em 18/Jul/2014 às 10:33

    Argumento utilizado pelas direções verticalizadas para acabar com o debate e deslegitimar tudo o que vier da base. Além disso, utilizado aqui por um defensor do status quo neocapitalista.

  88. Selig Fykspert Postado em 19/Jul/2014 às 00:50

    Beto, como sempre faço com caras-de-pau, mando-lhe meus mais efusivos votos de "vai tomar no cu!". E, por favor, na condição de autoridade católica, tire-me uma dúvida a qual sempre me perseguiu: afinal, o padre era pedófilo?; ou Pedrinho era padréfilo?

  89. Karem Ricarte Postado em 04/Aug/2014 às 20:55

    Nossa.. muito bom! Esse Frei Betto é um grande escritor e admirável homem que deixará um legado precioso... Que texto bom!

  90. Carlos Mello Postado em 28/Nov/2015 às 15:29

    Como sempre este frei Beto só fala besteiras. Como todo crente em amigos imaginários.

  91. Sidney Postado em 20/Feb/2016 às 13:52

    Ótimo texto. Completando a extrema direita com a extrema esquerda e como uma ferradura cujas pontas tendem a se encontrar.