Luis Soares
Colunista
Democratização Comunicação 17/Set/2012 às 11:54 COMENTÁRIOS
Democratização Comunicação

Imprensa ganhou uma Mega-Sena por mês para tentar eleger José Serra

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 17 Set, 2012 às 11h54

O auge da generosidade tucana foi no ciclo eleitoral de 2009/2010: 246 milhões de reais. A Globo foi a mais aquinhoada na gestão Serra: 210 milhões, 50% do total destinado a TVs, embora sua fatia na audiência seja declinante no período: caiu de 41% para 38% do total

serra dinheiro mídia

José Serra (PSDB-SP) favoreceu uma parcela da mídia mercadológica em suas últimas aventuras eleitorais. Foto: divulgação / O Globo

Na campanha presidencial de 2010, Serra deu 17,6 milhões de reais por mês ao dispositivo midiático que lhe apoia para veicular publicidade do governo de São Paulo. É como se o tucano transferisse 980 salários mínimos por dia (40 salários por hora), uma Mega-Sena por mês (a deste sábado é de 17 milhões de reais) aos veículos que o apoiam

Durante a gestão Serra em SP (2007/2011), o governo do Estado transferiu 608,9 milhões de reauis à mídia “isenta” para comprar espaço publicitário.

Significa que Serra, sozinho, repassou aos veículos que formam o dispositivo midiático conservador um valor equivalente a 30% dos gastos totais com publicidade do governo federal no mesmo período. Os valores absolutos foram publicados pela Folha deste sábado.

Leia também

O auge da generosidade tucana foi no ciclo eleitoral de 2009/2010: 246 milhões de reais. A Globo foi a mais aquinhoada na gestão Serra: 210 milhões de reais, 50% do total destinado a TVs, embora sua fatia na audiência seja declinante no período: caiu de 41% para 38% do total. Serra destinou às TVs religiosas mais recursos do que à TV Cultura, cuja audiência é superior.

A empresa de publicidade que intermediou a maioria dos contratos, ficando com 20% de comissão –como acontecia com o Valerioduto – foi a “Lua”, cujo proprietário é Rodrigo Gonzales. Rodrigo vem a ser filho do publicitário Luiz Gonzales,o marqueteiro de Serra e Alckmin, que fez a campanha presidencial do tucano em 2010 e comanda a atual, à prefeitura de SP. A agencia Lua também tem a conta publicitária da Dersa e do programa Nota Fiscal Paulista.( valores divulgados pela Folha de S.Paulol, 15/09/2012).

Saul Leblon, CartaMaior

Recomendações

COMENTÁRIOS