Redação Pragmatismo
Compartilhar
Geral 25/Sep/2012 às 14:22
15
Comentários

Intelectuais e artistas assinam manifesto a favor de José Dirceu

Com assinaturas coletadas pelo cineasta Luís Carlos Barreto, texto a ser encaminhado ao STF pede que não seja feito prejulgamento e tem assinaturas de personalidades como Oscar Niemeyer, Alceu Valença, Bresser Pereira, Emir Sader e Eric Nepomuceno

dirceu mensalao intelectuais artistas manifesto
Oscar Niemeyer, Alceu Valença, Emir Sader, Eric Nepomuceno e Bresser Pereira são nomes que constam no manifesto de intelectuais e artistas a favor de um julgamento isento para José Dirceu. Foto: 247

O cineasta Luiz Carlos Barreto, amigo do ex-ministro José Dirceu, organizou um movimento para recolher assinaturas entre artistas em um texto-manifesto a ser enviado para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O documento pede que não haja prejulgamento dos réus do “mensalão” – termo classificado como pejorativo – e que seja resguardado o processo legal.

“Não queremos que haja prejulgamento, pois já tem gente por aí dizendo quantos anos cada réu vai pegar de prisão. Não pode ser assim. Depois a gente reclama quando chega a ditadura”, afirmou Barreto.

Segundo o cineasta, 200 pessoas já aderiram ao movimento. Na lista estão nomes como Oscar Niemeyer, Alceu Valença, Bresser Pereira, Bruno Barreto, Jorge Mautner, Flora Gil, Emir Sader e Eric Nepomuceno. “Assinei porque acredito que há uma campanha contra José Dirceu. Um exagero”, disse Niemeyer.

Leia também

Outro que assinou o documento foi o músico Jorge Mautner, com a convicção de que o procedimento do STF será isento de qualquer influência externa.

“Concordo que haja o julgamento e assinei o texto-manifesto porque vivemos numa democracia e, como se trata de um julgamento político, não pode haver manipulação.”

Agências

Recomendados para você

Comentários

  1. Divino Postado em 25/Sep/2012 às 18:33

    Tadinho do injustiçado José Dirceu. É uma vítima da Globo e Veja. Que os brasileiros reconheçam isso e quando ele tentar um dia voltar ao poder federal pra roubar, ops, trabalhar pelo país, que se faça uma festa e estabeleça feriado nacional.

  2. Pedro Souza Postado em 25/Sep/2012 às 19:15

    Nessas horas vejo que Intelectuais é um termo genérico, que não define caráter... Cada uma...

  3. Leandro Coelho Postado em 25/Sep/2012 às 19:19

    Eles estão de parabéns. O julgamento deve ser imparcial, e não fundado na vontade de redes televisivas e revistas obscuras, com finalidades puramente partidárias.

  4. Pedro Souza Postado em 25/Sep/2012 às 19:34

    As redes de televisão não julgam nada...Quem julga são os Ministros..E antes que alguém detone Joaquim Barbosa, vale dizer,.o voto dele vale 1, assim como dos demais 10 ministros..Ou seja, ele não está condenando ninguém sozinho... Estão pegando ele de bode expiatório (porque ele é corajoso, e não abaixa a cabeça pra quem o indiciou ao STF - princípio básico de um juiz) Ou seja, quem está condenando os MENSALEIROS, são 10 Juízes, e não a mídia e nem Joaquim Barbosa... Para com essa lorota de golpe...não estamos em Cuba. Aliás, falando em Cuba, porque esses " intelectuais" não compram apartamentos triplex e carros importados por lá..ah, deve ser por

  5. Pedro Souza Postado em 25/Sep/2012 às 19:35

    As redes de televisão não julgam nada...Quem julga são os Ministros..E antes que alguém detone Joaquim Barbosa, vale dizer,.o voto dele vale 1, assim como dos demais 10 ministros..Ou seja, ele não está condenando ninguém sozinho... Estão pegando ele de bode expiatório (porque ele é corajoso, e não abaixa a cabeça pra quem o indiciou ao STF - princípio básico de um juiz) Ou seja, quem está condenando os MENSALEIROS, são 10 Juízes, e não a mídia e nem Joaquim Barbosa... Para com essa lorota de golpe...não estamos em Cuba. Aliás, falando em Cuba, porque esses " intelectuais" não compram apartamentos triplex e carros importados por lá..ah, deve ser porque lá não existe nda tão luxuoso que agradem esses comunistas de rolex... Cada coisa... Niemeyer tem até uma ilha particular e se diz comunista... É, nem me espanta um cara desse defender Dirceu...

  6. Pedro Souza Postado em 25/Sep/2012 às 19:41

    O Dirceu é o líder dos Mensaleiros..Vcs querem o que? Afagos, carinhos e ca´ricias...Lugar de corrupto é na cadeia e ponto final..Ele deve dar graças a deus de estar no Brasil, pois se morasse em um país sérios, jamais sairia da cadeia...Ou melhor..jamais chegaria ao poder.

  7. celso Postado em 25/Sep/2012 às 20:23

    Parabens para os que assinaram o manifesto,porque estamos vendo e certo ministro se promovendo através da midia,

  8. Alex Postado em 25/Sep/2012 às 20:23

    Zé Dirceu é como o sinhozinho malta... chega no capataz Delúbio e diz "Arruma dinheiro pra nós... MAS NÃO ME DIGUE NADA!". E o pior é ver a total falta de moral dos inúmeros apoiadores... já está provado que houve desvio de dinheiro público para campanhas, e isto já basta para quem trabalha e paga seus impostos, como eu. Agora, ver o PT inteiro se autodestruir por causa de safados... eu só volto a votar no PT quando ouvir NO MÍNIMO PEDIDO DE DESCULPAS e a EXPULSÃO SUMÁRIA DE ZÉ DIRCEU E SEUS CAPANGAS. Voto no PT desde 1990, quando tive idade de votar. Mas agora me recuso a me compactuar com isso. Voto nulo se necessário. Acordem ai na esquerda !! NÃO DÁ MAIS!

  9. Rogerio Postado em 25/Sep/2012 às 20:29

    Me provem de modo convincente que Dirceu aprontou e nunca mais voto no PT.

  10. CLAUDIO F TEREZO Postado em 26/Sep/2012 às 23:13

    PELA HISTÓRIA PREGRESSA DO PT E DE JOSÉ DIRCEU, NÃO DEVERIA EXISTIR QUALQUER TIPO DE SUSPEITA DE CORRUPÇÃO OS ENVOLVENDO...LAMENTÁVEL, DIRIA JUVENIL, QUEM ACREDITA QUE NÃO HOUVE QUALQUER ENVOLVIMENTO DESSE SENHOR EM TODA ESSA PORCARIA QUE SE FORMOU NO TÃO ACLAMADO GOVERNO LULA.....JOSÉ DIRCEU MUDOU DE CARA EM CUBA E DE CARÁTER QUANDO CHEGOU AO PODER.....

  11. geovane teixeira Postado em 26/Sep/2012 às 23:52

    o Alex usa como argumento novelas da globo, por favor não seja ridículo, o fato é que joaquim barbosa tinha tudo para fazer seu nome se agisse com dicernimento e justiça, o que se vê é que ele enlouqueceu com os holofotes, lewandowski tem sido o cara, técnico, se baseia apenas nos autos do processo, parabéns ao min. lewandowski e aos intelectuais que estão expressando sua indignação com as barbaries do STF, por fim minha solidariedade ao zé dirceu...

  12. CIDADÃO KANE Postado em 27/Sep/2012 às 16:23

    geovane teixeira, em 26 de setembro de 2012 às 23:52 disse: “lewandowski tem sido o cara, técnico”: com a mesma “TÉCNICA” que utiliza pra deferir habeas corpus pra BANDIDOS, como já fez INUMERAS vezes?????

  13. Angela Postado em 05/Oct/2012 às 22:58

    Quem classificou de intelectual esse bando de comunistas? Estou ficando com meus neuroneos doidoes de tanto ler as asneiras de alguns comentaristas deste artigo. CARAMBA! Como tem gente alienada em nosso País!

  14. lenice Postado em 08/Oct/2012 às 21:22

    Joaquim Barbosa é um Juiz "pau mandado". Fala o que a Globo, a revista VEJA e os tucanos querem ouvir. Na véspera da eleição condenam Zé Dirceu... Que Pais é esse meu Deus, que País é esse?

  15. Antonio Lucas de Lima Furtado Postado em 21/Dec/2012 às 16:54

    Não sabia que, por ser comunista, uma pessoal perde a "classificação" de "intelectual". Devem estar nos pré-requisitos ou algo do tipo, vou procurar me informar sobre.