Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Eleições 2012 17/Sep/2012 às 17:17
8
Comentários

Evangélicos fazem campanha contra 'voto de cajado' promovido por pastores

Grupo de evangélicos critica na internet o ‘voto de cajado’ e faz apelo pelo voto consciente e independente

voto evangélico consciente cajado

Evangélicos fazem campanha por voto consciente e longe de influências de líderes religiosos. Foto: divulgação / web

Evangélicos de várias denominações que compõem o grupo “Rede Fale” estão fazendo campanha na internet e atos públicos em algumas cidades contra o “voto de cajado”, que é como eles apelidaram o voto de cabresto que tem sido promovido por pastores.

O blog do “Rede Fale” informa que a origem do grupo são universitários cristãos que, em abril de 1999, durante um encontro da União Nacional de Estudantes, decidiram se articular sob o lema “Levante sua voz contra a injustiça”.

No blog, há um vídeo que explica o que é voto de cabresto. Faz referência aos antigos coronéis que interferiam no resultado das eleições e aos atuais chefes de milícias do Rio de Janeiro que determinam aos moradores dos morros em quem devem votar.

O vídeo pede que os evangélicos procurem ter informação sobre os candidatos, sem se deixarem influenciar pelos pastores.

A fiel da Igreja Batista e psicóloga Morgana Foostel, 25, é a secretária executiva da “Rede Fale”.

Leia também

Ela chama o que está ocorrendo nestas eleições municipais de “o novo coronelismo de grandes pastores evangélicos”.

Morgana disse que a campanha tem obtido milhares de adesões nas redes sociais.

Paulopes

Recomendados para você

Comentários

  1. Reges Postado em 17/Sep/2012 às 18:54

    hauhsuhaushuahushas... meio controverso isso né... um líder religioso te convense que existe um ser onipotente, onisciente e onipresente, que criou todas as coisas, que Lúcifer era um anjo e virou o kpta, que existe céu e inferno, que Jesus ressucitou, que você não pode fazer quase nada daquilo que nasceu pra fazer e quando dá uma trela ainda arranca um demônio de dentro de ti. Agora vem alguém dizer que ele não pode te convencer a votar nele ou em seus indicados? kkkkkkkkkk... conta outra né... kkkkkkkkkkkkk... esse movimento já fracassou desde sua criação... rsrsrsrsr.

  2. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 17/Sep/2012 às 19:22

    Não entrando no mérito do Dogmae da Fé, pois essa é uma notícia sobre política até onde li, ainda bem que algumas pessoas começaram a acordar para um possível Estado Laico de fato. São essas pequenas inquietações que geram mudanças.

  3. Leonardo Postado em 17/Sep/2012 às 19:25

    Que argumentação bem construida em Reges! Pooo! Está parecendo leitor da Veja mano!

  4. Higor Postado em 17/Sep/2012 às 19:26

    Até que enfim esse pessoal deu uma bola dentro! Alguns deles pelo menos.

  5. Igor Postado em 18/Sep/2012 às 00:29

    Hahaha. Faço as palavras do Leonardo, as minhas. O amigo Reges tá com uma argumentação impecável! Nossa... Alguém precisa avisá-lo de que esse tipo de opinião (super inovadora, diga-se de passagem. quase não ouço isso há anos, de gente que adora dar uma de intelectual) não acompanha as sérias discussões sociológicas acerca de movimentos espiritualistas ou religiosos.

  6. Edson Postado em 18/Sep/2012 às 12:53

    Caro Reges, caso você não saiba não são todos os evangélicos que são seguidores de Edir, Malafaia,Valdomiro, etc. Muitos de nós temos conciência politíca (afinal é o que decide nossos caminhos, o preço do café, arroz, feijão, outros, tudo depende de decisões politicas)

  7. Lu de Oliveira Postado em 18/Sep/2012 às 20:04

    Enfim,com a palavra, os evangélico que não querem apenas ser ovelhas do rebanho de um pastor qualquer! Aqueles que querem decidir seus destinos e não que alguém decida por eles!!!

  8. Neusa lima Postado em 18/Sep/2012 às 20:33

    Ate que enfin estaõ acordando que pastor algum tem odireito de manipular suas ovelhas !