Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 10/Sep/2012 às 12:42
82
Comentários

Uma Carta Aberta a FHC que merece ir para os livros de história

Theotonio dos Santos e a Carta Aberta a FHC: uma das manifestações públicas mais demolidoras da nossa história política recente

fhc carta aberta theotonio santos

Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil. Foto: divulgação

Renato Rovai

Segue uma Carta Aberta de Theotonio dos Santos, economista, cientista político e um dos formuladores da Teoria da Dependência. Hoje é um dos principais expoentes da Teoria do Sistema Mundo. Mestre em Ciência Política pela UnB e doutor “notório saber” pela UFMG e pela UFF. Coordenador da cátedra e rede UNU-UNESCO de Economia Global e Desenvolvimento sustentável – REGGEN.

_

Meu caro Fernando,

Vejo-me na obrigação de responder a carta aberta que você dirigiu ao Lula, em nome de uma velha polêmica que você e o José Serra iniciaram em 1978 contra o Rui Mauro Marini, eu, André Gunder Frank e Vânia Bambirra, rompendo com um esforço teórico comum que iniciamos no Chile na segunda metade dos nos 1960.

Leia também

A discussão agora não é entre os cientistas sociais e sim a partir de uma experiência política que reflete contudo este debate teórico. Esta carta assinada por você como ex-presidente é uma defesa muito frágil teórica e politicamente de sua gestão. Quem a lê não pode compreender porque você saiu do governo com 23% de aprovação enquanto Lula deixa o seu governo com 96% de aprovação.Já discutimos em várias oportunidades os mitos que se criaram em torno dos chamados êxitos do seu governo. Já no seu governo vários estudiosos discutimos, o inevitável caminho de seu fracasso junto à maioria da população.

Pois as premissas teóricas em que baseava sua ação política eram profundamente equivocadas e contraditórias com os interesses da maioria da população. (Se os leitores têm interesse de conhecer o debate sobre estas bases teóricas lhe recomendo meu livro já esgotado: Teoria da Dependência: Balanço e Perspectivas, Editora Civilização Brasileira, Rio, 2000). Contudo nesta oportunidade me cabe concentrar-me nos mitos criados em torno do seu governo, os quais você repete exaustivamente nesta carta aberta.O primeiro mito é de que seu governo foi um êxito econômico a partir do fortalecimento do real e que o governo Lula estaria apoiado neste êxito alcançando assim resultados positivos que não quer compartilhar com você… Em primeiro lugar vamos desmitificar a afirmação de que foi o plano real que acabou com a inflação.

Os dados mostram que até 1993 a economia mundial vivia uma hiperinflação na qual todas as economias apresentavam inflações superiores a 10%. A partir de 1994, TODAS AS ECONOMIAS DO MUNDO APRESENTARAM UMA QUEDA DA INFLAÇÃO PARA MENOS DE 10%. Claro que em cada pais apareceram os “gênios” locais que se apresentaram como os autores desta queda. Mas isto é falso: tratava-se de um movimento planetário. No caso brasileiro, a nossa inflação girou, durante todo seu governo, próxima dos 10% mais altos.

TIVEMOS NO SEU GOVERNO UMA DAS MAIS ALTAS INFLAÇÕES DO MUNDO. E aqui chegamos no outro mito incrível. Segundo você e seus seguidores (e até setores de oposição ao seu governo que acreditam neste mito) sua política econômica assegurou a transformação do real numa moeda forte. Ora Fernando, sejamos cordatos: chamar uma moeda que começou em 1994 valendo 0,85 centavos por dólar e mantendo um valor falso até 1998, quando o próprio FMI exigia uma desvalorização de pelo menos uns 40% e o seu ministro da economia recusou-se a realizá-la “pelo menos até as eleições”, indicando assim a época em que esta desvalorização viria e quando os capitais estrangeiros deveriam sair do país antes de sua desvalorização, O fato é que quando você flexibilizou o cambio o real se desvalorizou chegando até a 4,00 reais por dólar. E não venha por a culpa da “ameaça petista” pois esta desvalorização ocorreu muito antes da “ameaça Lula”.

ORA, UMA MOEDA QUE SE DESVALORIZA 4 VEZES EM 8 ANOS PODE SER CONSIDERADA UMA MOEDA FORTE? Em que manual de economia? Que economista respeitável sustenta esta tese? Conclusões: O plano Real não derrubou a inflação e sim uma deflação mundial que fez cair as inflações no mundo inteiro. A inflação brasileira continuou sendo uma das maiores do mundo durante o seu governo. O real foi uma moeda drasticamente debilitada. Isto é evidente: quando nossa inflação esteve acima da inflação mundial por vários anos, nossa moeda tinha que ser altamente desvalorizada. De maneira suicida ela foi mantida artificialmente com um alto valor que levou à crise brutal de 1999.

Segundo mito – Segundo você, o seu governo foi um exemplo de rigor fiscal. Meu Deus: um governo que elevou a dívida pública do Brasil de uns 60 bilhões de reais em 1994 para mais de 850 bilhões de dólares quando entregou o governo ao Lula, oito anos depois, é um exemplo de rigor fiscal? Gostaria de saber que economista poderia sustentar esta tese. Isto é um dos casos mais sérios de irresponsabilidade fiscal em toda a história da humanidade.

E não adianta atribuir este endividamento colossal aos chamados “esqueletos” das dívidas dos estados, como o fez seu ministro de economia burlando a boa fé daqueles que preferiam não enfrentar a triste realidade de seu governo. Um governo que chegou a pagar 50% ao ano de juros por seus títulos para, em seguida, depositar os investimentos vindos do exterior em moeda forte a juros nominais de 3 a 4%, não pode fugir do fato de que criou uma dívida colossal só para atrair capitais do exterior para cobrir os déficits comerciais colossais gerados por uma moeda sobrevalorizada que impedia a exportação, agravada ainda mais pelos juros absurdos que pagava para cobrir o déficit que gerava.

Este nível de irresponsabilidade cambial se transforma em irresponsabilidade fiscal que o povo brasileiro pagou sob a forma de uma queda da renda de cada brasileiro pobre. Nem falar da brutal concentração de renda que esta política agravou drasticamente neste pais da maior concentração de renda no mundo. Vergonha, Fernando. Muita vergonha. Baixa a cabeça e entenda porque nem seus companheiros de partido querem se identificar com o seu governo…te obrigando a sair sozinho nesta tarefa insana.

Terceiro mito – Segundo você, o Brasil tinha dificuldade de pagar sua dívida externa por causa da ameaça de um caos econômico que se esperava do governo Lula. Fernando, não brinca com a compreensão das pessoas. Em 1999 o Brasil tinha chegado à drástica situação de ter perdido TODAS AS SUAS DIVISAS. Você teve que pedir ajuda ao seu amigo Clinton que colocou à sua disposição os 20 bilhões de dólares do tesouro dos Estados Unidos e mais uns 25 BILHÕES DE DÓLARES DO FMI, Banco Mundial e BID.

Tudo isto sem nenhuma garantia. Esperava-se aumentar as exportações do pais para gerar divisas para pagar esta dívida. O fracasso do setor exportador brasileiro mesmo com a espetacular desvalorização do real não permitiu juntar nenhum recurso em dólar para pagar a dívida. Não tem nada a ver com a ameaça de Lula. A ameaça de Lula existiu exatamente em consequência deste fracasso colossal de sua política macroeconômica. Sua política externa submissa aos interesses norte-americanos, apesar de algumas declarações críticas, ligava nossas exportações a uma economia decadente e um mercado já copado. A recusa dos seus neoliberais de promover uma política industrial na qual o Estado apoiava e orientava nossas exportações.

A loucura do endividamento interno colossal. A impossibilidade de realizar inversões públicas apesar dos enormes recursos obtidos com a venda de uns 100 bilhões de dólares de empresas brasileiras. Os juros mais altos do mundo que inviabilizava e ainda inviabiliza a competitividade de qualquer empresa. Enfim, UM FRACASSO ECONOMICO ROTUNDO que se traduzia nos mais altos índices de risco do mundo, mesmo tratando-se de avaliadoras amigas. Uma dívida sem dinheiro para pagar… Fernando, o Lula não era ameaça de caos. Você era o caos. E o povo brasileiro correu tranquilamente o risco de eleger um torneiro mecânico e um partido de agitadores, segundo a avaliação de vocês, do que continuar a aventura econômica que você e seu partido criou para este país.

Gostaria de destacar a qualidade do seu governo em algum campo mas não posso fazê-lo nem no campo cultural para o qual foi chamado o nosso querido Francisco Weffort (neste então secretário geral do PT) e não criou um só museu, uma só campanha significativa. Que vergonha foi a comemoração dos 500 anos da “descoberta do Brasil”. E no plano educacional onde você não criou uma só universidade e entrou em choque com a maioria dos professores universitários sucateados em seus salários e em seu prestígio profissional.

Não Fernando, não posso reconhecer nada que não pudesse ser feito por um medíocre presidente.Lamento muito o destino do Serra. Se ele não ganhar esta eleição vai ficar sem mandato, mas esta é a política. Vocês vão ter que revisar profundamente esta tentativa de encerrar a Era Vargas com a qual se identifica tão fortemente nosso povo. E terão que pensar que o capitalismo dependente que São Paulo construiu não é o que o povo brasileiro quer. E por mais que vocês tenham alcançado o domínio da imprensa brasileira, devido suas alianças internacionais e nacionais, está claro que isto não poderia assegurar ao PSDB um governo querido pelo nosso povo. Vocês vão ficar na nossa história com um episódio de reação contra o verdadeiro progresso que Dilma nos promete aprofundar. Ela nos disse que a luta contra a desigualdade é o verdadeiro fundamento de uma política progressista.

E dessa política vocês estão fora. Apesar de tudo isto, me dá pena colocar em choque tão radical uma velha amizade. Apesar deste caminho tão equivocado, eu ainda gosto de vocês ( e tenho a melhor recordação de Ruth) mas quero vocês longe do poder no Brasil. Como a grande maioria do povo brasileiro. Poderemos bater um papo inocente em algum congresso internacional se é que vocês algum dia voltarão a frequentar este mundo dos intelectuais afastados das lides do poder.

Com a melhor disposição possível, mas com amor à verdade, me despeço.

Recomendados para você

Comentários

  1. Anon Postado em 10/Sep/2012 às 20:11

    falar mais o que para esse lacaio? disse tudo!

  2. Raquel Postado em 11/Sep/2012 às 22:58

    Sensacional, concordo com tudo!

  3. Robson Postado em 12/Sep/2012 às 00:44

    Caramba... O cara é fã mesmo do PT. Não dá pra concordar tudo. O certo é dar um pé na ..... De toda a cambada do PSDB e do PT... Eu não acredito em nenhum deles, nem neste discurso cheio de meias verdades . Perdemos a oportunidade histórica de mandar todos para o paredão.

    • Roberval Postado em 23/Nov/2014 às 17:39

      Crês no expurgo tipo paredón? Um nazifascismo às avessas? Esqueceu-se da democracia? Os partidos existem para exercê-la...

    • Mário Postado em 30/Nov/2015 às 21:54

      ZERO NELES!!!!!!!! eles entenderão o recado.

  4. stefan Postado em 12/Sep/2012 às 01:18

    uma boa análise de 2002 para baixo, uma lástima foi deixar de lada a recente greve das universidades e a ondas de greves em todos os setores para gerar alguns discursos apaixonados, mas que não se comprovam mais

    • Gustavo S Postado em 12/Sep/2012 às 01:27

      A carta é de 2010, por isso não seria possível mencionar as greves. No mais , ótima análise.

    • José Carlos Júlio Correia Postado em 27/Dec/2013 às 15:30

      Que Universidades, Stefan? As estaduais, geridas por governos do PSDB, que com seus desmandos levaram alunos e professores a se manifestarem justamente? Para de ser cego e jogue a assinatura de Veja e Folha de S. Paulo no lixo! Informe-se verdadeiramente! Abra os olhos!

  5. dimas Postado em 12/Sep/2012 às 02:15

    é, o governo FHC foi um lixo, nisso eu concordo...mais lixo ainda foram os governos subsequentes que seguiram a cartilha de FHC a risca, colheram os frutos de seu governo (vêm colhendo até hoje), e ainda se autoproclamam como os autores da façanha como milagrosos, e ainda têm a cara-de-pau de criticar o seu mestre inspirador...petistas são o câncer deste país

    • Diego Queiroz Postado em 04/Jan/2014 às 04:29

      Você não leu o texto, preguiçoso.

    • Ítala Postado em 04/Jan/2014 às 22:41

      Porque é tão difícil creditar ao PT, as conquistas sociais e econômicas dos governos petistas?

      • LUCY Postado em 21/Nov/2014 às 21:19

        Porque o Lula era um simples metalurgico, um homem do povo, e para essa elite "cheirosa" povo é burro, esquecem que inteligencia e capacidade não se aprende nos bancos das Universidades...

    • Victor Postado em 07/Jan/2014 às 11:03

      "mais lixo ainda foram os governos subsequentes que seguiram a cartilha de FHC a risca, colheram os frutos de seu governo (vêm colhendo até hoje)" Você leu o texto? Ou é só vontade de parecer ignorante mesmo? "O primeiro mito é de que seu governo foi um êxito econômico a partir do fortalecimento do real e que o governo Lula estaria apoiado neste êxito alcançando assim resultados positivos que não quer compartilhar com você..."

      • Paulo Postado em 08/Jan/2014 às 10:25

        Victor, ele convenientemente considera o mercado externo de 94, mas desconsidera o externo de 98-99, como se a desvalorização do Real fosse crise interna, o que não foi. A política econômica do governo Lula foi EXATAMENTE igual a do FHC, ele teve diferenciais na política social, mas a parte de macroecnomia, foi um copia e cola. E a ideia de que o governo Dilma é voltado para o povo é assim além do risível, é um governo de produção de indústrias, a quais tem como beneficiários-môr os donos delas, o governo atual realiza desapropriações que mais parecem coisas da política de Cercamento da Inglaterra do século 18-19, expulsando pessoas do campo para força-las a trabalhar nas industrias. Tudo isso enquanto a bancada ruralista cada vez mais adquire terras e refuta leis que lhe são entraves.

      • Carlos Prado Postado em 06/Jun/2014 às 20:01

        Este pessoal acha que uma economia de arruína ou se melhora num passe de mágica, em menos de uma década...

  6. Waldo Postado em 12/Sep/2012 às 07:54

    Fernando Henrique Cardoso foi o pior presidente que este país já teve, pois tentou dar o Brasil. Color foi impedido pelo povo, FHC foi impedido pela História. Alguem que diz "esqueçam o que eu escrevi", pede que esqueçamos que ele existiu. Ele já não é mais visto.

  7. Cristiano Postado em 12/Sep/2012 às 10:02

    Dimas, o unico cancer e o preconceito e a não aceitação dos FATOS que contra fatos não a argumentos ,O FHC deixou apenas uma Herança maldita de bilhões de dolares de divida e O Brasil sendo piada no mundo Sò isso

  8. Dr. Luiz Postado em 12/Sep/2012 às 10:32

    O FHC foi o MELHOR presidente do brasil, burro é quem não vê isto. LULA e Dilma afundaram o Brasil, infelizmente este povo está tão cego e tão burro que não consegue ver isto.

    • Fábio Giori Postado em 17/Sep/2013 às 17:10

      Adoro isso: o Brasil tem 78% de pessoas cegas e burras, contra 22% de pessoas que são dotadas e boa visão e são leitoras de uma certa revista. Parabéns...

    • Roberto Postado em 19/Sep/2013 às 22:53

      É Dr. Luiz, você diz isso porque nunca nunca foi empregado do governo PSDB. Converse com alguém do BB, Caixa, Nossa Caixa, etc. e verá que o que disse não é verdade. Onde foram parar os dolares das vendas de nossas melhores estatais? Não sabe? É mesmo não entrou um dolar sequer, foi tudo financiado pelo BNDS. Procure se informar melhor.

      • Tarciso José de Carvalho Postado em 16/Mar/2014 às 01:32

        FHC. Não dá para escrever o nome, porque me dá náusea. Esse enegumeno, que era aposentado, chamou-nos de vagabundos. Criou o salário referência e estipulou o teto máximo de dez salarios refeências para aposentadoria e criou um monte de obstáculos para diminuir a aposentadoria, sem permitir os direitos adquiridos, de quem já estava para se aposentar. Pior ainda. Comprou os congressistas, para votarem uma emenda constitucional, alterando o índice de aumento de quem recebia mais que um salário, sem criar uma tabela para quem recebia MAIS OU MENOS. Enquadrando todos numa faixa só. Hoje, os aposentados estão se expremendo numa faixa que vai se igualar num patamar de um salário mínimo. Esse foi um erro brutal. Mas,, infelizmente quem contribuiu mesmo sobre dez salários mínimos e estava às vésperas de se aposentar. Foram roubados, sacaniados e não tenho mais palavras para exemplificar essa herança maldita que nos legou FDP., digo, FHC.

    • Ítala Postado em 04/Jan/2014 às 22:45

      Afundaram o Brasil? O nosso país é outro, infinitamente melhor do já foi, em todos os aspectos, principalmente no social, mas desconfio que a classe média e alta na verdade, odeia isso!

    • Silney Costae Silva Postado em 14/Apr/2014 às 15:23

      Seu doutorado, pode até ser Lato sensu , mas seu comentário não chegou nem perto do stricto sensu. Depois desta seria melhor entregar o título.

    • Luís Postado em 17/Apr/2014 às 13:44

      Sugiro o prezado "doutor" ler o livro "O príncipe da privataria" e poder fazer uma melhor análise de FHC e sua corja.

    • M. Esther Torinho Postado em 22/Nov/2014 às 15:58

      Melhor para quem, Dr. Luiz\? O cara quebrou o Brasil três vezes, as taxas de juros atingiram o absurdo, o cara enfiou debaixo do tapete cerca de 50 escândalos, comprou votos para a emenda da reeleição, a inflação esteve bem alta e ele ainda doou o patrimônio público a preço de banana. E vc ainda acredita que ele foi o Papai Noel? Misericórida, vc é mais um cuja cabeça a Globo e a Veja comeram. Se cuida.

    • gilmar Postado em 29/Jan/2015 às 21:40

      o senhor é dr. em que mesmo ?

    • gilmar Postado em 29/Jan/2015 às 21:42

      Dr. Luiz, o senhor é doutor em que mesmo ?

  9. edilson sebatião faria Postado em 12/Sep/2012 às 11:17

    Tudo muito claro.esclarecedor.Parabéns!

  10. Boca no Trompete Postado em 12/Sep/2012 às 16:02

    Achei elegante a forma que o Professor Theotonio deu à sua carta aberta ao Fernando Henrique, no entanto, não sei se foi assim que o ex-presidente percebeu. Foi tirado de ordem, deve ter ficado arrasado, imagino eu. Bem feito! Quem manda ser medíocre

  11. roberto sampaio Postado em 12/Sep/2012 às 20:53

    Que carta mais imbecil esta, hein? Todas os fundamentos plantados pelo FHC foram largamente utilizados depois pelo PT, que, diga-se, posando agora de inventor da roda, quando era oposição não participou da aprovação do Plano Real, da Lei de Responsabilidade Fiscal, da Constituição de 88 e várias legislações do tipo que, apontadas antes como verdadeiras porcarias, foram depois adotadas sem a menor parcimônia por quem as havia criticado tanto. Mas a besteira final escrita por esse obtuso senhor, como uma espécie de cereja de seu indigesto bolo de asneiras, é essa relativa à Era Vargas, que se caracterizou, como se sabe, por uma ditadura fascista seguida, na segunda fase, de um governo de bisonho paternalismo populista. Que conversa é essa de "capitalismo dependente de São Paulo", cara pálida? Tá doido? São Paulo é a maior e mais pujante economia do Brasil há muitíssimos anos e vem este senhor, do alto de sua jactante ignorância, dizer que o capitalismo de São Paulo é dependente? E o capitalismo do resto do Brasil, filhão? É autônomo?

    • Silney Costae Silva Postado em 14/Apr/2014 às 15:25

      Que comentário mais imbecil esta, hein?

    • M. Esther Torinho Postado em 22/Nov/2014 às 16:03

      Amigo, cuida da cabeça, por favor. Vc está ficando infantilizado? Deu para acreditar em Papai Noel? Porque em SP, Alckmin deixou a Santa Casa e a USP à míngua. Quanto a FHC, foi Privataria Tucana, 50 escândalos debaixo do tapete, altas taxas de inflação, juros pela hora da morte, comprou votos para a emenda da reeleição, quebrou o país três vezes. Muito fundamento, mesmo. Me engana que eu gosto. Vc é cego mesmo ou é só cegueira seletiva

    • rosa maria Postado em 22/Nov/2014 às 22:31

      Theotonio dos Santos, economista, cientista político e um dos formuladores da Teoria da Dependência. Hoje é um dos principais expoentes da Teoria do Sistema Mundo. Mestre em Ciência Política pela UnB e doutor “notório saber” pela UFMG e pela UFF. Coordenador da cátedra e rede UNU-UNESCO de Economia Global e Desenvolvimento sustentável – REGGEN. "bolo de asneiras"? "obtuso senhor"? "jactante ignorância"?Acredito que seu currículo deva ser infinitamente superior para poder crticá-lo tão contundentemente.

  12. Fabio Postado em 12/Sep/2012 às 23:26

    Lula sai com 96% de aproveitamento devido a política de fidelização de votos que o PT implementa por onde passa. Cria programas que dão de mão beijada benefícios a quem necessita, não faz essas pessoas evoluir, pois precisa da ignorância das mesmas, uma vez que insinua que outros governos irão tirar dessas pessoas tudo o que o PT criou como "presente". Ou seja, se não votar no PT vão perder várias fontes de rendas presenteadas pelo governo do PT, então vota-se e aprova-se o governo do PT. Gostaria de ver o PT criar programas para a evolução das pessoas para que elas tenham qualidades para ganharem seu próprio dinheiro. Mas o PT conta com a ignorância do povo para criar sua fidelização.

    • Roberto Postado em 19/Sep/2013 às 22:55

      O PSDB também esteve lá 8 anos e não criou esses programas, aliás a maioria das bolsas existentes foram criadas pelo FHP, o Lula só ampliou os mesmo.

    • Maria de Fátima Postado em 08/Jan/2014 às 15:08

      Vc conhece bem os programas? Sabe que as crianças beneficiadas tiram as melhores notas na escola, vc conhece o Prouni, o PNQ, que agora é o Pronatec, já viu a diferença que esses programas fazem na vida das pessoas?

    • José Teodoro Costa Postado em 11/Mar/2015 às 22:41

      Fábio; os "os gerentes dos modelos das boas práticas republicanas no Brasil" tiveram o período de 15/11/1889 a 31/12/2001 no qual poderiam ter preparado o povo brasileiro para "não serem ignorantes nem analfabetos políticos". Por quê nunca fizeram isso? Você queria, até então, "um auto-didata?... Ou ignora, por exemplo, que os Governos Militares, de 1964 a 1983, "universalizou ensino público", mas ao mesmo tempo "sucateou esse mesmo ensino" e estimulou a criação do ensino privado para quem pudesse pagar por ele...

  13. Rafael Postado em 13/Sep/2012 às 10:09

    Tem gente que não abre os olhos mesmo.... Acha que o PT é o problema do país ainda. O Teotônio combate ponto a ponto todos os mitos da era FHC com argumentos sólidos e as viúvas ainda esperneiam.

  14. Osmar T POA Postado em 13/Sep/2012 às 12:37

    Perfeito, esclarecedor e nada a acrescentar.

  15. Eduarda Postado em 13/Sep/2012 às 14:55

    pode ser até mestre, mas com certeza é petista, da esqueda e provavelmente socialista... uma pena falar assim de uma pessoa q nas condições q estava ajudou o país. Tanto é q recebeu um prêmio amerciano milionário. é o q o Lula e a Dilma receberam? nada,pelo contrário, o partido deles roubou na cara de pau, hoje sim, por eles somos conhecidos como o país do mensalão.

    • Gustavo S Postado em 13/Sep/2012 às 15:28

      Tem gente aqui que sofre da síndrome do desconhecimento histórico ou se satisfaz em mentir para si próprio. O Brasil era motivo de piada à época que FHC presidia a nação. Só começamos a adquirir respeito internacional a partir do ingresso de Lula, quando começamos a tomar posições mais independentes e menos alinhadas ao que Washington determinava. FHC teve algum mérito em seu primeiro mandato, mas errou muito mais do que acertou. Lula também errou, assim como qualquer outro(a) erra e errará, mas teve passagem infinitamente mais significativa. É tanto que saiu com aprovação recorde e fez o sucessor.

    • roberto Postado em 19/Sep/2013 às 23:00

      Verdade Eduarda, e o que o FHC gastou para aprovar a reeleição? E as CPIS que ele, através da maioria no congresso, impediu que fossem instaladas? E muitos roubos também ocorreram porém não foram apurados. Políticos são todos iguais não pensam no povo e FHC também é assim.

  16. Gustavo Silva Postado em 13/Sep/2012 às 17:54

    hahaha piada esse texto hein... E era Lula nos afundou num poço sem fim. E agora Dilma esta com esse fardo ...pelo menos o governo dela não é tão podre que nem o do molusco.

    • Cynthia Postado em 13/Sep/2012 às 18:17

      Adorei a Carta, prefeita. Reflete exatamente o sentimento da maioria da população do Brasil. Irei reproduzi-la.

  17. John John Postado em 13/Sep/2012 às 23:42

    MEu deus, é TAO FACIL VER a classe média ALIENADA cirticando o texto ai acima que me faz rir! ACORDA, povo! ACORDA! Olhem além de seus umbigos!

  18. Antônio Postado em 15/Sep/2012 às 13:03

    Ainda assim, tem quem continua acreditando no "Sr. do I...Real!"

  19. Anna Postado em 15/Sep/2012 às 23:29

    Muito bem feita essa análise sobre o governo FHC. Gostaria de acrescentar que, enquanto o Lula mandou que se investigassem os desmandos das quadrilhas em volta dos governos, FHC é conhecido por mandar engavetar os processos do gênero em seu govêrno( confira nos órgãos punitivos-CGU, Polícia Federal, TCU- pela Lei de Acesso à Informação). Marionete dos mandantes do Brasil, fez direitinho o dever de casa: sucateou a Vale, a CSN etc., foi capacho do sistema bancário predador cometendo todos os desmandos possíveis( o toma-lá). Muito "honesto", enquanto no governo!!! Só que quando saiu montou seu instituto, pegou seu chapéu e foi pedir um dá-cá nos desmandos e privatizações. Seu instituto hoje deve ser mmuuuuuito rico, e sem a fiscalização da receita federal( lei do seu governo!). Muuuuito "esperto", não é?!!!

  20. José Manoel Postado em 16/Sep/2012 às 12:18

    Um governo que detonou o Brasil! Um governo que se cercou da poderosa mídia para tentar impedir o desenvolvimento de Lula e Dilma!! Uma vergonha que conseguiu ser revertida! Uma melancolia pela entrega a preço vil de algumas das maiores estatais brasileiras!! Um governo que tenho certeza que nunca mais voltará!!!!!!!!!!!!

  21. Indira Postado em 16/Sep/2012 às 12:23

    Dimas, Dr. Luiz, Roberto Sampaio e demais opositores, aos vossos medíocres e infundados comentários só me resta esta passagem bíblica: "...mais cego é aquele que não quer ver!"

  22. ricardo Postado em 16/Sep/2012 às 14:14

    o salário do FHC era R$ 200,00 e 1 pct de arroz R$ 10,00 comprava-se 20 pcts de arroz e acabava o dinheiro.

  23. Marcia Postado em 17/Sep/2012 às 13:32

    FHC... ô meu Deus! e ainda tem gente que mesmo lendo tudo isso...continua acreditando em duendes... affff... vocês já eram tucanadas... fim... se Deus quiser, as gerações futuras se lembrarão de vc, tal qual vc é...e vc jamais ganhará uma eleição nem pra síndico de prédio!!! sociólogo ?? só se for dos infernos!

  24. adriano Postado em 17/Sep/2012 às 19:15

    muito bom! jogar um balde de água Fria no FHC ele diz que fez tanta coisa mas só vi desigualdade, o pt da dinheiro de mão beijada sim mas temos também projetos com cursos técnicos e faculdades de graça. si continuássemos a politica tucana o Brasil tinha serio risco de estar semelhante ao Haiti

  25. Karl Abrantes Postado em 18/Sep/2012 às 08:24

    Sou estudante de Serviço Social na UFVJM, ja assisti varios seminarios de Theotoni dos Santos, posso dizer com toda conviicção que não foi esse parecer que ele deixou exposto para a plateia, não acredito que essa carta seja realmente dele, e se for perdi meu admiração por ele, pois Fernando Henrique, foi sim um dos maiores PRESIDENTES que ja tivemos na historia desse pais, ja o LULA (viva o MENSALÃO) minha cidade foi governada pelo PT por oito anos, por causa do mito LULA, e posso dizer onde o Pt governa tem um MENSALÃO do PT, acabou com nossa cidade, A diferença da inteligencia, integridade, civilidade, civismo, patriotismo, racionalidade, etc. Isso FHC provou logo após os resultados das eleiões em 2002, quando ele chamou Lula e disse: as portas do Planalto estão abertas para sua equipe ver como o Brasil está, e para traçar seu plano de Governo. Mas, Lula preferiu se autopromover e tomar para si. Tentou mostrar o Brasil como seu, e até o mundo também. Felizmente suas condutas lhe deram e ainda lhe darão os meritos de um péssimo Governo. Seria diferente se ele tivesse o maior atributo de um Ser humano: HUMILDADE. Mas ele foi: ARROGANTE, PREPOTENTE, OPORTUNISTA. Isso lhe custará a fama. Lula perdeu a oportunidade de ser o maior precursor nas areas primordiais de qualquer Nação: EDUCAÇÃO, SAUDE, SEGURANÇA. Essa tres areas estão o caos no Brasil, baixar IPI de carro, e juros bancarios e so para favorecer grandes empresarios, e foran os bancos que finaciaram a campanha do LULA. Tenho a convicção que a história mostrara as verdades, e o mito cairá.

    • Moderação Postado em 18/Sep/2012 às 11:08

      Olá Karl, Você tem liberdade para concordar ou discordar do conteúdo da carta, mas não para contestar sua veracidade. A carta foi publicada originalmente no site do autor e o próprio Theotonio já concedeu entrevistas que tratavam especificamente sobre ela. Todo material aqui publicado é fruto de pesquisa e revisão, então é preciso cautela antes de fazer acusações. Abraços.

  26. Karl Abrantes Postado em 18/Sep/2012 às 08:44

    Com o pt tivemos um retrocesso democrático, pois, o Lula assim como a Dilma, governa nos moldes da república velha, no sistema coronelista, baseado no toma lá da cá, isso tudo sempre pensando nas eleições de amanhã, sem uma visão de futuro, enquanto estamos nos desindustrializando, perdendo competitividade para outros países, continuando tendo uma das piores educações do mundo, mas também, o valor das comodities está no pico, isso traz uma descentralização econômica, e engana o povo! "Ao ler a matéria denegrindo a imagem do FERNANDO HENRRIQUE, senti vergonha de ver uma matéria deste nível ser publicada em um veículo de comunicação, pois acho que esses proficionais deveriam ser imparciais Interesses políticos é uma coisa, maledicência é outra. Devemos ter cuidado com nossas interpretações e colocações porque a Soberania do nosso País tem que estar em primeiro lugar. Como sempre digo a Boa Política não se faz em denegrir a imagem de ninguém e sim em ações que beneficiem a todos em sua volta. Devemos nos preocupar com o trabalho político e não que os politicos comem, vestem ou falam. Isso fica para a imprensa marrom, feita de sensacionalismo e maledicência. A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás mas só pode ser vivida olhando-se para a frente. Quem pensa grande também erra grande. A primeira lei da natureza é a tolerância, já que temos todos uma porção de erros e fraquezas, infe...lizmente nossa imprensa se vende por muito pouco, pois essa liberdade de imprensa que foi adquirida a muito custo e estagnada por uns donos de meios de comunicação que deveriam ser imparciais, e em uma cidade como a nossa que é do interior as pessoas são facilmente manipuladas e por causa do ato de poucos, que so vivem do interesse pessoal, toda cidade paga o preço alto que estamos pagando a oito anos com o governo do PT. O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro. Nós cometemos esse erro votando no PT duas vezes, mas toda verdade inédita começa como heresia e acaba como ortodoxia."

  27. marcio Postado em 18/Sep/2012 às 08:54

    totalmente viúvas!

  28. Karl Abrantes Postado em 18/Sep/2012 às 08:58

    "Na verdade somei mais fracassos que vitórias em minhas lutas, mas isso não importa. Horrível seria ter ficado ao lado dos que nos venceram nessas batalhas". O Brasil como problema - Darcy Ribeiro O Mensalão do PT. Aliás, justiça seja feita, o PT foi o melhor partido de Oposição que já surgiu nos últimos tempos. De dedo em riste o PT, apontava e denunciava tudo que havia de errado no Brasil, e tinha "soluções" imediatas prá tudo. Er a contra nepotismo, loteamento de cargos públicos, desvio de dinheiro público, defensor FERRENHO dos aposentados, chorava de RAIVA do FHC por causa do Calote do Fator Previdenciário, era contra a CPMF, contra alianças IMORAIS, paladinos da ÉTICA, etc.,etc.. Então foi transferido o poder do povo para eles, ai eles dividiram os seres humanos em duas classes: instrumentos e inimigos. , VOLTA PRÁ OPOSIÇÃO PT!!!! PT não privatiza, apenas concede! Não Rouba, apenas pega sorrateiramente! Não Corrompe, apenas remunera oficiosamente! Não é corrompido, apenas recebe mas não sabe como contabilizar! Não sakkaneia os aposentados, apenas incentiva o trabalho na "melhor idade" ! Não faz panelinha, apenas reforça a base aliada! Não dá CALOTE no Fator Previdenciario, apenas quer equilibrar as contas públicas! Não é mentiroso, apenas tem uma outra verdade mais conveniente! Não é um partido, é apenas uma Kua.drilha!! A unica coisa que o PT fez certo foi as privatizações, pois é melhor privatizar do que mal administrar, ou ficar nas maõs dos petralhas, para servir de ponte de emprego, tem que privatizar mesmo, inclusive a Petrobrás que virou um antro de parasitas e incompetentes como são essas agências reguladoras e esses mais de 50 ministérios. Esse pessoal só falava contra as privatizações quando era oposição porque dá voto e para agradar esses sindicalistas que vivem a custa do dinheiro público. O que eles queriam era ganhar as eleições, depois a roubalheira é a mesma só mudou a mosca, e nós brasileiros como somos otários de nascença contiuamos a pagar a conta calados. Sou brasileiro, e quero um pais melhor para viver!!!!!!! LULA com 96% de aprovação, nunca me entrevistaram, e não foi essa verdade que as urnas mostraram. soma se votos brancos, nulos, e abistenção, e dos outros cadidatos e vera realmente qual aprovação do LULA> http://pt.wikipedia.org/wiki/Esc%C3%A2ndalo_do_Mensal%C3%A3o Escândalo do Mensalão – Wikipédia, a enciclopédia livre pt.wikipedia.org Escândalo do Mensalão ou "Esquema de compra de votos de parlamentares" é o nome dado à maior crise política sofrida pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2005/2006 no Brasil.

  29. Wagner Postado em 18/Sep/2012 às 23:45

    Ou estas "Viúvas do FHC" são os maiores imbecis do planeta, ou fazem parte da corja DEMO-TUCANA, Demóstenes, Serjão, Rucúpero, Serra, Arruda, a lista é longa. Viúvas, vocês me dão nojo.

  30. Arilson Postado em 23/Sep/2012 às 06:46

    Vcs que fez esses comentários no minimo não estão no BRASIL, e funcionários atolados em dividas por causa do consignados em folhas, FACULDADES FEDERAIS E ESTADUAIS EM GREVE, PMs em greve na Bahia 2012, PROFESSORES SENDO TRATADO COMO UM ZÉ NINGUÉM, e agora Bancos e Correis de greve e o Governo nem ai para o povo, será que esse é o governo para todos, ou para alguns, sem falar dessa desgraça de mensalão, que foi chefiado por quem adivinha?

  31. Toninho Matienzo Postado em 26/Sep/2012 às 00:42

    Vamos combinar numa coisa? O pior presidente que o Brasil já teve foi José Sarney. Um verdadeiro zé ninguém, uma presença nula a serviço dos cartéis de então, a começar pelo PMDB. Depois eu votei no Lula por uma esperança ética e me arrependi amargamente, me decepcionei até onde é possível, foi o presidente que institucionalizou a corrupção. A Dilma não pertence ao time da escória, é mera funcionária do PT, mas justamente por isso consegue ser boa executiva. O FHC, pelos país que pegou, pelo cenário internacional que enfrentou, foi um presidente dos melhores. Esse ódio compulsivo ao FHC só existe dentro das fileiras vermelhas hoje completamente descaracterizadas, e sem dignidade, leia-se PT e PCdoB. Uma esquerda verdadeira, como o PSOL, é coerente e opõe-se IGUALMENTE a Lula e a FHC. Ponto.

    • Carlos Postado em 23/Sep/2013 às 22:41

      Até onde sei Lula foi o presidente que permitiu que a corrupção fosse investigada. Se isto é institucionalizar a corrupção, então que voltemos para a época em que ela acontecia de maneira mais tranquilha, sem nenhuma investigação para atrapalhar e sem essa mídia chata enchendo o saco do povo sobre os casos de corrupção.

  32. Vitor Postado em 18/Oct/2012 às 01:41

    Jogo de palavras bonito e eficaz para afetar quem não sabe nada de teoria econômica e história econômica... FHC nem deus, nem diabo (como querem mostrar). Desculpe, mas nos livros de história que meus filhos vão usar, não gostaria que estivessem palavras tão partidarizadas quanto estas.

  33. Clarice Postado em 23/Oct/2012 às 22:36

    pois eu tenho orgulho de contar para o meus netos do maior presidente que o pais ja teve e que conseguiu fazer com que povo voltasse a sonhar e pensar que poderia tambem ter sua casa seu carro e ainda viajar nas ferias, coisas que antes era impossivel e os emprestimos bancarios sempre existiram so que agora estão ao alcanse do povo o que na ERA FHC nao era possivel . Eu não tenho partido mas sou fã de um presidente nestes meus 53 anos e este chama-se LULA. O mensalão sempre existiu minha gente so que na era FHC tudo deveria ficar escondido, ou voces acham que os ddeputados votavam naquilo que era bom para o povo sem ganhar seus trocadinhos.... O Brasil nunca foi tão respeitado internacionalmente como na era LULA pois ele nunca baixou a cabeça para os gringos pelo contrario o Brasil passou a fazer parte dos grupo dos MAIORES.

  34. J. Brito Postado em 30/Oct/2012 às 17:53

    Engraçado que tá cheio de PhD em economia política aqui, né? Tudo que é escrito por alguem, não importa o quão qualificado seja, é automaticamente ridicularizado se não corresponde ao seu pensamento. Tá cheio de gênio político aqui...impressionante!

  35. Monaliza Postado em 03/Nov/2012 às 16:15

    Não posso afirmar que o ex-presidente FHC afundou o Brasil. Ele fez o que pode para melhorar a economia, no entanto, algumas das suas decisões e atos não obtiveram os resultados esperados. Porém, não se pode culpar todo o PSDB pelos atos do FHC. Quanto ao governo do Lula e da Dilma o que posso dizer é que fizeram a diferença na vida do povo. É muito fácil para a "elite" criticar o governo do povo para o povo. "NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS" Lula plantou uma semente e cabe aos demais fazer a arvore dá frutos. Quanto ao Mensalão ... acredito que mesmo sendo o presidente e partidário do PT, o escândalo dentro do partido foi investigado e amplamente divulgado. Dá mesma forma que o PSDB não pode ser culpado pelos atos do FHC, Lula e Dilma não podem ser culpados dos erros dos partidários do PT.

  36. Robinson Postado em 09/Dec/2012 às 19:06

    ‎*LULA e o PT chegaram "LÁ" simplesmente também porque os que estiveram "Lá" fizeram muita merda e causaram extrema insatisfação. ENTENDA-SE que, como PUNIÇÃO por terem trabalhado mal, se fez necessário enfiar-lhes, por 12 ou 16 anos o PT, LULA e DILMA, por guela abaixo e por baixo também. Se não quiserem mais Lula e PTs, então terão que trabalhar corretamente daqui pra frente. (*- Além dos méritos de Lula e do PT da época). Contra fatos não existem ponderações. Simples assim

  37. Rodrigo Teixeira Postado em 13/Dec/2012 às 09:16

    Incrível como nessa carta quase tudo sobre o governo FHC é sustentado sobre fatos e argumentos ( alguns distorcidos e tirados de contexto, é verdade, mas fatos), e no que diz respeito ao governo Lula tudo é romântico e especulativo. Estou convencido VEJA está para o PSDB como PRAGMATISMO POLÍTICO está para o PT

  38. Antonio Afonso Postado em 09/Jul/2013 às 16:12

    TOMEI CONHECIMENTO DESSA CARTA AGORA MAS, JÁ SABIA QUE TINHA SIDO ASSIM O GOVERNO DESSE PROFESSOR MALDITO QUE QUASE ACABOU COM O BRASIL, E EU VOTEI NESSA PESTE PENSANDO QUE FOSSE GENTE. PORÉM O QUE MAIS ME ENTRISTECE É A ( ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS) ACEITAR UM ELEMENTO DESSE TIPO ENTRE ELES. TENHO CERTEZA QUE NÃO É SÓ NA POLÍTICA QUE ELE É MALDOSO DEVE SER EM TUDO QUE FAZ... É UM TIRANO EMBUTIDO SÓ A JUSTIÇA BRASILEIRA NÃO VER ISSO PORQUE O BRASIL TEM LEI.

  39. altair ahad Postado em 19/Sep/2013 às 12:13

    esse FHC é uM RIDICULO...

  40. luiz carlos ubaldo Postado em 08/Nov/2013 às 14:03

    Lula eo pt nos devolveram o direito de sonhar e viver com dignidade. fhc e o psdb são escorias de nosso povo, até então faziam nos sentir envergonhados de sermos brasileiros, com a chegada de Lula e o pt ao poder tivemos de volta toda nossa gana de viver e lutar por uma nação soberana e igualitária, um Brasil de todos e não de uns poucos salteadores emplumados que nos roubam a seculos, e ainda tem gente que se diz do povo e que apoia essa corja de bandidos!

  41. José Maria Gurgel Postado em 05/Jan/2014 às 12:39

    Brilhante a análise do Professor Teodoro, embora a leitura esteja prejudicada por sites invasores com anúncios de tênis, remédio pra emagrecer, peças antigas, forma de sabotar as matérias do Pragmatismo Político.

  42. Elza A. Postado em 06/Jan/2014 às 21:12

    CONCORDO CONTIGO EM QUASE TUDO! Só lamento que sua invejável cultura esteja sendo obnubilada pela sua "INESCONDÍVEL" simpatia pelo governo Dilma, que está agravando toda a situação que você relatou...... ESTE É O GRANDE PERIGO, PARA TODOS NÓS BRASILEIROS... NA PRESSA, no sofrimento, NO PAVOR, MERGULHARMOS NO AZEITE FERVENDO, PARA FUGIR DO INCÊNDIO...

  43. Luís Fernando Postado em 17/Apr/2014 às 13:50

    Isso (e muito mais) chama-se FHC. E ainda tem gente que chama ele de "estadista".

  44. Aristóteles Postado em 31/May/2014 às 11:43

    FHC: lacaio a serviço do imperialismo. Não entendo porque, até hoje, não o levaram às barras do tribunal pelos vários crimes de lesa-pátria.

  45. felipe Postado em 02/Jun/2014 às 17:59

    O texto diz sim, verdades. Mas ao mesmo tempo é tendencioso. É bom lembrar a situação do país antes do FHC: estávamos muito pior. E se o mundo estava com a inflação elevava, nós estávamos com uma inflação 1000 vezes maior - e não é exagero não, foi uma das maiores inflações já vistas no mundo. Houve diversos planos para tentar frear essa inflação e muitos sucumbiram. O Plano Real conseguiu sim, e se a conjuntura externa ajudou, tudo bem, mas é muito exagerado dizer que o mundo todo estava numa hiperinflação - não estava. 10%, 20%, 100% ao ano, pode parecer muito hoje, mas nada que se compare aos nossos 1000% nos piores momentos. O Plano Real teve seus defeitos, e foi um remédio amargo, mas é infinitamente melhor do que nada, infinitamente melhor do que o congelamento de preços que os governos anteriores tentaram impor. O controle do câmbio sucumbiu em 1999 foi traumatizante, porém todos nós sabíamos o quão importante foi segurar o câmbio para conter a inflação, e o quanto isso foi amargo, porém necessário. Não existe mágica, não existe perfeição.O Plano Real teve o seu lado ruim, mas eu acho que naquele momento, foi o melhor que pudemos fazer. Olhar para trás hoje e ver o que deu errado e descer a lenha é muito fácil....

    • Karoline Postado em 03/Jul/2014 às 04:51

      Muito bem observado. O autor disse verdades de maneira bem distorcida. Ao enquadrar a hiperinflação brasileira antes de 1993 à níveis mundiais "acima dos 10% ao ano", quando os níveis chegaram a 1000%, parece até uma piada.

      • Guilherme Ferreira Postado em 10/Sep/2014 às 21:31

        Esse artigo só pode ser uma piada... A verdadeira história do Plano Real nessa outra página, de um Instituto sério: - Uma breve história do Plano Real, aos seus 18 anos http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1294

  46. Vanicleiton Postado em 09/Jun/2014 às 11:16

    A economia mundial no período de FHC não correspondia as perspectivas econômicas a longo prazo, estabelecido pelo governo atual. O método utilizado de incentivo ao capital estrangeiro para angariar divisas foi infeliz. Pelo simples fato de se ater há investimentos em infra estrutura e indústrias de base. Contudo, a política econômica de FHC foi equivocada e mal aplicada, acerca do contexto econômico mundial de que fazia parte. E do qual a necessidade do país se encaixava no momento. Num cenário desfavorável de altos índices de inflação e dividas internas se intensificando, o sensato a fazer era incentivar os setores primários, secundários e terciários com investimentos estruturais, técnicos e profissionais. Providos internamente.

  47. eu daqui Postado em 19/Aug/2014 às 15:21

    Há muito que sou ex-petista. Ex-tucana não sou porque nunca fui tucana. Antes prefiro o cano.

  48. Guilherme Ferreira Postado em 10/Sep/2014 às 21:29

    O cara acha que a estabilização econômica surgiu do nada! Ou ele é o rei dos idiotas, ou é o rei dos mentirosos! Só quem não conhece a história do Plano Real falaria tantas asneiras (ou aplaudiria essas asneiras, como a maioria dos que comentaram aqui nessa página...). O Plano Real foi pensado e implementado muito antes do povo brasileiro se dar conta disso. Estudem mais! Sugiro começarem por aqui: - Uma breve história do Plano Real, aos seus 18 anos http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1294

  49. Calvin Postado em 09/Apr/2015 às 18:04

    Se FHC foi fracasso, Dilma está sendo o quê?

  50. Bira Postado em 11/Nov/2015 às 13:05

    Essa é para emoldurar e afixar em lugar de destaque. Se os seus filhos são jovens, que não acompanharam esse processo, deem-na para que a leiam