Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Ditadura Militar 16/Aug/2012 às 22:44
8
Comentários

Vereador Agnaldo Timóteo defende torturador Brilhante Ustra e a ditadura

Integrante da Comissão da Verdade de São Paulo, Agnaldo Timóteo rasgou elogios ao regime militar

agnaldo timóteo ditadura militar

O vereador Agnaldo Timóteo, que elogiou o regime militar na Câmara de SP. Foto: divulgação

O vereador Agnaldo Timóteo (PR-SP) afirmou ser “insuportável” o trabalho da comissão da verdade paulistana e saiu em defesa do coronel reformado do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra, reconhecido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo como torturador do regime militar (1964-1985).

Na tarde desta quinta (16), em discurso na Câmara Municipal, durante um encontro da comissão, ele afirmou que o país só é o que é por causa dos militares. “Deveríamos colocar a bunda para a lua e agradecer a eles”, disse depois da declaração.

Segundo Timóteo, que já endossou o regime militar em outras ocasiões, o “brilhante torneiro mecânico Lula” e a “contestadora menina Dilma” surgiram desse contexto.

O vereador era membro da comissão (“o único discordante”), mas foi desligado hoje, após o rompante.

Leia mais

‘INSUPORTÁVEL’

Timóteo também criticou a atuação da procuradora Eugênia Gonzaga, convidada para falar sobre sua experiência acompanhando a busca de ossadas em valas clandestinas de cemitérios paulistas, como Perus e Vila Formosa.

“É insuportável a maneira parcial com que todos que vão lá e falam do regime. A procuradora só fala de um lado, não fala daqueles que andaram armados, sequestrados, roubaram mataram.”

Ele diz que guerrilheiros da esquerda também deveriam ser investigados pelo grupo. E que muitos militares acabaram pobres, enquanto ícones esquerdistas hoje são “milionários”.

“Se acharam 1.000 corpos lá [no cemitério de Perus], e descobriram que um era vítima do regime, deveriam perguntar: era inocente ou um terrorista disposto a matar? Então, tem que estar disposto a morrer”, completou.

Em seguida, pediu respeito à “anistia ampla, geral e irrestrita que nos foi presenteada pelo [general] Golbery do Couto e Silva”.

Timóteo disse ter tentando falar com o coronel Ustra por telefone. Gostaria que ele tivesse sido ouvido pela comissão. “Será que foi só o Ustra culpado?”

A procuradora Eugênia define como “contrassenso” a participação do vereador numa investigação com a qual ele não concorda. “Ele começou a adotar postura irônica, rindo de tudo que se falava. Viu uma moça bem jovem acenando com cabeça, mostrando que ela não estava concordando com o que ele dizia. Virou para ela e falou: ‘Você é muito jovem, não viveu [o período militar]. Provavelmente é filha de alguém que morreu na militância e tem que acabar com essa frescura.”

Anna Virgínia

Recomendados para você

Comentários

  1. Alana Postado em 16/Aug/2012 às 23:12

    Em uma palavra, não poderia definir a pessoa do Agnaldo Timóteo. Esse cara me dá nojo. Ele não é digno do oxigênio que inspira. Nem insuportável ele é, pois estaria a mitigar uma definição exata deste calhorda.

    • Carlos Postado em 13/Oct/2013 às 10:52

      Concordo plenamente. Agnaldo Timóteo tem sido um dos que foram para a política para se beneficiar. Não aprovou um projeto de lei e NEM apresentou um projeto que fosse de interesse público. Foi mais um político parasita. Ainda bem que não foi reeleito.

  2. Marcelo Postado em 17/Aug/2012 às 02:19

    O típico picareta que pensa que somos otários, estamos de olho em você seu vendido!

  3. Luciana Postado em 17/Aug/2012 às 08:30

    Oportunista. Gosta da ditadura mas se locupleta dos benefícios do voto livre. A população brasileira tem muito o que aprender ainda...

  4. Lyndy Luca Postado em 17/Aug/2012 às 09:48

    Sinceramente eu não sei o que o povo tem na cabeça para eleger gente dessas! Ter sido cantor, ator, apresentador, palhaço, modelo ou sei lá o que não torna a pessoa minimanente capaz de ser um bom representante do povo, um bom político! Isso não tem nada a ver, independe da profissão da pessoa! Depende, sim, da boa ética, da perspicácia e inteligência para bem representar uma nação, da humanidade dele, enfim, das capacidades plenas de fazer bem o trabalho pelo qual foi designado! O povo é ainda muito ignorante, e só prova isso ao colocar esse tipo de gente (e pelo menos 90% do restante que lá está!) no poder, a falar por eles. Daí, é inevitável: resulta nesses lixos comportamentais...

  5. Rita Candeu Postado em 17/Aug/2012 às 10:21

    Mas esse sujeito é um imbecil, o que esperar? que apoie outro da mesma laia paulista tem essa mania de defender execuções, torturas etc..... e colocar ele na Comissão foi um equivoco - mas já foi corrigido bastou ele abrir a boca

  6. Rafael Postado em 17/Aug/2012 às 14:31

    Essa cara é um merda. Chegou na política através de uma vida artística de merda e agora quer chamar a atenção. Hipócrita de merda! Ele merecia uma sessão de torturas, só para aprender a não falar merda e defender assassinos de sangue frio!

  7. luiz carlos ubaldo gonçalves Postado em 13/May/2013 às 14:24

    Como não conseguia mais fazer grana com a musica resolveu caminhar no meio politico, foi Brizolista de conveniência e Malufista por convicção, tendo inclusive um episodio na baixada Fluiminense no Rio de Janeiro que o próprio Maluf o expulsou do palanque, mostra tua cara pra gente ver quem te paga!