Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mercado 20/Aug/2012 às 21:04
0
Comentários

Veja os bancos que lideram ranking de reclamações no Brasil

O Banco Central soltou um levantamento sobre o número de reclamações feitas, ao BC, contra as instituições financeiras em julho. No ranking, o Banrisul ficou em primeiro lugar entre os bancos grandes, com mais de um milhão de clientes, e o Société Générale liderou as reclamações entre os bancos médios, com menos de um milhão de clientes

banrisul reclamações

Banrisul lidera índice de reclamações, seguido de HSBC, Itaú e Bradesco. Foto: reprodução

Para chegar ao resultado do ranking, o Banco Central recebe as reclamações de clientes e realiza uma análise para constatar se houve descumprimento de normas Conselho Monetário Nacional (CMN). Assim, compõem o ranking apenas reclamações julgadas procedentes e são eliminadas as reclamações infundadas.

E os dados são relativos, isto é, relacionam o número de reclamações recebidas pelo banco com o número de clientes que ele possui para verificar qual instituição tem o maior índice de reclamações. Assim, evita-se que os bancos com mais clientes apareçam sempre no topo do ranking.

Veja os resultados a seguir:

Bancos grandes – mais de um milhão de clientes

Foram registradas 731 reclamações procedentes entre os bancos com mais de um milhão de clientes.

Leia mais

As principais reclamações foram relacionadas à verificação de débitos em conta corrente que não haviam sido autorizados pelo cliente e a irregularidades na conta-salário, como a transferência de valores fora do prazo ou a não abertura da conta após solicitação.

1º Lugar: Banrisul
Reclamações procedentes 25
Número de clientes 2.178.820
Índice* 1,14

2º lugar: HSBC
Reclamações procedentes 59
Número de clientes 5.366.898
Índice* 1,09

3º lugar: Itaú
Reclamações procedentes 217
Número de clientes 24.850.430
Índice* 0,87

4º lugar: Bradesco
Reclamações procedentes 274
Número de clientes 33.817.499
Índice* 0,81

5º lugar: Santander
Reclamações procedentes 156
Número de clientes 23.063.661
Índice* 0,67

Ranking dos bancos médios, com menos de um milhão de clientes

Foram registradas 243 reclamações procedentes entre os bancos com menos de um milhão de clientes. Os bancos médios são aqueles que atuam principalmente no fornecimento de crédito a pequenas e médias empresas, no crédito consignado e em financiamentos de automóveis.

As principais reclamações sobre os bancos médios têm relação com problemas de comunicação, como o descumprimento de prazos para responder dúvidas de clientes e o esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta. Outra reclamação bastante recorrente foi sobre as restrições para operações de portabilidade de crédito.

1º lugar: Société Générale (Bancos Pecunia e Cacique)
Reclamações procedentes 12
Número de clientes 289
Índice* 4,152,24

2º lugar: Banco Bonsucesso
Reclamações procedentes 56
Número de clientes 1.842
Índice* 3.040,17

3º lugar: Banco Intermedium
Reclamações procedentes 38
Número de clientes 1.697
Índice* 2.239,24

4º lugar: Conglomerado BMG (Bancos Cifra, BMG e BCV)
Reclamações procedentes 102
Número de clientes 6.931
Índice* 1.471,64

5º lugar: Banco Panamericano
Reclamações procedentes 35
Número de clientes 2.842
Índice* 1.231,52

Revista Exame

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários