Luis Soares
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Mercado 08/Aug/2012 às 00:54
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Anatel afirma que TIM derruba ligações de propósito

Relatório da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) acusa a TIM de interromper de propósito chamadas feitas no plano Infinity, no qual o usuário é cobrado por ligação, e não por tempo

A agência monitorou todas as ligações no período, em todo o Brasil, e comparou as quedas das ligações de usuários Infinity e “não Infinity”

A conclusão foi que a TIM “continua ‘derrubando’ de forma proposital as chamadas de usuários do plano Infinity”. O documento apontou índice de queda de ligações quatro vezes superior ao dos demais usuários no plano Infinity -que entrou em vigor em março de 2009 e atraiu milhares de clientes.

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O relatório, feito entre março e maio, foi entregue ao Ministério Público do Paraná.

TIM ANATEL

Gráfico. Fontes: Anatel e TIM

“Sob os pontos de vista técnico e lógico, não existe explicação para a assimetria da taxa de crescimento de desligamentos [quedas de ligações] entre duas modalidades de planos”, diz o relatório.

O documento ainda faz um cálculo de quanto os usuários gastaram com as quedas de ligações em um dia: no dia 8 de março deste ano, afirma o relatório, a operadora “derrubou” 8,1 milhões de ligações, o que gerou faturamento extra de R$ 4,3 milhões.

Durante as investigações, a TIM relatou ao Ministério Público que a instabilidade de sinal era “pontual” e “momentânea”.

A operadora citou dados fornecidos à Anatel para mostrar que houve redução, e não aumento, das quedas de chamadas -as informações, no entanto, foram contestadas no relatório da agência.

A Anatel afirma que a TIM adulterou a base de cálculos e excluiu do universo de ligações milhares de usuários com problemas, para informar à agência reguladora que seus indicadores estavam dentro do exigido.

A agência afirma, por exemplo, que a operadora considerou completadas ligações que não conseguiram linha e cujos usuários, depois, receberam mensagem de texto informando que o celular discado já estava disponível.

NOVA PROIBIÇÃO

Com base nos dados, o Ministério Público do Paraná pede a proibição de vendas de novos chips pela TIM no Estado, o ressarcimento de consumidores do plano Infinity no Paraná por gastos indevidos e o pagamento, pela empresa, de indenização por dano moral coletivo.

A TIM já havia sido suspensa no Estado no final de julho, quando a Anatel proibiu as vendas de novos planos das operadoras com maior índice de reclamação em cada Estado. Além do Paraná, onde o índice era de 26,1 reclamações a cada 100 mil clientes, a operadora obteve o pior resultado em 18 unidades federativas.

OUTRO LADO

A TIM afirmou que não foi notificada sobre a ação proposta pela Promotoria do Paraná, mas que “trabalha constantemente para melhoria e ampliação da rede”.

A operadora informou que a rede do Paraná está sendo ampliada e modernizada, com a troca dos sistemas 2G e 3G até setembro de 2012, o que aumentaria a capacidade de rede em 60%.

A operadora questionou o fato de ser a única investigada, “embora os usuários de outras operadoras também estejam insatisfeitos”.

Com Folha de S.Paulo

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Comentários

  1. Camila Postado em 08/Aug/2012 às 10:10

    "Suspeitei desde o princípio", rs....

  2. Franciele K. Postado em 08/Aug/2012 às 12:34

    Eu conversava todo dia com o meu namorado usando o infinity, e sempre caia no mesmo horário de duração.

  3. LILIAN Postado em 10/Aug/2012 às 07:42

    NUNCA TIVE PROBLEMAS COMA TIM MAS ACHO ISSO BEM POSSIVEL,A QUESTÃO SIM É PQ SÓ A TIM? A CLARO É BEM PIOR.......

  4. deuscht Postado em 11/Aug/2012 às 11:26

    As minhas ligações sempre caiam, agora quero saber de a porcaria da TIM vai me i ndenizar..

  5. Marcio Postado em 26/Aug/2012 às 19:28

    EU SEMPRE TIVE PROBLEMA COM TIM INCLUSIVE DENUNCIEI A TIM NA ANATEL DE ALAGOAS AONDE MORO...MINHAS LIGAÇÕES SEMPRE CAI E PRA COMPLETAR UMA PESSOA ME LIGOU DIZENDO SER DONO DA LINHA QUE EU TENHO...HORRIVEL!