Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Geral 14/Aug/2012 às 18:31
2
Comentários

Técnico chinês contesta ouro brasileiro nas argolas e pede investigação

“A medalha de ouro não foi ganha honestamente pelo Brasil”, diz técnico chinês. Treinador do ginasta Yibing Chen, que ficou atrás de Arthur Zanetti na final das argolas, acusa de roubo o primeiro lugar brasileiro

arthur zanetti ouro argolas

Brasileiro Arthur Zanetti ganhou medalha de ouro nas argolas em Londres 2012. Foto: divulgação

Huang Yubin, técnico do ginasta chinês Yibing Chen, chamou o último 6 de agosto de “um dia negro na história da ginástica”. Poderia ser apenas porque o atleta asiático – conhecido como “Senhor das Argolas” e campeão de quatro Mundiais e da Olimpíada de Pequim, em 2008 – perdeu a medalha de ouro na final das argolas para o brasileiro Arthur Zanetti. Mas o “dia negro” não se vale só por uma derrota: Yubin acredita que a vitória brasileira foi desonesta e está pedindo investigação sobre os juízes da prova, de acordo com o site China Daily.

Em carta, o treinador disse que deixar Zanetti subir no lugar mais alto do pódio “não só prejudica a equipe de ginástica chinesa, mas prejudica todos os fãs de ginástica do mundo”. O brasileiro, último a se apresentar na segunda (6), terminou a prova com a nota 15,900, superando os 15,800 de Chen. “Quando eu vi que a nota de Yibing Chen foi apenas 15,800, eu senti uma sensação ruim, porque era uma nota muito baixa pelo que ele merecia por aquela rotina. Senti que, se o brasileiro não caísse, o ouro seria dele. É o ouro roubado de Chen”, afirmou o treinador.

Leia mais

A controvérsia surgiu porque o chinês terminou sua rotina com aterrissagem estável, enquanto o brasileiro deu uma tropeçada – a essa falha, Huang Yubin credita a injustiça. “Eu só posso dizer que essa medalha de ouro não foi ganha honestamente pelo Brasil”. O técnico expressou ainda o desejo de fazer perguntas aos juízes: “Você acha que Chen vai ter outros quatro anos? Você vai se sentir envergonhado quando se lembrar dessa final daqui a alguns anos? Se não, eu só posso dizer que você não é muito diferente de um ladrão”, disse o treinador chinês, revoltado.

EK

Recomendados para você

Comentários

  1. Leandro Coelho Postado em 14/Aug/2012 às 18:59

    O cara tem mesmo que inventar uma desculpa: no mínimo vão arrancar o couro dele com água fervendo e depois jogá-lo num lago gelado para aprender a não ser um perdedor. Depois, vai levar um tiro na nuca e vão mandar a bala pra família pagar...rs. Bem típico dos chineses.... O mais engraçado é o cara achar que roubaram para um garoto talentoso e inocente do interior do Brasil. Se fosse para a Inglaterra ou EUA ainda vai...

  2. Thiago Postado em 15/Aug/2012 às 10:12

    Houve muitos erros de arbitragem nesses Jogos Olímpicos como sempre houveram em outros, infelizmente. No meu entender, fiquei feliz com a medalha de ouro à Zannetti, mas fiquei surpreso pela nota mais alta, justamente por essa falha. Sabe-se que há um rigor extremo em provas do tipo.