Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Racismo não 25/Aug/2012 às 18:16
18
Comentários

Advogado aciona justiça contra personagem racista do Zorra Total

A quem o personagem faz rir? Àqueles que não se comovem com o sofrimento e a luta das mulheres negras brasileiras. E que ainda lhe imputam a responsabilidade pela situação de descuido

adelaide racismo zorra total

Personagem Adelaide. Foto: reprodução

Humberto Adami, em seu sítio

Não há outros personagens negros femininos no programa, e a caricatura só reforça o preconceito contra a mulher negra, pobre e sem trabalho.

Não há escusas para a Rede Globo, nem para o silêncio de grande parte do Movimento Negro brasileiro, e das instituições ligadas ao enfrentamento do racismo no Brasil. Essas imagens levadas ao plano internacional envergonhariam qualquer nacional.

A representação ao Ministério Público, acompanhada de eficiente ação de reparação de dano coletivo, nos moldes do Caso Tiririca & SONY, já passou da hora. Uma insatisfação do quadro do programa pode ser visto aqui.

Leia mais

Não há como se fugir ao debate da “liberdade de expressão, censura, e liberdade artística” , que por certo será levantado, mas sim impor a reparação do dano coletivo, com os rigores de expressiva jurisprudência nacional a respeito.

A quem o personagem faz rir?

Àqueles que não se comovem com o sofrimento e a luta das mulheres negras brasileiras. E que ainda lhe imputam a responsabilidade pela situação de descuido.

Única personagem negra do programa, a Rede Globo sabe perfeitamente onde quer chegar, tanto que no mesmo quadro, incluiu uma mulher índia, que fica sorrindo o tempo todo, de forma infantilizada, reforçando também o preconceito contra indígenas.

Creio que a Globo se prepara para o debate, já sabendo o que virá por aí.

Na verdade, todo o Capítulo VI do Estatuto da Igualdade Racial, a lei 12.288, abaixo reproduzido, vem sendo desrespeitado.

CAPÍTULO VI

DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Art. 43. A produção veiculada pelos órgãos de comunicação valorizará a herança cultural e a participação da população negra na história do País.

Art. 44. Na produção de filmes e programas destinados à veiculação pelas emissoras de televisão e em salas cinematográficas, deverá ser adotada a prática de conferir oportunidades de emprego para atores, figurantes e técnicos negros, sendo vedada toda e qualquer discriminação de natureza política, ideológica, étnica ou artística.

Parágrafo único. A exigência disposta no caput não se aplica aos filmes e programas que abordem especificidades de grupos étnicos determinados.

Art. 45. Aplica-se à produção de peças publicitárias destinadas à veiculação pelas emissoras de televisão e em salas cinematográficas o disposto no art. 44.

Art. 46. Os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica ou fundacional, as empresas públicas e as sociedades de economia mista federais deverão incluir cláusulas de participação de artistas negros nos contratos de realização de filmes, programas ou quaisquer outras peças de caráter publicitário.

§ 1o Os órgãos e entidades de que trata este artigo incluirão, nas especificações para contratação de serviços de consultoria, conceituação, produção e realização de filmes, programas ou peças publicitárias, a obrigatoriedade da prática de iguais oportunidades de emprego para as pessoas relacionadas com o projeto ou serviço contratado.

§ 2o Entende-se por prática de iguais oportunidades de emprego o conjunto de medidas sistemáticas executadas com a finalidade de garantir a diversidade étnica, de sexo e de idade na equipe vinculada ao projeto ou serviço contratado.

§ 3o A autoridade contratante poderá, se considerar necessário para garantir a prática de iguais oportunidades de emprego, requerer auditoria por órgão do poder público federal.

§ 4o A exigência disposta no caput não se aplica às produções publicitárias quando abordarem especificidades de grupos étnicos determinados.

Nada disso tem sido respeitado, nem cobrado, por quem devia estar cobrando, de forma institucional.

Penso que as entidades de mulheres, negras em especial, (mas não apenas essas), possam promover uma representação ao MP, e a ação de reparação de dano coletivo, cujo limites já ultrapassaram o aceitável.

Ação contra personagem Adelaide, do programa Zorra Total

Já foi distribuída a primeira ação civil pública contra a Rede Globo de Televisão, pelo personagem ADELAIDE, de ZORRA TOTAL.

Recebi, anteontem, a cópia da inicial, que aguarda despacho sobre a liminar. Outras ações devem se somar a esta em breve. As entidades de mulheres negras são parte importante deste esforço. Instituições interessadas em somar, favor mandar email para [email protected]

Recomendados para você

Comentários

  1. Rosangela A.da Silva Postado em 10/Sep/2012 às 10:03

    O QUE A rede globo APRESENTA NO PROGRAMA ZORRA TOTAL, NO QUADRO ONDE APARECE O ATOR RODRIGO SANT ANNA , PINTADO DE PRETO , INTERPRETANDO UMA MENDIGA NEGRA, CHAMADA DE ADELAIDE QUE VEM PEDINDO 0,50 CENTARRO DENTRO DE UM METRÔ , E AINDA POR CIMA, É CONDUZIDO POR UMA PERSONAGEM CARICATO DA PRESIDENTE DA REPÚBLICA DILMA ROUSSEFF É DE UM RACISMO HEDIONDO. UM RASCISMO EXPLICITO MOSTRANDO DECLARADAMENTE QUE A rede globo DEFINITIVAMENTE ESCRACHA COM O NEGRO OU MELHOR, COM A MULHER NEGRA. A rede globo NÃO TEM RESPEITO NENHUM COM A MULHER NEGRA BRASILEIRA. ESSE PROGRAMA TEM QUE SAIR DO AR IMEDIANTAMENTE.

  2. Soaroir Postado em 10/Sep/2012 às 12:59

    addendum: que mania q brasileiro tem de falar mal dos seus!!

  3. ANGELINA Postado em 15/Sep/2012 às 07:34

    É E HJ DOMINGO VAMOS VER OS CARAS DE PAU , QUE TB APRESENTARÁ UM DOS ATORES PINTADO DE PRETO. ACHO QUE A REDE GLOBO TÁ SE PORTANDO COMO UM FILHO DE PAPAI: RICO, MIMADO E ACINTEIRO QUE ACHA QUE A JUSTIÇA Ñ PODE COM ELE!!!??? ESTÁ DESFIANDO A JUSTIÇA!!???!!!E ASSUMINDO O SEU RACISMO

  4. jose Postado em 15/Sep/2012 às 21:47

    Interessante vi em muitos blogs ........as pessoas mencionarem que o ator tem origem afro descendente e tal e que as ONGs deveriam se preocupar com outras coisas.... .por que o brasil esta cheio de problemas e se preocupar com isso e uma besteira... Bom certos pontos algumas delas estao certas mas e ai ...............fala de boca cheia que as ONGs estao erradas qualquer um num site de conspiraçao faz ...............mas no final a vc fez sua parte ....................... Hoje tenho 27 anos moro no vale do paraiba .......sofri bulling na escola onde estudava por que so tinha gente de classe media alta .............e tinha uma criançada que nao me respeitava me xingaram me chamavam coisas ruins . entre outras coisas e tudo isso em ...1997 ...............quando falei pra minha mae ir na escola o diretor falava que nao podia fazer nada que tinha que avisa-lo na hora , dos insultos ..............mas eu sempre avisava ele..e mais parecia que ele jogava um pano por cima ......... Entao ai vc acha que nao e racismo ....ate na firma que eu trabalho de nome que eu nao vou falar o pessoal aqui e muitos supervisores e diretores sao racistas... .eu entrei por que ninguem queria o cargo ............. Agora que mais vejo aqui, e quando vem Carioca ,,,,,,, os chefes ja falam de olho nos Cariocas por que sao todos ladrao ................de olho nos Nordestinos por que sao todos assassinos e pilantras ............. ha eu fui pro rio grande do sul num movimento cultural fui vitima de Skinsheads la so nao deu mais rolo por que eu tinha um amigo tubarao la .......que era do movimento ................entao se for ao pe da letra nos paulistas somos todos fascistas os cariocas ladrao os nordestinos pilantra .....os mineiros avarentos e o sul do pais sao todos neo nazistas .................................. A verdade e que aqui msm no Brasil o preconceito e enrustido, na internet vc ve muito valentao mas na vida real eles agem tudo debaixo dos panos NOsso pais tem muitos problemas e verdade o preconceito e um deles ............e sempre sera .........contra tudo gays ,lesbicas ,raça ,religiao .......tudo .............Parabens galera tenho vergonha de ser igual a todos neste mundo,,,,, hum humano hipócrita e arrogante ...tem que jogar uma bomba e explodir todo este planeta quem sabem eles vao diferenciar quem e rico e pobre pelas cinzas idiotas

  5. roberto Postado em 24/Sep/2012 às 11:06

    esta rede globo isto nao tem remedio pegouy edir macedo ,vivem fazendo armacao nas reportagem nao pensando nas consequencia que dano fas para os outros ,sao unas verdadeiro reporter idiotas , antigos sem responsabilidade ,fazem e foda-se nao sao verdadeiros estao perdendo para record,em tudo fazem e eles mesmo riem da merda que fazem acho bom eles se espelharem na record sao uns verdadeiros inbecil

  6. Alex Postado em 25/Sep/2012 às 20:09

    Qualquer lei ordinária está abaixo da constituição federal que garante a liberdade de expressão. Liberdade esta que foi fruto principalmente da esquerda, dos negros, das mulheres... e que agora vai ser destruída em nome das minorias, só que por políticos interessados em homogenizar a ideologia nacional. Eu sou contra! A solução é muito mais simples: protestos contra os anunciantes do programa. O problema é que os movimentos minoritários não estão levando a sério sua responsabilidade. É preciso mudar a cultura , e a força não se faz isso. É ridiculo proibir, e posar de tirânico como fez o Deputado Protógenes hoje querendo proibir um filme porque um urso cheira pó! Esse tipo de comportamento tirânico é que faz todas as pessoas amantes da liberdade se afastarem da esquerda - e posso te garantir que pobre também gosta de sua liberdade. O pior é que este quadro é popular exatamente nas classes que deveriam repudia-lo - novamente reflexo da incopetência dos movimentos sociais?

  7. KÁTYA Postado em 01/Oct/2012 às 18:24

    SEM COMENTÁRIO LONGOS ...QUANDO ALGUEM AI EM CIMA FALA DE HONESTIDADE...E SITA O SAFADO DO MACUMBEIRO QUE VEM EM PELE DE OVELHA O BISPO DE MERDA MACEDO !FALA SÉRIO...

  8. KÁTYA Postado em 01/Oct/2012 às 18:45

    GENTE O NEGRO TAMBEM É RACISTA...QUANTOS NEGROS VOCES CONHECEM QUE SÃO CASADOS COM NEGRAS OU MORENA ????????????????CONHEÇO PESSAS QUE DIZEM QUE É PARA CLAREAR A FAMILIA...É MOLE ?ISSO JÁ VIROU UMA COISA BANAL,ENQUANTO VOCES ESTÃO PREOCUPADOS COM ISSO HOMENS ESTÃO CASANDO COM HOMENS...MULHERES SE CASANDO COM MULHERES...E ADOTANDO CRIANÇAS QUE CABEÇA ESTAS CRIAÇAS TERAM ? ISSO VOCES ACHAM NORMAL !MAS NÃO É, É BIBLICO ISSO !? ENTÃO DEUS FARIA ADÃO E IVO !EU ACHO NOJENTO !TER QUE VÊR DOIS HOMENS SE BEIJANDO SE ESFREGANDO FALANDO FINO ,E ISSO É RACISMO ? NÃO ! E EDUCAÇÃO MORAL,É EDUCAÇÃO RELIGIOSA,VOCES DIZEM O MUNDO ESTÁ EVOLUINDO ...PARA ONDE ?SE ISSO É EVOLUÇÃO EU PREFIRO SER PRÉ HISTÓRICA,O MUNDO EVOLUIUPARA VOCES ,MAS OS CONSEITOS DE DEUS É O MESMO ,ABRAM SEU OLHOS O MUNDO ESTÁ UMA BABILÔNIA ,SE LIGUEM ...

  9. LENO Postado em 03/Oct/2012 às 16:08

    SEMPRE ASSISTI E SO CONTRA ELA SAIR DO AR, E AGORA POR QUE E NEGRA , MULHER E POBRE E RACISMO A NADA A VER.QUANTOS NEGROS RACISTAS EXISTEM POR AI.

  10. isabela atibaia pereira Postado em 22/Oct/2012 às 13:15

    genteeeeeeeee concerteza a adelaide e muito preta mesmo né?mais pelo menos o papel que ela faz e bem melhor que os outros e é muito mais engraçado..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................tchau e ate o proximo comentario

  11. João Postado em 23/Oct/2012 às 16:21

    Liberdade de expressão. Lide com isso.

  12. Taryk Al Jamahiriya.Afro-indigena brasileira Postado em 24/Oct/2012 às 18:55

    A meGaLOBO RACISMO? A violência do preconceito racial no Brasil personagem (Uma negra degradada pedinte com imagem horrenda destorcida e bosalizada é a Adelaide do Programa Zorra Total, Rede Globo do ator Rodrigo Sant’Anna? Ele para a Globo e aos judeus é engraçado, mas é desgraça para nós negros afros indígenas descendentes, se nossas crianças não tivessem sendo chamadas de Adelaidinha ou filha, neta e sobrinha da ADELAIDE no pior dos sentidos, é BULLIYING infeliz e cruel criado nos laboratórios racistas do PROJAC (abrev. de Projeto Jacarepaguá, como é conhecida a Central Globo de Produção) é o centro de produção da Rede Globo que é dominado pelos judeus Arnaldo Jabor, Luciano Huck,Tiago Leifert, Pedro Bial, William Waack, William Bonner, Mônica Waldvogel, Sandra Annenberg Wolf Maya, Daniel Filho e o poderoso Ali Kamel diretor chefe responsável e autor do livro Best seller o manual segregador (A Bíblia do racismo,que ironicamente tem por titulo NÃO SOMOS RACISTA baseado e num monte de inverdades e teses racistas contra os negros afro-decendentes brasileiros) E por Maurício Sherman Nisenbaum(que Grande Otelo, Jamelão e Luis Carlos da Vila chamavam o de racista porque este e o Judeu racista Adolfo Block dono Manchete discriminavam os negros)responsável dirige o humorístico Zorra Total Foi o responsável pela criação do programa e dos programas infantis apresentados por Xuxa e Angélica, apresentadoras descobertas e lançadas por ele no seu pré-conceitos de padrão de beleza e qualidade da Manchete TV dominada por judeus,este BULLIYING NEGLIGENTE PERVERSO que nem ADOLF HITLER fez aos judeus mas os judeusionistas da TV GLOBO faz para a população negra afro-descendente brasileira isto ocorre em todo lugar do Brasil para nós não tem graça, esta desgraça de Humor,que humilha crianças é desumano para qualquer sexo, cor, raça, religião, nacionalidade etc.o pior de tudo esta degradação racista constrangedora cruel é patrocinada e apoiada por o Sr Ali KAMEL (marido da judia Patrícia Kogut jornalista do GLOBO que liderou dezenas de judeus artistas intelectuais e empresários dos 113 nomes(Contra as contra raciais) com o Senador DemóstenesTorres que foi cassado por corrupção) TV Globo esta mesma que fez anuncio constante do programa (27ª C.E. arrecada mais de R$ 10,milhões reais de CENTARROS para esmola da farsa e iludir enganando escondendo a divida ao BNDES de mais de 3 bilhões dollares dinheiro publico do Brasil ) que tem com o título ‘A Esperança é o que nos Move’, o show do “Criança Esperança” de 2012 celebrará a formação da identidade brasileira a partir da mistura de diferentes etnias) e comete o Genocídio racista imoral contra a maior parte do povo brasileiro é lamentável que os judeus se divirtam com humor e debochem do verdadeiro holocausto afro-indigena brasileiro é lamentavel que o Judeu Sergio Groisman em seu Programa Altas Horas e assim no Programa Encontro com a judia Fátima Bernardes riem e se divertem. (A atriz judia Samantha Schmütz em papel de criança no apoteótico deste estereótipo desleal e cruel se amedronta diante aquela mulher extremem ente feia) para nós negros afros brasileiros a Rede GLOBO promove incentivo preconceito raciais que humilha e choca o povo brasileiro.Taryk Al Jamahiriya. Afro-indigena brasileira da Organização Negra Nacional Quilombo - ONNQ 20/11/1970 – REQBRA Revolução Quilombolivariana do Brasil [email protected]

  13. alex Postado em 01/Dec/2012 às 23:52

    nada aver, todos os programas de humor tem personagems brancos como bebados, politicos etc e nem porrisso é considerado preconceito esse advogado ele que deveria ser processado.

  14. wesketty Postado em 10/Dec/2012 às 22:30

    Cara! O q tem a ver uma coisa com a outra! E na record tbm. Tem varios atores branco se passando por negro. Jente e so humor, nada a mais..... Q e isso novinhos.... Agora vem mim dizer q vcs num sorri quando oprograma esta no ar... Avah. mais nunh tem problema eu tbm sou a cara da riquesa. Globo conte comigo po q der e vier.

  15. mislaine Postado em 12/Dec/2012 às 12:53

    um beijo edelaide nao ficasse triste eu e outras pessoas achamos que voce é muito le quem deveria ser processado deveria ser ele que

  16. ALINE Postado em 12/Jan/2013 às 23:22

    OHHHH PAÍS DE MERDA MESMO VIU! HUMOR, LIBERDADE DE EXPRESSÃO, A NOSSA TELEVISÃO É BEM CENSURADA COMPRARA A OUTROS PAISES. VAMOS NOS PREOCUPAR COM QUEM PASSA FOME, JUÍZES DESSE BRASIL, PREOCUPEM-SE COM OS MENORES INFRATORES QUE MATAM, COM HOMENS QUE ESTUPRAM, ROUBAM, COM AS CRIANÇAS VITIMADAS PELO ABUSO SEXUAL....SÓ PORQUE O ATOR SE PINTA DE PRETO E É MULHER QUE ISSO SIGNIFICA PRECONCEITO, ENTÃO SE FOSSE UM HOMEM, ESTARIA TUDO CERTO???? FAÇA MEU FAVOR!!!!!

  17. Thiago Postado em 09/Mar/2013 às 12:31

    Fico satisfeito de saber que não sou a única pessoa indignada com esse personagem. Basta para em frente a uma banca de jornal e ver as capas das revistas. Não há biotipos negros, indígenas, asiáticos ou pardos.