Redação Pragmatismo
Religião 20/Ago/2012 às 14:13 COMENTÁRIOS
Religião

Papas praticavam pedofilia desde o Renascimento, revela livro

Publicado em 20 Ago, 2012 às 14h13

Livro do sociólogo Claudio Rendina vasculha bastidores da Igreja Católica. Italiano já escreveu outros livros na mesma linha, como 'A Vida Secreta dos Papas'

Papas praticavam pedofilia pecados vaticano claudio

Os Pecados do Vaticano revela que papas praticavam pedofilia desde o Renascimento. Foto: divulgação

Soberba, avareza, luxúria e pedofilia, os itens enumerados na capa de Os Pecados do Vaticano [Gryphus, 353 págs., R$ 49,90], são apenas uma amostra dos escândalos que Claudio Rendina, escritor, poeta e historiador descreve em 352 páginas, com lupa de pesquisador e experiência de vaticanista. Lançada em 2009, a obra vendeu 30 mil exemplares em um mês. Não só pelo apelo do título e pelo conteúdo do índice — sete capítulos e apêndice —, mas também pela ficha bibliográfica do autor.

Rendina escreveu, anteriormente, outros livros na mesma linha, entre eles Cardeais e Cortesãs, História dos Segredos do Vaticano e A Vida Secreta dos Papas, sempre com muito sucesso. É um autor que incomoda o Vaticano, mas não deixa de ser respeitado.

Com base em documentos e citações fidedignas, Rendina descreve tramoias financeiras, aventuras sexuais, crimes de homicídio e massacres institucionais praticados por autoridades da Igreja.

Leia mais

Os escândalos vêm desde os primeiros séculos, multiplicam-se na Idade Média e avançam até os tempos modernos. No caso da pedofilia, por exemplo, que incrimina cardeais e papas da época do Renascimento, as denúncias chegam até os dias de hoje.

Ao tratar de assassinatos de pontífices no passado, o autor registra a suspeita de que João Paulo I teria sido envenenado em 1978 numa suposta queima de arquivo. O título do novo livro de Rendina soa um tanto panfletário – o conteúdo, porém, é sério.

Leia também:
Pai que teve filhas estupradas por padre católico busca Justiça
547 crianças de coral masculino católico foram violentadas, revela relatório
Papa aceita renúncia de arcebispo da Paraíba que acobertou pedofilia
Padre culpa crianças por pedofilia: ‘eles seduzem seus agressores’
Pastor pedófilo que jurava ejacular ‘esperma de Deus’ em obreiras é preso
Milhares de crianças foram sexualmente abusadas por 800 membros da Igreja Católica

José Maria Mayrinka, Estadão

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS