Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Saúde 23/Aug/2012 às 23:13
8
Comentários

Medicina cubana: jovens brasileiros agradecem a Cuba chance de se tornarem médicos

Jovens brasileiros agradecem a Cuba chance de estudar medicina

médicos cuba brasil jovens

Cuba oferece bolsas de estudo para estudantes estrangeiros de origem humilde, com o compromisso de servirem seus locais de origem. Foto: reprodução

A jovem brasileira Carina Guimarães agradeceu ao povo e ao governo cubanos a oportunidade que deram a ela e a outros 24 colegas de estudar medicina em Cuba gratuitamente.

“Estou aqui para agradecer ao governo cubano, representado por seus diplomatas no Brasil, a possibilidade de estudar medicina”, disse Carina, em cerimônia realizada na Embaixada de Cuba em Brasília, pouco antes de viajar para a ilha caribenha para começar no próximo ano letivo 2012-2013.

“A melhor maneira de agradecer a Cuba esta oportunidade é nos comprometermos a voltar a nossos lugares de procedência e contribuir na construção, em nossas localidades, de uma verdadeira saúde popular para ajudar os setores que mais necessitam e carecem de atenção médica”, disse.

Leia mais

Na atividade, os 25 jovens brasileiros de 10 dos 27 estados do país (incluindo o Distrito Federal) assinaram o Código de Ética da Escola Latino-Americana de Medicina de Havana e receberam os registros e a certificação que os oficializa como aprendizes da carreira médica.

“Esta cooperação na formação de recursos humanos é fornecida em um contexto muito difícil, como resultado do bloqueio dos EUA contra Cuba por mais de 50 anos e os problemas graves da economia mundial que nos afeta”, indica o Código de Ética em sua introdução.

“Mesmo assim, nossa sociedade tem mantido a sua orientação de humanismo e solidariedade”, ressalta o texto. E lembra que, de 1961 até hoje, formaram-se em Cuba mais de 50 mil alunos de 129 países de todos os continentes, destes, mais de 26 mil de nível superior.

Atualmente, continua ele, estudam em Cuba mais de 30 mil jovens de 121 países e vários territórios ultramarinos, a grande maioria dos quais seguem uma carreira de nível superior.

Por sua parte, o deputado federal do PMDB pelo Estado do Mato Grosso, Victorio Galli, disse à Prensa Latina a importância da oportunidade oferecida por Cuba para estes jovens humildes, carentes dos recursos para estudar medicina.

A encarregada de negócios de Cuba no Brasil, Marieta Garcia, disse que na ilha caribenha não vão encontrar luxos, porque é uma nação do terceiro mundo, mas que socialmente alcançou importantes conquistas em saúde, educação e justiça social que não são apenas para os cubanos, mas são compartilhados com outros povos.

“Essa ação de concessão de bolsas para estudar medicina é um exemplo disso”, exaltou e assinalou que, desde pouco depois do triunfo da Revolução Cubana, em 1 de janeiro de 1959, Cuba oferece bolsas de estudo para estudantes estrangeiros de origem humilde, com o compromisso de, uma vez graduados, servirem aos seus povos.

Prensa Latina

Recomendados para você

Comentários

  1. Matheus Postado em 23/Aug/2012 às 23:40

    Continuem postando matérias sobre Cuba, tem estado tudo muito interessante.

  2. Eliana Postado em 25/Aug/2012 às 12:56

    O Brasil reconhece o diploma Cubano? Há uns meses escutei que o único Estado que autoriza um médico formado em Cuba para trabalhar como tal é o Ceará.

  3. Rogério Postado em 25/Aug/2012 às 15:37

    Como posso concorrer a uma vaga de medicina em Cuba?

  4. marcelo regius gomes bastos Postado em 26/Aug/2012 às 12:40

    POA,26/08/12. Para concorrer a uma oportunidade dessas o candidato, primeiro tem que ter renda familiar baixa e estar militando e acompanhando algum movimento social que o indique.

  5. Filipe Postado em 28/Aug/2012 às 08:04

    Eliana, para trabalhar no Brasil é preciso fazer um exame de revalidação de diplomas antes. Rogério, as vagas de medicina, geralmente, são pessoas indicadas, por movimentos sociais, movimentos políticos, MST, etc.

  6. Alef de la Serna Postado em 05/Oct/2012 às 02:16

    Um diploma de medicina cubano vale mais do q a maioria dessas faculdades capitalistas privadas aki do brasil, ou ateh as publicas tbm

  7. José Postado em 18/Nov/2012 às 23:01

    Olá, tem que estar militando e ser indicado por movimentos sociais?

  8. frei fernancio Postado em 20/May/2013 às 19:10

    Viva a luta do povo cubano e do povo do Ceará, contra a seca, falta de saúde, e de uma situação que joga povo em uma situação fatal! Mas a revolução vem vindo , o povo esta indo estudar em Cuba, e Cuba envia seus médicos ao Brasil!