Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mercado 09/Aug/2012 às 13:55
52
Comentários

'Comemos no McDonald's carne que seria a mais barata para cachorros', diz especialista

Jamie Oliver denunciou uso de hidróxido de amônio pela rede McDonald’s para converter sobras de carne gordurosas em recheio para seus hambúrgueres nos Estados Unidos. A empresa anunciou que vai mudar sua receita de hambúrguer

Após o chefe de cozinha e ativista Jamie Oliver descobrir – e divulgar em seu programa de TV – que a rede McDonald’s utiliza hidróxido de amônio para converter sobras de carne gordurosas em recheio para seus hambúrgueres nos Estados Unidos, a marca anunciou que mudará a receita, segundo informações do jornal Mail Online. “Estamos comendo um produto que deveria ser vendido como a carne mais barata para cachorros e, após esse processo, dão o produto para humanos”, disse Oliver. “Por que qualquer ser humano sensato colocaria carne com amônio na boca de suas crianças?”, questiona.

O processo de conversão da carne é feito por uma empresa chamada Beef Products Inc (BPI), segundo o jornal. O veículo afirma ainda que esse processo nunca foi utilizado no Reino Unido, nem na Irlanda – que utilizam a carne de produtores locais. O McDonald’s negou que tenha sito forçado a trocar sua receita por causa da campanha de Oliver. O jornal diz ainda que outras duas redes de comida rápida, Burguer King e Taco Bell, já tinham sido pressionadas e removeram o hidróxido de amônio de suas receitas.

Na América Latina, a Arcos Dorados, empresa que opera a marca em toda a região, informa que “o aditivo em questão não é e nunca foi utilizado como ingrediente em qualquer processo da cadeia produtiva da marca”. A companhia acrescenta que os hambúrgueres são preparados com 100% de carne bovina e que toda a produção é validada pelas autoridades regulatórias locais.

SIGNIFICADO DE HIDRÓXIDO DE AMÔNIO

O hidróxido de amônio, de fórmula química NH4OH é uma base solúvel e fraca, só existe em solução aquosa quando faz-se o borbulhamento de amônia (NH3) em água.

Hidróxido de Amônio não é considerado cancerígeno pela OSHA.

Resumo de riscos: Nocivo quando ingerido, inalado e absorvido pela pele. Extremamente irritante para mucosas, sistema respiratório superior, olhos e pele.

Efeitos agudos: A inalação pode causar dificuldades na vítima como consequência: espasmos, inflamação e edema de garganta, pneumonia química e edema pulmonar.

Efeitos crônicos: A exposição repetida ao produto pode causar tosse, respiração ruidosa e ofegante, laringite, dor de cabeça, náusea, vômito e dor abdominal.

Agências

Recomendados para você

Comentários

  1. Flavia Monteiro Postado em 09/Aug/2012 às 14:49

    Experimentar a própria merda deve ser melhor do que isso. Pelo amor ... Sério que ainda tem gente que argumenta sobre isso como " ah, mas é gostoso" ?

    • Maria de Lourdes Cardoso Postado em 28/Apr/2016 às 20:36

      O suco de laranja que tomei há alguns anos, porque não entro mais, tinha e continua, segundo informação, com gosto de laranja podre.

  2. Joanne Dourado Postado em 09/Aug/2012 às 14:49

    Falta de respeito com nós consumidores

  3. Higor Postado em 09/Aug/2012 às 15:08

    Que picaretagem! Ainda bem que isso só foi usado nos EUA. Espero que o daqui seja carne mesmo, como foi dito...

    • Chico Lobo Postado em 09/Jun/2015 às 13:39

      inocente útil voce.

    • B. Ferreira Postado em 17/Jun/2015 às 11:38

      inocente útil voce.² kkkkkkkkkkkkkkk

    • José Ruiz Postado em 10/Feb/2016 às 13:05

      inocente útil voce 3

  4. Ana Lucia Postado em 09/Aug/2012 às 15:57

    Eu q nao me arrisco. Não vou no Mc/Burguer King nem de graça.

  5. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 10/Aug/2012 às 00:39

    Trabalhei na Mc Donald's um bom tempo e posso dizer duas coisas : - O lugar explora o trabalhador DEMAIS. - Não confio em NADA que eles produzem.

  6. Alana Postado em 10/Aug/2012 às 11:42

    eu nao arrisco mais...a ultima vez que comi nessa lanchonete, passei muito mal. Nunca mais depois dessa.

  7. LURDINHA Postado em 10/Aug/2012 às 18:04

    HOJE COMIDA EM GERAL E FEITA EM GRANDE ESCALA. ESSES REDES DE ALIMENTOS RAPIDOS, TODAS SEGUEM O MESMO PADRAO,NA VERDADE COMEMOS LIXO E ACHAMOS QUE SOMOS CHIQUE. SANTA IGNORANCIA!

  8. HELIO MEL Postado em 10/Aug/2012 às 18:19

    TÁ CUM A BIXIGA ! DEIXE EU COMENDO MINHA MACAXEIRA FRITA COM JABÁ ! OXE !

  9. HIGOR Postado em 17/Sep/2012 às 22:24

    nem acredito quando meu pai me levava no shoping pra lanchar e o e perguntava onde tu quer lancha no MCDONALDS

  10. NOELI Postado em 14/Oct/2012 às 15:51

    NÃO GOSTO DE NADA DO MCDONALDS DESDE QUE MEU AMIGO TRABALHOU LÁ E ME CONTOU UMAS COISAS QUE VIA LÁ DENTRO , FALTA DE HIGIENE .O POVO VAI PELAS EMBALAGENS QUE SÃO BONITAS , SÓ PAGAM O LUXO .NOELI

    • Estevan Postado em 16/Sep/2013 às 19:54

      Desde quando McDonald's é luxo? Rs

      • Chico Lobo Postado em 09/Jun/2015 às 13:43

        pode não ser luxo, mas pagar 70% a mais num mesmo sandwiche que vc pagaria muito menos em qualquer outra lanchonete, se não é luxo é desperdício, alem de comer uma gororoba que a cada dia surgem novos escândalos reveladores desse lixo que eles enfeitam como comida.

    • Absalon Alves Postado em 25/Aug/2015 às 15:42

      É verdade!Lá vai somente os otários da lasse média baixa e alta, porque pobre se vira em casa comendo um ovo frito com farinha. Irônico não!? O pobre se alimenta enquanto o Rico come MERDA!!!! ..... Deus escreve certo por linhas tortas!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrs

  11. Alexandre Postado em 04/Nov/2012 às 16:02

    O pior que nos EUA é lanchonete de pobre, já no Brasil é classe média, e custa caro por algo de qualidade duvidosa, passo longe de Mc, depois de comer hambúrgueres descente, volta a comer Mc nem pensar.

  12. joao lemes Postado em 01/Dec/2012 às 17:51

    enquanto tiver trouxa para consumir essas pocarias eles agradecem bem feito. idiotas so por causa do nome burg mc beef o bom mesmo e ovo bife salada arroz isso sim e comida

  13. alanndacostalima Postado em 05/Dec/2012 às 15:00

    verdade trabalhei lar . sei ker norjera e la dentro o pessoal de lar nao tem higiene nenhuma

    • Emerson Postado em 22/Nov/2013 às 15:49

      ola, eu to fazendo um trabalho de Gestao de Pessoas o Mac, poderia me falar um pouco como é? quanto tempo trabalhou lá? respeitosamente. Emerson F Mendonça - email : [email protected]

  14. Diego Souza Postado em 05/Dec/2012 às 23:12

    Como Medico Veterinário posso afirmar com toda a certeza que 99,9 % das carnes processadas utilizadas por esses festfoods são produtos advindos de aproveitamento condicional (carne refugada nos matadouros frigoríficos que não tem qualidade para ser vendida refrigerada em cortes).

    • Míriam Pinheiro de Cerque Postado em 22/Feb/2016 às 11:05

      Se tudo isso é verdade,por que a Vigilância Sanitaria ignora?Eu sempre tive minhas dúvidas e suspeitas do Mc.

  15. Christian Postado em 09/Dec/2012 às 11:06

    Aff nada aver. trabalho no McDonald's eles sao super rigorosos com higiene de 15 em 15 minutos temos q higienizar as maos e braços nao podemos ter unhas grandes usar pircing enfin todos os dias eles confere unhas uniformes limpos enfin..... isso e uma plhaçada suas... la so tem produtos de qualidade enfin nada a reclamar.......... McDonald's e o melhor restaurante do mundo direto vai fiscal la e cempre somos aprovados.

    • Guidi Postado em 24/Apr/2014 às 13:37

      idiota. Tá ganhando quantos mc feliz pra falar isso??? já viu produzindo os hamburgers? ja viu processar a carne? NAO! pq chega tudo em caixas fechadas e só abrem na hora de cozinhar... higienizar as mãos e ter os uniformes limpos não significa NADA!

    • Chico Lobo Postado em 09/Jun/2015 às 13:46

      puxa saco é complicado...

    • Netto Postado em 27/Nov/2015 às 13:37

      Então há "higiene" das mãos pra vender merda? Não entendi. Não consumo mais essas porcaria nem do Mac nem de nenhuma outra lanchonete. Pra mim é tudo porqueira. Uma vez fui pedir uma salada no Mac e fiquei decepcionado: sem graça, insossa, sem azeite nem vinagre, uma bosta. Desde aí eu preparo minha própria salada em casa e nem passo mais na frente desses chiqueiros.

  16. Percival Postado em 20/Dec/2012 às 13:48

    Pra trabalhar no McDonalds precisa ser analfabeto?

  17. Rodrigo Postado em 31/Dec/2012 às 16:52

    Haha, pelo visto precisa sim, ser analfabeto para trabalhar na McDonald's. Quando inocência Christian.

  18. Marcio Postado em 31/Dec/2012 às 19:22

    O Christian tá tirando onda, galera...conheci várias pessoas que trabalharam nessas lanchonetes, e TODOS me disseram que existe sim falta de higiene, produtos de qualidade duvidosa, e muita, mas muita exploração dos trabalhadores. Essas porcarias só vendem porque muita gente, infelizmente, ainda acha que é sinônimo de status frequentar esses lugares; não estão interessadas na qualidade do produto, pagam mais caro porque querem se exibir mesmo - como se frequentar esses lugares fosse nos dias de hoje sinônimo de status. Vai passar por exibicionista e burro ao mesmo tempo.

    • paulo Postado em 28/Jan/2016 às 15:51

      Não é A toa que eles só contratam jovens começando no mercado de trabalho, assim evitam reclamação de escala, salário, condições de segurança. O MCDONALDO como gostava de chamar um amigo escritor que se recusava a falar no sentido IANQUE. E LIXO O TIOZINHO DO CCARRINHO DE LANCHE FAZ MELHOR E MAIS GOSTOSO. Kkkkk

  19. anderson Postado em 31/Dec/2012 às 21:33

    nunca gostei dessas porcarias, agora entao...ahhh...muiito mais um lanchinho do tio da esquina, caprichoso e so carne de primeira.. mac, burg king, habibs?? passo longe.....

  20. CASM Postado em 01/Jan/2013 às 22:50

    Não é por ser caro,tenho certeza que é por ser barato pois um povo que gosta de levar vantagem em tudo normalmente leva no c. e ainda sai contando vantagens. Num pais onde a prioridade não é a Educação e Agricultura, mas sim a geração de miséria e indivíduos sem deveres mas com muitos direitos. O custo de produção no pais é muito alto aliado a altos impostos falta de mão de obra especializada resulta em produtos e serviços inadequados .

  21. GENIVALDO Postado em 08/Feb/2013 às 12:22

    ESSE McDonald´s NÃO ESTÁ USANDO CARNE DE BOI É CARNE DE PORCO MISTURADA COM A DE CAVALO. SE FIZER UM EXAME DE DNA NAS CARNES VAI SER COMPROVADO.

  22. Mathias Postado em 28/May/2013 às 19:54

    olha eu sempre comi no mc..mas não pra ter status igual dizem eu achava gostoso lá, agora eu como no BK se faz mau ou não eu não to nem ai, só sei que eu como e f0das.

    • Chico Lobo Postado em 09/Jun/2015 às 13:52

      igual a cocaina que os trouxas compram pra cheirar... mistura de anestésico de dentista com remédio pra tirar sono... e zero por cento de cocaina, mas o trouxa vai nas bocas e compra aquela porcaria pra cheirar porque já se viciou em colocar alguma porcaria no nariz, e nem se importa mais o que lhe oferecem. O mesmo se dá com alguns viciados nessa porcaria de fast food, que é um veneno tão mortal para o sistema circulatório quanto a cocaina, e mesmo assim as bestas viciadas vão lá e consomem como se isso os tornassem integrantes de uma sociedade enlatada num mundo de fantasias e doenças a longo prazo.

      • Smith Postado em 28/Dec/2015 às 15:33

        vc esqueceu do pó de mármore...

  23. Roberto Postado em 24/Jun/2013 às 13:03

    mas e bom ! todo mundo fala mal ai mas vai no mc não fiquem se fazendo! vao toma no cu de vcs!e quem acha erro de portugues que va toma no cu tambem pois nao to escrevendo para nem um papa ou presidente é pra gente burra e inutil que fica o dia inteirro no fece rindo dos memes! seus vagabundos! e quem disse que nao da pra comer carne de cavalo ou de porco!!! se tem, nego que come ate ratao do banhado!!!

  24. Pedro Menchik Postado em 14/Jul/2013 às 13:48

    Não há problema nenhum com o uso de hidróxido de amônio. Entenda: http://alimentandoadiscussao.wordpress.com/2013/02/26/mc-donalds-x-jamie-oliver/

  25. PEDRO Postado em 31/Jul/2013 às 18:35

    MANO, NA MORAL, EU ADORO A COMIDA DO MC, E NAO COMO POR SER CLASSE MEDIA, NEM POR CAUSA DA EMBALAGEM... O PESSOAL FICA FALANDO MAL PRA CARALHO DA COMIDA MAIS CONTINUA COMENDO! NUNCA PASSEI MAL E SE ALGUEM POR ACASO JA PASSOU E UM PURO BAITOLA! EXISTEM TANTAS COISAS Q NÓS COMEMOS E NÃO FALAMOS NADA, AGORA VAI VIR ME DIZER PRA N COMER UM FAST FOOD? AH.. FALTA DE COISA PRA FAZER!!

  26. fabrizio Postado em 12/Sep/2013 às 14:06

    nao acredito eu sempre gostei de i la qundo meu tio me perguntava aonde eu queria come e era sempre no mcdonald depois dessa eu pensei mcdonald nao presta e nunca vai presta

  27. Indignado Postado em 09/Oct/2013 às 15:14

    Se lá é assim imaginam o que não fazem por aqui

  28. vera silveira Postado em 23/Oct/2013 às 18:26

    Resumo: é a maior porcaria.

  29. Átila Postado em 06/Jan/2014 às 00:20

    Se Mcdonalds fizesse bem para saúde todos comeriam lá.Primeiro que nem faz então galera arrisque! Quer se fuder então coma lá.Era magro engordei tanto comendo essas porras que pesava 170kg hoje tudo mudou então galera façam uma academia,comam coisas saudáveis para a vida de todos vocês prolongarem mais sem doenças no futuro devido à gorduras!Abraços galera não sejam otários!Viva o bem estar...

  30. Paulo Figueredo Postado em 08/Jan/2014 às 10:18

    Se vissem o tipo de sobras de "carnes" que é utilizado para fabricar o hamburguer definitivamente nunca comeriam isso.... não é carne, é um amontoado de restos e aparas, muitas vezes fétida, tratadas com os mais diversos produtos químicos para que fique clara, sem cheiro e sem micróbios.

  31. Bruna Postado em 30/Sep/2014 às 02:12

    Queria um big mac agora.

  32. Antonio Palhares Postado em 08/Jun/2015 às 15:44

    Como nunca gostei desta porcaria, poque vivo graças a Deus em um país onde pode-se comprar carne e fazer um churrasco.Nada melhor que o nosso feijão com arroz,bife ou picadinho, salada e uma fruta. Sem contar um pastel de feira e um caldo cana espumoso com limão ou abacaxi na feira do CERET.

  33. Reginaldo Postado em 16/Dec/2015 às 20:32

    Bobagem pura a alegação do cozinheiro e todos seguem. É inquestionável a baixa qualidade do que é servido nessas grandes redes. Os parâmetros de higiene, por mais q sejam certificados, são questionáveis, sobretudo quando se envolvem grandes corporações e vultosos lucros. Lucram-se bilhões, enquanto são comprados políticos e agentes públicos por milhões. A carne, advinda de bovinos criados em confinamento, é sujeita a diversos agentes patológicos.Todavia, a amônia é sim empregada no processamento da carne, mas é utilizada como bactericida. A quem interessar, basta assistir o filme "Food Inc.".

  34. Rafael Postado em 20/Dec/2015 às 09:38

    Ja conheci um profissional que trabalhou no frigorifico que faz a carne do mc donalds e ele disse que a carne é 100% bovina de boa qualidade. Grande mal das criticas é a desconsideração da complexidade dos assuntos. Supondo que o mc donalds use filet mignon nos hamburgueres e nao aplique amonio no processo. Ai todos esquecem de onde vem o gado, qual sua alimentacao e tratamento dado durante sua vida e abate, qual o impacto ambiental, existe trabalho escravo na fazenda? Considerando só o problema "alimentacao" entao sugiro a todos que pesquisem sobre as racoes que o gado come. Abços

  35. Pedro Postado em 22/Dec/2015 às 11:23

    Exploração do trabalho acontece em muitos lugares, não só no MC Donalds, a maioria dos funcionários são menores de idade, devido aos baixos salários oferecidos, o tal do 1º emprego. minha esposa e alguns amigos já trabalharam lá, a exigência com a higiene é constante. Reclamação de ex-funcionário virou verdade absoluta agora? Faz me rir, quantos funcionários elogiam seus antigos empregos, especialmente os demitidos? Os que afirmam que o hamburguer é feito de restos, que apresentem as fontes e as provas, pois me lembro de lendas que diziam o mesmo ser feito de minhoca kkkkkkk Alguém lúcido imagina quanto de minhoca seria necessário pra produzir tanto hamburguer? E o custo disso? Mas muitos acreditavam e afirmavam que isso era real. Não me surpreende também que um cozinheiro renomado queira puxar a sardinha para seu lado, o dos restaurantes, quem estão do lado oposto ao das redes de fast food. Enfim, é lógico que não é saudável comer lanches, todos sabemos disso, não é uma dieta balanceada e nem rica naquilo que nosso organismo necessita, mas daí a dizer tanta asneira há uma distância enorme. A tanta ignorância entranhada nas pessoas, que discutir tais temas é sempre tenso. Muitos se acham os donos da verdade e porque não concordam com determinada opinião, recorrem a ofensas e argumentos vazios para tentar modificar a opinião de outros. Neste caso específico, eu gosto e esporadicamente como, e é problema meu, pago com meu dinheiro e nada devo a ninguém. respeito quem não coma, e não dou a ninguém o direito de me desrespeitar. Ví alguns dizendo que quem come lá come merda, mas alguns diriam o mesmo de quem come carne de porco por exemplo, ou aves alimentadas com hormônio que mais parecem borracha, ou vegetais cheio de agrotóxicos... É uma discussão enorme e sem fim... Simples assim.

  36. Anonimo Postado em 07/Jan/2016 às 16:41

    fico agradecido por ter em minha mão um burguer do MC e não um revolver para atirar em minha própria cabeça!

  37. Marco Sousa Postado em 10/Jan/2016 às 02:16

    Não sei porque, essa multinacional, da gastronomia do "indigerível" iria colocar (carnes de 1ª qualidades) para uma HORDA DE IMBECIS que frequentam seus restaurantes e lanchonetes. Melhor (comer qualquer coisa em um mosqueiro de esquina) do os produtos da McDonald’s!. Bem feito, que os otários comam as (porcarias) dessa empresa!.