Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Religião 07/Aug/2012 às 00:24
15
Comentários

Homem preso por admitir ser ateu no Facebook agradece solidariedade internacional

O indonésio Alexander Aan foi condenado a dois anos e meio de prisão por ter ‘escrito mensagens ateístas’ na sua página do Facebook

alexander aan ateu

Alexander Aan já apanhou de presidiários por não acreditar em Deus.

O indonésio Alexander Aan (foto), 31, agradeceu o apoio que tem recebido de livres pensadores de vários países, entre os quais o Brasil, Estados Unidos, Colômbia, Rússia, Alemanha, Japão, Dinamarca, Suécia e Canadá.

No começo do mês passado, um amigo que o visitou na prisão lhe falou sobre as manifestações internacionais de solidariedade. “Agradeço o apoio e o amor”, disse Ann. “Sem isso eu me sentiria muito só.”

Em janeiro, após sofre ameaça de linchamento, Aan foi preso por ter escrito no Facebook que “Deus não existe” e ter publicado artigos e desenhos animados sobre Maomé.

Em junho, com base na lei da blasfêmia, ele foi condenado a cumprir pena de 2,5 anos de prisão e a pagar multa equivalente a R$ 22 mil. Ele teve de ser transferido de prisão porque apanhou de detentos por não acreditar em Deus.

Leia mais

Carlos A. Diaz, presidente da AAI (Atheist Alliance International), disse que Aan perdeu o emprego e foi condenado simplesmente por expressar a sua descrença. O indonésio era funcionário público.

A AAI está recebendo doações para pagar os advogados de defesa de Aan, que vão tentar tirá-lo da prisão antes do término da pena. Eles estão pedindo clemência, que é um recurso previsto na lei da Indonésia.

A entidade também está ajudando a manter a família do rapaz e pretende lhe dar uma bolsa de estudos quando sair da prisão.

O link para doações é http://www.atheistalliance.org/support-aai/donate.

Paulopes

Recomendados para você

Comentários

  1. Valdemir Joel Farias Postado em 07/Aug/2012 às 00:35

    Dará "Graças a Deus" quando for libertado?

  2. Aluska Postado em 07/Aug/2012 às 00:46

    Por que daria?

  3. Éder Augusto Postado em 07/Aug/2012 às 01:14

    Também queria uma bolsa de estudos...

  4. Vera Postado em 07/Aug/2012 às 21:43

    A Indonésia, um país de maioria muçulmana, sempre foi um dos países islâmicos mais tolerantes. O crescimento do radicalismo que também chega lá, começa a mudar isso. Uma pena, que ao invés de evolução, haja regressão. Manifestação internacional de apoio ao rapaz é importante para contrabalançar um pouco esse crescente radicalismo de intolerância no mundo.

  5. Luiz Fernando Postado em 09/Aug/2012 às 00:22

    Esse é exatamente o tipo de país que algumas pessoas querem ver no Brasil. Sei que é chover no molhado, mas sempre digo que é lamentável que tenha tantos focos de retrocesso social no mundo, e é igualmente lamentável que haja tantas pessoas apoiando esse retrocesso.

  6. Heero Yuy Postado em 24/Aug/2012 às 16:18

    quem nao gosta, problema, nao to aqui pra agradar a ninguem e luto pelo direito a liberdade de todos.

  7. Henrique Postado em 24/Aug/2012 às 16:19

    É, a religião e Deuses só trás desgraça mesmo para a humanidade !

  8. ARTHUR Postado em 24/Aug/2012 às 16:23

    EU ACREDITO NOS DEUSES ASTRONAUTAS...VEEENHAM ME BUSCAR E ME LEVEM PARA O UNIVERSO

  9. Karen Mazzello Postado em 24/Aug/2012 às 16:25

    ABSURDO prende-lo por ser ateu! Ateismo é se libertar de uma crença que só nos deixa em um cabresto! Ser preso por livre expressão de pensamento? Ridiculo!

  10. Emerson F. de Paula Postado em 25/Aug/2012 às 06:53

    Pelo que entendi da matéria publicada, ele foi preso mais por ter publicado artigos e desenhos animados sobre Maomé do que por dizer que é ateu.

  11. Emerson F. de Paula Postado em 25/Aug/2012 às 06:58

    Para os muçulmanos é mais grave criticar Maomé ou o Alcorão, do que dizer que é ateu.

  12. Renato Postado em 30/Aug/2012 às 10:11

    "É, a religião e Deuses só trás desgraça mesmo para a humanidade !" É isso o que os religiosos dizem sobre o ateísmo...

  13. Paloma Postado em 24/Sep/2012 às 15:42

    Aposto que se ele tivesse um CNPJ e templo aberto mesmo que fosse Religião da Não Religião ,não estaria preso.

  14. aNonYmOuS Postado em 01/Nov/2012 às 14:11

    Melhor ser ateu e ter a mente aberta, livre pensamento do que ser religioso e viver sob o domínio das igrejas falando que se vc não amar a deus vc vai queimar numa chama eterna... Essa é a coisa mais ridícula que eu ja ouvi.

  15. Cecilia Postado em 10/Nov/2012 às 09:31

    Toda e qualquer forma de fanatismo, seja de ordem religiosa ou agnóstica, é prejudicial. Eu acredito em Deus e sou casada com um homem que é ateu, e daí? Ele é feliz na descrença dele e eu na minha crença, o mais importante é a tolerância e o respeito pela opinião do outro, pois nem ele nem eu somos donos da verdade.