Redação Pragmatismo
Compartilhar
Meio Ambiente 21/Aug/2012 às 10:41
85
Comentários

Crimes da Nestlé são acobertados por autoridades e imprensa brasileira

As águas turvas da Nestlé: Se a grande imprensa brasileira, misteriosa e sistematicamente, vem ignorando o caso, o mesmo não ocorre na Europa, onde o assunto foi publicado em jornais de vários países, além de duas matérias de meia hora na televisão

Ao invés de aplicar multas, governo de Minas Gerais é condescendente com Nestlé

Há alguns anos, a Nestlé vem utilizando os poços de água mineral de São Lourenço para fabricar a água marca PureLife. Diversas organizações da cidade vêm combatendo a prática, por muitas razões. As águas minerais, de propriedades medicinais e baixo custo, eram um eficiente e barato tratamento médico para diversas doenças, que entrou em desuso, a partir dos anos 50, pela maciça campanha dos laboratórios farmacêuticos para vender suas fórmulas químicas através dos médicos. Mas o poder dessas águas permanece. Médicos da região, por exemplo, curam a anemia das crianças de baixa renda apenas com água ferruginosa.

Para fabricar a PureLife, a Nestlé, sem estudos sérios de riscos à saúde, desmineraliza a água e acrescenta sais minerais de sua patente. A desmineralização de água é proibida pela Constituição.

Cientistas europeus afirmam que nesse processo a Nestlé desestabiliza a água e acrescenta sais minerais para fechar a reação. Em outras palavras, a PureLife é uma água química. A Nestlé está faturando em cima de um bem comum, a água, além de o estar esgotando, por não obedecer às normas de restrição de impacto ambiental, expondo a saúde da população a riscos desconhecidos. O ritmo de bombeamento da Nestlé está acima do permitido.

Leia mais

Troca de dutos na presença de fiscais é rotina. O terreno do Parque das Águas de São Lourenço está afundando devido ao comprometimento dos lençóis subterrâneos. A extração em níveis além do aceito está comprometendo os poços minerais, cujas águas têm um lento processo de formação. Dois poços já secaram. Toda a região do sul de Minas está sendo afetada, inclusive estâncias minerais de outras localidades.

Durante anos a Nestlé vinha operando, sem licença estadual. E finalmente obteve essa licença no início de 2004.

Um dos brasileiros atuantes no movimento de defesa das águas de São Lourenço, Franklin Frederick, após anos de tentativas frustradas junto ao governo e à imprensa para combater o problema, conseguiu apoio, na Suíça, para interpelar a empresa criminosa. A Igreja Reformista, a Igreja Católica, Grupos Socialistas e a ONG verde ATTAC uniram esforços contra a Nestlé, que já havia tentado a mesma prática na Suíça.

Em janeiro deste ano, graças ao apoio desses grupos, Franklin conseguiu interpelar pessoalmente, e em público, o presidente mundial do Grupo Nestlé. Este, irritado, respondeu que mandaria fechar imediatamente a fábrica da Nestlé em São Lourenço. No dia seguinte, no entanto, o governo de Minas (PSDB) baixou portaria regulamentando a atividade da Nestlé. Ao invés de aplicar multas, deu-lhe uma autorização, mesmo ferindo a legislação federal. Sem aproveitar o apoio internacional para o caso, apoiou uma corporação privada de histórico duvidoso.

Se a grande imprensa brasileira, misteriosa e sistematicamente, vem ignorando o caso, o mesmo não ocorre na Europa, onde o assunto foi publicado em jornais de vários países, além de duas matérias de meia hora na televisão. Em uma dessas matérias, o vereador Cássio Mendes, do PT de São Lourenço, envolvido na batalha contra a criminosa Nestlé, reclama que sofreu pressões do governo federal (PT), para calar a boca. Teria sido avisado de que o pessoal da Nestlé apóia o Programa Fome Zero e não está gostando do barulho em São Lourenço.

Diga-se também que a relação espúria da Nestlé com o Fome Zero é outro caso sinistro. A empresa, como estratégia de marketing, incentiva os consumidores a comprar seus produtos, alegando que reverte lucros para o Fome Zero. E qual é a real participação da Nestlé no programa? A contratação de agentes e, parece, também fornecendo o treinamento.

Sim, é a mesma famosa Nestlé, que tem sido há décadas alvo internacional de denúncias de propaganda mentirosa, enganando mães pobres e educadores, para substituir leite materno por produtos Nestlé, em um dos maiores crimes contra a humanidade.

A vendedora de leites e papinhas “substitutos” estaria envolvida com o treinamento dos agentes brasileiros do Fome Zero, recolhendo informações e gerando lucros e publicidade nas duas pontas do programa: compradores desejosos de colaborar e famintos carentes de comida e informação. Mais preocupante: o governo federal anuncia que irá alterar a legislação, permitindo a desmineralização “parcial” das águas. O que é isso? Como será regulamentado?

Se a Nestlé vinha bombeando água além do permitido e a fiscalização nada fez, como irão fiscalizar agora a tal desmineralização “parcial”? Além do que, “parcial” ou “integral”, a desmineralização é combatida por cientistas e pesquisadores de todo o mundo. E por que alterar a legislação em um item que apenas interessa à Nestlé? O que nós, cidadãos, ganhamos com isso?

É simples. Sabemos que outras empresas, como a Coca-Cola, estão no mesmo caminho da Nestlé, adquirindo terrenos em importantes áreas de fontes de água. É para essas empresas que o governo governa? Uma vergonha!

nestle

Carla Klein, Correio da Cidadania

Recomendados para você

Comentários

  1. Alana Postado em 21/Aug/2012 às 11:43

    Uma vergonha mesmo. Odeio qualquer modalidade de monopólio. Acredito que essa prática de desmineralização se caracteriza por adulteração de um produto, já que o fabricante propagandeia um produto "natural", ou seja, água mineral, suponho que seja os sais minerais naturais da água. Alguém do Direito, se manifeste nos comentários. Eu agradeço.

    • Biza Postado em 23/Sep/2013 às 08:17

      Respondo neste comentário para que o link da petição online fique mais visível. https://secure.avaaz.org/po/petition/Pelo_fim_da_exploracao_das_aguas_de_Sao_Lourenco_pela_Nestle_Waters/sign/?aIVyTab

  2. Leandro Coelho Postado em 21/Aug/2012 às 11:59

    Sugiro um boicote aos produtos da Nestlé.

    • Deyse Postado em 23/Oct/2013 às 18:27

      eu ia agorinha mesmo sugerir isso...o meu já começou, não foi a primeira podreira que ouço sobre a Nestlé.

    • C. Lopes Postado em 14/Nov/2013 às 13:39

      concordo plenamente

    • conceição araujo Postado em 01/Jan/2014 às 15:01

      Eu também, é só espalhar logo pra todo mundo que eles estão nos envenenando. Deixa eles se lascarem, se não tiver quem compre eles ficarão pobres.

    • Helena Postado em 10/Jan/2014 às 22:27

      eu também

    • Cristie Postado em 13/Jan/2014 às 14:29

      Eu também sugiro um boicote nacional dos produtos dessa Nestlé. Estão nos tratando como ratos de laboratório. Na minha casa, nenhum produto Nestlé não vai entrar mais. Fiz isso com outras marcas e vou fazer o mesmo com ela.

    • Luis Antonio Polato Postado em 16/Jul/2014 às 08:31

      Simples é só não comprar os produtos em questão, que as empresas param com isso rapidinho. Se depender do governo intervir esquece!!!

  3. Vanessa Postado em 22/Aug/2012 às 11:14

    Matéria importante que nos mostra como as grandes empresas atuam em solo tupiniquim, mas seria interessante apontar quais foram os jornais internacionais que veicularam essas denúncias.

  4. Edmar Galvino Postado em 22/Aug/2012 às 15:16

    Boa tarde. Sou morador de São Lourenço. As denúncias dos crimes da Nestle por aqui são realizadas desde 2004, pelo que me lembro, e até agora nada mudou. A empresa tem muita influência com os governos federal, estadual e com a mídia em geral. Não há perspectiva positiva de que haja alguma mudança. Os abusos ambientais continuarão, porque empresas deste porte são praticamente intocáveis no Brasil.

    • Carlos Alberto Monteiro C Postado em 30/Sep/2013 às 10:08

      Boicote geral aos produtos da Nestle e Coca-Cola.

    • Maria Aparecida Postado em 28/Nov/2014 às 11:43

      Por que não ir nesses programas sensacionalista, (Hoje em dia, com Russo Mano) e botar a boca trombone? Aproveite a maré de baixaria que assola o Brasil......

  5. Conceição Simões Postado em 22/Aug/2012 às 16:53

    Não vamos mais comprar produtos da Nestlé, e quando voltar a são Lourenço, que adoro, não irei ao parque, para não ficar conivente com essa bandalha.

    • Désirée Postado em 08/Feb/2014 às 20:43

      Faço isso, eu também farei

  6. DAVID P R GONCALVES Postado em 23/Aug/2012 às 08:39

    NÃO COMPRO MAIS DESSA AGUA NESTLE, E O QUE DER PRA EVITAR DE OUTROS PRODUTOS DA MARCA TBM. E O POVO DA CIDADE DE SÃO LOURENCO FICA CALADO??? FALA AI GALERA!!!!!FOGO NEH.... O QUE DEVE TER DE FAMILIA SOBREVIVENDO COM UM SALARIO MINIMO QUE GANHA DA EMPRESA......EITA, AQUI O GOVERNO NOS FORCA A SER ESCRAVOS E ACEITAR MUITA COISA.....O QUE FAZER???? ALGUEM TEM UMA IDEIA!!!!!?????

  7. franklin medeiros Postado em 23/Aug/2012 às 11:57

    hoje é a Nestle, ninguem fala de outras marcas duvidosas que estão no mercado apesar das constantes reportagensque a TV mostra, aqui no Brasil.

  8. cibele Postado em 23/Aug/2012 às 14:31

    Vergonhoso!!!!! e obrasil ainda se acha primeiro mundo, primeiro so se for em governo safado, corrupto que nao se importa nem um pouco com o povo. Por isso o povo tem de parar de votar nesta cambada de sem vergonha. Cibele 23 de agosto de 2012

  9. Enaldo Oliveira Postado em 23/Aug/2012 às 21:23

    O Brasil não merece esse tipo de comportamento, o povo brasileiro tem reagir contra isso. Parabens pelo post http://ecoinf.com.br

  10. John Postado em 24/Aug/2012 às 07:58

    "Água Química" ... Quanta besteira ... Toda água é química ... Quanto a reportagem, apesar de me parecer tendenciosa, passa importância. Infelizmente no país do mensalão nada será feito. Se citou que é proibido pela legislação, cite qual lei. Assim seu texto ficará mais confiável.

  11. wagner Postado em 24/Aug/2012 às 10:32

    o processo de desmineralização no é tao simples, acredito que seria mais barato vender a agua natural do que manipular, é estranho, a nao ser que eles tenham intenção de prejudicar a massa. eu nao compro mais nada nestle.

  12. Dinio Postado em 24/Aug/2012 às 11:44

    Alarmados !?... Então assistam ao Documentário " BLUE GOLD - WORLD WATER WARS " baixar em "www.documentarioscensurados.com , com o BIT TORRENT, é tranquilo, e aconselho assistirem no computador é melhor para as legendas , pausar e voltar; Neste Doc. voces verão a gravidade da questão da água , e a urgência de mobilização e pressão aos políticos , se tivermos pelo menos compaixão por nossos filhos e gerações futuras. Lembrem-se, povo informado não é escravo ! Por isso querem calar a WWW, ...MEGAUPLOAD...WIKILEAKS ...e outros mais, abraço.

  13. JUUAREZ TOMEONI LOPES Postado em 24/Aug/2012 às 16:41

    Alem de um BOICOTE aos produtos da nestlê , sugiro FICAREM ATENTOS COM RELAÇÃAO AOS POLÍTICOS DE MINAS FILIADOS AO PSDB, INCLUISIVE O SR. AECIO NEVES QUE PRETENDE CANDIDATAR-SE Á PRESIDENCIA DA REPUBLICA NAS ELEIÇÕES DE 2014.

  14. Silva Postado em 24/Aug/2012 às 17:08

    Já tive a infelicidade de trabalhar na Nestlé Waters. Eles vendiam a São Lourenço como uma água naturalmente gaseificada, mas retiravam a gaseificação natural e gasificavam artificialmente com carbonato. É uma empresa que institucionalizou o assédio moral e coopta o poder público e partidos políticos onde estiver. Seu principal concorrente é a também suíça Danone (talvez por isso a polêmica tenha sido mais forte por lá). Eles dormem pensando como vencer a Danone...

    • Désirée Postado em 08/Feb/2014 às 20:46

      A briga é de leões, mas as sobras são para os ratos! Que fazer?

    • alexia Postado em 26/Mar/2014 às 01:32

      Mas qual seria o interesse de "tirar" a gaseificação natural e inserir a artificial? Pela lógica do mercado não seria mais barato ao natural?

    • Reinaldo Soares de Souza Postado em 23/Dec/2014 às 21:50

      Silva,mas porque fazem isso,não há um custo maior.Qual a razão ? Lembro=me da água São Lourenço,quando ia-mos para cerqueira Cezar e era vendida nos trens restaurantes.Para nós criança era forte.

  15. Camilo Postado em 24/Aug/2012 às 19:13

    Eu não entendi porque a Nestlé prefere pegar uma agua "ruim"e fazer a desmineralização do que investir numa fonte já boa. E gostaria de saber se as pessoas que precisam desta água mineral especial podem compra-la... A Nestlé poderia muito bem vender esta água. Não entendo porque que não seria do interesse da empresa... Se alguém souber responder, agradeço

  16. Minerim Postado em 24/Aug/2012 às 20:17

    Nestlé Bandida! Não vou mais comprar nada que tenha seu selo empresa do mal. Aqui em São Lourenço isso é tão abafado que eu nem sabia da gravidade. Nestlé dos infernos!

  17. José Antônio Teodoro Postado em 25/Aug/2012 às 09:35

    É para político(com trocadilho e tudo!...) fazer não fiscalizar coisas desse tipo que o cidadão vota? Greve de eleitores já!...

  18. tania Postado em 26/Aug/2012 às 09:52

    Faz muitos anos que boicoto NESTLE... ACORDEM!

  19. joao costa Postado em 27/Aug/2012 às 14:12

    E com certeza não é só isso que está aparecendo. Resido na cidade de Palmeira das Missões ,Rs,onde a Nestlé tem um ponto de coleta de matéria prima,onde não ocorre industrialização.Caminhões tanque que saem de Palmeira das Missões com destino a outras unidades da federação,sabe-se aqui ,que saem carregados de agua de poços artesianos profundos(Aquífero Guarani)e com destino a outras unidades da Nestlé.A desculpa para isso seria:Para não voltar vazio!Alguma coisa muito estranha está acontecendo não acham???

  20. Marcelo Postado em 27/Aug/2012 às 19:42

    " o governo de Minas (PSDB) baixou portaria regulamentando a atividade da Nestlé...", a reportagem bem que poderia ter publicado o nome do governador em questao, uma vez que estamos em epoca de eleicao, assim estaria prestando um servico ao povo!

  21. Leo Germani Postado em 28/Aug/2012 às 12:50

    Po... a materia diz um monte de coisa e não tem nenhum link externo para as coisas que cita?

  22. Moderação Postado em 29/Aug/2012 às 08:01

    Bom dia, Links externos relacionados ao tema: http://www.bbc.co.uk/radio4/facethefacts/transcript_20050722.shtml http://www.babymilkaction.org/press/press2march06.html Abaixo, artigo científico publicado pela USP que trata da questão: http://www.iea.usp.br/iea/textos/waterlat/trabalhos/7.pdf

  23. Andre Junior Postado em 30/Aug/2012 às 19:02

    Parabéns pela matéria, temos que fazer as pessoas saírem da alienação das propagandas.Sugestão de mobilização: Juntem um grupo de pessoas que não se conformam com a situação, discutam bem as questões e estratégias para ação. Multipliquem as idéias, colham as opiniões e montem novos grupos que façam a mesma coisa, usem e abusem da internet para denunciar. Espero que cheguem ao ponto de fazer várias manifestações públicas denunciando a empresa e a cumplicidade dos políticos.

  24. libertarioanonicmo Postado em 31/Aug/2012 às 02:23

    Um detalhe também que toda a agua mineral gasta um plastico danado e o plastico normalmente solta quimicos na agua.A maioria tem um ph MENOR que 7 , algumas tem impurezas a mais.E os preocupados com o fluor também não devem tomar pois a maioria tem fluor também.

  25. Marilia Postado em 04/Sep/2012 às 07:32

    No meu site www.acquasul.com,vcs podem não só acompanhar, a escassez de água no mundo e suas implicações,como também toda a luta contra a Nestlé desde 2001 pelas ONGS.No link águas minerais a direita em cima vcs póderão acessar documentos,fotos e toda a temeridade que é uma multinacional,explorando água nobre,diferenciada e mais que isso ,a maior concentração de águas minerais especiais do mundo.Por enquanto Cambuquira está conseguindo ficar sem essa extração enlouquecida,verdadeiro estupro da mãe terra,que acontece em São Lourenço.

  26. Pit Velho Postado em 02/Oct/2012 às 15:33

    Muito sinistra essa estória. Quem era o governador à época do ocorrido? É possível verificar o estado da fonte natural gasosa São Lourenço para apurar os fatos?

  27. Juliano Andrade Postado em 04/Dec/2012 às 22:45

    A forma que mais pode incomodar uma empresa protegida e intocável com a Nestlé é mexer no faturamento, ou seja, o BOICOTE. Seja no consumo pelos produtos, seja pelos serviços prestados à empresa. Toda empresa que visa lucrar passando por cima de tudo e todos, sem ética, sem valores, deve ser BOICOTADA. Sou de Cambuquira-MG, cidade do circuito das águas, é inacreditável o que aconteceu em São Lourenço-MG, devemos proteger com todas as forças o bem natural que pertence a todos, e que é a maior riqueza do mundo!

  28. lika Postado em 05/Dec/2012 às 19:06

    aonde será que o Brasil vai parar, se é que vai parar, com tanta podridão autorizada. Acorda povo brasileiro.

  29. fiver Postado em 06/Dec/2012 às 14:45

    Não acredito nisso ,é coisa desses vegetarianos alucinado.

  30. Adriano Postado em 15/Dec/2012 às 11:03

    Como cidadão, e profissional da área ambiental, ficou indignado em ler um artigo como este. Os capitalistas do mundo inteiro só conhecem uma lei, a redução dos seus lucros, pois isso de fato os preocupado. Na Alemanha fizeram um boicote ao Macdonald's por usarem soja em seus produtos oriundos de região desmatada da Amazônia. E isso deu certo! Vamos fazer o mesmo com os produtos da Nestlé. Nas prateleiras dos supermercados estão cheias de produtos das empresas concorrentes. Alguns com qualidades idênticas ou superiores a da Nestlé. Vamos fazer a nossa parte!

  31. Cláudia Postado em 16/Dec/2012 às 01:40

    Assistam o filme "The corporation" pode ser encontrado no you tube, lá vcs verão que são todos iguais as grandes corporações só visam lucro e ponto. Pagam altas multas, ou até mesmo suborno, e estão destruindo as reservas naturais,contaminando solo, água e ar, usando mão de obra infatil, escrava, utilizando agrotóxicos em excesso, hormônio nos animais e tudo mais que vcs possam imaginar quem ler esse comentário perca alguns minutos assistindo o filme The corporation e vcs verão que a coisa é mais complicada do que parece ser, e melhor é que lá mostra o nome de várias empresas, que praticamesse tipo de atitude.Isso que está sendo falado da nestle aqui não é de espantar perto de tudo que vemos no filme.

  32. Isadora Postado em 19/Dec/2012 às 18:26

    Poderíamos propor uma ação popular, pegar assinaturas do país inteiro, conforme manda a Constituição Federal e achar algum político que nos desse força para uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade).

  33. Professora Postado em 10/Jan/2013 às 19:11

    Moradora de São Lourenço, indignada com o que a Nestlé fez com a nossa água. Quase todas as fontes não jorram mais, apenas escorre um fiozinho de nada. Dá dó ao lembrar da fartura que era. A mídia local até tentou mas foi engolida pelo poder e, os 2 últimos mandatos foram ocupados por prefeitos, ou cupincha de governador ( inclusive está com mandado de prisão por improbidade admistrativa) ou o reeleito hoteleiro que só pensa na demanda imediata de turistas em detrimento do bem mais precioso da cidadenós sanlourencianos somos o povo mais passivo que já vi. Resultado: tudo o que a Nestlé queria.

  34. Jack Postado em 26/Jan/2013 às 08:39

    Pra quem quiser, olha o contato de um dos diretores globais da Nestlé: [email protected]

  35. Danilo Postado em 28/Jan/2013 às 01:31

    A matéria falha em algumas coisas e não esclarece claramente outras. Primeiro: quem concede e fiscaliza o direito de exploração de fontes de água mineral não é o estado e sim o Departamento Nacional de Produção Mineral, uma autarquia federal. Segundo: portaria regulamenta leis já existentes, ou seja, não é um documento ditador que confere direitos a uma determinada empresa. E se realmente o governo de Minas baixou uma portaria, que beneficia a Nestlé indiretamente, ela deveria ser "linkada"na matéria.

  36. Ravi Postado em 18/Feb/2013 às 11:07

    ABSURDO! Outro fato não comentado é uma água supostamente mineral a coca cola "fabrica" mas quando se olha no rótulo, tem: -" Água purificada por osmose reversa", Estão vendendo água filtrada como se fosse água mineral!.

  37. Francy Magalhaes Postado em 18/Feb/2013 às 20:54

    E meu povo....O tronco so mudou de aspecto......E a lei aurea, foi mesmo assinada? Porque os senhores Feudais continuam, a coelba , dis que tinha irregularidades e me mandou uma conta de 1946 reais nos faz pagar o que eles querem e nao adianta discutir, A Embasa dis que voce tem um vasamento, e no final....Foi erro do sistema....Sera que esse sistema nunca era ao nosso favor?///////////////////

  38. Lee Postado em 24/Apr/2013 às 23:03

    Em um estado capitalista, legisla-se em favor dos capitalistas. Simples assim! Na verdade, os homens e mulheres, que supostamente deveriam nos representar, estão pouco se lixando para nós. E o povo NÃO SE REVOLTA! Gente, paz é o caralho. Eles só vão parar de abusar do homem comum no dia em que tiverem suas cabeças cortadas e espetadas em estacas!

  39. Ana Postado em 26/Apr/2013 às 18:52

    Gente vamos nos mobilizar para salvar as águas de São Lourenço,elas são do povo brasileiro é de todos nós,elas são remédio que Deus nos deu, ela cura doenças,vamos todos reunir mais de mil assinaturas e entrar com ação popular(ação direta de inconstitucionalide) contra esse crime que o governo de minas (lesa pátria) e a nestlé estão fazendo contra o direitos dos brasileiros de terem a água mineral da cidade de São lourenço uma das melhores do Brasil.Meu tel.(21)9995-3115 CORAGEM DEUS ESTÁ CONOSCO

  40. Elisabeth Adami Postado em 08/May/2013 às 23:32

    Eu fiquei sabendo que a Coca Cola tinha sido expulsa da India, justamente pelo fato das perfurações.Deixando várias cidades sem agua.Acontece que nosso pais, todo mundo abbaixa para qualquer empresa que vem de fora e extermina com o solo, danificando lençois de água.Cabe a nois POVO saber votar.As eleições estão chegando.Cancele seu voto.Vamos limpar o nosso Pais dessa quadrilha que usurpa todas as nossas riquezas naturais,.Eles querem dinheiro no bolso ? Já tem o bastante e vamos fazer força para colocar todos fora do esquema de corrupção.Bandalha de fora ´Nestle, Coca-cola-Monsanto, que está distribuindo sementes transgênicas no nosso solo.Deus nos ajuda, mas precisamos lutar tambem.

  41. Marta Postado em 27/May/2013 às 21:00

    Torço pra que em algum dia esse complô entre imprensa/empresários/politica chegue ao fim :/

  42. Paulo Postado em 24/Jul/2013 às 23:12

    Onde esta a fiscalização do Departamento Fiscalizador como: CETESB,e outros orgãos competentes assim como a analise feita pelo LABORATORIO FEDERAL? após isto estar aprovados é que se pode exercer a comercialização.

  43. Sergio Postado em 25/Jul/2013 às 22:50

    fonte?

  44. Maria Postado em 01/Aug/2013 às 01:38

    Olha que curioso: a página brasileira, da USP, citada pela "moderação" não existe mais.... (http://www.iea.usp.br/iea/textos/waterlat/trabalhos/7.pdf) Já as páginas estrangeiras não têm problema nenhum de acesso: http://www.bbc.co.uk/radio4/facethefacts/transcript_20050722.shtml http://www.babymilkaction.org/press/press2march06.html

  45. Ionilda Postado em 01/Aug/2013 às 09:49

    Confiamos na marca. Mas, empresários "terceirizam" o nome e não a "qualidade" do produto do sócio...Aqui no Brasil já teve até pílula de farinha...o que levou n mulheres a engravidarem e sem a menor condição de criar seus filhos. Excesso de confiança é que nos colocam no topo do povo "ingênuo". Aff.

  46. Hélio Araújo Silva Postado em 01/Aug/2013 às 17:22

    Petição: Secretaria Nacional dos Povos Indígenas. No futuro os seus netos for pesquisar no GOOGLE. Eles vão lhes perguntar: - Oh! Vovô, por que você não deu conta desse extermínio lento dos índios? E sua consciência vai sentir gosto amargo em saber que os índios por mais 500 anos sofreu injustiça, violência e opressão e outras brutalidades. O Brasil de hoje, se transformou num exemplo de democracia para a América Latina. Mas, persiste esta chaga concreta que nos denigrem como Nação Desenvolvida. Portanto, uma criação de uma Secretaria Nacional dos Povos Indígenas. http://www.avaaz.org/po/petition/Secretaria_Nacional_dos_Povos_Indigenas/?fgsJddb&pv

  47. Deia Postado em 02/Aug/2013 às 07:04

    Por este e outros motivos que o Brasil nunca será uma grande potência como Alemanha por exemplo, que combateu e combate até hoje o nazismo e se levantou depois de uma enorme guerra perdida!!

  48. M Ramos Postado em 08/Sep/2013 às 18:58

    Já deixei de comprar os produtos da Nestlé após tomar conhecimento dessas "irregularidades".

  49. Marilia F. Giorgetti Postado em 13/Sep/2013 às 16:04

    Não podemos contar com os poderosos e sim com cada um de nós, conscientizados da gravidade de que nos foi exposta; temos que boicotar os produtos Nestlé. Há outros produtos que podem substitií-los. Depois que se perde a confiança, dificilmente aceitamos as desculpas....Temos que agir!

  50. joao Postado em 24/Sep/2013 às 16:36

    Seria tão simples se aplicassem nossas leis de forma séria. ... lamentavel neste país tudo se vende......

  51. neuzanete Postado em 25/Sep/2013 às 14:28

    como está esta situação hoje? Algo mudou ou ainda devemos divulgar nas redes sociais como uma matéria atual??

  52. celso xavier da rosa Postado em 13/Oct/2013 às 08:47

    Lamnetável o que está acontecendo com as Águas São Lourenço.Considerada pela suas propriedades naturais, uma das melhores águas do mundo.Exemplo: a água que vem gaseificada naturalmente, tem um teor de bicabonato de sódio bastante elevado.Ainda é usada para tratamento de problemas estomacais.Infelizmente, sua exploração foi cair na mão de uma multinacional, cujo objetivo imediato é apenas o lucro, a exemplo de outras corporações internacionais. Pergunto: onde estão nossos políticos de todos os partidos, sem execeção que não querem enxergar esta exploração, cuja tendência ´´e o esgotamento destas reservas naturais.Pessoalmente, não uso os produtos da Nestle. Que a população de São Lourenço acorde contra esta exploração desenfreada do seu solo, dotado de uma melhores águas do Brasil.

  53. Gervásio Rosa Postado em 12/Nov/2013 às 12:58

    Essa atividade criminosa da Nestlé é apenas uma de muitas documentadas no filme "Bottled Life": http://www.bottledlifefilm.com/index.php/home-en.html

  54. Ed Hu Postado em 29/Nov/2013 às 23:57

    Relatório de 2004 http://www.freshwateraction.net/content/nestl%C3%A9-stealing-water-brazil

  55. Joel Postado em 06/Jan/2014 às 13:34

    É muito fácil e simples. Basta não comprar nada da marca Nestlé. Só compra quem quer.

  56. Cassia Postado em 06/Jan/2014 às 22:41

    Há muito tempo não compro produtos Nestlé. A intuição me diz para não utilizá-los.

  57. Silvia Postado em 10/Jan/2014 às 19:18

    A reportagem menciona Coca Cola, que foi pioneira na exploração da mais pura água da Serra do Japi, no interior paulista. Na época da instalação da indústria (meados dos anos 1990?) houve intensa luta dos ambientalistas para evitar isso, que foi infrutífera. Hoje não só Coca Cola mas um polo industrial está lá, usufruindo da melhor água de uma área ambiental que era nosso patrimonio.

  58. Anônimo Postado em 13/Jan/2014 às 12:12

    Lembrando que "Cientistas europeus afirmam que nesse processo a Nestlé desestabiliza a água e acrescenta sais minerais para fechar a reação. Em outras palavras, a PureLife é uma água química." não significa nada. Não tem o menor valor científico. Eu gosto muito desse site, mas vocês precisam tomar mais cuidado ao pesquisar matérias de tecnologia ou ciência.

  59. Carlos freit Postado em 13/Jan/2014 às 20:30

    Na Suiça o povo foi as ruas. O monopolio das águas vai arrancar todo o salário de um trabalhador. É só aguardar...

  60. Nelson Brasil Postado em 28/Jan/2014 às 01:09

    voces sabiam que a Nestle, compra cacau da Costa do marfim, na Africa, e que é utilizada maõ de obra infantil escrava, e ela e o governo africano sabem disso e não ligam , fingem que não sabem e ganham bilhões de dolares e não tão nem ai, está na hora de boicotar tambem o chocolate fabricado por esta empresa.

  61. clau Postado em 06/Feb/2014 às 16:14

    Não vou comprar mais nem um produto da Nestle agua bebo do filtro !!!!

  62. Fred Postado em 09/Feb/2014 às 18:32

    A Nestle faz parte do plano de dominação sionista e disso ninguém fala...

  63. Marcos Pereira Postado em 14/Mar/2014 às 08:08

    Bem, se os Mineiros da bela região das águas minerais do sul de MG estão indignados. que façam algo, como por exemplo, bloquear a entrada dos trabalhadores à engarrafadora. Se programarem bem creio que muitos cariocas e paulistas atenderam ao brado vindo desta querida região.

  64. sara Postado em 16/Mar/2014 às 08:46

    Há muitos anos que se reclama da Nestlê, do problema das águas!! e se falou na época que foi por causa das enchentes !! a empresa podia dar sua opinião sobre este artigo!!, porém tenho a minha dúvida se parque e as águas estivesse melhor nas mãos da Prefeitura um exemplo é saúde de São Lourenço etc.

  65. Felipe Postado em 16/Apr/2014 às 17:44

    A Nestlé é exemplo negativo, desde o leite radioativo da época Collor... todos os casos muito nebulosos, não há muita fonte de informação, com certeza as oligarquias dos grandes meios de comunicação comem muito chocolate de graça...

  66. Guidi Postado em 24/Apr/2014 às 13:27

    fazer protesto, parar de comprar, bla bla bla... só discurso... NINGUÉM, repito, NINGUÉM (e dasafio a me mostrar), que disse que vai parar de comprar produtos Nestlé, relmante pára. É como dizer "vamos parar de ver a GLOBO" e etc. Sempre vai ter um grupo de recalcados filhos da mãe que não vão atender aos clamores. E isso desanima os percursores... sendo assim, vamos parar com esse dirscursinho demagogo, pfv.

  67. Guilherme Postado em 02/Jun/2014 às 08:46

    Não dá pra querer que uma matéria seja levada a sério usando expressões como "água química".

  68. Bruno Postado em 02/Jun/2014 às 13:00

    Por isso que a água"mineral" da Nestlé é tãoi ruim.Aquela porcaria tem gosto de quinino.Melhor comprar minalba

  69. Roberto Perez Postado em 02/Aug/2014 às 16:54

    Em São Lourenço os valentes moradores enfrentaram o poder da Nestlé e a saga de um prefeito talhado pela transnacional exatamente para beneficiar o empreendimento. O tal Nega Véia era capacho da Nestlé e não fossem Luciana Lee, Osmar, Alba Militão, Márcio Bomtempo, Franklin Frederick, Paulino e o pessoal da ONG Movimento de Cidadania Pelas Águas, a cidade estaria alguns metros mais baixa, tamanho era o volume do bombeamento. A tal Pure Life, que nós chamamos de Pure Lie, não era apenas uma água morta, mas um negócio extraordinário feito com os minerais de uma região que concentra mais de dez tipos diferentes de água de propriedades medicinais e tem maior teor de minerais concentrados ppm. Há ali elementos químicos que barateiam o enriquecimento de elementos radioativos e são enviados para a Suíça como escória e de lá ganham endereços nem sempre pacifistas. Francklin Frederich, André Trigueiro e Sérgio Abranches estiveram lá e sabem disso. Fui de encontro à essa luta desigual (e até hoje sofro as consequências disso), depois de 'bater' na Nestlé e nas advogadas do poderoso escritório de advogados Burson-Marsteller (veja em http://www.imprensa.org.br/12enai.htm). Vale citar que hoje somos saqueados na foz do rio Amazonas, quando os navios-tanque enchem os lastros e os porões com água doce, levando tudo para a Europa, onde é tratada e polida. A Nestlé não gosta de concorrentes e contrata laboratórios corruptos para adulterar análises bioquímicas, adulterar laudos e plantar provas nas lavras de menor poder econômico. Fizeram isso no RJ, na Recanto das Águas, em Cachoeiras de Macacu em uma edição do Fantástico. Depois compram a preço de banana e monopolizam esse mercado vital. Meu abraço ao povo de São Lourenço.

  70. Ilha Postado em 05/Sep/2014 às 19:27

    Lamentável o comportamento da Nestlé, deveria nos respeitar, pois nossa comida está em suas mãos, comida que damos aos nossos filhos. Achei esta notícia estarrecedora, certamente não vou consumir mais produtos da marca.

  71. Luiz Parussolo Postado em 09/Apr/2015 às 01:53

    A Nestlé adquiriu grande parte das fontes de água mineral e potável do Brasil e a Coca-Cola também tem grande participação no nicho. Tudo tem a ver com a exploração capitalista de nossas reservas aquíferas para os mercados internacionais escassos em recursos hídricos e dados esses interesses animalescos já tramita um projeto de emenda à constituição, smj, pela privatização das águas. Estão entregando nosso território aos bandidos estrangeiros e também estamos em mãos de bandidos e a sociedade brasileira precisa reagir e tomar o país das mãos dos larápios que dominaram os Três Poderes e as Instituições estamos ficando escravos e objetos dentro de nosso território em nome do neoliberalismo e do comunismo.

  72. Aracelli Postado em 23/Apr/2015 às 22:31

    Estou indignada! Nunca mais comprarei produtos da Nestlé!!!

O e-mail não será publicado.