Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2012 30/Aug/2012 às 21:40
12
Comentários

Chico Alencar: 10 perguntas que você precisa fazer para definir seu voto em 2012

“A política anda muito degenerada. Mas na solidão da cabine temos a chance e a obrigação de dar uma resposta a tudo isso”

chico alencar 2012 eleições

Chico Alencar. Foto: reprodução

Por Chico Alencar

Em 2010, completei minha ‘maioridade’ como eleitor, ao ter votado pela 18ª vez – oito delas em mim mesmo… Exerço esse direito duramente recuperado e cumpro esse dever cidadão desde os tempos em que o voto era escrito em cédula de papel.

Aprendi que votar é teclar um desejo. Não um desejo pessoal, individual, menor, mas um desejo social, gregário, coletivo. Por isso, preparo-me para o dia da eleição – dia sempre de emoção, pelo tanto que custou à minha geração essa conquista – com aplicado trabalho da razão. Aprendi a estabelecer critérios para digitar na urna eletrônica os meus candidato(a)s.

Combino a experiência de estudante, professor e eleitor. Nada de amizade, parentesco ou ‘boniteza’: para definir meu voto, sempre faço perguntas e decido a escolha de acordo com as respostas que dou a elas – ou melhor, que os candidato(a)s dão. Para esta, municipal, já estou indagando o seguinte:

1 – qual a história de vida do(a) candidato(a) no que se refere à sua atuação social; quando e em que nível já esteve dedicado a alguma ação de interesse público?

2 – a honestidade em sua vida pregressa é inquestionável?

3 – quais são as principais linhas programáticas de seu partido, quais suas figuras públicas mais conhecidas e seus valores ético-políticos?

4 – como o(a) candidato(a) pretende contribuir para superar os graves problemas da desigualdade social, da irresponsabilidade ambiental, das várias violências, dos preconceitos?

5 – como considera os servidores públicos, sem os quais não administra, e que relação pretende ter com eles, subordinada ao dever maior de sempre a servir à população?

6 – como se posiciona em relação aos recorrentes escândalos nacionais de corrupção, e que papel seu partido tem no combate a esses crimes e aos políticos que os cometem?

7 – quem está financiando sua campanha, e com que objetivos, considerando que, em geral, empresas não fazem ‘doações’ e sim investimentos?

8 – como ele está desenvolvendo sua campanha: pelo convencimento através de ideias, projetos e causas, buscando o voto de opinião, ou na base da compra de votos, da promessa de emprego, vaga na escola, leito em hospital e outras formas do crime de captação de sufrágio?

9 – quais suas propostas concretas para as políticas públicas mais importantes na cidade, os recursos e as maneiras de implementá-las?

10 – como considera o povo de quem busca o apoio: como massa de manobra, tola, a ser dirigida, ou como cidadania ativa, cuja consciência, informação e participação permanente deve se estimular?

Leia também

Faço as mesmas indagações na escolha de quem vai me representar – não substituir! – na Câmara de Vereadores. Acrescentando o questionamento sobre seu compromisso em fiscalizar o Executivo, e não ser ‘pau mandado’ dele. Mesmo se o governo for de seu partido ou coligação.

Assim a escolha fica mais fácil? Talvez mais difícil, pois pouquíssimos candidato(a)s e partidos responderão de forma positiva a essas questões. A política anda muito degenerada, cheia de propaganda enganosa. Mas na solidão da cabine, na frente da urna eletrônica, temos a chance e a obrigação de dar uma resposta a tudo isso.

Recomendados para você

Comentários

  1. Neuro Postado em 31/Aug/2012 às 10:55

    Tá Bom!!! Que c/o Voto eu vou Conseguir Mudar Tudo!!! Tá Bom, que c/uma Urna Eletrônica cuja Proposta e Fidelidade de Resultado mais me Parece uma Afronta eu Conseguirei Alterar o Quadro de um Sistema tão bem Implantado já há Séculos onde minha Existência é mero Olho p/Botar nessa Máquina toda... Não me Insultem!!!

  2. Zullega Postado em 31/Aug/2012 às 11:19

    "A Ilusão da Representatividade Política"

  3. fabricio spinoa Postado em 31/Aug/2012 às 11:29

    um candidato que promove o ABORTO e CASAMENTO GAY como o CHICO ALENCAR não merece voto de ninguém

  4. Lamentável Postado em 02/Sep/2012 às 13:31

    ok então... continua votando nesses tucanos fdp!

  5. carlos fernando leme franco Postado em 19/Sep/2012 às 20:33

    TEMOS O DEVER DE SEGUIR ORIENTAÇAO DE CHICO ALENCAR, QUEM NAO LEVAR A SERIO, PAGAMOS O PREÇO O BRASIL SO FICA NA BASE DA FALCATRUA E HORA DE VER A VIDA PREGRESSA DO CANDITADO ISTO E MUITO IMPORTANTE E O QUE ELE VA SER( QUANDO ELEITO ) C U I D A D O, C U I D A DO, NAO TEM RETORNO. SO DEPOIS DE QUADRO ANOS OU MAIS.

  6. carlos fernando leme franco Postado em 19/Sep/2012 às 21:33

    TENHO DEVER DE DEFENDER UM PATRIMONIO QUE MINHA FAMILIA COMEÇOU MEU AVO CORONEL JOSE LEME FRANCO E MANOEL LEME , ORLANDO LEME FRANCO AJUDARAM E FIZERAM MUITO POR LEME SP NAS MAOS DE VAGAO ESTA EM BOAS MAOS BRASIL

  7. carlos fernando leme franco Postado em 20/Sep/2012 às 09:42

    AVISO AOS NAVEGANTES , NAO BRINCA COM DINHEIRO PUBLICO, TRABALHEI 30 ANOS NO SETOR DE COMPRAS DE ORGANIZAÇAO FEDERAL , FAZIA EMPENHO, CARTA CONVITE, MAPA COMPARATIVO, TERMO DE ADJUDICAÇAO E MUITO MAIS TER NORMAS A SER SEGUIDA NAO SAI DA DO REGULAMNTO QUE VC CABA PRESO.

  8. Jean Postado em 06/Oct/2012 às 12:16

    Concordo plenamente que o voto, na verdade, é “A Ilusão da Representatividade Política” como disseram acima, num comentário mais que perfeito. Porém, muitos nem merecem mais que isso, pois deixam de votar em um candidato pois ele promove o casamento gay, como também citado em um comentário acima. Ou seja, que igualdade uma pessoa com um preconceito desses deseja se ela mesma deixa de votar em um candidato que promove a igualdade?

  9. Romero Nascimento Postado em 26/Oct/2012 às 13:19

    É triste ver em um local onde pessoas de mente aberta poderiam discutir, pessoas que ainda defendem ideias retrógradas como a proibição do casamento homossexual. Sem quer parecer radical, mas esses que defendem essa ideia são os mesmos que defendiam a proibição do casamento interracial.

  10. carlos fernando leme franco Postado em 02/Jan/2013 às 08:34

    NAO ESTOU PEDINDO VOTO PARA CHICO ALENCAR APENAS , SEGUINDO UMA CONDUTA A ESCOLHER SEU CANDIDATO, JAMAIS VOTAREI EM CANDIDATO QUE E A FAVOR ABORTO.

  11. EDEMIR OLIVEIRA BAPTISTA Postado em 20/May/2014 às 12:40

    Eu questionava sobre toda derrocada que envolve a nossa sociedade. Mas hoje penso ser a educação causadora deste alarde de violência . Hoje é comemorado o dia do pedagogo, cansados, fatigados e dando soco na ponta de pregos. O sistema educativo atual esta falido, estou acompanhando debates, palestras e não estou vendo soluções nem a longos prazos. A EDUCAÇÃO É RESPONSAVEL PELO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE, ELA TEM QUE SER RESPEITADA E AMADA, COM ISSO AS ESTATISTICAS DA VIOLENCIA CAIRA POR TERRA.