Redação Pragmatismo
Compartilhar
Blogosfera 24/Jul/2012 às 00:04
11
Comentários

José Serra entra na justiça contra jornalistas Paulo Henrique Amorim e Luis Nassif

Tucanos acusam blogs de Paulo Henrique Amorim e Luis Nassif, entre outros, de difamar instituições democráticas e servir de instrumentos ilegais de propaganda eleitoral

paulo henrique amorim josé serra

O jornalista Paulo Henrique Amorim, um dos processados pelo PSDB, é responsável pelo blog Conversa Afiada. Foto: Reprodução

O PSDB apresentou, nesta segunda-feira, um representação à Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) solicitando investigações sobre o patrocínio de empresas públicas a sites e blogs “caracterizados por elogios excessivos ao PT e ao governo federal” e ataques à oposição. O presidente tucano, deputado Sérgio Guerra, chamou de atentado à democracia brasileira a “parceria” entre estatais e blogs destinados a promover o governo. “Esses blogs financiados com dinheiro público tornaram-se meras extensões do governo e de suas campanhas”, reclamou.

A avaliação dos tucanos é que os sites e blogs indicados no documento (com destaque para o blog Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, e o site do jornalista Luis Nassif) tornaram-se “centrais de coação e difamação das instituições democráticas” e instrumentos ilegais para propaganda eleitoral. “De certo modo, isso é coerente com o que tem sido feito no Brasil – a mistura entre o estatal e o partidário”, analisa Guerra.

A representação destaca que os sites contestam a legitimidade do Supremo Tribunal Federal (STF) para julgar os acusados pelo mensalão (no que seria uma tentativa de defendê-lo) e denuncia a articulação de blogueiros para apoio a candidaturas do PT antes do início do prazo legal para as campanhas eleitorais.

“O financiamento público de organizações, blogs e sites cuja especialidade tem se mostrado a coação e difamação de instituições democráticas configura ato de improbidade administrativa contra os princípios da administração pública da honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições”, argumenta o presidente do PSDB.

Leia mais

O pedido de investigação foi entregue três dias depois de José Serra, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, acusar o PT de financiar “blogs sujos” e apontar a existência de uma “tropa nazista” na web para atacar adversários.

Brasil 247

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Magnun Paula Pereira Postado em 24/Jul/2012 às 00:29

    Sinceramente, sou de esquerda e vejo que a acusação faz sentido. É difícil achar jornalismo isento, ou está com a oposição ou está com o governo. Eu mesmo vi na ultima eleição presidencial esses jornalistas entre outros fazerem (como ainda fazem) propaganda para o governo e críticas a qualquer um que o critique. São jornalistas que publicam especificamente para elogio governamental, quem se dedica a isso não pode receber dinheiro de Estatais, é usar o Estado a favor de um partido. Eu sei que este site é de petista, mas entendam que a esquerda não se resume a vocês e nem que são os donos da verdade. Confiamos nosso voto no PT para fugir da direita, não para fazerem o que bem entendem...

  2. myrian Postado em 24/Jul/2012 às 01:14

    Só agora?????? Há anos esses sites dizem o diabo, publicam fotos, inventam apelidos, publicam mentiras.... Demorô seu Serra...

  3. Tarcisio Postado em 24/Jul/2012 às 02:32

    José Serra não é aquele que misturou Palavra de Deus com campanha política, acusando Michel Temer de diabólico?

  4. Ivan Postado em 24/Jul/2012 às 02:33

    Ue , o PSDB não é a favor da imprensa livre???? Ah ta , desde que seja monopólio ....Entendi ...

  5. Marcos Paulo Postado em 24/Jul/2012 às 08:45

    Realmente, se há dinheiro público em jogo, nao há liberdade, e sim troca de interesses escusos

  6. renato Postado em 24/Jul/2012 às 09:27

    Engraçado a mídia brasileira, na sua integralidade é de direita. Quando se tenta contrapor o ataque excessivo que é capitaneado pelas organizações globo, através de mini bolgs, os hipócritas vêm falar em atentado a democracia. O que é democracia? Acho que o conceito não se coaduna com MONOPÓLIO do poder de informar. Na realidade a expansão do acesso a internet vulnerabilizou o poder de "formar opinião" que de forma tirana exercia as organizações globo. Então, que experimentem do próprio veneno. Não sou a favor de tudo que acontece no PT, lembro de episódios lamentáveis a destacar a união Lula e Maluf, mas sou muito menos favorável à tirania e ao monopólio existentes na nossa mídia 100% direitista e alienadora de mentes.

  7. Daniel Souza Postado em 24/Jul/2012 às 10:47

    Engraçado o grosso da mídia (grobo, foia, oia e afins...), faz coisa pior, tentando desqualificar o governo e apoiadores do governo, e nem por isso o governo pediu investigação contra eles. Vide exemplo o q descobriram no esquema cachoeira&policarpo.

  8. Marcelo Pacce Postado em 24/Jul/2012 às 11:46

    A podridão vem dos dois lados! Governo e oposi~ção só disputam o mesmo espaço. Fora isso, são iguais! Uma oposiçao de direita. Para um governo de direita!

  9. Roberci Postado em 06/Aug/2012 às 23:53

    Tem é que fazer isso mesmo, se a pessoa e se julga prejudicada por "mentiras" e tem como provar que as são, mete processo no lombo deles. Se foi injuriada, mete o Ferro, agora, se o que a imprenssa publica é mentira, processo nela. Por que será que os réus do mensalão nunca processarão os veiculos de comunicação que os neo(bobos)esquerdistas denominam pig? Resposta simples, porque o que foi publicado é verdade.

  10. Mari Postado em 22/Sep/2012 às 13:15

    @Marcelo, concordo contigo! Nem PT nem PSDB são santos...mas a coisa se agravou com o ruir ideológico dos partidos: PT= uma esquerda que nunca foi tão direita; PSBD= uma direita que nunca foi tão esquerda! E nem vamos entrar no mérito de como ambos os partidos governam... só sei que votei no Lula esperando uma gestão mais ética e transparente que a do FHC e, coitada de mim, deu no que deu. Não existe ética na política, é a conclusão que eu chego....

  11. noscid Postado em 07/Aug/2013 às 16:15

    O que estar documentado no livro " privataria tucana " é mentira?