Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2012 17/Jul/2012 às 19:41
1
Comentário

Eleições 2012: Manuela D'Ávila sai na frente em Porto Alegre

A deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB) aparece em primeiro lugar na disputa eleitoral de Porto Alegre

manuela d'avilla prefeitura porto alegre

Manuela D’Ávilla lidera pesquisa para disputa em Porto Alegre. Foto: Arquivo

A pesquisa, divulgada nesta terça-feira (17), pelo Correio do Povo/Instituto Methodus, aponta a candidata com 38,6% das intenções de voto.

A pesquisa estimulada, que reproduz a situação da urna no dia da eleição, indica Manuela com uma vantagem de 5,1 pontos percentuais em relação ao segundo colocado da corrida eleitoral – José Fortunati (PDT), que tem 33,5%. O candidato do PT, Adão Villaverde, aparece em terceiro lugar, com apenas 7,4%.

Em quarto lugar, aparece o candidato Roberto Robaina (PSol), com 1,8%. Os últimos colocados foram Wambert Di Lorenzo (PSDB), com 1%; Érico Corrêa (PSTU), com 0,9%; e Jocelin Azambuja (PSL), com 0,4%. O percentual de brancos e nulos ficou em 7,9%. Outros 8,5% dos 1,6 mil entrevistados disseram não saber em que vão votar. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia mais

Manuela afirmou que o resultado foi recebido por ela e por toda a militância da capital gaúcha com muita alegria e humildade. “Enfrentamos máquinas poderosas e sabemos que nossa caminhada nas ruas de Porto Alegre é fundamental para a construção da verdadeira vitória: a das urnas em outubro”.

Segundo turno

Em todas as simulações de segundo turno propostas pelos pesquisadores, Manuela aparece na frente, escapando da margem de erro em todos os cenários. Se a disputa direta fosse com Fortunati ela venceria com 46,7%.

Os números embalam a militância comunista e dão ânimo extra para uma campanha que já tomou as ruas da capital gaúcha. Para o presidente do PCdoB de Porto Alegre, Adalberto Frasson, o resultado da primeira pesquisa de intenção de votos indica que há muito trabalho pela frente. “A pesquisa mostra que é hora de Porto Alegre ter uma nova atitude, de construir inovação. Chegou o momento de superar antigos problemas, no entanto, nossa caminhada ainda é grande”.

Portal Vermelho

Recomendados para você

Comentários

  1. Lau Postado em 23/Jul/2012 às 12:45

    Pois é, agora já saiu uma nova pesquisa que diz que Fortunati está na frente e mostra um cenário bem diferente (por sorte, né?). Dá para ler no site da folha: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1123683-com-38-prefeito-de-porto-alegre-lidera-com-oito-pontos-de-vantagem.shtml