Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Esquerda 19/Jul/2012 às 16:47
13
Comentários

Cápsula misteriosa é encontrada na estátua de Lênin com mensagem para comunistas em 2024

Russos encontram mensagem para comunistas de 2024 em estátua de Lênin. A cápsula do tempo enterrada nos anos 1970 trazia um bilhete, escrito pela Komsomol, a união da juventude comunista

estátua lenin

Estátua de Lênin escondia mensagem enterrada há 33 anos. Imagem: arquivo

Exatamente 33 anos depois de ter sido enterrada debaixo de uma estátua de Lênin em Kamchatka, no extremo leste da Rússia, uma cápsula do tempo escrita pela Komsomol, a união da juventude comunista, foi encontrada com uma mensagem ao mundo em 2024.

A mensagem foi colocada sob a estátua em julho de 1979 para comemorar o 55º aniversário do grupo e de sua dedicação ao leninismo e esperava-se que fosse lida 45 anos depois.

O texto contém palavras de incentivo para as futuras gerações e expressa o desejo e o sonho de que os futuros leitores sejam “melhores pessoas” (que os seus escritores), mas que tivessem o ideal comunista.

Leia mais

“Permitam que suas músicas sejam mais felizes. Permitam que o amor de vocês seja mais cálido. Nós não sentimos pena de nós mesmos porque somos assim: vocês serão melhores que nós“, diz a mensagem. “Melhorem o mundo em nome do comunismo, como Vladimir Lênin nos ensinou e como o Partido Comunista nos ensina. Lênin está sempre conosco!”.

Opera Mundi

Recomendados para você

Comentários

  1. André Postado em 12/Sep/2012 às 10:52

    Comunistas são sempre ridículos e patéticos. Mas esses no fundo sabiam que estavam escrevendo na expectativa de que no futuro não existisse mais comunismo e todos fossem livres, hehe.

  2. Pedro Postado em 02/Oct/2012 às 21:05

    O q é ridiculo e patetico é sua ignorância a respeito do comunismo, Lênin e afins.

    • André Postado em 26/Jan/2014 às 00:51

      Imagina, para qualquer um que queira saber de comunismo, Lênin e afins é só olhar no youtube e ver os milhões que eles mataram e continuam matando.

  3. Robson Postado em 09/Aug/2013 às 01:24

    Triste ler essa mensagem, talvez eles imaginassem que em 2024 o mundo seria todo comunista. Onde erramos? O mundo está longe do comunismo.

    • ANDRÉ Postado em 26/Jan/2014 às 00:50

      É porque Deus existe.

  4. RR Postado em 09/Aug/2013 às 16:11

    Como diria John Lennon em seu manifesto Comunista: IMAGINE!

  5. André Postado em 09/Aug/2013 às 16:57

    Se Marx permitir, até 2024 O Comunismo estará no mundo todo, pois é como uma Fênix, virá das cinzas para guiar a humanidade para o caminho do bem, da justiça e do socialismo! (...) E ao tremular o estardarte vermelho, ali estaremos para sempre fiéis (...) (...) Partido de Lenin, é a força do Povo! e que nos guia a vitória Comunista! Versos tirados do Hino da Gloriosa União das Repúblicas Soviéticas Socialista.

  6. Laura Postado em 09/Aug/2013 às 18:22

    O que um retardado sem conhecimento nenhum sobre comunismo vem fazer comentar nessa pagina? Veja, Folha, estadão, o globo, estão por toda parte. Comenta lá poxa, é lá que sua turma mora. Se você fosse um ser menos patetico, ridiculo E ignorante, se daria ao trabalho de ser as teorias que embasam o "comunismo" antes de falar uma bosta dessa sobre liberdade.

  7. Erick Postado em 10/Aug/2013 às 00:34

    apressadinhos, era só em 2024.

  8. João Pedro Munhoz Postado em 10/Aug/2013 às 03:45

    Robson, eu diria que muito mais difícil era a situação deles, pense bem... o que tinham era a URSS, um conjunto de estados operários burocratizados e degenerados pelo stalinismo, e mesmo essa alternativa definhava pq os EUA já estavam ganhando a Guerra Fria. Thatcher ganhava na Inglaterra, logo mais Reagan ganharia nos EUA... Já nós vemos hoje o ressurgimento de processos revolucionários, após 30 anos de neoliberalismo, pós-modernidade, "caiu o muro caiu tudo", consumismo, individualismo. Veja a Primavera Árabe, os processos intensos de luta social na Europa, no Chile, na Turquia, no Quebec... e agora também no Brasil! Claro que pouquíssimos desses processos têm a alternativa socialista no centro, mas assim são os processos históricos. Cabe aos nossos tempos reconstruir a opção socialista como ela nunca conseguiu ser de fato: radicalmente democrática, libertária, ecológica, feminista, LGBT, multiétnica, enfim, que o socialismo do século XXI seja "o mundo onde caibam todos os mundos", como dizem os zapatistas. É uma grande tarefa, mas que não deixa de ser fascinante e desafiadora.

  9. Zimaldo Melo Postado em 10/Aug/2013 às 16:30

    Só o anarquismo salvará o mundo!! Bakunin estava certo..

  10. Junior Postado em 10/Aug/2013 às 22:59

    Que bom que esteja longe do comunismo mesmo.

  11. Carlos Postado em 14/Aug/2013 às 22:52

    @João Pedro Munhoz Cale a boca, gayzista! O socialismo caiu justamente por causa desses malucos obcecados por "anti-stalinismo", basta ler a obra de Ludo Martens: "A URSS e a contrarrevolução de veludo". A URSS foi o mais democrático Estado já existente, o filho do cantor americano Paul Robeson, que era negro, alegou ter sido primeiro lugar em sua vida onde ele se sentiu verdadeiramente humano! Era um Estado multiétnico, com mais de 100 nacionalidades diferentes, jornais e livros publicados em centenas de línguas e você vem dizer que "nunca existiu um socialismo multiétnico"? Gente como você é pior do que um reacionário neocon, pois estes pelo menos vestem a camisa do que defendem, ao passo que patifes como você se travestem de "socialistas". Como já dizia o grande William Bland, antistalinismo é anticomunismo e historicamente seu único propósito foi a aniquilação dos Estados socialistas sob a capa de "crítica socialista"!