Luis Soares
Colunista
Racismo não 15/Jun/2012 às 17:07
12
Comentários

Racismo no Facebook: universitária diz que negras vieram do 'Planeta dos Macacos'

Enquanto a padronização de imagens e posturas servir de parâmetro para a construção de uma juventude desprovida de miolos, caminharemos tão somente rumo ao retrocesso

racismo facebook

Não é de agora que as Redes Sociais têm servido de palanque para que pessoas vomitem preconceito e ódio

No último domingo, as cantoras Pepê e Nenem deram uma entrevista para o SBT, no programa de Marília Gabriela. Enquanto o programa estava no ar, Jessica Suellen, universitária, utilizou o facebook para desferir o seguinte termo: “Pôe no SBT que a Gabi tá entrevistando duas atrizes de ‘Planeta dos Macacos’! #oops“.

Não é de hoje que as Redes Sociais têm servido de palanque para que pessoas vomitem preconceito e ódio. Um caso que ganhou destaque nacional foi o da jovem Mayara Petruso, posteriormente condenada por postura discriminatória e incitação à violência contra nordestinos.

Em outra oportunidade, no Twitter, uma modelo sul-africana perdeu prêmios e patrocínios por fazer comentários de cunho racista.

Leia mais

As denúncias e punições, no entanto, não parecem fazer frear a necessidade desses jovens de exporem os seus preconceitos, como demonstra mais este caso. O que antes era dito dentro de um circulo pessoal, ou entre familiares, agora é colocado na rede sem qualquer constrangimento, como se não fugisse da normalidade.

pepe nenem racismo

Cantoras Pepê Nenem foram entrevistadas por Marília Gabriela, no último domingo. Foto: Reprodução

É com preconceito e deboche que parte desta juventude se dispõe a encarar as diferenças? O ser humano é justamente belo por ser multifacetado e não robotizado. Enquanto a padronização de imagens e posturas servir de parâmetro para a construção de uma juventude desprovida de miolos, caminharemos tão somente rumo ao retrocesso.

Espera-se que a estudante Jessica Suellen responda pelos seus atos e seja responsabilizada como determina a lei.

Pragmatismo Politico, com informações de Geledes

Posts relacionados

Comentários

  1. Fabio Postado em 15/Jun/2012 às 20:40

    É a burguesia mostrando a sua face oculta, devemos denunciar esses tipos de gente para a Polícia Federal, não se pode admitir comportamentos primitivos nazi-fascistas em pleno 2012 e em um país onde se tem o maior número de etnias espalhadas.

  2. Alexandre Postado em 16/Jun/2012 às 17:00

    Se fossem duas loiras e o comentário fosse "Planeta das Hienas".... teria notícia? Não defendo a atitude, foi exdruxula e preconceituosa, mas só é considerada quando aparece a palavra macaco... pq só nessa hora?

  3. sergio luís Postado em 16/Jun/2012 às 18:22

    A justiça está aí para responsabilizar os bossais que se valem de um espaço virtual para expressar todo o ódio e preconceito,preconceito esse que faz parte da construção da sociedade brasileira. Essa idiota reflete o sentimento de aversão tão comum e pouco punido. Precisamos deixar de ser vitimas para ocupar o nosso espaço; Nós queremos uma sociedade mais justa e fraterna,que não se compactua com o racismo e desigualdade. A classe média está abaixo da média em consciência social,e só com uma mudança profunda e revolucionária poderemos mudar esse quadro que foi sedimentado com anos e anos de marginalização daqueles que construiram a riqueza desse país

  4. Alana Postado em 17/Jun/2012 às 03:41

    Desde que somente BOÇAIS fossem responsabilizados, né sr. Sérgio Luís.

  5. rosanir Postado em 17/Jun/2012 às 15:56

    É TRISTE E REVOLTANTE ...MAS REVOLTANTE AINDA, E VER Q TEM GENTE Q APOIA ESSE TIPO D COMENTARIO DOENTIO.

  6. Kazu Postado em 19/Jun/2012 às 10:29

    Além de responsabilizar os jovens preconceituosos, nós deveriamos cortar o mal da raíz, isto é, os que estimulam e incentivam esse tipo de postura em nome de democracia de livre manifestação pessoal. Infelizmente os jornalões e PIG, ao inves de educar atraves dos meios de comunicação uma educação sadia, universal, paz espiritual, de solidariedade humana, aceitar a diversidade racial que é a marca do Brasil, eles importam idéias nazifascistas dos capitalistas americanos que necessitam disso para continuarem a ser os poderosos do mundo.

  7. Nelson Postado em 19/Jun/2012 às 10:55

    É uma atitude revoltante, falo isso pois é reprovável qualquer ato que discriminatório, seja chamar negros de macacos, loiras de burras, pessoas obesas, deficientes... Esse tipo de ser (vamos chamar assim), pois um humano respeita o outro sem ver sua classe social, cor, credo e "beleza", deve ser justamente punido, não estamos aqui para julgar, maltratar ou desfazer de ninguém, que haja punição sim, para esse ser e para os demais que venham tratar qualquer humano com atitudes racistas e nojentas como essa. Para os defensores de plantão, coloque se no lugar dessas moças, ou de qualquer pessoa que tenha sido punida, ou melhor exponha de forma humilhante alguém da sua família sem pensar nas consequências.

  8. s.s Postado em 09/Jul/2012 às 08:55

    E inacreditavel.....estava sem nada para publicar minha,"querida" cala a boca que e melhor

  9. Lu de Oliveira Postado em 13/Sep/2012 às 09:10

    Ela se diz, polêmica, mas, é apenas uma imbecil!!!

  10. Hilário Postado em 04/Nov/2012 às 06:19

    Quem foi que curtiu o comentário dela? Tem três dedinho lá.

  11. A carne mais barata; o crime mais comum | Sub Judice Postado em 26/Nov/2012 às 18:07

    [...] guria que usou o twitter para ofender nordestinos? Ela foi condenada. E aquela outra que usou o facebook? Quem pensa que internet é terra de ninguém está em erro e pode pagar caro por violar a lei [...]

  12. Ethiene V Postado em 28/Aug/2013 às 12:28

    Fio boba com que curte esses posts!

O e-mail não será publicado.