Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Utilidade Pública 13/Jun/2012 às 14:10
0
Comentários

Quanto custa morar na sua cidade? Site fornece custo de vida médio

Site colaborativo dá o preço médio de dezenas de itens, entre produtos e serviços, e mostra as cidades onde é mais caro morar no Brasil

custo de vida

Qual é o custo de vida médio da sua cidade?

Custo de vida já não é mais assunto só para estatísticos ou economistas. Graças à internet, aqueles números que pouco ou nada significam para qualquer leigo ganharam uma cara e uma linguagem que todo mundo entende: quanto custa. Esta é a proposta do site colaborativo Custo de Vida, em que os internautas constroem uma base de dados dinâmica e atualizada com os preços de produtos e serviços em todo o Brasil. No ar há apenas seis meses, o Custo de Vida já conta com quase 11.500 colaboradores em 1.438 cidades.

Do cafezinho ao chopp, do litro de leite ao pão, da internet banda larga ao aluguel por bairros caros ou mais baratos, da passagem de ônibus à bandeirada do táxi, do ingresso de cinema à mensalidade escolar, de tudo se pode encontrar: se alguém sabe o preço e colaborou, o Custo de Vida compila as cifras e informa o preço médio a quem acessar o site para uma consulta. É uma informação valiosa para quem quer se mudar porque acha que sua cidade está muito cara, saber se vale a pena aceitar uma proposta de emprego e mesmo para quem pretende abrir um negócio em outra capital ou região.

Leia mais

A ideia partiu de um mineiro de 24 anos, Lucas Franco, formado em Sistemas de Informação. Para colaborar com o Custo de Vida, não é preciso se cadastrar. Se alguém insere algum preço que foge da média, para que não haja distorções no banco de dados, ele segue para moderação. É possível informar ou conhecer os preços de produtos e serviços em oito categorias, por enquanto: bar e restaurante, supermercado, transporte, utilidades, esporte e lazer, moradia, educação e hotelaria e motelaria.

Com base nas colaborações, o site também atribui um índice de zero a dez para o custo de vida nas cidades, sendo as que recebem nota dez as mais caras, entre elas o Rio de Janeiro. São Paulo tem 9.5. As cinco cidades mais acessadas e aquelas que receberam as últimas cinco contribuições aparecem na home. Para acessar todas as outras que já estão na base de dados, basta digitar o nome no campo “consultar cidade”.

Luciane Macedo, Brasil 247

Recomendados para você

Comentários