Presidente mais pobre do mundo ainda anda de fusca e doa 90% do salário
Como prometido antes da eleição, o presidente do Uruguai José Pepe Mujica ainda mora em sua pequena fazenda em Rincon del Cerro, nos arredores de Montevidéu. A moradia não poderia deixar de ser modesta, já que o dirigente acaba de ser apontado como o presidente mais pobre do mundo.
Pepe recebe 12.500 dólares mensais por seu trabalho à frente do país, mas doa 90% de seu salário, ou seja, vive com 1.250 dólares ou 2.538 reais ou ainda 25.824 pesos uruguaios. O restante do dinheiro é distribuído entre pequenas empresas e ONGs que trabalham com habitação.
“Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com menos”, diz o presidente.
Aos 77 anos, Mujica vive de forma simples, usando as mesmas roupas e desfrutando a companhia dos mesmos amigos de antes de chegar ao poder.
Além de sua casa, seu único patrimônio é um velho Volkswagen cor celeste avaliado em pouco mais de mil dólares. Como transporte oficial, usa apenas um Chevrolet Corsa. Sua esposa, a senadora Lucía Topolansky também doa a maior parte de seus rendimentos.
Leia mais
- Cantor Lobão exalta a ditadura militar e ataca Chico Buarque e Che Guevara
- A repórter loira, o suposto negro estuprador e uma sequência nojenta
- Conheça os 40 mandamentos do reacionário perfeito
Sem contas bancárias ou dívidas, Mujica disse ao jornal El Mundo, da Espanha, que espera concluir seu mandato para descansar sossegado em Rincon del Cerro.
Mujica também oferece residência oficial para abrigar moradores de rua
O presidente do Uruguai, José Mujica, ofereceu nesta quinta-feira (31) sua residência oficial para abrigar moradores de rua durante o próximo inverno caso faltem vagas em abrigos oficiais do governo.
Ele pediu que fosse feito um relatório listando os edifícios públicos disponíveis para serem utilizados pelos desabrigados e, após os resultados, avaliará se há a necessidade da concessão da sede da Presidência. De acordo com a revista semanal Búsqueda, Mujica disponibilizou ainda o palácio de Suarez y Reyes, prédio inabitado onde ocorrem apenas reuniões de governo.
No último dia 24 de maio, uma moradora de rua e seu filho foram instalados na residência presidencial por sugestão de Mujica ao Ministério de Desenvolvimento Social. Logo após o convite, contudo, encontraram outro local para se alojar.
O presidente não mora em sua residência oficial, pois escolheu viver em seu sítio, localizado em uma área de classe média nas redondezas de Montevidéu. Nem mesmo seu antecessor, o ex-presidente Tabaré Vázquez (2005-2010), ocupou o palácio durante seu mandato. Ambos representam os dois primeiros governos marcadamente progressistas da história do Uruguai.
No inverno do ano passado, pelo menos cinco moradores de rua morreram por hipotermia. O fato causou uma crise no governo e acarretou na destituição da ministra de Desenvolvimento Social, Ana Vignoli.
Moradias populares
Em julho de 2011, Mujica assinou a venda da residência presidencial de veraneio, localizada em Punta del Este, principal balneário turístico do país, para o banco estatal República. A operação rendeu ao governo 2,7 milhões dólares e abrirá espaço para escritórios e um espaço cultural.
Vídeo divulgado no Youtube mostra Mujica em seu fusca. Assista:
A venda dessa residência estava nos planos de Mujica desde que assumiu a Presidência em março de 2010. Com os fundos amealhados, será incrementado o orçamento do Plano Juntos de Moradias. Também é planejado o financiamento de uma escola agrária na região, onde jovens de baixa renda poderão ter acesso a cursos técnicos.
El Guia Latino e Opera Mundi






206 comentários
Dali Dilma, haaii como ele é besta…
enquanto isso no Brasil…
Luiz FBX, besta é vc. Aposto que se tivesse no poder, iria roubar igual a todos os políticos brasileiros.
E dá-lhe Dilma uma ova, pq duvido que a Dilma doe o grosso do salário dela pra ajudar as pessoas. Se informa antes de falar merda, seu imbecil.
A net fala. Mas alguém já mediu esta verdade, ou mentira? Quero entender.
Ja tinha visto um documentário sobre ele, antes de ser candidato tem história esse cara.
Lula precisa ver isso.
Isso me lembra a inteligência dos indios. Se eles pescam 10 peixes, mas precisam apenas de dois pra se alimentar. Porque não devolver os outros 8 para o mar?
Belo exemplo.
È verdade a história…como disse o Fernando….tem um documentário ou reportagem, não me lembro bem…mas que fala justamente sobre o Mujica e sobre esses seu estilo de vida…
Os iguais são diferentes.
E ainda por cima é um ATEU.
José Carlos: Posso te testemunhar que é verdade. Já estive no sítio do Mujica, conheço pessoas que mantém contato constante com ele, pois eram seus amigos antes de ser presidente e ele os mantém agora. Quem conhece o Pepe, seu caráter e história de vida, sabe que ele é assim. Não está representando um papel, sendo populista ou qqer dessas coisas que costumamos imaginar baseados em nossa experiência de brasileiros. Mujica age desta forma porque é uma pessoa simples, com plena noção de que o país que governa é pobre e teve seu povo explorado por colorados, blancos e militares até quase a morte. O que acho triste é que o modo de viver dele seja tão “estranho” a ponto de virar notícia.
Pra quem vive no país que premia a corrupção e o expertismo, isto é surreal.
Se for verídico podemos dizer que o mundo ainda tem chances.
Uma atitude dessas em Pindorama, soaria um tanto piegas para não dizer demagógica; afinal, quando o distinto chega ao “pude”, vai rapinar e tungar tudo o que puder para garantir a geração futura do seu clã…Por que será que por aqui se faz campanha contra tudo quanto é coisa, mas não contra os corruptores, corruptos e corrompidos? Será essa chaga algo incrustado no DNA da população a qual se manifesta de forma mais latente nos holofotes da classe política? Ou será que apenas os políticos são os corruptos do país? E as relações e os negócios escusos da vida privada, não vêm à público por que são privados? Como quase tudo em Pindorama, ataca-se apenas as consequências desconsiderando-se as causas…
alguém devia postar esse link nas fanpages e nos sites dos nossos deputados e senadores, que ganham um salário ridículo de tão grande e ainda roubam mais.
Cara, que vergonha do Brasil dos ruralistas e do código de destruição ambiental. To pensando seriamente em ir me embora pro Uruguai.
quantos comentarios idiotas em um post só...
tem pessoas que não suportam esse tipo de exemplo. A vida de Mujica deve incomodar a muitos, dentro e fora do Uruguai. O comportamento de Pepe é muito contundente para os gananciosos que só pensam em acumular riquezas. Feliz o povo que tem muitos Pepes!
Todos os post vejo Brasileiro falando mal do próprio país onde vivi.
É simples, n estão contente, vazam daki, vcs n vão fazer o minimo de diferença por aqui.
Se acham que o Brasil n é bão para vcs, vão morar para fora, olha nosso fronteira ai, Paraguai, Bolivia, etc, as portas da casa estão abertas… (Quem sabe nesses países n são melhores que aqui né??? Será que onde todos esses paises dependem do Brasil para sobreviver, povo que vive da miséria, suia mortalidade infantil é enorme, poder economico péssimo, etc etc é mlhor para vcs otários).
Bom meu comentário sobre essa atitude do presidente, acho uma tremenda besteira abrir mão do seu salário para compartilhar com os outros.
Todos a partir que nascemos temos a mesma chance de subir na vida, tudo é questão de força de vontade.
(Temos que aprender a pescar e não pegar ja o peixe fisgado). Se hj o cara passa fome, é porque ele n esta correndo atras dos seus ganhos, dos seus sustentos. Vc n precisa estar trabalhando em uma empresa para ganhar dinheiro, seja empreendedor (Como os hippes, que n tem emprego mais fazem colar, brinco etc para sobreviver, dão seu jeito de autosustentar). Sou contra essa moleza da população, de querer tudo facil, (que venha a nós o vosso reino), tem q correr atras, e n esperar ajuda de outras pessoas, assim tornam seres humanos folgados, preguiçosos e mal acostumado.
Tenho esse pensamento porque nasci de familia muito humilde, onde meus pais trabalhavam 20 horas pos dias (tinha 3 emprego na epoca, vendiam pipoca no estagio, trabalhavam na roça e faziam doces para vender, muitas vezes passavamos fome e dormiamos em baixo de barracas de lona). Mas nunca ficaram parados, sempre correram atras dos seus objetivos e seus ganhos para sustentar-mos, sao verdadeiros heróes. E de tanta luta e aprendizado que meus pais me passaram hj sou dono de uma das maiores construtoras do estado de SP e acho que todos tem a mesma oportunidade(sendo pobre, rico etc), basta correr atrás dos seus sonhos e objetivo.
Renato, seu comentário só mostra o quão egoísta e mesquinho o ser humano pode ser. Não é pq você era pobre e agora é rico (óh, grandes merdas…) que todos têm as mesmas oportunidades que você teve. E outra, é tanto egoísmo essa história de ‘se eu sofri pra conseguir isso, os outros têm que sofrer também’; como se você tivesse gostado de ter que dormir debaixo de uma lona e de passar fome.
É o grande problema da classe média esse: nunca foi nada, sempre viveu na merda, mas quando consegue algo um pouco melhor na vida acha que se as outras pessoas não seguirem o mesmo caminho de ‘trabalho’ dela, não são dignas de ter nada; ou seja, aposto que você nunca gostou de ter que passar fome ou de ter que dormir debaixo de um barraco de lona, mas acha que quem vive hoje nessas condições tem que se virar pra sair dela, senão não será ‘digno’ de ter alguma coisa na vida. Que piada! Quanto egoísmo! Oooo povinho que gosta de viver na merda e ainda acha bonito isso, acha super digno ter que sair da merda e ‘subir’ na vida. “Nunca gostei de viver do jeito que eu vivia, mas se você quiser ser como eu, vai ter que passar por isso também.” Pra mim, isso é o cúmulo do egoísmo. E pior, sua análise é feita como se todos tivessem as mesmas condições, como se fossem algo homogêneo, e não como se fossem PESSOAS, que são diferentes, vivem de maneiras diferentes, vivem universos diferentes, realidades diferentes, oportunidades diferentes…
Pena que o Renato, que obteve tanto sucesso financeiro, não pode aprender a escrever…
E abrir mão de algo para compartilhar com os outros, não deveria ser motivo de incompreensão para alguém cujos pais tanto se sacrificaram, tanto abriram mão para heroicamente sustentar uma família.
Provavelmente esse comentário tenha sido uma resposta à culpa que sente por ter bem mais do que precisa e não querer compartilhar nada. Eu também não doo o meu salário( que infelizmente é bem menor que o do presidente), não pretendo doar, mas não tenho problemas com as pessoas que o fazem.
Isso sim é pode se chamar de uma pessoa que trabalha para o Povo.
mas tbm vamos ser realistas ja pensou a dilma morando uma casa no sitio e andando de fusca, no mesmo dia ela iria ser sequestrada..kkkkkkkkkkkkkkkk
Isso serve de exemplo que o mundo siga esse exemplo…
Renato acho que nao é do interesse de ninguem aqui saber que sua empresa é uma das maiores do estado de sp e sua história de vida de sucesso, guarde isso para uma oportunidade mais cabivel ok.. O chamariz da noticia se deve ao modo simples que leva um Presidente de um pais pobre que tem tudo para ser corrupto e mesmo assim OPTOU por uma vida simples, e mesmo assim creio eu vive de bem consigo mesmo, não a nada que pague ou apague isso e o exemplo dos indios logo acima é de um brilhantismo simplório genial.
Renato vai se ferrar por isso que o Brasil é essa merda de país e sim falo isso mesmo que eu não sou idiota de ficar bajulando um povo que não tá nem ai pra nada, é preguiçoso e só se unem pra ajudar causas inúteis. Aposto que deve tá cheio de inveja né pq o país Brasil que tem a 6º maior economia do mundo, mas essa economia está nas mãos dos políticos e nunca chegará aos pés do Uruguay ! Até no futebol que é a paixão dos brasileiros o Uruguay já está mil anos na frente kkkkkkkkk DEVE DOER NÉ RENATO kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
“É simples, n estão contente, vazam daki, vcs n vão fazer o minimo de diferença por aqui.”
Pois é, moro hoje em dia em Montevidéu, sou muito feliz, melhor do que quando estava no Brasil, o povo aqui é outro nível e muito educado, ao contrário de gente como você. E realmente eu não faria o mínimo de esforço pra mudar algo que o povo não quer que mude né, então por favor volte pra sua vida medíocre em qualquer pagode de esquina e deixe um político roubar seu dinheiro e de mais otários que votam nesses trastes –’
Mujica é um exemplo de ser humano, não poderia ser diferente a frente de um povo maravilhoso como os uruguaios são!
Que massa!!!!
Renato,
Já que agora é dono de construtura, etc, aposto que tem condições de entrar em algum curso para aprender a escrever de modo minimamente correto. Caso contrário, de que adianta “subir na vida”?
Se tenho o que tenho hoje, foi graças a minha força de vontade de querer ser alguem na vida, sabendo que tinha muitos caminhos ruins a seguir. Se ficasse esperando ajuda de governo, unesco para me ajudar hoje estaria como muitos por ai.
Não venho fazer marketing da minha vida para ninguém aqui, muito pelo contrário, quero mostrar que TODOS somos capazes de realizar nossos sonhos, e conseguir vencer na vida sem ajuda de ninguem.
Cada ser humano tem o seu talento, tem o seu brilho, mais muitos tem a preguiça de desenvolve-la, acham melhor esperar ajudas das pessoas (Não querer aprender a pescar e sim ter o peixe fisgado ja), muitos não tem nada hoje por motivos próprios, se acostumaram com a vida que levam de sofrimente e n vão a batalha para subir na vida.
Quer melhoes exemplos que nossos artistas, jogadores etc.. que tb veio do nada, de familias humildes.
Na minha opnião o presidente ao invés de dar dinheiro as pessoas mais pobres, (vamos falar em uma linguagem mais simplificada), não criam meios educacionais, entre outros, que ensinam e estimulem pessoas de baixa renda a “pescarem” seus próprios peixes, ao invés de criar seres humanos preguiçosos, que só querem saber de ajuda, de outras pessoas e de governo.
Renato DEFECANDO PELOS DEDOS!
Quem já visitou o Uruguai sabe que o nível lá é outro mesmo. Parabéns ao presidente.
Políticos por inspiração…eles ainda existem!!!!
HÁ PESSOAS DE VALORES NO MUNDO!
boa atitude do Mujica. soa anárquica até. mas ele só consegue fazer isso porque o Uruguai é irrelevante no cenário político sulamericano e mundial. um presidente argentino ou brasileiro, independentemente do partido e escopo político, não conseguiria fazer isso. seria morto, sequestrado, sumiria, perderia o poder etc.
isso dá o gancho pro segundo comentário, direcionado aos néscios que tão discutindo sobre o Brasil: vocês são uns cretinos, nunca leram, não leem e não lerão nada que sirva para entender ou esboçar uma ideia menos estúpida e televisiva da realidade do povo brasileiro, do país e sua história e as diferenças elementares entre nossas próprias regiões e os outros países do cone sul. tampouco conhecem a realidade uruguaia (econômica, social e política) pra opinarem com tanta propriedade. vocês estão aqui porque a notícia é pitoresca, não porque se interessam pelo tema. se não fosse essa característica, não haveria menos da metade dos comentários que vocês publicaram e continuarão -infelizmente- publicando aqui, mais ainda por causa do meu comentário “ofensivo”.
como não voltarei aqui pra ver resposta de ninguém, continuem a se estapear. é mais fácil do que abrir um livro e lutar contra os preconceitos enraizados.
passar bem.
Sou brasileira e também moro no Uruguai, em Montevidéu.
Mudar da “próxima potencial mundial” para um país “pobre” parece absurdo para a perspectiva que encanta no Brasil. Independente da condição socio econômica da qual saímos (ou não), há um ponto crucia lno meu ponto de vista que, até então em todos estes comentários não foi mencionado: EDUCAÇÃO.
Infelizmente, brasileiros na sua grande maioria (e muitas pessoas em todo o mundo) não sabem o que implica ser “educado”; critica e enxovalha qualquer informação sem sequer averiguar sua fonte e desdobramento, ri e ridiculariza o que não compreende, menospreza e invalida o diferente e, como não poderia faltar, o “meu exemplo” é sempre o melhor.
Me interessou ler todos estes comentários e espero contribuir com algo construtivo: sobre a postura presidencial de Mujica e políticas internas no UY, é um fato que há um combate real à corrupção, mesmo que não chegue à total eficácia. Com relação à postagem de “Anonymous” sobre futebol, há um investimento e acompanhamento desde as categorias de base com o que diz respeito aos futuros jogadores: todos precisam ESTUDAR para permanecer treinando, são orientados de que o desenvolvimento intelectual é fundamental para a formação do indivíduo, pois sabem justamente que não são todos que chegarão à elite esportiva e necessitarão ocupar outras esferas da sociedade.
Ou seja, o dilema entre “TER e SER” está posto…
Pois é…e o “camarada” Lula entrou na política sem ter onde morar. Vivia na casa cedida pelo compadre. Ao ganhar a eleição já apareceu na sacada do seu AP (num prédio de 1 por andar) em São Bernardo do Campo. Como será que ele conseguiu um imóvel desse apenas com o salário do Sindicato??? Ah! e pq ele não mostra a sua Declaração de Ir de antes de entrar no poder e depois que saiu??? Ele entrou “meio-baixo” e saiu multimilionário. E o curioso é que ninguem (qq imprensa – da direita ou da esquerda) fala do assunto. Por que será?
AINDA ENCONTRAMOS PESSOAS QUE DEFENDEM EM FRÉMITO A FALTA DE ÉTICA, O QUE TEM DE ERRADO ABDICAR-SE DO CONFORTO COMO PRESIDENTE E COMPARTILHAR O SOLDO?POR QUAL RAZÃO OS VALORES COM O PASSAR DOS SÉCULOS TORNARAM-SE TÃO ESCONSO AO IGNÓBIL? VER UMA TITUDE QUE DEVERIA SER NORMAL, CAUSAR EXPANTO E DÚVIDAS HOSTIS QUANTO SUA VERACIDADE. CHEGO A CONCLUIR O ÓBVIO,O CERTO NA ATUALCONJUNTURA POLÍTICA BRASILEIRA É FAZER TUDO ERRADO, AÍ SIM… ENCONTRAMOS SERES HIPÓCRITAS QUE OVACIONAM A CORRUPÇÃO E A SUBVERSÃO DA MORALIDADE, E ATRAVES DE SUAS ÍNFIMAS DESINTELIGÊNCIA SONEGAM IMPOSTOS E CORROBORAM P A MEDIOCRIDADE NACIONAL.CAUSANDO MALES REFLETIVOS A TODAS AS CLASSES SOCIAIS.MUJICA SÓ NOS MOSTRA QUE A INCORRUPTIBILIDADE É RARA E DEVE SER ADMIRADA E SEGUIDA!
O Renato “dono de construtora”, parece não ter interpretado o texto. Doar a maior parte do salário é um ato de autonomia do presidente como qualquer outra pessoa poderia fazer. Ele faz com o dinheiro que ganha o que bem entender. No caso, preferiu doar a ONGs. Poderia repassar a Igreja, se quisesse. Poderia gastar tudo, comprando coisas pra si. Em suma, assim como toda e qualquer pessoa tomou uma decisão sobre o que fazer com o dinheiro que recebe. Isto não significa que Mujica, como governante, não tenha investido recursos do governo para melhorar a educação, melhorar a estrutura do país, criar programas que beneficiem a sociedade uruguaia. A matéria não analisa seu governo, mas sim sua conduta pessoal. Isso que está em questão. O fato dele doar o dinheiro (ato de liberdade/liberalidade dele) não significa que tenha deixado de “ensinar alguém a pescar”, como foi dito.
Agora o que o Renato não percebe é que o discurso “vim de baixo e venci” cumpre função apenas da exceção que confirma a regra, ou seja, legitima a desigualdade.
Queria ver todos vocês se fariam ou FAZEM a mesma coisa…Duvido! Pq corrupção não é roubar milhões. É roubar um clips do teu escritório. É tentar livrar a multa com o guarda de trânsito. É estacionar em vaga de cadeirante. O que existe é uma mega hipocrisia. Porque o ser humano É corrupto. Ainda mais numa cultura onde SEMPRE devemos levar vantagem. Acho que o exemplo desse presidente deveria fazer parte de cada um de nós. De entender que não precisamos de muito para viver e ser feliz.
Renato, vai aprender a escrever, por favor…
E outra: vira gente, cara!
Quer dizer que a esposa dele é senadora!?
Será que os nossos políticos não poderiam fazer uma trégua para poupar o erário público por 5 míseros anos? Já imaginou o que poderia ser feito com essa montanha de dinheiro? E não estou falando de devolução de ganhos. Bastaria viver APENAS com os ganhos, sem propinas, caixa 2, corrupção. Uma trégua de 5 anos.
Estive em Montevidéu e pude perceber que as pessoas dessa cidade se respeitam muito. É muito diferente do famoso “jeitinho brasileiro”, da falta de educação e respeito que vemos por aqui. O Pepe não poderia ser diferente dos uruguaios! Ele respeita seu povo da mesma forma que o povo o respeita.
Renato, você deve ter feito boa parte da sua fortuna ajudando os nossos políticos. Todo corrupto precisa de um corruptor. Acho que é por isso que a possibilidade de um político honesto, que não vai financiar suas obras e deixar vc mais rico, o incomoda tanto. Aproveite o seu dinheiro é vá buscar cultura. Aproveite o seu dinheir e ajude pessoas que precisam – isso não significa dar esmola.
PENA QUE ELE JÁ ESTEJA NA CAPA DA GAITA!!
Primeiramente venho me desculpar de alguns erros de ortografia, pois como muitos aqui, eu tambem estudei toda minha infancia em escola publica, e infelizmente isso há anos não vem sendo o forte e a prioridade do nosso país. Mas prometo a vocês que hoje ja tenho condições de procurar um prof. particular para corrigir meus erros, ok. E lembrando que eu apenas tomo conta dos numeros da empresa (se vcs me entendem). Quanto a contratos e papeladas tenho otimos advogados que tomam conta disso.
Bom, Walter, Ramon e Cia, fico contente e ao mesmo tempo triste, em saber que vocês apoiam a atitude do presidente.
E concordo concordo com alguns argumentos aqui citados, porém fico triste pelo simples fato de muitas pessoas não terem garra e força de vontade em crescer na vida, ainda mais no mundo onde vivemos atualmente, que infelizmente, quem tem dinheiro tem o poder, estou sendo realista, há muitos que vão discordar, mais a realidade do dia a dia esfrega na nossa cara a triste vida que muitos levam.
O que o Presidente faz podemos dizer a venha ser um ato de caridade e, eu admiro isso, o que podemos fazer e deixar que a populaçao vire um bando de preguiçosos. Um bom exemplo esta aqui em nosso país, me diz se acham certo tantos beneficios “inuteis” que o governo disponibiliza para pessoas desempregadas e de baixa renda?? Muitos só vivem desses beneficios e não vão atras de um sonho, de querer crescer na vida, é isso que me revolta, pois o governo “te da” o maldito dinheiro, mais te tira a dignidade de ser alguem.
Será que muitos de vocês com o salário que recebem hoje, também doaria 90% para pessos necessitadas?
Quando veem mendigo pedindo dinheiro no sinal vocês ajudam?
Quando estão em uma lanchonete, restaurante e veem um menino na rua dão algo para comer?
Ou simplesmente ignoram como se n fosse ninguém?
Ai vcs vem aqui falar de solidariedade etc e tal??
Boa Noite a todos.
Renato, muito bonito isso de “vim de baixo e venci, quem quer consegue, vai à luta e etc”. Pois olha só, meus antepassados italianos vieram com a leva de imigrantes que que veio para o Brasil para não morrer de fome na Itália. Todo mundo sempre trabalhou MUITO para ter o mínimo, foram lavradores, operários, funcionários públicos – eu sou a primeira a querer fazer diferente, a primeira empreendedora da família, que não se contenta com um empreguinho qualquer só para ter estabilidade e um salário que mal pague minhas contas. Estudei a vida toda em escolas particulares graças ao esforço de meus pais, fiz cursos a rodo, técnico de informática, falo inglês fluentemente, graduei-me na faculdade que eu QUIS e não a que “dava dinheiro”, sou uma mulher bonita na medida de não ser pré-julgada como uma “bonitinha-e-apenas-isso”, todos os meus amigos, parentes e professores não cansam de dizer o quanto sou inteligente, esforçada, dedicada e competente .
Mas aqui estou eu: 22 anos e desempregada pela 6ª vez, sem um registro de mais de 3 meses na carteira e sempre sendo demitida com a mesma MERDA de explicação: “Procuraremos outro perfil”. Se eu não tenho perfil nem para telefonista (meu último emprego), com todas essas competências pessoais e profissionais, para quê eu tenho? Já cansei de tentar encontrar erros que psicólogos já afirmaram não estar só em mim, sofro demais com minha auto-cobrança, entrei em depressão e me sinto uma inútil.
Estou dizendo tudo isso para deixar bem claro que NÃO, as pessoas NÃO têm as mesmas oportunidades e nem a mesma sorte. Conheço muita gente completamente imbecil da minha idade que está se dando bem na vida há muito mais tempo que eu simplesmente pq conheceu as pessoas certas. Mas quem sabe seja esse o meu problema: não ser imbecil, nem vendida, nem falsa e nem desonesta. E nem ter um pistolão. Portanto, não diga que todo mundo tem as mesmas chances porque É MENTIRA.
Histórinha pra boi dormir….
Nunca vi fazenda ser “modesta”….
Sem Mais.
É uma atitude legal do Excelentíssimo Mujica, é legal ver alguém tão autêntico. Porém, mesmo assim isso não deixa de ser excêntrico.
Porque se aprendemos com o passado, “Pais dos Pobres” sempre tiveram uma atitude similar, mas por pura alienação populista e no final SEMPRE justificaram o próprio sadismo.
Sei que o Mujica esta fazendo um bom trabalho no Uruguay [que NÃO É um país pobre segundo alguns comentários] quem tem problemas de expansão da economia.
E tá chato esse pensamento achar que “politico tinha que ser assim”, isso é pensamento de massa terceiro-mundista. Taxar todo politico de ladrão é uma burrice intrínseca na nossa cultura de que homem nenhum tem valor.
Sugiro a vocês pensarem fora da caixa.
es verdad, soy uruguayo, él es así de verdad
Ganha como um presidente uruguaio, recebe como professor brasileiro.
Entrevista de Mujica à CNN – http://www.youtube.com/watch?v=CRMP-VAJrX8&feature=related
mas no Brasil tem um político que vive nas mesmas condições. ele se chama marcelo freixo, candidato à prefeitura do rio.
Esse Marcelo Freixo não é igual ao Mujica aí não. É do tipo falso populista, como mencionaram lá em cima.
Se ele quisesse fazer isso no Brasil seria assaltado, a bandidagem só não se mete com quem tem seguranças.
Nem precisava ser tão humilde!!!Mas ai está um exemplo de que é possivel sim colocar pessoas honestas no poder!!!!
NEGO ADORA MAMAR NAS TETAS DO POVO E CONTINUAM AE APLAUDINDoo
Acho muito interessante a postura do homem, atitude rara em dias atuais…
Fazenda humilde não conhcei, fazenda é fazenda em qualquer lugar do mundo, mas conheço muito chacreiro que anda em camionete…
E outra o povo uruguaio valoriza demais a educação, cultura, e digo mais nem todos tem a mesma oportunidade na vida, então creio eu que este homem é um bom homem, um bom presidente, e dani-se se a mulher é senadora, aqui tá cheio de nepostismo também. Joinha pra ele!
Renato. Voce conseguiiu ganhar dinheiro, mas pelo jeito não é bem informado das coisas. O Uruguai tem mortalidade infantil muiiiito menor que do Brasil, 10 por 1000 nascimentos contra 21 brasileira…sabe… só estamos melhores que Bolivia, Paraguai e Guiana……..analfabetismo de 2% contra 15%(oficial) no Brasil.. sem contar o IDH(creo que voce sabe o que é isso…. O Uruguai esta na posição 48 e o Brasil… é só inverter…84…SABE por que isso??? Porque no Brasil, crescer é aumentar o consumo enquanto eles investem em EDUCAÇÂO….pronto, falei…
Show Angela! Ja fui lá o povo é pobre, porém são cultos, pensadores, na mais humilde residência você vê discussões sobre política, economia, são críticos, não dizem SIM, dizem POR QUE?
A diferença disso é a sociedade sendo formada pela educação, não é movido por festas, e nem poderia ser quem vive de festa é promoter e não um país.
É que para os brasileiros crescer significa dinheiro, sendo que em países como o UY crescer significa investir na educação..
E essa questão de solidariedade normalmente vez de quem não tem grana mesmo, por isso não me surpreende a postura do Renato que assim como eu estudou em escola pública a vida toda mas precisa de um comentário na internet para se sentir mais e mais poderoso e se autoafirmar.
Acredito que para poder falar bem ou mal de qualquer coisa deveria pelo menos conhecer a realidade, UY é um país grandioso, não em economia mas em respeito e cidadania.
Eu só tenho uma coisa ah falar ao Renato, vc teve seus pais trabalhando 20 horas p/ vc ser alguém na vida, esse foi o seu Mujica, muitas pessoas não tem isso, ou tem doenças tanto físicas quanto psicológicas que não podem correr atrás dos seus sonhos, como pudemos ler, esse presidente, esta combatendo ah corrupção no seu país e com certeza deve estar melhorando ah educação, mas o ponto é: nunca, no mundo capitalista, todos terão condições p/ ter uma casa e o que ele faz é pegar, quem esta jogado da sociedade e por conta própria ALÉM do seu trabalho como presidente os ajudar, como SER HUMANO, o que ele doa, pode ser p/ comida p/ crianças, animais, doentes, vc não sabe p/ onde vai e certamente se estão lá, tiveram os seus motivos, que vc não é NINGUÉM, p/ julgar, nem todos tem ah oportunidade de fazer ah sua oportunidade na vida e ter alguém que te de ah mão, faz ela poder sentir que tem alguém com ela, na vida dela!
Mas isso deve ser muito difícil, de uma pessoa pequena que nem vc, com ah sua construtora, os seus números e os seus ótimos advogados, ensinarem, pena que vc ficou rico, porque certamente tem gnt com ah alma muito mais merecedora do que vc!
A base de tudo é uma boa educação,seja em casa ou na escola.Parabéns aos Uruguaios que elegeram um presidente como esse,e parabéns ao Pepe que está a serviço do povo e não da burguesia,isso sim é político de verdade,que sirva de exemplo.
Renato querido,apesar de ter tido oportunidade na vida ( porque sorte, todos nós temos) vc é muito mal informado.
Os brasileiros não são preguiçosos, e como tal, me coloco entre eles…trabalho muito. Os benefícios que vc acha tão injusto
ser repassados para os cidadãos de baixa renda, tirou milhares de pessoas da linha da pobreza, se vc passou fome, sabe do que estou falando. Se vc prestar atenção e observar á sua volta,vai perceber que nos dias de hoje, ainda tem, mas não se vê, como antigamente, pessoas pedindo comida nas ruas, a causa? esse s benefícios que vc acha um absurdo. Eu conheço
muitas pessoas que recebem…são pessoas dignas,trabalhadoras, a maioria analfabetos e que infelizmente não tiveram a
mesma oportunidade que vc.
Se vc cumprir com o seu papel , ser um empreendedor de respeito, pagar um salário digno aos seus funcionários, ao invés de explora-los, dar a eles oportunidade de crescimento na tua empresa, e tratá-los com respeito e dignidade, estará fazendo uma boa ação tal qual o Presidente Mujica, e somente por isso, já terá o meu respeito. Só prá lembrar que todo ser humano quer se dar bem na vida. Eu não conheço ninguem, que por preguiça, prefira viver na miséria.
Não Só O Lula deveria ver isso. Mas todos os Politicos Brasileiros inclusive sr Fernando Henrique Cardoso que nunca doou nada pra ninguem esse pessoal do PSDB se vestem de Anjos Criticando tudo com falsa Moral qdo foram Governo não fizeram nada.
PARABENS AO PRESIDENTE URUGUAIAO, DEUS O ILUMINE E SIRVA DE EXEMPLO AOS DEMAIS PRFESIDENTES ASSIM QUE DEVE SER FEITO- LUIZ RONALDO DA ROSA – BRASILIA DF, 73
É a velha história…” o cara” segue sendo tão pobre, mas tão pobre…que só tem dinheiro.
esse cara deve ganhar um premio nobel
Com certeza, tem muitos comentários idiotas neste post, porque será que as pessoas se incomodam tanto com gente honesta e grandiosa. Sim, pois nem todo mundo é ganancioso, ainda existem pessoas racionais e cheias de luz neste mundão.
hahahaha quanta hipocresia nesses comentários.
Renato estou de acordo com você em muitos fatores, estou começando e tenho a absoluta certeza que não quero e nem vou depender de ninguém. Quero colher o peixe, porque é assim que damos valor às coisas que conquistamos.
É muito bonita a atitude desse presidente e parabéns ao nosso vizinho Uruguai por investir no esporte e educação.
Aos moradores brasileiros no Uruguai, boa sorte por ai, não sabia muito sobre a situação social dai, é mais um aprendizado.
Quanto às pessoas que criticaram os comentários do Renato e se acharem tão superiores intelectualmente, porque não fazem igual ao Mojica, doem 90% do salário de vocês para os necessitados. Posso indicar diversas ONGs, Asilos, Comunidades que adorariam receber a ajuda de vocês.
Mas não instituições que ajudam vagabundos, mas instituições que ajudam idosos doentes abandonados, crianças com cancêr, deficiência. Acredito agora que esse bando de “socialistas da internet” devem estar tudo se coçando para rebater com críticas, melhor porque vocês não peguem seus Tablets, Notes, PCs e doam para essas organizações para ajudar na educação do País.
A meu ver isso é demagogia barata acompanhada de certa avareza e de nenhum pragmatismo político que a justifique. Um Chefe de Estado não pode representar o seu país dessa maneira. O Uruguai não é assim um país tão miserável para ser representado por um sujeito que envergonhe ao seu povo dessa forma diante de outras Nações com tais procedimentos. Não vejo mérito nenhum nisso, más sim, além de pura demagogia uma aberração ao próprio Estado Uruguaio, denegrindo a sua própria imagem ou então se trata de uma grande piada de mau gosto. Quanto a doar o seu salário que o faça da maneira que melhor lhe convir. Porém, no que se refere a representar, vender e usar os bens do Estado construídos e definidos para fins específicos transformando-as para outros de maneira a também denegri-los, nada o justifica, salvo para privatizações que se vejam necessárias e a continuidade e melhorias de seus serviços para o povo em geral.
KKKKKKKK AKI NO BRASIL???? DILMA… LULA… SERGIO CABRAL… DUDU PAES… TUDO UMA CORJA SÓ. PRA Q ELES QUEREM ESSAS OBRAS DEMORADAS TODA?? QTO MAIS TPO DEMORA MAIS $ ELES ROUBAM… SERGINHO KBRAL NA FRANÇA COM DONO DE EMPRENTEIRA Q ELE ESCOLHE PRA PRESTAR”SERVIÇOS” AO ESTADO ZUANDO COM NOSSO $$
Já pensou o Geraldo Alckmin P$DB-SP, FHC P$DB-SP, Jo$é $erra P$DB-SP, Sérgio Guerra P$DB-PE, Demo$tene$ Torre$ DEMO$-GO, Álvaro Dia$ P$DB-PR, Eduardo Azevedo P$DB-MG, Aécio Cachaçeiro Neve$ P$DB-MG, Marcone Perillo P$DB-GO, Jo$é Agripino Maia DEMO$-RN fazendo igual, DEUS existe, mas, não participa.
Ah.. e o Gilmar Mende$ também.
NÃO FALEM MAL DO LULA E DA DILMA AGRADEÇA A DEUS E DEPOIS A ELES O FATO DE VC PODER COMER CARNE TODOS OS DIAS E TER EMPREGO DE CARTEIRA ASSINA SE VC AINDA NÃO CONSEGUIU OBTER ISSO CORRA ATRÁZ TAMBEM NÃO DEIXE SÓ NAS MÃOS DELES OBRIGADO LULA E DILMA POR EU TER TUDO NA MINHA VIDA APARTIR DOS SEUS MANDATOS E OBRIGADO SENHOR PELA MINHA SAUDE E PARABÉNS PARA ESSE PRESIDENTE DEUS VAI DAR EM DOBRO TUDO QUE ELE DOA
CONHECO O URUGUAY DE PONTA A PONTA. PAIS MARAAVILHOSO.POVO HOSPITALEIRO. DEPOIS DO BRASIL PARA MIM O MELHOR PAIS DESTE CONTINENTE. NAO SOU FA DELE.MAS O EXEMPLO DESTE ATO DEVERIA SER SEGUIDO POR TODOSOS PRESIDENTES!!!
Se for verdade o que esse Mujica esta fazendo ,então ele acaba de destruir minhas e convicções pessoais de que 99,999% dos politicos são desonestos e corruptos. Agora só 99,99999998 são desonestos e corruptos.isso vai me causar problemas.Mas parabéns Presidente Mujica! Queria viver em um mundo com pessoas assim!você faz a diferença!
Normal, para quem estuda filosofia percebe que o caminho para a iluminação é a vida simples e pragmática. Veja, a palavra convence, mas o exemplo arrasta.
Isso e so mais uma prova de que os salarios deles Sao fora da realidade, como ele mesmo disse e tem consciencia disso o povo vive com mto menos porque com eles tem que ser diferente, um baita exemplo a ser seguido
Por isso o Uruguai é exemplo para américa latina!
Este Renato está no site errado. Deveria procurar a Ana Maria Braga, contar sua história de vida. Ou ainda, o Caldeirão do Huck, Gugu, Faustão (velho chavão, e agora, Renato, uma das maiores histórias de vida deste país, oh loco!). Ou ainda o Fala que eu te escuto. Dizer que usou a Teoria da Prosperidade para enriquecer. Sou neto de bascos, meu caro Renato, metade de meus familiares foram executados por franquistas na Guerra Civil Espanhola. Se não bastasse este desgosto, parte dos que conseguiram sobreviver, conseguiram sair clandestinamente da Península Ibérica e zarpar rumo à América do Sul, especificamente o Brasil. Chegando aqui, por causa do entusiasmo que a ditadura Vargas tinha por governos totalitários, estes bascos corajosos por pouco não são deportados. Semanas atrás, estava eu de folga e aproveitei para assistir a um jogo do meu Athletic Bilbao na Liga Europa. Na minha mão, carregava o manto sagrado, a bandeira da Euskadi. Eu não preciso ficar arrotando a todo momento a dor por tudo que os espanhóis fizeram a milhares de bascos durante o período que foi de 1936 até 1975. Existe o momento certo. E foi nesta partida de futebol, ganha pelo Athletic, que eu pude descarregar todo este ranço. Sozinho na sala, sem ninguem ficar sabendo. Portanto, é uma tremenda bobagem essa experiência de vida, usando do site como se fôssemos psicólogos e querendo que passemos a mão em tua cabeça e dizer algo como, é isso aí Renatão, tu vencestes. De nada adianta tu conquistares tudo o que conquistou se tu estás a carregar ressentimentos. Eu uso o futebol e em especial estes jogos que envolvam nós bascos contra as equipes que chupam os bahos do franquismo. E depois, na vitória e na derrota, vou fazer uma rapidinha. Quem sabe você não precise também de uma.
Essa é uma opção pessoal dele, que considero válida no sentido pessoal, mas que nada muda a situação econômica e social do Uruguai. Analisando de forma global, vale como um gesto simbólico para ele (não para as demais pessoas) e nada mais. O que importa são decisões macro que mudem a situação social e econômica do pais.
Não acho que ele seja demagogo, acho que ele faz de bom coração, mas, objetivamente, não tem relevância para o país. Agora, querer usar a decisão pessoal dele para atacar nossos desafetos (dizendo que deveriam seguir o exemplo dele) é MOLEZA, duro é aplicar isso EM NOSSAS PRÓPRIAS VIDAS. Não acham? Então comecem a doar 90% do que ganham para os mais necessitados e depois voltamos a conversar… hehehe
Renato escrevendo errado desse jeito é dono de uma das maiores construtoras de São Paulo.
IMAGINA SÓ QUANDO ELE TERMINAR O SUPLETIVO, EIKE BATISTA QUE SE CUIDE.
Uma coisa que meu pai sempre disse e acho que ele tem razao e é: Cada povo tem o governo que merece. O brasileiro nao tem iniciativa pra mudar o proprio destino. Nao se conscientiza de que ele, o POVO é que tem o poder e direito de eleger os tao odiados politicos e vao deixando a decisao pra depois com o pensamento de sempre: ah ta bao…fazer o que. Enquanto os brasileiros tiverem o minimo pra sobreviver, nao vao se preocupar em ter o maximo. Situacao politica no Brasil, que ja é antiga, é por culpa da própria populacao.
Amigos do Brasil. O exemplo do atual Presidente uruguaio não é novo na hispanoamérica, porém, não deixa de surpreender estando colado nas duas maiores fábricas de corruptos do continente – Brasil e Argentina. No caso brasileiro, o mui progressista Lula da Silva precisou de 11 caminhões para fazer a mudança e levar tudo o que ele achava que era dele (mesmo não sendo) desde o Palácio da Alvorada. Mas, isso é um detalhe.
Até 1962 o Chile tinha um Presidente da direita, Jorge Alessandri, engenheiro, homem rico, morava num apartamento de 3 quartos numa edifício muito antigo no centro de santiago e ia a pé para o Palácio de La Moneda. Detestava que o pessoal da segurança o seguisse. O carro dele era um Chevrolet 1949 que vivia estacionado na rua em frente ao edifício (o edifício não tinha garagem).
Renato, sua história pode ter convencido a todos, menos a mim. Nas entrelinhas de seus relatos, não está implicita palavras de um homem rico, dono de uma das maiores construtoras de São Paulo. Mesmo escrevendo mal e porcamente, se você fosse tal pessoa, ainda assim esse registro ficaria nas entrelinhas de sua fala. Tenho pena de você; da sua ignorância, da sua falta de humildade e principalmente da sua falta de RESPEITO e AMOR pelo próximo. Se você fosse realmente essa pessoa descrita em seus relatos…com toda essa história de vida; no mínimo haveria muita compaixão, gratidão, respeito e amort em seu coração. Aqui só tenho que finalizar com os meus parabéns ao presidente MUJICA, que aos 77 anos nos deixa essa lição maravilhosa. Ele nã precisa de nada disso, mas é essa sua índole. É esse seu coração!!!
Em se tratando de Brasil, falaram aí do Freixo e chamaram-no de falso populista. E o Reguffe?
Todos os políticos deveriam seguir este exemplo!
Pô Renato, quis dar umas e se deu mal… Pensa melhor antes de escrever as bobagens que pensa,ok? E mais, nem escrevendo um português correto,(pagando um professor porque posso… putz tu só piora as coisas meu…) se pensas assim sempre serás medíocre meu chapa. Com dinheiro ou não.
Se um presidente fizer isso por aqui a elite com ajuda da midia bota ele na rua logo
Os polítocos Brasileiros não precisam doar 90 % do seu salário, nem 1% precisa doar, é simples, só não precisa ser corrupto. É só fazer as coisas voltado à NÓS! Eu aplaudo de pé o Mujica, mas acho que não doaria 90% do meu salário. Não sou hipócrita!
“NÃO FALEM MAL DO LULA E DA DILMA AGRADEÇA A DEUS E DEPOIS A ELES O FATO DE VC PODER COMER CARNE TODOS OS DIAS”
hahahahaahaha eu fico me perguntando o quão alterada tem que estar uma pessoa pra escrever uma frase dessas.
Eu também estou de acordo com o pensamento do Renato, e trabalho na área publica e vejo que várias pessoas dependem do governo principalmente pelas regalias que ele lhe oferecem. Para se ter uma ideia o governo federal oferece cursos técnicos gratuitos para que os jovens não caiam na criminalidade, são cursos de eletricista, de pintura, corte, costura, mecânica geral e muitos outros, somos obrigados a fechar a cada 2/3 meses um percentual em nosso estado para que o governo federal não corte a verba para o estado, fazemos várias ligações para pessoas de comunidades mais necessitadas e a resposta sempre é a mesma “E COMO É?” “COMO É ISSO?” “VOU NÃO” “NÃO TENHO INTERESSE!” “É TARDE” “É CEDO” “GOSTO DE NADA” são inúmeras as desculpas e o mais impressionante é que 90% das pessoas que telefonamos estão desempregadas. Agora acreditem se quiser.. Quando ligamos para essas famílias que recebem regalias e ameaçamos “cortar” o Bolsa QUE FOR se não participarem, chove de gente, é assim que conseguimos fechar nosso percentual, e muitas pessoas que dispensamos até pela idade ficam chocadas querendo participar de todo jeito com o medo de perder o auxilio. Tem muita gente aqui falando o que não sabe, se o cidadão correr atrás do seu sonho ou pelo menos metade do seu objetivo ele vai crescer muito mais na vida.
Louvável a atitude do presidente Mujica.
Entretanto, não podemos esperar pela mesma boa vontade de todos. Certamente o debate da corrupção, da má administração e um novo conceito de democracia não se inicia por aí. É preciso colocar em cheque a estrutura política que permite os males da política se alastrar. Pensar em representações de bairro, em assembléias revogatórias e em outros meios de controle popular é um bom começo. Notem que as sugestões ventiladas em nada delega a virtude política ao indivíduo em si, mas atenta para a necessidade de pensarmos um sistema político transparente que impeça, por exemplo, a corrupção. E isso apenas se é permitido ao povo controlar efetivamente seus representantes.
Sandra,10/06,de 2012 ..as 13 horas
Renato.Parabens. Voce foi mais comentado do que o Presidente do Uruguai. Outro dia li uma coisa que achei muito interessante. Dizia…… ” E MELHOR ESCREVER ERRADO COISAS CERTAS DO QUE ESCREVER CERTO COISAS ERRADAS ” .
Nao entendi o que seria moderacao neste caso.Peco o favor de me informar.
Convido a conhecer e participar desse grupo no Facebook:
RESISTÊNCIA VIRACOPOS em http://www.facebook.com/groups/resistenciaviracopos/
Grupo de resistência dos aeroportuários de Viracopos.
Sandra
Sandra . em 9 de junho de 2012 as 13:44
Sandra, em 5 de junho de 2012 as 13 :44
Sobre o Presidente do Uruguai achei incrivel ele ser Ateu. Ele segue integralmente o que falou Jesus sobre ser um homem de Deus e alcamcar o CEU. E formidavel. Mas ja dizia Jesus …” Poucos serao os escolhidos. Nao sei politicamente se funciona. Vi ele como ser humano. E como tal ,e admiravel. E sobre mim,nao sou politicamente bem informada e nem tao pouco religiosa. So quiz defender o Renato ,que foi tao malhado por nao escrever direito. Sabem poque medicos escrevem prescricoes que ninguem consegue ler???Ele nao sabem escrever corretos.
melhor do que o brasil que tem um monte de politico fdps
Eu prefiro pudim de leite.
Gente não é só escrever,o Renato também precisa aprender a ler!
como ele não entendeu que o presidente tira dinheiro do próprio bolso para ajudar ONGS e não para dar nas mãos dos pobres “preguiçosos”!
Renato: O maior mentiroso existente no planeta Terra!
Renato! chegaaaa,basta de asneira,pare de argumentar o que não diz respeito ao assunto,fale da atitude de (pepe),e não de quem necessita.
Desculpem, mas algo não bate com esse “voto de pobreza do presidente Mujica, do Uruguai. Se ele é de classe médio e possui um sítio, por mais modesto que seja, daria para ter um carro um pouco mais moderno e confortável do que o velho Fuquinha Afinal, ele não anda de Fuca para fazer sobrar dinheiro a fim de fazer caridade. Anda, porque esse poeequeno e antigo carro é um ícone de pobreza. Ao que se sabe, Mujica é um antigo líder Tupamaro, grupo esquerdista que lutava a favor das ditaduras alinhadas a Cuba, onde os direitos humanos nunca foram respeitados e Mujica sabia disso. Portanto, cuidado com esses populismos expostos, alvo de publicidade, porque eles podem representar o famoso “passo atrás” pregado pela extrema-esquerda, para poder das dois passos à frente. A menos que ele seja um homem arrependido de seu passado político e queira agora, em idade avançada, limpar a barra junto a Deus, para conquistar um cantinho no Céu.
CADE A “DILMA” PRA APRENDER UMA LIÇÃO DESSAS ..E OS PARLAMENTARES TAMBEM…
Será que esse fusca foi adquirido com recursos lícitos? Sei não, esse fusca tá muito novo pra ser de 87.. tem que ver se tudo isso é verdade mesmo.
Não quero ver o presidente doar ao povo 90% da sua renda. Quero vê-lo devolver ao povo 10% da renda do 1% mais rico.
É difícl prá nós que vivemos no Brasil este exemplo. Só que no Uruguay este procedimento está sendo praticado de fato. E o resultado é que a população emporecida está discutindo, estão reletindo sobre o seu bem-estar. O Mujica está vivendo muito bem em sua forma de administrar o bem público. E de acordo com informações, está bem melhor do que antes. continua cada vez mais preocupado em “ser” e não em “ter”.
Bem diferente das mordomias salarias faraônicas dos marajás da TV e Futebol no Brasil. Salário de Faustão: R$ 5.200.000,00 (cinco milhoes…), Gugu: R$ Três milhões, Xuxa: 2,5 (dois milhões e quinhentos)… e por aí vai. Quantas mil bolsas famílias seriam necessárias para se igualara a esta montanha de dinheiro?
http://diversidadevariedade.blogspot.com.br/2010/11/os-10-maiores-salarios-da-tv-brasileira.html
“A GANÂNCIA (DE POUCOS) É A MÃE ZELOSA DA MISÉRIA (DE MUITOS)
“Felizes os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados” Jesus Cristo
Tem coisas que so um ateu pode fazer.
A notícia é tendenciosa, pois ele não é pobre, tem carro e mora em sitio próprio, tem renda própria e doa parte do salário, o que não o transforma em pobre, e sim, um dos únicos políticos do mundo com conduta pautada na honestidade, achem certo ou errado. Aqui no Brasil a maioria vai achincalhar, pois, trata-se de um povo corrupto desde criança (lembra: Quem não cola não sai da escola – Gerson: Leve vantagem vc também e assim vai) que acredita que roubar mil não é crime, mas, roubar 1 milhão é. Aético por natureza grita quando ve seu politico roubar e aplaude seu ídolo do futebol, quando este utiliza as mãos para marcar um gol, tem visão caolha para a ética e a moral.
Renato, concordo plenamente com vc.
E quem nao gosta do Brasil, que va embora.
Uruguai, Paraguai, Argentina e etc = quintal do Brasil. Essa eh a verdade.
Queridos hermanos del Brasil. No crean todo lo que ven y leen, todo lo de Mujica es una farsa y una mentira !!! Detrás de todo hay cuentas multimillonarias y empresarios amigos que están en todo lo relacionado al poder !! lo peor de todo es que el mundo crea que todos los uruguayos vivimos así, y eso no es real, ni el más pobre vive en las condiciones que viven estos dos personajes de nuestro país.
Voto em Mujica Para Presidente Do Brasil…
axo ki o brasil preciza de pessoasl desse geito!
qe se doam para ajudarem o proximo, nois temos um pais mto egoista
qe so pensa em seus proprios ideais ^^
#MudaBrasil
A maioria aqui se contenta em criticar o exemplo do presidente do Uruguay, ou, criticar os políticos do Brasil!
Vamos parar com isso e levemos em consideração aqui a notícia a nós apresentada! De que o presidente do Uruguay, está fazendo a diferença! Foi uma decisão dele servir ao povo e ele leva isso muito a sério, tanto que o dinheiro que ele poderia estar desfrutando, ele usa em prol das pessoas necessitadas! Quer exemplo mais bonito que isso? Ele pode não ser o melhor líder… Mas ele está dando um exemplo claro, e digno, de que pessoas no poder, podem servir ao povo sem que haja uma “barreira/diferença” social entre eles. Por que todo presidente precisa ser rico e cuidar do povo “a distância”? Ele faz questão de estar em contato direto com o seu povo, entender as suas necessidades, e assim fazer algo pra mudar, mesmo que seja abrindo as portas da sua casa! Mais que exemplo de pessoa, é exemplo de coração! De querer bem ao próximo, de não ver diferença de pessoa pra pessoa, de querer um mundo melhor, com pessoas melhores! Eu aposto que ele é a pessoa mais em paz do mundo, que chega pra dormir e descansa tranquilo, porque está com a consciência tranquila/limpa de que fez a coisa certa todos os dias!
SOU URUGUAIA MÀS NOS MUDAMOS PARA BRASIL COM MINHA FLIA QUANDO TINHA 17 ANOS,
NATURALMENTE SEGUÌ OS ACONTECIMENTOS DO MEU PAÌS, SUA POLÌTICA, SUA ECONOMÌA, SUA
VIDA CULTURAL E TUDO O RELATIVO A ELA, MOREI NA VENEZUELA, NA ARGENTINA, E NO BRASIL
TIVE FILHOS E NETOS, AGORA MORANDO NA EUROPA. AO RECEBER ESTA INFORMACAO DO NOSSO
PRESIDENTE NAO ME CAUSOU NEHUMA SURPRESA POIS URUGUAY SEMPRE FOI PIONEIRO NO
AMBITO TANTO POLÌTICO COMO SOCIAL, EN 1934 YA TINHAMOS DIVORCIO, JUNTO A LEIS DE
PROTECAO A MULHER TRABALHADORA, FOMOS O PRIMEIRO A ATINGIR O MELHOR INDICE DE
ESCOLARIDADE NA AMERICA LATINA CON MINIMA TAXA DE ANALFABETISMO. ESTE PRESIDENTE
E SUA ACTITUDE NAO È CAUSA E SIM CONSEQUENCIA DA TRAJETÒRIA DA NOSSA HISTÒRIA.
TODOS OS PAÌSES TEM SUA PARTICULAR TRAJETÒRIA UNS EVOLUEM ANTES QUE OUTROS MÀS
PELA LEI DA EVOLUCAO TODOS CONSEGUIRAM CHEGAR A JUSTICA E A IGULADADE.
ESTE TEM QUE SER O DESEJO DE TODOS NÒS OS LATINO AMERICANOS, JUNTO A TODOS OS
HABITANTES DA NOSSA MARAVILHOSA MAE TERRA.
Todo o homem público que se preza, deve ser ‘PEAO DO POVO’, pois esta no poder para SERVIR, e não para SERVIR-SE DO PODER’,.
Tai um exemplo vivo do que eu digo, parabens ao URUGUAI e a seu povo e a seu EXMO. SR. PRESIDENTE.
Bruno, em 24 de junho de 2012,
vi algumas coisas sobre o uruguai; pessoal dizer que o Brasil é mais rico que este ou aquele pais é muito vago, tenho estudado a econômia de alguns paises, na minha opinião o que deve ser levado em consideração e a distribuição da riqueza; por exemplo a Renda Per Capta do Uruguai é de US$ 14.671,00 ( 49º) – IDH 0,783 ( 48º ) – Gini 42,4 -
Alfabetização 97,9% – No Brasil: Per Capta US$ 12.492,00 (53º) – IDH 0,718 (84º) – Gini 51,9 – Alfabetizados 90,4 (94º). Posso lhes garantir que dos considerados alfabetizados no Brasil boa parte são semi-analfabetos.Verifiquem os numeros de outros paises Sul Americanos e ficarão envergonhados com a 6ª posição do Brasil na economia Mundial.
Agora sobre a atitude do presidente Uruguaio, para as pessoas que entendem que o bem estar de cada um é a maior riqueza, fica fácil de entende-lo. Outra coisa o IDH de cada pais na maioria das vezes esta diretamente ligado ao nivel de corrupção. Quanto menor for a corrupção maior o IDH.
Pessoas como o presidente Uruguaio nos deixam esperançosos.
enquanto estiver as mesmas nogeiras no poder não mudará nunca, até mesmo quem entra se estraga. e o povo idiota na hora de votar não pensa neste politicos…vamos votar conciente pessoal presisamos mudar o pais e só nós conseguimos…..
Este senhor, hoje, tão simpático, atencioso e protetor, foi em seu passado, um brutal assassino, líder do movimento “tupamaro”que aterrorizou o País nos anos 60. Trata-se de alguém com um passado muito negro e com uma alma muito suja. Hoje quer demonstrar ou melhor tentar limpar o seu passado negro. Todo cuidado é pouco !!!
Senhores, sugiro que leiam o artigo do dr. Alexander Torres Mega, advogado e professor uruguaio, desenvolve notável trabalho de esclarecimento nos meios estudantis de Montevidéu. Quem é José “Pepe” Mojica ?
Puxa! Que exemplo! Tudo que Eu almejo na vida é ter um fusquinha velho e um sítio na roça. Se todos fossem iguais a ele a humanidade ainda estaria morando em cavernas e fazendo fogueira pra se aquecer. Sai pra lá dinossauro comunista retrógrado!
Nossa,Adorei um exemplo mesmo!! Ele não quer saber de ser rico ,e sim de ter valor com o que ele tem e de ver que muitas pessoas sofrem mas do que ele :( Adorei parece meu pai! Que ele doa para 3 caridades Na minha cidade!
Ahhhh!!!… SE TODOS FOSEM IGUAIS A VOCÊ, Mujica…
“Vai tua vida, teu caminho é de paz e amor
A tua vida é uma linda canção de amor
Abre os teus braços e canta a última esperança
A esperança divina de amar em paz
Se todos fossem iguais a você
Que maravilha viver
Uma canção pelo ar
Uma mulher a cantar
Uma cidade (UM PAíS, muitos PAÍSES, um PLANETA TODO) a cantar
A sorrir,a cantar, a pedir
A beleza de amar
Como o sol
Como a flor, como a luz
Amar sem mentir (COMO mentem, enganam e ROUBAM nossos políticos – QUSE TODOS!!!), nem sofrer
Existiria verdade
Verdade que ninguém vê
Se todos fossem no mundo
Iguais a você”…
https://www.facebook.com/hilton.a.marinho
Olha, tudo que já tenho pesquisado sobre o Uruguai, esse país tão pequeno! mas que em tudo bate de mil a zero, não só nesse país nojento, miserável, cheio de impunidades e uma rede de corrupção e bandidagem uma sobre a outra e cada dia que se passa, só faz aumentar as safadezas desses políticos ladrões. E quando ligamos uma televisão só vemos desgraças, é robalheira de políticos, é o descaso da segurança pública, pois só ouvimos falar em assassinatos crueis, crimes de pistolagem, assaltos, roubos seguidos de mortee etc… Quanto a educação é uma porcaria e saúde pior ainda. então peço a esses políticos sujos e vagabundos desse país de bosta que se chama Brasil, que criem vergonha e parem de roubar, pois de que adianta, como colocam na mídia, ser a sexta economia mundial. Então, estão mesmo confessando que são ladrões, porque o que existe de miséria nesta merda de país é muito grande tenho nojo de ter nascido nesse inferno. e continuando: o Uruguai, é o melhor em segurança, pois ocupa o 24º lugar entre os países menos violentos do mundo, sendo o país menos violento da América latina, como também também o maior nível de educação e saúde de primeiro mundo, nestes termos também batendo em todos os países da América latina. bom então eu quero saber se é mentira ,ou verdade? porque essas informações são de todas as reportagens que já lí a respeito daquele pequeno país o Uruguai.
Maravilhoso ! Isso é que é exemplo oficial: simplicidade e fraternidade. No Brasil, ocupado por palácios ocos, imperam a desigualdade, a mentira, e a competição gananciosa. O resultado é muita exclusão e muita violência.
Simplicidade não é pobreza.
Olá pessoal!
Poxa vida pessoal, parem de escrever que “fulano entende !?@ nenhuma, que beltrano deveria aprender a escrever, que eu cresci na vida através de sofrimento…, que sicrano é egoísta etc e tal. Vamos parar de nos chacotar e deixar somente a nossa opinião sobre o presidente do Uruguai.
Dessa forma vocês perceberão que os descontentamentos surgem sutilmente e sequer foi preciso agredir alguém.
Quanta gente besta,isso não e garantia de um bom governo e so uma boa alma que e transparente,poderia ser um milhonario e ser um visionario,ser um grande governante,pode ser um cara modesto e ser mal dirigente,e se o pais não progride?vender casa de veraneio para comprar casas populares???!!!! quantas ele tem????e futuramente???se liguem ze povimm!!!!
Para anonymous – em 06/ de junho.
Realmente pela sua educação da para ver que você se saiu muito bem em montevidéu.
Parabéns por ser tão gentil com as pessoa que você deixou aqui aqui no Brasil.
O PRESIDENTE DE ANGOLA SRº: JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS TEM QUE SABER DISSO, PARA APRENDER TER AMOR A NAÇÃO.
Entrei aqui porque o assunto era interesante, mas já estou saindo, porque o nível está muito baixo, vou dar um conselho para vocês, a melhor arma para a ignorância, é o desprezo, alguns comentários, não merecem nem ser replicados, vamos aprender a divulgar idéias e opiniões que ajudem as pessoas menos esclarecidas. Aqueles que fazem comentários inúteis e mal intencionados, estão querendo aparecer e tumultuar, provavelmente são pagos pela classe dominante, que apostam na mediocricidade do nosso povo. Por favor, ignore-os e logo se cansarão.
Quantos comentários!
Alguns bons, e outros ridículos, convenhamos.
EXISTE CADA FIGURA!!!
Concordo que alguns brasileiros são preguiçosos sim, mas minoritariamente, pois a grande maioria realmente não encontra oportunidades.
Exemplos:
1- Precisa deixar de estudar para trabalhar ganhando uma miséria
2- Precisa deixar de trabalhar para cuidar dos filhos
3- Precisa deixar de trabalhar, pois estão impossibilitados
4- Estão preparados mas encontram as portas fechadas.
Bom, Estão aí quatro bons exemplos de pessoas que precisam de ajuda sim.
A situação não é tão fácil quanto parece.
E concordo que, se possível, devemos ensinar a pescar, mas muitos precisam mais do que isto ate que aprendem e pesquem.
Não sei se este Presidente realmente é honesto, se sua fazenda possui um valor alto ou não, se conseguiu possuí-la por meios lícitos ou ilícitos. Não poderia julgá-lo sem fundamentos.
Se ele realmente é honesto, somente a sua honestidade já é muito louvável, pois é algo raro, e considerando Brasil, talvez ate impossível.
Ele sendo honesto e ainda tendo tanto amor ao próximo a ponto de abrir mão do seu salário digno, nossa, que exemplo de amor ao próximo!!!Dele e de sua esposa que também pratica o mesmo ato!!!
Quanto ao Brasil, é o meu país, porem temos pontos negativos sim, e devemos contestar sim, é por isso que a corrupção continua, por causa de certos pensamentos inúteis. Não temos que sair do país, temos que lutar por um país melhor sim, e a voz do povo tem grande poder só não sabem usá-lo. Tanto que a lei da ficha limpa esta aí. Devemos reclamar sim, reivindicar sim, não só reclamar, mas agir contra a corrupção.
Se todos os políticos ao invés de roubar usassem este dinheiro usurpado para investir em educação realmente o Brasil seria excelente, e, se a riqueza do país fosse dividida igualitariamente (sem egoísmo) quão bom seria! Não são os pobres que deveriam dividir seus míseros salários e sim os ricos que possuem alem do que precisam e não sabem nem com o que gastar.
Sabe o que contamina o bom caráter e os bons costumes? O egoísmo e o fanatismo ao dinheiro e ao poder. Muito triste, a humanidade é desumana! Não sabe nem o que significa a palavra amor na pratica. Deveríamos pegar isto como exemplo, vejo que ainda existem pessoas que sabem valorizar as coisas certas.
Quanto a governar, Não depende só de um único líder, um líder precisa de ajuda interna e externa. É o caso do Lula, que alavancou o Brasil principalmente por causa da China.
E outra coisa, sempre precisamos de alguém, precisamos de Deus, precisamos dos médicos, dos professores, dos farmacêuticos, dos cientistas, dos funcionarios, das pessoas que nos amam…
É triste notar que, quando alguém, como é o caso do Mujica, dá um bom exemplo, a imensa maioria fica bestificada e acha ser isso algo anormal. Esse fator se deve a inversão de valores e a crise social que tem destruído principalmente a ética e a honestidade. No caso da política brasileira, não é de se esperar que alguém tenha uma atitude tão nobre, pois isso vai na contramão dos costumes de eleitos e eleitores. Na verdade estes se completam e se merecem, pois se do contrário fosse, a vergonha e a dignidade falaria mais alto que uma cédula verde que nos faz “votar” e trocar o protagonista da mesma história de quatro em quatro anos, no entanto o espetáculo é o mesmo, a roubalheira prossegue e o povo continua votando. Como eu gostaria de ter em quem votar aqui nesse Brasil!!! Parabéns ao Pepe Mujica…
É incrivel, lendo os comentários, pessoas que ainda acreditam nos comandantes politicos da naçao.
O unico comentario que valeu a pena, é do amigo que fiz que ainda vai embora pro uruguay.
Eu sou gaucho, rio-grandense, antes de brasileiro, e garanto que aqui poderia ser um pais de dar exemplo, como é o uruguay hoje em dia.
Só que o pais está fora dos padroes do mundo atual, e por isso é tao contestado.
A gente passa a vida correndo atras de coisas, para terminar velho e morto num caixao, podre igual os outros…
O Brasil nao muda jamais, nem fud…. já era. O mundo já era, só resta esperar o ser humano sugar o ultimo nectar da boa natureza, que hoje em dia perdeu seu valor.
Gente apoiando Dilma, Lula, o carvalho a quatro… pelo amor de deus… isso é lavagem cerebral.
A gente está dominado pelo sistema, que ainda nao sei quem ganha com isso… ser rico e dono de tudo nao nos torna maiores que os outros, e sim pobres de espirito. O pobre que precisa de mais e mais coisas, porque nao tem o suficiente.
Mas falar isso hoje em dia pode ser até crime, entao, gostaria de colocar, expor minhas ideias, mas nem saco para colocar acento nas palavras eu tenho mais nessa porcaria de internet, que serve mais para difamar pessoas boas e propagar a lavagem cerebral do consumismo na humanidade.
Um abraço a todos e que aprendemos a ter dignidade novamente, nesse pais de miseraveis.
Só uma coisa não foi dita nesta reportagem… Mujica é de esquerda!
em mozambique o presidente eh o mais rico do pais…
Parabens ao povo Uruguaio, como estamos longe aqui no NE e no Brasil, mas a esperança é última que morre.
E ainda existe pessoas que critica esse homem fenomenal, só o fato de ter que doar 90 por cento de seu salário é tudo. E ainda esse comentarisa( tio san) fala baboseira, vê se te enxerga cara……….. quantos por cento do teu salario tu doa?
Se pelo menos metade dos presidentes ou dirigentes de nações doassem metade do seu salário aos pobres as coisa seriam bem melhor; exemplo de humildade…
Nãão. Tá brincando comigo. Vai, fala a verdade, essa foi uma criação onírica em forma de notícia, é mentira, não existe um cara desses!!
Bom. Não no Brasil. Não é possível que nasça um homem realmente humano como este num país com Folhas, Globos, Empreiteiras, Evangélicos etc. Lá no Uruguai não deve ter nada disso, ou se tem, eu queria sinceramente conhecer, saber por que eles não têm tanta influência e poder sobre o próprio Estado, sobre os Poderes, sobre a mentalidade, cultura e consciência dos cidadãos.
Admiro o comportamento atual do Presidente Uruguaio, mas não podemos esconder o assassinato do José Leandro! Não vi quase comentário sobre esse fato histórico…
Deus te ama mujica,,
Primeiro que o que o presidente ganha não é salário, e sim subsídio para fazer o seu trabalho… e muitos o utilizam como salário.
Segundo, o fato dele usar um fusca é por opção, não porque não tem dinheiro, claro que na reportagem eles fazem um marketing em cima da idéia, mas cvomo foi dito, existe um doc da vida de Mojica, além de que se pesquisar seu histórico irá encontrar algo mais sobre…
Tem comentários que não devemos nem levar em consideração, tem muitos movimentos sociais fazendo uma militancioa muito forte pra que as coisas mudem, pércebemos isso na propriedade com que algumas pessoas falam de política. Sem mais
Uma coisa que o Uruguai jamais deve fazer é marketing. Tem que ficar quietinho, usufruindo de sua tranquilidade e segurança. Do contrário logo começam a chegar vagabundos do mundo inteiro e o país se transforma para pior, como todas as porcarias de capitalismo selvagem que infestam o mundo e que jogam sua população na miséria e na criminalidade.
E daí que o Mujica é de esquerda? Ser de esquerda não significa ser comunista ortodoxo, nem ser um seguidor de Stalin, Mao ou Fidel. Ser de esquerda é estar ao lado de um socialismo moderno que dê vez a todos de uma maneira mais igualitária.
Bom, eu acho que quem tem uma das maiores construtoras de uma das maiores cidades do mundo e não abriga ninguém, nem doa nem 1% do seu salário para ajudar os outros tem até o direito de dizer o que lhe vier à cabeça, mas daí a criticar um sujeito humilde que chega a presidente do seu país e ainda permanece humilde e ajuda os outros… Talvez lhe falte a autoridade moral?
Sou uruguaio, morei no Brasil, em BH precisamente. Uruguai é um pais onde tem pouco muito pobres e poucos muito ricos. Muita classe media. Porém, é um pais caro para se morar. Mujica é um presidente muito particular, alguns o aman outro nao gostam dele, mas todos o respetamos. Recomendo-lhes ver o discurso dele na cumbre do RIO é impredível. De qualquer forma, o brasil é um pais ótimo, as pessoas sao muito alegres e tem alto astral. Talvez o único problema é que o povo nao se importa com política ou nao reclama seus direitos. Em fim, o Brasil é um pais maravilhoso ma em algumas coisas poderiam tomar o exemplo uruguaio e os uruguios poderiamos ser menos criticos e mais alegres tomando exemplo dos brasileiros. Mais uma coisa, sem duvida Uruguai é o pais onde as pessoas conhecem mais da cultura Brasileira e gostam do Brasil. Sejam bemvindos todos os brasileiros que queram morar ou passear no uruguai. Minha página web é http://www.uruguias.com Dèm uma olhada que te dicas e passeios para os brasileiros. Abraços!
Se fosse no Brasil, o metalúrgico que ajudou a fazer esse fusca pensaria diferente!
Será que ele tem diploma de Doutor Honoris?
Podem ter certeza de que ele não é torneiro mecanico e nem mora em uma cobertura de luxo. E realmente não sabe de nada sobre mensalão
O que eu quis dizer é que o nosso ex-presidente que se diz preocupado com a classe pobre poderia ter feitoa mesma coisa. Desculpe, a intenção não foi de ofender.
Um exemplo político. Mas fica a estarrecedora dúvida: como ainda não mataram este sujeito?
analisessinteticasdarealidade.blogspot.com
Quero ver ele tirar o Uruguai da lama, aí sim tiro meu chapéu. A situação por lá consegue ser pior do que a daqui.
@Luciana Pereira Estive por lá e tive a impressão contrária. Me pareceu um país muito pobre. Aqui em Florianópolis também tem muita gente de lá, e eles costumam reclamar bastante de falta de oportunidades por lá, e sobre como a economia deles é atrasada.
Posso estar falando besteira claro, estou me baseando somente na minha experiência.
BrasiLixo
Já havia lido reportagens sobre essa atitude do Mujica, e embora alguns não tenha entendido ele diz que não precisa do dinheiro, portanto ele doa porque não precisa, algumas pessoas não fariam o mesmo por simplismente ganharem muito mal, o resto e usura com dinheiro público, o Mujica não deixou o poder e o dinheiro subir na cabeça, mostranto que é uma pessoa com personalidade, meses atrás vi uma foto da Angela Merkel fazendo compras em um mercadinho de bairro sem segurança governamental e esperando na fila como todos os outros clientes, Angela Merkel para quem não sabe Chanceler ( chefe de governo) da Alemanha ( país mais rico da Europa),e em Londres o prefeito Boris vai ao trabalho de bicicleta.
O comentário do Renato não me surpreende, um país aonde a conjugação preferida e na primeira pessoa do singular eu, para mim, meu, e o senso de coletividade como nação não existe, aonde o jeitinho e a lei de Gerson são práticas difundidas, deve ser estranho conceber como uma pessoa pode agir como o sr Mujica, um país é feito por cada um de seus cidadão, portanto cada um tem o país e os políticos que merece, por isso não entendo como ainda tem gente que se surpreende com toda essa sujeira no Brasil.
Este presidênte merecia goverar Angola onde precizamos alguém como Mujica. Deus te abençoa pepé o mundo está comtigo.
Este presidênde se fosse Angolano, merecia nos governar para sempre. porque nós precisamos alguém assim como Mujica. Continua assim o mundo está contigo.
O sol não brilha para todos. Estou cansado de conhecer gente que batalha a anos, e ainda não conseguiu a casa própria.
E outros ralam atrás de um emprego, e não conseguem nada. Se não houvesse pessoas no mundo como o Mujica, o mundo
seria o inferno. Aqui no Brasil tem pessoas que não precisam, e pegam o auxilio, que o governo da para os pobres, para êles. Já foi mostrado em noticiario, gente da classe média com o vale butjão de gás dos carentes das favelas. E quem necessitava, não estava nem sabendo que tinham direito a vale. O Mujica ajuda mas, também da exemplo de trabalho. Pelo menos mostram êle pegando no pesado com 77 anos de idade. Quanto ao encostar, precisa ver se o povo uruguaio é igual ao brasileiro. Porque o povo brasileiro só valoriza é corrupto.
Ai Mujica, como nos aqueces o coração…
Para bens Jose Mujica, que Deus esteja consigo, espero que continuas assim.
Quero dizer que os uruguai tem um grande precidente, amigo, companheiro de todos voces.
Obrigado…
Do Jose Mojica vi e assisti a entrevista dada no Rio de Janeiro naquele encontro de presidentes, é muito valioso o seu depoimento, assisti-lo serve para nos mostrar o caráter daquele homem, a sua convicção e o seu modo peculiar de ver e mostrar o mundo que esta ao nosso redor. A simplicidade faz parte do seu cotidiano.
Completando o comentário que fiz sobre Jose Mojica, segue a informação sobre o discurso que ele proferiu, dado e passado na Rio+20. É só assessarem, para então constatarem a capacidae deste homem, simples e objetivo, antenado no mundo e capaz de discursar com tremenda desenvoltura sobre um tema tão atual. Jose Pepe Mojica dá o seu recado com palavras objetivas e esclarecedoras. É para ouvir e meditar.
Que todo o povo Uruguaio se orgulhe de seu presidente. No seu discurso na Rio+20 nota-se o quão elevado é esse ser, ali parece que quem fala é o seu próprio espírito se sobressaindo e controlando o ser humano que muitas vezes é dominado pelas tentações fúteis no qual é vitima. Seres como ele nos mostram que o ser humano aos poucos vai se evoluindo, posso assegura-lhes que isso será cada vez mais comum no mundo, mesmo que em passos lentos, mas isso é a “evolução” do ser humano e que algumas pessoas já perceberam que fazer isso conscientemente eleva o nosso espirito e nos mostra o verdadeiro motivo da nossa existência que é a nossa evolução consciente,
MUJICA VOCE É UMA PESSOA ILUMINADA.DEUS TE ABENÇÕE HOJE E SEMPRE
Um exemplo.
Um bom exemplo de pessoa evoluída intelectualmente e não quer ver seu país na miséria como o Brasil .
Quem sabe se seus filhos , netos , sobrinhos no futuro necessitem não tenham sorte na vida como ele e necessitem das instituições públicas .
Pelo menos ele está sendo racional e não egoísta como a presidente Dilma e muito outros políticos , ele está zelândo a terra de seus descendentes e das mulheres de seus descendentes , parentes das mulheres de seus descendentes e por aí em diante .
ESSE E UM CARA DE VERDADE QUE DA O QUE TEM PARA OS POBRE E ESTA ENTRANDO PARA O LIVRO DE HISTORIA. QUE INVEJA DILMA, VOÇE PENSA QUE VAI LEVAR TUDO ISSO QUANDO MORRER, PELO MESNO ELE ESTA ENTRANDO P O LIVRO DE HISTORIA E VOÇE SERA SO MAIS UM PRESIDENTE. SERA QUE O CONCRESO NAO OLHA ISSO COMO UM ATO DE BRAVURIA.
VI, NO FANTASTICO, A REPORTAGE. GOSTEI MUITO DA ATITUDE DELE. CLARO QUE ESTE COMPORTAMENTO NÃO É SINÔNIMO DE BOM OU MAU GOVERNANTE, MAS, SERVE DE EXEMPLO, NÃO SÓ PARA OS NOSSSOS POLITICOS, MAS TAMBÉM PARA TODOS NÓS. LEMBRO-ME QUE ELE DISSE ” POBRE É AQUELE QUE QUER TER MUITO MAIS QUE TEM OU QUE PODE TER”. ISSO NOS FAZ REFLETIR. SERÁ QUE NECESSITAMOS JUNTAR TANTAS FORTUNAS PARA TERMOS QUALIDADE DE VIDA? ISSO DEPENDE, PENSO EU. AS VEZES ENCONTRAMOS FELICIDADES NAS COISAS MAIS SIMPLES DA VIDA. NESTE MUNDO COMPETITIVO, “DAR MILHO AOS POMBOS, PODE SER PRIVILEGIO DE POUCOS”. PARABENS MUJICA, COMO PRESIDENTE CUIDE DE SUA NAÇÃO, COMO PESSOA VIVA SUA VIDA E SEJA FELIZ.
VI, NO FANTASTICO, A REPORTAGEM. GOSTEI MUITO DA ATITUDE DELE. CLARO QUE ESTE COMPORTAMENTO NÃO É SINÔNIMO DE BOM OU MAU GOVERNANTE, MAS, SERVE DE EXEMPLO, NÃO SÓ PARA OS NOSSSOS POLITICOS, MAS TAMBÉM PARA TODOS NÓS. LEMBRO-ME QUE ELE DISSE ” POBRE É AQUELE QUE QUER TER MUITO MAIS QUE TEM OU QUE PODE TER”. ISSO NOS FAZ REFLETIR. SERÁ QUE NECESSITAMOS JUNTAR TANTAS FORTUNAS PARA TERMOS QUALIDADE DE VIDA? ISSO DEPENDE, PENSO EU. AS VEZES ENCONTRAMOS FELICIDADES NAS COISAS MAIS SIMPLES DA VIDA. NESTE MUNDO COMPETITIVO, “DAR MILHO AOS POMBOS”, PODE SER PRIVILEGIO DE POUCOS. PARABENS MUJICA, COMO PRESIDENTE CUIDE DE SUA NAÇÃO, COMO PESSOA VIVA SUA VIDA E SEJA FELIZ.
Sou fã assumido desse cara. Salve José Mujica!
esse é o fusca 78 do Viola ex jogador
Mujica: Que exemplo para muitos políticos!
Fico triste ao ver meu país na lama que se encontra desde que esse governo corrupto se instalou no poder.
Estou indo para o Uruguay. Quero ver isso de perto!
Bom, exemplo digno!!!! um pais onde um presidente acha que R$675,00 seja um salario justo, no minimo deferia seguir o exemplo e ganhar o mesmo. O Uruguai é pobre……..é sim, mas o Brasil não é só as grandes capitais, vá interior a dentro e verá a realidade desse pais, a terra não tem nada com os hipócritas que a governa. Quem dera houvesse inúmeros Mujicas nesse pais, tudo seria bem mais justo.
Cachoeirinhaaaa….. Vem cá ver este post vem !!!
:)
Esse é o cara. Cada povo tem o governante que merece!!!!!
Na verdade, ele é o presidente mais rico do mundo.
O único que não precisa de escolta armada, tem o respeito do povo uruguaio, e paz de espírito: coisas que o dinheiro não compra.
renato concordo com algumas coisas que voce falou mas tudo mundo nao e igual eu tambem nascei numa familia humilde eu tinha so um caucao quando precisava lavar eu ficava nu comecei a trabalhar com 12 anos de idade hoje tenho meu emprengo gracas a deus estou bem de saude a minha esposa pagar o plano de saude que eu so contra pois o pais tem dinheiro para tem uma saude publica o que fico triste e as pessoas ficar falando os erros de portugues dos outros e nao olha coisas mas inportantes como no brasil os politicos trabalha. gostaria de saber o nome da sua construtora. obs. professores de portugues de plantao porfavor estudem ospb. or que saudade
Este Renato lá de trás,deixa prá lá,é mais um mauricinho do qual este país está cheio,a sua egocentricidade é sem limite,deixa este cara prá lá,é o retrato de uma sociedade mesquinha,consumista e que se acha a tal,na verdade são todos uns bunda,o que vale mesmo é o exemplo deste presidente que incomoda à muitos,inclusive a classe política de ladrões no país,que jamais terão uma mentalidade desta,pois a finalidade é só dilapidar o erário público em favor de todos os seus,dá inveja de um homem com tanta obstinação assim,coisa que a nossa cultura não permite!!!!!!!
isso é que é ser humilde.um grande exemplo pro brasil e o mundo!
Grande Mujica. Admrável sua atitude.
O Uruguai tem uma economia atrasada, sim, mas não é de hoje. O país foi esculhambado pelos militares, e ainda está juntando os cacos. Essa tarefa se torna ainda mais difícil quando não se dispõe de vastos recursos naturais, como no Brasil. Junte-se a isso uma extensão territorial pequena, e uma população total menor que a de muitas cidades brasileiras, e aí está uma tarefa realmente difícil. O que ninguém pode tirar do Uruguai é a cultura do seu povo, gente que não precisa acumular riquezas para ser feliz, e que pensa no coletivo. Aqui no Brasil, é só eu, eu, eu. Eu preciso ganhar mais, eu preciso tirar vantagem dos outros para ter sucesso, eu preciso ter posses. O amigo que disse ser dono de construtora diz que só é preciso ter força de vontade para se dar bem aqui: é MENTIRA. Se você conseguiu, parabéns. Mas eu sou empreendedor há mais de 3 anos, rebolei pra pagar minha faculdade (estou seguindo a carreira que eu quero e que eu gosto, e não a que dá mais dinheiro), suo sangue para ganhar o suficiente para sobreviver, e ainda tenho que aguentar clientes me passando para trás (jeitinho brasileiro), governo me mordendo nos impostos e não me dando NADA em troca, e falta de visão das pessoas. Mas eu não vou me dobrar ao sistema brasileiro. Já estou pensando em me mudar do país, pois aqui é muito difícil para uma pessoa honesta ganhar a vida. Precisamos de pensamento coletivo. Precisaríamos de muitos Mujicas aqui para mudar o panorama.
Renato, pense, para você se tornar um ”empresario” foi pelo fato dos seus pais terem um pouco do ” espírito” deste presidente… agora seus filhos sim, vão ter que procurar ajuda em outro lugar… deve ser triste.
Ainda tem solução Brasil! Tragam o Mujica p/ cá!
Se fosse no Brasil, ele ja estava a sete palmos
Exemplo de pessoa. Isso mostra que nao se eh preciso ser milionario para realizar atos filantropicos. E Renato: “The roads of hell are paved with greed”