Redação Pragmatismo
América Latina 05/Jun/2012 às 14:59
255
Comentários

Presidente mais pobre do mundo ainda anda de fusca e doa 90% do salário

Como prometido antes da eleição, o presidente do Uruguai José Pepe Mujica ainda mora em sua pequena fazenda em Rincon del Cerro, nos arredores de Montevidéu. A moradia não poderia deixar de ser modesta, já que o dirigente acaba de ser apontado como o presidente mais pobre do mundo.

pepe mujica mais pobre mundo

Pepe Mujica em seu fusca. O 'presidente mais pobre' do mundo ainda doa 90% do seu salário

Pepe recebe 12.500 dólares mensais por seu trabalho à frente do país, mas doa 90% de seu salário, ou seja, vive com 1.250 dólares ou 2.538 reais ou ainda 25.824 pesos uruguaios. O restante do dinheiro é distribuído entre pequenas empresas e ONGs que trabalham com habitação.

“Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com menos”, diz o presidente.

Aos 77 anos, Mujica vive de forma simples, usando as mesmas roupas e desfrutando a companhia dos mesmos amigos de antes de chegar ao poder.

Além de sua casa, seu único patrimônio é um velho Volkswagen cor celeste avaliado em pouco mais de mil dólares. Como transporte oficial, usa apenas um Chevrolet Corsa. Sua esposa, a senadora Lucía Topolansky também doa a maior parte de seus rendimentos.

Leia mais

Sem contas bancárias ou dívidas, Mujica disse ao jornal El Mundo, da Espanha, que espera concluir seu mandato para descansar sossegado em Rincon del Cerro.

Mujica também oferece residência oficial para abrigar moradores de rua

O presidente do Uruguai, José Mujica, ofereceu nesta quinta-feira (31) sua residência oficial para abrigar moradores de rua durante o próximo inverno caso faltem vagas em abrigos oficiais do governo.

Ele pediu que fosse feito um relatório listando os edifícios públicos disponíveis para serem utilizados pelos desabrigados e, após os resultados, avaliará se há a necessidade da concessão da sede da Presidência. De acordo com a revista semanal Búsqueda, Mujica disponibilizou ainda o palácio de Suarez y Reyes, prédio inabitado onde ocorrem apenas reuniões de governo.

No último dia 24 de maio, uma moradora de rua e seu filho foram instalados na residência presidencial por sugestão de Mujica ao Ministério de Desenvolvimento Social. Logo após o convite, contudo, encontraram outro local para se alojar.

O presidente não mora em sua residência oficial, pois escolheu viver em seu sítio, localizado em uma área de classe média nas redondezas de Montevidéu. Nem mesmo seu antecessor, o ex-presidente Tabaré Vázquez (2005-2010), ocupou o palácio durante seu mandato. Ambos representam os dois primeiros governos marcadamente progressistas da história do Uruguai.

No inverno do ano passado, pelo menos cinco moradores de rua morreram por hipotermia. O fato causou uma crise no governo e acarretou na destituição da ministra de Desenvolvimento Social, Ana Vignoli.

Moradias populares

Em julho de 2011, Mujica assinou a venda da residência presidencial de veraneio, localizada em Punta del Este, principal balneário turístico do país, para o banco estatal República. A operação rendeu ao governo 2,7 milhões dólares e abrirá espaço para escritórios e um espaço cultural.

Vídeo divulgado no Youtube mostra Mujica em seu fusca. Assista:

A venda dessa residência estava nos planos de Mujica desde que assumiu a Presidência em março de 2010. Com os fundos amealhados, será incrementado o orçamento do Plano Juntos de Moradias. Também é planejado o financiamento de uma escola agrária na região, onde jovens de baixa renda poderão ter acesso a cursos técnicos.

El Guia Latino e Opera Mundi

Posts relacionados

Comentários

  1. Luiz FBX Postado em 05/Jun/2012 às 15:35

    Dali Dilma, haaii como ele é besta...

    • luiz de oliveira Postado em 06/Jan/2014 às 13:42

      Vc esta sendo irônico luiz fbx???

    • isabela Postado em 27/May/2014 às 18:58

      ele não e besta e sim humilde e por causa de pessoas com esse pensamento que você tem que o brasil e esta bosta

    • Atabisio Custódio Divino Postado em 17/Jul/2014 às 21:51

      Ele pode ser um besta, idiota ou doido, mais você e outros que pensam o mesmo, não tem coragem de copia-lo, pois estas pessoas vivem no mundo capitalista, sem amor ao próximo. Eu me sinto pequeno, na frente desse ex-presidente, pois ele sempre será guiado por Deus, que o aguarda para dar sua recompensa. www.guerreirosolidario.com

  2. Max Demian Postado em 05/Jun/2012 às 18:58

    enquanto isso no Brasil...

    • jair Postado em 15/Apr/2014 às 11:52

      Pena, tao perto de nos e não nos contaminamos com exemplos que mesmo que não fosse assim que ROUBASSEM MENOS. Cada dia vemos roubos tanto de crianças, velhos as estradas acabadas a saúde ruim as escolas e nada fazemos. Ja não seria hora de partir para o que de fato vai resolver: Matar um deses ladroes? Ou teria outra solução? Qualquer que for ela, desde que haja possibilidade de dar certo e que cuja resposta possa ser positiva com possibilidade mesmo de 50% eu topo contribuir isso sem querer ser mártir pois alguém tem de fazer algo, nem que seja com sangue, precisa alias, passou da hora. Quem tiver a ideia me chame. Ficarei feliz de ter contribuído pois quem planta caroço de manga não vai colher o fruto, portanto faria isso com prazer indiferente de ter auxiliar direto.

    • Flávio. Postado em 18/Apr/2014 às 23:19

      O Povo Brasileiro, precisa de um Presidente (a) Forte, com coragem, para enfrentar a corrupção e colocar na rua, àqueles que estão metendo a mão, seja quem for, independentemente de partido, aí sim, o povo acreditaria que existe Lei nesse país das maravilhas. Se continuar as autoridades, denominado que fulano e sicrano é suspeito do crime tal...quando o crime praticado já esta escancarado para todo mundo ver, se essa denominação continuar, certamente continuará as falcratuas. Necessitamos de "coragem" para afirmar, que fulano de tal é o culpado, até prova em contrario, e assim sucessivamente nos demais crime . "Culpado ou Inocente" e não dizer que fulano é "suspeito", qdo esta tudo muito evidente (como casos de flagrante no delito), colocando dinheiro no bolso, na cueca, na meia, na pasta, na borrinha, ainda dizem que são suspeito. Temos que acabar com essa hipocresia.

  3. Kleber Postado em 05/Jun/2012 às 19:32

    Luiz FBX, besta é vc. Aposto que se tivesse no poder, iria roubar igual a todos os políticos brasileiros. E dá-lhe Dilma uma ova, pq duvido que a Dilma doe o grosso do salário dela pra ajudar as pessoas. Se informa antes de falar merda, seu imbecil.

    • augustowebd Postado em 11/Dec/2013 às 14:35

      Amigo já ouviu falar em sarcasmo?! Foi o que o Max Demian acabou de fazer! Dá-lhe cultura!

    • cleide Postado em 07/May/2014 às 20:12

      concordo com vc amgo,gente imbecil nem devia dar opiniao.

  4. José Carlos Postado em 05/Jun/2012 às 20:19

    A net fala. Mas alguém já mediu esta verdade, ou mentira? Quero entender.

    • amanda Postado em 09/Oct/2013 às 19:30

      tbm quero entender

  5. Fernando Souza Postado em 05/Jun/2012 às 23:48

    Ja tinha visto um documentário sobre ele, antes de ser candidato tem história esse cara.

  6. Ivan Nascimento Postado em 06/Jun/2012 às 01:20

    Lula precisa ver isso.

    • amanda Postado em 09/Oct/2013 às 19:31

      precisa mesmo!!!!!!!!!!!!!!

    • jose marinho Postado em 18/Apr/2014 às 05:24

      assim tanto nao mas o mundo que ponham os olhos neste heroi

  7. Alberto Machado Postado em 06/Jun/2012 às 08:36

    Isso me lembra a inteligência dos indios. Se eles pescam 10 peixes, mas precisam apenas de dois pra se alimentar. Porque não devolver os outros 8 para o mar? Belo exemplo.

  8. Zarag Postado em 06/Jun/2012 às 08:58

    È verdade a história...como disse o Fernando....tem um documentário ou reportagem, não me lembro bem...mas que fala justamente sobre o Mujica e sobre esses seu estilo de vida...

  9. Jorge Ritter Postado em 06/Jun/2012 às 09:03

    Os iguais são diferentes.

  10. Pepe legal Postado em 06/Jun/2012 às 10:19

    E ainda por cima é um ATEU.

  11. Elis Postado em 06/Jun/2012 às 10:30

    José Carlos: Posso te testemunhar que é verdade. Já estive no sítio do Mujica, conheço pessoas que mantém contato constante com ele, pois eram seus amigos antes de ser presidente e ele os mantém agora. Quem conhece o Pepe, seu caráter e história de vida, sabe que ele é assim. Não está representando um papel, sendo populista ou qqer dessas coisas que costumamos imaginar baseados em nossa experiência de brasileiros. Mujica age desta forma porque é uma pessoa simples, com plena noção de que o país que governa é pobre e teve seu povo explorado por colorados, blancos e militares até quase a morte. O que acho triste é que o modo de viver dele seja tão "estranho" a ponto de virar notícia.

  12. Luiz Nunes Postado em 06/Jun/2012 às 10:57

    Pra quem vive no país que premia a corrupção e o expertismo, isto é surreal. Se for verídico podemos dizer que o mundo ainda tem chances.

    • rogerio Postado em 01/Aug/2014 às 14:13

      faço uma troca mando todos os políticos Brasileiros para o Uruguai e só trago o mujica

  13. jcrl Postado em 06/Jun/2012 às 11:43

    Uma atitude dessas em Pindorama, soaria um tanto piegas para não dizer demagógica; afinal, quando o distinto chega ao "pude", vai rapinar e tungar tudo o que puder para garantir a geração futura do seu clã...Por que será que por aqui se faz campanha contra tudo quanto é coisa, mas não contra os corruptores, corruptos e corrompidos? Será essa chaga algo incrustado no DNA da população a qual se manifesta de forma mais latente nos holofotes da classe política? Ou será que apenas os políticos são os corruptos do país? E as relações e os negócios escusos da vida privada, não vêm à público por que são privados? Como quase tudo em Pindorama, ataca-se apenas as consequências desconsiderando-se as causas...

  14. Evandro Postado em 06/Jun/2012 às 11:47

    alguém devia postar esse link nas fanpages e nos sites dos nossos deputados e senadores, que ganham um salário ridículo de tão grande e ainda roubam mais.

  15. Jefferson Postado em 06/Jun/2012 às 12:20

    Cara, que vergonha do Brasil dos ruralistas e do código de destruição ambiental. To pensando seriamente em ir me embora pro Uruguai.

  16. Alex Moura Postado em 06/Jun/2012 às 12:33

    quantos comentarios idiotas em um post só...

  17. Silvio Monilha Postado em 06/Jun/2012 às 13:15

    tem pessoas que não suportam esse tipo de exemplo. A vida de Mujica deve incomodar a muitos, dentro e fora do Uruguai. O comportamento de Pepe é muito contundente para os gananciosos que só pensam em acumular riquezas. Feliz o povo que tem muitos Pepes!

  18. Renato Postado em 06/Jun/2012 às 13:40

    Todos os post vejo Brasileiro falando mal do próprio país onde vivi. É simples, n estão contente, vazam daki, vcs n vão fazer o minimo de diferença por aqui. Se acham que o Brasil n é bão para vcs, vão morar para fora, olha nosso fronteira ai, Paraguai, Bolivia, etc, as portas da casa estão abertas... (Quem sabe nesses países n são melhores que aqui né??? Será que onde todos esses paises dependem do Brasil para sobreviver, povo que vive da miséria, suia mortalidade infantil é enorme, poder economico péssimo, etc etc é mlhor para vcs otários). Bom meu comentário sobre essa atitude do presidente, acho uma tremenda besteira abrir mão do seu salário para compartilhar com os outros. Todos a partir que nascemos temos a mesma chance de subir na vida, tudo é questão de força de vontade. (Temos que aprender a pescar e não pegar ja o peixe fisgado). Se hj o cara passa fome, é porque ele n esta correndo atras dos seus ganhos, dos seus sustentos. Vc n precisa estar trabalhando em uma empresa para ganhar dinheiro, seja empreendedor (Como os hippes, que n tem emprego mais fazem colar, brinco etc para sobreviver, dão seu jeito de autosustentar). Sou contra essa moleza da população, de querer tudo facil, (que venha a nós o vosso reino), tem q correr atras, e n esperar ajuda de outras pessoas, assim tornam seres humanos folgados, preguiçosos e mal acostumado. Tenho esse pensamento porque nasci de familia muito humilde, onde meus pais trabalhavam 20 horas pos dias (tinha 3 emprego na epoca, vendiam pipoca no estagio, trabalhavam na roça e faziam doces para vender, muitas vezes passavamos fome e dormiamos em baixo de barracas de lona). Mas nunca ficaram parados, sempre correram atras dos seus objetivos e seus ganhos para sustentar-mos, sao verdadeiros heróes. E de tanta luta e aprendizado que meus pais me passaram hj sou dono de uma das maiores construtoras do estado de SP e acho que todos tem a mesma oportunidade(sendo pobre, rico etc), basta correr atrás dos seus sonhos e objetivo.

    • Marcos Paret Postado em 26/Oct/2013 às 10:27

      No fim do seu comentário é que fui entender do que se tratava.. rsrsrsrs. Fica então aí encastelado e deixe-nos "aqui embaixo" a discutir a nossa ética e a nossa moral, ok?

    • HIeres Postado em 12/Dec/2013 às 14:37

      deveria estudar gramática antes de postar...

    • Risos Postado em 19/Dec/2013 às 16:37

      Aproveita que você é rico e aprende a escrever agora. Só uma dica. Retardado.

    • Donato Amadeo Junior Postado em 06/Jan/2014 às 13:52

      Retardado de uma merda!o Brasil é o melhor país do mundo? Aposto que vc deve ser um filhinho de papai que não sabe nem lavar suas cuecas...assim até eu subo de viva,com meu papaizinho me sustentando e pagando meus estudos até certa idade....é essa sua história de vida?? ou vc é um político, ou filho de um?? Não da pra acreditar que vc seja pobre e fez esse tipo de comentário... pessoas como vc deveriam ser fuziladas,aí sim teríamos um mundo com mais harmonia e solidariedade!!!!otário....

    • Pepe Postado em 03/Feb/2014 às 16:22

      Tem uma construtora grande e não sebe escrever? rsrsrsrsrs grande bosta deve ser sua empresa!

    • Fernando...... Postado em 26/Feb/2014 às 12:59

      Temos um moralista.............

    • marizete Postado em 17/May/2014 às 19:03

      tu já teve a oportunidade né ?teus pais trabalharam pra ti ser oque es hj ,,aqui no brasil nao teve um pobre q nao passou fome ,mas poucos tiveram a oprtunidade q tu teve ,,entao falou bonito mas falou merda e ainda se vangloria doque tens

    • jULIO QUEIROZ GALVÃO Postado em 25/May/2014 às 10:25

      HUMMMM,HJ E DONO DE UMA DAS MAIORES CONSTRUTORAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, TA EXPLICADO A SUA RIQUEZA,

    • Bruno Postado em 24/Jun/2014 às 18:55

      Ô Renato, vá se catar... Como é burro este cavalo!!! Só falou merda até agora...

    • Fulano de Tal Postado em 28/Jun/2014 às 12:21

      Aproveite o seu "sucesso" e pague um professor de língua portuguesa.

    • Fabiana Postado em 12/Jul/2014 às 13:46

      Você falou bem e falou mal! Ele não está simplesmente abrindo mão do salário dele para dar a outras pessoas e sim dizendo que com 10% do valor que recebe consegue viver...Então doa aos que não chegam a isso. Bonita estória da sua família, mas precisava passar tanto sacrifício? Poderiam ter um político honesto que os ajudassem e ao invés de seus pais trabalharem 20 horas por dia trabalharem menos e ensinar a você como é bom ajudar aos mais necessitados e não cuspir na cara de quem está abaixo de você, pois hoje és dono de uma construtora. Pense melhor no que disse... tenho certeza que você pode ajudar muitas pessoas necessitadas (que isso fique claro) pois o preguiçoso pede esmola na rua, o necessitado cata a latinha jogada.

    • MAURO C SOUZA Postado em 17/Jul/2014 às 15:26

      Dono de construtora . Você Zé Ruela não enxerga um metro à frente da sua lata .Se realmente é um mega empresario deve sustentar muito vagabundo com propina. Você não tem noção de quanto este pais produz. Meu estado é o maior no agronegócio ,o imposto mais caro do pais ,e o povo não tem escola ,saúde pública ,estradas e muito menos segurança. Tudo isso que citei é um direito minimo que temos. Mais você que é o cara rodeado de seguranças ,seus filhos frequentam as melhores escolas particulares , e o sírio libanês te parabenizo por isso .Pelo que vejo só conhece Paraguai e Bolívia , estude mais sobre seu pais depois faça comparações ,só assim vai deixar deixar de OTÁRIO.

  19. Juliano Postado em 06/Jun/2012 às 14:49

    Renato, seu comentário só mostra o quão egoísta e mesquinho o ser humano pode ser. Não é pq você era pobre e agora é rico (óh, grandes merdas...) que todos têm as mesmas oportunidades que você teve. E outra, é tanto egoísmo essa história de 'se eu sofri pra conseguir isso, os outros têm que sofrer também'; como se você tivesse gostado de ter que dormir debaixo de uma lona e de passar fome. É o grande problema da classe média esse: nunca foi nada, sempre viveu na merda, mas quando consegue algo um pouco melhor na vida acha que se as outras pessoas não seguirem o mesmo caminho de 'trabalho' dela, não são dignas de ter nada; ou seja, aposto que você nunca gostou de ter que passar fome ou de ter que dormir debaixo de um barraco de lona, mas acha que quem vive hoje nessas condições tem que se virar pra sair dela, senão não será 'digno' de ter alguma coisa na vida. Que piada! Quanto egoísmo! Oooo povinho que gosta de viver na merda e ainda acha bonito isso, acha super digno ter que sair da merda e 'subir' na vida. "Nunca gostei de viver do jeito que eu vivia, mas se você quiser ser como eu, vai ter que passar por isso também." Pra mim, isso é o cúmulo do egoísmo. E pior, sua análise é feita como se todos tivessem as mesmas condições, como se fossem algo homogêneo, e não como se fossem PESSOAS, que são diferentes, vivem de maneiras diferentes, vivem universos diferentes, realidades diferentes, oportunidades diferentes...

    • Ingrid Postado em 09/Dec/2013 às 17:00

      Você não ta falando serio né???? Não é possível, até falta de visão precisa ter limites.

    • carlinhos de oliveira Postado em 13/Jan/2014 às 14:13

      parabens juliano pelo seu comentario corajoso e assim mesmo eu sou um profissional da construçao civil e tenho uma chácara de 5000 mts de terra e estou deixando tudo pra fazer uma casa simples e viver lá não aguento mais o estresse da cidade grande de trabalha 10 hras por dia em fim essa e a vida boa tranquila sossegada

  20. Verlu Postado em 06/Jun/2012 às 14:51

    Pena que o Renato, que obteve tanto sucesso financeiro, não pode aprender a escrever... E abrir mão de algo para compartilhar com os outros, não deveria ser motivo de incompreensão para alguém cujos pais tanto se sacrificaram, tanto abriram mão para heroicamente sustentar uma família. Provavelmente esse comentário tenha sido uma resposta à culpa que sente por ter bem mais do que precisa e não querer compartilhar nada. Eu também não doo o meu salário( que infelizmente é bem menor que o do presidente), não pretendo doar, mas não tenho problemas com as pessoas que o fazem.

  21. edson Postado em 06/Jun/2012 às 14:51

    Isso sim é pode se chamar de uma pessoa que trabalha para o Povo. mas tbm vamos ser realistas ja pensou a dilma morando uma casa no sitio e andando de fusca, no mesmo dia ela iria ser sequestrada..kkkkkkkkkkkkkkkk

  22. Renato Postado em 06/Jun/2012 às 14:52

    Isso serve de exemplo que o mundo siga esse exemplo...

  23. tt Postado em 06/Jun/2012 às 15:00

    Renato acho que nao é do interesse de ninguem aqui saber que sua empresa é uma das maiores do estado de sp e sua história de vida de sucesso, guarde isso para uma oportunidade mais cabivel ok.. O chamariz da noticia se deve ao modo simples que leva um Presidente de um pais pobre que tem tudo para ser corrupto e mesmo assim OPTOU por uma vida simples, e mesmo assim creio eu vive de bem consigo mesmo, não a nada que pague ou apague isso e o exemplo dos indios logo acima é de um brilhantismo simplório genial.

    • caio Postado em 29/Jun/2014 às 16:56

      Excelente, porém quem te disse que o Uruguai é pobre ?

  24. ANONYMOUS Postado em 06/Jun/2012 às 15:14

    Renato vai se ferrar por isso que o Brasil é essa merda de país e sim falo isso mesmo que eu não sou idiota de ficar bajulando um povo que não tá nem ai pra nada, é preguiçoso e só se unem pra ajudar causas inúteis. Aposto que deve tá cheio de inveja né pq o país Brasil que tem a 6º maior economia do mundo, mas essa economia está nas mãos dos políticos e nunca chegará aos pés do Uruguay ! Até no futebol que é a paixão dos brasileiros o Uruguay já está mil anos na frente kkkkkkkkk DEVE DOER NÉ RENATO kkkkkkkkkkkkkkkkkkk "É simples, n estão contente, vazam daki, vcs n vão fazer o minimo de diferença por aqui." Pois é, moro hoje em dia em Montevidéu, sou muito feliz, melhor do que quando estava no Brasil, o povo aqui é outro nível e muito educado, ao contrário de gente como você. E realmente eu não faria o mínimo de esforço pra mudar algo que o povo não quer que mude né, então por favor volte pra sua vida medíocre em qualquer pagode de esquina e deixe um político roubar seu dinheiro e de mais otários que votam nesses trastes --' Mujica é um exemplo de ser humano, não poderia ser diferente a frente de um povo maravilhoso como os uruguaios são!

    • everaldobezerra Postado em 11/May/2014 às 13:12

      meus parabens amigo falou a mais pura verdade. fique com a paz de deus

  25. Gabriela Postado em 06/Jun/2012 às 15:38

    Que massa!!!!

  26. Rodrigo Postado em 06/Jun/2012 às 15:41

    Renato, Já que agora é dono de construtura, etc, aposto que tem condições de entrar em algum curso para aprender a escrever de modo minimamente correto. Caso contrário, de que adianta "subir na vida"?

  27. Renato Postado em 06/Jun/2012 às 15:48

    Se tenho o que tenho hoje, foi graças a minha força de vontade de querer ser alguem na vida, sabendo que tinha muitos caminhos ruins a seguir. Se ficasse esperando ajuda de governo, unesco para me ajudar hoje estaria como muitos por ai. Não venho fazer marketing da minha vida para ninguém aqui, muito pelo contrário, quero mostrar que TODOS somos capazes de realizar nossos sonhos, e conseguir vencer na vida sem ajuda de ninguem. Cada ser humano tem o seu talento, tem o seu brilho, mais muitos tem a preguiça de desenvolve-la, acham melhor esperar ajudas das pessoas (Não querer aprender a pescar e sim ter o peixe fisgado ja), muitos não tem nada hoje por motivos próprios, se acostumaram com a vida que levam de sofrimente e n vão a batalha para subir na vida. Quer melhoes exemplos que nossos artistas, jogadores etc.. que tb veio do nada, de familias humildes. Na minha opnião o presidente ao invés de dar dinheiro as pessoas mais pobres, (vamos falar em uma linguagem mais simplificada), não criam meios educacionais, entre outros, que ensinam e estimulem pessoas de baixa renda a "pescarem" seus próprios peixes, ao invés de criar seres humanos preguiçosos, que só querem saber de ajuda, de outras pessoas e de governo.

    • Isabela Postado em 01/Dec/2013 às 15:51

      Então ele tá construindo escolas no país. Acho que isso é um começo não é renato?

    • Pedro Postado em 22/Feb/2014 às 16:25

      É tão triste quando as pessoas se julgam ricas, quando no entanto são tão pobres de espírito.....

    • Lucas Postado em 26/Jun/2014 às 16:39

      Pelo visto você só "conquistou" dinheiro e ignorância na sua vida. Parabéns.

  28. Letsgu Postado em 06/Jun/2012 às 15:48

    Renato DEFECANDO PELOS DEDOS!

  29. Daniel Zhe Postado em 06/Jun/2012 às 15:56

    Quem já visitou o Uruguai sabe que o nível lá é outro mesmo. Parabéns ao presidente.

  30. Eleni Postado em 06/Jun/2012 às 16:14

    Políticos por inspiração...eles ainda existem!!!!

    • Sertão Postado em 24/Nov/2014 às 18:32

      Caramba! Esse cara ofendo o sistema! Como pode alguém não amar o dinheiro, o consumo e o luxo acima de tudo? Se eu contar para minha mãe essa história ela, primeiro, não vai acreditar, depois vai chamar o Mujica de petista imbecíl ! Engraçado pensar como é que nosso mundo chegou nesse ponto de alienação, de nos parecer tão surreal uma história dessas... Será que a maldita TV (por TV queiram entender toda a mídia em estilo propagandista norte-americano) tem culpa no cartório? Será que "a televisão me deixou burro, muito burro, burro demais"?

  31. DANIELE TERRA Postado em 06/Jun/2012 às 16:24

    HÁ PESSOAS DE VALORES NO MUNDO!

  32. Xoclengue Postado em 06/Jun/2012 às 16:36

    boa atitude do Mujica. soa anárquica até. mas ele só consegue fazer isso porque o Uruguai é irrelevante no cenário político sulamericano e mundial. um presidente argentino ou brasileiro, independentemente do partido e escopo político, não conseguiria fazer isso. seria morto, sequestrado, sumiria, perderia o poder etc. isso dá o gancho pro segundo comentário, direcionado aos néscios que tão discutindo sobre o Brasil: vocês são uns cretinos, nunca leram, não leem e não lerão nada que sirva para entender ou esboçar uma ideia menos estúpida e televisiva da realidade do povo brasileiro, do país e sua história e as diferenças elementares entre nossas próprias regiões e os outros países do cone sul. tampouco conhecem a realidade uruguaia (econômica, social e política) pra opinarem com tanta propriedade. vocês estão aqui porque a notícia é pitoresca, não porque se interessam pelo tema. se não fosse essa característica, não haveria menos da metade dos comentários que vocês publicaram e continuarão -infelizmente- publicando aqui, mais ainda por causa do meu comentário "ofensivo". como não voltarei aqui pra ver resposta de ninguém, continuem a se estapear. é mais fácil do que abrir um livro e lutar contra os preconceitos enraizados. passar bem.

  33. Ma.RR Postado em 06/Jun/2012 às 16:48

    Sou brasileira e também moro no Uruguai, em Montevidéu. Mudar da "próxima potencial mundial" para um país "pobre" parece absurdo para a perspectiva que encanta no Brasil. Independente da condição socio econômica da qual saímos (ou não), há um ponto crucia lno meu ponto de vista que, até então em todos estes comentários não foi mencionado: EDUCAÇÃO. Infelizmente, brasileiros na sua grande maioria (e muitas pessoas em todo o mundo) não sabem o que implica ser "educado"; critica e enxovalha qualquer informação sem sequer averiguar sua fonte e desdobramento, ri e ridiculariza o que não compreende, menospreza e invalida o diferente e, como não poderia faltar, o "meu exemplo" é sempre o melhor. Me interessou ler todos estes comentários e espero contribuir com algo construtivo: sobre a postura presidencial de Mujica e políticas internas no UY, é um fato que há um combate real à corrupção, mesmo que não chegue à total eficácia. Com relação à postagem de "Anonymous" sobre futebol, há um investimento e acompanhamento desde as categorias de base com o que diz respeito aos futuros jogadores: todos precisam ESTUDAR para permanecer treinando, são orientados de que o desenvolvimento intelectual é fundamental para a formação do indivíduo, pois sabem justamente que não são todos que chegarão à elite esportiva e necessitarão ocupar outras esferas da sociedade. Ou seja, o dilema entre "TER e SER" está posto...

  34. JMZem Postado em 06/Jun/2012 às 16:51

    Pois é...e o "camarada" Lula entrou na política sem ter onde morar. Vivia na casa cedida pelo compadre. Ao ganhar a eleição já apareceu na sacada do seu AP (num prédio de 1 por andar) em São Bernardo do Campo. Como será que ele conseguiu um imóvel desse apenas com o salário do Sindicato??? Ah! e pq ele não mostra a sua Declaração de Ir de antes de entrar no poder e depois que saiu??? Ele entrou "meio-baixo" e saiu multimilionário. E o curioso é que ninguem (qq imprensa - da direita ou da esquerda) fala do assunto. Por que será?

  35. DANIELE TERRA Postado em 06/Jun/2012 às 17:10

    AINDA ENCONTRAMOS PESSOAS QUE DEFENDEM EM FRÉMITO A FALTA DE ÉTICA, O QUE TEM DE ERRADO ABDICAR-SE DO CONFORTO COMO PRESIDENTE E COMPARTILHAR O SOLDO?POR QUAL RAZÃO OS VALORES COM O PASSAR DOS SÉCULOS TORNARAM-SE TÃO ESCONSO AO IGNÓBIL? VER UMA TITUDE QUE DEVERIA SER NORMAL, CAUSAR EXPANTO E DÚVIDAS HOSTIS QUANTO SUA VERACIDADE. CHEGO A CONCLUIR O ÓBVIO,O CERTO NA ATUALCONJUNTURA POLÍTICA BRASILEIRA É FAZER TUDO ERRADO, AÍ SIM... ENCONTRAMOS SERES HIPÓCRITAS QUE OVACIONAM A CORRUPÇÃO E A SUBVERSÃO DA MORALIDADE, E ATRAVES DE SUAS ÍNFIMAS DESINTELIGÊNCIA SONEGAM IMPOSTOS E CORROBORAM P A MEDIOCRIDADE NACIONAL.CAUSANDO MALES REFLETIVOS A TODAS AS CLASSES SOCIAIS.MUJICA SÓ NOS MOSTRA QUE A INCORRUPTIBILIDADE É RARA E DEVE SER ADMIRADA E SEGUIDA!

  36. Ramon Postado em 06/Jun/2012 às 17:25

    O Renato "dono de construtora", parece não ter interpretado o texto. Doar a maior parte do salário é um ato de autonomia do presidente como qualquer outra pessoa poderia fazer. Ele faz com o dinheiro que ganha o que bem entender. No caso, preferiu doar a ONGs. Poderia repassar a Igreja, se quisesse. Poderia gastar tudo, comprando coisas pra si. Em suma, assim como toda e qualquer pessoa tomou uma decisão sobre o que fazer com o dinheiro que recebe. Isto não significa que Mujica, como governante, não tenha investido recursos do governo para melhorar a educação, melhorar a estrutura do país, criar programas que beneficiem a sociedade uruguaia. A matéria não analisa seu governo, mas sim sua conduta pessoal. Isso que está em questão. O fato dele doar o dinheiro (ato de liberdade/liberalidade dele) não significa que tenha deixado de "ensinar alguém a pescar", como foi dito. Agora o que o Renato não percebe é que o discurso "vim de baixo e venci" cumpre função apenas da exceção que confirma a regra, ou seja, legitima a desigualdade.

    • Fabiana Postado em 29/Mar/2014 às 19:58

      Bravo! Concordo plenamente!

  37. cacau Postado em 06/Jun/2012 às 17:26

    Queria ver todos vocês se fariam ou FAZEM a mesma coisa...Duvido! Pq corrupção não é roubar milhões. É roubar um clips do teu escritório. É tentar livrar a multa com o guarda de trânsito. É estacionar em vaga de cadeirante. O que existe é uma mega hipocrisia. Porque o ser humano É corrupto. Ainda mais numa cultura onde SEMPRE devemos levar vantagem. Acho que o exemplo desse presidente deveria fazer parte de cada um de nós. De entender que não precisamos de muito para viver e ser feliz.

  38. Fred Postado em 06/Jun/2012 às 17:28

    Renato, vai aprender a escrever, por favor... E outra: vira gente, cara!

  39. Leandro Postado em 06/Jun/2012 às 17:49

    Quer dizer que a esposa dele é senadora!?

  40. Walter Postado em 06/Jun/2012 às 17:54

    Será que os nossos políticos não poderiam fazer uma trégua para poupar o erário público por 5 míseros anos? Já imaginou o que poderia ser feito com essa montanha de dinheiro? E não estou falando de devolução de ganhos. Bastaria viver APENAS com os ganhos, sem propinas, caixa 2, corrupção. Uma trégua de 5 anos.

  41. MC Postado em 06/Jun/2012 às 18:01

    Estive em Montevidéu e pude perceber que as pessoas dessa cidade se respeitam muito. É muito diferente do famoso "jeitinho brasileiro", da falta de educação e respeito que vemos por aqui. O Pepe não poderia ser diferente dos uruguaios! Ele respeita seu povo da mesma forma que o povo o respeita.

  42. Walter Postado em 06/Jun/2012 às 18:02

    Renato, você deve ter feito boa parte da sua fortuna ajudando os nossos políticos. Todo corrupto precisa de um corruptor. Acho que é por isso que a possibilidade de um político honesto, que não vai financiar suas obras e deixar vc mais rico, o incomoda tanto. Aproveite o seu dinheiro é vá buscar cultura. Aproveite o seu dinheir e ajude pessoas que precisam - isso não significa dar esmola.

  43. luiz Postado em 06/Jun/2012 às 18:31

    PENA QUE ELE JÁ ESTEJA NA CAPA DA GAITA!!

  44. Renato Postado em 06/Jun/2012 às 18:47

    Primeiramente venho me desculpar de alguns erros de ortografia, pois como muitos aqui, eu tambem estudei toda minha infancia em escola publica, e infelizmente isso há anos não vem sendo o forte e a prioridade do nosso país. Mas prometo a vocês que hoje ja tenho condições de procurar um prof. particular para corrigir meus erros, ok. E lembrando que eu apenas tomo conta dos numeros da empresa (se vcs me entendem). Quanto a contratos e papeladas tenho otimos advogados que tomam conta disso. Bom, Walter, Ramon e Cia, fico contente e ao mesmo tempo triste, em saber que vocês apoiam a atitude do presidente. E concordo concordo com alguns argumentos aqui citados, porém fico triste pelo simples fato de muitas pessoas não terem garra e força de vontade em crescer na vida, ainda mais no mundo onde vivemos atualmente, que infelizmente, quem tem dinheiro tem o poder, estou sendo realista, há muitos que vão discordar, mais a realidade do dia a dia esfrega na nossa cara a triste vida que muitos levam. O que o Presidente faz podemos dizer a venha ser um ato de caridade e, eu admiro isso, o que podemos fazer e deixar que a populaçao vire um bando de preguiçosos. Um bom exemplo esta aqui em nosso país, me diz se acham certo tantos beneficios "inuteis" que o governo disponibiliza para pessoas desempregadas e de baixa renda?? Muitos só vivem desses beneficios e não vão atras de um sonho, de querer crescer na vida, é isso que me revolta, pois o governo "te da" o maldito dinheiro, mais te tira a dignidade de ser alguem. Será que muitos de vocês com o salário que recebem hoje, também doaria 90% para pessos necessitadas? Quando veem mendigo pedindo dinheiro no sinal vocês ajudam? Quando estão em uma lanchonete, restaurante e veem um menino na rua dão algo para comer? Ou simplesmente ignoram como se n fosse ninguém? Ai vcs vem aqui falar de solidariedade etc e tal?? Boa Noite a todos.

  45. Bruna Trevisan Postado em 06/Jun/2012 às 18:51

    Renato, muito bonito isso de "vim de baixo e venci, quem quer consegue, vai à luta e etc". Pois olha só, meus antepassados italianos vieram com a leva de imigrantes que que veio para o Brasil para não morrer de fome na Itália. Todo mundo sempre trabalhou MUITO para ter o mínimo, foram lavradores, operários, funcionários públicos - eu sou a primeira a querer fazer diferente, a primeira empreendedora da família, que não se contenta com um empreguinho qualquer só para ter estabilidade e um salário que mal pague minhas contas. Estudei a vida toda em escolas particulares graças ao esforço de meus pais, fiz cursos a rodo, técnico de informática, falo inglês fluentemente, graduei-me na faculdade que eu QUIS e não a que "dava dinheiro", sou uma mulher bonita na medida de não ser pré-julgada como uma "bonitinha-e-apenas-isso", todos os meus amigos, parentes e professores não cansam de dizer o quanto sou inteligente, esforçada, dedicada e competente . Mas aqui estou eu: 22 anos e desempregada pela 6ª vez, sem um registro de mais de 3 meses na carteira e sempre sendo demitida com a mesma MERDA de explicação: "Procuraremos outro perfil". Se eu não tenho perfil nem para telefonista (meu último emprego), com todas essas competências pessoais e profissionais, para quê eu tenho? Já cansei de tentar encontrar erros que psicólogos já afirmaram não estar só em mim, sofro demais com minha auto-cobrança, entrei em depressão e me sinto uma inútil. Estou dizendo tudo isso para deixar bem claro que NÃO, as pessoas NÃO têm as mesmas oportunidades e nem a mesma sorte. Conheço muita gente completamente imbecil da minha idade que está se dando bem na vida há muito mais tempo que eu simplesmente pq conheceu as pessoas certas. Mas quem sabe seja esse o meu problema: não ser imbecil, nem vendida, nem falsa e nem desonesta. E nem ter um pistolão. Portanto, não diga que todo mundo tem as mesmas chances porque É MENTIRA.

    • Renan Postado em 03/Feb/2014 às 17:33

      Bruna, sensacional sua reposta a esse estúpido, realmente as pessoas não tem a mesma oportunidade, e no Brasil o que eu noto é que para se dar bem, tem que estar envolvido com a ilegalidade, tenho um primo que mal completou a 6ª série, é possui muito dinheiro, é sócio de um escritório de contabilidade e como que ele ganhou dinheiro ? Fazendo muitos acertos com fiscais, detalhe, os clientes que ele possui, o chamam de Dr. Tenho um outro conhecido também, que hoje possui muito dinheiro, ele era Marceneiro, ganhava seu salário de R$ 1500,00 mensais, como que ele construiu sua própria marcenaria e agora ganha muito dinheiro ? Levando todos os clientes de onde ele trabalhava, para a dele. O que eu vejo aqui no Brasil é o seguinte cenário, seus estudos servem apenas para se tornar um servo de algum empresário, e os empresários se tornam o que são, não pelos estudos, mas sim pelos conhecidos que possui, pela sorte, desonestidade, egoísmo e outras qualidades hehehe. Esse Renato deve ser mais um desses.

  46. Soraia Postado em 06/Jun/2012 às 18:59

    Histórinha pra boi dormir.... Nunca vi fazenda ser "modesta".... Sem Mais.

    • César Lopes Postado em 02/Oct/2013 às 21:15

      Já deram conta que o Renato, à medida que vai postando, vai tentando se redimir??? Se não, reparem na diferença do primeiro poste para este!!!! Mas Renato, o que te marcou foi a primeira postagem. É isso que tu és. Como subiste ninguém sabe, mas dado o ramo em que trabalhas, isso deixa sempre duvidas já que é precisamente nesse ramo que se dá a maior corrupção, sempre associados a tramas politicas. Mas independentemente da forma como subiste, um pouco de educação e humildade não te faziam mal nenhum.

  47. Luckenzy Postado em 06/Jun/2012 às 19:21

    É uma atitude legal do Excelentíssimo Mujica, é legal ver alguém tão autêntico. Porém, mesmo assim isso não deixa de ser excêntrico. Porque se aprendemos com o passado, "Pais dos Pobres" sempre tiveram uma atitude similar, mas por pura alienação populista e no final SEMPRE justificaram o próprio sadismo. Sei que o Mujica esta fazendo um bom trabalho no Uruguay [que NÃO É um país pobre segundo alguns comentários] quem tem problemas de expansão da economia. E tá chato esse pensamento achar que "politico tinha que ser assim", isso é pensamento de massa terceiro-mundista. Taxar todo politico de ladrão é uma burrice intrínseca na nossa cultura de que homem nenhum tem valor. Sugiro a vocês pensarem fora da caixa.

  48. massi Postado em 06/Jun/2012 às 20:00

    es verdad, soy uruguayo, él es así de verdad

  49. Rafael Souza Postado em 06/Jun/2012 às 20:13

    Ganha como um presidente uruguaio, recebe como professor brasileiro.

  50. massi Postado em 06/Jun/2012 às 20:17

    Entrevista de Mujica à CNN - http://www.youtube.com/watch?v=CRMP-VAJrX8&feature=related

  51. flavio Postado em 06/Jun/2012 às 20:19

    mas no Brasil tem um político que vive nas mesmas condições. ele se chama marcelo freixo, candidato à prefeitura do rio.

  52. Guilherme Postado em 06/Jun/2012 às 21:31

    Esse Marcelo Freixo não é igual ao Mujica aí não. É do tipo falso populista, como mencionaram lá em cima.

  53. Labareda Postado em 06/Jun/2012 às 21:45

    Se ele quisesse fazer isso no Brasil seria assaltado, a bandidagem só não se mete com quem tem seguranças.

  54. adriano Postado em 06/Jun/2012 às 22:06

    Nem precisava ser tão humilde!!!Mas ai está um exemplo de que é possivel sim colocar pessoas honestas no poder!!!!

  55. GAIVAN Postado em 06/Jun/2012 às 22:50

    NEGO ADORA MAMAR NAS TETAS DO POVO E CONTINUAM AE APLAUDINDoo

  56. Amanda Postado em 06/Jun/2012 às 23:26

    Acho muito interessante a postura do homem, atitude rara em dias atuais... Fazenda humilde não conhcei, fazenda é fazenda em qualquer lugar do mundo, mas conheço muito chacreiro que anda em camionete... E outra o povo uruguaio valoriza demais a educação, cultura, e digo mais nem todos tem a mesma oportunidade na vida, então creio eu que este homem é um bom homem, um bom presidente, e dani-se se a mulher é senadora, aqui tá cheio de nepostismo também. Joinha pra ele!

  57. Angela Postado em 06/Jun/2012 às 23:27

    Renato. Voce conseguiiu ganhar dinheiro, mas pelo jeito não é bem informado das coisas. O Uruguai tem mortalidade infantil muiiiito menor que do Brasil, 10 por 1000 nascimentos contra 21 brasileira...sabe... só estamos melhores que Bolivia, Paraguai e Guiana........analfabetismo de 2% contra 15%(oficial) no Brasil.. sem contar o IDH(creo que voce sabe o que é isso.... O Uruguai esta na posição 48 e o Brasil... é só inverter...84...SABE por que isso??? Porque no Brasil, crescer é aumentar o consumo enquanto eles investem em EDUCAÇÂO....pronto, falei...

  58. Amanda Postado em 06/Jun/2012 às 23:54

    Show Angela! Ja fui lá o povo é pobre, porém são cultos, pensadores, na mais humilde residência você vê discussões sobre política, economia, são críticos, não dizem SIM, dizem POR QUE? A diferença disso é a sociedade sendo formada pela educação, não é movido por festas, e nem poderia ser quem vive de festa é promoter e não um país.

  59. a.t. Postado em 07/Jun/2012 às 00:04

    É que para os brasileiros crescer significa dinheiro, sendo que em países como o UY crescer significa investir na educação.. E essa questão de solidariedade normalmente vez de quem não tem grana mesmo, por isso não me surpreende a postura do Renato que assim como eu estudou em escola pública a vida toda mas precisa de um comentário na internet para se sentir mais e mais poderoso e se autoafirmar. Acredito que para poder falar bem ou mal de qualquer coisa deveria pelo menos conhecer a realidade, UY é um país grandioso, não em economia mas em respeito e cidadania.

  60. Bruna Moreira Severo Postado em 07/Jun/2012 às 01:10

    Eu só tenho uma coisa ah falar ao Renato, vc teve seus pais trabalhando 20 horas p/ vc ser alguém na vida, esse foi o seu Mujica, muitas pessoas não tem isso, ou tem doenças tanto físicas quanto psicológicas que não podem correr atrás dos seus sonhos, como pudemos ler, esse presidente, esta combatendo ah corrupção no seu país e com certeza deve estar melhorando ah educação, mas o ponto é: nunca, no mundo capitalista, todos terão condições p/ ter uma casa e o que ele faz é pegar, quem esta jogado da sociedade e por conta própria ALÉM do seu trabalho como presidente os ajudar, como SER HUMANO, o que ele doa, pode ser p/ comida p/ crianças, animais, doentes, vc não sabe p/ onde vai e certamente se estão lá, tiveram os seus motivos, que vc não é NINGUÉM, p/ julgar, nem todos tem ah oportunidade de fazer ah sua oportunidade na vida e ter alguém que te de ah mão, faz ela poder sentir que tem alguém com ela, na vida dela! Mas isso deve ser muito difícil, de uma pessoa pequena que nem vc, com ah sua construtora, os seus números e os seus ótimos advogados, ensinarem, pena que vc ficou rico, porque certamente tem gnt com ah alma muito mais merecedora do que vc!

  61. Marta Postado em 07/Jun/2012 às 02:03

    A base de tudo é uma boa educação,seja em casa ou na escola.Parabéns aos Uruguaios que elegeram um presidente como esse,e parabéns ao Pepe que está a serviço do povo e não da burguesia,isso sim é político de verdade,que sirva de exemplo.

  62. D'asca Postado em 07/Jun/2012 às 03:10

    Renato querido,apesar de ter tido oportunidade na vida ( porque sorte, todos nós temos) vc é muito mal informado. Os brasileiros não são preguiçosos, e como tal, me coloco entre eles...trabalho muito. Os benefícios que vc acha tão injusto ser repassados para os cidadãos de baixa renda, tirou milhares de pessoas da linha da pobreza, se vc passou fome, sabe do que estou falando. Se vc prestar atenção e observar á sua volta,vai perceber que nos dias de hoje, ainda tem, mas não se vê, como antigamente, pessoas pedindo comida nas ruas, a causa? esse s benefícios que vc acha um absurdo. Eu conheço muitas pessoas que recebem...são pessoas dignas,trabalhadoras, a maioria analfabetos e que infelizmente não tiveram a mesma oportunidade que vc. Se vc cumprir com o seu papel , ser um empreendedor de respeito, pagar um salário digno aos seus funcionários, ao invés de explora-los, dar a eles oportunidade de crescimento na tua empresa, e tratá-los com respeito e dignidade, estará fazendo uma boa ação tal qual o Presidente Mujica, e somente por isso, já terá o meu respeito. Só prá lembrar que todo ser humano quer se dar bem na vida. Eu não conheço ninguem, que por preguiça, prefira viver na miséria.

  63. Dinaldo Postado em 07/Jun/2012 às 07:47

    Não Só O Lula deveria ver isso. Mas todos os Politicos Brasileiros inclusive sr Fernando Henrique Cardoso que nunca doou nada pra ninguem esse pessoal do PSDB se vestem de Anjos Criticando tudo com falsa Moral qdo foram Governo não fizeram nada.

    • Ingrid Postado em 09/Dec/2013 às 17:05

      Politico brasileiro ao ver uma coisa dessas deve ter pesadelos a noite kkkkkkkkkkkkk

  64. LUIZ RONALDO DA ROSA Postado em 07/Jun/2012 às 10:10

    PARABENS AO PRESIDENTE URUGUAIAO, DEUS O ILUMINE E SIRVA DE EXEMPLO AOS DEMAIS PRFESIDENTES ASSIM QUE DEVE SER FEITO- LUIZ RONALDO DA ROSA - BRASILIA DF, 73

  65. Marcus Postado em 07/Jun/2012 às 10:18

    É a velha história..." o cara" segue sendo tão pobre, mas tão pobre...que só tem dinheiro.

  66. roberto Postado em 07/Jun/2012 às 11:02

    esse cara deve ganhar um premio nobel

  67. Vanessa Maron Postado em 07/Jun/2012 às 11:18

    Com certeza, tem muitos comentários idiotas neste post, porque será que as pessoas se incomodam tanto com gente honesta e grandiosa. Sim, pois nem todo mundo é ganancioso, ainda existem pessoas racionais e cheias de luz neste mundão.

    • Elizette Postado em 09/Dec/2013 às 20:59

      Este homem que a mídia não se interessa, é exemplo de que o poder não domina a personalidade de pessoas raríssimas como ele. Cheguei a pensar que ele é exagerado, conclui que é verdadeiro, coisa que não existe na política. Ele nos permite ter esperanças, mesmo sendo um único nesta conduta suja de políticos que só visão poder e dinheiro desonesto. Parabéns Presidente!!!!

  68. Wender Postado em 07/Jun/2012 às 12:51

    hahahaha quanta hipocresia nesses comentários. Renato estou de acordo com você em muitos fatores, estou começando e tenho a absoluta certeza que não quero e nem vou depender de ninguém. Quero colher o peixe, porque é assim que damos valor às coisas que conquistamos. É muito bonita a atitude desse presidente e parabéns ao nosso vizinho Uruguai por investir no esporte e educação. Aos moradores brasileiros no Uruguai, boa sorte por ai, não sabia muito sobre a situação social dai, é mais um aprendizado. Quanto às pessoas que criticaram os comentários do Renato e se acharem tão superiores intelectualmente, porque não fazem igual ao Mojica, doem 90% do salário de vocês para os necessitados. Posso indicar diversas ONGs, Asilos, Comunidades que adorariam receber a ajuda de vocês. Mas não instituições que ajudam vagabundos, mas instituições que ajudam idosos doentes abandonados, crianças com cancêr, deficiência. Acredito agora que esse bando de "socialistas da internet" devem estar tudo se coçando para rebater com críticas, melhor porque vocês não peguem seus Tablets, Notes, PCs e doam para essas organizações para ajudar na educação do País.

  69. Renê Roberto Postado em 07/Jun/2012 às 13:12

    A meu ver isso é demagogia barata acompanhada de certa avareza e de nenhum pragmatismo político que a justifique. Um Chefe de Estado não pode representar o seu país dessa maneira. O Uruguai não é assim um país tão miserável para ser representado por um sujeito que envergonhe ao seu povo dessa forma diante de outras Nações com tais procedimentos. Não vejo mérito nenhum nisso, más sim, além de pura demagogia uma aberração ao próprio Estado Uruguaio, denegrindo a sua própria imagem ou então se trata de uma grande piada de mau gosto. Quanto a doar o seu salário que o faça da maneira que melhor lhe convir. Porém, no que se refere a representar, vender e usar os bens do Estado construídos e definidos para fins específicos transformando-as para outros de maneira a também denegri-los, nada o justifica, salvo para privatizações que se vejam necessárias e a continuidade e melhorias de seus serviços para o povo em geral.

  70. RG Postado em 07/Jun/2012 às 13:41

    KKKKKKKK AKI NO BRASIL???? DILMA... LULA... SERGIO CABRAL... DUDU PAES... TUDO UMA CORJA SÓ. PRA Q ELES QUEREM ESSAS OBRAS DEMORADAS TODA?? QTO MAIS TPO DEMORA MAIS $ ELES ROUBAM... SERGINHO KBRAL NA FRANÇA COM DONO DE EMPRENTEIRA Q ELE ESCOLHE PRA PRESTAR"SERVIÇOS" AO ESTADO ZUANDO COM NOSSO $$

  71. Valdeir Postado em 07/Jun/2012 às 15:29

    Já pensou o Geraldo Alckmin P$DB-SP, FHC P$DB-SP, Jo$é $erra P$DB-SP, Sérgio Guerra P$DB-PE, Demo$tene$ Torre$ DEMO$-GO, Álvaro Dia$ P$DB-PR, Eduardo Azevedo P$DB-MG, Aécio Cachaçeiro Neve$ P$DB-MG, Marcone Perillo P$DB-GO, Jo$é Agripino Maia DEMO$-RN fazendo igual, DEUS existe, mas, não participa.

  72. Valdeir Postado em 07/Jun/2012 às 15:32

    Ah.. e o Gilmar Mende$ também.

  73. SHIRLEY Postado em 07/Jun/2012 às 15:39

    NÃO FALEM MAL DO LULA E DA DILMA AGRADEÇA A DEUS E DEPOIS A ELES O FATO DE VC PODER COMER CARNE TODOS OS DIAS E TER EMPREGO DE CARTEIRA ASSINA SE VC AINDA NÃO CONSEGUIU OBTER ISSO CORRA ATRÁZ TAMBEM NÃO DEIXE SÓ NAS MÃOS DELES OBRIGADO LULA E DILMA POR EU TER TUDO NA MINHA VIDA APARTIR DOS SEUS MANDATOS E OBRIGADO SENHOR PELA MINHA SAUDE E PARABÉNS PARA ESSE PRESIDENTE DEUS VAI DAR EM DOBRO TUDO QUE ELE DOA

  74. REICHERT Postado em 07/Jun/2012 às 17:39

    CONHECO O URUGUAY DE PONTA A PONTA. PAIS MARAAVILHOSO.POVO HOSPITALEIRO. DEPOIS DO BRASIL PARA MIM O MELHOR PAIS DESTE CONTINENTE. NAO SOU FA DELE.MAS O EXEMPLO DESTE ATO DEVERIA SER SEGUIDO POR TODOSOS PRESIDENTES!!!

  75. cida Postado em 07/Jun/2012 às 18:22

    Se for verdade o que esse Mujica esta fazendo ,então ele acaba de destruir minhas e convicções pessoais de que 99,999% dos politicos são desonestos e corruptos. Agora só 99,99999998 são desonestos e corruptos.isso vai me causar problemas.Mas parabéns Presidente Mujica! Queria viver em um mundo com pessoas assim!você faz a diferença!

  76. lucas Postado em 07/Jun/2012 às 18:57

    Normal, para quem estuda filosofia percebe que o caminho para a iluminação é a vida simples e pragmática. Veja, a palavra convence, mas o exemplo arrasta.

  77. cris Postado em 07/Jun/2012 às 19:50

    Isso e so mais uma prova de que os salarios deles Sao fora da realidade, como ele mesmo disse e tem consciencia disso o povo vive com mto menos porque com eles tem que ser diferente, um baita exemplo a ser seguido

  78. Leticia Postado em 07/Jun/2012 às 21:40

    Por isso o Uruguai é exemplo para américa latina!

  79. Vicente Aurtenetxe De Paula Nunes Postado em 07/Jun/2012 às 23:19

    Este Renato está no site errado. Deveria procurar a Ana Maria Braga, contar sua história de vida. Ou ainda, o Caldeirão do Huck, Gugu, Faustão (velho chavão, e agora, Renato, uma das maiores histórias de vida deste país, oh loco!). Ou ainda o Fala que eu te escuto. Dizer que usou a Teoria da Prosperidade para enriquecer. Sou neto de bascos, meu caro Renato, metade de meus familiares foram executados por franquistas na Guerra Civil Espanhola. Se não bastasse este desgosto, parte dos que conseguiram sobreviver, conseguiram sair clandestinamente da Península Ibérica e zarpar rumo à América do Sul, especificamente o Brasil. Chegando aqui, por causa do entusiasmo que a ditadura Vargas tinha por governos totalitários, estes bascos corajosos por pouco não são deportados. Semanas atrás, estava eu de folga e aproveitei para assistir a um jogo do meu Athletic Bilbao na Liga Europa. Na minha mão, carregava o manto sagrado, a bandeira da Euskadi. Eu não preciso ficar arrotando a todo momento a dor por tudo que os espanhóis fizeram a milhares de bascos durante o período que foi de 1936 até 1975. Existe o momento certo. E foi nesta partida de futebol, ganha pelo Athletic, que eu pude descarregar todo este ranço. Sozinho na sala, sem ninguem ficar sabendo. Portanto, é uma tremenda bobagem essa experiência de vida, usando do site como se fôssemos psicólogos e querendo que passemos a mão em tua cabeça e dizer algo como, é isso aí Renatão, tu vencestes. De nada adianta tu conquistares tudo o que conquistou se tu estás a carregar ressentimentos. Eu uso o futebol e em especial estes jogos que envolvam nós bascos contra as equipes que chupam os bahos do franquismo. E depois, na vitória e na derrota, vou fazer uma rapidinha. Quem sabe você não precise também de uma.

  80. Eduardo Postado em 08/Jun/2012 às 00:00

    Essa é uma opção pessoal dele, que considero válida no sentido pessoal, mas que nada muda a situação econômica e social do Uruguai. Analisando de forma global, vale como um gesto simbólico para ele (não para as demais pessoas) e nada mais. O que importa são decisões macro que mudem a situação social e econômica do pais. Não acho que ele seja demagogo, acho que ele faz de bom coração, mas, objetivamente, não tem relevância para o país. Agora, querer usar a decisão pessoal dele para atacar nossos desafetos (dizendo que deveriam seguir o exemplo dele) é MOLEZA, duro é aplicar isso EM NOSSAS PRÓPRIAS VIDAS. Não acham? Então comecem a doar 90% do que ganham para os mais necessitados e depois voltamos a conversar... hehehe

    • Lucas Postado em 13/Dec/2013 às 11:57

      Caro Eduardo, o texto não aborda as tais "decisões macro" de Mujica. Pelo texto, e apenas por ele, não da pra avaliar como ele está se saindo nesse sentido. O gesto, ainda que simbólico, de um presidente não vale para as demais pessoas? Discordo. Creio que, em tempos nos quais ocupar um cargo político virou sinônimo de rapinagem e locupletação, a atitude de Mujica seja, no mínimo, louvável. Por fim, ele doa 90% do salário porque entende que consegue viver com 10%. Aí sim está uma opção pessoal. Do jeito que vc fala parece que todo mundo tem salário de 12.500 dólares por mês. Na verdade, a renda média do trabalhador brasileiro é de pouco mais de R$ 1.800,00...

  81. Celso Postado em 08/Jun/2012 às 01:14

    Renato escrevendo errado desse jeito é dono de uma das maiores construtoras de São Paulo. IMAGINA SÓ QUANDO ELE TERMINAR O SUPLETIVO, EIKE BATISTA QUE SE CUIDE.

  82. Luiza Postado em 08/Jun/2012 às 06:53

    Uma coisa que meu pai sempre disse e acho que ele tem razao e é: Cada povo tem o governo que merece. O brasileiro nao tem iniciativa pra mudar o proprio destino. Nao se conscientiza de que ele, o POVO é que tem o poder e direito de eleger os tao odiados politicos e vao deixando a decisao pra depois com o pensamento de sempre: ah ta bao...fazer o que. Enquanto os brasileiros tiverem o minimo pra sobreviver, nao vao se preocupar em ter o maximo. Situacao politica no Brasil, que ja é antiga, é por culpa da própria populacao.

  83. Rufus Canis Postado em 08/Jun/2012 às 08:44

    Amigos do Brasil. O exemplo do atual Presidente uruguaio não é novo na hispanoamérica, porém, não deixa de surpreender estando colado nas duas maiores fábricas de corruptos do continente - Brasil e Argentina. No caso brasileiro, o mui progressista Lula da Silva precisou de 11 caminhões para fazer a mudança e levar tudo o que ele achava que era dele (mesmo não sendo) desde o Palácio da Alvorada. Mas, isso é um detalhe. Até 1962 o Chile tinha um Presidente da direita, Jorge Alessandri, engenheiro, homem rico, morava num apartamento de 3 quartos numa edifício muito antigo no centro de santiago e ia a pé para o Palácio de La Moneda. Detestava que o pessoal da segurança o seguisse. O carro dele era um Chevrolet 1949 que vivia estacionado na rua em frente ao edifício (o edifício não tinha garagem).

  84. CARLA DINIZ Postado em 08/Jun/2012 às 11:26

    Renato, sua história pode ter convencido a todos, menos a mim. Nas entrelinhas de seus relatos, não está implicita palavras de um homem rico, dono de uma das maiores construtoras de São Paulo. Mesmo escrevendo mal e porcamente, se você fosse tal pessoa, ainda assim esse registro ficaria nas entrelinhas de sua fala. Tenho pena de você; da sua ignorância, da sua falta de humildade e principalmente da sua falta de RESPEITO e AMOR pelo próximo. Se você fosse realmente essa pessoa descrita em seus relatos...com toda essa história de vida; no mínimo haveria muita compaixão, gratidão, respeito e amort em seu coração. Aqui só tenho que finalizar com os meus parabéns ao presidente MUJICA, que aos 77 anos nos deixa essa lição maravilhosa. Ele nã precisa de nada disso, mas é essa sua índole. É esse seu coração!!!

  85. Rodrigo Postado em 08/Jun/2012 às 13:25

    Em se tratando de Brasil, falaram aí do Freixo e chamaram-no de falso populista. E o Reguffe?

  86. Marília Postado em 08/Jun/2012 às 16:06

    Todos os políticos deveriam seguir este exemplo!

  87. pc Postado em 08/Jun/2012 às 17:14

    Pô Renato, quis dar umas e se deu mal… Pensa melhor antes de escrever as bobagens que pensa,ok? E mais, nem escrevendo um português correto,(pagando um professor porque posso… putz tu só piora as coisas meu…) se pensas assim sempre serás medíocre meu chapa. Com dinheiro ou não.

  88. jotabe Postado em 08/Jun/2012 às 17:35

    Se um presidente fizer isso por aqui a elite com ajuda da midia bota ele na rua logo

  89. Moroni Postado em 08/Jun/2012 às 18:10

    Os polítocos Brasileiros não precisam doar 90 % do seu salário, nem 1% precisa doar, é simples, só não precisa ser corrupto. É só fazer as coisas voltado à NÓS! Eu aplaudo de pé o Mujica, mas acho que não doaria 90% do meu salário. Não sou hipócrita!

  90. mariana Postado em 08/Jun/2012 às 20:13

    "NÃO FALEM MAL DO LULA E DA DILMA AGRADEÇA A DEUS E DEPOIS A ELES O FATO DE VC PODER COMER CARNE TODOS OS DIAS" hahahahaahaha eu fico me perguntando o quão alterada tem que estar uma pessoa pra escrever uma frase dessas.

    • Pedro Paulo Sampaio de La Postado em 21/Dec/2013 às 21:58

      Mariana, você afirma categoricamente que agradeça a Lula e a Dilma pelo poder aquisitivo de se comer carne. Pois veja, quando FHC assumiu, eu tinha um vizinho muito pobre, eu sempre dialoguei e me dei bem com os pobres, então falei prá ele: se fosse Lula que estivesse no poder, os pobres estariam melhor. Aí ele me respondeu,não de FHC, porque antes eu não podia comer carne agora eu posso. E aí, baixou a carne? Foi Lula ou FHC? Reflita.

  91. Bruno Postado em 09/Jun/2012 às 01:32

    Eu também estou de acordo com o pensamento do Renato, e trabalho na área publica e vejo que várias pessoas dependem do governo principalmente pelas regalias que ele lhe oferecem. Para se ter uma ideia o governo federal oferece cursos técnicos gratuitos para que os jovens não caiam na criminalidade, são cursos de eletricista, de pintura, corte, costura, mecânica geral e muitos outros, somos obrigados a fechar a cada 2/3 meses um percentual em nosso estado para que o governo federal não corte a verba para o estado, fazemos várias ligações para pessoas de comunidades mais necessitadas e a resposta sempre é a mesma "E COMO É?" "COMO É ISSO?" "VOU NÃO" "NÃO TENHO INTERESSE!" "É TARDE" "É CEDO" "GOSTO DE NADA" são inúmeras as desculpas e o mais impressionante é que 90% das pessoas que telefonamos estão desempregadas. Agora acreditem se quiser.. Quando ligamos para essas famílias que recebem regalias e ameaçamos "cortar" o Bolsa QUE FOR se não participarem, chove de gente, é assim que conseguimos fechar nosso percentual, e muitas pessoas que dispensamos até pela idade ficam chocadas querendo participar de todo jeito com o medo de perder o auxilio. Tem muita gente aqui falando o que não sabe, se o cidadão correr atrás do seu sonho ou pelo menos metade do seu objetivo ele vai crescer muito mais na vida.

  92. Júlio Postado em 09/Jun/2012 às 11:02

    Louvável a atitude do presidente Mujica. Entretanto, não podemos esperar pela mesma boa vontade de todos. Certamente o debate da corrupção, da má administração e um novo conceito de democracia não se inicia por aí. É preciso colocar em cheque a estrutura política que permite os males da política se alastrar. Pensar em representações de bairro, em assembléias revogatórias e em outros meios de controle popular é um bom começo. Notem que as sugestões ventiladas em nada delega a virtude política ao indivíduo em si, mas atenta para a necessidade de pensarmos um sistema político transparente que impeça, por exemplo, a corrupção. E isso apenas se é permitido ao povo controlar efetivamente seus representantes.

  93. Sandra Postado em 09/Jun/2012 às 13:21

    Sandra,10/06,de 2012 ..as 13 horas Renato.Parabens. Voce foi mais comentado do que o Presidente do Uruguai. Outro dia li uma coisa que achei muito interessante. Dizia...... " E MELHOR ESCREVER ERRADO COISAS CERTAS DO QUE ESCREVER CERTO COISAS ERRADAS " .

  94. Sandra Postado em 09/Jun/2012 às 13:42

    Nao entendi o que seria moderacao neste caso.Peco o favor de me informar.

    • Margareth Postado em 12/Jul/2014 às 14:13

      Não disse? Kkkkk aff...ridículo esse circo que você vive

  95. Paulo Roberto Krobath Postado em 09/Jun/2012 às 13:50

    Convido a conhecer e participar desse grupo no Facebook: RESISTÊNCIA VIRACOPOS em http://www.facebook.com/groups/resistenciaviracopos/ Grupo de resistência dos aeroportuários de Viracopos.

  96. Sandra Postado em 09/Jun/2012 às 13:58

    Sandra Sandra . em 9 de junho de 2012 as 13:44 Sandra, em 5 de junho de 2012 as 13 :44 Sobre o Presidente do Uruguai achei incrivel ele ser Ateu. Ele segue integralmente o que falou Jesus sobre ser um homem de Deus e alcamcar o CEU. E formidavel. Mas ja dizia Jesus ..." Poucos serao os escolhidos. Nao sei politicamente se funciona. Vi ele como ser humano. E como tal ,e admiravel. E sobre mim,nao sou politicamente bem informada e nem tao pouco religiosa. So quiz defender o Renato ,que foi tao malhado por nao escrever direito. Sabem poque medicos escrevem prescricoes que ninguem consegue ler???Ele nao sabem escrever corretos.

    • Margareth Postado em 12/Jul/2014 às 14:15

      Ele escreve errado e você também. Pede pra ele pagar professor particular pra você.... mas cuidado, ele odeia ajudar os mais necessitados

  97. jjj Postado em 09/Jun/2012 às 14:09

    melhor do que o brasil que tem um monte de politico fdps

  98. Eu Postado em 09/Jun/2012 às 17:25

    Eu prefiro pudim de leite.

    • amanda Postado em 09/Oct/2013 às 19:38

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk ée mesmo bom d+++

  99. Sthefany Postado em 10/Jun/2012 às 02:26

    Gente não é só escrever,o Renato também precisa aprender a ler! como ele não entendeu que o presidente tira dinheiro do próprio bolso para ajudar ONGS e não para dar nas mãos dos pobres "preguiçosos"!

  100. Rodrigo Postado em 10/Jun/2012 às 11:24

    Renato: O maior mentiroso existente no planeta Terra!

  101. Enéias Postado em 10/Jun/2012 às 23:06

    Renato! chegaaaa,basta de asneira,pare de argumentar o que não diz respeito ao assunto,fale da atitude de (pepe),e não de quem necessita.

  102. Lino Tavares Postado em 11/Jun/2012 às 01:52

    Desculpem, mas algo não bate com esse "voto de pobreza do presidente Mujica, do Uruguai. Se ele é de classe médio e possui um sítio, por mais modesto que seja, daria para ter um carro um pouco mais moderno e confortável do que o velho Fuquinha Afinal, ele não anda de Fuca para fazer sobrar dinheiro a fim de fazer caridade. Anda, porque esse poeequeno e antigo carro é um ícone de pobreza. Ao que se sabe, Mujica é um antigo líder Tupamaro, grupo esquerdista que lutava a favor das ditaduras alinhadas a Cuba, onde os direitos humanos nunca foram respeitados e Mujica sabia disso. Portanto, cuidado com esses populismos expostos, alvo de publicidade, porque eles podem representar o famoso "passo atrás" pregado pela extrema-esquerda, para poder das dois passos à frente. A menos que ele seja um homem arrependido de seu passado político e queira agora, em idade avançada, limpar a barra junto a Deus, para conquistar um cantinho no Céu.

  103. KATIA Postado em 11/Jun/2012 às 13:33

    CADE A "DILMA" PRA APRENDER UMA LIÇÃO DESSAS ..E OS PARLAMENTARES TAMBEM...

  104. Jose Lito Postado em 11/Jun/2012 às 13:56

    Será que esse fusca foi adquirido com recursos lícitos? Sei não, esse fusca tá muito novo pra ser de 87.. tem que ver se tudo isso é verdade mesmo.

  105. Rogério Marcus Postado em 11/Jun/2012 às 15:09

    Não quero ver o presidente doar ao povo 90% da sua renda. Quero vê-lo devolver ao povo 10% da renda do 1% mais rico.

  106. jardel lopes Postado em 11/Jun/2012 às 21:32

    É difícl prá nós que vivemos no Brasil este exemplo. Só que no Uruguay este procedimento está sendo praticado de fato. E o resultado é que a população emporecida está discutindo, estão reletindo sobre o seu bem-estar. O Mujica está vivendo muito bem em sua forma de administrar o bem público. E de acordo com informações, está bem melhor do que antes. continua cada vez mais preocupado em "ser" e não em "ter".

  107. José de Anchieta Barbosa de Moura Postado em 12/Jun/2012 às 11:47

    Bem diferente das mordomias salarias faraônicas dos marajás da TV e Futebol no Brasil. Salário de Faustão: R$ 5.200.000,00 (cinco milhoes...), Gugu: R$ Três milhões, Xuxa: 2,5 (dois milhões e quinhentos)... e por aí vai. Quantas mil bolsas famílias seriam necessárias para se igualara a esta montanha de dinheiro? http://diversidadevariedade.blogspot.com.br/2010/11/os-10-maiores-salarios-da-tv-brasileira.html "A GANÂNCIA (DE POUCOS) É A MÃE ZELOSA DA MISÉRIA (DE MUITOS) "Felizes os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados" Jesus Cristo

  108. Danilo Postado em 12/Jun/2012 às 11:51

    Tem coisas que so um ateu pode fazer.

  109. Daniel M Moreira Postado em 12/Jun/2012 às 18:17

    A notícia é tendenciosa, pois ele não é pobre, tem carro e mora em sitio próprio, tem renda própria e doa parte do salário, o que não o transforma em pobre, e sim, um dos únicos políticos do mundo com conduta pautada na honestidade, achem certo ou errado. Aqui no Brasil a maioria vai achincalhar, pois, trata-se de um povo corrupto desde criança (lembra: Quem não cola não sai da escola - Gerson: Leve vantagem vc também e assim vai) que acredita que roubar mil não é crime, mas, roubar 1 milhão é. Aético por natureza grita quando ve seu politico roubar e aplaude seu ídolo do futebol, quando este utiliza as mãos para marcar um gol, tem visão caolha para a ética e a moral.

  110. Garrastazu MacGyver Postado em 15/Jun/2012 às 21:28

    Renato, concordo plenamente com vc. E quem nao gosta do Brasil, que va embora. Uruguai, Paraguai, Argentina e etc = quintal do Brasil. Essa eh a verdade.

  111. carlos Postado em 19/Jun/2012 às 01:19

    Queridos hermanos del Brasil. No crean todo lo que ven y leen, todo lo de Mujica es una farsa y una mentira !!! Detrás de todo hay cuentas multimillonarias y empresarios amigos que están en todo lo relacionado al poder !! lo peor de todo es que el mundo crea que todos los uruguayos vivimos así, y eso no es real, ni el más pobre vive en las condiciones que viven estos dos personajes de nuestro país.

  112. Patrick Olyver Postado em 19/Jun/2012 às 19:03

    Voto em Mujica Para Presidente Do Brasil... axo ki o brasil preciza de pessoasl desse geito! qe se doam para ajudarem o proximo, nois temos um pais mto egoista qe so pensa em seus proprios ideais ^^ #MudaBrasil

  113. Marcela Postado em 21/Jun/2012 às 12:02

    A maioria aqui se contenta em criticar o exemplo do presidente do Uruguay, ou, criticar os políticos do Brasil! Vamos parar com isso e levemos em consideração aqui a notícia a nós apresentada! De que o presidente do Uruguay, está fazendo a diferença! Foi uma decisão dele servir ao povo e ele leva isso muito a sério, tanto que o dinheiro que ele poderia estar desfrutando, ele usa em prol das pessoas necessitadas! Quer exemplo mais bonito que isso? Ele pode não ser o melhor líder... Mas ele está dando um exemplo claro, e digno, de que pessoas no poder, podem servir ao povo sem que haja uma "barreira/diferença" social entre eles. Por que todo presidente precisa ser rico e cuidar do povo "a distância"? Ele faz questão de estar em contato direto com o seu povo, entender as suas necessidades, e assim fazer algo pra mudar, mesmo que seja abrindo as portas da sua casa! Mais que exemplo de pessoa, é exemplo de coração! De querer bem ao próximo, de não ver diferença de pessoa pra pessoa, de querer um mundo melhor, com pessoas melhores! Eu aposto que ele é a pessoa mais em paz do mundo, que chega pra dormir e descansa tranquilo, porque está com a consciência tranquila/limpa de que fez a coisa certa todos os dias!

  114. MACARENA Postado em 21/Jun/2012 às 18:42

    SOU URUGUAIA MÀS NOS MUDAMOS PARA BRASIL COM MINHA FLIA QUANDO TINHA 17 ANOS, NATURALMENTE SEGUÌ OS ACONTECIMENTOS DO MEU PAÌS, SUA POLÌTICA, SUA ECONOMÌA, SUA VIDA CULTURAL E TUDO O RELATIVO A ELA, MOREI NA VENEZUELA, NA ARGENTINA, E NO BRASIL TIVE FILHOS E NETOS, AGORA MORANDO NA EUROPA. AO RECEBER ESTA INFORMACAO DO NOSSO PRESIDENTE NAO ME CAUSOU NEHUMA SURPRESA POIS URUGUAY SEMPRE FOI PIONEIRO NO AMBITO TANTO POLÌTICO COMO SOCIAL, EN 1934 YA TINHAMOS DIVORCIO, JUNTO A LEIS DE PROTECAO A MULHER TRABALHADORA, FOMOS O PRIMEIRO A ATINGIR O MELHOR INDICE DE ESCOLARIDADE NA AMERICA LATINA CON MINIMA TAXA DE ANALFABETISMO. ESTE PRESIDENTE E SUA ACTITUDE NAO È CAUSA E SIM CONSEQUENCIA DA TRAJETÒRIA DA NOSSA HISTÒRIA. TODOS OS PAÌSES TEM SUA PARTICULAR TRAJETÒRIA UNS EVOLUEM ANTES QUE OUTROS MÀS PELA LEI DA EVOLUCAO TODOS CONSEGUIRAM CHEGAR A JUSTICA E A IGULADADE. ESTE TEM QUE SER O DESEJO DE TODOS NÒS OS LATINO AMERICANOS, JUNTO A TODOS OS HABITANTES DA NOSSA MARAVILHOSA MAE TERRA.

    • jose luiz Postado em 23/Apr/2014 às 12:19

      Sao 533 deputados estaduais e 503 deputados federais,se cada um doar mil reais ja ajuda bastante.

  115. Jardel Costa Mello Postado em 22/Jun/2012 às 16:04

    Todo o homem público que se preza, deve ser 'PEAO DO POVO', pois esta no poder para SERVIR, e não para SERVIR-SE DO PODER',. Tai um exemplo vivo do que eu digo, parabens ao URUGUAI e a seu povo e a seu EXMO. SR. PRESIDENTE.

  116. Bruno Postado em 24/Jun/2012 às 15:56

    Bruno, em 24 de junho de 2012, vi algumas coisas sobre o uruguai; pessoal dizer que o Brasil é mais rico que este ou aquele pais é muito vago, tenho estudado a econômia de alguns paises, na minha opinião o que deve ser levado em consideração e a distribuição da riqueza; por exemplo a Renda Per Capta do Uruguai é de US$ 14.671,00 ( 49º) - IDH 0,783 ( 48º ) - Gini 42,4 - Alfabetização 97,9% - No Brasil: Per Capta US$ 12.492,00 (53º) - IDH 0,718 (84º) - Gini 51,9 - Alfabetizados 90,4 (94º). Posso lhes garantir que dos considerados alfabetizados no Brasil boa parte são semi-analfabetos.Verifiquem os numeros de outros paises Sul Americanos e ficarão envergonhados com a 6ª posição do Brasil na economia Mundial. Agora sobre a atitude do presidente Uruguaio, para as pessoas que entendem que o bem estar de cada um é a maior riqueza, fica fácil de entende-lo. Outra coisa o IDH de cada pais na maioria das vezes esta diretamente ligado ao nivel de corrupção. Quanto menor for a corrupção maior o IDH. Pessoas como o presidente Uruguaio nos deixam esperançosos.

  117. Danilo Postado em 29/Jun/2012 às 16:51

    enquanto estiver as mesmas nogeiras no poder não mudará nunca, até mesmo quem entra se estraga. e o povo idiota na hora de votar não pensa neste politicos...vamos votar conciente pessoal presisamos mudar o pais e só nós conseguimos.....

  118. JOSE CARLOS Postado em 01/Jul/2012 às 21:32

    Este senhor, hoje, tão simpático, atencioso e protetor, foi em seu passado, um brutal assassino, líder do movimento "tupamaro"que aterrorizou o País nos anos 60. Trata-se de alguém com um passado muito negro e com uma alma muito suja. Hoje quer demonstrar ou melhor tentar limpar o seu passado negro. Todo cuidado é pouco !!!

  119. JOSE CARLOS Postado em 01/Jul/2012 às 21:47

    Senhores, sugiro que leiam o artigo do dr. Alexander Torres Mega, advogado e professor uruguaio, desenvolve notável trabalho de esclarecimento nos meios estudantis de Montevidéu. Quem é José "Pepe" Mojica ?

  120. Achilles011 Postado em 05/Jul/2012 às 16:05

    Puxa! Que exemplo! Tudo que Eu almejo na vida é ter um fusquinha velho e um sítio na roça. Se todos fossem iguais a ele a humanidade ainda estaria morando em cavernas e fazendo fogueira pra se aquecer. Sai pra lá dinossauro comunista retrógrado!

  121. Antonio Torres Postado em 06/Jul/2012 às 19:18

    Nossa,Adorei um exemplo mesmo!! Ele não quer saber de ser rico ,e sim de ter valor com o que ele tem e de ver que muitas pessoas sofrem mas do que ele :( Adorei parece meu pai! Que ele doa para 3 caridades Na minha cidade!

  122. Hilton de Abreu Marinho Postado em 07/Jul/2012 às 22:52

    Ahhhh!!!... SE TODOS FOSEM IGUAIS A VOCÊ, Mujica... "Vai tua vida, teu caminho é de paz e amor A tua vida é uma linda canção de amor Abre os teus braços e canta a última esperança A esperança divina de amar em paz Se todos fossem iguais a você Que maravilha viver Uma canção pelo ar Uma mulher a cantar Uma cidade (UM PAíS, muitos PAÍSES, um PLANETA TODO) a cantar A sorrir,a cantar, a pedir A beleza de amar Como o sol Como a flor, como a luz Amar sem mentir (COMO mentem, enganam e ROUBAM nossos políticos - QUSE TODOS!!!), nem sofrer Existiria verdade Verdade que ninguém vê Se todos fossem no mundo Iguais a você"... https://www.facebook.com/hilton.a.marinho

  123. Ângela Postado em 08/Jul/2012 às 18:01

    Olha, tudo que já tenho pesquisado sobre o Uruguai, esse país tão pequeno! mas que em tudo bate de mil a zero, não só nesse país nojento, miserável, cheio de impunidades e uma rede de corrupção e bandidagem uma sobre a outra e cada dia que se passa, só faz aumentar as safadezas desses políticos ladrões. E quando ligamos uma televisão só vemos desgraças, é robalheira de políticos, é o descaso da segurança pública, pois só ouvimos falar em assassinatos crueis, crimes de pistolagem, assaltos, roubos seguidos de mortee etc... Quanto a educação é uma porcaria e saúde pior ainda. então peço a esses políticos sujos e vagabundos desse país de bosta que se chama Brasil, que criem vergonha e parem de roubar, pois de que adianta, como colocam na mídia, ser a sexta economia mundial. Então, estão mesmo confessando que são ladrões, porque o que existe de miséria nesta merda de país é muito grande tenho nojo de ter nascido nesse inferno. e continuando: o Uruguai, é o melhor em segurança, pois ocupa o 24º lugar entre os países menos violentos do mundo, sendo o país menos violento da América latina, como também também o maior nível de educação e saúde de primeiro mundo, nestes termos também batendo em todos os países da América latina. bom então eu quero saber se é mentira ,ou verdade? porque essas informações são de todas as reportagens que já lí a respeito daquele pequeno país o Uruguai.

  124. Edu Postado em 12/Jul/2012 às 16:00

    Maravilhoso ! Isso é que é exemplo oficial: simplicidade e fraternidade. No Brasil, ocupado por palácios ocos, imperam a desigualdade, a mentira, e a competição gananciosa. O resultado é muita exclusão e muita violência. Simplicidade não é pobreza.

  125. Nina Postado em 15/Jul/2012 às 16:54

    Olá pessoal! Poxa vida pessoal, parem de escrever que "fulano entende !?@ nenhuma, que beltrano deveria aprender a escrever, que eu cresci na vida através de sofrimento..., que sicrano é egoísta etc e tal. Vamos parar de nos chacotar e deixar somente a nossa opinião sobre o presidente do Uruguai. Dessa forma vocês perceberão que os descontentamentos surgem sutilmente e sequer foi preciso agredir alguém.

  126. Tio Sam Postado em 15/Jul/2012 às 17:47

    Quanta gente besta,isso não e garantia de um bom governo e so uma boa alma que e transparente,poderia ser um milhonario e ser um visionario,ser um grande governante,pode ser um cara modesto e ser mal dirigente,e se o pais não progride?vender casa de veraneio para comprar casas populares???!!!! quantas ele tem????e futuramente???se liguem ze povimm!!!!

  127. JP Postado em 30/Jul/2012 às 11:00

    Para anonymous - em 06/ de junho. Realmente pela sua educação da para ver que você se saiu muito bem em montevidéu. Parabéns por ser tão gentil com as pessoa que você deixou aqui aqui no Brasil.

  128. MILTON Postado em 08/Aug/2012 às 07:05

    O PRESIDENTE DE ANGOLA SRº: JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS TEM QUE SABER DISSO, PARA APRENDER TER AMOR A NAÇÃO.

  129. Adilson Postado em 12/Aug/2012 às 13:11

    Entrei aqui porque o assunto era interesante, mas já estou saindo, porque o nível está muito baixo, vou dar um conselho para vocês, a melhor arma para a ignorância, é o desprezo, alguns comentários, não merecem nem ser replicados, vamos aprender a divulgar idéias e opiniões que ajudem as pessoas menos esclarecidas. Aqueles que fazem comentários inúteis e mal intencionados, estão querendo aparecer e tumultuar, provavelmente são pagos pela classe dominante, que apostam na mediocricidade do nosso povo. Por favor, ignore-os e logo se cansarão.

  130. Luciana Pereira Postado em 17/Aug/2012 às 16:54

    Quantos comentários! Alguns bons, e outros ridículos, convenhamos. EXISTE CADA FIGURA!!! Concordo que alguns brasileiros são preguiçosos sim, mas minoritariamente, pois a grande maioria realmente não encontra oportunidades. Exemplos: 1- Precisa deixar de estudar para trabalhar ganhando uma miséria 2- Precisa deixar de trabalhar para cuidar dos filhos 3- Precisa deixar de trabalhar, pois estão impossibilitados 4- Estão preparados mas encontram as portas fechadas. Bom, Estão aí quatro bons exemplos de pessoas que precisam de ajuda sim. A situação não é tão fácil quanto parece. E concordo que, se possível, devemos ensinar a pescar, mas muitos precisam mais do que isto ate que aprendem e pesquem. Não sei se este Presidente realmente é honesto, se sua fazenda possui um valor alto ou não, se conseguiu possuí-la por meios lícitos ou ilícitos. Não poderia julgá-lo sem fundamentos. Se ele realmente é honesto, somente a sua honestidade já é muito louvável, pois é algo raro, e considerando Brasil, talvez ate impossível. Ele sendo honesto e ainda tendo tanto amor ao próximo a ponto de abrir mão do seu salário digno, nossa, que exemplo de amor ao próximo!!!Dele e de sua esposa que também pratica o mesmo ato!!! Quanto ao Brasil, é o meu país, porem temos pontos negativos sim, e devemos contestar sim, é por isso que a corrupção continua, por causa de certos pensamentos inúteis. Não temos que sair do país, temos que lutar por um país melhor sim, e a voz do povo tem grande poder só não sabem usá-lo. Tanto que a lei da ficha limpa esta aí. Devemos reclamar sim, reivindicar sim, não só reclamar, mas agir contra a corrupção. Se todos os políticos ao invés de roubar usassem este dinheiro usurpado para investir em educação realmente o Brasil seria excelente, e, se a riqueza do país fosse dividida igualitariamente (sem egoísmo) quão bom seria! Não são os pobres que deveriam dividir seus míseros salários e sim os ricos que possuem alem do que precisam e não sabem nem com o que gastar.

  131. Luciana Pereira Postado em 17/Aug/2012 às 17:09

    Sabe o que contamina o bom caráter e os bons costumes? O egoísmo e o fanatismo ao dinheiro e ao poder. Muito triste, a humanidade é desumana! Não sabe nem o que significa a palavra amor na pratica. Deveríamos pegar isto como exemplo, vejo que ainda existem pessoas que sabem valorizar as coisas certas. Quanto a governar, Não depende só de um único líder, um líder precisa de ajuda interna e externa. É o caso do Lula, que alavancou o Brasil principalmente por causa da China. E outra coisa, sempre precisamos de alguém, precisamos de Deus, precisamos dos médicos, dos professores, dos farmacêuticos, dos cientistas, dos funcionarios, das pessoas que nos amam...

  132. dos anjos Postado em 18/Aug/2012 às 23:05

    É triste notar que, quando alguém, como é o caso do Mujica, dá um bom exemplo, a imensa maioria fica bestificada e acha ser isso algo anormal. Esse fator se deve a inversão de valores e a crise social que tem destruído principalmente a ética e a honestidade. No caso da política brasileira, não é de se esperar que alguém tenha uma atitude tão nobre, pois isso vai na contramão dos costumes de eleitos e eleitores. Na verdade estes se completam e se merecem, pois se do contrário fosse, a vergonha e a dignidade falaria mais alto que uma cédula verde que nos faz "votar" e trocar o protagonista da mesma história de quatro em quatro anos, no entanto o espetáculo é o mesmo, a roubalheira prossegue e o povo continua votando. Como eu gostaria de ter em quem votar aqui nesse Brasil!!! Parabéns ao Pepe Mujica...

  133. Marcelo Bataioli Postado em 23/Aug/2012 às 11:25

    É incrivel, lendo os comentários, pessoas que ainda acreditam nos comandantes politicos da naçao. O unico comentario que valeu a pena, é do amigo que fiz que ainda vai embora pro uruguay. Eu sou gaucho, rio-grandense, antes de brasileiro, e garanto que aqui poderia ser um pais de dar exemplo, como é o uruguay hoje em dia. Só que o pais está fora dos padroes do mundo atual, e por isso é tao contestado. A gente passa a vida correndo atras de coisas, para terminar velho e morto num caixao, podre igual os outros... O Brasil nao muda jamais, nem fud.... já era. O mundo já era, só resta esperar o ser humano sugar o ultimo nectar da boa natureza, que hoje em dia perdeu seu valor. Gente apoiando Dilma, Lula, o carvalho a quatro... pelo amor de deus... isso é lavagem cerebral. A gente está dominado pelo sistema, que ainda nao sei quem ganha com isso... ser rico e dono de tudo nao nos torna maiores que os outros, e sim pobres de espirito. O pobre que precisa de mais e mais coisas, porque nao tem o suficiente. Mas falar isso hoje em dia pode ser até crime, entao, gostaria de colocar, expor minhas ideias, mas nem saco para colocar acento nas palavras eu tenho mais nessa porcaria de internet, que serve mais para difamar pessoas boas e propagar a lavagem cerebral do consumismo na humanidade. Um abraço a todos e que aprendemos a ter dignidade novamente, nesse pais de miseraveis.

  134. Kalunga Postado em 27/Aug/2012 às 00:24

    Só uma coisa não foi dita nesta reportagem... Mujica é de esquerda!

  135. Thepeia Postado em 29/Aug/2012 às 10:04

    em mozambique o presidente eh o mais rico do pais...

  136. Dinamerico Cavalcante e Silva Postado em 30/Aug/2012 às 05:24

    Parabens ao povo Uruguaio, como estamos longe aqui no NE e no Brasil, mas a esperança é última que morre.

  137. Antonio Oliver Postado em 31/Aug/2012 às 17:04

    E ainda existe pessoas que critica esse homem fenomenal, só o fato de ter que doar 90 por cento de seu salário é tudo. E ainda esse comentarisa( tio san) fala baboseira, vê se te enxerga cara........... quantos por cento do teu salario tu doa? Se pelo menos metade dos presidentes ou dirigentes de nações doassem metade do seu salário aos pobres as coisa seriam bem melhor; exemplo de humildade...

  138. Guilherme Postado em 02/Sep/2012 às 18:06

    Nãão. Tá brincando comigo. Vai, fala a verdade, essa foi uma criação onírica em forma de notícia, é mentira, não existe um cara desses!! Bom. Não no Brasil. Não é possível que nasça um homem realmente humano como este num país com Folhas, Globos, Empreiteiras, Evangélicos etc. Lá no Uruguai não deve ter nada disso, ou se tem, eu queria sinceramente conhecer, saber por que eles não têm tanta influência e poder sobre o próprio Estado, sobre os Poderes, sobre a mentalidade, cultura e consciência dos cidadãos.

  139. Arnóbio Alves Viana Postado em 04/Sep/2012 às 22:37

    Admiro o comportamento atual do Presidente Uruguaio, mas não podemos esconder o assassinato do José Leandro! Não vi quase comentário sobre esse fato histórico...

  140. Alfredo joao Postado em 06/Sep/2012 às 08:27

    Deus te ama mujica,,

  141. Diego Jim Postado em 10/Sep/2012 às 13:55

    Primeiro que o que o presidente ganha não é salário, e sim subsídio para fazer o seu trabalho... e muitos o utilizam como salário. Segundo, o fato dele usar um fusca é por opção, não porque não tem dinheiro, claro que na reportagem eles fazem um marketing em cima da idéia, mas cvomo foi dito, existe um doc da vida de Mojica, além de que se pesquisar seu histórico irá encontrar algo mais sobre... Tem comentários que não devemos nem levar em consideração, tem muitos movimentos sociais fazendo uma militancioa muito forte pra que as coisas mudem, pércebemos isso na propriedade com que algumas pessoas falam de política. Sem mais

  142. Cairbar Garcia Rodrigues Postado em 10/Sep/2012 às 16:30

    Uma coisa que o Uruguai jamais deve fazer é marketing. Tem que ficar quietinho, usufruindo de sua tranquilidade e segurança. Do contrário logo começam a chegar vagabundos do mundo inteiro e o país se transforma para pior, como todas as porcarias de capitalismo selvagem que infestam o mundo e que jogam sua população na miséria e na criminalidade.

  143. Cairbar Garcia Rodrigues Postado em 10/Sep/2012 às 16:34

    E daí que o Mujica é de esquerda? Ser de esquerda não significa ser comunista ortodoxo, nem ser um seguidor de Stalin, Mao ou Fidel. Ser de esquerda é estar ao lado de um socialismo moderno que dê vez a todos de uma maneira mais igualitária.

  144. Anônimo da Silva Postado em 14/Sep/2012 às 00:53

    Bom, eu acho que quem tem uma das maiores construtoras de uma das maiores cidades do mundo e não abriga ninguém, nem doa nem 1% do seu salário para ajudar os outros tem até o direito de dizer o que lhe vier à cabeça, mas daí a criticar um sujeito humilde que chega a presidente do seu país e ainda permanece humilde e ajuda os outros... Talvez lhe falte a autoridade moral?

  145. JOrge Postado em 14/Sep/2012 às 14:07

    Sou uruguaio, morei no Brasil, em BH precisamente. Uruguai é um pais onde tem pouco muito pobres e poucos muito ricos. Muita classe media. Porém, é um pais caro para se morar. Mujica é um presidente muito particular, alguns o aman outro nao gostam dele, mas todos o respetamos. Recomendo-lhes ver o discurso dele na cumbre do RIO é impredível. De qualquer forma, o brasil é um pais ótimo, as pessoas sao muito alegres e tem alto astral. Talvez o único problema é que o povo nao se importa com política ou nao reclama seus direitos. Em fim, o Brasil é um pais maravilhoso ma em algumas coisas poderiam tomar o exemplo uruguaio e os uruguios poderiamos ser menos criticos e mais alegres tomando exemplo dos brasileiros. Mais uma coisa, sem duvida Uruguai é o pais onde as pessoas conhecem mais da cultura Brasileira e gostam do Brasil. Sejam bemvindos todos os brasileiros que queram morar ou passear no uruguai. Minha página web é www.uruguias.com Dèm uma olhada que te dicas e passeios para os brasileiros. Abraços!

    • Ricardo Postado em 13/Dec/2013 às 16:40

      Jorge, concordo com alguns pontos do que vc falou e discordo de outros. Eu sou gaúcho, casado com uruguaia e conheço bem o Uruguai, tanto o norte (fronteira com o Brasil) quanto Montevideo e região, então posso falar. Vc fala que o Uruguai tem poucos pobres e poucos ricos, e mta classe média. Isso é verdade só num sentido relativo. Para os nossos padrões, a classe média uruguaia é quase toda ela o equivalente a classe média baixa no Brasil. Dou como exemplo o meu sogro, professor universitário, com doutorado no México, que precisa de dois empregos (e a esposa, de outros dois, sendo professora tb, mas da escola básica) para ter uma renda razoável que lhe permita viver num apartamento pequeno com sua esposa no centro de Montevideo. Uma pessoa na condição análoga à dele, no Brasil, ganharia pelo menos o triplo e viveria com muito mais conforto. Ademais, o país é mesmo caro, produz pouquíssimo e importa muita coisa, O que chama a atenção positiviametne no Uruguai é a educação básica, universalizada e de qualidade. Pode-se estudar numa escola pública sem problema algum, o nível é em geral bom, e a Universidade da República, embora não seja nenhuma USP ou Unicamp, tem um bom nível, com professores qualificados e bons alunos. E o Uruguaio médio tem sim um nível cultural diferenciado. Isso sim - o aspecto educacional - eu acredito que poderiamos e deveriamos imitar. Sobre a relação com o Brasil, concordo integralmente quanto à simpatia por nós e por nossa cultura. Quase todo uruguaio fala um pouco de português, ao menos, e muitos falam com fluência. E simpatizam imensamente com o Brasil e os brasileiros, nos tratam como verdadeiros irmãos, bem melhor do que aos argentinos, com quem tem uma rivalidade renhidíssima! Um abraço de um brasileiro que ama o Uruguai

  146. Almanakut Brasil Postado em 24/Sep/2012 às 09:10

    Se fosse no Brasil, o metalúrgico que ajudou a fazer esse fusca pensaria diferente!

  147. Almanakut Brasil Postado em 24/Sep/2012 às 09:16

    Será que ele tem diploma de Doutor Honoris?

  148. Miguel Mohallem Postado em 03/Oct/2012 às 13:17

    Podem ter certeza de que ele não é torneiro mecanico e nem mora em uma cobertura de luxo. E realmente não sabe de nada sobre mensalão

  149. Miguel Mohallem Postado em 03/Oct/2012 às 13:26

    O que eu quis dizer é que o nosso ex-presidente que se diz preocupado com a classe pobre poderia ter feitoa mesma coisa. Desculpe, a intenção não foi de ofender.

  150. cleriston frança antonio Postado em 08/Oct/2012 às 11:07

    Um exemplo político. Mas fica a estarrecedora dúvida: como ainda não mataram este sujeito? analisessinteticasdarealidade.blogspot.com

  151. Matheus Postado em 25/Oct/2012 às 19:14

    Quero ver ele tirar o Uruguai da lama, aí sim tiro meu chapéu. A situação por lá consegue ser pior do que a daqui. @Luciana Pereira Estive por lá e tive a impressão contrária. Me pareceu um país muito pobre. Aqui em Florianópolis também tem muita gente de lá, e eles costumam reclamar bastante de falta de oportunidades por lá, e sobre como a economia deles é atrasada. Posso estar falando besteira claro, estou me baseando somente na minha experiência.

  152. Mujica Postado em 29/Oct/2012 às 14:24

    BrasiLixo

  153. Alexandre Postado em 30/Oct/2012 às 03:52

    Já havia lido reportagens sobre essa atitude do Mujica, e embora alguns não tenha entendido ele diz que não precisa do dinheiro, portanto ele doa porque não precisa, algumas pessoas não fariam o mesmo por simplismente ganharem muito mal, o resto e usura com dinheiro público, o Mujica não deixou o poder e o dinheiro subir na cabeça, mostranto que é uma pessoa com personalidade, meses atrás vi uma foto da Angela Merkel fazendo compras em um mercadinho de bairro sem segurança governamental e esperando na fila como todos os outros clientes, Angela Merkel para quem não sabe Chanceler ( chefe de governo) da Alemanha ( país mais rico da Europa),e em Londres o prefeito Boris vai ao trabalho de bicicleta.

  154. Alexandre Postado em 30/Oct/2012 às 04:06

    O comentário do Renato não me surpreende, um país aonde a conjugação preferida e na primeira pessoa do singular eu, para mim, meu, e o senso de coletividade como nação não existe, aonde o jeitinho e a lei de Gerson são práticas difundidas, deve ser estranho conceber como uma pessoa pode agir como o sr Mujica, um país é feito por cada um de seus cidadão, portanto cada um tem o país e os políticos que merece, por isso não entendo como ainda tem gente que se surpreende com toda essa sujeira no Brasil.

  155. Raimundo Magney Postado em 31/Oct/2012 às 18:08

    Este presidênte merecia goverar Angola onde precizamos alguém como Mujica. Deus te abençoa pepé o mundo está comtigo.

  156. Raimundo Magney Postado em 31/Oct/2012 às 18:24

    Este presidênde se fosse Angolano, merecia nos governar para sempre. porque nós precisamos alguém assim como Mujica. Continua assim o mundo está contigo.

  157. Marcos Postado em 31/Oct/2012 às 23:24

    O sol não brilha para todos. Estou cansado de conhecer gente que batalha a anos, e ainda não conseguiu a casa própria. E outros ralam atrás de um emprego, e não conseguem nada. Se não houvesse pessoas no mundo como o Mujica, o mundo seria o inferno. Aqui no Brasil tem pessoas que não precisam, e pegam o auxilio, que o governo da para os pobres, para êles. Já foi mostrado em noticiario, gente da classe média com o vale butjão de gás dos carentes das favelas. E quem necessitava, não estava nem sabendo que tinham direito a vale. O Mujica ajuda mas, também da exemplo de trabalho. Pelo menos mostram êle pegando no pesado com 77 anos de idade. Quanto ao encostar, precisa ver se o povo uruguaio é igual ao brasileiro. Porque o povo brasileiro só valoriza é corrupto.

  158. Luiz Filipe de Noronha Postado em 16/Nov/2012 às 07:58

    Ai Mujica, como nos aqueces o coração...

  159. Albertoni Postado em 18/Nov/2012 às 05:18

    Para bens Jose Mujica, que Deus esteja consigo, espero que continuas assim. Quero dizer que os uruguai tem um grande precidente, amigo, companheiro de todos voces. Obrigado...

  160. JADIR MIRANDA Postado em 20/Nov/2012 às 13:36

    Do Jose Mojica vi e assisti a entrevista dada no Rio de Janeiro naquele encontro de presidentes, é muito valioso o seu depoimento, assisti-lo serve para nos mostrar o caráter daquele homem, a sua convicção e o seu modo peculiar de ver e mostrar o mundo que esta ao nosso redor. A simplicidade faz parte do seu cotidiano.

  161. JADIR MIRANDA Postado em 20/Nov/2012 às 14:11

    Completando o comentário que fiz sobre Jose Mojica, segue a informação sobre o discurso que ele proferiu, dado e passado na Rio+20. É só assessarem, para então constatarem a capacidae deste homem, simples e objetivo, antenado no mundo e capaz de discursar com tremenda desenvoltura sobre um tema tão atual. Jose Pepe Mojica dá o seu recado com palavras objetivas e esclarecedoras. É para ouvir e meditar.

  162. Leonardo Postado em 25/Nov/2012 às 14:38

    Que todo o povo Uruguaio se orgulhe de seu presidente. No seu discurso na Rio+20 nota-se o quão elevado é esse ser, ali parece que quem fala é o seu próprio espírito se sobressaindo e controlando o ser humano que muitas vezes é dominado pelas tentações fúteis no qual é vitima. Seres como ele nos mostram que o ser humano aos poucos vai se evoluindo, posso assegura-lhes que isso será cada vez mais comum no mundo, mesmo que em passos lentos, mas isso é a "evolução" do ser humano e que algumas pessoas já perceberam que fazer isso conscientemente eleva o nosso espirito e nos mostra o verdadeiro motivo da nossa existência que é a nossa evolução consciente,

  163. MARIA EUNICE Postado em 04/Dec/2012 às 19:11

    MUJICA VOCE É UMA PESSOA ILUMINADA.DEUS TE ABENÇÕE HOJE E SEMPRE

  164. Celio Azevedo Postado em 07/Dec/2012 às 02:19

    Um exemplo.

  165. Hitler Postado em 10/Dec/2012 às 12:16

    Um bom exemplo de pessoa evoluída intelectualmente e não quer ver seu país na miséria como o Brasil . Quem sabe se seus filhos , netos , sobrinhos no futuro necessitem não tenham sorte na vida como ele e necessitem das instituições públicas . Pelo menos ele está sendo racional e não egoísta como a presidente Dilma e muito outros políticos , ele está zelândo a terra de seus descendentes e das mulheres de seus descendentes , parentes das mulheres de seus descendentes e por aí em diante .

  166. ROBSON Postado em 13/Dec/2012 às 10:32

    ESSE E UM CARA DE VERDADE QUE DA O QUE TEM PARA OS POBRE E ESTA ENTRANDO PARA O LIVRO DE HISTORIA. QUE INVEJA DILMA, VOÇE PENSA QUE VAI LEVAR TUDO ISSO QUANDO MORRER, PELO MESNO ELE ESTA ENTRANDO P O LIVRO DE HISTORIA E VOÇE SERA SO MAIS UM PRESIDENTE. SERA QUE O CONCRESO NAO OLHA ISSO COMO UM ATO DE BRAVURIA.

  167. SERGIO GUALBERTO Postado em 14/Dec/2012 às 22:20

    VI, NO FANTASTICO, A REPORTAGE. GOSTEI MUITO DA ATITUDE DELE. CLARO QUE ESTE COMPORTAMENTO NÃO É SINÔNIMO DE BOM OU MAU GOVERNANTE, MAS, SERVE DE EXEMPLO, NÃO SÓ PARA OS NOSSSOS POLITICOS, MAS TAMBÉM PARA TODOS NÓS. LEMBRO-ME QUE ELE DISSE " POBRE É AQUELE QUE QUER TER MUITO MAIS QUE TEM OU QUE PODE TER". ISSO NOS FAZ REFLETIR. SERÁ QUE NECESSITAMOS JUNTAR TANTAS FORTUNAS PARA TERMOS QUALIDADE DE VIDA? ISSO DEPENDE, PENSO EU. AS VEZES ENCONTRAMOS FELICIDADES NAS COISAS MAIS SIMPLES DA VIDA. NESTE MUNDO COMPETITIVO, "DAR MILHO AOS POMBOS, PODE SER PRIVILEGIO DE POUCOS". PARABENS MUJICA, COMO PRESIDENTE CUIDE DE SUA NAÇÃO, COMO PESSOA VIVA SUA VIDA E SEJA FELIZ.

  168. SERGIO GUALBERTO Postado em 14/Dec/2012 às 22:27

    VI, NO FANTASTICO, A REPORTAGEM. GOSTEI MUITO DA ATITUDE DELE. CLARO QUE ESTE COMPORTAMENTO NÃO É SINÔNIMO DE BOM OU MAU GOVERNANTE, MAS, SERVE DE EXEMPLO, NÃO SÓ PARA OS NOSSSOS POLITICOS, MAS TAMBÉM PARA TODOS NÓS. LEMBRO-ME QUE ELE DISSE " POBRE É AQUELE QUE QUER TER MUITO MAIS QUE TEM OU QUE PODE TER". ISSO NOS FAZ REFLETIR. SERÁ QUE NECESSITAMOS JUNTAR TANTAS FORTUNAS PARA TERMOS QUALIDADE DE VIDA? ISSO DEPENDE, PENSO EU. AS VEZES ENCONTRAMOS FELICIDADES NAS COISAS MAIS SIMPLES DA VIDA. NESTE MUNDO COMPETITIVO, "DAR MILHO AOS POMBOS", PODE SER PRIVILEGIO DE POUCOS. PARABENS MUJICA, COMO PRESIDENTE CUIDE DE SUA NAÇÃO, COMO PESSOA VIVA SUA VIDA E SEJA FELIZ.

  169. Victor RF Postado em 17/Dec/2012 às 23:24

    Sou fã assumido desse cara. Salve José Mujica!

  170. buiu Postado em 19/Dec/2012 às 17:49

    esse é o fusca 78 do Viola ex jogador

  171. Vivis Postado em 23/Dec/2012 às 11:56

    Mujica: Que exemplo para muitos políticos! Fico triste ao ver meu país na lama que se encontra desde que esse governo corrupto se instalou no poder. Estou indo para o Uruguay. Quero ver isso de perto!

    • Antonio Palhares Postado em 04/Jan/2014 às 14:30

      Vivis para com ingenuidade. Não é porque este governo assumiu que estamos na lama, sempre estivemos, os outros também eram e são corruptos, apenas estes foram pegos.

  172. Mariângela Costa Postado em 08/Jan/2013 às 18:34

    Bom, exemplo digno!!!! um pais onde um presidente acha que R$675,00 seja um salario justo, no minimo deferia seguir o exemplo e ganhar o mesmo. O Uruguai é pobre........é sim, mas o Brasil não é só as grandes capitais, vá interior a dentro e verá a realidade desse pais, a terra não tem nada com os hipócritas que a governa. Quem dera houvesse inúmeros Mujicas nesse pais, tudo seria bem mais justo.

  173. João Postado em 13/Jan/2013 às 11:57

    Cachoeirinhaaaa..... Vem cá ver este post vem !!!

  174. Gabriel Postado em 14/Jan/2013 às 18:57

    :)

  175. Davi Barbieri Postado em 19/Jan/2013 às 12:30

    Esse é o cara. Cada povo tem o governante que merece!!!!!

  176. Fernando Postado em 20/Jan/2013 às 16:24

    Na verdade, ele é o presidente mais rico do mundo. O único que não precisa de escolta armada, tem o respeito do povo uruguaio, e paz de espírito: coisas que o dinheiro não compra.

  177. leco Postado em 24/Jan/2013 às 12:55

    renato concordo com algumas coisas que voce falou mas tudo mundo nao e igual eu tambem nascei numa familia humilde eu tinha so um caucao quando precisava lavar eu ficava nu comecei a trabalhar com 12 anos de idade hoje tenho meu emprengo gracas a deus estou bem de saude a minha esposa pagar o plano de saude que eu so contra pois o pais tem dinheiro para tem uma saude publica o que fico triste e as pessoas ficar falando os erros de portugues dos outros e nao olha coisas mas inportantes como no brasil os politicos trabalha. gostaria de saber o nome da sua construtora. obs. professores de portugues de plantao porfavor estudem ospb. or que saudade

  178. Amaury Delvaux Zacaron Postado em 24/Jan/2013 às 14:25

    Este Renato lá de trás,deixa prá lá,é mais um mauricinho do qual este país está cheio,a sua egocentricidade é sem limite,deixa este cara prá lá,é o retrato de uma sociedade mesquinha,consumista e que se acha a tal,na verdade são todos uns bunda,o que vale mesmo é o exemplo deste presidente que incomoda à muitos,inclusive a classe política de ladrões no país,que jamais terão uma mentalidade desta,pois a finalidade é só dilapidar o erário público em favor de todos os seus,dá inveja de um homem com tanta obstinação assim,coisa que a nossa cultura não permite!!!!!!!

  179. leandro Postado em 02/Feb/2013 às 20:57

    isso é que é ser humilde.um grande exemplo pro brasil e o mundo!

  180. Eduardo Postado em 07/Mar/2013 às 16:19

    Grande Mujica. Admrável sua atitude. O Uruguai tem uma economia atrasada, sim, mas não é de hoje. O país foi esculhambado pelos militares, e ainda está juntando os cacos. Essa tarefa se torna ainda mais difícil quando não se dispõe de vastos recursos naturais, como no Brasil. Junte-se a isso uma extensão territorial pequena, e uma população total menor que a de muitas cidades brasileiras, e aí está uma tarefa realmente difícil. O que ninguém pode tirar do Uruguai é a cultura do seu povo, gente que não precisa acumular riquezas para ser feliz, e que pensa no coletivo. Aqui no Brasil, é só eu, eu, eu. Eu preciso ganhar mais, eu preciso tirar vantagem dos outros para ter sucesso, eu preciso ter posses. O amigo que disse ser dono de construtora diz que só é preciso ter força de vontade para se dar bem aqui: é MENTIRA. Se você conseguiu, parabéns. Mas eu sou empreendedor há mais de 3 anos, rebolei pra pagar minha faculdade (estou seguindo a carreira que eu quero e que eu gosto, e não a que dá mais dinheiro), suo sangue para ganhar o suficiente para sobreviver, e ainda tenho que aguentar clientes me passando para trás (jeitinho brasileiro), governo me mordendo nos impostos e não me dando NADA em troca, e falta de visão das pessoas. Mas eu não vou me dobrar ao sistema brasileiro. Já estou pensando em me mudar do país, pois aqui é muito difícil para uma pessoa honesta ganhar a vida. Precisamos de pensamento coletivo. Precisaríamos de muitos Mujicas aqui para mudar o panorama.

  181. Acho que não importa Postado em 16/Apr/2013 às 13:24

    Renato, pense, para você se tornar um ''empresario'' foi pelo fato dos seus pais terem um pouco do '' espírito'' deste presidente... agora seus filhos sim, vão ter que procurar ajuda em outro lugar... deve ser triste.

  182. angela maria Postado em 17/Apr/2013 às 14:40

    Ainda tem solução Brasil! Tragam o Mujica p/ cá!

  183. Cleber Postado em 18/Apr/2013 às 18:04

    Se fosse no Brasil, ele ja estava a sete palmos

  184. Geovana Postado em 29/Apr/2013 às 13:52

    acho que no Brasil os ricos se escrevem nesse " minha casa, minha vida" e como tem dinheiro acabam ganhando e os que tem baixa condição ficam com o que ???!!! nada !!!!! Deviam primeiro fazer uma fiscalização,

  185. Souza Postado em 05/May/2013 às 02:47

    Mas cada gente burra nao...se todo mundo virar empresario vai ser uma maravilha né...quem vai ser empregado...kkkkk

  186. Paulo Postado em 12/May/2013 às 13:48

    Exemplo de pessoa. Isso mostra que nao se eh preciso ser milionario para realizar atos filantropicos. E Renato: "The roads of hell are paved with greed"

  187. YURI PODBOY Postado em 21/May/2013 às 16:48

    Quem lembra do Japa dono da YOKE rico , rico que no seu próprio enterro só compareceu o seu pai eo advogado, não tinha ninguém pra carregar o caixão. Na vida vc tem que ter pelo menos quatro amigos . E bem fortes..kkkk

  188. Dalayck Postado em 28/May/2013 às 19:06

    e um bom jesto,de solidariedade so fico triste por ser ateu ,porque em Angola os governante compram os melhores carro mas a populacao passa crise

  189. Flávia Postado em 05/Jun/2013 às 09:40

    É tudo mentira o que esse Renato escreveu, ele não viveu nada disso.

  190. Felipe Postado em 27/Jul/2013 às 08:43

    Exemplo de pessoa ética e moral. Coaduno os comentários das pessoas inteligentes e repudio os dos energúmenos que tentam denegri a imagem desse senhor.

  191. jANY Postado em 30/Jul/2013 às 14:47

    Bem diferente dos governantes brasileiros, especialmente um que se diz em prol das classes mais baixas: LULA

  192. Juan Postado em 07/Aug/2013 às 01:59

    sou uruguaio,eu votei en 2009 pelo Pepe Mujica,conheço muito bem sua historia e de os Tupamaros,meu cunhado,foi um combatente de dita formaçao,é verdade lo de Pepe,e nao de agora,sempre foi assim,ele era secretario en sua juventude de un Ministro de Industria do Uruguay que moraba fora de Montevideo e fazia suas viagens en ferrocarril,sim,nada de autos oficias,ya sua formaçao politica foi assim,e agora ele quiz mudar meu pais,se encontró con una sociedad muito conservadora,e parsimoniosa e lenta de olhar el futuro,é un americanista e Artiguista de lei,su governo será mau o bom,pero Pepe é assim!!! é sua forma de vida,é como ele diz,el poder nao muda a las pessoas,mostra como realmente sao,viva Mujica!! viva la América Latina!!!

  193. DANIEL GENTIL Postado em 11/Aug/2013 às 10:06

    E BONITO O GESTO DO PRESIDENTE MOJICA, MAIS AQUI NO BRASIL ISSO NUCA ,PQ AS PESSOAS JA ENTRAM NA POLITICA PENSANDO EM SIM FAVORECE , E QUANDO CONSEGUEM ENGANA O POVO FAZEM DO MANDATO UMA MOEDA DE TROCA . MAIS UMA VEZ PARA SE FAVORECE .... ISSO ACONTECE EM TODAS AS ESFERAS GOVERNAMENTAL, DEPUTADOS E SENADORES TODOS AS LEIS QUE ELES APROVAM AS MAIORIAS E EM BENEFICIO DE SI MESMO,......

  194. Jaime Garcia Dias Postado em 13/Aug/2013 às 20:24

    Primeiramente quero dizer que seu blog está muito bom, assim como seus magníficos posts. Li coisas totalmente diferentes em outros lugares, mas confio integralmente no que está escrito aqui. Muito obrigada pelas maravilhosas dicas.

  195. Eduardo Soares Postado em 20/Aug/2013 às 20:29

    Em julho passado o globo reporter apresentou o Uruguai e sua ótima qualidade de vida. Do nosso lado tem um País que valoriza seus aposentados e seu povo num modo geral. Estou admirado com este País. Agora sei porque as pessoas são valorizadas lá, isto se inicia pelos seu presidente. Viu Sra. Dilma?

  196. Alexandre de Carvalho Postado em 21/Aug/2013 às 11:08

    Nada melhor que esta solidariedade tão do fundo do coração.

  197. Jorge Postado em 03/Oct/2013 às 18:42

    caros amigos, Pude ler atenciosamente os vossos comentários sobre Mujica! Primeiro devemos entender a principal mensagem do presidente do UY. O simples fato dele doar 90% do seu sálario nao quer dizer que Ele nao precisa de dinheiro mas sim uma forma ou um gesto de mostrar as pessoas ou seu elenco do governo que devem estar unidos para conseguir melhorar a vida do seu povo. O pais é um só e todos os individuos sao importantes para o desenvolvimento do pais quer seja pobre ou rico! Estes mesmas pessoas com ajuda necessária serao uteis para o pais. Acho que a principal mensagem é essa. Usar o básico! Pensar no outro! Compartilhar! Escutar! Simplismente uma politica demonstrativa! Quanto ao Renato: Nao és nem serás a única pessoa que lutou na vida para chegar onde chegaste! Imagina um casal que sofreu muito na vida e a uma certa fase da vida alcança estabilidade financeira e logo de seguida nasce 1 filho. A primeira ideia do casal é nao gostaria que o nosso filho sofresse tudo aquilo que nós sofremos. Vamos dar boa educaçao, saúde e tudo de bom e aí reside a ideia principal. Se encontrares alguem a sofrer faz um esforço de dar 1 mao para amanha essa pessoa estender a mao a outra pessoa e nao viver preso ao rancor. Renato se voce realmente tem muito por esforço entao presta atençao: - Meu Deus obrigado por me abençoar financeiramente pois se nao me desse a mao nada teria! Obrigado por estar vivo e obrigado por cuidar de mim nos momentos dificeis! Ajude-me na minha saúde que nao vai bem, estenda sua mao cure a minha enfermidade! – ajude –me socialmente e traga paz a minha casa necessito da sua ajuda como o ar que respire!

  198. itamar (grupo chefão) Postado em 26/Oct/2013 às 12:11

    PEPE URUGUAY -Um dos maiores discursos de todos os tempos que eu ja ouvi, um ser humano de muitas qualidades! Grandes exemplos.

  199. ELIAS MENDES Postado em 17/Dec/2013 às 19:26

    QUERO DIZER QUE NÂO LI TUDO,POR FALTA DE TEMPO,MAS JA COMPARTILHEI O CONTENHUDO BASTANTE,E DEI MINHAS OPINIÔES FAVORAVEL ETC,QUERO DIZER QUE NA MAIORIA DE NÓS BRASILEIROS ACHAR QUE QUANDO UM CANDIDATO APARTIR DE UM CARGO DE PREFEITO ACIMA GANHA,ELE ACERTOU NA LOTERIA,ISTO PARECE SER NORMAL,E DEPOIS QUEREMOS RECLAMAR,OU QUANDO VEMOS A FAMA DE UM ONESTO ACHAMOS QUE A PESSÔA É BESTA...

  200. Antonio palhares Postado em 04/Jan/2014 às 14:25

    Com todo respeito às opiniões contrarias não podemos comparar este colosso de país que o Brasil com o Uruguai. Tamanho, economia, população, riquezas minerais e outros.Temos muitos problemas e injustiças que nos envergonham, porém nossos indicadores sociais demonstram, principalmente depois do Lula e com A Dilma , ouve melhoras .É só acompanhar os indicativos do IBGE e conferir.O Uruguai teria todas condições, mesmo sendo pequeno de ser melhor. Pois tem educação .Cada Nação tem seu destino.De jeito nenhum podemos comparar o Uruguai com a Suécia em absolutamente nada. O pais europeu tem somente duas vezes a população do Uruguai e é muitíssimo mais rico e desenvolvido, com domínio de todas tecnologias de ponta. O Mujica não é um estadista so porque é simples e liberou a maconha contra a vontade mais de sessenta por cento dos uruguaios.

  201. Pereira Postado em 30/Jan/2014 às 17:20

    Mais um populista barato defendendo tudo que é porcaria , aborto,ahomossexualismo , droga . Tudo com uma fachada que os esquerdopatas adoram : a pobreza!!!

  202. jaques Mayer Postado em 31/Jan/2014 às 10:09

    MAIORIA quer ter CARRO do ANO pra se mostrarem, mas sabem que tem que se fuder um monte pra poder pagar. prefiro carro Velho pra não pagar tanto imposto aqui em Curitiba. Ainda governo f.d. p. em Janeiro pagar tudo... Aff...

  203. danilo guidi Postado em 09/Mar/2014 às 20:21

    So um cara com esse coração poderia liberar a maconha num mundo sombrio em que vivemos, uma droga q tira do crack e é remedio para uma infinidade de coisas, queria q ele fosse meu vô XD

  204. http://intoo.com.br/blog/preparar-empresa-momentos-crise Postado em 17/Apr/2014 às 17:32

    Parabens! Gostaria de agradecer o fato de voce ter escrito isso, pois me ajudou bastante com a minha pesquisa. Inflação e PIBinho fazem de 2014 um ano dificil para quem produz. Preparamos 10 cuidados para enfrentar crise.

  205. Chacal Postado em 01/May/2014 às 22:12

    O Uruguai de hoje e o contraponto do Brasil, onde o povo sofre de baixa estima tão grande que precisa usar aparelho nos dentes e comprar um carrinho para mostrar que esta por cima da carne seca. Ignorância, falta de informação, marionete das mídias, com o sonho de ser play boy ou escalar a pirâmide social aos trancos e barrancos, coisa típica de Pais provinciano. Parabéns aos Mujicas de todo o mundo, que dão o exemplo do contrario, mostrando que a humildade e, realmente, o ultimo degrau da sabedoria. Nossos políticos em geral deveriam começar seguir o exemplo como passar a fazer uso do nosso sistema publico de saúde, matricular seus filhos em escola publica, usar transporte urbano, ganhar salário mínimo, comer cesta básica, parar de entregar nossos bens de bandeja para outsiders, valorizar mais o povo brasileiro humilde, que e bom e trabalhador, em sua maioria. Adoro meu Pais, rico, belo, mas conduzido por parasitas sanguessugas que transformam um povo bom em zumbis e que, infelizmente, nos faz pensar cada vez mais em partir para um Pais como o Uruguai de hoje que causa inveja e desprezo por gente que prefere o inferno ao paraiso. Abram os olhos brasileiros, e trabalhemos para seguir bons exemplos como este de nosso idealista Mujica, ave rara e em extinção...

  206. Milton Postado em 03/May/2014 às 09:24

    Passeando pela net cheguei até aqui. Não li todos os comentários, mas deu para ter uma ideia do conteúdo por alguns lidos. Tem que reclama porque o cara doa o seu salário, outros porque no Brasil tem corrupção, tem gente que acha até no direito de mandar pessoas irem embora do País. O que eu vejo são muitas pessoas sem respeito nenhum pela opinião alheia, pessoas que deveriam ser animais livres na natureza, porque lá sim é cada um para si, é a lei do mais forte. Eu duvido que uma pessoa que esteja passando fome não deseje um prato de comida, ou quem esteja com frio um abrigo. Pessoas dizendo que cada que se vire por si, outros achando os governos do Brasil maravilhosos. Mas tudo bem, afinal, entre todos estes comentários deve existir pessoas de todo tipo: políticos, corruptos, aproveitadores, bolsistas e até coisa pior. Então é até natural, mas não deixa de ser lamentável. O principal de tudo isso é que este senhor, que é o centro do assunto, faz coisas boas e importantes para o seu povo e para o mundo. Se é verdade ou mentira é uma outra questão.

  207. [email protected] Postado em 16/May/2014 às 15:25

    É por isso que estou de mudança para o Uruguai.

  208. fernando ngola Postado em 17/May/2014 às 16:35

    este homem meresse todo vosso apoio,

  209. jesse Postado em 22/May/2014 às 10:56

    Deus vai dar em dobro o que esse presidente precisa, e uma pena chama-lo de presidente, ele deveria ser chamado de anjo. Dilma esta toda errada, vive dizendo que o pais esta crescendo. Es uma massonica lesbica.

  210. strangelovie Postado em 23/Jun/2014 às 21:49

    Esse senhor é simples de coração,extremamente admirável (por mim,pelo menos). Ele vive com o que julga suficiente e compartilha com os outros porque pode e tem consciência das necessidades do seu povo.Muito digno!

  211. joão Postado em 01/Aug/2014 às 17:04

    homem igual esse é homem, presidente igual esse é presidente de verdade, uma pessoa igual essa que o brasil precisava para ser nosso presidente, um homem inteligente, porem não é ladão.

O e-mail não será publicado.