Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Racismo não 13/Jun/2012 às 14:27
3
Comentários

'Obrigado por se comportarem como brancos civilizados', diz vice-prefeito em plena Eurocopa

“Quero agradecer aos habitantes e serviços da cidade por terem se comportado como gente normal, branca e civilizada ante nossos convidados, que também se comportaram como gente branca normal”, declarou o político.

racismo eurocopa

Grupos de extrema-direita defendem abertamente o racismo na Europa

Andrzej Bojanowski, o vice-prefeito de Gdansk, uma das oito cidades-sede da Eurocopa de 2012, provocou uma polêmica ao falar que os habitantes de sua cidade “eram pessoas normais, brancas e civilizadas“, e por isso teve de desculpar-se nesta terça-feira.

O tema do racismo é uma das principais preocupações dos organizadores da Eurocopa, especialmente desde que os jogadores da Holanda denunciaram terem sido chamados de “macacos” durante um treino em Cracóvia, na semana passada.

“Quero agradecer aos habitantes e serviços da cidade por terem se comportado como gente normal, branca e civilizada ante nossos convidados, que também se comportaram como gente branca normal”, declarou o político.

Leia mais

Bojanowski, de 40 anos, pediu desculpas na edição local do jornal Gazeta Wyborcza. “Peço perdão a todos que possam ter se sentido feridos pela maneira equivocada que empreguei em um programa ao vivo. Simplesmente queria agradecer aos habitantes e convidados, seja qual for a cor de sua pele”, afirmou.

Segundo Krzysztof Jarymowicz, chefe da organização polonesa Fundação para a Liberdade, que luta contra o racismo, trata-se de um exemplo de “até que ponto os estereótipos e a xenofobia estão fixados na mentalidade e na linguagem” na Polônia.

“Tenho certeza que o vice-prefeito de Gdansk utilizou essa fórmula inconscientemente”, declarou Jarymowicz ao Gazeta Wyborcza.

Agências

Recomendados para você

Comentários

  1. Lyndy Luca Postado em 14/Jun/2012 às 08:30

    É um absurdo um político de uma das cidades-sede da Euro Copa, representando a Europa, cometer um ato de preconceito desses de forma tão escrachada e depois apenas pedir desculpas se alguém sentiu-se ofendido...! Deveria levar um grande processo, porque essa gente realmente aprende, depois que perde o que mais lhe importa, que geralmente é dinheiro. E depois ainda tem gente que tem o cinismo de afirmar que preconceito racial não existe mais, e que as cotas é racismo contra os brancos! Nunca ouvi tamanho absurdo na minha vida! Porque se houvesse a possibilidade, esses não iriam querer tornarem-se negros, não é? Falso moralismo, inversão de valores, egoísmo ao extremo, é isso o que infelizmente rege essa massa que diz tamanhas asneiras... Nossos irmãos negros merecem todo o nosso respeito, e todas as ações que visem consertar essas atrocidades que vêm sendo cometidas contra eles, devem ser vistas apenas como justiça. Quem achar diferente, é porque apenas olha para seu próprio umbigo e só pensa em si mesmo.

  2. Demonio Postado em 16/Jun/2012 às 15:17

    Absurdo é se espantar com esse tipo de declaração, a população Européia é racista é fato . veja as dezenas de discriminações a negros p.ex; vão da Russia a Portugal , e observe como esses partidos de extrema direita cristão tem conseguido adeptos na França, Alemanha, Russia, Grécia e Espanha . esse Racismo atrasado somado ao nacionalismo fanático já levou esse continente quase a destruição na segunda Guerra , ja matou milhares nos Balcãs . por min que a população européia que se LIXE , tenho nojo desses pseudos moralistas , no fundo são todos racistas falsos .

  3. Júlia Maria Nogueira Postado em 02/Jul/2012 às 20:58

    O pior de tudo é ver um bando de brasileiro (não todos, ainda bem) fazem questão de ficar de quatro pelos europeus. Onde a maioria quer gastar seu rico dinheirinho nas férias? Na Europa, porque "é fino, é um luxo". Fino mesmo é ter o luxo de ser único, de ter orgulho latino que tantos não tem. A verdade mesmo é que europeus e americanos nos veêm como "MACACOS MORTOS DE FOME, QUE TENTAM IMITAR NOSSOS OS COSTUMES E QUE SÃO BOBOS O SUFICIENTE PARA ACREDITAR QUE OS AMAMOS E VENDER SEUS MELHORES JOGADORES". Por mim a Europa pode ir esgoto a baixo para que os europeus abaixem seus narizinhos empinados