Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Eleições 2012 18/Jun/2012 às 17:42
13
Comentários

José Serra culpa Geraldo Alckmin por perder Paulo Maluf como aliado

José erra acha que Alckmin acertou com Maluf para 2014 e não se esforçou muito, digamos assim, para este ano

serra maluf

Serra, que queria Maluf, não contou com a ajuda de Alckmin, que também o quer para a reeleição em 2014

O presidente estadual do PP em São Paulo, deputado federal Paulo Maluf, anunciou no início da tarde desta segunda-feira (18) o apoio oficial de seu partido à candidatura de Fernando Haddad à Prefeitura da capital paulista. Enquanto petistas comemoram a aliança, que trará 1 minuto e 35 segundos a mais ao programa eleitoral gratuito do PT, o tucano José Serra culpa Geraldo Alckmin por ter, nas palavras de interlocutores, “deixado Maluf escapar”.

Segundo aliados, que pedem reserva quanto a seus nomes, Serra está “muito irritado” com o governador, que havia garantido o apoio do PP à candidatura tucana. “Serra acha que Alckmin acertou com Maluf para 2014 e não se esforçou muito, digamos assim, para este ano”, explica um dirigente do PSDB paulistano. “Ele (Serra) acredita que Alckmin deixou Maluf escapar, não segurou o PSB, e ainda teve a história do PR… o PR foi Kassab que trouxe”, completa.

O grupo paulista do PP estava muito próximo de fechar com Serra, já que integra a base de Alckmin. Essas negociações, porém, começaram a azedar nas últimas semanas, depois que o governador se recusou a ceder a Secretaria de Habitação do Estado ao PP. Por outro lado, Maluf conseguiu emplacar um de seus aliados na Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, cargo negociado com a presidente Dilma pelo ministro da pasta, Aguinaldo Ribeiro (PP), como informou o jornal Folha de S.Paulo.

Leia mais

Além disso, Alckmin afirmava aos mais próximos e a Serra, inclusive, que o PSB poderia fechar com o PSDB, já que o presidente estadual do partido, Márcio França, era seu secretário do Turismo. No entanto, não foi isso que aconteceu. O presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, acertou com o ex-presidente Lula o apoio a Haddad, mediante a algumas concessões do PT em importantes cidades do Brasil.

Chapão

Serra precisará de Alckmin para ajudar a convencer os vereadores do PSDB contrários à ideia do “chapão” de que esta é a melhor opção para o partido nas eleições municipais em São Paulo.

Dirigentes do partido já ameaçaram destituir a Executiva Municipal da sigla, caso esta mostre disposição em apoiar o “chapão”, em que tucanos teriam que dividir com as siglas aliadas o número de candidatos que podem inscrever na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal, o tempo de propaganda eleitoral e os votos de legenda.

Terra Magazine, Bob Fernandes

Recomendados para você

Comentários

  1. Joao Roberto Postado em 18/Jun/2012 às 21:09

    Nossa...O Lula realmente mostra cada vez mais sua índole..aliar-se a um homem que é procurado pela Interpol em 170 países para tentar deslanchar uma candidatura furada....Não há palavras q justifiquem uma atitude tão baixa...Na verdade, vindo do Lula, não me surpreende.

  2. Macel Postado em 18/Jun/2012 às 21:12

    O que não me surpreende também, é esse blog tentar noticiar tal fato induzindo os leitores a acharem algo bom p/ o PT e ruim p/ o PSDB...Podia ter uma pouco mais de bom e mencionar o que o camarada Joao Roberto mencionou...

    • Moderação Postado em 18/Jun/2012 às 21:23

      A interpretação do colega acima sobre o blog é descabida. Se o PT tratou de fechar a aliança com o PP, é evidente que o partido considera a aliança positiva. Se o PSDB igualmente quis a aliança com o PP, mas não conseguiu, o partido naturalmente considera uma perda para a coligação, sobretudo em se tratando de tempo de rádio e tv. A notícia veiculada não é nada mais do que uma informação, de modo que torna-se irrelevante o posicionamento do blog sobre o tema, justamente por não se tratar de editorial, e sim de informação.

  3. Macel Postado em 18/Jun/2012 às 21:50

    Sim, o partido avalia como positiva...MAS O BOM SENSO, A ÉTICA, A MORAL E QUALQUER SER QUE PENSE, SABE QUE É ALGO PODRE.... No mais, não que eu queira defender o Serra, vale dizer que as informações que vc disse ter recebido são todas anônimas. Outra coisa, tempo em rádio e tv não é tudo... Vale aliar-se ao Maluf por 1 mnto e 35 segundos...pelo jeito a moralidade do PT é bem flexível

  4. Macel Postado em 18/Jun/2012 às 21:51

    Ah, oura coisa...Tem muito político petista que acha NEGATIVA tal aliança...

    • Moderação Postado em 18/Jun/2012 às 22:19

      As informações não são anônimas. Ou o PP descambaria para o PT ou para o PSDB. Se não fosse por um, seria por outro. Independentemente do que você acha ou deixa de achar, todas as informações são colhidas diretamente com as assessorias de ambas as siglas. E ninguém aqui está a tratar da opinião pessoal de político petista ou o pessedebista. As decisões políticas são tomadas por diretórios e é para isso que eles existem. Ainda bem que a política não é homogênea, há espaços para discórdias inclusive dentro das próprias agremiações e assim continuará sendo. Por fim, também não vimos aqui ninguém afirmar que 'tempo de tv é tudo', mas as informações colhidas apontam que ambas as siglas digladiaram em bastidores por este tempo que consideraram relevante dentro do contexto para as eleições municipais que se avizinham.

  5. Marcel Postado em 18/Jun/2012 às 22:34

    Ok...Mas é muito satisfatório pra quem é apartidário ver PSDB e PT dando um tiro no pé e revelando cada vez mais o tipo de política que estão dispostos a fazer...MAs melhor ainda, é ver um monte de blogueiro e " jornalista" " revolucionários" (inclusive no twitter) espantado com tal ato.... em muito esquerdista tentando achar justificativa mas não encontram...muitos, inclusive já desistiram e assumiram publicamente que o PT não deveria ter feito isso, em respeito a sua " suposta ideologia" e seus seguidores.. Como Eduardo Gumarães e Cynara Meneses (da " imparcial" Carta Capital", tão imparcial quanto a VEja na minha modeta opinião), que há poucos dias criticaram muito a possível aliança de Maluff com PSDB e agora estão chorando no twitter...Cômico! O perfil do Eduardo Guimarães está sendo um colírio pra quem tem o mínimo de ética.

  6. Fatima medeiros Postado em 19/Jun/2012 às 00:01

    Sou totalmente fa de Lula por tudo que ele fez em seu governo , mais esta alianca e um erro, tomar o poder a qualquer preco e um erro . nao me surpreenderia se fosse a oposicao a fazer isto porque faz parte da sua historia . mais este e um caminho errado nao ha duvidas.

  7. Max Demian Postado em 19/Jun/2012 às 00:57

    O nome do filme- tudo pelo poder! estrelando um monte de atores canalhas!

  8. Marcel Postado em 19/Jun/2012 às 15:14

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=3507941180030&set=p.3507941180030&type=1&ref=nf