Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mídia desonesta 13/Jun/2012 às 15:40
14
Comentários

Folha, Globo, Estadão ou Veja, quem pedirá desculpas a Orlando Silva?

A imprensa brasileira, que durante mais de um mês satanizou o ex-ministro do Esporte, até agora não deu qualquer destaque para a decisão. É mais uma prova de que faz um jornalismo canalha.

orlando silva inocentado

Comissão de Ética arquiva processo contra Orlando Silva por ‘absoluta falta de provas’

Altamiro Borges, em seu blog

Na segunda-feira (11), a Comissão de Ética decidiu arquivar o processo contra o ex-ministro Orlando Silva por suposto envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos. Segundo o presidente do organismo, Sepúlveda Pertence, a denúncia foi arquivada “por absoluta falta de provas”.

Em outubro de 2011, a Comissão de Ética abriu procedimento para investigar o ex-ministro do Esporte, que havia sido atacado pela criminosa revista Veja. A publicação da família Civita, famosa por promover assassinatos de reputações e por produzir “reporcagens” sensacionalistas, deu amplo espaço ao ex-policial João Dias Ferreira, um notório bandido, que acusou Orlando Silva de desviar recursos do Programa Segundo Tempo, que financia projetos de ONGs para estimular a prática de esportes entre jovens.

Leia mais

Perseguição desumana e brutal

Durante mais de um mês, a  reportagem da Veja, sem qualquer prova concreta e baseada nas declarações de um chantagista, foi amplificada. Ela ganhou as manchetes dos jornalões e foi destaque nos telejornais. “Calunistas” amestrados aproveitaram para demonizar Orlando Silva e seu partido, o PCdoB. A história do jovem ministro, ex-presidente da UNE, foi execrada publicamente, sem dó nem piedade. A sua família foi vítima de brutal e desumana perseguição. A cada dia surgia mais um factoide contra o ex-ministro.

Em decorrência do pesado bombardeio, a presidenta Dilma Rousseff cedeu mais uma vez à operação “derruba-ministro” da mídia e Orlando Silva deixou o governo. Na sequência, o ex-policial João Dias foi preso três vezes consecutivas, acusado por corrupção ativa e atos de violência – inclusive suspeita de assassinato. Já a Comissão de Ética, analisando todas as denúncias, comprovou que nada havia contra o ex-ministro e, só agora, decidiu arquivar o processo “por absoluta falta de provas”.

O silêncio dos assassinos de reputações

A mesma mídia venal que promoveu a cruzada para derrubar o ex-ministro agora não dá qualquer destaque para a sua absolvição. A decisão da Comissão de Ética não foi destaque no Jornal Nacional nem manchete da Folha, Estadão e O Globo. A revista Veja, hoje envolvida em denúncias sobre a sua associação com o crime organizado, não deverá tratar do assunto na edição desta semana. Já os “calunistas” da mídia, notórios jagunços de aluguel, também estão quietinhos.

No livro “O jornalismo canalha”, José Arbex, colunista da revista Caros Amigos, denuncia os mecanismos de manipulação usados pela mídia hegemônica para interferir na agenda política e defender seus interesses comerciais. A obra, publicada em 2003, é bastante atual e deveria ser lida por aqueles que ainda se iludem sobre a neutralidade da mídia e também pelos pragmáticos que ainda insistem em manter o “namorico com a mídia” canalha, evitando enfrentar o urgente debate sobre a democratização da comunicação no país.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Paulo Rodovalho Postado em 13/Jun/2012 às 17:44

    Esperar o quê desse lixo de veja e do porteiro do lupanar, Sr. Reinaldo Azevedo? Que ela se retrate? Que ela assuma que estava a serviço de Cachoeira? Que não passa de uma revistinha com menos credibilidade que uma HQ? Que sempre estiveram a mando do que não presta? Que estão de mãos dadas com os interesses mais escusos que querem fragilizar a democracia? Que é irmã xipófaga de interesses claramente contrários aos do nosso país? É isso?

  2. Alcindo Postado em 14/Jun/2012 às 03:29

    Ela deve estar a serviço de alguma Agência Central de Inteligência... VEJA só!!

  3. Roberto Martins Postado em 16/Jun/2012 às 19:54

    Bem, não seria o caso da presidente Dilma admití-lo de volta ao cargo?

  4. Ayrton Postado em 17/Jun/2012 às 12:28

    Basta pagar uma tapioca com cartão corporativo pro político. Dinheiro público = capim

  5. Rosária de Fátima Postado em 27/Aug/2012 às 13:45

    Quem pedirá desculpas a Orlando Silva? Quem pedirá desculpas à população que cede seu precioso tempo a assitir a TV GLOBO e ter como retorno uma imagem negativada pela falta de verdade e de justiça? Pelo amor de DEUS tenhamos mais vergonha na cara! Como iremos construir um mundo melhor desta forma? Na hora de acusar o indivíduo acusa-o, deixa-nos indignados e sem esperança, erra mas não corrige? Que mundo vocês construindo para as nossas crianças? Tenhamos mais compromisso com a verdade e com a justiça, sejam mais criteriosos com as suas notícias! Parem de sair apontando e depois abandonando... Sejam éticos,... que mundo vocês querem deixar para seus filhos? Eu me comprometo com a sociedade no sentido NÃO ACREDITAR EM NADA MAIS QUE PASSA NA REDE GLOBO, vocês devem até dar risada de mim ,...errar é humano mais colocar o nome das pessoas na lama e não dar-lhes o devido espaço para corrigir é muita sacanagem.....

  6. Ricardo Postado em 06/Sep/2012 às 23:41

    Me desculpem, mas apesar de achar veja e tv globo um lixo, não tem pq o motivo de desculpa não. Esse programa do governo é um desvio de dinheiro danado, é pilantragem pura. Acontece que veja e tv globo não tem moral, é pilantra acusando pilantra. Não tem santo nesta história não. A justiça tá no mesmo saco desse pessoal.

  7. Mariana Postado em 10/Mar/2013 às 08:37

    É um absurdo, o que a revista veja e a globo fazem é crime grave. portanto deveriam sofrer punições a altura.

  8. evaldo cunha ciríaco Postado em 11/Jul/2013 às 09:12

    uma revista que se vale de Carlinhos Cacheira, como fonte fidedigna e confiável prá suas reportagens e acusações. não pode ter credibilidade, hl felizmente não passo da capa de tal revista.

  9. emanuel Postado em 11/Jul/2013 às 11:30

    Temos que ficar ligado para quem os órgãos de imprensa estão trabalhando. Começa a ser descoberto que os Estados Unidos estavam besbilhotando nossas vidas (dos brasileiros). O Brasil hoje é um calo para quem se acha dono do mundo. Existe uma tendência de desmoralização do Brasil por parte do império. Todo brasileiro que ler ou leu a revista veja sabe que ela é de ultra direita e atende aos interesses internacionais. Eu já fui assinante, no passado distante, dessa revista, por um ano, só para ter raiva, porque ela é declaradamente imparcial da ultra direita, para mais nunca. FAÇA COMO EU. NUNCA MAIS COMPREI UMA REVISTA DESSA. Não preciso dela.

  10. DANIEL SANTOS Postado em 11/Jul/2013 às 12:53

    A REDE GLOBO DE TELEVISÃO MANIPULA A NOTICIA DO JEITO QUE QUER,FOI NA DITADURA NO GOVERNO COLOR E CONTINUA SENDO NOS DIAS DE HOJE,JA PASSOU DA HORA DESSA CONCESSAO SERCASSADA.

  11. rubens Postado em 11/Jul/2013 às 14:04

    O mais interessante é que a veja, o globo e outros veículos de comunicação, divulgaram as maracutaias de: José Dirceu, Genuíno, e outros petistas famosos e ninguém veio valorizar a veracidade das matérias, agora com o Orlando as instituições foram apedrejadas de forma violenta, não sei pq não aprendem a elogiar e criticar quando merece.

  12. PAULO Postado em 11/Jul/2013 às 16:16

    AI ESTÁ! JÁ OUVIRAM FALAR NO 4º PODER? LEGISLATIVO,JUDICIÁRIO,EXECUTIVO E A - "IMPRENSA . - E QUEM COMANDA ?????????

  13. Marcelo Postado em 11/Jul/2013 às 22:51

    Não esperem desculpas, pois elas não virão: processem essa cloaca e exijam, além disso, que publiquem um desmentido com o mesmo destaque da mentira.

  14. DELOURDES Postado em 12/Jul/2013 às 15:05

    Eles não tem moral pra isto retratar-se é coisa de gente descente.