Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Eleições 2012 22/Jun/2012 às 15:13
1
Comentário

Eduardo Guimarães: FHC fez sumir suas fotos com Maluf; Lula conseguiria?

Àquela época, apesar de alguns raros textos jornalísticos terem tocado no assunto, nenhum veículo estampou a imagem de FHC e Maluf com destaque sequer parecido com o que foi dado à foto de Lula com Maluf tirada durante esta semana

maluf fhc

Outdoor da campanha de 1998 ao governo de SP - FHC apoiando Maluf contra Mário Covas

Eduardo Guimarães, em seu sítio

A foto que emoldura este texto é rara. Foi preciso esforço para encontrá-la. E não foi achada em arquivo de algum órgão de imprensa, mas perdida em alguma página esquecida da internet. É de 1998, durante um dos vários encontros públicos que Fernando Henrique Cardoso e Paulo Maluf tiveram naquele ano. A foto de um deles foi parar em um outdoor que a campanha malufista ao governo do Estado espalhou pelas ruas de São Paulo.

Não há paulista que não se lembre dos outdoors em que FHC, Maluf e o seu candidato a vice, Luiz Carlos Santos, apareciam perfilados e sorridentes. Havia um outdoor daqueles em cada esquina. Todavia, na internet, onde a história mais recente do país está registrada em incontáveis milhões de fotos, não se acha uma só imagem de cena que agora que se deu com Lula poderá ser encontrada daqui a um século de tantas reproduções que já recebeu.

Àquela época, apesar de alguns raros textos jornalísticos terem tocado no assunto, nenhum veículo estampou a imagem de FHC e Maluf com destaque sequer parecido com o que foi dado à foto de Lula com Maluf tirada durante esta semana. É mais do que óbvio que há registros daquela imagem, ao menos pela imprensa. Porém, algum interesse levou a grande mídia a sumir com ela. Que interesse será, não?

Não acredito que Lula venha a tentar apagar esse momento de sua biografia – Lula não é dado a esse tipo de covardia. Mas, se quisesse, certamente não conseguiria. Não só por sua foto ao lado de Maluf, à diferença da de FHC com o mesmo Maluf, ter ido parar na primeira página dos principais jornais do país, mas, também, porque eles não fariam pelo petista o que fizeram pelo tucano.

Em benefício da memória do país é preciso corrigir tal distorção. Não tirando a foto de Lula e Maluf dos arquivos dos jornais, mas trazendo para a internet imagem que mostra FHC indo muito mais longe do que o petista ao apoiar a eleição do mesmo Maluf – e, ainda por cima, contra o candidato do PSDB que o enfrentava, Mario Covas. Não se pode permitir que a imprensa partidarizada e políticos covardes mutilem a memória do país.

Abaixo, mais fotos dos amigos FHC e Maluf à época

fhc maluf

fhc maluf

fhc maluf

Recomendados para você

Comentários

  1. Rui Oliveira Postado em 20/Aug/2012 às 22:21

    Prezados, ao ler a matéria sobre o magistrado do Supremo Tribunal Federal Gilmar Medendes, fica mais evidente que precisariamos mais do que uma reforma política, a maneira de eleger um membro desta corte, não garante isonomia aos mesmos ,estes ministros deveriam vim de carreiras de juiz, e não qualquer advogado que defendia o interesse de grupos, que poder judiciários é este que vota com interesses de outrem na manga, sendo assim, chegaremos o dia, que ao voltar, o ministro poderá receber um torpeto ou um e-mail e mudar seu voto ao interesse daquele a quem está ligado, por ter lhe colocado naquela corte.