Luis Soares
Colunista
Compartilhar
EUA 04/Jun/2012 às 17:59
3
Comentários

Ator de Hollywood reivindica libertação dos 'Cinco Heróis Cubanos'

Danny Glover pede que o presidente Barack Obama liberte os 5 cubanos, detidos desde a década de 1990 sob acusação de espionagem e conspiração

cinco heróis cubanos danny glover

Danny Glover pede a Barack Obama para que liberte presos políticos cubanos

O ator norte-americano Danny Glover cobrou o governo de Barack Obama e o Judiciário dos Estados Unidos pela libertação dos “Cinco Heróis Cubanos”, detidos desde a década de 1990 sob acusação de espionagem e conspiração, com penas que variam de 15 anos de reclusão à prisão perpétua.

Lutar pelos cinco cubanos é lutar pela humanidade. Antes de pensar em minha vida como artista, sinto uma responsabilidade de pensar em minha vida como cidadão”, afirmou o ator durante uma jornada de debates organizada em Washington para pressionar o país a rever a condenação.

“Cinco dias pelos Cinco Cubanos” é realizado pelo Comitê de Solidariedade para a Liberação dos Cinco e prevê a realização de atos em frente à Casa Branca com militantes vindos de várias partes do país. “Não podemos esquecer as responsabilidades que temos como cidadãos”, finalizou Glover.

Nas últimas terça (26) e quarta-feira (27), 25 militantes visitaram os escritórios de 19 dos 100 senadores na tentativa de sensibilizá-los sobre a situação. Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando González e René González eram os responsáveis por um serviço montado por Cuba para tentar prevenir-se da realização de atos terroristas financiados pelos movimentos de Miami contrários ao ex-presidente Fidel Castro.

Leia mais

O advogado José Pertierra, representante do governo da Venezuela na causa pela extradição do terrorista Luis Posada Carriles, responsável por um atentado contra um avião daquele país, lembrou que os Estados Unidos decidiram colocar Cuba na lista de nações que apoiam o terrorismo em 1982.

Quantas pessoas foram torturadas e assassinadas por oficiais do governo dos Estados Unidos desde 1982? Quantos países os Estados Unidos invadiram desde 1982? Quantos países os Estados Unidos trataram de desestabilizar desde 1982? Cuba não torturou nem assassinou ninguém. Tampouco invadiu ou desestabilizou algum país.”

CubaDebate

Recomendados para você

Comentários

  1. Jorge Gracindo Postado em 05/Jun/2012 às 01:16

    Mais uma vergonha protagonizada pelo governo dos EUA!!!

  2. Eleninha Postado em 06/Jun/2012 às 18:46

    Esta notícia não sai nos jornais e nem passa em horário nobre !!! É um tremendo desrepeito aos direitos civis de cidadãos cubanos que estão encarcerados na pátria da "liberdade" !! O ridículo foi ainda no mesmo ano desta prisão arbitrária o Obama ganhou o prêmio nobel da paz. E, não cumpriu sua promessa de campanha de desativar Guatamo. É a águia com suas garras arrogantes e com poder absoluto sob as outras nações, ainda mais se está consegue desafiá-la.

  3. Hudson Postado em 06/Jun/2012 às 18:49

    Ele poderia pedir também a libertação de alguns dos milhares de presos de consciência que apodrecem nas cadeias cubanas...