Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Lula 04/May/2012 às 16:02
9
Comentários

Lula recebe cinco diplomas de Doutor Honoris Causa de uma só vez

Em seus discursos, os reitores ressaltaram que Lula foi o presidente que mais fez pela educação do país em todos os níveis. Emocionado, o reitor da Uerj, Ricardo Vieralves, ressaltou a importância do ex-presidente em sua própria trajetória de vida e ressaltou e das cotas raciais na democratização da educação no país.

lula honoris causa rio

Dilma esteve sempre ao lado de Lula durante a cerimônia

Nesta sexta-feira (4), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, de uma só vez, cinco diplomas de Doutor Honoris Causa, concedidos pelas universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. O “eterno presidente”, como foi apresentado pela mestre de cerimônia, a atriz Camila Pitanga, acumula 12 títulos semelhantes, concedidos em reconhecimento à sua trajetória política e desenvolvimento do ensino superior em seus oito anos de gestão no Palácio do Planalto.

O evento, realizado no teatro João Caetano, no centro do Rio de Janeiro, contou com a presença da presidente Dilma Rousseff; do governador do Rio, Sérgio Cabral; do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad; dos ministros da Educação Aloísio Mercadante, do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, de Minas e Energia, Edison Lobão e da Pesca, Marcelo Crivella.

O título concedido ao ex-presidente da República é uma homenagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), da Universidade Federal Fluminense (UFF), e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

A importância de Lula

Em seus discursos, os reitores ressaltaram que Lula foi o presidente que mais fez pela educação do país em todos os níveis. Emocionado, o reitor da Uerj, Ricardo Vieralves, ressaltou a importância do ex-presidente em sua própria trajetória de vida e ressaltou e das cotas raciais na democratização da educação no país.

Leia mais

Por sua vez, o reitor da UFRRJ, Ricardo Mota Miranda, parodiando o nome do programa do governo federal, disse que “o Brasil finalmente prioriza a ‘Educação sem Fronteiras’, sem limites. É isso que o Brasil precisa, e foi isso que o senhor implementou, disse”. Ele acrescentou ainda que “antes, falávamos em universidades sucateadas, hoje, falamos em universidades reestruturadas”.

Roberto Sales, reitor da UFF, aproveitou o momento para destacar a importância do Reuni, a questão do reajuste salarial do magistério e reivindicar 10% do PIB para a educação, momento em que foi ovacionado pela plateia.

Por fim, o reitor da UFRJ, Carlos Levy, disse que, se pudesse dar um título exclusivo, de acordo com a trajetória de vida de Lula, este seria “o campeão [corinthiano] das utopias realizadas” e destacou a visão de governo da administração Lula ao pensar os avanços na educação não mais de forma linear, a partir do ensino fundamental até o superior, mas investir e fortalecer o ensino superior, alavancando e recuperando o desenvolvimento do ensino no Brasil.

O discurso de Lula

Com a voz rouca e algumas vezes falhando, Lula agradeceu a homenagem e ressaltou os avanços obtidos em sua gestão: “Mais do que triplicamos os investimentos em educação, de 17 bilhões em 2003 para mais de 60 bilhões em 2010”.

Em tom de brincadeira, disse que ele e seu vice, José de Alencar Gomes da Silva, foram os primeiros a chegar na presidência sem ter diploma universitário e ainda assim construíram 14 universidades federais e 116 extensões universitárias. “Dobramos o número de vagas nas universidades públicas”, ressaltou.

O ex-presidente pontuou ainda que, de acordo com o IBGE, o número de jovens com ensino superior, em 10 anos, aumentou de 6,1 para 12,8 milhões.

Ele dedicou os diplomas a “todos que contribuem para melhorar a qualidade da educação no Brasil, construindo um país mais justo e igualitário”.

Doutor Honoris Causa é uma honraria concedida por universidades a personalidades eminentes que tenham se destacado em uma determinada área de atuação e ganham o status de doutorado, mesmo que não tenham formação acadêmica.

Ao concluir o discurso, Lula foi aplaudido de pé pela plateia que entoou: “Olê, olê, olê, olá… Lula, Lula”.

Vanessa Silva, Vermelho, com informações do Terra

Recomendados para você

Comentários

  1. Marcel Luis Postado em 04/May/2012 às 17:39

    No sétimo parágrafo vocês escreveram "tragetória".

    • Moderação Postado em 04/May/2012 às 17:45

      Obrigado por observar!

  2. JOÃO SZABO Postado em 05/May/2012 às 08:45

    Com todo o respeito que o Senhor Lula possa merecer, mas ele pertence ao PT, o partido mais corrupto que já existiu na história política do país. E o governo do PT, foi e continua sendo o governo mais corrupto que já tivemos, e ainda temos a Copa do Mundo. Devemos imaginar o que vai ocorrer. Então deste diapasão, não dá para acreditar que houve lisura e transparência na concessão destes títulos. Basta fazer uma enquête nos trens, nas praças, nas ruas, em qualquer lugar, e ficará claro que ficou a nítida impressão de que tais títulos foram “comprados”, mediante benesses que estas universidades tiveram ou terão, ainda. Pode até ser, num extremo absurdo que assim não seja, mas não dá para acreditar o contrário. E o caso do Sarney, que Foi guindado ao cargo de imortal na Academia Brasileira de Letras. Ninguém neste país acredita que o Sr. Sarney tem verve literária o suficiente para constar numa Academia de Letras. Quem ler o livro “Academia do fardão e da confusão”, do Fernando Jorge, verá como as coisas são. Então, no caso do Senhor Lula, seria louvável sua premiação, caso não tivesse pertencido ao governo mais corrupto que já tivemos na história, desde o advento da República. Todos os atos que membros do PT participem ficarão eivados de dúvidas quanto à sua lisura. E os que oferecem para tais galardoamentos deverão saber o que a população e cada brasileiro pensa disto.

  3. julio Postado em 07/May/2012 às 11:14

    kkkkkkkkkkkkkk vocês são petistas, lulistas, dilmistas, kkkkkkkkkkkkkk olê, viva o pt... aff...

  4. laura souza Postado em 07/May/2012 às 22:57

    Que país é este em que Lula recebe 5 diplomas e sarney e da ABL ?

  5. Roberci Postado em 29/Jul/2012 às 20:59

    Pronto, não precisa mais ficar com ciuminho do FHC. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Roberci Postado em 29/Jul/2012 às 20:59

    Gente, mas ele não sabe nem escrever.

  7. Renato Postado em 03/Aug/2012 às 12:35

    Corrigindo o texto de JOÃO SZABO, o partido mais corrupto do Brasil infelizmente não foi o PT (não querendo defender ele), e nem o mais poderoso... "Aconselho todos" a lerem o lovro "A Privataria Tucana", onde revela golpes absurdos. O Livro não é tão conhecido pro causa do poder dos partidos envolvidos sobre a mídia.

  8. Renato Postado em 03/Aug/2012 às 12:40

    Para completar meu comentário anterior, segue o link do wikipedia sobre o livro, recomendo a todos: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Privataria_Tucana