Luis Soares
Colunista
Ditadura Militar 04/Apr/2012 às 18:07
21
Comentários

Jair Bolsonaro agride servidor e tenta impedir trabalhos da Comissão da Verdade

Para Chico Alencar (PSOL-RJ), Bolsonaro atingiu não só o trabalho da subcomissão, mas também o Código de Ética que diz ser grave falha ao decoro interromper uma sessão “da forma como ele fez”

bolsonaro comissão verdadeDeputados da Comissão de Direitos Humanos e da Subcomissão da Verdade protocolaram hoje (4) na presidência da Câmara representação contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) por quebra de decoro parlamentar. Os deputados alegam que Bolsonaro tentou impedir a realização da primeira sessão da subcomissão e ofendeu um servidor da Casa.

De acordo com o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Domingos Dutra (PT-MA), que também é membro da subcomissão, Bolsonaro quebrou o decoro parlamentar ao impedir a realização da reunião. A audiência, fechada à imprensa, estava marcada para ouvir os depoimentos de dois camponeses e dois militares que tiveram participação na Guerrilha do Araguaia. Bolsonaro, segundo Dutra, também tirou foto dos depoentes para tentar constrangê-los.

Leia mais

“O deputado Jair Bolsonaro, que está acostumado a agredir as pessoas e tentar obstruir os trabalhos do Legislativo e, apesar de não fazer parte da subcomissão, tentou obstruir os trabalhos. Ele agrediu um servidor da comissão, o secretário Marcio Araujo, ameaçou os depoentes, tentou paralisar as atividades da comissão. Como ele não conseguiu, ficou no corredor aos berros ameaçando todo mundo”, contou Dutra.

Para Chico Alencar (PSOL-RJ), Bolsonaro atingiu não só o trabalho da subcomissão, mas também o Código de Ética que diz ser grave falha ao decoro interromper uma sessão “da forma como ele fez”. “Ele também ofendeu um servidor. Isso não pode ficar apenas no folclore do Bolsonaro para satisfazer o nicho fascista dele”, acrescentou o líder da legenda.

Por outro lado, Bolsonaro disse que a confusão começou quando o servidor o impediu de ter acesso à lista com o nome das pessoas que estavam depondo. Segundo ele, uma secretária iria lhe passar o documento e o servidor Marcio Araujo “tomou o papel” da mão dela.

“Estava ouvindo o depoimento e fui pegar a relação dos nomes dos depoentes. Mas um assessor não me deixou ter acesso ao papel. Tomou o papel e correu para um canto. Peguei minha máquina fotográfica e tirei uma foto dele e ele veio atrás de mim para tirar satisfação”, contou Bolsonaro à Agência Brasil.

“Todo os deputados tomaram as dores do servidor e houve bate-boca lá dentro. Não houve xingamento, mas uma discussão pesada. Falei lá dentro que o depoimento teria que ser aberto [à imprensa]”, acrescentou Bolsonaro.

Para o parlamentar que defende os temas de interesse dos militares no Congresso, a representação é uma forma de tentar impedi-lo de participar das reuniões da subcomissão. “Essa é uma comissão da mentira. Eles estão revoltados porque eu falei que vou participar de toda e qualquer sessão da comissão que for dentro da Câmara. Eles querem que eu não adentre a subcomissão, mas se essa for a intenção deles, vão dar com os burros n’água”, provocou Bolsonaro.

A representação foi entregue ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que irá encaminhar o documento à Corregedoria da Casa. Lá, o corregedor, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), terá prazo de 45 dias para apresentar parecer sobre o caso. Caso considere que houve quebra de decoro, enviará o documento à Comissão de Ética para abertura de processo, que pode resultar na cassação de Bolsonaro.

Agência Brasil

Posts relacionados

Comentários

  1. Martinha Postado em 04/Apr/2012 às 20:37

    Esse cara tá conseguindo o que quer: DAR VAZÃO AOS SEUS PRECONCEITOS E INCITAR OUTROS COMO ELE A BOTAREM PRA FORA SUAS IDEIAS DOENTIAS. Já passou da hora desse cara ser calado, ele é uma afronta a sociedade.

  2. MAVC Postado em 04/Apr/2012 às 22:00

    DEPUTADO E SENHOR TEM E VESTIR A FARDA OUTRA VEZ, GUARNECER O ARMENTO E CONVOCAR A TROPA PARA ACABAR COM ESSA POUCA VERGONHA QUE ESTA NOSSO PAIS GOVERNADO OU MELHOR DESGOVERNADO POR ESSES CIVIS CORRUPTOS E MAL CARÁTER QUE MAIS PARECEM UM BANDO DE CACHORRINHO PUXA SACO DESSES POLÍTICOS DE BANDEIRA VERMELHA. FORCA PRA TODOS ELES.

  3. PV Postado em 05/Apr/2012 às 04:02

    OU ESSE LIXO ACABA, OU ACABAMOS COM O LIXO. NÃO DÁ MAIS.

  4. CZN Postado em 05/Apr/2012 às 05:34

    E desde quando esse psicopata tirou a farda ?

  5. Ricardo Postado em 06/Apr/2012 às 01:02

    Esse sujeito é o saldo da ditadura. Preconceituoso, falastrão e tenta aparecer a qualquer custo. Tem que ser cassado e banido da vida pública para a privada!

    • alexandre Postado em 24/Jul/2014 às 04:49

      E qual é o saldo agora?

  6. JANA Postado em 07/Apr/2012 às 15:57

    Isso mesmo deputado....volte a vestir a farda e puxe um levante....assim, QUANDO ALGUÉM DER UM TIRO NO MEIO DA SUA TESTA VAI SER EM COMBATE E LEGÍTIMO !!!!

  7. fabio Postado em 08/Apr/2012 às 00:35

    Todo preconceito é burro. Não há restruturação sem tranquilidade e não podemos deixar que posições revanchistas incitam a violência de ambos os lados.Muitas pessoas sofreram, dos dois lados, a luta pelos seus ideais.... que alias não há o certo nem o errado, pois o erro são das pessoas que conduzem as idéias e que infelizmente não são conduzidas por elas, pois toda posição politica e social têm como chave mestra o bem estar de todos, conforme seus ideais....

  8. Ana Maria Postado em 09/Apr/2012 às 20:44

    É como falei anteriormente só defende a ditadura militar brasileira quem tem mau caráter, pessoas perigosas e com espírito violento e assassino e que de fato acredita numa ideologia que assassina os seus semelhantes, o seu povo para defender as suas ideias preconceituosas e a sua classe. São pessoas que para subir na vida ,para defender o seu status, pisa nas pessoas, levanta falso testemunho, não hesita em derrubar para subir. São pessoas como esse deputado que já devia ter sido cassado, por incitar publicamente o preconceito. Este homem é uma vergonha para o Brasil, um homem deste foi eleito por quem, só pode ter sido por gente que pensa igual a ele, que tem espirito assassino ele incita publicamente a violência, por que o preconceito é uma violência ao ser humano.

  9. rubens machuca Postado em 06/May/2012 às 09:38

    Concordo com o MAVC, e Martinha, vai estudar e pesquiar mais pois você esta assistindo muito BI broder/Fazenda. O deputado Bolsanaro,ainda é um dos poucos que defende a REALIDADE dos fatos. Esse bando que esta no comando, é um dos mais corruptos de todos os tempos.( Mensalão / Celso Daniel / Toninho do pt / Lanchas de edeli / Zé dirceu e ai vai). Martinha, MENSALÃO não é um mês ( grandã0 rsrsrs.) VAi estudar e TRABALHAR . Vamos votar certo,vamos usar essa ferramenta ( Internet) para divulgarmos as FALCATRUAS DO PT ). A Nação esta ENVERGONHADA,comos fiascos desse pessoal ( BANDO ).

  10. Wagner Postado em 06/Jun/2012 às 00:10

    Bolsonaro, parabéns nós que estudamos o primário em escola pública, naquela época, temos a capacidade de separar o bom do ruim, pena que somos cada vez menos. Admiro sua coragem para defender o que presta.

  11. sergio luís Postado em 16/Jun/2012 às 19:46

    A democracia nos possibilita a termos acesso a tantos comentários que pecam pela superficialidade e ausência de um senso mínimo de conhecimento histórico. O Bolsonaro é a voz dos setores mais reacionários,mas que pelo menos não se dissimula em ações de benfeitoria. Mas, a julgar pelo contexto histórico, ele deve ser punido pelas atitudes bossais,que condizem tão bem à Casa que ele representa. Ele foi eleito por milhares de votos e isso só prova que o sangue derramado durante a ditadura é de responsabilidade também da sociedade civil. A Comissão da Verdade precisa investigar quais as empresas cresceram durando os anos de chumbo com a anuência dos governos militares.

  12. Thiago Postado em 20/Jun/2012 às 17:46

    Aqueles que reclamam dos desastres do governo atual esquecem que jamais poderiam fazê-lo até 30 anos atrás com o governo daquela época. Era a doutrina inversa. Bolsonaro quer simplesmente voltar a ela. Maniqueísta elogiado por outros maniqueístas.

  13. Igor Postado em 08/Mar/2013 às 01:31

    Bolsonaro, faz um favor para o nosso país? Se mata, pois você não fara a mínima falta para humanidade!

  14. JULIO Postado em 09/Mar/2013 às 08:57

    BOLSONARO FINGE QUE É AMIGO DOS MILITARES SÓ SE FOR DOS OFICIAIS POIS NEM SABEM QUEM SÃO OS PRAÇAS E O QUE ELES PASSAM, QUEM PEDE AUMENTO NAS FORÇAS ARMADAS SÃO AS ESPOSAS DE PRAÇAS ENQUANTO OS GENERAIS CRIAM CARGOS PROMOÇÕES TRANSFERENCIAS OS HOSPITAIS MILITARES SÓ ENGORDAM CONTAS E DIFICULTA ATENDIMENTO DOS MAIS NESCESSITADOS, EM BRASILIA PARA SE MARCAR UMA TRIAGEN OU CONSULTA SÓ SE TIVER MORRENDO E MAIS DILMA PROMOVEU UM MONTE DE GENERAIS PERGUNTA AO SENHOR BOLSONARO QUANTO O EXÉRCITO GASTA COM GENERAIS QUE ESTÃO NA ATIVA RESERVA E OS CARGOS COMISSIONADOS PTTC QUE ESTÃO TOMANDO CONTA DO EXÉRCITO BRASILEIRO POR ISSO NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR OS 28 POR CENTO NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR AS PROMOÇÕES DE SGT QE QUE DILMA QUER PROMOVER EO EXÉRCITO FICA ENROLANDO E MAIS A MAIORIA DOS MILITARES TEM PROMOÇÃO A CADA 4 E 2 ANOS TEM TRANSFERENCIAS TEM PNR E OUTRAS MORDOMIAS MAS QUEM PEGA NO DURO SÃO OS PRAÇAS ENTÃO DEIXA DE QUERER SER O DONO DA VERDADE

  15. joao Postado em 10/Apr/2013 às 21:42

    o cancer a de acabar com o bossalnaro vai peste.

  16. eca Postado em 22/Jul/2013 às 08:45

    Nós pagagamos as pensöes para filhas de militares. As filhas muitas säo bem formadas, näo casam para ter direito a pensäo na morte do pai. A uniäo desembolsa 4 bilhöes ao ano para essas desocupadas . Que moral tem Bolssonaro para falar dos políticos ? Pergunto, porque ele näo entra com um projeto de lei para acabar com essa farra do dinheiro público ?

  17. steve Postado em 23/Sep/2013 às 13:42

    Parabéns Deputador Bolsonaro. Mostra pra esses terroristas como é que faz!

O e-mail não será publicado.