Redação Pragmatismo
Compartilhar
EUA 07/Mar/2012 às 18:51
1
Comentário

Wikileaks desmente EUA e revela que corpo de bin Laden não foi atirado ao mar

O corpo do ex-líder da Al Qaeda Osama bin Laden não foi lançado ao mar como disseram as autoridades americanas, mas levado para os Estados Unidos em um avião da CIA (agência de inteligência do país), revelou o WikiLeaks ao jornal espanhol “Público”.

Osama Bin Laden Corpo Wikileaks

EUA mentiu sobre destino do corpo de Osama bin Laden

E-mails da Stratfor Global Intelligence, empresa privada de segurança conhecida como “CIA na sombra”, aos quais teve acesso o “Público” e outros jornais do mundo todo, revelam que o sepultamento de Bin Laden em alto-mar nunca aconteceu. Ele foi assassinado por um comando especial de forças americanas em 2011 em Abbottabad, no Paquistão.

Em mensagem classificada como “superconfidencial” pelo “Público”, Fred Burton, um dos diretores da empresa com sede no Texas, diz: “Fui informado que trouxemos o corpo. Graças a Deus”. O e-mail tem o título de “OBL”, o que o jornal espanhol interpretou como as iniciais de Osama bin Laden.

Na mensagem seguinte, Burton escreve “(alpha) O corpo está a caminho de Dover, Delaware, em um avião da CIA”, detalhou o “Público”, que explicou que a palavra-chave ‘(alpha)’ significa que a informação é “limitada a uma reduzida cúpula de máxima responsabilidade na corporação“. O jornal assinalou que em Dover há uma base da Força Aérea dos Estados Unidos.

Leia mais

“Depois seguirá até o Instituto de Patologia das Forças Armadas em Bethesda”, perto de Washington, acrescenta Burton, ex-agente especial do Serviço Secreto Diplomático do Departamento de Estado dos EUA.

Em outra mensagem no contexto de uma conversa entre analistas da Stratfor, Burton revela que “o corpo segue em direção a Dover e já deveria ter chegado”.

Em outra conversa aponta: “Se o corpo foi jogado no mar, coisa que duvido, seria um toque muito ao estilo Adolf Eichmann [nazista responsável pela logística de extermínio de milhões de pessoas durante o Holocausto, raptado na Argentina e condenado à morte em Israel]. A Tribo fez o mesmo com as cinzas desse nazista. Nós quereríamos ter a fotografia, o DNA, as impressões digitais etc… Seu corpo é como a cena de um crime e não imagino que o FBI [polícia federal americana] e o Departamento de Justiça permitissem semelhante coisa”.

Conforme o governo dos Estados Unidos, o corpo de Bin Laden foi levado de Abbottabad ao porta-aviões Carl Vinson, no mar de Arábia, onde, seguindo os costumes islâmicos foi lavado e envolvido em um sudário branco, para depois ser colocado em uma bolsa carregada com pesos e jogado ao mar.

EFE

Recomendados para você

Comentários

  1. adolf Postado em 03/Apr/2012 às 10:19

    Que provas tem? Tudo Especulação.