Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Artigos do editor 06/Mar/2012 às 23:50
25
Comentários

Sem medo de ser (in)feliz: o dia em que o PSOL se aliou ao PSDB

Para defender a tese da “esquerda verdadeira”, um dos argumentos destacados pelo PSOL é o da total e irrestrita independência da sigla. Mas a partir de agora, na cartilha da ‘esquerda autêntica‘ é preciso eliminar o tópico que trata de alianças partidárias sob qualquer égide.

PSOL aliança PSDB macapá HeloísaLuis Soares, Pragmatismo Politico

Fundado e formado por dissidentes petistas, o PSOL tem utilizado, desde o princípio, o próprio PT como parâmetro comparativo para externar os seus métodos e as suas práticas. Na empreitada pouco racional, e, portanto, não muito bem sucedida que objetiva descaracterizar o PT como um partido de massas e representante genuíno de uma frente progressista, a agremiação de Plínio de Arruda, Heloísa Helena, Baba e cia., não cansa de bradar aos quatro extremos que são eles, e ninguém mais, os baluartes da autêntica esquerda brasileira.

Para confirmar tal tese, um dos argumentos utilizados pelos psolistas é o da total e irrestrita independência da sigla. Razão de orgulho, estampado em palavras, gritos de guerra e residente nas mentes dos partidários e simpatizantes do partido que se julgam aptos a vislumbrar uma cartilha imaginária com as definições exatas sobre o significado do que é ser de esquerda no Brasil. Das definições mais incisivas, a independência partidária, repetimos, é destaque incontestável. De modo que, por esta ótica, até aliar-se ao PT seria constrangedor.

Leia mais

Acontece que em meados de fevereiro, foi notícia e circulou pelas redes sociais uma reunião entre o pré-candidato do PSOL à prefeitura de Macapá e lideranças do PSDB do Estado do Amapá. Registre-se: o PSOL teve a oportunidade de compor com outras frentes da esquerda (frentes da esquerda autêntica, como chamam) local, mas optaram por um outro caminho.

O PSOL foi além. Não apenas desprezou a composição com partidos com os quais teoricamente se identifica (PCB, PSTU), mas reuniu-se à portas fechadas com o PSDB, nas presenças do empresário Michel JK e do latifundiário Jorge Amanajás.

Quem são e como agem os representantes do PSDB do Amapá

O PSDB no estado do Amapá tem a mesma prática dos governos FHC e Alckmin. Criminalizam os movimentos sociais e massacram as classes menos abastadas. O partido é representado pelo deputado e empresário Michel JK, e pelo ex-presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Amanajás, entre outros. Jorge Amanajás é o mais legítimo representante do agronegócio no estado, é um grande latifundiário e pesa contra ele acusações de grilagem de terras. Já Michel JK é um grande empresário, dono de uma rede de lojas em todo o estado, e ambos apoiaram o atual prefeito de Macapá, também preso em 2011 sob a acusação de corrupção

Apenas para explicitar o reducionismo imposto e que de nada serve ao debate político, vejamos: se “quem se alia ao PMDB de Sarney não é de esquerda”, como costumam afirmar, como definir então quem se alia ao PSDB de FHC e Aécio?

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), ex-petista, e que liderou o Congresso Estadual do PSOL no ano passado, já chegou a defender publicamente uma aliança com o PPS – partido que atua alinhado ao PSDB e ao DEM no Congresso Nacional. Randolfe chegou a rasgar elogios à Roberto Freire. Este último, diga-se, acometido por um anti-petismo/lulismo patológico que o fez perder-se no tempo e no espaço, a ponto de considerar em José Serra figura mais relevante do que Lula na política brasileira contemporânea e no processo histórico político.

A partir de agora, na cartilha da ‘esquerda autêntica‘ é preciso eliminar o tópico que trata de alianças partidárias sob qualquer égide.

Aguardemos os próximos capítulos. Ou os próximos tópicos a serem excluídos.

Pragmatismo Político procurou o deputado Ivan Valente, presidente nacional do PSOL, para tratar das alianças em curso no estado do Amapá. No entanto, não houve resposta.

Com informações de Almir Brito, de Macapá

Recomendados para você

Comentários

  1. Raphael Tsavkko Postado em 07/Mar/2012 às 00:32

    Espalhar mentiras é MUITO feio, sabia? Que tal checar suas fontes antes de espalhar essetipo de sandice? Com a palavra o Diretório Estadual do PSOL: http://heverson-castro.blogspot.com/2012/02/psol-amapa-esclarece-especulacoes-e.html

    • Luis Soares Postado em 07/Mar/2012 às 13:13

      Não há esclarecimento na nota. A não ser uma tentativa meia boca de justificar uma aproximação que é real, palpável, e muito inimaginável algum tempo atrás. Tão verdadeira quanto à recusa pela composição com o PSTU e o PCB. A aprovação, em congresso partidário, sobre a ampliação da política de alianças foi motivo de crítica da própria Luciana Genro. Entendo que muitos militantes do PSOL estejam insatisfeitos com o cenário no Amapá, e acho justo. Ninguém está dizendo que todos os militantes do Psol concordam com esta ou aquela posição, da mesma forma como a aliança do PT com o PSD de Kassab estava longe de ser consensual entre os simpatizantes e militantes petistas. Agora, chamar de "mentiroso, feio, chato e bobo" é fechar a si mesmo para qualquer balanço autocrítico. Típico de quem é incapaz de propor alternativas mas super capaz de desconstruir. Inflexibilidade característica de quem vive a apontar defeito sem antes olhar para o próprio umbigo, e não tem a sensatez para voltar atrás numa posição se preciso for.

  2. Alyda Cristina Postado em 07/Mar/2012 às 09:52

    Essa aliança vem de loooooonge....

  3. militante psol Postado em 07/Mar/2012 às 11:22

    Apesar desta notícia desagradar e contrariar os interesses de quem vota no PSOL, ela também levanta uma questão: quem são vocês para questionar isso? Por acaso vcs apoiam o PT? Se sim, que moral o PT tem de questionar isso? Existem várias maneiras de abordar esse assunto e pelo enfoque da matéria o que vcs querem é desmoralizar o PSOL, porém mesmo que isso seja verdade (o fato) o PSOL não é um partido perfeito e está obviamente sujeito a erros. O meu receio é que vcs sejam entao um site que fica fazendo propaganda de direitos humanos, porém apenas propaganda, pois se vcs apoiam o PT, então tudo não passa de mero blá blá blá, pois o PT atualmente é completamente conivente com o desrespeito aos direitos humanos em todas as esferas da sociedade. O PT está ajoelhado para os evangélicos, isso sim é humilhante. então não venha desviar o assunto, pq quem é sujo é o PT

    • Luis Soares Postado em 07/Mar/2012 às 14:15

      Militante Psol, a liberdade de expressão que é a todos (em teoria, ao menos) assegurada nos permite externar o questionamento que quisermos. É a mesma liberdade que permite a você, militante do PSOL, questionar o PT. E é a mesma liberdade que permite a um militante do PT questionar o PSDB, e vice-versa. Propaganda? Preciso me filiar ao seu partido para contestar, enfrentar e expressar repúdio ao assolamento de minorias e também para me posicionar a favor de que os direitos humanos sejam assegurados em questões imprescindíveis? Me desculpe, mas esse é um pensamento de quem ainda engatinha na leitura da sociabilidade. Amigo, a veia humanística independe de sigla partidária. Não tenho filiação partidária, mas mesmo que tivesse, e, por um acaso, fôssemos companheiros de sigla, seria muito natural convergirmos e/ou divergirmos posições para assuntos diversos, e sobreviveríamos; acredite. Para o bem ou para o mal, o ser humano é multifacetado.

  4. Janeslei Janes Postado em 07/Mar/2012 às 12:36

    O super-hiper-mega-ultra-puro-revolucionário PSOL já fez aliança com o PPS no Pará! E se aliou ao tucanos-demos no Congresso para enfraquecer a UNE na questão da confecção das carteirinhas. Mãozinha pra ver se viabiliza sua entidade estudantil paralela... O Collor criou a força pra combater a CUT, o PSOL cria suas entidades paralelas com o mesmo objetivo também... fracionando os trabalhadores e os estudantes vai servindo direitinho e ganhando os aplausos da direita... que ri dos tolos!

  5. Ricardo Quiroga Postado em 07/Mar/2012 às 13:27

    o que surpreende, diante do ultra-revolucionarismo que vejo aqui, expresso no comentário do rapaz que se identifica como "militante psol" é que o cara ou grupo pode ser o mais à esquerda, mas sendo do PT, é pelego, safado, de direita. Entretanto, ao mesmo tempo se dialoga com PSDB, PTB, PV, e até com o Bolsonaro na ALERJ. Então, a questão é o anti-petismo, as viúvas do PT, o recalque de algumas organizações da esquerda, muito mais do que a questão ideológica em si, que é importante, mas fica em segundo plano. Até a defesa dos direitos humanos virou exclusividade do PSOL? Poxa, vocês são ótimos!

  6. Fabiano Amorim Postado em 07/Mar/2012 às 14:52

    Infelizmente hoje, o PT anda fazendo muita política de direita e a coisa mais natural do mundo é que surja tanto oposição de direita, quanto de esquerda. O PT ora está à esquerda, ora está à direita, ou seja, é um partido "de centro". Tem Petista que acha que se um cara do PSOL ou PSTU ou qualquer outro desses falar mal ou for contra um projeto do PT, isso significa que se aliaram à direita e isso não é verdade. O PT fez muita coisa boa no governo federal, mas também andou fazendo muita coisa errada no governo e é dever dos partidos de esquerda denunciar isso.

  7. Pablo Yuri Raiol Postado em 07/Mar/2012 às 14:59

    ex-deputado Babá tentou dar uma de "Bob Freire" ao disputar a câmara federal pelo Rio de Janeiro - mesmo não residindo lá... Isso por si só já mostra o carater duvidoso da Criatura.

  8. Walter Bonfim Postado em 07/Mar/2012 às 15:10

    Não tenho nda contra o psol e admiro alguns quadros do partido como chico alencar, mas de fato essa neura de q só é esquerda de verdade se tiver o SELO PSOL DE QUALIDADE é praticamente uma apologia ao senso comum

  9. Raphael Tsavkko Postado em 07/Mar/2012 às 16:08

    Deixa eu ver se entendi: Você acreita piamente em notícias falsas postadas por qualquer um com a intenção de atacar o PSOL, mas s reserva no "direito" de não acreditar na nota OFICIAL do partido acusado? Espero sinceramente que você não chame isso de jornalismo, mas de achismo inconsequente. Aliás, cá a nota direto do site oficial do Randolfe - http://blogdorandolfe.com.br/psol-amapa-esclarece-especulacoes-e-reafirma-candidatura-propria-em-2012/ Agora alguns pontos, de quem esteve nos dois últimos congressos do PSOL como observador: 1 Lunciana Genro só se opôs à alianças desta vez porque sua tend~encia rachou e ela não teria o poder de manobrra que teve antes - quando recebeu apoio do PV. 2. MESMO que o Amapá resolvesse fazer uma palhaçada dessas o DN vetaria - como ficou CLARO no Congresso do partido que aprovou alianças mais amplas mas com MUITA restrição. 3. Não querer se aliar com PCB/PSTU e ir sozinho agora quer dizer que é se aliar com o PSDB? PCb/PSTU, em vários locais, também decidiram ir sozinhos e muitas vezes as conversas sobre agenda mínima não avançaram. Chama-se "política". Por fim, você se baseia em uma mentira, quer que eu chame como uma notícia falsa plantada por insatisfeitos? Vou analisar uma aliança do PT com o Kassab então.. OH WAIT! Talvez eu analsie uma aliança do PT com marcianos, que achei em algum blog "x", mas não vai ser mentira, né?

  10. Jorge William Postado em 07/Mar/2012 às 16:49

    A mim não surpreende o cinismo. Tem gente que prefere bater no PT a atacar a direita. Quanto a outras posturas esquisitas, é só lembrar que em 2006 a HH, presidente unânime e candidata unânime do PSOL (hoje alguns tentam renegar isso), foi contra a decisão do governo venezuelano de não renovar a concessão da RCTV. Afirmou que preferia ter seus 3 minutos no JN do que fechar uma TV.

  11. Wellington Alvarenga Postado em 07/Mar/2012 às 17:41

    Antes fazer aliança com o PSDB do que fazer aliança com Sarney. pronto, falei

  12. Lucas Postado em 07/Mar/2012 às 18:30

    Enquanto alguns se acham "verdadeiros" porque não fazem alianças, tem gente que tá botando a cara a tapa pra que alguém tenha comida na mesa. Nesse quesito o PT é muito mais "revolucionário" que PSOL ou PSTU; o que estes fizeram de útil pra sociedade fora ser partido de DCE?

  13. Matheus Postado em 08/Mar/2012 às 09:10

    Vocês parecem defender mais o PT, do que a própria esquerda brasileira. Nem que para isso tenham que atacar partidos legitimamente de esquerda, que não fazem concessões éticas para chegarem ao poder. O PT se aliou sim ao PMDB. E isso é fato. Existe o pretexto de garantir a governabilidade. Até aí podemos aceitar. Mas daí a atacar um partido dissidente com especulações levianas que já foram desmentidas? Ignorando completamente as notas de esclarecimento? Vou gravar na minha memória esse dia. O dia em que me convenci que a luta pelo bem das minorias perdeu para o partidarismo.

  14. Carlos Postado em 09/Mar/2012 às 12:39

    O pragmatismo do PT já passou dos limites. Deixou de ser revolucionários há tempos ( E BOTA TEMPO NISSO!). Não passa de mais um partido da ordem, com alguns bons quadros que perambulam sem rumo achando que irão colocá-lo de novo no rumo certo. Tentam desqualificar o grupo dissidente com mentiras. NÃO CONSEGUIRÃO!

  15. Flavio Postado em 09/Mar/2012 às 17:56

    Interessante o argumento do militante do PSOL acima: "Antes fazer aliança com o PSDB do que fazer aliança com Sarney. pronto, falei." Poderiam aproveitar e usar como mote de campanha, né? Melhor FHC que Sarney Melhor Serra que Sarney e por aí vai...

  16. Matheus Postado em 11/Mar/2012 às 23:17

    Flavio, a gente tem que falar mal de aliança com Sarney, assim como tem q falar mal de aliança com o PSDB também. Acontece que a segunda não existe. Então como falar mal?

  17. Henrique Postado em 12/Mar/2012 às 12:24

    Imundo falando do sujo. O PT e seus filiados não podem questionar nenhuma aliança de nenhum partido. Visto que para estar onde está, se atolou no mar de lama da política brasileira e hoje lidera os seus mais variados esquemas de corrupção. Quem é aliado do Sarney, Temer, Bancada evangélica xiita, Collor, Renan Calheiros, etc, etc, não pode levantar nem apontar dedo para ninguém sem correr o risco de cair no ridículo ou mal gosto. Liberdade de expressão, concordo, qualquer cidadão tem o direito e deve exercê-lo, mas o bom senso deve imperar sempre.

  18. Maria Neves Postado em 13/Mar/2012 às 08:49

    Isto é inacreditável,deve ser estória da oposição....

  19. Notáveis Sabêres Postado em 24/Mar/2012 às 18:12

    Saudações Internautas! Não estou surpreso com a aliança. Simplesmente pelo motivo de saber que político brasileiro não tem ideologia e que está bem representado pelo morcego, pau de dois bicos. Gracias, tengo que jugar ajedrez. Hasta la vista. Há, ia me esquecendo. Os contratos pelo senado de 12 funcionário para cada senador e que terminou sendo contratado 55 funcionários, teve algum impecilho, questionamento de legalidade? Algum senador se manifestou contra, foi pra imprensa buscar apoio ou assinaturas nas ruas? Não sei por qual motivo estão dando uma prensa no coitado do Demostenes Torres, se sua amizade é puramente de carater ecológico e em prol das verdes paisagens e cristalinas cachoeiras. Ta certo, como ex delegado, ele possue experiência pra escolher suas companhias, mas, e dai? TODOS ELES NÃO TEM AMIZADE COM SARNEY? VIVA A ANARQUIA, VIVA A JUSTIÇA QUE SABE FAZER INJUSTIÇA COMO NINGUÉM.

  20. Luciana Postado em 27/May/2012 às 09:24

    Coerência não faz mal a ninguém. E não faria mal ao PT, PSOL, PCdoB e demais "esquerdas". Ao invés de as esquerdas se aliarem e fortalecerem-se mutuamente, preferem ficar de conchavo com as vozes do atraso social (PSDB, PMDB e por aí vai). Isso tudo me lembra a cena do filme "Vida de Brian", quando duas facções de revolucionários, com o objetivo de sequestrarem o imperador, se encontram no subsolo do palácio e começam a brigar, se autodestruindo, na tentativa de se afirmar como o mais revolucionário. A cena se repete no Brasil dos anos 2000. Patético e desanimador.

  21. Grampola Postado em 21/Aug/2012 às 19:29

    Esse Psol nunca me enganou.HH comeu na mesa do PT até a hora da sobremesa, daí saiu pra tomar um whiske com os tucanos.

  22. Hugo Postado em 25/Aug/2012 às 21:57

    A puta que o pariu! Vergonha absoluta dos comentários acima! Taí, se alguém ainda procura explicações para o atraso do país essa é uma delas: a ignorância deprimente de seus cidadãos. Qualquer um que realmente acompanha política nesse país ao bater os olhos nessa "notícia" diz: Duvido! E se se esforçar minimamente em checar vê que é FALSA! Porra, isso não tem nem fonte! Acreditar em tudo o que ler ou ver na TV é muita mas muita burrice! Assim que se acreditou que comunistas comiam criancinhas, assim começou a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, iniciando a ditadura que criou o DEM, o Sarney, o PMDB, o ACM, a Globo, todos culpados pelo nosso atraso. A mentira muda, mas o fim é o mesmo: usar os que estão abaixo como gado, usar o suor deles para manter seu conforto enquanto não fazem nada! Esse não é o país que eu quero e aposto que vocês também não! E vocês que comentaram acima se comportaram como GADO!

  23. Guilherme Postado em 04/Sep/2012 às 06:48

    Que lastimável. Desde que comecei a acompanhar o Pragmatismo estava gostando, até que me deparo com essa peça sensacionalista deplorável digna de uma Veja da esquerda. Que maneira de atacar companheiros, que falta de humildade. O PSOL e o PT e outrs menos expressivos compõem a esquerda brasileira, que não pdoe ficar desunida com esses piquetinhos ridículos. Vocês querem tratar assim? Então tá, vamos pensar mais ou menos dessa forma: o PT já está atolado na lama, e o PSOL, tudo bem, não é o paladino da ética talvez, mas está só com as mãozinhas sujas de lama ainda, há tempo de lavá-las...