Redação Pragmatismo
Compartilhar
Prefeitura São Paulo 14/Mar/2012 às 15:37
32
Comentários

Secretária esnoba pobres e afirma: "Morar em São Paulo é pra quem pode"

Maria Cecília, Secretária de Habitação da cidade de São Paulo, "aconselha" os cidadãos que a ouviam a procurar cidades menores "para poder aguentar", e garante que desapropriações dos mais pobres continuarão

favela incêndio pinheirinho desapropriação sp

Uma favela a cada 45 dias sofre incêndio na cidade de São Paulo

“Pra morar nesta cidade, pra ser cidadão em São Paulo, que é a terceira maior cidade do mundo, tem que ter um custo e tem que ter condição de pagar. É o preço que se paga pra morar numa cidade como essa. Quem não tem renda a gente pretende começar um processo de desapropriação.” A afirmação foi feita pelo secretaria municipal de Habitação de São Paulo, Maria Cecília Sampaio, para moradores da favela do Coruja, na Zona Norte da capital paulista.

A secretária municipal é responsável pela Habinorte, uma das regionais daquela secretaria, e deu as declarações durante reunião de trabalho com moradores da comunidade, na subprefeitura da Vila Maria e da Vila Guilherme, bairros da zona norte da cidade. No encontro também estava o chefe do gabinete da subprefeitura Josué Filemom.

Maria Cecília ainda “aconselha” os pobres que a ouviam a procurar cidades menores “para poder aguentar.”

Leia mais

Em fevereiro, um incêndio atingiu a comunidade e deixou mais de 60 famílias desabrigadas. A prefeitura decidiu, porém, que outras 40 famílias também terão de deixar o local, apesar de não terem tido suas casas atingidas pelo fogo.

Nesta terça-feira (13), o promotor de habitação do Ministério Público Estadual, Maurício Lopes, se encontra com para discutir representantes da secretaria paulistana de habitação para discutir o futuro das famílias daquela comunidade.

A prefeitura ofereceu aos moradores inscrição no programa Parceria Social – um auxílio-aluguel de R$ 300 e afirma que estuda um projeto habitacional para a comunidade.

Rede Brasil Atual

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. salete Postado em 14/Mar/2012 às 22:42

    E vergonhozo iso que acontese em noso Brasil, com tanta corupção nos governos os ricos podém, os pobres não pode nada

  2. Osmar T POA Postado em 15/Mar/2012 às 00:50

    E o PT queria aproximação e apoio da administração Kassab!! O que diz o Lula agora? Parabéns a Marta Suplicy pela coragem em se opor e manter a coerencia!

  3. Chompirito Postado em 15/Mar/2012 às 12:05

    E aquela funcionária da juiza que disse para ela que tinha alugado o barraco para "tirar um troco" e ter ido morar no pinheirinho já que era de "graça"???

  4. Laila Postado em 15/Mar/2012 às 13:48

    eu realmente nao quero parecer uma monstra preconceituosa, mas de certa maneira, concordo com a Secretária de Habitação. nao nesses termos, mas eu realmente acredito que os nordestinos devem voltar pra suas cidades. e eu sou nordestina, com muito orgulho! O q acho eh q Sao Paulo atraiu muita gente com sua promessa de melhora de vida, mas acabou se tornando um pesadelo. O nordeste esta crescendo e precisa do seu povo de volta.

    • Naldo Postado em 31/Jul/2014 às 14:46

      O Brasil é dos Brasileiros ele é um Cidadão livre para morar onde quiser.

  5. DANIEL Postado em 15/Mar/2012 às 14:44

    TOMA VERGONHA NA CARA, APRESENTE SOLUÇÃO PRA QUE VÇ SEJA RESPEITADA, OU FECHE AS PORTAS DA TUA CIDADE , ASSIM FICA SÓ VÇ E SEUS AMIGUINHOS E CHAMA A TUA MÃE PRA FAZER O SERVIÇO BRUTO QUE OS POBRES FAZEM PRA VÇ, PARABÉNS POR VIVER AQUI NA IDADE MÉDIA...

  6. Neto Postado em 15/Mar/2012 às 16:32

    sem querer ser grosseiro mas..."E vergonhozo iso que acontese em noso Brasil, com tanta corupção nos governos os ricos podém, os pobres não pode nada" também é vergonhoSo iSSo que aconteCe com pessoas que tem computadores e sequer sabem escrever direito...a coRRupção é uma coisa horrível. Os ricos podEm quase tudo e os pobres podeM fazer muitas coisas para melhorarem...

  7. sidney Postado em 16/Mar/2012 às 00:37

    "Quem não tem renda a gente pretende começar um processo de desapropriação". Não acredito que essa vaca disse isso!!!

  8. sirley Postado em 18/Mar/2012 às 14:59

    Fico me imaginando morar em uma casa em qualquer lugar e de repente começarem a construir favelas ao meu redor, que é o lugar propicio para abrigar a bandidos que nada tem a perder e começarem o narco-comercio. Alguem que é contra a retirada desse pessoal já passou por isso? É triste. Por outro lado, a secretaria encarregada dessa parte, espera o pessoal construir quase uma cidade, para depois produzir um massacre para essa retirada e ainda quer ter razão em dizer que pobre não pode morar em São Paulo? Mais pobre é ela que não tem a dignidade de dizer que o governo é corrupto e incompetente. Tá tudo errado. Precisaria limpar todo o governo, do maioral ao continuo e colocar gente com moral e carater e bom senso para governar.

  9. Deh Postado em 19/Mar/2012 às 07:26

    Ela é tão sem noção que não vê o óbvio, falta de renda e pobreza atinge todos, brancos, negros, nordestinos, paulistanos, quer dizer que na favela só tem nordestino? e as pessoas que estão com boas condições de vida são paulistanos? Afff que infeliz!!!Aliás ela veio de onde?

  10. Adam Henry Postado em 20/Mar/2012 às 12:36

    Eu não entendo essa onde neopositivista da políticia Brasileira... Em São Paulo parece que é lugar comum, tudo é culpa dos nordestinos, só eles são pobres, só eles moram em favelas, só eles são bandidos, nenhum paulistano é pobre neah? Nenhum paulistano tem que emigrar pro interior e pra Minas, Goiás ou Manaus para poder trabalhar, afinal todos eles são ricos, moram todos em Higienópolis, Morumbi, Jardins... Todos os paulistanos moram bem e vivem bem, por que eles não são brasileiros, são suiços pois São Paulo é uma enclave suiça no Brasil, então tem mais é que manda os imigrantes do terceiro mundo para outro lugar.... BRINCADEIRA. Só aqui no Brasil mesmo... eu nunca ví um francês desrespeitar outro de seu próprio país nem um americano, nem um alemão, eles tem noção de que são um povo só, no mesmo barco. Talvez por isso nosso país não vai pra frente...

  11. crazy Postado em 20/Mar/2012 às 14:07

    NÃO ADAM NOSSO PAÍS NÃO VAI PARA FRENTE POR QUE O POVO TEM MEDO DE ARREGAÇAR AS MANGAS E COMEÇAR UMA REVOLUÇÃO DE VERDADE PARA DEPOR ESTE GOVERNO RODEADO POR POLÍTICOS INCOMPETENTES, LADRÕES, ESTELIONATÁRIOS E FANFARRÕES QUE SE DIZEM A VOZ DO POVO QUE EU TENHO CERTEZA QUE SE DEPENDESSE REALMENTE DO POVO ELES NÃO ESTARIAM NO PODER A NÃO SER POR TEREM MANIPULADO A DITA SEGURA " URNA ELETRÔNICA " MAIS UM AVANÇO TECNOLÓGICO BRASILEIRO QUE DE AVANÇO SÓ TEM A FORMA DE SE CORROMPER ANTES DO 2 TURNO . E EU TENHO UM RECADO PARA ESSA SECRETÁRIA " CALA A BOCA E COMEÇA A TRABALHAR V . A . C . A"

  12. Hipos Postado em 20/Mar/2012 às 17:58

    O problema da habitação é seguinte: os mais pobres não pagam nada por suas habitações, não pagam impostos, por vezes roubam eletricidade, ocupam áreas a serem preservadas e o governo (às custas daqueles que pagam impostos) deve prover boas condições e assistências a eles. Algo nessa equação não dá certo... Além disso, o planejamento familiar passa longe da mente de boa parte deles, só aumentando o problema. E planejamento familiar não é ligado necessariamente a educação e "oportunidades" (palavra irritante). Não é preciso saber trigonometria para imaginar que ao ter relações nascem filhos que precisarão de sustento... É uma questão de inteligência e de saber que a cultura assistencialista está aí para ajudar, sempre.

  13. DEL Postado em 20/Mar/2012 às 18:04

    DESAPROPRIAÇÃO OU EXPULSÃO DE QUEM CONSTRUIU SÃO PAULO? ENGRAÇADO ENQUANTO PAISES DO PRIMEIRO MUNDO E ESTADOS UNIDOS ESTÃO COM POLITICAS DE ACEITAÇÃO DE ESTRANGEIROS, IMIGRANTES, ESSA VACA QUER RETIRAR A MÃO DE OBRA BARATA QUE TRABALHA PRÁ ELES É? E QUEM VAI LAVAR A PRIVADA SUJA DA CASA DELA E DE SEUS ZILHÓES DE CORRUPÇÃO!

  14. JOÃO Postado em 21/Mar/2012 às 05:17

    HAHAHAHAHAHAHAHA SÓ RINDO MESMO, ELA NÃO CONHECE PORTO ALEGRE, ENTRA EM UM SUPER MERCADO E FAZ UM RANCHO, TENTA ALUGAR UM IMOVEL BARATO.....ESTA É A CIDADE COM O CUSTO DE VIDA MAIS CARO DO BRASIL, MUITO MAIS QUE SÃO PAULO...

  15. Leandro Postado em 21/Mar/2012 às 10:20

    Acho um absurdo a opinião de boa parte desse pessoal aqui, afirmando que eles e "os pobres" são diferentes... "os pobres não pagam impostos" e "roubam luz", mas vivem em condições piores, o que basicamente equaliza essa afirmação. O "rico" não pode reclamar dos impostos, eles devem ser utilizados pra prover boa condição para os pobres. Política de reassentamento é possível, mas a assunção da Secretária que pra morar tem q ter é MORALMENTE ERRADO!! Imagina se fizessem algo do tipo no Rio de Janeiro, isso é inadmissível. Aqui existe projetos de revitalização e programa de reassentamento em unidades habitacionais. O que essa mulher quer é se livrar do "problema" que são os "pobres"

  16. fred Postado em 21/Mar/2012 às 11:30

    não sou daqui, e nem quero ficar. o dinheiro me atraiu, só isso. Sp é um inferno. mal feita, mal educada, mal projetada, feia. quem tem educação aqui é nordestino. paulista é novo rico que se imagina superior. ledo engano. triste rotina de gente que ve a cidade mais rica do brazilzinho d corrupção parada no trânsito, reclamando da vida. isso aqui não é vida. se Sp for o motor do brazil eu gostaria de saber como é o porta malas. deve ser o gigantesca massa que vive na periferia sem a menos condição de vida. moro na vila nova conceição, bairro de bacana. não existe uma rua sequer que possa ser dita como pavimentada. não existe cobertura em parada de ônibus. trabalhador que se dane se chover. tudo é caro, pq tem otário que paga. me arrependo todo o dia por ter vindo pra cá. voltarei pra minha terra em breve. adeus paulistanos e suas vidas ricas e extravagantemente vazias.

  17. Cido Postado em 25/Mar/2012 às 18:45

    Esse é o tipo de administração que temos em São Paulo, controlado pelo tucanato e pelas sombras do DEM, PFL, PDS, ditadura militar e por aí vai... Enquanto essa corja tiver aí, sofram... Cada vez mais tenho vergonha de ser paulista e paulistano. Cadê a lei para incriminar a cidadã por preconceito???

  18. Guilherme Ribeiro Rocha Postado em 29/Mar/2012 às 09:02

    Normal, para uma administração de PSDB/DEM. Educação na casa do caralho, e habitação na puta que o pariu. e quem se fode, é o pobre. E pensar que paulistano é burro o suficiente para não reeleger a Marta Suplicy por causa de "taxas".

  19. Amira Postado em 04/Apr/2012 às 11:55

    Eh... só posso sentir vergonha por ter nascido na mesma cidade que essa coisa governa. Como ter estomago pra ler isso??? Saber que é verdade, como dormir com um barulho desses??? nojo, nojo, nojo!

  20. Ricardo Postado em 18/Apr/2012 às 04:23

    è issoa ai q vão procurar outro local para se morar

  21. Grazi Postado em 25/Apr/2012 às 09:47

    Realmente é ridículo o que essa secretária falou, pois se ela é da secretária da habitação talvez não esteja fazendo seu trabalho direito agindo desta forma. Estão sendo oferecidos muitos projetos habitacionais, como um programa chamado PAR onde o cidadão pode ter sua casinha pagando algo em torno de 150 reais por mês. Não acho que o problema de habitação e má qualidade de vida da população mais pobre seja somente responsabilidade da prefeitura e governo de são paulo, afinal pessoas de outras cidades e estados vem pra São Paulo tentar o que não conseguiram nas suas cidades e muitas vezes sem emprego já pronto. Se houvesse um investimento sério em outras regiões do país talvez não teríamos um problema de super população em São Paulo e talvez nem favelas. Por outro lado também acho que vai da consciência de cada pessoa, pois se mesmo trabalhando a cidade onde você mora sai caro pra você, deve-se procurar um outro lugar onde se tem uma qualidade de vida melhor (mas não precisa expulsar também, como está fazendo a secretária).

  22. Fernando Postado em 06/Jun/2012 às 22:10

    Concordo com todos em seus comentários, e posso afirmar que é quase tudo verdade, poís moro em uma favela; Porem tenho algumas correções a fazer: pobre também paga impostos porque também é consumidor e eu conheço muita gente que tem condições e sonega impostos faz gato na luz e no relógio de água; e principalmente também pagamos os sálarios desse gente que nos tratam como lixo e assaltam os cofres publicos más vamos concordar que boa parte da culpa é nossa, poís votamos nesse pessoal.vamos aproveitar que estamos em ano de eleição e vamos fazer uma faxina na administração pública PRECISAMOS DE PESSOAS RESPOSÁVEIS COMPETENTES E QUE RESPEITE O POVO PAULISTANO CHEGA DE CORRUPTO BOCA DE FOSSA NO GOVERNO.

  23. pheniqueluiz Postado em 09/Jun/2012 às 00:02

    A verdade é a seguinte, ninguém liga pro povo, sem opção ele tem que sujeitar as favelas e a mediocridade, o que gera esse cenário, mas quem realmente é o dono da terra? creio que todos nos nascemos com o direito inerente de habitar neste planeta ou será que estou errado? uma pessoa que por força das curcunstâncias e talvez de uma indicação bem sucedida de alguém influente ocupa um posto deste e toma uma atitude desta, isso é simplesmente ridículo e imoral, o problema é que o povo não percebe que está nas mãos dele mudar isto através do voto, infelizmente continuamos a fazer as escolhas erradas baseados somente nas campanhas eleitorais... vamos acordar e evoluir e talvez tenhamos um país mais justo onde todas as pessoas tenham direito a saneamento básico, escolaridade e saúde acessível. Vejam bem todos pagamos impostos mas os investimentos somente são aplicados aonde alguns bem entendem, se é bem assim como esta secretária afirma por que não vincular os impostos e definir que sua aplicação seja destinada somente aonde estão os contribuintes? queria ver se a desigualdade não diminuiria e não teríamos cidades mais justas.

  24. kamila Postado em 11/Aug/2012 às 19:58

    Na minha opinião [que não sou rica nem sou paulista] a política assistencialista no Brasil passa dos limites e quem discorda dela é logo chamado de rico,de racista,de sem coração e tudo o mais porém ninguém pensa que planejamento familiar está aí pra todos e se bem observarmos quanto mais pobre é uma família/comunidade,mais filhos ela tende a ter.Falo isso porque eu mesma sofri com a falta de planejamento da minha mãe que teve 4 filhos sem poder arcar plenamente com nossas necessidades.Não chegamos a precisar de auxílios do governo mas também nunca tivemos dinheiro pra nada,enquanto tios que só tiveram 1 filho puderam pagar uma educação melhor e a vida só foi melhorando a cada geração.Infelizmente a secretária usou termos ignorantes mas ela não deixa de ter razão,os centros do Brasil estão horríveis porque a população mais pobre geralmente se concentra em invasões e o governo paternalista que temos acaba tendo que DAR aquele lote e os que realmente sentem no bolso essa dívida não são nem os mais ricos nem os mais pobres e sim a classe média que paga e caro por aluguel ou por uma casa e não tem os auxílios-tudo que o governo e a população paternalista presta a essas pessoas. Dar o peixe não resolve o problema se não ensinarmos a pescar ou se essa pessoa não quiser pescar e se acomodar com isso,o que muitas vezes acontece.

  25. MAGALI TEIXEIRA Postado em 11/Sep/2012 às 05:37

    ALGUEM FALA PRA ESSA SECRETÁRIA, QUE MORAR EM CIDADE PEQUENA GERA OUTRO PROBLEMA GRAVISSIMO, CIDADES PEQUENAS NÃO TEM EMPREGOS PRA TANTA GENTE, FALO ISSO COM CONVICÇÃO,POIS NASCI NO ABC E VIM MORAR NO INTERIOR, MAS SÒMENTE PORQUE TENHO UMA APOSENTADORIA,SENÃO PASSAVA FOME, O GOVERNO TEM QUE DAR OUTRO RUMO PRA TANTA POBREZA, TALVEZ SE MELHORASSE A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA,MELHORES SALÁRIOS, DIMINUI O DELES E AUMENTA O DO POVO, JÁ AJUDA...

  26. Miguel de Biaso Postado em 19/Sep/2012 às 17:10

    R$300,00 não paga um aluguel de um kitinete nem aqui em Fortaleza, quem dirá em SP?

  27. Robert Postado em 14/Feb/2013 às 08:25

    Concordo com ela

  28. Marcio Postado em 12/Jun/2013 às 22:06

    Isso tem um nome: segregação social. Joga-se os mais pobres para as favelas mais distantes dos olhares dos ricos e abastados. E pior que tem muita gente que apoia essa exclusão social. É mais fácil varrer o lixo para debaixo do tapete do que adotar programas sociais de reintegração dessas pessoas.

  29. julio Postado em 14/Jun/2013 às 00:28

    Resolver conflitos de interesse é fácil, basta que se eleja um lider de cada favela e que marchem na direção às passeatas nos centros da cidade, se a manifestação é pacífica a policia só vai impedir se forem na direção da paulista, está na hora do PT provar do próprio veneno.