Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 20/Mar/2012 às 13:53
9
Comentários

Reportagem bomba exibida no Fantástico explode (sem querer) contra José Serra

Bastou José Serra ocupar a prefeitura de São Paulo em 2005, para a Toesa Service inaugurar filial em São Paulo, atendendo "já de início a Prefeitura". Resta saber se todos os contratos foram firmados nos moldes revelados na reportagem. Ministério Público também investiga participação da Toesa no mensalão do DEM

Toesa suborno corrupção DEM PSDBMatéria de Zé Augusto

O programa Fantástico da TV Globo (de 18/3/2012), montou uma reportagem onde um repórter se passava por gestor de compras do hospital de pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (com autorização do hospital), e emitiu cartas-convite para contratação de serviços a algumas empresas.

O repórter gravou reuniões com representantes das empresas onde eles combinam resultados de licitações superfaturadas, pagando propina sobre os contratos.

O Fantástico não falou, mas as empresas foram escolhidas a dedo pela produção por já estarem envolvidas em escândalos de corrupção anteriormente (o que não invalida a reportagem).

Cortina de fumaça… que deu errado

A denúncia montada atende ao interesse público e é válida a iniciativa do programa em desmascarar empresas corruptas, só cabe estranhar a TV Globo levar ao ar essa matéria sobre corrupção que não se consuma (pois era uma encenação), e não noticiar os casos de corrupção consumados da semana, como as relações do “professor”-bicheiro Carlinhos Cachoeira com o senador Demóstenes Torres (DEM/GO) e com o governo de Marconi Perillo (PSDB/GO).

Parece até cortina de fumaça para encobrir o escândalo Carlinhos Cachoeira. A suspeita se reforça quando o Jornal Nacional reeditou a notícia na segunda-feira, acrescentando a informação de que a oposição ao governo federal fala em pedir uma CPI da saúde para investigar.

O problema é que a fumaça vai toda em direção a José Serra.

Outro esquema Sanguessuga?

A base governista deve assinar em peso essa CPI, pois será mais um capítulo da Privataria Tucana, misturado com sanguessuga 2.

Leia mais

E a primeira convocação deve começar pelas raízes do esquema, convocando José Serra (PSDB/SP) para explicar os contratos assinados entre o Ministério da Saúde (quando Serra era ministro), e a empresa Toesa Service Ltda. (uma das denunciadas pelo Fantástico), para oferecer serviços de ambulância terceirizados aos hospitais federais no Rio de Janeiro.

Eis alguns contratos firmados pela TOESA com o Ministério da Saúde, durante a gestão de José Serra:

Serra Toesa Corrupção Saúde FantásticoSerra Toesa Corrupção Saúde Fantástico

Os contratos acima são apenas uma amostra. Num levantamento completo aparecem outras dezenas de contratos.

Uma pergunta não quer calar: as negociações desses contratos quando Serra era ministro foram daquele jeito que o Fantástico mostrou?

Quando Serra assumiu a prefeitura de São Paulo, a Toesa foi atrás

Bastou José Serra ocupar a prefeitura de São Paulo em 2005, para a Toesa Service inaugurar filial em São Paulo, atendendo “já de início a Prefeitura” (nas palavras da própria empresa):

Toesa José Serra corrupção

E continuou contratada pela prefeitura na gestão de Gilberto Kassab:

Toesa Gilberto Kassab

Ministério Público investiga empresa no mensalão do DEM

Depois de atender José Serra, a Toesa também abriu filial no Distrito Federal para atender o ex-governador José Roberto Arruda (ex-DEM) e de seu então secretário de saúde Augusto Carvalho (PPS). Estava envolvida no esquema do mensalão do DEM. Arruda e Carvalho gastaram por mês com a Toesa (sem licitação) mais do que gastaram com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, apoiado pelo Ministério da Saúde) no ano todo de 2009.

A Toesa também responde processo no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, está envolvida em irregularidades em Natal (RN) e é investigada pelo Ministério Público de Goiás.

Os Amigos do Presidente Lula

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Cabelinho Postado em 20/Mar/2012 às 16:57

    A TOESA operou por anos junto a Prefeitura do Rio qdo seu prefeito era o Cesar Maia. Lembro-me muito bem na sua operação na época da inauguração da linha amarela. Sua base ficava no bairro da Agua Santa, próximo a minha residência. Acho que caberia um pouco mais de investigação nesse período.

  2. Gelson da Silva Postado em 20/Mar/2012 às 17:45

    Toma -lhe tiro no Pé; os aloprados do PIG, mas uma vês lançam mão da tática dos porões em "Plantação", suicidas que se enforcam no chão e outras tantas aberrações, mas apesar de toda experiencia e pratica, eles conseguem acertar os próprios parceiros, expondo-lhes as vísceras chamuscadas. com amigos desses, melhor ser eremita.

  3. Murilo Menon Postado em 20/Mar/2012 às 18:23

    Tiro no pé??? Petralhada, a denuncia é de AGORA! Essa mania de vcs tentarem jogar a culpa sempre nos outros, não pega mais. Tem que investigar tudo, mas a corrução ta comendo solta é agora. O programa foi realizado recentemente. Ou porque o Serra fez vcs também tem o direito de fazer? É assim que funciona?

  4. Osama Bin Laden Postado em 20/Mar/2012 às 20:11

    Aécio morre de rir. Não seja analfabeto funcional Murilo Menon, ninguém disse que pq o Serra fez o PT tb tem o direito de fazer. Só que é irônico o PSDB querer uma CPI para servir de horário eleitoral antecipado e de repente descobre que as coisas não vãoi dar muito certo pq eles estão com a mão na bosta igual os partidos governistas,de modo que não tem nenhuma autoridade moral para julgar os outros.

  5. Eduardo Postado em 20/Mar/2012 às 20:24

    Fala sério, esse tipo de negociação é feita no brasil todo e sempre foi assim. Criou-se uma cultura no Brasil onde todo funcionário público pede propina. Muita fezes nem é culpa do empresário que é obrigado a ceder para poder trabalhar. Eu mesmo perdi várias licitações porque não quis pagar propina. O Lula, sua família e seus apadrinhados são mestres nisso. Filho de Lula ficou milionário com propinas. Não estou defendendo o mongol do Serra, longe disso, mas essa matéria ridícula.

  6. João Postado em 21/Mar/2012 às 11:01

    Caro Murilo Menon, Talvez não seja coisa de "petralhada". Enquanto vocês, tucanos, acharem que seus inimigos se concentram exclusivamente no PT o debate vai ficar inviável. Não conheço direito ainda o site Pragmatismo Político. Mas mesmo se ele for um site que não fala mal do PT, irei acessá-lo pois para ouvir críticas ao atual Governo já tenho o Estadão, Folha, Veja e Globo. Eu preciso ver o outro lado da história e também as sujeiras do PSDB porque afinal o Lula e seu partido e coligados são todos bandidos e a oposição é a salvadora da pátria? Não mesmo!

  7. Osmar T POA Postado em 21/Mar/2012 às 14:27

    Fato sememlhante (acordo em licitações) foi descoberto pelo Ministerio Publico no RS. Varias Prefeituras do PSDB e PDT (Porto Alegre) locaram WCs quimicos a preço de outro p/ eventos e festas. Creio que acertos em concorrencias existem em toda parte, mesmo que o administrador seja honesto, é dificil evitar pois aberta a licitação tem que comprar pelo menor preço.

  8. Álvaro Oliveira Postado em 22/Mar/2012 às 13:16

    Gente, a quem esse povo quer enganar, sempre foi assim e sempre será, pois quem realmente deveria começar a ser atingido pelo escândalo está lá em seu gabinete, "fingindo" que está punindo as empresas que apareceram no Fantástico. Afinal de contas, o Sr. Governador Sérgio Cabral, poderia vir a público para explicar as doações para a sua campanha em 2010 que recebeu dessas empresa, como a Toesa e Locanty por exemplo, mas claro, é mais fácil se calar, pois esse senhor se acha o Deus do Olimpo, Ahh como eu queria que nossa cidade também tivesse um Kratos, para acabar com a farra desse Zeus "de araque" Não sei mais o que se tem para investigar, está lá na cara, para quem quiser ver, seria bem interessante que essas pessoas que aparecem no vídeo fossem entregues "apenas para interrogatório" ao BOPE, ai eu queria ver se não irião confessar até que subfaturaram o material de construção da arca de noé. Querem realmente mudar alguma coisa? Então é hora de agir como homens e parar de tratar o povo como idiotas, ou alguém aqui realmente acredita que um rolo de esparadrápos realmente custe R$ 10,00 "sendo comprado as centenas" quando se você for na farmácia comprar "apenas um" paga menos que R$ 4,00, como é isso? Precisa investigar? Acho que não, precisa e de vergonha na cara. "Quem rouba da saúde, mata pessoas - Edmilson Mikovisk"

  9. Dawson600 Postado em 09/Apr/2012 às 07:08

    Proselitismo, a gente vê por aqui.