Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mulheres violadas 08/Mar/2012 às 13:03
14
Comentários

No dia Internacional da Mulher, é longa a lista de discursos machistas e piegas

Eis a chance para os homens entenderem que as palavras que acham lindas podem ser muito ofensivas. Quem sabe esses discursos entram em extinção?

dia da mulher luta guerreira

por Cynthia Semiramis

Como estou cansada de todo ano ouvir discursos machistas no Dia Internacional da Mulher, este ano preferi fazer a listinha das besteiras que eu já ouvi. Tenho certeza que vocês conhecem pelo menos alguma delas. Aproveitei também para explicar o quê está de errado nessas frases ridículas, pra ajudar os moços a entenderem que as palavras que eles acham lindas podem ser muito ofensivas. Quem sabe esses discursos entram em extinção?

Mulheres, vocês embelezam o mundo

Esse vocês já conhecem de outros posts. É aquela pessoa “simpática” que pensa que mulheres são enfeites. Entram na mesma categoria os piegas do “uma flor para outra flor”. Pra essa pessoa, uma mulher é, na verdade, um vaso de flores gigante: enfeita a sala, não se move sozinho, precisa de alguém pra mantê-lo vivo, e é mudo.

Parabéns por ser mulher

Eu, hein? Esse aí pegou o bonde andando e não entendeu nada. Que tal parabenizar as mulheres por, em pouco mais de um século, terem mudado a sociedade completamente, e pra melhor? Que tal parabenizá-las por terem largado uma vida como objetos, e se tornarem sujeitos de direito? Que tal parabenizá-las por abdicarem de uma vida de inatividade política, e exigirem o direito de votar e serem votadas? Mas não… quem parabeniza a mulher por ser mulher não percebe nada disso. Pra ele, o que importa é que a mulher é a coisa mais importante do mundo. Desde que caladinha, obediente, delicada, amorosa. Ou, em outras palavras, enfeitando o ambiente, igualzinho à opinião do machista do tópico anterior.

Eu adoro as mulheres, afinal, nasci de uma

Quem fala essa pérola é aquela pessoa que pensa que ser mulher é igual a ser mãe. Um reducionismo impressionante! Homem pode ter profissão, pode ser solteiro, casado, ter filhos, e continua sendo homem… já mulher só é mulher se for mãe. Essa teoria só não explica como classificar alguém que não pertence ao sexo masculino, nem tem filhos.
O curioso é que, nessas horas, não existe pai: eu adoro os homens, afinal, nasci de um… O filho é só da mãe (mas quando se trata de controlar o corpo e a vida da mãe, aí o pai/”dono” aparece rapidinho…)

Falta um dia do homem

Tadinho, está se sentindo abandonadinho porque não tem um dia com o nome “homem”. Se ele parar de olhar pro próprio umbigo, vai perceber que todos os dias são dos homens, nem precisa de uma data oficial pra isso. São eles que ainda têm todos os privilégios na sociedade. Afinal, o homem não se torna homem só porque é pai, ele não recebe menos por ser homem, não tem menos chances no mercado de trabalho porque é homem, não é descartado porque ficou gordo, velho ou grávido, não é tratado como invasor da profissão alheia só porque é homem… Quem reclama que não tem um dia do homem é

Um egoísta que está chorando de barriga cheia.

Pergunte se ele quer trocar de lugar com uma mulher, assim ele vai ter um dia pra ele; você vai ouvir a resposta negativa mais escandalosa do mundo. Na verdade, ele odeia tanto as mulheres que acha que elas só servem pra ficar caladas, fazendo serviços domésticos e sexuais, e enfeitando o ambiente. Mudas, é claro, pois se reivindicarem qualquer coisa (inclusive uma data de luta), estão exagerando os problemas pra chamar a atenção. E, caso não tenham entendido ainda, só ele pode chamar a atenção…

Os outros 364 dias são do homem, hahahahaha

Esse aí parou o cérebro na época da ditadura militar. Naquela época, todas as datas eram pra elogiar o status quo, e esconder o tanto de coisas que eram mantidas erradas à força. Com a democracia, voltamos a colocar o dedo na ferida e as datas ditas comemorativas se tornaram datas problematizadoras, pois elas dão visibilidade a questões que muitos homens querem esconder, especialmente se o assunto for sexismo. Se o homem tem orgulho de usar a força (das mãos, da lei, das armas, da religião, da mídia) para manter seu status de dominador, e ainda ri disso, é sinal que está completamente em descompasso com o mundo atual e que não respeita mulher nenhuma. É um insensível e, no mínimo, omisso em relação à violência contra as mulheres. E é triste ver alguém tão estúpido ter orgulho dessa estupidez.

Pra quê um dia desses? Vocês já são iguais a nós!

Esse aí não leu meu post do ano passado. Provavelmente, a última coisa que ele leu foi que a Constituição da República declarou que homens e mulheres têm direitos iguais. De lá pra cá, não leu mais jornais nem revistas, não assistiu televisão nem conversou com ninguém, pois não sabe que a igualdade de fato está longe de ser alcançada.

Tivemos de fazer uma lei pra combater violência doméstica, ainda precisamos de pressão política para melhorar as condições de trabalho, saúde e educação das mulheres, e falta acabar com o sexismo em todas as suas formas. Que igualdade é essa que tem tantas distorções e necessidade de correções? Conversar com gente desatualizada é terrível… pior ainda é quando têm orgulho de estar, pelo menos, 20 anos atrasados…

O dia é de comemoração, e você vai reclamar?

Outro que parou na época dos militares e acha que tudo é pra comemorar. A vida dele é uma festa, e ele não percebe que a vida das mulheres raramente é assim. A vantagem é que, querendo ou não, ele vai ter de ouvir as reclamações. Quem sabe alguma delas entra na sua cabecinha retrógrada e muda alguma coisa – pra melhor – na vida das mulheres que convivem com ele?

Continue a ser essa mulher linda, doce, gentil e afetuosa que você é

Aviso para as mulheres: se vocês não são lindas, doces, gentis, afetuosas nem sensíveis o tempo todo, vocês não são mulheres. Favor passarem para a categoria “inadequada”, pois não sabemos o que vocês são. Homens são homens, não importa suas características. Até os trogloditas consideram que dizer que um homem é gentil pode ser um elogio.

Mas, seguindo a lógica do machista, uma mulher, quando não é gentil, deixa de ser mulher. Aí a gente volta pra aquele modelo do primeiro exemplo: mulher só é mulher quando se torna um vaso de flores gigante e mudo.
E ainda acham que estão nos parabenizando…

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Léo Postado em 08/Mar/2012 às 15:28

    Sou totalmente a favor do Dia Internacional da Mulher que em sua origem mostra as lutas e conquistas da mulher em vários pontos da sociedade, vivemos em uma sociedade machista sim, mas no ponto de vista da autora no meu modo de ver há alguns exageros, como por exemplo dizer que todo dia é dia do homem, que de uma forma generaliza que todos os homens concordam com o tipo de visão da sociedade machista. As vezes também explicar para os moços um ponto de vista generalizando cai em uma contradição que digo que é "ser a favor daquilo que é contra".

  2. Jeeh Postado em 08/Mar/2012 às 20:38

    Dizer que os outros 364 dias são do homem é uma 'piada' ou sei lá oq que os próprios homens usam.. ela só partiu daí para expor seu ponto de vista, que aliás está em pleno acordo com o meu.. que fui chamada de chata e mau-humorada o dia todo. As mulheres merecem sim reconhecimento, mas não pelos motivos que as pessoas ainda usam. Mulheres são fortes, revolucionárias, tem capacidade intelectual e moral para contribuir de forma ativa na evolução da sociedade.. Diante disso, ser parabenizada por beleza e delicadeza é sim uma forma de menosprezar toda luta que tivemos, ainda temos.. e por gente que ainda pensa dessa forma, continuaremos tendo por muitos anos

  3. Jacques Chaban Postado em 08/Mar/2012 às 21:03

    Me desculpem todos, mas Cynthia Semiramis, só fala em desgraça, em violência, parecem com as piores espécies de homem que se vê por aí. Vamos falar e combater quando for necessário, e nesse caso vamos ser implacáveis. Quando não, vamos falar de coisas boas, de amor. Eu li só a introdução, mas foi de mais para mim. Eu tenho certeza que sou menos machista do que ela. Parece-me com aquele indivíduo que incapaz de conquistar uma mulher com seu próprios argumentos, quando tem oportunidade de se dirigir a uma mulher, fica falando mal do companheiro dela. Dessa maneira nunca terá sucesso, a não ser que essa mulher seja igual a esse canalha. Enfim Cynthia Semiramis pretendes conquistar quem com esse discurso? Pretende colocar um muro entre os homens e as mulheres para reinar em um harém sozinha? Não se engane, Homem gosta de Mulher e Mulher gosta de Homem, as exceções serão também aceitas numa sociedade pluralista. Não precisa fazer apologia, a convivência pode e deverá ser pacífica. Quanto ao Padre citado, assim como não permito que se interfira nos meu assuntos, também não me envolvo nos assuntos dele, seus dogmas e suas crenças. Nem do Padre, nem do Pai de Santo, nem do Pastor, nem ninguém.

  4. Wendel Postado em 08/Mar/2012 às 23:59

    Credo ... Pessoa transtornada ... Vai se tratar ... Isso é uma ofença a mim ... Generalização é a mesma coisa que preconceito. Se você não gosta de ser tratada com delicadeza, continue ... Vão te tratar muito mal. Imagina só eu abrindo a porta do meu carro pra minha namorada "Como sempre faço" e ela me fala: "Pq vc tá abrindo a porta, vc acha q eu num posso fazer isso sozinha. Tá pensando que as mulheres não podem fazer a mesma coisa que os homens. Pq vc me trata assim, não sou um bibelo, não preciso de delicadezaa. Sai daí q eu vou dirigindo..." Se liga fia ... Vc nunca teve contato com um homem de verdade.

  5. Gustavo Martins Postado em 09/Mar/2012 às 00:13

    Cyntia, pelos pensamentos que li aí, vejo que ser mulher deve ser algo muito ruim, não é mesmo? Nem sei como vocês conseguem passar dos 20 anos. E olhem só tadinhas elas tem que recorrer às pressões políticas para melhorar as condições de trabalho, saúde e educação, bem diferente dos homens que tem acesso a todos esses serviços públicos e de qualidade, não é verdade? Eu respeito e apoio militância política e social e acho incrível a produção de textos e pensamentos a respeito de algo relevante, mas me desculpe, a partir das coisas que VOCÊ escreveu, tive a impressão de que o feminismo veio para se vingar dos homens, derruba-los e iniciar uma nova ditadura, que assim como o machismo, me pareceu preconceituoso e intolerante.

  6. Anderson Porto Postado em 09/Mar/2012 às 10:18

    Só faltou arrotar, cuspir e coçar o saco... Que feminista mais machista, sô!

  7. Léo Postado em 09/Mar/2012 às 10:20

    Jeeh, como eu disse, eu concordo com isso, as mulheres TAMBÉM são fortes e revolucionárias, mas como o Gustavo disse, o ponto de vista dela parece que a mulher quer se vingar do homem, não podemos generalizar porque ai vocês estarão fazendo exatamente o que são contra. Sou a favor de uma data para lembrar toda a luta feminina, mas sou mais a favor ainda de uma data para lembrar a luta de todo uma sociedade. Não são todos os homens que dizem que os outros 364 dias são dia do homem, nós homens também sofremos discriminação da sociedade (tanto de homens como de mulheres) um exemplo é de que existem várias campanhas na mídia em prol do cuidado da saúde feminina e do homem, quantas vocês já viram? Sempre há reportagens que mostra a jornada das mães que cuidam sozinha de seus filhos, e dos pais que cuidam sozinhos de seus filhos? Se você acessar as redes sociais e ver as coias que muitas mulheres escrevem vai ver que esse pensamento não é somente de alguns homens, eu ontem li uma que escreveu: "Mulheres precisam de carinhos e cuidados de quem ama para sobreviver" não concordei e foi uma mulher quem escreveu, então não podemos generalizar e nem ver somente um lado da moeda que isso já passa a ser um pré-conceito.

  8. Rubens Postado em 09/Mar/2012 às 16:07

    afinal de contas...depois disso tudo não sei mais nem como reagir. o que você quer na verdade?

  9. Anna Tullio Postado em 13/Mar/2012 às 17:07

    E criar o dia internacional da mulher lá resolve alguma coisa sobre indiferença entre XX e XY? Claro que algumas ações são feitas nesse dia, mas para maioria é como o Dia da árvore. Tem que criar educação e igualdade, não um dia para "comemorar" algo.

  10. LUCINÉA Postado em 13/Mar/2012 às 20:34

    Tenho orgulho de ter nascido e permanecido mulher, tenho orgulho de ter ao meu lado um homem. Vejo que as diferenças entre os dois sexos existem e sempre vão existir, os direitos nunca serão iguais, porque não somos iguais, na verdade Deus nos fez homem e mulher. Uma fala que sempre me incomodou foi: mulher tem que ser submissa a seus companheiros, sempre me irritei muito com esta frase, até entender o significado da palavra, que é: os dois homem e mulher sob uma missão, quando ambos se propõe a isso os direitos são iguais é logico que estou falando de um relacionamento a dois, mas vejam bem, na sociedade de gêneros as coisas deixam de funcionar exatamente quando a mulher se coloca como vítima da sociedade machista, nem sempre é assim a lei Maria da Penha foi ótimo, muito boa, lugar de quem bate e agride é na prisão, lembrando que as agressões na maioria das vezes são consequência de outras agressões, sendo assim é preciso rever nossos conceitos e valores e cada um cumprir o seu papel. eu quase perdi meu casamento de 19 anos por achar que a luta pela igualdade é melhor do que se submeter a vontade de Deus e levar adiante minha família e meu casamento. A LIBERDADE DE EXPOSIÇÃO CORPORAL DA MULHER ACATOU SUA PRÓPRIA DESTRUIÇÃO. muitas entram no mercado de trabalho com postura desonesta e injusta.

  11. Super Tatá Postado em 03/Apr/2012 às 17:40

    Parabéns às mulheres por todas as invenções que criaram, às revoluções que encabeçaram, às descobertas científicas feitas, às grandes obras literárias, às grandes construções erguidas e ao auto respeito que se dão.

  12. Zombie. Postado em 03/Apr/2012 às 17:41

    Que pensamento atrasado esse texto.

  13. Silas Postado em 03/Apr/2012 às 18:03

    Que texto vergonhoso que acabo de ler. Nada satisfaz a colunista, que despeja seu rancor até naqueles que elogiam e reconhecem o valor da mulher. Por um momento imaginei que se tratava de um Reinaldo Azevedo de sutiã. Esta Cynthia é a verdadeira "feminazi", que acha que todos os homens são bichos-papões que deveriam ser condenados à extinção. Transmite suas frustrações pessoais nesse extremismo exacerbado, fundamentado em um texto tosco e colérico. Faça-nos um favor, esqueça essa postura digna de pena, e aprenda a escrever um pouco melhor.

  14. Lene Postado em 30/May/2012 às 17:21

    Sou mulher e acho que a autora do post está sendo ridícula vendo coisa onde não tem, muitas das frases são simples piadas, mas agora não se pode mais fazer piada de nada nessa sociedade "politicamente correta" porque você ofende com qualquer vogal dita... Por isso o mundo tá cheio de gente amarga e estressada. Deixa de ser mal amada! Viva a vida e dê o seu melhor, seja o seu melhor, porque sexo não define caráter, não define inteligência, não define capacidade de sucesso, não define muita coisa! Como já disseram nos comentários "Tem que criar educação e igualdade, não um dia para “comemorar” algo". Texto ridículo e sem sensibilidade... mas enfim, cada um pensa, se expressa e vive do jeito que quer