Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 13/Mar/2012 às 12:45
136
Comentários

'Negras de merda, voltem para Cuba'. Atletas sofrem racismo em Santa Catarina

Chateada com o episódio, Ramirez usou o Facebook para desabafar: "É triste em pleno século 21 termos atos de racismo. Um povo ignorante é triste. Não tem respeito pelo ser humano. Isso que me incomoda. Pode ser um país rico, mas cadê o ser humano?"

racismo volei ramirez

Não foi apenas o oposto Wallace, do Sada Cruzeiro, que foi vítima de racismo por parte dos torcedores adversários. Na rodada do fim de semana passado, a última da fase classificatória da Superliga feminina de vôlei, as cubanas Herrera e Ramirez viveram situações constrangedoras durante o duelo entre Usiminas/Minas e Rio do Sul, em Santa Catarina.

Chateada com o episódio, Ramirez usou o Facebook para desabafar. “Estou muito triste. Me sinto mal. Um torcedor do Rio do Sul chegou perto da quadra onde estavam Herrera e eu para gritar na nossa cara ‘negras de merda, voltem para Cuba. É triste em pleno século 21 termos atos de racismo. Um povo ignorante é triste. Não tem respeito pelo ser humano. Isso que me incomoda. Pode ser um país rico, mas cadê o ser humano?”.

De imediato, a caribenha recebeu o carinho dos fãs brasileiros, indignados com o que se passou no interior do Sul do País. “Gente, obrigada pelo apoio em um momento como esse. Estou concordando totalmente com todos os comentários de vocês. Cada um é muito importante para mim. Obrigada por tanto carinho e apoio. Amo todos vocês de coração”, postou ela antes de ir dormir.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. M.de Lourdes Carvalho da Silva Postado em 13/Mar/2012 às 13:28

    O que fazer para que as pessoas percebam que não é cor da pele que faz a difrença,mas sim a maneira como nos posicionamos enquantos cidadãos que se reconhecem no outro,na sociedade e no meio em vive... Idiotas...

  2. Belezas de Kianda Postado em 13/Mar/2012 às 15:03

    basta uma oportunidade q o racismo se mostra e joga na nossa cara a realidade: o brasil é um país racista e ponto!

    • Maria Salete Silva Postado em 25/Apr/2016 às 01:24

      Acertadíssimo! De pleno acordo! O brasileiro está mostrando a sua cara REAL: arrogante, preconceituoso, racista e ignorante metido a sabichão! Não tem leitura, não sabe interpretar nada, não sabe ABSOLUTAMENTE uma pífia linha da HISTÓRIA DE SEU PAÍS! Portanto é apenas um borra botas! Com belas e maravilhosas ressalvas!!!

  3. Andréia Postado em 13/Mar/2012 às 16:14

    Nossa fico inconformada com essas situações, estamos vivendo no século XXI, com algumas pessoas que ainda estão moldadas por preconceitos RIDÍCULOS que foi de séculos passados. Putz é o pior, é que algumas pessoas continuam vivendo como se estivessem no século passado e ainda estão moldando suas novas gerações a esses preconceitos, que na verdade não é só raciais...

  4. Iris Postado em 13/Mar/2012 às 18:09

    Minhas sinceras desculpas...peço-as pelos ignorantes!

    • Claudio de Souza Gomes Postado em 19/Oct/2015 às 11:12

      Não são IGNORANTES, NÃO !!! Sabem muito bem o que estão fazendo !!! São RACISTAS IMORAIS E BOÇAIS. São todos NEO-NAZIFASCISTAS, ESPECIALMENTE RADICADOS NOS ESTADOS DO SUL, CONTAMINADO PELOS QUE PARA CÁ VIERAM, FAMINTOS, SEM TER SEQUER O QUE COMER. É ESTA A PAGA QUE NOS DÃO PELA FOME SACIADA, SEDE MITIGADA E ROUPAS QUE OS COBRIRAM !!! PATIFES E CALHORDAS, NÃO VALEM O QUE LARGAM NA LATRINA !!!

      • Adyneusa Postado em 19/Oct/2015 às 19:01

        Acho que está na hora de expulsar os alemãs e italianos que invadiram o sul do país.

      • paulo Postado em 24/Apr/2016 às 23:51

        tenta a sorte

      • Claudio Postado em 22/Jul/2016 às 13:43

        Não dá certo comer o canibal amigo

      • Iverson Carneiro Postado em 26/Jul/2016 às 00:41

        Calma Adyneusa! Entendo sua justa revolta. Mas vale lembrar que umas das nossas maiores riquezas sempre foi a miscigenação, que possibilitou a nossa existência como povo moreno e bonito. E ela se constituiu pela presença aqui do negro africano, do português, do nativo que aqui já estava e dos povos que vieram depois, como os europeus que colonizaram nossa região sul.

  5. Ricardo Nascimento Postado em 13/Mar/2012 às 18:25

    Tem que mandar prender na hora. Vergonha.

    • Maria Salete Silva Postado em 25/Apr/2016 às 01:30

      Gente, não defendo italianos/alemães, mas esse comportamento independe de serem alemães ou italianos. Moro no litoral de SC, onde a imigração européia não foi o forte, mas a brasileirada é igual ou pior!! Cuidemos para não sermos tb. racistas, pelo avesso!

  6. jose carlos andrade Postado em 13/Mar/2012 às 18:26

    esquecem ou nao sabem que se precisarem de sangue, nao há como saber se foi de branco ou de negro ou de aisatico na realidade abaixo da pele somos todos iguais espero que essas pessoas um dia sintam a dor da rejeicao

  7. paulo Postado em 13/Mar/2012 às 18:28

    lamentável mas em Sc isso é normal pra eles...resquícios da raça branca alemã

    • Fernando Postado em 19/Oct/2015 às 10:45

      "resquícios da raça" é uma bobagem. No máximo são resquícios de uma CULTURA racista alemã

      • Yara dos Reis Steinfatt Postado em 21/Jul/2016 às 11:32

        Sou alema, sou brasileira, sou afro-descendente, negra de cabeiros loiros, vivo na Alemanha. Em rassimo e facismo os brasileiros dao de mil nos alemaes. Aqui nunca sou atacada por alemaes. No Brasil sou atacada por brasileiros. Aqui na Alemanha, já vivi muitos ataques rassistas....por brasileiros.

  8. Leonardo Postado em 13/Mar/2012 às 18:30

    O problema é que essas pessoas não conhecem as vantagens da raça negra: vigor físico, resistência com a depressão, ginga, simplicidade; se for julgar as raças pelos defeitos, vamos dizer que os europeus brancos são depravados, os árabes rudes e terroristas, os japoneses pessoas frias, no final ninguém escapa, eu acredito seriamente que o desconhecimento da cultura e história dos povos leve ao preconceito!!

  9. Luis Soares Postado em 13/Mar/2012 às 18:46

    É a manifestação bruta da ignorância, do desconhecer a importância imprescindível do negro não somente para a construção do Brasil e para a beleza da miscigenação, mas também o fato de que a nossa espécie tem berço na África Negra.

  10. Jenifer Postado em 13/Mar/2012 às 20:49

    é mais porque ela nao comenta e nao fala o que ELAS fizeram pra torcida, mandando se fuder, fingindo que cuspian no chão, isso foi resultado dos deboches e ignorancia delas! E não foi bem assim não... ele só mandou elas voltarem pra Cuba, mais como são anti-eticas aumentaram a situação! eu estava ao lado dele e garanto que elas pediram isso. Não sabem ganhar, ´precisam humilhar o outro timé só porque a torcida deles é maior que a de voces? Respeito para ser respeitado.

  11. Jenifer Postado em 13/Mar/2012 às 20:51

    paulo, em 13 de março de 2012 às 18:28 disse: lamentável mas em Sc isso é normal pra eles…resquícios da raça branca alemã -o próprio preconceito ja existe com os brancos.

  12. Edson Postado em 13/Mar/2012 às 21:19

    Nossa, me sinto envergonhado com esta atitude. Ainda mais um país que tem como padroeira uma Santa Negra...

  13. Maike Ricci Postado em 13/Mar/2012 às 23:00

    Sendo riossulense de nascimento, e também de origem alemã, peço desculpas por uma postura tão vergonhosa, preconceituosa e ignorante como esta! Quero registrar aqui também que, ao contrário do que muitas pessoas pensam equivocadamente, isto não é normal nem em Rio do Sul, nem em Santa Catarina. O povo aqui é muito receptivo, hospitaleiro, e amável. Porém, como em qualquer lugar do mundo, este é um lugar onde existem pessoas cultas e esclarecidas, como também existem pessoas ignorantes, descabidas e infelizes no que dizem e fazem! Santa Catarina não é diferente do resto da Brasil e do mundo, onde infelizmente ainda vigora um preconcento velado e um racismo não declarado! Dizer que isto é normal por aqui, "resquícios da raça branca alemã" é ser tão preconceituoso como a pessoa que proferiu palavras tão agressivas a esta brilhante atleta cubana! Não façamos o mesmo! Não cometamos o mesmo erro!

  14. Mano Teko Postado em 14/Mar/2012 às 01:01

    A manchete repetindo o abuso também é desnecessária.

  15. Nelson Alves Postado em 14/Mar/2012 às 01:03

    Maike Ricci parabéns pelas palavras, colocou as coisas em seus lugares. Abraço fraterno!

  16. Paulo Roberto Silva Postado em 14/Mar/2012 às 05:53

    Olá Ramirez! Como homem, avó, pai, professor, (...), sinto-me humilhado e recebo como a mim dirigida estas manifestações racistas. Luto todos os dias com meus alunos ensinando-os o respeito entre as pessoas independente de etnias, mas não é fácil. RECEBA MEU CARINHO, SOLIDARIEDADE, RESPEITO... PEÇO DESCULPAS pelo ato selvagem e irracional deste ser que NÃO REPRESENTA O BRASIL.

  17. Luciano Postado em 14/Mar/2012 às 08:43

    Pessoal, antes de mais nada, quero dizer que sou contra o racismo. Eu estava no jogo, todo o problema aconteceu após uma bola duvidosa que o árbitro deu a favor de Rio do Sul, a jogadora Herrera descontrolou-se, xingou o árbiro, xingou a jogadora de Rio do Sul, de um puxão na rede e foi advertida com cartão amarelo. O ginásio inteiro vaiou a atitude da Herrera. No ponto seguinte a Herrera fezo ponto e debochou do árbitro e da torcida, rebolando e fazendo gestos à torcida. O técnico no mesmo momento tirou a Herrera do jogo, que foi pro banco e fez gestos obscenos a torcida e passou a discutir com torcedores. A Ramirez que tinha sido substituída no início do jogo, por má atuação, passou a discutir com os torcedores também, a discussão ficou + acirrada e a polícia interviu. Se houve racismo por parte de um torcedor, não posso afirmar, pois eu estava do outro lado da quadra, e se houve, o torcedor deve ser identificado e punido. Toda ação gera uma reação, atletas desse nível, são ídolos, são exemplos, e deveriam dar o exemplo, todas as equipes que vieram jogar aqui foram muito bem recebidas e somente elogios recebemos de todos os times.

  18. Um indiignado Postado em 14/Mar/2012 às 11:31

    Morei em SC por alguns anos e saí de lá assim que pude. A ganância, intolerância, racismo e homofobia escancarados que lá existem torna muito difícil a convivência nesses lugares. Todos se acham muito superiores por serem descendentes de italianos e alemães mas a história é bem diferente, tudo funciona na base das máfias e trocas de favores. Quem vai contra essa verdadeira ideologia de vida é simplesmente excluído. Quem vai além e denuncia, morre, como aconteceu com o vereador Marcelino do PT em Chapecó. Ao invés de se ocuparem tanto com as mazelas do nordeste, os promotores do MPF deveriam dar uma boa olhada neste estado.

    • Um catarinense! Postado em 31/Dec/2013 às 18:27

      Olhe bem como vc fala do meu estado e de nosso povo, um estado q contribui tanto para esse país, fala dos alemães e italianos mas eles ajdaram e MUITO a construir o país q o Brsil é hj, se não fosse eles e as outras tantas origens q formaram nosso estado SC não seria um estado tão bom em índices de desenvolvimento, todo lugar tem seus defeitos e em SC ñ é diferente! e outra coisa, não há exclusão de quem pensa diferente!

      • Maria Salete Silva Postado em 25/Apr/2016 às 01:45

        Desculpe UM CATARINENSe, porque o Brasil acolheu o imigrante sim, e recebeu uma contribuição significativa por certo. Eles lutaram sim, e se deram muito bem até hoje! Tenho amigos alemães, descendência port/italianos. Reconhecendo as qualidades, não significa que erros devam ser engolidos. Na verdade o episódio aconteceu aqui, mas racismo e preconceito é moeda nacional! Não tem justificativa. E o Sul do Brasil escapou do perfil LATIFUNDIarista por várias razões, dentre elas por sua pequena extensão de terras, o oposto do que vigora de SP para cima, é por isso que levamos vantagem e não porque alemães/italianos vieram para cá. Melhor a gente não cobrir o sol com a peneira. O Brasil é racista sim e SC é preciosista nesse quesito INFAME!

      • Adao Postado em 20/Jul/2016 às 12:56

        Concordo com você...no pós guerra,os judeus fugidos de Hitler.. com muito dinheiro no bolso compraram terras boas no sudeste é sul ,o clima era mais adequado a Europa....hoje mesmo com preconceito nazismo sofrido,ainda acham no direito de duscrinar pessoas aqui.... só faltam um pouco de cultura e vergonha na cara talvez....somos todos imigrantes!!!!exceto os negros que não pediram pra vir pra ,foram trazidos a força .... hipocrisia impera no país...

      • Adao Postado em 20/Jul/2016 às 12:56

        Concordo com você...no pós guerra,os judeus fugidos de Hitler.. com muito dinheiro no bolso compraram terras boas no sudeste é sul ,o clima era mais adequado a Europa....hoje mesmo com preconceito nazismo sofrido,ainda acham no direito de duscrinar pessoas aqui.... só faltam um pouco de cultura e vergonha na cara talvez....somos todos imigrantes!!!!exceto os negros que não pediram pra vir pra ,foram trazidos a força .... hipocrisia impera no país...

  19. Gomes Postado em 15/Mar/2012 às 07:16

    Racismo é uma praga, estes preconceitusos quando morreirem vão aprodecerem e serm comidos por vermes como todos seres humanos sem extinção de cores.

  20. DANIEL Postado em 15/Mar/2012 às 14:32

    SANTA CATARINA É UMA TERRA DE "ANJOS" A NATUREZA MOSTRA TODOS OS ANOS PARA ELES O QUE ACONTEÇE NA É POCA DE CHUVAS, FURACÃO E ETC... DEPOIS ELES PASSAM A PEDIR PARA QUE NÃO SÓ OS NEGROS DE MERDA MAS SIM O POVO DE MERDA PRA QUE MANDEM APOIO PARA QUE POSSAM SE RECUPERAR DAS TRAGÉDIAS QUE ACONTECEM POR CONTA DA PRO´PRIA LINGUA DELES. SEM GENERALIZAR MAS SIM A MAIORIA.

  21. Daniel Postado em 15/Mar/2012 às 21:08

    Não entendi o porquê do ênfase em Santa Catarina e "no interior do sul do país"... Preconceito existe em todo lugar no Brasil, quantos jogadores de futebol não foram alvo de racismo em estádios de São Paulo e do Rio? Moro em Santa Catarina há mais de 20 anos e é um dos estados mais receptivos do Brasil.

    • um catarinense Postado em 31/Dec/2013 às 18:28

      isso aí, o povo catarinense é mto bom sim, tem seus defeitos, claro e quem não tem?

      • Jose de Almeida Postado em 18/Oct/2015 às 19:34

        na verdade todo lugar tem gente boa e gente ruim tbm...agora acho que (estou sendo sincero), vcs devem começar a discutir essas questões entre vcs. no dia a dia de vcs, na comunidade, pois isso não e a primeira vez ( e sei não será a ultima), mas se tem pessoas de bom senso e que querem mostrar o oposto o caminho e expor estas verdades e tentar começar a mudar isso....pois na verdade para todo o Brasil, vcs são muito preconceituosos mesmo....

  22. Wando Postado em 16/Mar/2012 às 01:30

    Existe mais no sul. Morei em porto alegre e era muito comum eu branco ouvir alguém chamar outro de negrao na minha frente. Eu vi ouvi e sei como é. O sul tem um costume maior sim.

    • anonimus Postado em 31/Dec/2013 às 18:29

      acredito eu q seja fruto da herança europeia, sou descendente de europeus e sei bem como é!

  23. Reginaldo Souza Postado em 16/Mar/2012 às 01:48

    Não é exclusivo deles, mas alguns catarinenses barrigas-verdes estão sempre envergonhando nossa sociedade plural e multirracial, achando que são "alemães" rodeados de "mestiços". Tivemos nossas inimizades ESPORTIVAS com os(as) cubanos(as), MAS DEVEM FICAR NO CAMPO ESPORTIVO. Eles e elas, de Cuba, são grandes atletas. Não há nenhuma inteligência em misturar política cubana com esporte cubano -- e muito menos com "raça" cubana, que é mais de 70% afrodescendente, como nós. CATARINENSES DE BEM, REJEITEM ESSES VERMES RACISTAS !!!

  24. Fernando Postado em 16/Mar/2012 às 08:58

    A Ramirez está tão errada quanto aquele que praticou o racismo. Não se julga uma nação, um povo por 1 ou 2 pessoas. O seu desabafo foi infeliz. É lamentável que isso ainda ocorra num país como Brasil.

  25. Francisco Carlos Postado em 16/Mar/2012 às 09:52

    ISSO NUNCA ACABOU E NUNCA ACABARÁ. O PRECONCEITO, O RACISMO E A MALDADE ESTARÃO SEMPRE DENTRO DO SER HUMANO. EXISTE O RACISMO DO BRANCO PARA O NEGRO E ATÉ DO NEGRO PARA O NEGRO.

  26. Vanderlei Postado em 17/Mar/2012 às 17:42

    Nem todos de SC pensam assim, por favor não julguem todos os catarinenses por alguns imbecis que vivem por aqui.

  27. Airtonalvesrodrigues Postado em 17/Mar/2012 às 18:34

    Sereia errado generalizar.Porém, já fui por varias vezes a Santa Catarina a trabalho,o que percebi é que eles se acham superiores aos demais,o que é uma pena,por que a ignorância que pode ser notada através da arrogância e no nariz empinado daquelas pessoas, só trás pontos negativos aos mesmos.

  28. Fernando Postado em 20/Mar/2012 às 11:56

    Sou Paulista, filho de um Catarinense Sou testemunha de como o povo de SC é hospitaleiro e receptivo, preconceito existe em qualquer lugar, não adianta generalizar, a sociedade deve se educar para evitar tais coisas, mas assim como o menino "gordinho" é zuado por alguns na escola ainda quando novo, nos adultos não é diferente, e o fator étnico pode ser também objeto de escape quando uma pessoa resolve ofender outra... Se o cara é alto, vão dizer algo pejorativo equivalente a altura, se é baixo mesmo princípio... e por ai vai... infelizmente faz parte da natureza humana, pode ser minimizado, mas sempre vai existir...

    • Floriano Vitório Postado em 23/Jul/2016 às 15:07

      http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2014/12/nazismo-sc-tem-heranca-historica-de-ideais-propagados-por-hitler-4661083.html

  29. Thul Alger Postado em 20/Mar/2012 às 18:02

    UM DETALHE SIMPLES...PORQUÊ TEMOS QUE ACEITAR QUAISQUER PESSOAS DE OUTROS PAÍSES NO BRASIL, QUE CARECE DE OPORTUNIDADES PARA SUA PRÓPRIA POPULAÇÃO...E AINDA GOSTAR DISSO???? OS DADOS DAS MATÉRIAS AQUI APRESENTADOS SÃO DEMAGÓGICOS E SERVEM APENAS PARA DEMONSTRAR OS VÍCIOS DA DITADURA DO SUPOSTAMENTE POLITICAMENTE CORRETO.

    • Glenda Postado em 21/Oct/2015 às 02:20

      Devemos aceitar porque também somos imigrantes, filhos, netos, bisneto, tataranetos, etc...e também viemos para cá em busca de novas oportunidades. Não podemos esquecer disso: somos imigrantes há 515 anos!

  30. Eduardo Torquato Postado em 21/Mar/2012 às 10:05

    Maior parte do povo do sul é racista. Com nordestinos, com negros, com pobres, enfim... tem em todo canto do brasil, mas no sul chega a ser uma coisa vergonhosa. O povo é receptivo e bem educado, mas os sem consciência estragam tudo. Cuba é um país com uma educação exemplar. Aliás, este papo é bem recorrente...

  31. Marcelo Sampaio Postado em 21/Mar/2012 às 10:28

    RACISTAS DE MERDA, VOLTEM PRO INFERNO!!!

  32. Del Fiori Postado em 21/Mar/2012 às 17:26

    Eu fui pra santa cataria ano passado e vi muitos morenos de péle morena com traços indigenas, sc não chega ser um estado de muitos brancas não tb que seja o estado onde recebeu muitos europeus mais o estado que recebeu a maior oarte dos europeus principalmente italianos, espanhóis e portugueses foi o estado de SP o problema que foi milhares nortista para o estado de sp por isso vcs veem muita gente negra e e morena em sp ou são nordestinos ou descedentes que no caso continua sendo nordestinos.

    • anonimuus Postado em 31/Dec/2013 às 18:33

      se tu n sabe, cerca de 85% da população catarinense é branca, descendente de europeus!

  33. joiro Postado em 21/Mar/2012 às 18:22

    em um pais que gasta milhoes em futebol carnaval e pagando centenas de imprestaveis num congresso nacional falido e nada nada mesmo em educaçao e que se pode esperar?

  34. Carla Postado em 25/Mar/2012 às 21:16

    Li a matéria e os comentários... estou indignada! Tanto com a atitude do torcedor que mostrou-se racista, quanto com relação à todos que, de forma tão infeliz quanto o torcedor, cometem o mesmo erro com o povo catarinense! Sou catarinense sim! Com orgulho sim! E afirmo que não sou racista! Meus amigos não são racistas! E fui ofendida com os comentários! Acho que, assim como deve ser investigada a conduta e a autoria do suposto racismo no jogo de vôlei, da mesma forma a hipocrisia dos comentário que, com a desculpa de levantarem uma bandeira contra o racismo, cometem o mesmo racismo e OFENDEM SIM OS CATARINENSES! O maior erro é a generalização, e é o que o pessoal está fazendo! Sugiro que a investigação sobre o racismo se estenda inclusive aos comentários acima! Aliás, acho que é imprescindível!

    • Marlon Postado em 31/Dec/2013 às 18:35

      também sou catarinense sim! com mto orgulho! e me senti ofendido também, principalmente com as generalizações q fizeram!

  35. Bruna Postado em 25/Mar/2012 às 21:40

    sou moradora do estado de SANTA CATARINA e natural de RIO DO SUL.... concordo plenamente, o que ocorreu foi uma tremenda falta de respeito e RACISMO... quero encarecidamente pedir DESCULPAS PELO OCORRIDO, por ser natural dessa cidade me sinto envergonhada e AS CUBASNAS MAIS UMA VEZ.. MIL DESCULPAS! mas tem gente postando comentario ai que nao tem nada a ver com a historia, enchentes e desastres naturais nao tem a ver com pagar lingua... voce pessoa que postou esse comentario ridiculo, acorda pra vida, se voce nunca passou por uma situacao de desespero com a forca de um enxurrada, ou que nunca perdeu casa, bens e familiares por causa das mesmas, nao abra a boca pra falar besteiras, e nao julgue, voce nao sabe como vai ser o dia de amanha! entao deixa que Deus cuida da lingua de cada ser que se diz humano, mas que tem a capacidade de em pleno seculo 21 usar de racismo para ofender alguem!! Ramirez e Herrera, mil desculpas!! OBS: sou casado com um NEGRO e sou muito feliz ;) heheheeh BEIJOS PRA VOCES E SUCESSO.

  36. Jorge Postado em 26/Mar/2012 às 15:38

    Gente, devagar com o andor que o santo é de barro. Antes de generalizações, vamos ao que a própria atleta disse: "Um torcedor do Rio do Sul chegou perto da quadra onde estavam Herrera e eu para gritar na nossa cara ‘negras de merda, voltem para Cuba." UM TORCEDOR, não foi o ginásio cantando em coro, muito menos uma manifestação generalizada da torcida. Ou seja, um torcedor racista e estúpido existe em qualquer lugar do mundo.

  37. Bhaxo Postado em 26/Mar/2012 às 16:38

    Sou de Rio do Sul, Catarinense com orgulho sim. Afinal de contas, nosso estado é rodeado de belezas, de um povo trabalhador, porque não ter orgulho ??? Detalhe... isso não me faz melhor do que ninguém, eu acredito que é um direito de todos. Sabe qual é o problema ? EDUCAÇÃO e RESPEITO ...faltou para o torcedor que xingou, vale lembrar que faltou também para a jogadora pela atitude anterior ao xingamento, e faltou também para alguns que deixaram recados cheios de racismo. Sou baixinho, de família humilde e fui zoado desde a infância, pouco estudo, comecei a trabalhar muito cedo, e daí.... ficar brabo, me sentir ofendido, me sentir discriminado? Eu sei o meu valor... Brancos, Pretos, Pardos, Mestiços Etc, Etc, Etc ...são todos iguais, só existe diferença na educação, respeito ao próximo e também a si mesmo, e trabalho, muito trabalho...

  38. José Fernando Zimmermann Postado em 29/Mar/2012 às 12:55

    Realmente é lamentável que ainda existam comportamentos ignorantes e preconceituosos como este. Estas pessoas não tem a capacidade de raciocinar por si próprias e adquirem voluntariamente pensamentos de amigos, parentes ou até mesmo conhecidos, também ignorantes, afinal, as pessoas se relacionam com quem mais lhe atrás afinidade, ou seja, ignorantes com ignorantes e pessoas de mente aberta, com o restante que raciocina com o próprio cérebro. Gostaria de esclarecer isso, para que não haja comentários de pessoas ignorantes e não racistas, comentando sobre a região em que aconteceu tal fato. Considera-se ignorante também, o que correlaciona o acontecido, com o estado Santa Catarina ou a cidade de Rio do Sul. Sou Riossulense, Catarinense, mas tenho por princípio próprio, pensar sobre as coisas, confrontar opiniões e situações, até chegar na concepção real dos fatos. Infelizmente sujeitos como este, que não pensam, existem em todo o Brasil e no mundo e isso perdurará por muito e muitos anos. Faça a sua parte e não se deixe influenciar por externos, quem sabe um dia o Brasil chega num patamar cultural e educacional de país de primeiro mundo, o que eu, é claro, não acredito que poderá um dia acontecer, lamentável. Peço minha sinceras desculpas pelo comentário infeliz deste riossulense sem cérebro. Abraço e felicidades!

  39. Matheus Granzoto Postado em 17/Apr/2012 às 15:00

    os incomodados que se retirem, outra lori sei lá o quê, não fala merda santa catarina é o estado que mais sangue branco tem e sampa ta uma porcaria por causa dos nordestinos e do povo que havia lá antes do europeus, diferente de santa catarina que só foi ter população branca estes mestiços que vc vê são os pobres

  40. j.ramilson Postado em 03/May/2012 às 19:16

    sou moreno com muito orgulho;tenho 3 irmao branco.minha mae é branca e meu pai é negro mais temos uma relaçao muito boa mas ja passei por precoceito por causa da minha cor.mais nao estou nei ai para essas pessoas pobre de espirito

  41. Andre Postado em 16/May/2012 às 02:12

    Sou branco com tracos negros e paulista. Se ja sofri preconceito no sul (porto alegre, florianopolis e curitiba)? Nao.. Imagina.... Branco brasileiro se acha o europeu mas se esquece que é esquecido pelo mundo justamente por ser atrasado... Esse papinho de pais rico é populismo pra analfabeto ...

  42. sergio luís Postado em 20/May/2012 às 09:51

    Os séculos de escravidão e a constante marginalização da população negra se refletem nas agressões verbais em ginásios e estádios. O problema não está em S.C.,está na estrutura excludente dessa sociedade preconceituosa e elitista. O povo brasileiro não se vê na televisão ou nas capas de revista. O ranço escravocrata continua à permear essa nação que entende que o lugar do negro é na favela ou no campo entretendo seus senhores.Estamos fartos disso!!!!

  43. michelle Postado em 23/May/2012 às 22:33

    xiiiii..isso vai longe ta ai agora todo mundo fala ke paulista e preconceituoso e bla bla e gostoso quando generalizam neh?acontece q preconceito tem em todo lugar..isso vem de educaçao nao de cidade.tem gauchos preconceituosos.paulistas,nordestinos.catarinenses e etc.sou paulista branca e ja sofri descriminaçao.por parte de negros e nordestinos.mas nao vou generalizar tem pessoas boas e ruins isso e questao de carater que vem de berço..

  44. Pedro Rodrigues Postado em 19/Jun/2012 às 11:54

    Para tudo! Brasileiro com ato racista? Como assim? Que fato mais escroto. Logo nosso País. Um "cidadão" que fala isso merece ter sua língua cortada para nunca mais "blasfemar".

  45. anonimo Postado em 21/Jun/2012 às 17:39

    Voces esqueceram que eles sao descendentes de alemaes,quando acabou a guerra o governo brasileiro humilharam eles proibiu eles de falar a propria lingua,eles sofreram varias humilhaçoes em nosso pais depois da guerra..Isso ninguem lembra ne?mas claro que nao sou a favor do preconceito,voce pode ver que eles nao se misturam e como agua e oleo...fazer o que ... SE QUIZER CONFIRA: http://www.youtube.com/watch?v=1NOy_Nec8Yc&feature=related

    • anonimuus Postado em 31/Dec/2013 às 18:39

      concordo plenamente, os alemães foram mto perseguidos, pq o governo achava q eles eram todos nazistas, o q não era, sou descendente de alemães com muito orgulho, e sei bem como é o jeito de grande parte dos descendentes de alemães de não misturar água e óleo!

  46. Neisher Makavelly Postado em 28/Sep/2012 às 15:12

    disse idolo Malcolm-X um dia eles vao se distruir.como alemanha distruiu-se.......

  47. Filho de Mendel Postado em 08/Oct/2012 às 00:37

    Li, aqui, muito texto preconceituoso contra o povo catarinense, muita generalização. Quem faz isso, é preconceituoso igual ao torcedor do Rio do Sul. Se for pra acabar com o preconceito deve se começar pelo que se pode fazer. Quem diz o que disse, aconselho a se conhecerem melhor, porque não conhecem a si mesmas. E a ignorância é o que inicia o preconceito. Não quero ser ofensivo, se tiver algo para dizer contra o que eu digo, desde que com respeito, eu aceito e posso até responder.

  48. Juan Postado em 21/Oct/2012 às 22:47

    Muita vitimização e mimimi. E se chamam o cara de gringo fedido ou alemão batata ninguém se importa, agora chamar negras de ... negras e mais um palavrão é o fim do mundo. Que lavagem cerebral e hipocrisia do politicamente correto. Palavrões e pressão sempre vão haver em competições esportivas.

    • anonimuus Postado em 31/Dec/2013 às 18:40

      alemão batata, branquelo azedo, amarelo da goiaba, isso pode falar, mas nego não! aff, concordo com vc!

  49. Angela Souza Postado em 16/Jul/2013 às 22:46

    Racismo é crime. Tem que denunciar.

  50. Marcos Bentes Postado em 17/Jul/2013 às 01:13

    E o Arnaldo Jabor ainda tem coragem de dizer que não somos racistas.

  51. Marola Postado em 17/Jul/2013 às 09:25

    Cadê a Federação de Vôlei que não toma providências (do tipo perda de pontos para o time da casa)? Ficar lamentando esses tipos de atitudes sem tomar medidas concretas contra elas não adianta nada.

  52. Ricio Silva Postado em 17/Jul/2013 às 09:59

    Como dizia meu avô: " Alemão e Italiano é preto do lado avesso".

  53. Cleto Fiuza Postado em 17/Jul/2013 às 10:03

    Se houve alguma manifestação indiviudal de intolerância racial isso não às autoriza a nos chamar de "Um povo ignorante é triste. Não tem respeito pelo ser humano". Aliás no país dela a maioria da população é negra e os dirigentes são brancos, muito civilizado não ? Se disserem a um membro da equipe alemã - vai pra casa branquelo, duvido que ele vá ofender os apupadores, isso é do esporte, esseas atletas são complexadas

  54. sonia Santos Postado em 17/Jul/2013 às 10:23

    Como sou ativista negra e coordenadora do MNU, o que digo é que racismo é crime e tem lei para isto, não basta só a lei tem que aplica-la e punir é o melhor caminho, crime hediondo e sem fiança.

  55. sergio Postado em 17/Jul/2013 às 10:47

    Infelizmente ainda existem imbecis feito esse no mundo...

  56. Cleverson Postado em 17/Jul/2013 às 11:08

    Cadeia é pouco pra quem pratica o "RACISMO". Espero que neste caso seja praticado sem pudor nenhum, a "LEI" que por sinal aqui em nosso paizinho não funciona como deveria.

  57. Carlos Cassaro Postado em 17/Jul/2013 às 11:18

    Não considere nosso povo ignorante porque um individuo te ofendeu. Esse sim, é ignorante, e esses ignorantes existem em todos os paises.

  58. Dan Postado em 17/Jul/2013 às 11:27

    O Brasil foi, é e sempre será um país racista. Simples assim. Sem hipocrisia. Apenas lamenta-se.

  59. Grampola Postado em 17/Jul/2013 às 11:51

    Racista é só um pobre coitado que sofre de baixa auto estima aguda.

  60. Douglas Postado em 17/Jul/2013 às 11:55

    E pq esse idiota não foi preso? Racismo não é crime inafiançável?

  61. Carlos Jorge Mota Postado em 17/Jul/2013 às 12:34

    Penso que não será racismo mas unicamente questão ideológica pelo ódio ao regime cubano. Se fossem brancas arranjariam outro argumento

  62. Luíza Oening Postado em 17/Jul/2013 às 12:48

    Como Miss Turismo Santa Catarina, me sinto profundamente envergonhada e peço desculpas de coração. Espero que essa postura racista não seja repetida no Estado que foi eleito o melhor para se visitar por anos seguidos, e que possamos tratar nossos visitantes com todo o carinho e educação que eles merecem. Espero também que a postura dessa pessoa não reflita o pensamento do povo catarinense. E a nossa querida atleta, fica o pedido de desculpas e o convite para visitar-nos sempre, e ser bem recebida por aqueles cujo preconceito não é bandeira.

  63. Prettu Júnior Postado em 17/Jul/2013 às 13:42

    O MAIS ME INDIGNA É A IGNORANCIA COM QUE ESSE ASSUNTO É TRATADO. GENTE PELO AMOR DE DEUS O RACISMO É UM DOUTRINA ECONOMICA E TEM O INTUITO DE DAR PRIVILÉGIO PARA UNS EM DETRIMENTO DE OUTROS. SENDO ASSIM TODO BRANCO COM POSSE É RACISTA, SEJA QUANDO USUFLUI DAS RIQUEZAS GERADAS PELO EXCLUSÃO DO OUTRO OU SEJA POR NÃO QUERER QUE SE INVERTA ESSA POSIÇÃO.

  64. Prettu Júnior Postado em 17/Jul/2013 às 13:51

    E outra essa falsa indignação do povo catarinense tambem não me engana, no fim conseguiram o que se queria que a pretinha ficasse no papel de vitima. Quer acabar com o racismo abdique das riquezas geradas por ele, abdique da riqueza gerada com o sangue e o genocidio só assim vc deixara de ser um racista...

  65. futuro melhor Postado em 17/Jul/2013 às 15:22

    Boa tarde ... Sou negro e catarinense com orgulho. Fiquei cabreiro com o torcedor que ofendeu sou da maior cidade do Estado e mesmo assim apesar de muitas misturas de raças... Percebe-se o racismo escondido nas pessoas mais idosas, e jovens ignorantes. Mas não é uma característica catarinense, em todo país encontramos a escória que classifica as pessoas por cor da pele, opção sexual e religião. A mídia brasileira prega em sua novelas o negro como empregado, ladrão, empresário corrupto, etc. Vivemos em um país racista, soberbo, no qual pessoas comem sardinha e arrotam salmão. E ressalto que não trocaria SC por nenhum outro lugar no mundo. Tenho vergonha apenas de um ou outro que insiste na ignorância.

  66. Paula Postado em 17/Jul/2013 às 16:35

    Quem falou que isso não é normal aqui no Alto Vale, está com olhos bem fechados. Racismo é MUITO FREQUENTE AQUI SIM!! Talvez não tão declarado quanto essa atitude, mas de forma mais mascarada é muito comum. Um dos movimentos fortes aqui na região é o "O Sul É O Meu País" um movimento que parece ser baseado em estatísticas de desenvolvimento, PIB e etc. Mas, na verdade se baseia no racismo e xenofobia. Quanto acusar de "mimimi e vitimização" e igualar a situação com a possibilidade de alguém "ofender algum branco por sua cor", é ser muito ignorante. Desde quando alguém sofre discriminação por ser branco? Perde oportunidades de emprego por ser branco? É escravizado por ser branco? Fica a margem da sociedade por ser branco???

  67. Anônimo Postado em 17/Jul/2013 às 16:37

    Sou de Minas e me mudei para o Rio Grande do Sul em março de 2011. No dia em que procurava apartamento para dividir, visitei um sujeito que, assim que me recebeu em seu apartamento me fez várias perguntas sobre as minhas condições financeiras e razões para me mudar para a região. Até aí tudo bem. No entanto, de repente, o indivíduo começou a me perguntar se o tipo de música que eu gosto é axé music, pois pra ele, "do Paraná pra cima, no mapa, todo mundo só curte este tipo de som". Em seguida ele começou a fazer comparações do Sul com o resto do país, dizendo que as pessoas que habitam aquela região têm mais cultura. Eu acho que eu não preciso dizer aqui o tom de arrogância que o sujeito usou. Ele mencionou um exemplo de uma pessoa de MG que um de seus amigos teria encontrado em uma seleção de emprego. Segundo o relato, tratava-se de uma menina que "não sabia nada sobre o trabalho ao qual se candidatara" e que teria surpreendido o referido amigo, de alto nível intelectual concorrendo a uma vaga de comissária de voo numa companhia aérea. Pra ele, este seria um exemplo significativo de um estado em condições "inferiores" de educação e cultura em comparação com o Rio Grande do Sul, que ele diz ser "o único lugar que presta no Brasil". Diante deste festival de absurdos, procurei manter a civilidade e responder ao indivíduo sem exaltações. Eu me senti em diálogo com uma bomba prestes a explodir e não quis entrar em conflito com o indivíduo. Eu deixei o indivíduo pensar que o apartamento dele era o lugar perfeito para eu morar. Eu elogiei a cidade, o estado, concordei com as várias asneiras que ele me disse e falei que estava muito interessado em mudar logo pra lá. Assim que eu deixei o apartamento, ele veio junto. Já do lado de fora, ele quis me ensinar como atravessar a rua. Ele citou uma Lei municipal que exige respeito ao pedestre e que, para cumpri-la, os motoristas são obrigados a parar quando, na calçada, você fizer um gesto específico com o braço, que ele fez questão de demonstrar. Ao nos despedirmos, ele me disse que iria "pensar" se aceitaria ou não me ter como colega de apto. Novamente, eu enfatizei meu interesse e pedi que pensasse sim, pensasse com carinho. No dia seguinte, liguei pra ele e disse para não perder seu tempo pensando, pois eu não estava interessado. Detalhe que eu não sei se interessa: o sujeito não é um representante da orgulhosa descendência européia branca. O racismo discrimina, mas como uma doença social, é bem democrático: pega qualquer um.

  68. Luis Carlos Borsuk Postado em 17/Jul/2013 às 16:40

    Santa Catarina é um estado muito interessante, bom de viver. Descentralizado, qualidade de vida, natureza, agropecuária e indústria diversificadas. Uma pena que aqui também tem os maiores números de neonazistas, neo fascistas. Tudo devidamente alimentado em partidos políticos de direita, bombado por comunicadores sociais demagogos e gozando de um impunidade assustadora. Manifestações de racismo são corriqueiras, disfarçadas ou escancaradas. Geralmente esses neo (nazistas, fascistas, racistas, etc.) são descendentes de imigrantes que aqui chegaram há pouco mais de cem anos, mortos de fome e de miséria e foram muito bem recebidos e aqui refizeram suas vidas. Xô racismo!!

    • anonimuus Postado em 31/Dec/2013 às 18:45

      bem recebidos? no meio da mata sem ajuda nenhuma? refizeram suas vidas? ergueram esse estado, com tudo que ele tem hj!

  69. Edesio Cristofolini Postado em 17/Jul/2013 às 17:12

    Sou nascido, criado e morador de Rio do Sul e estou muito envergonhado com este cidadão que não possui nenhum respeito, me por si mesmo. Penso que esta atitude não é a aceita pela maioria desta e de todas as cidades, mas infelizmente ainda temos pessoas, se der pra chamar assim, que ainda cometem estas atitudes reprováveis. Em nome de nosso povo, peço desculpas a estas magnificas jogadoras e agradecemos a oportunidade de vê-las em quadra.

  70. Luiz Renato Postado em 17/Jul/2013 às 17:15

    OLHA AQUI NÃO É COR QUE DEFINE TALENTO E AS CUBANAS SÃOS MUITOS TALENTOSAS E NÃO COR. CADE A NOSSA CIDADANIA AGORA SEUS IGNORANTES.SE Vocês SÃO SERES QUE NÃO SÃO HUMANOS. RAMIREZ PRA MIM É UMA ÓTIMA JOGADORA SE VOCES NÃO GOSTAM VÃO JOGAR VOCES.

  71. Márcio Postado em 17/Jul/2013 às 17:53

    O Racismo está impregnado em todas as partes do Brasil, não é exclusivo em S.C, talvez na região Sul seja um pouco mais forte devido as colonizações Alemã e Italiana, mas não deixa de ser repugnante, inaceitável e intolerável. Racismo se cura com cadeia!!!

  72. anderson Postado em 17/Jul/2013 às 18:14

    Esse povo racista do Sul merece sofrer muito para aprender o que é importante na vida. Racista e separatista é uma raça que merece ser fuzilada sem dó ou ser deportada para as merdas de lugares de onde vieram.

  73. Marcos Postado em 17/Jul/2013 às 19:37

    Me lembro até hoje que a primeira bronca que levei na vida, foi de uma gaúcha que morava em minha cidade, Piracicaba/SP, e pior, sem motivo, desde essa época peguei antipatia por esse povinho do Sul que se acha sangue puro ariano, são na maioria, uns lixos como ser humano, deveriam deixar o Brasil e irem limpar privadas na falida e racista europa.

  74. Fatima Lacerda Postado em 17/Jul/2013 às 19:44

    Tem que processar e mandar prender. Racismo no Brasil é crime. Não dá pra deixar barato. Deve ser um nazista safado.

  75. DACIO Postado em 17/Jul/2013 às 19:52

    Minha querida atleta , boa noite! Remanente o nosso pais pode ate ser rico, mas, não nos foi dado educação. Ao contrario do seu PAIS,meus parabéns ! Fique sabendo a região sul do Brasil (SC, RS e PARANAR) já era habitada pelos nossos índios e na eminência da expansão espanhola. Portugal quis o mais possível rápido povoa e desenvolver essa região, sendo assim, enviou muitos negros alforriados e já bem estabelecidos comercialmente no RIO, BAHIA para desenvolver a região sul. E nessa região a os negro brasileiro desenvolveu uma grande riqueza, conhecimento, sugiram os primeiros médicos, farmacêutico, músicos, maestros, poetas, empresários e etc (negros). Mas como sempre o governo brasileiro entrega as nossas terras de bandejas para os imigrantes alemães que chegaram com as mãos abanando, famintos, degredados e com as suas ideologias nazista e que foram se expandindo com o apoio do governo da época, que queria embranquecer a qualquer custo essa região. Ai foram tomando propriedades, fazendas, comércios tudo para colocar os degredados estrangeiros ferrados da guerra .E agora esses pessoas sem noção ficam com esse racimos pesando que o Brasil (Região Sul) e deles,na verdade o Brasil os verdadeiros donos das terras Brasileiras são só índios por direito e os negros foram forçado a vir para este pias(FORÇADOS A TRABALHO ESCRAVO) e os demais (Alemães,espanhóis,portugueses e etc.) vieram fugidos,deportados, ou eram degredados de guerras,fugitivos,ladrões,prostitutas e etc)..Agora ficam tirando onda de dono do Brasil e brancos .

  76. Guilherme Postado em 17/Jul/2013 às 20:03

    Não é bem assim não, temos tantos racistas quanto os outros estados, a única diferença é que sim temos muita gente branca, mas não mais gente racista. Generalizar um estado inteiro por um torcedor que xingou uma atleta é burrice, é como dizer que todos os cariocas são traficantes, oque não é verdade. Mas vamos ser mais realistas.

  77. flávio Postado em 17/Jul/2013 às 20:46

    Perdão, Herrera e Ramirez !

  78. alex santos Postado em 17/Jul/2013 às 22:41

    Não é só racismo, é preconceito ideológico...se fossem norte americanas, pediriam autógrafo!

  79. Marcos Luz Postado em 17/Jul/2013 às 23:49

    De fato meninas, esse episódio entristece todos nos Brasileiros, acredito que este comentário só pode partir de algum burguês desenformado que ainda acredita que os valores estão no ter e não no ser, este aculturado e repetidores de palavrões dos decelebrados Americano ainda não entendeu que somos todos Latinos, e temos os CUBANOS como povo irmãos, pode ficar certo que repudiamos essa descriminação, e apoiamos a investigação e punição deste individuo. Marcos Luz.

  80. Severa do Carmo Postado em 18/Jul/2013 às 00:28

    Concordo que o preconceito é fruto de ignorância, é fruto de uma visão deturpada. Não é bom generalizar, a generalização é distorção da linguagem. Não podemos dizer que todo catarinense é isso ou aquilo, ou que todo nordestino é assim ou assado. Nem quero repetir os adjetivos que foram citados, desejando que saibamos distinguir situações individuais, de situações coletivas. Distinguir onde se precisa atuar como cidadão individualmente, de situações nacionais, ou regionais... Aqui no nordeste, podemos dizer que os alimentos de origem regional têm características x, y ou z, mas não podemos dizer que só se come macaxeira. Viva a pluralidade brasileira, viva nossa hospitalidade, viva o povo cubano, vivam todos os povos latino-americanos! Vivam os desportistas que se dedicam a suas especialidades e ainda vêm competir com nossos times! Aplausos a Herrera, a Ramirez, a todos os jogadores que nos encantam com sua arte! Vamos destacar a alegria de ter amigos catarinenses, paranaenses de tantas qualidades positivas, corações generosos e felizes. Aos infelizes, meu desejo que reaprendam a sorrir e encontrar a felicidade também num estádio! E nunca entrar na loucura do preconceito ou da desgraça.

  81. Eric norris Cunha Ribeiro Postado em 18/Jul/2013 às 02:50

    Me deixa com vergonha pois nunca esperava que um brasileiro falasse uma coisa destas justo em nosso país onde existe uma fusão de raças muito grande!

  82. Elvis Postado em 18/Jul/2013 às 10:44

    Por que não chamaram a polícia? BTW sou catarinense e repudio os comentários insinuando que SC é particularmente mais racista que o resto do Brasil. E sim, eu já vivi em outras cidades (e.g. Recife) para constatar.

  83. Cris Hotz Postado em 18/Jul/2013 às 10:50

    Concordo plenamente com Luiz Carlos Borsuk e Prettu Júnior, Xô RACISMO!!! Desculpas pelos ignorantes, falsos BRANCOS todos NÓS brasileiros temos o pé pra não falar os dois pés la na ÁFRICA. ENTENDEU OU PRECISA DESENHAR

  84. Rick Postado em 18/Jul/2013 às 13:17

    Concordo plenamente que foi muito errado o que fizeram com elas. Mas acho muito errado também em pleno século 21 as pessoas generalizarem tudo. Porque nem todos aqui em Santa Catarina são racistas e nem nazistas, fascistas, então meçam as palavras antes de generalizar as coisas. E mais uma coisa que vou ter que comentar fala de boca cheia que é errado falar pessoas negras ou pretas e não se importam em chamar uma pessoa de branquela alemão batata. Não sou a favor de nenhum tipo de racismo mas fico indignado com tanta gente que mal sabe o que é racismo querer vir falar mal e diminuir pessoa de um estado. O que não se trata nada menos de racismo com a única diferença q não é com os descendentes africanos.

  85. regina brant Postado em 18/Jul/2013 às 14:57

    As minhas desculpas em nome deste "indivíduo" que ainda não virou ser humano. Merda ele deve ter em seu coração, na sua vida em seus relacionamentos. VOCÊ E TODOS OS CUBANOS SÃO MUITO RESPEITADOS POR NÓS BRASILEIROS. Não leve do Brasil esta impressão. Delete do seu coração tudo que ouviu e leve o meu desejo que vc seja FELIZ, LIVRE E VENCEDORA.

  86. Armando Romualdo Farias Postado em 18/Jul/2013 às 14:57

    Possivelmente, este cidadãos estava bêbado ou drogado! Nós de SC, somos um povo de cultura Alemã em sua maioria mais gostamos de samba, pagode, nosso carnaval é consideramos entre os quatro melhores do Pais. Um idiota falando, não pode representar a população catarinense. A atleta Cubana merece o respeito por ser profissional e principalmente por ser mulher. Fica aqui meus respeito e minhas desculpas pelas palavra de insulto deste idiota transvestido de torcedor!

    • Adyneusa Postado em 19/Oct/2015 às 19:09

      Ouvi dizer por um catarinense que os mais racistas e preconceituosos são os descendentes de italianos e não dos alemãs.

  87. antonio Postado em 18/Jul/2013 às 15:47

    Desculpe-nos pelo germano-descendente, vc é linda!

  88. Carlos Postado em 18/Jul/2013 às 16:45

    Borsuk você é ucraniano?

  89. renate ap da siva Postado em 18/Jul/2013 às 18:54

    verdade é o estado com o maior numero de neonazistas sim !! o protesto da atleta cubana faz muiitooooo sentido sim!!! racistas safados,,,,

  90. Juninho De Luca Postado em 18/Jul/2013 às 20:11

    Sou catarinense e tenho três pontos para destacar a respeito das matérias e dos comentários que li: 1) É uma vergonha para cada catarinense. Esse bandido deveria ser preso no momento. As próprias pessoas presentes poderiam ter dado voz de prisão. O que aconteceu no jogo não justifica uma atitude desprezível dessas. 2) A grande maioria dos catarinenses jamais aceitou o racismo e o preconceito. Ao contrário. Tenho certeza que SC é um dos estados nos quais as diferenças etnicas menos são significativas, principalmente quando comparados a outros estados, inclusive com maioria afro-descendente. Esses casos são frutos de pessoas problemáticas, não diferente do que ocorre em SP, PR ou mesmo no RJ. 3) Os comentários de muitas das pessoas demonstra que o preconceito e o racismo não são apenas no sentido brancos - negros. Ficou bem claro que muitos tratam os catarinenses de forma generalizada, como se todos fossem racistas. Ora, isso também é preconceito. Vejam as suas próprias palavras. Quer dizer então que todos os catarinenses são xenófobos e homofóbicos e racistas pq um idiota agiu dessa maneira? Não adianta usar uma ação muito ruim para propagar o preconceito de forma velada. Ao invés de fazer uma sociedade melhor, isso apenas aumenta essa divisão étnica e cultural.

  91. Cleusa Postado em 18/Jul/2013 às 21:00

    Não existem estados racistas, existem pessoas racistas. Chama a polícia na hora e enquadra na lei. Qual a dúvida? Denuncia e ponto final.

  92. IVONE Postado em 18/Jul/2013 às 21:21

    MORO EM SANTA CATARINA E ADORO ESSE ESTADO, VCS NÃO DEVEM JULGAR TODAS AS PESSOAS QUE MORAM AQUI POR UM CARA IGNORTANTE MAL AMADO QUE SÓ FALOU BESTEIRA.

  93. ana Postado em 18/Jul/2013 às 22:18

    O racismo existe entre os proprios negros...eles mesmo se descriminam...........Santa Catarina é um povo hospitaleiro.

  94. Fernando Postado em 18/Jul/2013 às 22:32

    Sou negro e moro a 1 ano em Blumenau e sinto na pele o preconceito e a indiferença na maioria que é de origem alemã, tanto que nem conheço meus vizinhos pois não consigo me aproximar, mas não podemos generalizar pois em Florianópolis não tem disso e em várias cidades de SC isso não acontece... Só quem sente isso sabe o quanto é desagradável infelizmente.

    • Adyneusa Postado em 19/Oct/2015 às 19:06

      Verdade, devemos ouvir os negros quando se fala de racismo, pois eles é quem sabe. Se ouvir alguém dizer, sofri racismo, devemos ouvi-lo, pois os brancos não sabem o que seja ser discriminado pela cor ou raça.

  95. carlos messias de oliveira Postado em 19/Jul/2013 às 01:16

    Conheço Cuba e morei em Blumenau. Infelizmente, o nível é diferente. Não me adaptei ao Sul racista "embutido". Sou branco, mas lamento a pobreza de espírito dos branquelos ignorantes que usam deste expediente para disfarçar a falta de conhecimentos culturais e sentimentos nobres. TErra linda, mas tinha que ter o contraste. Que pena!

    • anonimo Postado em 31/Dec/2013 às 18:42

      Branquelo, isso não é racismo, vsf!

  96. Antonio Moraes Postado em 19/Jul/2013 às 19:24

    Concordo com a Jenifer.Resquícios da "Superioridade Ariana"São saudosista de um tempo que até os alemães legítimos rejeitam.Nos paulistas,o mais avançado Estado da União,não estaríamos nessa condição se não fossem o trabalho de Nordestinos, Afro-descendentes, Italianos etc.Sinceramente não sei para que serve Stª Catarina.Procuro no IBGE e não vejo nada feito de importante com o Dinheiro deles.Com o PIB deles,se não fossem o governo federal aquilo seria um Deus nos Acuda. Ramirez Aquele imbecil, não representa o povo brasileiro.Um Exemplo, a Bahia é a maior concentração de Afros-descendentes fora da África e é um Estado dos mais procurados para turismo.Agora, jogar com Cubanos não é fácil, vocês usam muito expedientes não esportivos, ou seja desrespeitam muito os adversários.Até o Fidel Castro já interferiu na Seleção cubana por causa disso, suspendendo atletas por falta de esportividades e desrespeito.Isso é uma constatação.Não justifica o ato de racismo, mas que deixa a torcida com raiva, isso deixa!

  97. Vitor Postado em 19/Jul/2013 às 21:53

    "Fernando, em 16 de março de 2012 às 8:58 disse: A Ramirez está tão errada quanto aquele que praticou o racismo. Não se julga uma nação, um povo por 1 ou 2 pessoas. O seu desabafo foi infeliz. É lamentável que isso ainda ocorra num país como Brasil." Fernando, não fale merda. Não se pode comparar o CRIME que é o discurso racista com um julgamento generalizado, que de fato é equivocado. Estão em níveis COMPLETAMENTE diferentes.

  98. Joelson dos Passos Postado em 22/Jul/2013 às 16:33

    Sou negro, nascido e resido aqui na minha bela Santa Catarina há 53 anos. Racismo e discriminação há e muito em todo País, lamentavelmente. O fato acontecido em Rio do Sul, também acontece e aconteceu na Europa e outros Países. A luta contra essas pessoas racistas deve ser exercício diário para que a nossa sociedade extirpa da convivência gente sem respeito ao ser humano. Costumo dizer que na hora que alguém precisa de um transplante de órgãos ou de transfusão de sangue não se preocupa se o doador é negro ou pobre. Lamento também o comentário sobre as enchentes em SC. Nosso povo é trabalhador e trabalha muito quando acontece essas desgraças e também se mobiliza para ajudar outros irmãos dos demais Estados da Federação. Somos um dos Estados que mais produz riqueza e ajuda, mesmo com a divisão injusta em que o Governo Central fica com a maior fatia, a cobrir as despesas dos Estados deficitários. Infelizmente este Brasil é assim concentrando riquezas. Não podemos culpar uma cidade, um Estado ou País por atos medíocres de pessoas medíocres.

  99. ELOIR DIAS Postado em 28/Jul/2013 às 09:47

    MEU SONHO ´CONHECER ´´CUBA PRETENDO IR NA PRÓXIMA FÉRIAS QUANTO AO EPISÓDIO PREFIRO NEM COMENTAR TAMANHO ABSURDO PEÇO DESCULPAS A VC E A TODO POVO CUBANO Q ADMIRO E RESPEITO ATÉ BREVE

  100. Fernando Postado em 11/Aug/2013 às 01:48

    Pelo fato de ter irmãos casados com mulheres sulistas e morando no Sul, resolvi conhecer o local.(Joinville-Santa Catarina).Fiquei assustado com a mente e o comportamento das pessoas.. Sou negro, mas nunca tinha sido discriminado no Rio de Janeiro, e sofri preconceito na pele no Sul, fui mal tratado em mercados, no banco, as pessoas me olhavam com cara de nojo....eu não teria ficado lá como meus irmãos...eles volta e meia sofrem com isso...a minha cunhada trabalha numa empresa onde o dono disse pra ela, (que é gestora de RH )nunca contratar negros...Um dia cheguei ao ponto de nem ser atendido em uma loja que fui...nunca mais volto naquele lugar...as pessoas lá não tem sentimento...foram frias, racistas comigo..me olhavam como se eu fosse uma aberração...um dia passei na porta de uma faculdade e um grupo de jovens riram de mim...apontavam...nunca mais vou pra esse lugar.

    • anonimuus Postado em 31/Dec/2013 às 18:47

      Não venha então, saiba q o catarinense é um povo muito conservador, ou seja, pensamentos do tempo da imigração como esse de racismo, até hj é normal!

  101. PAULO Roberto da Silva Al Postado em 09/Dec/2013 às 23:13

    Bem, a população branca no sul, ainda, é majoritária e portanto na maioria preconceituosa. A maioria absoluta do povo brasileiro é parda, mulata e negra. Eu acredito que nossa população seja muito mais negra e mulata do que as estatísticas oficiais feitas por amostragem e totalmente mentirosas. Alguém acredita que o Brasil tenha 193 milhões de habitantes? Com certeza, muito menos! O grande problema racial brasileiro é que temos um oceano de gente negra e parda extremamente pobre e muito pobre. O Brasil tem no barata mais de 120 milhões de pobre e miseráveis. E nesta matemática a maioria é negra ou parda. O branco na Europa hoje pouco se reproduz são populações todas muito envelhecidas, países sem juventude, e países invadidos por uma imigração desmedida da Africa e oriente médio. Cuba é um país atrasado como o Brasil e com população majoritariamente negra. Falar em racismo no Brasil é bobagem em menos de 100 anos toda a população brasileira será negra e pobre! A etnia que vai dominar o mundo serão chineses, coreanos, os asiáticos em geral. Aqui continuaremos com as cotas, com as ações afirmativas, defendendo eternamente o brasileiro sempre preguiçoso, indolente e absolutamente incapaz. Países se fazem com pessoas, e preto ou branco, o material humano brasileiro é de péssimo nível. O problema não é a cor ,mas a absoluta falta de formação de um povo atrasado e ignorante.

  102. Inaiara Postado em 06/Feb/2014 às 11:49

    Nossa incrível isso ser aqui no Brasil onde a maioria da população não se declaram brancos, mesmo que seja em SC ridículo, é assim que brasileiro mostra que não tem educação !

    • Adyneusa Postado em 19/Oct/2015 às 19:04

      Eles fazem isso com o próprio brasileiro, mandam pra Cuba, chamam de comunista, de mortadela, odeiam pobres, isso é natural no sul do país e em São Paulo.

  103. Luciano Postado em 20/Mar/2014 às 18:28

    Racistas. se metam com suas próprias vidas se é que vocês tem uma

  104. Alcides Postado em 17/Oct/2015 às 21:54

    No dizer do jornalista Gondim da Fonseca, que escrevia no jornal carioca "Semanário", o Brasil é um dos poucos paises onde a expressão "nego" ou "nega", é sinal de carinho, de afeição, de amor. Os imbecis racistas são individuos que já morreram e, não se dão conta disso. Quem sabe, nos seus renascimentos, possam vir melhor do que agora ...

  105. zepires Postado em 19/Jul/2016 às 17:37

    Um idiota sempre será um idiota e livro de biologia não dispõe em contrário!

  106. Orlando Rocha Postado em 24/Jul/2016 às 12:43

    Nazi/fascistas racistas de merda. Vcs sim são uma sub-raça

  107. zepires Postado em 27/Jul/2016 às 06:16

    Não vi ninguém questionar a ignorância desses pessoal!

  108. rosana Postado em 28/Jul/2016 às 16:51

    Gente, sou completamente contra esse tipo de ato de racismo, mas para que desenterrar esse lamentável episódio que aconteceu em 2012?